You are on page 1of 34

SEGURANA E SADE NO TRABALHO:

O objetivo do Programa Segurana e Sade no Trabalho proteger a vida, promover a segurana e sade do trabalhado 1 - QUE ACIDENTE DE TRABALHO ?
De acordo com o artigo 19 da lei 8.213, publicada em 24 de julho de 1991, a definio de acidente de trabalho : o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa,ou pelo exerccio do trabalho do segurado especial, provocando leso corporal ou perturbao funcional, de carter temporrio ou permanente". Essa leso pode provocar a morte, perda ou reduo da capacidade para o trabalho. A leso pode ser caracterizada apenas pela reduo da funo de determinado rgo ou segmento do organismo, como os membros. Alm disso, considera-se como acidente de trabalho:

Acidente que ocorre durante o trajeto entre a residncia do trabalhador e o local de trabalho; Doena profissional que produzida ou desencadeada pelo exerccio de determinado trabalho; Doena do trabalho, a qual adquirida ou desencadeada pelas condies em que a funo exercida.
Importante ressaltar, que os acidentes sofridos pelos trabalhadores, no horrio e local de trabalho, devidos a agresses, sabotagens ou atos de terrorismo praticados por terceiros ou colegas de trabalho, tambm so considerados acidentes de trabalho. Tambm aqueles acidentes sofridos fora do local e horrio de trabalho, desde que o trabalhador esteja executando ordens ou servios sob a autoridade da empresa. Outra situao seria o acidente que ocorre durante viagens a servio, mesmo que seja com fins de estudo, desde que financiada pela empresa. Os acidentes de trabalho so caracterizados em dois tipos: 1. Acidente Tpico: aquele decorrente da caracterstica da atividade profissional que o indivduo exerce. 2. Acidente de Trajeto: aquele que ocorre no trajeto entre a residncia do trabalhador e o local de trabalho, e vice-versa. 3. Doena Profissional ou do Trabalho: doena que produzida ou desencadeada pelo exerccio de determinada funo, caracterstica de um emprego especfico. De acordo com dados do governo, os acidentes tpicos so responsveis por cerca de 84% dos acidentes de trabalho, sendo que os de trajeto e as doenas profissionais ou do trabalho perfazem os demais 16%. Ao analisarmos o nmero de acidentes de trabalho registrados ao longo dos anos, especialmente no perodo entre 1997 e 2002, observamos uma tendncia queda, porm o nmero de acidentes ainda considerado elevado. Quanto ao ramo de atividade, os setores de transformao e de servios so os que mais registram casos de acidentes de trabalho.

Caracterizao
Para que o acidente seja considerado como "acidente de trabalho", essencial que um perito estabelea uma relao entre o acidente e a leso provocada. Nessa situao, o mdico perito decidir se o indivduo pode voltar ao exerccio de sua funo ou se necessitar de afastamento permanente ou temporrio do emprego. A empresa contratante tem o dever de fazer uma comunicao do acidente de trabalho at o primeiro dia til aps o acontecimento, independentemente se o trabalhador foi ou no afastado do trabalho. Em caso de morte, essa comunicao deve ser imediata. O no cumprimento dessas determinaes pode levar punio da empresa mediante o pagamento de multa.

A comunicao que a empresa deve realizar feita mediante a emisso de um documento especial, chamado de "Comunicao de Acidentes de Trabalho", mais conhecido pela sigla CAT. Esse documento encaminhado aos rgos competentes.

Auxlio-Acidente
O auxlio-acidente um benefcio concedido pelo Ministrio da Previdncia Social, ao trabalhador que sofreu um acidente de trabalho e ficou com seqelas que reduzem a sua capacidade para o trabalho. Os trabalhadores que tm direito a esse benefcio so: (1) o trabalhador empregado; (2) o trabalhador avulso; e (3) o segurado especial. No tm direito a esse benefcio o empregado domstico, o contribuinte individual (autnomo) e o contribuinte facultativo. Esse benefcio concedido aos trabalhadores que estavam recebendo o auxlio-doena, o qual pago aos trabalhadores que esto impossibilitados de exercer sua funo trabalhista por perodo superior a 15 dias. Os primeiros 15 dias de afastamento so remunerados pela empresa, e a partir da pago pelo Ministrio da Previdncia. Quando o trabalhador tem condies de exercer suas funes, mesmo doente, o benefcio no concedido. A concesso desse benefcio no exige que o trabalhador tenha um perodo mnimo de contribuio, e o mesmo deixa de ser pago quando o trabalhador recupera a capacidade e retorna ao trabalho, ou ento quando o paciente solicita aposentadoria por invalidez, fazendo-se a troca de benefcios. O auxlio-acidente concedido ao trabalhador (pertencente aos grupos j citados) que apresenta instalao definitiva de leses, decorrentes de acidente de trabalho, que o impedem de voltar a trabalhar. Esse benefcio de carter indenizatrio, podendo ser acumulado com outros benefcios que no a aposentadoria. Quando o trabalhador se aposenta, o benefcio deixa de ser pago. O pagamento do auxlio-acidente iniciado logo que o auxlio doena deixa de ser fornecido, e seu valor equivalente a 50% do salrio utilizado no clculo do auxlio-doena, corrigido at o ms anterior ao do incio do pagamento do auxlio-acidente.

Preveno
Na maioria das vezes, os acidentes de trabalho so evitveis com a prtica de medidas simples, como o uso de equipamentos de proteo individual, os quais devem ser fornecidos pelas empresas. Infelizmente, observamos que grande parte dos trabalhadores no faz uso desses equipamentos, especialmente no ramo da construo civil, no qual so registrados grande nmero de acidentes. 2 - QUE DOENA OCUPACIONAL ? designao de vrias doenas que causam alteraes na sade do trabalhador, comumente provocadas por vrios fatores relacionados com os ambiente de trabalho.

Doenas da pele Doenas respiratria

A mesma normalmente adquirida quando um trabalhador exposto acima do limite permitido por lei a agentes qumicos, fsicos, biolgicos ou radioativos, sem proteo compatvel com o risco envolvido. Esta proteo pode ser na forma Equipamento de proteo coletiva (EPC) ou Equipamento de proteo individual (EPI). 3 - QUE DOENA DO TRABALHO ? Doena do trabalho definida legalmente como a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente.... (Lei n. 8.213, de 24/07/91). Para fins legais e previdencirios, as doenas do trabalho so equiparadas aos acidentes do trabalho e gozam de todas as prerrogativas deste ltimo, que, em linhas gerais, resumem-se na estabilidade mnima de 12 meses aps a alta do INSS, e o direito manuteno do depsito do FGTS durante o perodo de afastamento (auxlio doena por acidente do trabalho B91). A caracterizao da doena do trabalho tarefa bastante rdua tanto para o mdico do trabalho, por falta de evidncias ou de condies para busc-las, quanto para o trabalhador doente, que muitas vezes percorre verdadeira via sacra, na tentativa de ter seu direito reconhecido.

Essas dificuldades esbarram na lgica do interesse econmico, por parte das empresas empregadoras, s quais esto com freqncia, vinculados, direta ou indiretamente, os mdicos do trabalho.

4 - QUE ACIDENTE DE TRAJETO ? acidente de trajeto se d em funo da ida e vinda do trabalhador a empresa, sendo este religiosamente seguido, sem desvi-lo em hiptese alguma. 5 - QUE ACIDENTE FATAL ? Quando provoca a morte do trabalhador. ACIDENTE GRAVE ? Quando provoca leses incapacitando o trabalhador. 6 - QUE SESMT ?

Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho - SESMT um servio brasileiro tem por finalidade a promoo da sade e a proteo da integridade do trabalhador no seu labor, orientando medidas de controle dos riscos ambientais. O SESMT um servio regulamentado, no Brasil, pela Norma regulamentadora 4 - NR-4 do Ministrio do Trabalho e Emprego - MTE, de acordo com a Lei no 6.514/78 da Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho, com os decretos que determinaram o cumprimento das Convenes 148 e 155 da Organizao Internacional do Trabalho OIT. Sua composio pode variar de acordo com o previsto no Quadro I da NR-4, tendo como profissionais : mdico do trabalho, enfermeiro do trabalho, tcnico de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurana do trabalho e tcnico de segurana do trabalho.

