You are on page 1of 27

Antonio Simplcio Neto

Ensino de histria e cultura escolar:


fontes e questes metodolgicas

Antonio Simplcio Neto*


Resumo: O presente artigo trata de questes metodolgicas e relacionadas s fontes quando da realizao de pesquisas acerca da cultura escolar, mais especificamente no que se refere disciplina escolar histria. Tratamos fundamentalmente de dois tipos de fonte documental: 1) Registros manuscritos internos de escolas da rede estadual de So Paulo (dcadas de 1960 e 1970) e 2) Relatrios de estgio dos alunos de prtica de ensino de histria da Feusp (1972-79). Discutimos as prticas escolares relativas ao ensino de histria durante a ditadura militar brasileira. Palavras-chave: ensino de histria; prtica escolar; cultura escolar; disciplina escolar; ditadura militar.

Graduado em histria (PUC-SP), doutor em histria da educao e historiografia (Feusp). Professor Adjunto I da Universidade Federal de So Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino.
141

Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Ensino de histria e cultura escolar

History teaching and school culture:


autorithy and methodological questions

Antonio Simplcio Neto


Abstract: The present article examines some methodological questions and the sources used when the matter is school culture research, especially about History as a school discipline. We focus on two types of documental source: 1) Written records of district schools of So Paulo (in the decades of 1960 and 1970) and 2)Apprenticeship reports of Practice of History Teaching from students of Feusp (1972-79). We also discuss the school practices related to the History teaching in the period of the Brazilian military dictatorship. Keywords: history teaching; school practice; school culture; school subject; military dictatorship.

142

Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

1. Ao propor um exerccio de anlise dos afrescos pintados por Andrea Mantegna (1431-1506) no castelo dos Gonzaga, em Mntua, o historiador da arte Randolph Starn discute possveis leituras dessas obras a partir de diferentes pontos de vista e acaba por concluir que aquilo que se v aquilo que se capta (Starn apud Hunt, 1992, p. 313). Essa concluso, em nosso entendimento, pode servir como fio condutor para esse artigo, como veremos. Durante a ditadura militar, ao longo de seus sucessivos governos, o ensino de histria, e no s ele, recebeu um verdadeiro golpe que limitava as possibilidades de crtica ou questionamento ao poder institudo, e em seu lugar se imps um ensino dcil, conivente, moralizante, reprodutivo, laudatrio. Para tal empresa, o regime disps de diversos instrumentos e mecanismos, como a legislao autoritria que estabeleceu uma srie de mudanas educao, a criao de novas disciplinas escolares que descaracterizaram e diluram o ensino de histria, a represso direta e indireta nas escolas e professores, as perseguies polticas, a censura aos meios de comunicao e o controle dos livros didticos por meio dos diversos rgos governamentais. Vista assim a questo parece bastante bvia e simples: a escola pblica era boa, o ensino de histria era bom, os professores eram bons. Veio a ditadura e tudo foi destrudo. Outros olhares so possveis, e o que apresentamos neste artigo discutindo o ensino de histria em sua prtica em sala de aula, ensejando contribuir para a discusso acerca das fontes e encaminhamentos metodolgicos, em um estudo que, apesar de se mostrar simples, no o era. O que existiu foi uma intrincada e complexa rede de acontecimentos e sujeitos, revelando uma nova perspectiva na anlise do desenvolvimento dessa disciplina durante o regime militar. Aquilo que se v, aquilo que se capta. 2. Dando tento ao tema, optamos por investigar1 a prtica do ensino de histria, discutindo a atuao de professores no cotidiano das esco1. Este artigo constituiu-se como um desdobramento de minha dissertao de mestrado: O ensino de histria no perodo militar: prticas e cultura escolar (Almeida Neto, 1996).
143

Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Ensino de histria e cultura escolar

las, relacionada s propostas curriculares oficiais, burocracia escolar e produo didtica nos anos de 1960 e 1970. A opo pela pesquisa sobre prticas na sala de aula decorre da concepo de que as mudanas ou permanncias no ensino acontecem efetivamente no interior das escolas, s vezes de forma inesperada ou imperceptvel s propostas oficiais. Isso no significa que no consideremos importantes os demais momentos do processo educativo para as mudanas educacionais2, mas trata-se de reconhecer que, quando a porta da sala de aula se fecha atrs do professor e alunos, o to propalado processo de ensino-aprendizagem institucionalizado ocorre, por intermdio dos contedos, ideias, valores, em relaes pedaggicas complexas com um dinamismo peculiar. No entanto, entendemos que esse momento to importante e privile giado do processo educativo tem sido analisado de forma insuficiente, j que muitos estudos, independentemente de sua qualidade intrnseca, no levam a prtica de sala de aula em questo ou minimizam sua importncia. Tal postura decorre, em parte, de se encarar a escola comoin capaz de efetuar algum tipo de produo intelectual prpria, como se fosse um mero receptculo de ideias de uma cultura que lhe exterior. Para Chervel,
A concepo da escola como puro e simples agente de transmisso de saberes elaborados fora dela est na origem da ideia, muito amplamente partilhada no mundo das cincias humanas e entre o grande pblico, segundo a qual ela , por excelncia, o lugar do conservadorismo, da inrcia, da rotina [1990, p. 182].

