You are on page 1of 15

PROJETO FOLHAS AUTORA: Terezinha dos Santos Daiprai NRE: Guarapuava ESCOLA: Colgio Estadual Liane Marta da Costa

DISCIPLINA: Lngua Portuguesa - Ensino Fundamental ( ) Ensino Mdio ( x ) DISCIPLINA DA RELAO INTERDISCIPLINAR 1 Filosofia DISCIPLINA DA RELAO INTERDISCIPLINAR 2 - Sociologia CONTEDO ESTRUTURANTE: O discurso como prtica social CONTEDO ESPECFICO: Leitura e produo de textos. TTULO: Debatendo e construindo opinies: a poltica em questo

www.ftiars.org.br

AFINAL, DE QUE MODO CONSTRUMOS OPINIES SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO? Vivemos em uma sociedade com regime democrtico. A democracia

garante a todos os cidados o direito de manifestar suas opinies publicamente, sobre assuntos importantes para a coletividade, seja da nao, estado, municpio, cidade, bairro, escola etc. Ao manifestarem-se, as pessoas assumem posturas polticas. Alis, a poltica um elemento essencial para a democracia, embora seja comum encontrarmos pessoas que, contraditoriamente, afirmam que no gostam de poltica, mas defendem a democracia. Para emitirem suas opinies e interferirem em situaes como: solicitar melhorias para uma rua, reclamar da alta indevida do aluguel de um imvel, organizar um abaixo assinado pedindo a ampliao da escola do bairro, indagar sobre a devoluo indevida do troco na panificadora, enfim, nas mais diversas situaes de interao social, atravs da linguagem, seja ela oral ou escrita, as pessoas assumem posies polticas. Em uma passeata de movimentos sociais e sindicatos, a linguagem escrita utilizada nas faixas, a oralidade nas possveis palavras de ordem (frases reivindicatrias repetidas pelos manifestantes), na fala argumentativa dos lderes no momento da negociao e, ainda, nas informaes trocadas em conversas informais pelo grupo que se manifesta.

Na escola temos oportunidade de realizarmos a leitura de uma infinidade de textos pertencentes aos diferentes gneros que circulam na sociedade. E, essa leitura, se realizada de maneira crtica nos permitir irmos alm; da leitura crtica do texto para a leitura crtica da realidade que nos cerca e vice-versa. compreendendo assim , que todo texto resultado de um modo de ver o mundo,e a sua leitura deve ser o dilogo entre a viso de mundo de quem escreveu com a daquele que l, que no momento da leitura, estabelece com o texto pontos de convergncia e divergncia, extraindo sentidos do mesmo e acrescentando-lhe sentidos. A opinio crtica sobre o mundo em que vivemos fundamental para a atuao do cidado consciente politicamente . Ezequiel Theodoro da Silva, no livro Criticidade e Leitura: ensaios afirma: A criticidade no pode operar milagres e nem revolues da noite para o dia, mas ela pode levar o sujeito a enxergar o avesso das coisas. Pode ser um contraponto ou um escudo aos mecanismos de alienao.
(SILVA, Ezequiel Theodoro da. Criticidade e leitura: ensaios . Campinas, SP: Mercado de Letras: ALB, 1998, p.16)

Leia as opinies de alguns alunos do 1 ano do Ensino Mdio sobre poltica em resposta pergunta O que poltica para voc? divulgadas atravs de uma enquete, isto , uma pesquisa de opinio que apresenta uma pergunta clara e objetiva com a inteno de levantar a forma de pensamento das pessoas sobre um assunto especfico. Eu no quero nem saber de poltica. (Geovana, 14 anos) Poltica coisa para os deputados, prefeitos, vereadores ... essa gente que gosta de enganar o povo. (Willian, 15 anos) Eu no entendo nada de poltica. Nem quero entender. (Talita, 15 anos) Poltica quando a gente tem que votar. (Anderson, 15 anos)
picasaweb.google.com