7 - que cipa ?
Regida pela Lei n 6.514 de 22/12/77 e regulamentada pela NR-5 do Ministrio do Trabalho, a Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA foi aprovada pela portaria n 3.214 de 08/06/76, publicada no D.O.U. de 29/12/94 e modificada em 15/02/95. A CIPA uma comisso composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como misso a preservao da sade e da integridade fsica dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa. A PUC, atravs do seu Servio de Segurana e Medicina do Trabalho e da CIPA, tem dedicado especial ateno aos problemas de Medicina e Segurana do Trabalho. Boa parte desses esforos concentram-se na conscientizao dos funcionrios, em todos os nveis. Sem essa conscientizao, o esforo do Servio de Segurana e da CIPA esbarram em dificuldades intransponveis. A Segurana do Trabalho comea no trabalhador. Da a necessidade de inform-lo e trein-lo atravs de cursos, palestras e textos elucidativos.

8 - QUE SIPAT ?
SIPAT - SEMANA INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES DE TRABALHO

uma semana voltada preveno, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenas ocupacionais. uma das atividades obrigatrias para todas as Comisses Internas de Preveno de Acidentes do Trabalho, devendo ser realizada com freqncia anual. A Legislao da SIPAT est prevista na Portaria n 3.214, NR-5, item 5.16 Atribuies da CIPA - letra O: Promover, anualmente, em conjunto com o Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT. OBJETIVOS Orientar e conscientizar os funcionrios da SUA EMPRESA sobre a importncia da preveno de acidentes e doenas no ambiente do trabalho; Fazer com que os funcionrios resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, no s tenham idia de segurana, mas que tambm pratiquem segurana. Na SIPAT, os assuntos relacionados com sade e segurana do trabalho so evidenciados, buscando a efetiva participao dos funcionrios envolvendo, tambm, os diretores, gerentes e familiares se possvel. Ela no deve ser vista como mero cumprimento da legislao, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a preveno de acidentes e doenas ocupacionais, onde a lucratividade est na promoo da sade, aumento da produtividade e na valorizao da vida . 9 - QUAL O PAPEL DA CIPA ? um trabalho preventivo em empresas, voltado melhoria das condies ambientais do trabalho e do meio ambiente. Os setores de maior risco de uma empresa devem estar representados na CIPA. Por isso, espera-se que todos os membros dessa Comisso se conscientizem da importncia de identificar os riscos existentes nos locais de trabalho e de sugerir medidas preventivas. No basta participar das reunies mensais. A contribuio mais valiosa dada no dia-a-dia, e nos trabalho de verificao e levantamento de campo.

10 - QUAIS AS EMPRESAS QUE DEVEM CONSTITUIR CIPA ? As empresas privadas e pblicas e os rgos governamentais que possuam empregados regidos pela ConsoIidao das Leis do Trabalho - CLT ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA 1. O que a CIPA?

Resp.: A CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes), uma comisso de empregados eleitos pelos funcionrios e empregados indicados pelo empregador, em nmero de acordo com o total de empregados da empresa, e de seu grau de risco, em funo da atividade econmica. 2. Qual o seu objetivo?.

Resp.: A CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes), tem como objetivo a preveno de acidentes de trabalho e doenas ocupacionais, decorrente das condies ambientais do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preveno da vida e preservao da sade do trabalhador

3. Qual a fundamentao legal, ordinria e especfica que d embasamento jurdico cipa Resp.: A NR-05: CIPA tem a sua existncia assegurada, em termos de legislao ordinria, atravs dos artigos 163 a 165 da CLT, in verbis: Art. 163. Ser obrigatrio a constituio de Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), de conformidade com instrues expedidas pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, nos estabelecimentos ou locais de obras nelas especificadas. Pargrafo nico: O Ministrio do Trabalho e Emprego regulamentar as atribuies, a composio e o funcionamento das CIPAs. Art. 164. Cada CIPA ser composta de representantes da empresa e dos empregados, de acordo com os critrios que vierem a ser adotados na regulamentao de que trata o pargrafo nico do artigo anterior. 1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, sero por eles designados. 2. Os representantes existncia da NR-05: CIPA? dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em escrutnio secreto, do qual participem, independentemente de filiao sindical, exclusivamente os empregados interessados. 3. O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de 1 (um) ano, permitida uma reeleio. 4. O disposto no pargrafo anterior no se aplicar ao membro suplente que, durante o seu mandato tenha participado de menos da metade do nmero de reunies da CIPA. 5. O empregador designar, anualmente, dentre os seus representantes, o Presidente da CIPA, e os empregados elegero, dentre eles, o vice-presidente. Art. 165 Os titulares da representao dos empregados nas CIPAs no podero sofrer despedida arbitrria, entendendo-se como tal que no se fundar em motivo disciplinar, tcnico, econmico ou financeiro. Pargrafo nico: Ocorrendo a despedida, caber ao empregador, em caso de reclamao Justia do trabalho, comprovar a existncia de qualquer dos motivos mencionados neste artigo, sob pena de ser condenado a reintegrar o empregado. 4. Quais as atividades principais da CIPA? Resp.: O objetivo da CIPA, obviamente, a preveno de acidentes e doenas ocupacionais, a exemplo do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho SESMT, sendo que a diferena bsica entre esses dois rgos internos da empresa reside no fato de que o SESMT composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurana e sade no trabalho, enquanto a CIPA uma comisso partidria constituda por empregados normalmente leigos em preveno de acidentes. O desenvolvimento das aes preventivas por parte da CIPA consiste, basicamente, em observar e relatar condies de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir at eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar, os demais trabalhadores quanto preveno de acidentes. 5. Que empresas ou estabelecimentos esto legalmente obrigados a organizar a CIPA? Resp.: As empresas privadas, pblicas e rgos governamentais que possuem empregados devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgo da administrao direta e indireta, cooperativas, bem como outras instrues que admitam trabalhadores como empregados. 6. Como deve proceder a empresa que estiver legalmente desobrigada de possuir Comisso Interna de Preveno de Acidentes? Resp.: Quando o estabelecimento no se enquadrar no Quadro I da NR 05, a empresa dever designar obrigatoriamente um responsvel pelo cumprimento dos objetivos prevencionistas, ou seja, dever atuar como cipeiro, podendo ser adotados mecanismos de participao dos empregados, atravs de negociao coletiva. Importante ressaltar que o dito empregado, por no ter sido eleito pelos empregados, posto que livremente

indicado pelo empregador, no beneficiado pela estabilidade provisria constitucional de que cogita a alnea a do inciso II do artigo 10 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias da Carta Magna.

7. possvel a reduo do nmero de membros da CIPA?

Resp.: Aps organizada e protocolizada na Delegacia Regional do Trabalho, a CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzido, bem como no poder ser desativada pelo empregador antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, salvo no caso de encerramento das atividades do estabelecimento. 8. Quais as atribuies da Comisso Interna de Preveno de Acidentes? Resp.: Dispe a nova NR 05 que so Atribuies da CIPA: a) identificar os riscos dos locais e os processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos ambientais, com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho SESMT; b) elaborar um plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho, identificados nos levantamentos ou inspees nos diversos setores da empresa; c) participar da implementao e do controle da qualidade das medidas de preveno necessrias, bem como da avaliao das prioridades de ao tanto prevencionistas , como intervencionistas nos locais de trabalho; d) realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho visando a identificao de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores, por caracterizar-se como situaes de riscos passveis de causar acidentes do trabalho, e ou doenas ocupacionais; e) realizar, a cada reunio ordinria mensal, uma avaliao do cumprimento das metas propostas fixadas em seu plano de trabalho, e discutir as situaes de risco que foram identificadas, observar as providncias que foram tomadas, visando a minimizao, ou mesmo a neutralizao destes; f) divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho, atravs de cursos, cartazes, palestras e seminrios. g) participar, com o SESMT, das discusses promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alteraes no ambiente e processos de trabalho relacionados segurana e sade dos trabalhadores; h) requerer ao SESMT, ou ao empregador, a paralisao de mquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente segurana e sade dos trabalhadores; i) colaborar no desenvolvimento e implementao do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO e do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA PCA Programa de Conservao Auditiva e de outros programas relacionados segurana e sade no trabalho; j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho, relativas segurana e sade no trabalho; k) participar, em conjunto com o SESMT, ou com o empregador da anlise das causas das doenas e acidentes de trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados; l) requisitar ao empregador e analisar as informaes sobre questes que tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores; m) requisitar empresa as cpias das Comunicaes de Acidentes do Trabalho CAT emitidas; n) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho SIPAT; o) participar, anualmente, em conjunto com o SESMT e a empresa, de Campanhas de Preveno da AIDS. 9. Qual a atribuio especfica do empregador em relao ao funcionamento da CIPA? Resp.: Dispe a nova NR-05 que compete ao empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios

necessrios ao efetivo desempenho de suas atribuies, garantindo tempo suficiente para a realizao das tarefas de cipeiros constantes do plano de trabalho prevencionista. 10. Quais as atribuies dos empregados em relao a Comisso Prevencionista?