Alguns questionamentos instigantes sobre essa posio de desconsiderao das prticas escolares a coloca sob suspeio: Como responder ao descompasso entre os programas oficiais e a realidade escolar? Por que os alunos ao sarem da escola, ao trmino do curso, no necessariamente se enquadram no que era pretendido pelos objetivos oficiais? O papel das escolas limita-se reproduo dos contedos? Por que a
2. Goodson alerta para a ingenuidade da proposio de que (...) o importante a prtica em sala de aula (1995, p. 21).
144 Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

escola ensina determinados contedos? Por que esses contedos so eventualmente modificados? Quem determina os objetivos do ensino? Como os professores tomam conhecimento desses objetivos? Nenhuma dessas variveis da vida escolar poder ser respondida se nos restringirmos a estudar as medidas oficiais, como se fossem total e plenamente aplicadas nas escolas e estas fossem espelhos fiis daquelas. Sobre esse aspecto, Forquin afirma que:
[...] existe uma diferena entre aquilo que pretendido e aquilo que ensinado realmente. Pode-se, alm disso, acrescentar que aquilo que realmente aprendido, retido e compreendido pelos alunos no corresponde tampouco quilo que os docentes ensinam ou creem ensinar [1992, p. 32].

No se trata de desconsiderar o chamado currculo oficial ou currculo escrito, como se fosse obra absolutamente exterior ao ambiente escolar. Se o fizssemos, incidiramos no erro de conceber a escola como mera transmissora de saberes que lhe so exteriores. Goodson aponta a importncia desse currculo pr-ativo, argumentando que ele uma decorrncia de conflitos e discusses anteriores, o ponto culminante de um processo intenso. Lana-se, dessa forma, um novo olhar sobre as chamadas propostas oficiais, apontando para a construo de sua historicidade, caso contrrio estaramos aceitando como tradicionais e predeterminadas verses de currculo que, analisadas mais detidamente, podem considerar-se como a culminao de um conflito largo e contnuo3 (1991, p. 13). Pensar as propostas curriculares escritas sem desprezar seu processo de construo e historicidade significa estudar os conflitos de formao em seus diferentes interesses e variveis professores, direo, alunos, Estado, interesses corporativos. O prprio Goodson afirma que:
[...] se os tericos do currculo, os historiadores e os socilogos da educao ignoram substancialmente a histria e a construo social do currculo, resulta mais facilmente a mistificao e a reproduo da forma e contedo do currculo tradicional [idem, p. 16].

3. Traduo livre, bem como as demais citaes de original em espanhol.


Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010 145

Ensino de histria e cultura escolar

Em nosso entendimento, a recuperao dessa historicidade no pode limitar-se a anlise do currculo formal ou oficial, necessitando, tambm, da averiguao e estudo das prticas escolares, a cultura escolar, constituda, segundo Viao Frago, por um...
[...] conjunto de teorias, ideias, princpios, normas, pautas, rituais, inrcias, hbitos e prticas (formas de fazer e pensar, mentalidades e comportamentos) sedimentados ao longo do tempo em forma de tradies, regularidades e regras de jogo no interditas e compartilhadas por seus atores, no seio das instituies educativas [2006, p. 73].

... que, no entanto, como aponta enfaticamente o prprio autor, tem contado com a [...] cegueira dos historiadores frente a realidade cotidiana das instituies docentes e prticas educativas na aula (idem, p. 86) Criticando a postura de desconsiderao destas prticas, Nvoa, afirma que:
[...] chegou o tempo de olhar com mais ateno para a internalidade do trabalho escolar, nomeadamente nos momentos de conflito e ruptura. O funcionamento interno das escolas, o desenvolvimento do currculo, a construo do conhecimento escolar, a organizao do quotidiano escolar, as vidas e as experincias dos alunos e professores, eis instrumentos tericos e metodolgicos [mimeografado, p. 5]

A discusso das questes anteriormente assinaladas necessita, portanto, considerarmos a existncia de uma cultura escolar, o que implica pensar a escola no como corpo passivo e vazio espera das aes e determinaes exteriores, mas como produtora de uma cultura que interage e conflita com as culturas externas. O prprio Nvoa bastante esclarecedor sobre essa perspectiva de cultura escolar:
Historicamente, a escola foi vista como um lugar de cultura: primeiro numa acepo idealizada de aquisio dos conhecimentos e das normas universais, mais tarde numa perspectiva crtica de inculcao ideolgica
146 Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

e de reproduo social. Num e noutro caso ignorou-se o trabalho interno de produo de uma cultura escolar4, em relao com o conjunto das culturas em conflito numa dada sociedade, mas com especificidades prprias que no podem ser olhadas apenas pelo prisma das sobredeterminaes do mundo exterior. [...] Esta linha de trabalho pode conduzir a uma reformulao do conceito de cultura escolar e a uma anlise das questes educativas a partir no s das determinaes externas, mas tambm das conflitualidades internas, abrindo novas vias para compreender que as intenes, as realidades e os resultados no formam um todo historicamente coerente [idem, p. 15-16].

Nessa perspectiva, procuramos aprofundar o entendimento sobre o ensino de histria durante o regime militar no Brasil, a partir de uma viso que privilegiasse as prticas escolares, dirimindo vises que apresentam escolas indefesas ou heroicos professores reagindo bravamente s mudanas implementadas pelo Estado militarizado e avassalador da criatividade. Essas posies acabam por falsear a realidade, pois consideramos que, se por um lado a criatividade e a criticidade no foram aniquiladas, de outro alguns professores no s aceitaram as mudanas como foram entusiastas do regime autoritrio que se instalava. Partimos, assim, do pressuposto que as anlises que se limitam a problemticas externas sala de aula tendem a empobrecer o conhecimento histrico sobre o papel da escola desconsiderando conflitos inerentes s prticas da disciplina escolar. 3. A cultura escolar, segundo Viao Frago, ainda aparece como uma caixa-preta cujo conhecimento apresenta srios problemas tericos, metodolgicos e de fontes (2006, p. 86), embora constate aumento do nmero de estudos. sobre esses dois ltimos aspectos que nos deteremos neste artigo, pois, se as possibilidades de pesquisa5 so vrias, as limitaes so equivalentes, dadas a pouca documentao disponvel nas