Poltica uma forma de escolha, seja ela ruim ou boa. por meio dela que escolhemos presidentes, governos, prefeitos etc. Mas tambm quando participamos para melhorar nosso futuro e o da sociedade. (Guilherme, 15anos) A poltica s uma forma de ganhar dinheiro sem precisar sair todo dia para trabalhar. (Paulo Henrique, 14 anos) EXPLORANDO A ORALIDADE Vamos debater essas opinies. 1 - Certamente, voc j ouviu essas frases, ou outras parecidas, sobre poltica em casa, na rua, na escola e em outros lugares. Converse com seu colega ao lado:

voc concorda com as afirmaes dos estudantes que participaram da enquete? Por qu? 2 - Os estudantes que responderam enquete demonstram conhecimento amplo sobre a poltica? Justifique. 3 - De que modo esses estudantes chegaram a construir uma opinio sobre a poltica? 4 - Agora que voc j debateu com o colega ao lado, que tal expor o debate e as concluses turma toda? VAMOS LER AGORA DOIS VERBETES A RESPEITO DE POLTICA, E UM TEXT0 DIDTICO QUE TRATA DA ETIMOLOGIA DESSA PALAVRA POLTICA: sf. 1. Conjunto dos fenmenos e das prticas relativas ao Estado ou a uma sociedade. 2. Arte e cincia de bem governar, de cuidar dos negcios pblicos. 3. Qualquer modalidade de exerccio da poltica. 4. Habilidade no trato das relaes humanas. 5. Modo acertado de conduzir uma negociao; estratgia.
(FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Minidicionrio AURLIO da lngua portuguesa, 7 Impresso, Curitiba: Positivo, setembro de 2006, p. 640

POLTICA: s.f. 1. Cincia da organizao, administrao e direo das naes. 2. Arte de dirigir os negcios pblicos. 3. Habilidade no agir e no tratar.
(HOUAISS, Antnio e VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionrio HOUAISS da lngua portuguesa, 1 Edio, Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p.348)

A palavra poltica grega: ta poltika, vinda de polis. Polis a cidade, no como conjunto de edifcios, ruas e praas e sim como espao cvico, ou seja, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidados(poltiks), isto , pelos homens livres e iguais nascidos em seu territrio, portadores de dois direitos inquestionveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (igualdade no http://www.santoaugusto.rs.gov.br direito de expor e discutir em pblico opinies sobre aes que a cidade deve realizar).
CHAU, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: tica, 2004, p.349)

AGORA RESPONDA INDIVIDUALMENTE EM SEU CADERNO: 1 - Pense nas idias debatidas inicialmente a partir da enquete sobre poltica e compare com as definies apresentadas pelos dicionrios. H semelhanas? Comente.

2 - Voc costuma consultar o dicionrio quando tem dvida em relao a uma palavra ou assunto? Por qu? 3 - No caso da poltica, voc acha que a leitura dos verbetes e do texto que apresenta a etimologia ajuda a compreender melhor o que ela representa, contribui na construo de uma opinio sobre o assunto? Justifique. AMPLIANDO HORIZONTES Leia outro excerto de um texto de Marilena Chaui. No raro ouvirmos dizer que lugar de estudante na sala de aula e no na rua, fazendo passeata ou estudante estuda, no faz poltica. Mas tambm ouvimos o contrrio, quando algum diz que os estudantes esto alienados, no se interessam por poltica. No primeiro caso, considera-se a poltica uma atividade prpria de certas pessoas encarregadas de faz-la os polticos profissionais -, enquanto no segundo caso, considera-se a poltica um interesse e mesmo uma obrigao de todos. Assim, um primeiro paradoxo da poltica faz aqui sua apario: ela uma atividade especfica de alguns profissionais da sociedade ou concerne a todos ns, porque vivemos em sociedade? Como se observa, usamos a palavra poltica ora para significar uma atividade especfica o governo -, realizada por um certo tipo de profissional o poltico -, ora para significar uma ao coletiva o movimento estudantil nas ruas de reivindicao de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado. Afinal, a poltica uma profisso entre outras ou uma ao que todos os indivduos realizam quando se relacionam com o poder? A poltica se refere s atividades de governo ou a toda ao social que tenha como alvo ou como interlocutor o governo ou o Estado?
www2.uol.com.br