Resp.: Estipula a atual Quinta norma regulamentadora que compete aos empregados: a) participar da eleio de seus representantes; b) colaborar com a gesto da CIPA; c) indicar CIPA, ao SESMT e ao empregador situao de riscos e apresentao sugestes para melhoria das condies de trabalho; d) observar e aplicar no ambiente de trabalho as recomendaes quanto a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho.

11 - QUAL A DIFERENA ENTRE CIPA E SIPAT ? 12 - QUE CAT ?

um formulrio prprio CAT - Comunicao de Acidente de Trabalho, que pode ser adquirido em papelarias, nas Agncias da Previdncia Social, ou por meio da Internet. A CAT dever ser feita pela empresa, ou na falta desta o prprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico assistente ou qualquer autoridade pblica. obrigatria a emisso da CAT relativa ao acidente de trabalho ou doena profissional, a fim de que o trabalhador (segurado) possa receber o benefcio de AT - Acidente do Trabalho ou DO - Doena Ocupacional. O prazo para emisso da CAT at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato.

GOVERNO DO ESTADO DO PARAN Secretaria de Estado da Administrao Diviso de Medicina e Sade Ocupacional Comunicao de Acidente do Trabalho - Servidor Estatutrio
(Preencher datilografado ou em letra de forma)

1. Identificao do funcionrio
Nome:_______________________________________________________________________________________ RG.________________ Idade:____________ Sexo:________________ Estado Civil: _______________________ Cargo:______________________________________ Categoria Funcional: ( ) Efetivo ( ) Cargo em Comisso Funo Exercida:______________________________________________________________________________ Endereo Residencial:__________________________________________________________________________ Bairro:__________________________________________________Telefone Residencial:___________________ CEP.:____________________ Municpio:__________________________________________________________

2. Formao Escolar
( ) 1. Analfabeto ( ) 2. Alfabetizado ( ) 3. 1 Grau Incompleto ( ) 4. 1 Grau Completo ( ( ( ( ) ) 5. 2 Grau Incompleto ) 6. 2 Grau Completo ) 7. Superior 8. Ps-graduao

3. Identificao do rgo
rgo / Unidade Admin.:________________________________________________________________________ Municpio:____________________________________________________Telefone:________________________

4. Informaes sobre o Acidente


Data do Acidente:____/____/____. Hora do Acidente: ____:____ h. Nmero de horas trabalhadas at o acidente: ____:____ horas ( ) 1. Com afastamento ( ) 2. Sem Afastamento ( ) 3. Com bito ( ) 1. Com Leso ( ) 2. Sem Leso

5. Tipo do Acidente
( ) 1. Tpico ( no Trabalho ) ( ) 2. Trajeto (Deslocamento: casa p/ trabalho;
Trabalho p/ casa)

( ) 3. Doena Profissional ( competncia


exclusiva da DIMS)

6. Descrio do Acidente
(Preenchimento obrigatrio pelo SESMT ou Chefia imediata)

_____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________ Parte(s) do corpo atingida(s) ( ( ( ) 1. Cabea (exceto olhos) ( ( ) 4. Membros superiores (exceto mos) ( ( ( ) 5. Mos

) 2. Olhos ) 3. Tronco

) 6. Membros inferiores ) 7. Sistemas e aparelhos

) 8. Mltiplas partes

A Comunicao de Acidente de Trabalho deve ser encaminhada a DIMS no prazo mximo de 24 horas

7. Laudo de Exame Mdico


Servio Mdico:________________________________________________________ Data:____/____/____ Hora:____:____ Descrio da(s) Leso(es):_______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ Diagnstico provvel:___________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________ H compatibilidade entre o estgio evolutivo da(s) Leso(es) e a data do acidente declarada no anverso ? ( ) SIM ( ) NO H correlao entre a natureza, grau e localizao da(s) leso(es) e o histrico do acidente que a(s) teriam provocado ? ( ) SIM ( ) NO Regime de tratamento a que dever submeter-se o acidentado. Dever o acidentado, durante o tratamento, afastar-se do trabalho ? ( ) Hospitalar ( ) SIM ( ) Ambulatorial ( ) NO

Condies patolgicas preexistentes ao acidente:______________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ Observaes:__________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________

Localidade:_________________________________________________________________________ Data:____/____/____. ______________________________________________________________ Mdico Assistente ( assinatura e carimbo )

8. De uso exclusivo da DIMS Investigao do Acidente


( Codificado ) ( ) Natureza do Acidente ( ) Causa da Leso ( ) Natureza da Leso ( ) Parte do corpo atingida

Observaes:__________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Testemunhas do Acidente Nome:_______________________________________________Assinatura:_______________________________ Endereo:____________________________________________________________________________________ Nome:_______________________________________________Assinatura:_______________________________ Endereo:____________________________________________________________________________________ Declaro serem verdadeiras todas as informaes aqui prestadas, Chefia Imediata: Data:_____/_____/_____ assumindo total responsabilidade pelas mesmas.

Nome:________________________________________ ____________________________________________ Assinatura: Carimbo Assinatura do Servidor

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAO DIVISO DE MEDICINA E SADE OCUPACIONAL

MANUAL PARA PREENCHIMENTO DE COMUNICAO DE ACIDENTES DO TRABALHO -CAT( FUNCIONRIO ESTATUTRIO )


1) Identificao do Funcionrio: Preenchimento obrigatrio de todos os campos indicados na CAT. 2) Formao Escolar: Preenchimento da formao escolar do acidentado. 3) Identificao do rgo:Preenchimento dos dados referentes ao local de trabalho do acidentado. Ex. rgo / unidade administrativa: SEAD / DIMS; UEM / H.U. IAPAR / E. E. Morretes 4) Informaes sobre o Acidente: Data do Acidente: preencher com a data da ocorrncia do acidente, (dia, ms e ano); Hora do Acidente: preencher com o horrio da ocorrncia do acidente, (em horas e minutos); Nmero de Horas Trabalhadas at o Acidente: preencher com o nmero de horas trabalhadas pelo servidor, desde o incio da jornada de trabalho at a ocorrncia do acidente. Em caso de turno ou planto, considerar o incio do planto. Em caso de acidente de trajeto, colocar 00:00, quando o servidor se acidentar no deslocamento casa / trabalho. Com Leso / Sem Leso: Preencher "sem leso" em caso de acidente ocorrido somente com perdas materiais ou perda de tempo. Preencher "com leso" quando o servidor sofrer alguma leso fsica, independente da gravidade. Com Afastamento / Sem Afastamento: Preencher "com afastamento" quando o servidor necessitar de licena mdica. Preencher "sem afastamento" quando a leso for sem gravidade e o servidor no necessitar de licena mdica. Estes campos podero ser preenchidos pela DIMS, quando no houver concluso da DIMS/JIPM (se caso, ou no de licena mdica) at o momento do preenchimento da CAT.

10

Com bito: Preencher quando o servidor falecer em conseqncia do acidente. (Enviar em anexo Xerox da Certido de bito do acidentado). 5) Tipo do Acidente: Tpico: acidentes comumente ocorridos no local e horrio de trabalho Trajeto: acidentes ocorridos: em deslocamento casa p / trabalho; trabalho p / casa. Doena Profissional: para caracterizao de doena profissional necessrio parecer conclusivo da DIMS, a qual ira providenciar a abertura da CAT. 6) Descrio do Acidente: preenchimento obrigatrio pela chefia imediata ou SESMT, descrevendo o acidente de maneira resumida, porm que permita ser compreendido por qualquer pessoa que o leia. Dever ser explicitada a atividade desempenhada no momento do acidente. Parte(s) do Corpo Atingida(s) : a parte do corpo que sofreu a leso. Poder ser identificada at duas partes do corpo; alm disso, marcar "Mltiplas partes". 1. Cabea: quando a leso atinge apenas a cabea, excetuando-se os olhos. 2 . Olhos: quando a leso atinge somente os olhos. 3. Tronco: quando a leso atinge somente o tronco. 4. Membros Superiores: quando a leso atinge apenas o(s) brao(s) ou o(s) antebrao(s), excetuando-se as mos. 5. Mos: quando a leso atinge somente a(s) mo(s). 6. Membros Inferiores: quando a leso atinge somente o(s) membro(s) inferior(es), isto , coxa(s), joelho(s), perna(s) e p(s). 7. Sistemas e Aparelhos: quando a leso atinge sistemas ou aparelhos como, sistema nervoso, aparelho digestivo, aparelho circulatrio, etc. 8. Mltiplas Partes: quando a leso atinge mais de duas partes do corpo. 7) Laudo de Exame Mdico: Dever ser preenchido pelo mdico Assistente que prestou atendimento ao acidentado, sempre que houver ou no afastamento para tratamento. 8) Investigao de Acidentes: Este campo de uso exclusivo da DIMS, onde ser feito a investigao do acidente ocorrido e codificado para a incluso dos dados em sistema informatizado para emisso de estatsticas de Acidentes. 9) Testemunhas do Acidente: Verificar sempre se houve testemunhas do acidente ocorrido e identific-las nos campos reservados para este fim na CAT.