4. Grifo do original. 5. Entre os elementos mais visveis da cultura escolar a serem pesquisados, apontados por Viao Frago, esto: os atores, representaes mentais, discursos, aspectos organizativos-institucionais e cultura material (2006, p. 59-60).
Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010 147

Ensino de histria e cultura escolar

instituies escolares e as dificuldades para localiz-la. Como lembra Vidal, chamando a ateno para a escassez de fontes e o descuido com a memria documental das escolas, a preservao de fontes como exerccios, cadernos, provas, dirios e cartazes ampliaria as possibilidades de investigao (2005, p. 64). Quando da realizao de nossa pesquisa acerca do ensino de histria, deparamo-nos com esse fato, pois praxe nas escolas da rede pblica e privada de ensino, salvo raras excees, o descarte de qualquer documentao considerada velha. Numa das escolas da rede estadual de So Paulo que pesquisamos, a documentao antiga arquivada numa sala que recebe o sugestivo nome de poo e, segundo informaes da secretaria dessa unidade escolar, as escolas so obrigadas a guardar apenas documentos de at cinco anos precedentes, com exceo dos referentes vida escolar do aluno e funcional dos professores. Apesar da precariedade dos arquivos escolares, localizamos e utilizamos, quando de nossa pesquisa, registros manuscritos internos de escolas: livro de atas de reunies pedaggicas, livros de registros de comemoraes cvicas, livro de termos de visitas (superviso), livros de ponto, livros de ocorrncias de alunos, livro de comunicados e dirios de classe, documentos que forneceram importantes dados acerca da temtica proposta coadunando-se a outro material que se apresentou como especialmente rico em informaes e inusitado pelo seu ineditismo como fonte documental. Refiro-me aos relatrios de estgios6 dos alunos de prtica de ensino de histria da Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (Feusp) supervisionados pela professora Elza Nadai, do perodo de 1972, quando passou a lecionar nessa faculdade, at 1979. 4. No escopo desse artigo, consideramos importante tecer algumas consideraes acerca das limitaes e solues metodolgicas envolvidas na utilizao das referidas fontes registros escolares manuscritos e os

6. Para a referida pesquisa, tambm utilizamos relatos orais de professores de histria que atuaram no perodo militar, livros didticos de histria e educao moral e cvica, bem como documentao legal ou oficial, que no sero discutidos no mbito desse artigo.
148 Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

relatrios de estgio de prtica de ensino de histria dado o fato de serem pouco ou nada utilizadas devido sua escassez e por carregarem a marca do meramente burocrtico, supostamente pouco contribuindo para ampliar o conhecimento da cultura escolar. Com relao aos registros escolares manuscritos, a maior limitao foi decorrente da, j mencionada, no preservao desses documentos ou de sua existncia de forma esparsa, devido, principalmente, incinerao peridica de documentos, prtica rotineira nas escolas. Em geral, os que so localizados esto em pssimo estado de conservao. Dessa forma, trata-se de documentao no serial, apresentando-se com diversas lacunas. Essa documentao foi pesquisada nas escolas pblicas estaduais Professor Joo Solimeo e Professor Jcomo Stvale, localizadas nos bairros Brasilndia e Freguesia do , respectivamente. A escola Professor Joo Solimeo foi inaugurada h aproximadamente quarenta anos e sempre atendeu a uma populao formada basicamente por filhos de trabalhadores do prprio bairro, da regio perifrica da cidade. A escola Professor Jcomo Stvale, cinquenta anos de existncia, atendia principalmente a uma populao de classe mdia, mdia baixa, do bairro e arredores, sendo considerada durante muitos anos uma escola modelo da regio, contando com boa infraestrutura, como quadras, estdio, laboratrios de fsica e qumica, sala ambiente para artes e biblioteca. Essas escolas foram selecionadas por serem referncias de boa escola em seus respectivos bairros at os dias de hoje e por nela terem lecionado dois dos professores entrevistados, alm de tambm serem citadas em alguns relatrios de estgio. Deve ser lembrado, ainda, que nessas escolas foi franqueado, pela direo, o livre acesso a toda documentao existente, facilitando a pesquisa e, de certa forma, definindo a escolha. Nessas escolas foram localizados e analisados os seguintes documentos7:

7. Os referidos documentos encontram-se arquivados nas respectivas escolas.


Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010 149

Ensino de histria e cultura escolar

EEPSG Professor Joo Solimeo a. Livro de atas de datas cvicas (1963/1964) b. Livro de termos de visitas de supervisores (1972 a 1975) c. Livros de atas de reunies pedaggicas (1963 a 1968 e 1970 a 1973) EEPSG Professor Jcomo Stvale a. Livro de atas de reunio de rea (1969) b. Livro de atas de reunies do centro cvico (1971) c. Livro de escala de hasteamento e arreamento da bandeira nacional (1971 1976) d. Pasta (sem denominao especfica) contendo relatrios de atuao da direo (1970) e. Pasta de ofcios emitidos pela escola (1964 a 1975) f. Livro de ocorrncias disciplinares (1972) g. Livro de atas de reunies de professores (1958 a 1959, 1972 e 1976 a 1978) h. Livro de termos de visitas da Inspetoria de Ensino (1974 1977) i. Livro de atas de reunies pedaggicas (1974) j. Livro de reunies administrativas (1979)

Alm da descontinuidade da documentao, preciso considerar que so registros de carter burocrtico, sendo assim tratados pela equipe escolar, dada sua funo essencialmente administrativa dentro da estrutura do ensino. Temos, ento, que um livro de atas de uma reunio pedaggica muito raramente traz as discusses travadas entre os professores e a direo, limitando-se a registrar apenas o relato final sugerindo um aparente consenso; ou ainda, um dirio de classe que foi preenchido para cumprir uma formalidade, muitas vezes no corresponde ao que de fato foi trabalhado em sala de aula. Devemos considerar assim que a voz predominante nas atas e livros de registros a da direo do estabelecimento, e, em alguns casos devido s circunstncias, aparece em perfeita sintonia com a hierarquia da estrutura institucional e com o poder estabelecido.