No entanto, podemos usar a palavra poltica ainda em outro sentido. De fato, freqentemente, encontramos expresses como poltica universitria, poltica da escola, poltica do hospital, poltica da empresa, poltica sindical. Nesse conjunto de expresses, j no encontramos a referncia ao governo nem a profissionais da poltica. Poltica universitria e poltica da escola referem-se maneira como uma instituio de ensino (pblica ou privada) define sua direo e o modo de participao ou no de professores e estudantes em sua gesto, ao modo como os recursos sero empregados, ao currculo, s formas de avaliao dos alunos e professores, ao tipo de pessoa que ser recebida como estudante ou como docente, carreira dos docentes, aos salrios, e, se a instituio for privada, ao custo das mensalidades e matrculas, etc.

(...) As pessoas que, desgostosas e decepcionadas, no querem ouvir falar em poltica, recusam-se a participar de atividades sociais que possam ter finalidade ou cunho polticos, afastam-se de tudo quanto lembre atividades polticas, mesmo tais pessoas, com seu isolamento e sua recusa, esto fazendo poltica, pois esto deixando que as coisas fiquem como esto e, portanto, que a poltica existente continue tal qual . A apatia social , pois, uma forma passiva de fazer poltica.
(CHAUI, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: tica, 2004, p.345 e 348)

EXPLORANDO A LEITURA DO TEXTO 1 - Interagindo com a autora do texto, responda s indagaes que ela faz ao final do segundo pargrafo. 2 - Explique a afirmao que encerra o ltimo pargrafo. 3 - Levando em conta o sentido, a opinio que voc construiu a partir da leitura do texto, escreva sobre a poltica da nossa escola. SUGESTO: se voc quiser saber mais acerca do que Marilena Chaui escreve sobre poltica, poder ler o captulo 9 do livro Convite Filosofia, de onde foram retirados os fragmentos estudados. Esse livro faz parte do acervo da biblioteca do Colgio. Poder tambm debater com seu professor de sociologia e filosofia sobre essa temtica. MAS AFINAL,QUEM MARILENA CHAUI? MARILENA CHAUI, nasceu em So Paulo em 1941. Filha do jornalista Nicolau Chaui e da professora Laura de Souza Chaui. filsofa, escritora e professora. Leciona no Departamento de Filosofia da USP e suas reas de especializao so Histria da Filosofia Moderna e Filosofia Poltica. VEJA AINDA. UM IMPORTANTE POETA ALEMO DO SCULO XX TAMBM FALA SOBRE POLTICA ATRAVS DO POEMA. O analfabeto poltico (Berthold Brecht) O pior analfabeto o analfabeto poltico. Ele no ouve, no fala, nem participa dos acontecimentos polticos. Ele no sabe que o custo de vida, o preo do feijo, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remdio dependem das decises polticas. O analfabeto poltico to burro que se orgulha

(http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=493) (Poema escrito em 1932)

e estufa o peito dizendo que odeia a poltica. No sabe o imbecil que, da sua ignorncia poltica nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que o poltico vigarista, .............................

UM POUCO SOBRE O AUTOR DO POEMA Eugen Berthold Friedrich Brecht um dos autores alemes mais importantes do sculo XX, especialmente nas suas facetas de dramaturgo e de poeta.Nasceu em 10 de fevereiro de 1898, em Augsburg (Baviera), hoje um subrbio de Munique, comeou a escrever ao pblico durante a primeira guerra, como cronista teatral e poeta. Em 1916, em uma redao escolar, manifesta-se contra a guerra e ameaado de expulso. Nasce ali o Brecht contestador. Entre1920 e 1924, depois de freqentar o curso de medicina que no completa, circula entre Mnaco e Berlim, trabalhando e colaborando com os diretores teatrais M. Reinhardt e Erwin Piscator, com os msicos Kurt Weill, Hans Eisler e P. Hindemith, com os escritores Bronnen e L. Feuchtwanger e com o desenhista G. Grosz. Ali, se d a sntese inicial de sua formao artstica diversa. Dirigido para pensar o teatro e a poesia a partir dos acontecimentos sociais em seu processo histrico dialtico, no apenas refletindo o mundo, mas ousando propor transform-lo a partir da luta contra a alienao do mundo capitalista.
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_134.html