No sero aceitas as Comunicaes de Acidentes de Trabalho - CAT que vierem incompletas, fora do prazo legal e rasuradas. A CAT dever ser encaminhada DIMS ou JIPM, no prazo de at 24 horas da ocorrncia do acidente.

11

Em caso de dvidas, ligue: Diviso de Medicina e Sade Ocupacional - DIMS. Setor de Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho Fone/Fax: 342-2996

13

- QUE PCMAT ?

Programa de Condies e Meio Ambiente do Trabalho na Indstria da Construo O Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo - PCMAT, regulamentado pela norma regulamentadora 18 no item 18.3.

Todo estabelecimento com mais de 20 (vinte) trabalhadores, deve ter um PCMAT elaborado e implementado. A falta deste implicar nas penalidades previstas na legislao que podero variar de multa at a paralisao das atividades do estabelecimento em questo.

O PCMAT deve ser elaborado e executado por profissional legalmente habilitado.

O proprietrio do estabelecimento e seus contratados so responsveis pela implementao do PCMAT.

14 - QUE MAPA DE RISCO ? Mapa de Risco uma representao grfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuzos sade dos trabalhadores: acidentes e doenas de trabalho. Tais fatores tm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalaes, suprimentos e espaos de trabalho) e a forma de organizao do trabalho (arranjo fsico, ritmo de trabalho, mtodo de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.) 15 - QUAIS AS CORES USADAS NO MAPA DE RISCO ?

12

Mapa de Risco Simplificado de uma Instalao Industrial 16 - Cores Usadas no Mapa de Riscos e suas indicaes

3. Tabela Descritiva dos Riscos

13

TIPO DE RISCO COR

Qumico Vermelho Fumos metlicos e vapores Gases asfixiantes H, He, N eCO2 Pinturas e nvoas em geral Solventes (em especial os volteis) cidos, bases, sais, lcoois, ters, etc Reaes qumicas

Fsico Verde Rudo e ou som muito alto

Biolgico Marrom Microorganismos (Vrus, bactrias, protozorios) Lixo hospitalar, domstico e de animais

Ergonmico Amarelo M postura do corpo em relao ao posto de trabalho Trabalho estafante e ou excessivo Falta de Orientao e treinamento

Mecnico Azul Equipamentos inadequados, defeituosos ou inexistentes Mquinas e equipamento sem Proteo e ou manuteno Risco de queda de nvel, leses por impacto de objetos

Oscilaes e vibraes mecnicas

Ar rarefeito e ou vcuo

Esgoto, sujeira, dejetos

Agentes Causadores

Presses elevadas

Objetos contaminados

Jornada dupla e Mau ou planejamento trabalho sem do lay-out e ou pausas do espao fsico Movimentos repetitivos Cargas e transportes em geral Risco de fogo, detonao de explosivos, quedas de objetos Risco de choque eltrico (correte contnua e alternada)

Frio e ou calor

Contgio pelo ar e ou insetos

Radiao

Picadas de animais (ces, insetos, repteis, roedores, aracndeos, etc) Alergias, intoxicaes e quiemaduras causadas por vegetais

Equipamentos inadequadoe e no ergonmicos Fatores psicologicos (no gosta do trabalho, presso do chefe, etc)

Ingesto de produtos durante pipetagem

Aerodispersides no ambiente (poeiras de vegetais e minerais)

17 -

Que PPRA ?

R: PPRA a sigla de Programa de Preveno de Riscos Ambientais. Esse programa est estabelecido em uma das Normas Regulamentadoras (NR-9) da CLT- Consolidao das Leis Trabalhistas, sendo a sua redao inicial dada pela Portaria n 25, de 29 de dezembro de 1994, da Secretaria de Segurana e Sade do Trabalho, do Ministrio do Trabalho. a) Qual o objetivo do PPRA ? R: Estabelecer uma metodologia de ao que garanta a preservao da sade e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho. b) Quais so os riscos ambientais ? R: Para efeitos do PPRA, os riscos ambientais so os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos

14

ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade dos trabalhadores. c) Na prtica, que agentes de riscos so esses ? resp. a pergunta /36/37/38 R: Agentes fsicos: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes e radiaes no ionizantes. Agentes qumicos: poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases, vapores, absorvidos pelo organismo humano por via respiratria, atravs da pele ou por ingesto. Agentes biolgicos: bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, entre outros. d) Quem est obrigado a fazer o PPRA? R: A elaborao e implementao do PPRA obrigatria para todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados. No importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomnio, uma loja ou uma planta industrial, todos esto obrigados a ter um PPRA, cada um com sua caracterstica e complexidade diferentes. e) Quem deve elaborar o PPRA? (Pergunt. N 21) R: A princpio o prprio Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho SEESMT da empresa ou instituio. Caso o empregador esteja desobrigado pela legislao de manter um servio prprio, ele dever contratar uma empresa ou profissional para elaborar, implementar, acompanhar e avaliar o PPRA. A Norma Regulamentadora no especifica qual o profissional, porm as atribuies estabelecidas para a gerncia do PPRA nos mostram que ele dever estar sob a coordenao de um Engenheiro de Segurana do Trabalho ou de um Tcnico de Segurana do Trabalho, dependendo das caractersticas da empresa ou estabelecimento (As atribuies dos Engenheiros de Segurana do Trabalho esto na Resoluo n359 do CONFEA, de 31 de julho de 1991). f) A CIPA pode elaborar o PPRA? R: No. A CIPA pode e deve participar da elaborao do PPRA, discutindo-o em suas reunies, propondo idias e auxiliando na sua implementao. Entretanto, o PPRA uma obrigao legal do empregador e por isso deve ser de sua iniciativa e responsabilidade direta. g)O PPRA se resume a um documento que dever ser apresentado fiscalizao do Ministrio do Trabalho ? R: No. O PPRA um programa de ao contnua, no apenas um documento. O documento-base, previsto na estrutura do PPRA, e que deve estar disposio da fiscalizao, um roteiro das aes a serem empreeendidas para atingir as metas do Programa. Em resumo, se houver um excelente documento-base mas as medidas no estiverem sendo implementadas e avaliadas, o PPRA, na verdade, no existir. h) O que deve ser feito primeiro, o PPRA ou o PCMSO ? R: Sendo programas de carter permanente, eles devem coexistir nas empresas e instituies, com as fases de implementao articuladas. No primeiro ano, entretanto, o PPRA dever estar na frente para servir de subsdio ao PCMSO. Observe a "letra da lei": NR-7, tem 7.2.4 - O PCMSO dever ser planejado e implantado com base nos riscos sade dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliaes previstas nas demais NR." i) O PPRA e o PCMSO abrangem todas as exigncias legais e garantem a segurana e sade dos trabalhadores ? R: No, de forma alguma. Veja, de novo, a "letra da lei": NR-9, tem 9.1.3 - O PPRA parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO previsto na NR-7."

15

Universidade Federal da Paraba Superintendncia de Recursos Humanos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho SESMT -

Formulrio para elaborao do Laudo de Avaliao Ambiental com vista concesso dos adicionais de Insalubridade/Periculosidade NOME: SIAPE: LOTAO: Tipo de Adicional *R-Rotineiramente, V-s vezes, RR-Raramente [ ] Insalubridade **D-Diariamente, S-Semanalmente, M-Mensalmente ( ) Concesso ( ) Reviso ( ) Reimplantao CARGO: FUNO: [ ] Periculosidade Tipo de Solicitao

IFreqncia de Execuo* Descrio das Atividades (Ms e Ano de incio) R V

Declarao do Servidor Local ou Tempo em horas das Atividades** Setor onde desenvolve as atividades RR Quant. Horas Freqncia D S M

II - CARGA HORRIA SEMANAL DE TRABALHO (SE PROFESSOR) Anexar Plano de Trabalho Departamental: Nome das Disciplinas: QUANTIDADE Turmas Turmas Turmas III ATIVIDADES EM AMBIENTES INTERNOS Oficina Barcos Carga Horria das Disciplinas Horas por turma Horas por turma Horas por turma Hospital Biotrio Outros

Sala de Aula Laboratrios NOMEAR OS AMBIENTES:

Cu aberto

IV ATIVIDADES EM AMBIENTES EXTERNOS Casa de Vegetao Estbulo

Lavouras

16

Embarcaes Esturios NOMEAR OS AMBIENTES:

Audes Rios

Matas Mar aberto

Viveiros Outros

V Nas atividades apresentadas e desenvolvidas no seu trabalho na UFPB, ocorre em contato habitual e permanente com os agentes agressivos abaixo relacionados ? RESPONDA: Agente Biolgico Agente Qumico Agente Fsico Agente Ergonmico SIM NO

AGENTE BIOLGICO: Descrever se no seu trabalho dirio h contato com agentes biolgicos nocivos, pacientes, animais ou vegetais, materiais contaminados provenientes dos mesmos (sangue, fluidos, secreo, fezes, urinas, fungos, bactrias, vrus..) bem como contato com objetos, ferramentas ou utenslios.