150

Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

A voz dos professores, na maioria das vezes, aparece como submissa e concordante com aquilo que a direo ordena. Dessa forma, o que observamos so grandes silncios, indeterminao dos sujeitos dos discursos ou vozes em aparente unanimidade, como nos exemplos: Por sugesto de alguns professores ficou decidido..., Na opinio da maioria dos professores..., Por sugesto unnime dos presentes..., Foi feita meno.... Assim, esse tipo de documentao que supostamente poderia conter informaes mais precisas sobre o cotidiano das escolas, acaba por representar quase que exclusivamente os setores de maior poder na hierarquia escolar. No entanto, uma leitura mais acurada deixa entrever algumas contradies, quer em relao ao corpo docente, quer em relao estrutura hierrquica. No dia 6 de abril de 1964, por exemplo, no Colgio Estadual de Vila Brasilndia, mais tarde EEPSG Prof. Joo Solimeo, o diretor do estabelecimento, poca o prprio professor Solimeo, sugeriu em reunio pedaggica que se lavrasse em ata um...
[...] voto de louvor ao Exmo. Senhor Governador Ademar Pereira de Barros, pela sua atuao no movimento revolucionrio, que teve lugar em nossa terra... quando, graas clarividncia de autnticos brasileiros e a justa revolta do nosso ordeiro e sofrido povo, culminou com a vitria de todos aqueles que jamais querem ver varrida da nossa prpria casa a Liberdade. Liberdade de educar, criar a prpria famlia e pensar8, e no ter que ser transformado num simples e vil instrumento mecnico nas mos de uns poucos manipuladores mmias humanas [Ata R.Pe9., Prof.J.Solimeo, 6/4/1964].

Tambm no Colgio Estadual e Normal Escola Professor Jcomo Stvale em 1969, a diretora solicitou [...] a obstruo de opinies pessoais sobre poltica, religio, ou raa, alertando que O J.S. sempre foi

8. Os referidos documentos encontram-se arquivados nas respectivas escolas. 9. Adotei como critrio de referncia aos documentos das escolas, a abreviatura: Ata R.Pe. para ata de reunio pedaggica, Ata R.Ar. para ata de reunio de rea, Pasta Of. para pasta de ofcios, Livro R.Adm. para ata de reunies administrativas etc.
Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010 151

Ensino de histria e cultura escolar

foco de ateno da Inspetoria (Ata R.Ar., Prof.J.Stvale, 12/3/1969). No mesmo colgio, em 1970, a ento diretora do Curso Primrio Anexo, Maria Aparecida Rossi, respondendo ao Comunicado 1/70 (D.O. 31/2/1970) afirmou que [...] no existe servidores, sob a minha subordinao, que tenham sofrido suspenso dos direitos polticos ou cassao de mandato eletivo Federal, Estadual ou Municipal (Pasta Of., Prof.J.Stvale, Ofcio 2/70 de 3/2/1970) J em 1975, o ento diretor desse colgio, que comparecera em reunio no 5 Departamento de Ensino Secundrio e Normal (Desn) com outros diretores e o delegado de ensino, relatou que este ltimo determinou o cumprimento de vrias normas a serem seguidas, entre elas a de...
3) Dissolverem-se grupos que dentro da Unidade Escolar no comunguem com as mesmas ideias; 4) A no permisso de abaixo-assinados, sejam de que espcie forem, sendo que a hierarquia dever se rigorosamente respeitada [Ata R.Pe., Prof.J.Stvale, 15/8/1975].

Ainda na escola Prof. Joo Solimeo, em 1972, [...] a supervisora lembra a cobrana da direo junto aos professores dos documentos: Atestado Ideolgico (Departamento de Ordem Poltica e Social Dops), Folha de Antecedentes Criminais e Folha Corrida (Justia) (Livro T.V.Sup., Prof.J.Solimeo, 17/4/1972). Ao lado das expresses Dops e Justia, algum, provavelmente da direo por ter acesso ao livro, grafou a lpis, como que para no se esquecer ou para se certificar dos locais onde providenciar a documentao exigida por ordem superior e lembrada pela supervisora. O estabelecimento dessas normas e a exigncia de seu cumprimento pelos diretores indicam como se estruturava o poder para regular os diversos procedimentos da vida escolar, particularmente no que se refere s manifestaes de opinio sobre a vida poltica do pas, com o objetivo evidente de cercear qualquer tipo de postura e possveis aes contrrias ao regime. Nosso trabalho consistiu em identificar os sujeitos (indivduo ou grupo) das diversas vozes presentes nos documentos, suas manifes152 Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