CONSTATANDO, PARTILHANDO E PRODUZINDO SENTIDOS... 1- Em duplas, escrevam sobre o que sentiram ao ler o poema? 2 - Vamos partilhar as sensaes da leitura com turma. AGORA INDIVIDUALMENTE, RESPONDA AT O NMERO 6 E VOLTAMOS A EXPOR AS RESPOSTAS A TODO O GRUPO. 3 - O poema Analfabeto Poltico pode ser considerado tambm um texto de opinio? Argumente sua resposta. 4 - Compare o poema com o texto de Marilena Chau e escreva o que eles tm em comum. 5 - No sentido tradicional, analfabeto aquele que no tem domnio da leitura e da escrita e, esse analfabetismo considerado um problema social.Considerando o poema, o analfabetismo poltico tambm um problema social? 6 - Releia o poema e faa uma charge para representar sua opinio. Para isso, procure em jornais e revistas algumas charges e observe sobre que assuntos tratam e de que modo so produzidas. Depois de produzir a sua charge, discuta

com a turma o seu trabalho e organize com os colegas e professor (a) um varal onde ficaro expostas as charges da turma. PARA DESCONTRAIR Sobre a temtica em estudo vamos conhecer a letra de uma msica e observar o que ela apresenta em relao mesma.

Que Pas esse?

Banda Capital inicial Composio: Renato Russo Nas favelas e no senado Sujeira pr todo lado Ningum respeita A constituio Mas todos acreditam No futuro da nao... Que pas esse? Que pas esse? Que pas esse? Que pas esse? Na Amaznia E no Araguaia ia, ia Na baixada fluminense No Mato grosso E nas Gerais E no Nordeste tudo em paz Na morte eu descanso Mas o sangue anda solto Manchando os papeis Documentos fiis Ao descanso do patro... ............................................
(letras.terra.com.br/capital-inicial/44842/)

PARA ALM DA MELODIA Quando ouvimos uma msica somos tocados muito mais pelo estilo e pela melodia que ela apresenta. Nem sempre prestamos ateno ao contedo abordado pelo texto que ela contm. No entanto, as msicas tambm ajudam a formar e reforar as opinies da sociedade. 1 - Voc concorda com as afirmaes acima? Ser que as msicas tambm formam opinio?Escreva sobre o voc pensa sobre a influncia das msicas na formao das opinies que circulam na sociedade.

2 - Quanto letra da msica Que pas esse? o que voc observa em relao poltica? 3 - Que crtica pode ser depreendida das entrelinhas da afirmao no final da primeira parte da msica? E do ttulo, que tambm o refro? 4 - A msica pergunta: Que pas esse?. Observando o seu dia-a-dia, que perguntas voc gostaria de fazer? Escreva-as e justifique suas indagaes. 5 - Marilena Chaui diz em seu texto que mesmo quando as pessoas optam por isolar-se, ficando longe de tudo quanto lembre poltica, esto praticando-a, pois permitem que as coisas continuem exatamente como esto. qual estrofe da msica podemos associar essa afirmao de Chaui? VAMOS PESQUISAR Pesquisa 1: o poema afirma que o custo de vida depende de decises polticas. Procure em jornais e revistas, notcias polticas que poderiam comprovar essa afirmao. Relacione em seu caderno os exemplos encontrados, recorte e cole ou copie a manchete ou texto, sem esquecer de citar o nome do jornal ou revista e a data de publicao. Em grupos comparem suas pesquisas e, a partir dos resultados, discutam a atualidade do poema O analfabeto poltico. Pesquisa 2: voc j deve ter visto outros poemas, outros autores, que abordam problemas sociais e, conseqentemente, polticos em seus poemas. Pesquise e traga para a sala de aula outros poemas que apresentam essa temtica. Com eles comporemos uma antologia potica, que ser lida e exposta em um varal literrio.

PARA FINALIZAR Depois da leitura de diferentes gneros (poemas, letra de msica, verbetes, texto didtico, enquete, charges) com informaes sobre o mesmo tema, de discusses com os colegas, da pesquisa de vrios poetas que apresentam a temtica poltica em suas obras, agora a sua vez de demonstrar sua opinio sobre o assunto. Com base em tudo o que estudamos e debatemos, pense na sociedade em que vivemos: a) Dos problemas que enfrentamos, quais podem ser resolvidos por decises polticas? De quem dependem essas decises? b) De que maneira podemos vencer o analfabetismo poltico? c) Como o verdadeiro sentido da palavra poltica pode ser vivenciado por ns?