AGENTES QUMICOS: Descreva seu trabalho dirio (Resumo)

Nomes das substancias qumicas utilizadas, nome comercial composio:

Caractersticas Txicas das substancias Qumicas Citadas:

AGENTE FSICOS: Descrever seu trabalho dirio (Resumo)

. Eletricidade Contnuo Umidade Desconforto trmico Calor Iluminao Inadequada Ventilao Inadequada Rudo

Impacto Frio

17

Irradiaes Ionizantes Outros

No Ionizantes

AGENTES ERGONMICOS: Movimentos Repetitivos Posturas Inadequadas Mobilirio Inadequado Outros especifique

SIM

NO

Direta

VI O contato com as condies, agentes, substancias, etc. se d de forma Indireta Permanente Eventual Manual VII Equipamento de Proteo Coletiva (E.P.C.) NO DESCREVA:

Por aspirao

EXISTE:

SIM

EXISTE:

SIM

VIII Equipamento de Proteo individual (E.P.I) de seu uso: NO DESCREVA: Luvas Batas

EXISTE:

SIM

NO

IX Medidas Administrativas (M.A) DESCREVA: . .

X Na inexistncia do uso do EPC, EPI e MA, sugira medidas de proteo para a melhoria de seus postos de trabalho.

18

ATENO: As informaes acima so responsabilidade do requerente. Sero validadas pela Chefia Imediata e Diretoria, como co-responsveis, de acordo com:

Decreto n 97.458 de 15/01/89 que regulamenta a concesso dos Adicionais de Periculosidade e Insalubridade. No seu artigo 9: Incorrem em responsabilidade administrativa civil e penal dos peritos e dirigentes que concederem ou autorizarem o pagamento dos adicionais em desacordo com o Decreto.Portaria Normativa n 01/2001-GR O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessar com a eliminao do risco a sua sade ou integridade fsica. Obs.: O SESMT dever ser informado se houver afastamento do servidor de seu local de trabalho, mudana na natureza do trabalho ou alteraes no ambiente de trabalho ou ainda quando eliminado os agentes agressivos que caracterizam a insalubridade, tambm quando necessitar uma reviso geral.

DATA:

Requerente:

As informaes acima so verdadeiras: De acordo:

CHEFE IMEDIATO

DIRETOR

PARA USO EXCLUSIVO DO SESMT ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________ DATA: / /

22 - QUE EPI? Equipamentos de Proteo Individual 23 - QUE SO NORMAS REGULAMENTADORAS E QUANTAS SO? So normas relativas segurana e medicina do trabalho, aprovadas pela Portaria no 3.214, de 8 de junho de 1978 e que devem, obrigatoriamente, ser cumpridas pelas empresas privadas e pblicas que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho-CLT. Sendo 33 NR Urbanas e 05 NRR (Rurais) 24 - QUE DOENA PROFISSIONAL?

19

A doena profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade, constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e da Previdncia Social 25 - QUE DOENA DO TRABALHO?

A doena do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, desde que constante da relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e Emprego e da Previdncia Social. No so consideradas como doena do trabalho: a doena degenerativa, a inerente a grupo etrio, a que no produz incapacidade laborativa, a doena endmica adquirida por segurados habitantes de regio onde ela se desenvolva e salvo se comprovado que resultou de exposio ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

26 - Que HIDRARGIRISMO Intoxicao pelo mercrio; hidrargiria.

27 - Que SATURNISMO?
Intoxicao aguda ou crnica por chumbo ou por algum de seus sais; plumbismo. O saturnismo, freqente nos operrios que lidam com sais de chumbo (alvaiade etc.), manifesta-se pelas clicas de chumbo ou saturninas, que sobrevm bruscamente aps distrbio digestivo

28 - Que PNEUMOCONIOSE ?
Nome genrico das doenas causadas pela presena de poeira ou partculas slidas no aparelho respiratrio. 29 - QUE BENZOALISMO? (benzol+ismo) Intoxicao pelos vapores de benzol. 30 - QUE SILICOSE? Medicina Doena resultante da inalao da poeira da slica que se fixa nos pulmes (afeta especialmente os mineiros). (A silicose manifesta-se pela transformao fibrosa do pulmo, cujos sintomas se assemelham aos da tuberculose.) 31 - QUE ASBESTOSE ? Medicina Doena resultante da inalao da poeira da slica que se fixa nos pulmes (afeta especialmente os mineiros). (A silicose manifesta-se pela transformao fibrosa do pulmo, cujos sintomas se assemelham aos da tuberculose.) 32 - RISCOS ERGONOMICOS?

cos ergonmicos so os fatores que podem afetar a integridade fsica ou mental do trabalhador, proporcionando-lhe desconforto ou doena. So considerados riscos ergonmicos: esforo fsico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rgido de produtividade, situao de estresse, trabalhos em perodo noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposio de rotina intensa.

20

Os riscos ergonmicos podem gerar distrbios psicolgicos e fisiolgicos e provocar srios danos sade do trabalhador porque produzem alteraes no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, sade e segurana, tais como: LER/DORT, cansao fsico, dores musculares, hipertenso arterial, alterao do sono, diabetes, doenas nervosas, taquicardia, doenas do aparelho digestivo (gastrite e lcera), tenso, ansiedade, problemas de coluna, etc. Para evitar que estes riscos comprometam as atividades e a sade do trabalhador, necessrio um ajuste entre as condies de trabalho e o homem sob os aspectos de praticidade, conforto fsico e psquico por meio de: melhoria no processo de trabalho, melhores condies no local de trabalho, modernizao de mquinas e equipamentos, melhoria no relacionamento entre as pessoas, alterao no ritmo de trabalho, ferramentas adequadas, postura adequada, etc.

33 - Quais as obrigaes do empregador em relao os EPis ?


Cabe ao empregador quanto ao EPI : adquirir o adequado ao risco de cada atividade; exigir seu uso; fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; e, comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
Artigo 166 - A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamentos de proteo individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes e danos sade dos empregados.

34 - Quais as obrigaes do empregado?


Cabe ao empregado quanto ao EPI: usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; responsabilizar-se pela guarda e conservao; comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; e, cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado.

35 - Quais as obrigaes do fabricante em relao os Epis?


O fabricante nacional ou o importador dever: cadastrar-se, , junto ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; solicitar a emisso do CA, solicitar a renovao do CA, , quando vencido o prazo de validade estipulado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade do trabalho; requerer novo CA, , quando houver alterao das especificaes do equipamento aprovado; responsabilizar-se pela manuteno da qualidade do EPI que deu origem ao Certificado de Aprovao - CA; comercializar ou colocar venda somente o EPI, portador de CA; comunicar ao rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho quaisquer alteraes dos dados cadastrais fornecidos; comercializar o EPI com instrues tcnicas no idioma nacional, orientando sua utilizao, manuteno, restrio e demais referncias ao seu uso; fazer constar do EPI o nmero do lote de fabricao; e, providenciar a avaliao da conformidade do EPI no mbito do SINMETRO, quando for o caso.

36 - Pode o empregador cobrar pelo fornecimento do Epis?

21

Sim, cabe ao trabalhador, cobrar do patro o fornecimento dos mesmos, o que trar com certeza no s ganhos para o empregado, mais tambm para o empregador.

37 - Quando o empregado no obrigado a usar um Epi? _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ __________________ 38 - Qual o telefone do corpo de bombeiro de tua cidade?
Nmero do corpo de bombeiro 193

39 - Que material que deve conter a caixa de primeiros socorros?

RELAO DE MATERIAIS NA CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS.