taes, silncios e, na medida do possvel, em que circunstncias foram produzidos e por que foram assim registrados. Tal postura nos revelou, por exemplo, que a unanimidade era apenas aparente, sendo possvel observar situaes de discordncia e conflito, como quando das comemoraes da Semana da Ptria de 1971, em que o ento diretor do colgio Professor Jcomo Stvale, professor Jos Mrio Pires Azanha, lembrou que as festividades [...] no podero fugir ao esquema proposto pela legislao em vigor [...] e que o Centro Cvico Escolar foi [...] criado por uma imposio legal. Tais colocaes deixam entrever no uma vontade do diretor, mas uma certa impossibilidade de se discordar da imposio legal vigente sem, contudo, deixar subentendido que est obedecendo a uma determinao exterior escola. Percebemos ainda, que os silncios nem sempre se apresentaram como fruto de uma imposio da hierarquia ou do regime ditatorial, mas como uma postura voluntria, seja por concordncia com as determinaes das estruturas vigentes, seja por comodismo ou aparente alienao. Tal situao identificvel, por exemplo, na irnica situao que precedeu a comemorao, em 1964, da proclamao da Repblica no colgio Professor Joo Solimeo. O 15 de novembro cairia num domingo, e o professor de educao artstica apoiado pelos demais colegas, solicitou direo que transferisse a comemorao, alegando que [...] quanto ao patriotismo, era muito relativo, porque h muitas formas, talvez mais sinceras e eficientes, para demonstrar o verdadeiro sentimento cvico e patritico, com o que aquiesceu o diretor, desde que no houvesse uma obrigatoriedade legal de realizao da cerimnia na data correta. Dessa forma, procuramos identificar os diversos conflitos e divergncias internos s escolas, presentes nessa documentao ainda que registrados de forma furtiva, para o necessrio cotejamento com as demais fontes de pesquisa. No que se refere s questes pedaggicas, propriamente ditas, e ao ensino de histria, mais especificamente, essas fontes tambm so bastante reveladoras das questes relativas organizao curricular, tendo em vista os ndices de reprovao. Na escola Professor Joo Solimeo, localizada em um bairro perifrico, como j foi dito, cuja populao
Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010 153

Ensino de histria e cultura escolar

era formada em sua maioria por trabalhadores, foi decidido quanto avaliao que [...] devido ao meio, deve-se fazer o maior possvel de variveis... no comparando com o aluno padro. Tal medida no representaria, no entender da direo, um problema para a [...] formao do aluno, que de acordo com o nvel do bairro, no ser a intelectualizao, mas sim dirigida para o trabalho (Ata R.Pe., Prof.J.Solimeo, 2/3/1970). Percebe-se que o professores eram chamados a colaborar com uma poltica educacional que visava escolarizar os alunos trabalhadores sem, contudo, capacit-lo para outras formas de atuao, fossem elas sociais, culturais ou polticas. Em plena consonncia com o regime, o diretor dessa escola sintetizou em uma reunio pedaggica o pensamento educacional em voga no momento:
A poltica do governo federal o ensino prtico. Dar-se- a prtica e depois a anlise do resultado. Transformar o Brasil em um pas de tcnicos [...]. Como nosso bairro essencialmente proletrio devemos adotar o ensino prtico [Ata R.Pe., Prof.J.Solimeo, 10/8/1970].

Com relao ao ensino de histria, raras so as referncias. Nas atas consultadas, entre 1966 e 1978, aparecem apenas trs referncias. Numa delas sugere-se a criao de um painel com um mapa-mndi para salientar os fatos que acontecem no mundo (Ata R.Pr., Prof.J.Stvale, 20/3/1966). Noutra, o professor de histria sugere que a disciplina deveria [...] contribuir para a formao do adolescente, atravs de atitudes de comportamento Ensinar a estudar despertar gosto pelo estudo, leitura e pesquisa (Ata R.Ar., Prof.J.Stvale, 23/8/1971). Apenas em 1978, aparece alguma reflexo sobre o assunto:
[...] aps troca de ideias, os professores consideraram que dificilmente se poderia desenvolver um curso razovel, a nvel de contedo e aprendizagem, propondo-se como programa toda a Histria Geral. [...] Os objetivos do curso de Histria no devero ter carter essencialmente quantitativo, em termos de contedo, procurou-se, assim, selecionar contedos significativos que permitissem uma compreenso do processo histrico [Ata R.Pr., Prof.J.Stvale, 23/2/1978].
154 Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

Quase um ano depois, em 1979, numa reunio da rea de humanas histria, geografia, estudos sociais, EMC e OSPB do mesmo colgio, o ensino de histria aparece com maior destaque. como se os participantes houvessem descoberto alguma importncia inaudita nessa disciplina:
10

Inicialmente os professores se colocaram quanto ao contedo com que trabalham e as dificuldades que encontram. Trocaram ideias sobre a natureza de suas disciplinas, ...o material utilizado, a reao dos alunos. [...] Por este caminho [a utilizao de textos] mostrar classe e tornar o assunto mais interessante. [...] Diante de um impasse preciso parar e mudar. Os assuntos que [dois professores] escolheram, cortou a sequncia da Histria [a dos programas e livros didticos], para atender ao interesse dos alunos o que importa que o aluno aprenda. Lembrou ento que o aluno cansado, que j trabalhou o dia inteiro, no tem condies de se interessar por um assunto desligado e longe de suas percepes. [...] Sempre relacionando os assuntos com os problemas do Brasil atual. [...] O importante no bem o contedo que se trabalha, mas as relaes que se estabelece, a fundamentao das ideias, a troca de ideias entre os alunos. [...] preciso no levar o assunto pronto aos alunos [Livro R.Ad., Prof.J.Stvale, 18/9/1979].