Expresse suas idias atravs de uma carta argumentativa Marilena Chaua partir das respostas que daria a essas perguntas, expondo a sua opinio e tambm a importncia que o texto dela teve no estudo que realizamos. A carta argumentativa em linhas gerais apresenta a mesma estrutura da carta convencional, ou seja, contm: data e local, vocativo ou saudao pessoa a quem se destina, apresentao do motivo da correspondncia, finalizao ou concluso, que pode ser uma expresso de gentileza ou cortesia. Para melhor compreenso, antes de escrever, vamos formar grupos e analisar as cartas argumentativas das revistas e jornais que o (a) professor (a) trouxe para a sala e levantar os pontos especficos desse gnero de texto. Aps a leitura e anlise das cartas, cada grupo produzir uma carta escritora Marilena Chaui, conforme as direes apontadas acima, levando em conta que, como se trata de uma pessoa que no conhecemos, portanto, no temos intimidade, a saudao inicial deve ser formal assim como, a linguagem deve ser adequada norma padro. Quando todas as equipes tiverem concludo o trabalho, com o auxlio de seu professor, vocs reuniro e sintetizaro as opinies construdas em uma nica carta coletiva. Feita a verso final, enviem a carta para: Marilena Chau. Faculdade de Filosofia Letras e Cincias Humanas da USP (FFLCH). Rua do Lago,717 Butant. So Paulo SP. CEP: o5508 900 e aguardem a possvel resposta da escritora.

RECADO FINAL Ezequiel Theodoro da Silva, no livro Leitura e Realidade brasileira afirma (...) o processo de leitura apresenta-se como uma atividade que possibilita a participao do homem na vida em sociedade, em termos de compreenso do presente e passado e em termos de possibilidade de transformao cultural futura. E, por ser um instrumento de aquisio e transformao de conhecimento, a leitura, se levada a efeito crtica e reflexivamente, levanta-se como um trabalho de combate alienao (no racionalidade), capaz de facilitar ao gnero humano a realizao de sua plenitude (liberdade).
(SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura & Realidade brasileira. Porto Alegre. Mercado Aberto, 1988. p.22-3)

www.plenarinho.gov.br

Procuramos apresentar aqui atividades que instigam leitura crtica, um dos principais objetivos do ensino da lngua portuguesa. Entendemos que, na criticidade da leitura est presente tambm a capacidade de desmistificar conceitos, ditos eternos. Como o caso da poltica que, muitas vezes, sutilmente, apresentada como sendo coisa de poltico, sempre foi assim", uns mandam outros obedecem". Ao trabalharmos com a temtica da poltica fizemos uma escolha, como seria com qualquer outra. E para abordarmos esse tema lanamos mo dos meios que a linguagem nos oferece: os gneros textuais, a leitura, as possibilidades de escrita e a oralidade, que perpassa a leitura e a escrita pois expressa a articulao do conhecimento no momento da emisso da fala. No esgotamos aqui a leitura dos gneros textuais que circulam socialmente com a temtica poltica. Nem era esse nosso objetivo. Realizamos alguns apontamentos da leitura crtica como um importante elemento na formao de opinies. Essa leitura deve acontecer de maneira sistemtica na escola. Mas, para alm da escola estamos em contato, a todo momento, com textos orais e escritos, verbais e no verbais, que colaboram para a formao de opinies da sociedade como um todo. Eles aparecem nas revistas, nos jornais, nos panfletos de propagandas, nos autdoors, nos anncios de videntes etc. e ainda, atravs do rgo de imprensa que chega a quase todos os lares brasileiros, a televiso. Esperamos ter contribudo para sua percepo quanto heterogeneidade de textos veiculados em situaes de efetiva comunicao na sociedade e da necessidade de sermos leitores crticos e cidados participativos, que manifestam suas opinies atravs da linguagem interferindo e descobrindo caminhos para a construo de um mundo melhor.