Devido as necessidades e obedecendo a legislao vigente (NR31), venho atravs desta fornecer a VS informaes bsicas sobre prestao de Primeiros Socorros e uso dos materiais abaixo relacionados, lembrando que seu uso ser apenas em casos de urgncias. 1 - Esparadrapo destinado a conteno de curativos em geral. 2 - Soro Fisiolgico ( 0,9% - 250 ml ) Antisptico para limpeza de ferimentos e lavagem dos olhos. 3 - Atadura Crepe 15cm destinada para tipia imobilizao de membros, conteno de pequenas hemorragias externas. 4 - Luva Cirrgica No caso de acidente para preservar sua integridade fsica use-as. 5 - Bandaid Usado para cobrir ferimentos superficiais de pequenas gravidades aps estarem devidamente limpos. 6 - Compressas de Gases com 06 unidades So usados para curativos tais como: tampo ocular, conteno de pequenos sangramentos at o encaminhamento a unidade Ambulatria ou Hospitalar. 7 - Bandalm - Segue instrues na embalagem 8 - Tesoura pequena s/ponta - Uso somente para fins de atendimento de 1 socorros.

PRESTAO DE 1s SOCORROS
Chamam de PRIMEIROS SOCORROS os cuidados imediatos e provisrios prestados enquanto se aguarda o atendimento mdico. Deve estar baseado numa rpida avaliao de situao, o que indicar ao socorrista suas prioridades. Essa avaliao deve ser feita por meio de tcnicas como a Observao, a palpao e o dilogo. OBSERVAO: A observao pode revelar-nos vrios fatos:
* Alterao ou ausncia da respirao, * Hemorragias externas, * Deformidades diferente da pele, * Colorao diferente da pele, * Presena de suor intenso, * Inquietao, * Expresso de dor.

PALPAO: Pela palpao do corpo da vitima podemos constatar a presena ou ausncia de vrios elementos:
* Batimentos cardacos, - * Fraturas, * Pele mida, * Temperatura alta e baixa, - * Mos e Ps frios.

DILOGO: A tentativa de dilogo com a vitima nos permite vrias avaliaes:


* Nvel de conscincia, * Sensao e localizao da dor, * Incapacidade de mover o corpo ou parte dele, * Perda da sensibilidade em alguma parte do corpo.

AO DO SOCORRISTA: Uma vez definida e analisada uma situao, a ao do socorrista deve, de acordo com as necessidades, ser dirigida para:
* Restabelecer a respirao e os batimentos cardacos, * Controlar hemorragias, * Prevenir o estado de choque, * Verificar a presena de leses menos graves e trat-las, * Preparar a vitima para remoo segura, * Providenciar transporte e tratamento mdico imediato.

22

Para se poder prestar um atendimento rpido e eficaz, so necessrios materiais como gaze esterilizada, pano limpo etc., que nem sempre esto disponveis. Por isso, uma das qualidades do socorrista a capacidade rpida de raciocnio e improvisao. Ele tem de lanar mo do que dispuser no momento: Um galho de rvore - para fazer uma tala para imobilizar membros fraturados um palet e alguns paus para fazer uma padiola etc. importante que o socorrista tenha iniciativa e uma certa liderana ao atuar junto vitima. Mas preciso lembrar que sua tarefa restringe-se a prestar os primeiros socorros. Em outras palavras: No se deve fazer mais do que o rigorosamente essencial enquanto se providencie e se aguarda auxilio mdico. O objetivo do primeiro atendimento vitima procurar mant-la viva e protegida contra novos e maiores riscos enquanto o atendimento mdico no chega. As situaes de emergncia so quase sempre imprevisveis. Podem variar de um simples corte at uma parada cardaca, caso em que a vitima corre perigo de vida. Num caso grave, a atitude do socorrista pode significar a vida ou a morte da pessoa socorrida. Uma providncia importante evitar o pnico, afastando os curiosos das proximidades da vitima e facilitando os trabalhos de atendimento de emergncia com a chegada do auxilio mdico, a liderana das aes de socorro passa a ser do Mdico ou da Enfermagem. A partir desse momento, o socorrista deve colocar-se disposio do atendimento mdico, dando-lhe as informaes de que dispe.

40 - Quais so os sinais vitais ? Os primeiros minutos que se sucedem a todo acidente, principalmente nos casos mais graves, so importantssimos para a garantia de vida da vtima, principalmente se forem bem aproveitados pelo Socorrista. As chances de sobrevivncia diminuem drasticamente para as vtimas de trauma que no recebem cuidados mdicos especiais dentro de uma hora aps o acidente. Se o acidentado tiver a sorte de ter um Socorrista por perto, que possa prestar-lhe os Primeiros Socorros, aumentam as suas chances de recuperao. Da parte de quem presta o auxlio, h uma verdadeira corrida contra o tempo, onde os seus conhecimentos tcnicos (de primeiros socorros) tm de ser praticados com rapidez e eficincia. O autocontrole fundamental pois, sem ele, atitudes irresponsveis podem por em risco a vida do paciente e a sua prpria. Dentre tantas providncias que se fazem necessrias nesses casos, o Socorrista deve ter bem clara em sua mente, aquelas realmente produtivas. A sequncia lgica a ser seguida pelo Socorrista, na maioria das situaes de acidentes, pode ser resumida nas cinco (5) etapas seguintes: 23

Primeiros Socorros Entrevista Sinais Vitais Exame da Cabea-aos-ps e Transporte do acidentado.

1 - Primeiros Socorros
importante que se conheam os mecanismos da injria. Certas leses so "comuns" a certos tipos de acidentes: fraturas so associadas a quedas e colises; queimaduras so frequentes em incndios e exploses; perfuraes dos tecidos !Fim imprevisto da frmula face (plida ou rubra ?) lbios (azuis ou descolorados ?) pulso (rpido ou fraco ?)

respirao (ofegante ou quase inexistente ?) outras. Quanto ao

NVEL DE CONSCINCIA
da vtima, verificar: A = alerta (acordado) F = fala D = dorI = inconsciente (no responde)

2 - Entrevista
Se no local do acidente, estiverem outras pessoas (alm do acidentado e do Socorrista), importante que se obtenha(m) dela(s) as informaes e a ajuda de que necessita, para o melhor atendimento da vtima. As informaes a serem obtidas pelo Socorrista nesta "entrevista" rpida podem estar relacionadas a: Causas e hora do acidente Conhecimento ou parentesco da vtima Indicao de antdotos e endereos teis Idade, hbitos, doenas e remdios usados pelo acidentado Conhecimento prvio de Primeiros Socorros etc.

A ajuda que se pode obter dos "curiosos" presentes, diz respeito a: Transporte do acidentado Sada procura de auxlio e/ou de materiais Captura do animal peonhento que causou o acidente Direo da viatura de socorro (no caso de carro particular)

24

etc.

3 - Sinais Vitais
Sinais vitais so indicativos do funcionamento normal do organismo e diz respeito a: 3.1 - pulso 3.2 - respirao 3.3 - presso arterial 3.4 - temperatura corporal 3.5 - nvel de conscincia 3.6 - dilatao das pupilas 3.7 - cor da pele.

3.1 - PULSO

O que se chama comumente de "pulso" est associado s pulsaes ou s batidas do corao, impulsionando o sangue pelas artrias, e que podem ser sentidas ao posicionarmos as pontas dos dedos em locais estratgicos do corpo. Esses locais so apontados, nas figuras acima e ao lado: As pulsaes devem ser contadas durante 30 segundos, e o resultado multiplicado por 2, para se determinar o nmero de batidas por minuto. Ou, como mostra o texto da figura acima, contam-se os batimentos durante 15 segundos e multiplica-se por 4. A interpretao deste resultado, nos adultos, mostrada na tabela a seguir: BATIMENTOS CARDACOS EM ADULTOS (No./min)
NMERO 60 a 80 < 60 >= 100 100 - 150 > 150 INTERPRETAO Normal Lento (bradicardia) Rpido (taquicardia) Emergncia (acidentado) Procurar Mdico rpido

Como regra geral, sempre que os batimentos cardacos forem menores que 50 ou maiores que 120 por minuto, algo seriamente errado est acontecendo com o paciente. possvel que haja a necessidade de se proceder massagem crdio- respiratria e respirao boca-a-boca.