Chama a ateno a preocupao com a disciplina histria, evidenciando certo descontentamento com o trabalho que vinha sendo desenvolvido e ao mesmo tempo uma disposio dos professores, ou ao menos de parte deles, de implementar mudanas. Passaram a se discutir o tipo de contedo dado, a importncia da qualidade em detrimento da quantidade, as dificuldades do processo de ensino, a preocupao com o aluno como participante desse processo, a distncia entre os contedos e a realidade, em especial dos alunos trabalhadores, que geralmente frequentavam o perodo noturno e apresentavam maiores dificuldades, para as quais o professor no tinha formao especfica. Propunha-se, ento, um ensino voltado para esta realidade, mais prximo do aluno,
10. Denominao dada pela prpria escola.
Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010 155

Ensino de histria e cultura escolar

que pudesse ser mais interessante, atravs do qual se estabelecesse uma relao entre passado e presente. verdade que propostas no necessariamente significariam mudanas efetivas na prtica. Muitas propostas no foram levadas a cabo e muitas vezes ficaram no territrio da retrica, como verificamos no cruzamento com outras fontes. No era incomum criticar o ensino distante do aluno e na prtica continuar trabalhando com os mesmos contedos e da mesma forma. Outras vezes trabalhava-se com os mesmos contedos travestidos em tcnicas e mtodos inovadores. De qualquer forma, deve ser destacado o momento, final da dcada de 1970, em que o ensino de histria passou a ser objeto de reflexo dos prprios professores, como um despertar dos professores sobre o carter e o significado dessa disciplina. 5. Junto a Faculdade de Educao da USP foram pesquisados, aproximadamente, quarenta avaliaes do curso (1977) e quatrocentos relatrios de estgio (entre 1972 e 1979)11 de prtica de ensino de histria sob a responsabilidade da professora Elza Nadai, realizados em escolas pblicas (estaduais e municipais) e particulares. Desse montante foram efetivamente utilizados quarenta relatrios e dez avaliaes de curso referentes a 38 escolas pblicas estaduais da regio metropolitana de So Paulo12, de cursos de 1 e 2 graus (atuais ensino fundamental e mdio),
11. Os relatrios de estgio dos alunos da prof. Elza Nadai, de 1972 at 1994 (quando veio a falecer), encontram-se no Laboratrio de Cincias Humanas da Feusp, onde foram arquivados aps leitura, seleo e organizao realizada para minha dissertao de mestrado. 12. Para a pesquisa foram utilizados documentos e informaes constantes nos relat rios dos estagirios sobre as seguintes escolas da grande So Paulo: CE Taboo daSerra, CE de Quitana, CE Prof. Francisco da Costa Guedes, CE Domingos Faustino Sarmiento, CE Mlle. Perillier, CE e Normal Antonio Raposo Tavares, CE Jos Maria Reis, CE Prof. Antnio Alves Cruz, CE Prof. Gabriel Ortiz, CE Pe. Manuel de Paiva, CE do Tucuruvi, Colgio Pedro II, GE Jardim Bonfiglioli, GE de Vila Marieta, GE Izar Leiner, Grupo Escolar e GE Dr. Edmundo de Carvalho, Instituto de Educao Estadual Virglia Rodrigues de C. Pinto, GESC Quintino Bocaiva, Instituto Estadual de Educao Prof. Alberto Levy, IIE Antnio Firmino de Proena, Unidade Integrada de 1 Grau Alberto Kenworthy, EEPSG Jos Oscar de Abreu Sampaio, EEPSG Senador Felinto Miller, EEPG Napoleo de Carvalho
156 Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

sries e turnos diferentes, j que muitos alunos do curso de licenciatura faziam estgio com mais de um professor ou em diferentes sries. Essa documentao caracteriza-se por apresentar relatrios com grande semelhana, constando dados muito parecidos tratados de maneira muito formal, provavelmente em decorrncia de apresentarem certa padronizao de registro exigida pela professora do curso. Alm disso, alguns alunos acabavam fazendo registros pouco consistentes ou rigorosos, provavelmente pela pouca experincia de alguns, obrigatoriedade de se seguir certo padro ou, simplesmente, falta de empenho daqueles que viam os estgios apenas como exigncia burocrtica do curso em vez de uma oportunidade objetiva de observao, crtica e aprendizado. Tal circunstncia demandou um trabalho de verdadeira garimpagem daquilo que de fato fosse relevante para a pesquisa. Devemos considerar, ainda, que, embora sejam um tanto quanto formais em sua apresentao e tipo de registro e at certo ponto padronizados em seu formato o que poderia limitar a fidedignidade das observaes em sala de aula , estes relatos trazem contribuies significativas sobre a prtica dos professores pelos depoimentos que eles registram sobre os vrios aspectos da vida escolar: alunos, direo, livro didtico, processo educativo, dinmicas de funcionamento, rotina, procedimentos. Tambm h depoimentos de alunos e da direo, inclusive sobre a estrutura hierrquica a que estavam todos submetidos na escola. Aparecem implcitas as posies do Estado, da professora de prtica de ensino da Feusp e a do prprio aluno estagirio, que variava entre uma atitude mais complacente com aquilo que observava e outra bastante crtica. Nesses relatrios tambm esto presentes as observaes dos diversos grupos colhidas ao longo do estgio. Alguns dados surgem de maneira informal, como o de um bate-papo com alunos da escola onde

Freire, EEPSG Lus Elias Atti, EEPSG Plnio Barreto, EEPG Marechal Floriano, EEPG Lasar Segall, EEPG Braslio Machado, EEPG Almirante Barroso, EEPSG Major Ercy, EEPG Erasmo Braga, EESG Ministro Costa Manso, EEPSG Cel. Bonifcio de Carvalho, EEPSG Maria Jos, EEPSG Afrnio Peixoto, EEPSG Prof. Jcomo Stvale e EEPSG Prof. Joo Solimeo.
Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010 157