SUGESTES DE LEITURAS Voc poder ampliar ainda mais os seus conhecimentos com a leitura descontrada e crtica de dois livros que abordam a temtica poltica: A revoluo dos bichos, de George Orwel, e Meninos no poder, de Domingos Pellegrini.

O livro A Revoluo dos bichos conta que num belo dia, os animais da fazenda do sr. Jones se do conta da vida indigna a que so submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes do todas as suas energias em troca de uma rao miservel, para ao final serem abatidos sem piedade. Liderados por um grupo de porcos, os bichos ento expulsam o fazendeiro de sua propriedade e pretendem fazer dela um Estado em que todos sero iguais. Meninos no Poder. Nesse livro, o autor esmia o delicado processo de uma campanha eleitoral e faz com que cada um busque dentro de si mesmo a vontade de pensar a poltica. No essa que o povo est cansado de ver com nepotismos, corrupo, jogos de interesse e toma-l-d-c. Mas a poltica de fazer o certo, o que preciso fazer. Assim, em meio prosa inteligente de Domingos Pellegrini, vencedor do Prmio Jabuti de 2001, o leitor se depara com o sonhador e o menino dentro de cada um de ns. LEIA E CONSTRUA A SUA OPINIO ! Referncias Bibliogrficas FERREIRA, Holanda de Buarque Aurlio. Mnidicionrio AURELIO da lngua portuguesa, 7 Impresso, Curitiba, setembro de 2006. HOUAISS, Antnio. Mnidicionrio HOUAISS da lngua portuguesa, 1 Edio, Rio de Janeiro, 2001, p.348. CHAUI, Marilena. Convite Filosofia. So Paulo tica 2004. SILVA,Ezequiel Theodoro da. Unidades de Leitura Trilogia pedaggica. Ed. Autores Associados. Campinas, SP. 2003. ______. Criticidade e leitura: ensaios . Campinas, SP: Mercado de Letras: ALB, 1998, p.16) ______. Leitura & Realidade brasileira. Ed. Mercado Aberto. Porto Alegre. 1988. MEURER, Luiz Jos; ROTH-MOTTA, Desire (orgs.). Gneros textuais. Ed. EUSC. Bauru, So Paulo. 2002

Sites consultados : www2.uol.com.br. Acesso em: 11 feverreiro de 2008. www.ftiars.org.br. Acesso em 2 fevereiro de 2008. picasaweb.google.com. Acesso em 13 fevereiro de 2008. www.santoaugusto.rs.gov.br. Acesso em 13 fevereiro de 2008. www.plenarinho.gov.br. Acesso em 2 fevereiro de 2008. http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=493. Acesso em 15 fevereiro de 2008. http://www.letras.terra.com.br/capital-inicial/44842/. Acesso em 23 janeiro 2008.

PARECER DO MATERIAL DIDTICO PROFESSOR ORIENTADOR 1. IDENTIFICAO IES: Universidade Estadual do Centro-Oeste/ Campus de Guarapuava Nome do Professor Orientador: Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Nome do Professor PDE: Terezinha dos Santos Daiprai rea/ Disciplina: Lngua Portuguesa Ttulo do material didtico: Debatendo e construindo opinies: a poltica em questo Caracterizao do material didtico: FOLHAS 2. PARECER DESCRITIVO: O Folhas intitulado Debatendo e construindo opinies: a poltica em questo alm de abordar uma temtica pertinente s inquietaes da sociedade atual, apresenta-se como uma alternativa para a prtica significativa da leitura e produo de textos no Ensino Mdio. As atividades de leitura buscam propiciar a interao do aluno com o texto, promovendo a reflexo e a criticidade. Na proposta de produo escrita, exploram-se as condies para a produo, destacando-se o interlocutor, o gnero e a finalidade, portanto, atendendo aos pressupostos da concepo interacionista de linguagem e em consonncia com as Diretrizes Curriculares. H indicaes de leitura e incentivo pesquisa. As atividades esto bem distribudas ao longo do texto, privilegiando o trabalho em grupo, a reflexo e a interao. Assim, contribuem para desenvolver o esprito crtico e criativo, tendo em vista a necessidade de formao de cidados conscientes e participativos. Haver viabilidade para a implementao do material didtico, considerando a importncia deste para o ambiente escolar e a facilidade dos recursos necessrios para sua produo e execuo. 3. PARECER CONCLUSIVO:

Diante das consideraes apresentadas no item 2, aponto para a aprovao deste FOLHAS. Constitui-se em um material bastante significativo, mantendo coerncia entre sua problemtica, suas atividades e a faixa etria dos alunos aos quais se destina. Universidade Estadual do Centro-Oeste/ Campus de Guarapuava, 18 de fevereiro de 2008.

___________________________________________________ Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Professora Orientadora

PARECER N 02/2008 QUANTO AOS COMPONENTES DO TEXTO PROBLEMA: O tema abordado analisado de forma consistente, possibilitando ao leitor efetivar uma reflexo relevante, atendendo prpria natureza do fenmeno em foco (opinio crtica), favorecendo uma compreenso melhor sobre a relevncia da diversidade textual no mbito escolar, para que o aluno tenha condies de ampliar seus horizontes de leitura e ter, assim, uma consistncia maior nos posicionamentos polticos que adota em inmeras situaes. CONTEDO ESTRUTURANTE: O contedo estruturante : O discurso como prtica social, com especial enfoque na forma com que pode ser elaborado pelo aluno, tendo como referencial a leitura que permite o acesso ao acervo de idias formulado pelos escritores, cada qual com seu posicionamento poltico e ideolgico, que contribui para que o educando possa formular a sua prpria opinio acerca dos temas abordados. DESENVOLVIMENTO TERICO INTERDISCIPLINAR: A interdisciplinaridade efetivada por meio de recursos textuais diferenciados, com destaque para imagens e textos de natureza diferenciada, o que permite ao leitor refletir sobre diversas dimenses (poltica, cultural, social, filosfica, entre outras), que se complementam para o melhor entendimento das idias elaboradas pela autora.

ATIVIDADES: As atividades so dinmicas e envolvem textos diferenciados (fragmentos de livros, poemas, letra de msica), possibilitando ao aluno inteirar-se das vrias formas de expresso do pensamento, auxiliando a ter uma percepo mais profunda em relao temtica desenvolvida no texto. IMAGENS: As imagens coadunam com o texto, contribuindo para o entendimento da mensagem elaborada pela autora, alm de contribuir para a visualizao da realidade que estas abordam. REFERNCIAS: As referncias abarcam diversas correntes de pensamento, indicando o aprofundamento da autora em relao a contextualizao teoria do tema. CONSIDERAES FINAIS: O texto Afinal, de que modo construmos opinies sobre um determinado assunto? possui caractersticas que o tornam de grande valia no processo de reflexo sobre posicionamento poltica e a forma com que a sua expresso pode ser construda no mbito escolar. No h como deixar de reconhecer que cada postura poltica, por si s, representa a opinio particularizada de cada pessoa, sendo construda por meio de canais de expresso, como o texto, que carrega uma mensagem e influencia o processo de reflexo crtica. Essa ponderao uma constante no texto, evidenciando sua importncia como material educativo visando contribuir no processo de aprendizado do aluno.

Guarapuava, 20 de junho de 2008.

Professor Colaborador: ZEMIR LOURENO PRIGOL - RG 9749.349-9 Disciplina - Filosofia

Guarapuava,24 de junho de 2008

O trabalho realizado pela professora Terezinha dos Santos Daiprai, sob a tica da sociologia pode ser analisado em diversos temas sociolgicos. Podem ser destacados: a cidadania e a participao poltica ativa do cidado , a importncia dos movimentos sociais na luta, organizao e mobilizao, sendo os principais, os sindicatos e partidos polticos, o papel da instituio escolar, atravs dos educadores contribuindo para a formao crtica e participativa dos alunos. Tambm relevante a influncia dos meios de comunicao na formao de opinies, muitas vezes contribuindo de forma alienante, atendendo aos interesses de classes sociais que sempre dominaram a poltica. Professor colaborador Esmeraldo Anacleto de Abreu Disciplina Sociologia RG 4970 956 - 0

You might also like