3.2 - RESPIRAO
A respirao, na prtica, o conjunto de 2 movimentos normais dos pulmes e msculos do peito: 1 - inspirao (entrada de ar pela boca/nariz); e 2 - expirao (sada de ar, pelas mesmas vias respiratrias). Nota-se a respirao pelo arfar (movimento de sobe e desce do 25

peito) ritimado do indivduo. A respirao normal e alterada, mostrada na tabela abaixo: RESPIRAO EM ADULTOS (No./min)
NMERO 12 -20 <10 >28 INTERPRETAO Normal Sria emergncia

3.3 - PRESSO ARTERIAL


A presso arterial a fora com que o corao bombeia o sangue para as artrias. medida (por Mdicos e Enfermeiros), por meio do aparelho de presso (almofada inflvel, com manmetro, em volta do brao), em unidades de milmetros de mercrio. A presso arterial dada por 2 nmeros: 12 por 8 a normal (ou 120 mmHg para a alta, mxima ou sistlica e 80 mmHg para a baixa, mnima ou diastlica --- na linguagem dos Mdicos). Problemas muito srios podem acontecer se a presso atinge os valores da tabela abaixo: PRESSO ARTERIAL ANORMAL (mmHg) MXIMA
> 180 < 90

MNIMA
> 104 < 60

lcular o que deveria ser a presso mxima normal de adultos at 40 anos de idade mostrada abaixo: HOMENS = idade + 100. Exemplo: 36 anos + 100 = 136 mmHg = presso 14, aproximadamente. MULHERES = idade + 90. Exemplo: 36 anos + 90 = 126 mmHg = presso 13, aproximadamente.

3.4 - TEMPERATURA CORPORAL


A temperatura corporal medida em termmetros (de mercrio ou digitais) colocados, durante alguns minutos, com a extremidade que contem o bulbo (no primeiro caso) nas axilas ou na boca do paciente. A temperatura corporal normal 36,8oC. A partir de 37,5oC j se configura a febre. Normalmente, as temperaturas elevadas, indicam algum tipo de infeco no organismo.

3.5 - NVEL DE CONSCINCIA


Alguns traumas provocados por acidentes, podem alterar o nvel de conscincia do indivduo. A verificao desse nvel pode ser checada do seguinte modo:

26

A = Alerta. Se o acidentado estiver alerta (ou acordado), provavelmente no deve ter sido alterado o seu nvel de conscincia. F = Fala. Deve-se procurar fazer perguntas ao acidentado, neste caso, para saber se sua fala foi afetada e qual o seu nvel de conscincia. D = Dor. Um terceiro estgio do nvel de conscincia, ainda mais grave, quando o acidentado no fala, mas geme de dor. N = No fala. Este o caso extremo ou o mais perigoso. Possivelmente o paciente est desacordado (desmaiado) ou em estado de coma.

3.6 - DILATAO DAS PUPILAS


A dilatao das pupilas (ou da menina dos olhos) uma reao normal do organismo diminuio da luz incidente no globo ocular. Quando a intensidade luminosa aumenta, ela se contrai. Alteraes nesse mecanismo so provocadas por certas leses, como por exemplo, as do crneo. O Socorrista deve observar, inicialmente, se os dimetros ou as aberturas das pupilas so iguais nos dois olhos. Em seguida, com uma lanterninha, verificar se elas se contraem com a incidncia do foco.

3.7 - COR DA PELE


Alteraes na cor da pele, normalmente rosada nas pessoas de cor branca, podem ser usadas para diagnosticar certos tipos de acidentes. Seno vejamos: a) Cor vermelha: presso alta, ataque cardaco, lcool, queimaduras, sol excessivo, doena infecciosa, CO2, etc. b) Cor branca: choque, ataque cardaco, anemia, distrbios emocionais, desmaio, etc. c) Cor azul: asfixia (sufocao), hipxia (falta de oxignio), dispnia, ataque cardaco, envenenamento, etc. d) Cor amarela: doena do fgado. e) Cor preta e azul: derramamento de sangue abaixo da superfcie da pele.

4 - Exame da Cabea-aos-ps
Uma vez verificados os sinais vitais, o Socorrista deve proceder a um exame minucioso do acidentado, literalmente da cabea aos ps. Neste exame:

27

4.1 - OLHE: para possveis descoloraes da pele, deformidades, penetraes, ferimentos, aberturas no pescoo e qualquer movimento anormal do trax. 4.2 - OUA: mudanas no ritmo da respirao, sons estranhos ao respirar e rudos de ossos quebrados. 4.3 - CHEIRE: odores estranhos vindos do corpo do paciente, hlito e roupas. 4.4 - SINTA: as deformaes, flacidez, pulsaes, endurecimentos ou maciez anormais, espasmos e temperatura da pele.

5 - Transporte do Acidentado
O transporte do acidentado, dependendo do tipo de acidente, dispensa at algumas das 4 etapas anteriores, ou seja, se o caso for muito grave, deve ser providenciado de imediato. Muito cuidado deve ser dado ao ferido com suspeita de fratura da coluna cervical pois, neste caso, movimentos indevidos podem agravar a leso. As vrias tcnicas de imobilizao dos membros, aconselhado antes do transporte dos acidentados e o melhor meio de conduzir o paciente ao Hospital, so mostrados no Captulo deste trabalho relativo aos FERIMENTOS. Alguns mtodos de transporte so mostrados a seguir:

28

41 - Que insolao? 42 - Quais os sintomas da insolao ?


INSOLAO

Devido ao direta dos raios solares sobre o indivduo (na rua, na praia, no camo etc.)
INTERMAO

Devido ao do calor sobre o indivduo em locais abrigados do sol (nas fundies, padarias, caldeiras, etc .
COMO SE MANIFESTAM DE MANEIRA BRUSCA COM: Intensa falta de ar - s vezes a vtima parece sufocada, com a respirao acelerada e difcil A vtima cai, desacordada e plida Temperatura do corpo elevada Extremidades arroxeadas DE MANEIRA LENTA COM: Dor de cabea Enjo Tonteiras Rosto Avermelhado Pele quente e seca No h suor Pulso rpido Temperatura do corpo elevada

29

CHAME UM PROFISSIONAL DE SADE OU PROVIDENCIE O TRANSPORTE DA VTIMA PARA UM HOSPITAL IMEDIATAMENTE. ENQUANTO AGUARDA, APLIQUE COM RAPIDEZ AS SEGUINTES MEDIDAS: Remova a vtima para um lugar fresco e arejado Tire suas roupas Coloque a vtima deitada com a cabea elevada Refresque-lhe o corpo por meio de banho Envolva a cabea em toalhas ou panos embebidos em gua fria renovadas com freqncia Se disponvel, ponha saco de gelo na cabea Coloque-a sob ventiladores ou em um ambiente refrigerado TODO E QUALQUER SOCORRO VTIMA DE INSOLAO E INTERNAO NO SENTIDO DE BAIXAR A TEMPERATURA DO CORPO DE MODO PROGRESSIVO .

43 - Quais as sinais clnicos que caracterizam uma fratura ?


Dor ou grande sensibilidade em um osso ou articulao _ Incapacidade de movimentar a parte afetada alm de adormecimento ou formigamento da regio. _ Inchao e pele arroxeada, acompanhada de deformao do membro.
Em caso de fratura, o primeiro socorro consiste apenas em impedir o deslocamento das partes quebradas, evitando maiores danos. Existem 2 tipos de fraturas: FECHADAS: Quando o osso se quebrou, mas a pele no foi perfurada. EXPOSTAS: Quando o osso est quebrado e a pele rompida. Deve-se desconfiar de fratura sempre que a parte suspeita no possua aparncia ou funo normais ou quando haja dor no local atingido, incapacidade de movimentar o membro, posio anormal do mesmo ou, ainda, sensao de atrito no local suspeito. A) FRATURAS FECHADAS: Coloque o membro acidentado em posio to natural quanto possvel, SEM DESCONFORTO para a vtima. - Imobilize a fratura, movimentando o menos possvel. Ponha talas sustentando o membro atingido. As talas devero ter comprimento suficiente para ultrapassar as juntas acima e abaixo da fratura. Qualquer material rgido pode ser empregado, como: tala, tbua, estaca, papelo, vareta de metal ou mesmo uma revista grossa ou um jornal grosso e dobrado. Use panos ou outro material macio para alcochoar as talas, a fim de evitar danos pele. As talas devem ser amarradas com ataduras, ou tiras de pano no muito apertado, em no mnimo, quatro pontos: ABAIXO da junta, ABAIXO da fratura ACIMA da junta, ACIMA da fratura Outro recurso no caso de fratura de perna amarrar a perna quebrada na outra, desde que s, tendo o cuidado de colocar entre ambas um lenol ou manta dobrados. B) FRATURAS EXPOSTAS: Coloque uma gaze, um leno ou um pano limpo sobre o ferimento Fixe firmemente o curativo no lugar, utilizando uma bandagem forte - gravata, tira de roupa, cinto etc. No caso de hemorragia grave, siga as instrues da pgina de hemorragia Mantenha a vtima deitada Aplique talas, conforme descrito para as fraturas fechadas, sem tentar puxar o membro ou faz-lo voltar a sua posio natural

30

Transporte a vtima somente aps imobilizar a parte fraturada Chame ou leve o paciente a um mdico ou a um hospital, de carro ou de ambulncia, to logo a fratura seja imobilizada. NO DESLOQUE OU ARRASTE A VTIMA AT QUE A REGIO SUSPEITA DE FRATURA TENHA SIDO IMOBILIZADA, A MENOS QUE A VTIMA SE ENCONTRE EM IMINENTE PERIGO . ESMAGAMENTO Hemorragia Fratura Em caso de amputao, coloque a parte seccionada dentro de um saco plstico que no tenha sido usado. Acondicione o saco com a parte amputada em uma vasilha com gelo e ENVIE COM A VTIMA para um hospital.