Ensino de histria e cultura escolar

foi realizado o estgio, outros de maneira mais formal, atravs de uma entrevista com perguntas definidas, geralmente as que eram feitas com alguns diretores. Tambm verificamos registros que, embora relatados na primeira pessoa, apresentam o pensamento do diretor ou do professor. s vezes as observaes se misturam ou aparecem como um discurso claramente inventado, criado por aquele aluno que sequer fez estgio e, como forma de cumprir uma formalidade, redigiu uma suposta observao, esvaziando-se de sentido para nossa pesquisa. No entanto, esse vazio muitas vezes superado pela riqueza de detalhes que alguns alunos imprimem em seus relatrios, chegando a anexar modelos de avaliao e exerccios, planejamentos, entrevistas. Os estagirios so observadores que estabelecem relaes ambguas com os professores. H, por exemplo, mudanas nas atitudes dos professores quando da presena do estagirio na classe. Entretanto o estagirio parece ter mais proximidade com os alunos, que o consideram, muitas vezes, como um cmplice, pois sabem que ele acaba sendo um avaliador do professor. Tais caractersticas imprimem aos relatrios uma qualidade especial como documento de pesquisa. Diferentemente das demais fontes utilizadas, essa apresenta uma informalidade advinda de um olhar mais despretensioso do observador, contando com relativa neutralidade em relao ao objeto observado e, at mesmo, certa objetividade pelo cumprimento de uma tarefa obrigatria para o curso de licenciatura. Com relao ao momento poltico do pas, notria a ausncia de informaes. Apenas dois alunos estagirios, entre 1972 e 1979, fizeram, de forma muito velada, alguma referncia. Um dos alunos afirmou que determinado professor com quem estagiou lecionava de forma ruim talvez para no arrumar complicao, por no ser conveniente, pelo perigo da abordagem de conceitos ou situaes comprometedoras (Relatrio P.E.H.13, 1977). Outro, que no se identificou, numa avaliao de curso em 1977 opinou:

13. Adotei como critrio de referncia aos relatrios de estgio, a abreviatura relatrio ou avaliao P.E.H., referindo-me disciplina prtica de ensino de histria.
158 Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

O ensino brasileiro est imbudo de um grande autoritarismo. Autoritarismo talvez reflexo da situao em que se vive. Sentimos este autoritarismo em todos os cantos. [...] Na maioria das vezes existe uma reproduo disto em sala de aula. Este autoritarismo paternalista retira do indivduo a sua capacidade de ir criando a sua prpria responsabilidade. [...] O meu espanto foi grande quando percebi que tambm aqui [Feusp] o rano do autoritarismo estava presente [Avaliao P.E.H., 1977].

Os relatrios eram padronizados, havia uma guia para observao do estgio que vinha acompanhada (em 1972 e 1973) de uma entrevista a ser feita com o diretor do estabelecimento sobre a lei 5.692/71. Nas palavras de uma estagiria, o diretor da escola Taboo da Serra [...] foi bastante evasivo, apontando o fato de que sua implementao no seria imediata, dadas faltas de condies materiais e humanas nas escolas, a emergncia do fato e a falta de regulamentao complementar (Relatrio P.E.H., 1972). J para o diretor da escola Professor Francisco da Costa Guedes, com a nova LDB, [...] a rea de cincias humanas est iniciando uma pesquisa por intermdio de uma ficha socioeconmicosocial, para fazer o levantamento da clientela (Relatrio P.E.H., 1972). Podemos perceber que pouco ou nada de substancial era pronunciado sobre as mudanas em curso na poltica e na educao. Os estagirios, no entanto, demonstrando especial sensibilidade, captavam o clima de autoritarismo existente nas escolas e internaliza do por funcionrios, particularmente os da direo. Sobre a escola Pe. Manoel de Paiva foi relatado:
O ambiente tenso, a fiscalizao excessiva, os alunos tratados rispidamente pelos funcionrios, do servente diretora. Por qualquer motivo impede-se algum de assistir aula e at mesmo de entrar na escola. [...] Por outro lado, uma certa desorganizao possibilitava atitudes isoladas como a da servente que se negava obstinadamente a abrir a sala de aula para a 8srie [Relatrio P.E.H., 1976].

Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

159

Ensino de histria e cultura escolar

Nota ainda que este autoritarismo acabava por interferir nas atividades pedaggicas, j que naquela escola [...] no se faz debate em semicrculo e proibido tirar as carteiras do lugar. E mesmo numa escola definida pelo estagirio como amistosa, prestativa e disponvel, como a Plnio Barreto, os funcionrios [...] mostraram-se reticentes no tocante a especificaes tcnicas e a detalhes sobre a obra educativa que empreendem. Parecem um tanto evasivos em exibir planos de trabalho e material escrito (Relatrio P.E.H., 1976). No tocante ao ensino de histria, propriamente dito, os relat riostrazem uma riqueza maior de informaes, ampliando a viso sobre acultura escolar. Em relatrio de estgio feito na escola Senador Felinto Mller, uma aluna estagiria observou o problema da formao do professor14 como elemento relevante, embora no determinante, para as questes das prticas de ensino. No seu entender este...
[...] particular, por si s, no seria suficiente para explicar as suas carncias didticas, a inexistncia de qualquer planejamento, a indefinio quanto aos objetivos a alcanar, a no utilizao de nenhum dos poucos recursos didticos existentes na escola, enfim a sua completa desatualizao e despreparo e, pode-se dizer, at mesmo o seu completo desconhecimento e desinteresse da rea e afins [Relatrio P.E.H., 1975].