Luxaes ou Deslocamentos
Toda vez que os ossos de uma articulao ou junta sarem de seu lugar, proceda como no caso de fraturas fechadas. Coloque o brao em uma tipia quando houver luxao do ombro, do cotovelo ou do punho ENTORSES Trate como se houvesse fratura Imobilize a parte afetada Aplique gelo e compressas frias NO APLIQUE NADA QUENTE SOBRE A PARTE AFETADA DURANTE 24 HORAS NO MNIMO. O CALOR AUMENTARIA A DOR E A INCHAO. COMO COLOCAR TALAS DE IMOBILIZAO: O correto tratamento de uma luxao ou de uma entorse exige atendimento mdico

44 - Como proceder em caso de hemorragia?


Manter o local em plano mais elevado que o corao _ Pressionar o local por cerca de 10 minutos, comprimindo com um pano limpo. _ Em seguida, cobrir com gaze e prender com atadura.

45 - O que fazer em caso de parada cardaca? Sinais:


Ausncia de pulsao; - Acentuada palidez; - Pele e lbios arroxeados; - Pupilas dilatadas.

Procedimentos: - Deite a vtima de costas sobre superfcie rgida; - Ajoelhe - se ao seu lado; - Coloque suas
mos sobre postas na metade inferior do externo; - Pressione com firmeza o externo comprimindo o corao de encontro a coluna vertebral; - Descomprima em seguida ; - Repita a manobra cerca de 60 (sessenta) vezes por minuto, at restabelecer os batimentos.

31

46 O que fazer em caso de obstruo das vias reas ou garganta?


A pulsao normal em adultos entre 60 e 80 batimentos cardacos por minuto; nas crianas, entre 80 e 100. Para contar, coloque a ponta dos dedos no punho da vtima: Pulso fraco e rpido pode significar estado de choque; Ausncia de pulso pode indicar parada cardaca: inicie imediatamente a reanimao cardiopulmonar (RCP). Verifique a Respirao Normalmente um adulto respira cerca de 17 vezes por minuto. Respirao rpida e superficial pode indicar estado de choque; Respirao profunda e penosa pode significar obstruo das vias respiratrias ou doena cardaca: desobstrua imediatamente as vias respiratrias da vtima; Respirao com eliminao de sangue pela boca ou pelo nariz e tosse pode indicar dano nos pulmes por fratura de costelas. Estado das Pupilas ("meninas dos olhos"): A anlise das pupilas pode indicar: Contradas - vcio de drogas ou doenas que afetam o sistema nervoso central; Dilatadas - estado de relaxamento e inconscincia ou por ataque cardaco ou envenenamento por drogas, lcool ou solvente; Desiguais - denunciam traumatismo craniano . A Cor da Pele Revela Sinais A colorao da pele pode indicar indcios: Avermelhada - incio de envenenamento por monxido de carbono ou traumatismo craniano; Vermelhido seguida de arroxeamento - intoxicao por gs; Azulada ou arroxeada - queda de oxigenao no sangue, risco de paradas cardacas e respiratrias, casos de obstruo das vias areas e alguns tipos de envenenamento; Plida ou acinzentada - circulao insuficiente ou estados de choque e doenas cardacas. A Temperatura do Corpo Ao medir a temperatura nas axilas, quando abaixo de 36C, pode indicar estado de choque, hemorragias, exposio prolongada ao frio. Se for mais alta que 37,5C, pode ser decorrncia de febre ou de exposio a calor excessivo. Capacidade de Movimentao Paralisia de um dos lados do corpo, inclusive da face, pode indicar hemorragia cerebral ou intoxicao por drogas; Paralisia das pernas pode indicar fratura de coluna abaixo do pescoo; Paralisia de braos e pernas pode denunciar fratura de coluna ao Verifique Tambm 1. Estado de conscincia: Pergunte vtima o seu nome, onde est, qual o dia da semana, etc. Respostas erradas podem significar traumatismo craniano e envenenamento. 2. Reao dor: A incapacidade de movimentos geralmente est associada insensibilidade dor; queixa de formigamento nas extremidades pode significar trauma na coluna. Diferena entre Paradas Respiratria e Cardaca Sinais de Parada Respiratria: Inconscincia Peito Imvel

32

Ausncia de sada de ar pelas vias areas Lbios e unhas azuladas Sinais de Parada Cardaca: Inconscincia Ausncia de pulsao e de ausculta de batimentos cardacos Palidez excessiva Lbios, unhas e mos arroxeadas RCP - Reanimao Cardiopulmonar Estes so os procedimentos a serem seguidos no caso de parada cardaca : Colocar a vtima deitada sobre superfcie dura Posicione-se ao lado da vtima Coloque as mos sobrepostas no tero inferior do osso esterno (localizado no trax) Fazer compresso sobre o osso com os seus braos esticados Faa 60 compresses por minuto Tratando-se de parada cardiorrespiratria: Faa 10-15 compresses alternando com 2 respiraes boca a boca Controle o pulso cartido (pulsao percebida no pescoo) e movimentos respiratrios. Pare somente se estes sinais forem restabelecidos. Prioridade no Socorro

No caso de mais de uma vtima, socorra primeiramente os casos mais graves como:
atendido no consegue respirar; paradas cardacas; perda descontrolada de sangue; traumas no crnio e na coluna vertebral; envenenamentos; complicaes diabticas; problemas cardacos; peito e abdome abertos; estado de choque. Obedecendo essa ordem de prioridades, seguem-se em casos de queimaduras ou fraturas mltiplas, fratura simples, ferimentos de menor importncia e bito.

O que Fazer aps o Socorro de Urgncia?Para impedir o agravamento do estado de uma vtima j restabelecida: 1. Aguarde o atendimento mdico no local. S transporte a vtima se absolutamente necessrio ou se ela estiver em condies de sade que no inspirem qualquer preocupao; 2. Mantenha a vtima deitada de costas e com a cabea de lado, mesmo que ela tenha voltado a si; 3. Mesmo que a vtima aparente estar bem, obrigue-a a receber tratamento especializado; 4. Conte ao mdico sinais observados na vtima para ajud-lo em tratamento posterio Respirao
A respirao crtica para a sobrevivncia do organismo, e garanti-la o ponto fundamental de qualquer procedimento de primeiros socorros. O crebro tem leses irreversveis em no mximo 6 minutos aps a interrupo da respirao. Aps 10 minutos, a morte cerebral quase certa. Para verificar a respirao, flexione a cabea da vtima para trs, coloque o seu ouvido prximo boca do acidentado, e ao mesmo tempo observe o movimento do trax. Oua e sinta se h ar saindo pela boca e narinas da vtima. Veja se o trax se eleva, indicando movimento respiratrio. Se no h movimentos respiratrios, isso indica que houve parada respiratria.

33

Abertura das vias respiratrias(AREAS)


O primeiro procedimento verificar se h obstruo das vias areas do paciente. Para isso, deixe o queixo da vtima levemente erguido para facilitar a respirao. Usando os dedos, remova da boca objetos que possam dificultar a respirao: prteses, dentaduras, restos de alimentos, sangue e lquidos. Os movimentos do pescoo devem ser limitados, e com o mximo cuidado: leses na medula podem causar danos irreparveis. Respirao artificial o processo mecnico empregado para restabelecer a respirao que deve ser ministrado imediatamente, em todos os casos de asfixia, mesmo quando houver parada cardaca.

Asfixia/sufocao
Dependendo da gravidade da asfixia, os sintomas podem ir desde um estado de agitao, palidez, dilatao das pupilas (olhos), respirao ruidosa e tosse, a um estado de inconscincia com paragem respiratria e cianose(tonalidade azulada) da face e extremidades(dedos dos ps e mos). O que deve fazer: Se a asfixia for devido a um corpo estranho deve (numa criana pequena):

Se o objeto estiver no nariz, pedir criana para se assoar com fora, comprimindo com o dedo a narina contrria; Se for na garganta, abrir a boca e tentar extrair o objeto, se este ainda estiver visvel usando o dedo indicador em gancho ou uma pina, com cuidado para no empurrar o objeto; Colocar a criana de cabea para baixo. Sacudi-la e bater-lhe a meio das costas, entre as omoplatas, com a mo aberta.

34

You might also like