Tambm nos relatrios observam-se registros referentes s prticas docentes, contedos e mtodos adotados. Na escola Maria Jos, o estagirio registrou: Embora a professora faa constar estudo dirigido em seu planejamento, ao ser inquirida sobre essa metodologia, afirmou: Nem sei o que (Relatrio P.E.H., 1977). Os relatrios de estgio explicitam alguns momentos de crise. Uma estagiria da escola Professor Jcomo Stvale, em 1979, relata:

14. Com a ausncia de concurso pblico para efetivao docente durante 1971-78, a ampliao da rede fez-se utilizando docentes em situao de contratos precrios, os ACTs (admitido em carter temporrio). Alm disso, muitos professores no possuam habilitao especfica em histria.
160 Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

Em conversa com o professor (de histria) pude observar toda uma desiluso a respeito do ensino. Leciona desde a dcada de 40, acredita firmemente que ser professor virtude inata, no se aprende atravs de tcnicas. Disse-me que j utilizou vrios mtodos para lecionar e atualmente utiliza aquele que a classe merece, isto , aulas expositivas, pois no tm [os alunos] nvel para outra coisa [Relatrio P.E.H., 1979].

A professora de histria da EEPSG Major Arcy mostrava-se indignada em 1977, aps 25 anos de magistrio, quando disse para a aluna estagiria, que...
[...] tinha 6 alunos sem qualquer possibilidade de passar em histria e foram por ela reprovados; foi feito, ento, um Conselho de Classe e constatou-se que os mesmos eram bons em portugus e matemtica e chegou-se a concluso que no deveriam ser reprovados por causa da matria histria. Diante disso, a professora tomou a deciso de ter como princpio o seguinte: todo aluno tem conceito C como avaliao mnima, ou seja, todos os alunos no comeo do ano j passaram, a no ser que ocorram excees como um aluno que nunca assista s aulas, no faa as provas, no tenha livro, nem caderno [Relatrio P.E.H., 1977].

Alguns professores de histria no aceitavam a ideia de outro professor cursar trs anos de faculdade e entrar na seara alheia, como era o caso dos professores de estudos sociais que podiam lecionar histria e geografia aps cursar licenciatura curta. A professora de histria, formada pela PUC de Campinas, da Escola Lus Elias Atti, um exemplo deste pensamento. Segundo a estagiria da Feusp, que frequentou suas aulas, ela estava...
[...] pondo em dvida a finalidade do ensino de histria, ou a ampliao de conhecimento da histria. Um dos principais motivos apresentados a esse pessimismo se coloca no nvel do curso de estudos sociais e da fcil penetrao destes elementos que concluram o curso, na rea de trabalho de historiador e do gegrafo. [...] A professora acredita que o professor de histria ser visto
Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010 161

Ensino de histria e cultura escolar

num futuro bem prximo como uma figura literria que se expressa naquilo que o mundo julga ter todo o saber e que s isto basta para que na sociedade se reconhea seu valor [Relatrio P.E.H., 1975].

Essa desiluso em relao ao ensino de histria acabava por atingir at os estagirios, como se constata em uma avaliao do curso de prtica de ensino de histria, em 1977, na qual uma aluna registrou que o [...] estgio que deveria complementar a formao terica foi drstico, devido realidade existente de maneira geral nas escolas de 1 e 2 graus: pssimos professores, material didtico muito pobre e outros problemas... (Avaliao, P.E.H., 1977). O estupor aumenta diante das agudas observaes feitas pelos professores. Afirma a estagiria que na escola Felinto Mller, em 1975:
O professor no me permitiu verificar o seu plano de aula, j que ele no o faz. Como me afirmou, o tempo que ele leciona, j o permite dar aulas sem nenhuma preparao, porque ele domina a matria, ou seja, o contedo e as estratgias utilizadas so sempre as mesmas. E mesmo porque, o nmero de aulas que d, o deixa sem condies de estudar ou fazer qualquer planejamento. Outro problema o nvel social e intelectual [dos alunos] que muito baixo, e que de certa forma no exige muito dele como professor [Relatrio R.P.H., 1975].

Alguns estagirios procuraram registrar tambm as impresses dos alunos. Em 1975, uma aluna da 8 srie da escola Felinto Mller, afirmou que:
[...] o professor muito bacana, mas nas aulas dele ningum entende; ele corre, enrola, fala de Deus, escreve na lousa; assim ele est falando de Egito, ele escreve Egito na lousa e comea a falar, fala de tudo sobre o Egito. A gente anota, mas na prova a gente no entende nada do que ele pergunta. [...] Ele diz que se der uma prova a gente vai colar mesmo, ento j consulta direto [...] Eu no entendi nada do curso de histria at agora [Relatrio P.E.H., 1975].

162

Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

Na mesma escola, observa a estagiria que...


[...] falando com eles [os alunos] muitos se mostraram desinteressados pela histria. S o fazem porque so obrigados. Em geral o conceito que tem de histria um amontoado de datas e nomes que em geral no lhes significa nada. Para que servem, e o que vo fazer com isso? Nada. Alm do que matria decorativa. Preferem a matemtica, por exemplo, que pelo menos desenvolve o raciocnio [Relatrio P.E.H., 1975].

Outra estagiria, dois anos antes, no Instituto Estadual de Educao Prof. Alberto Levy, afirmou que...
[...] as problemticas centrais da professora estariam na m utilizao dos mtodos didticos, a falta de interesse maior em motivar os alunos e a no renovao constante de seus conceitos sobre o ensino de histria. A indisciplina das classes seria um evidente sintoma de sua prpria acomodao, apatia, vantagens e privilgios adquiridos pelos anos de magistrio. Todos esses sintomas foram captados pelos alunos, que a criticavam muito por isso [Relatrio P.E.H., 1973].

Em meio a professores de histria descontentes com o trabalho, tipo de ensino, condies gerais da educao escolar, os alunos percebiam ou somente sentiam a debilidade do ensino e respondiam com indisciplina, apatia, descaso ou indiferena. Essa situao de conflito acabava por repercutir no prprio nvel da aula e demais instncias da educao, pois envolvia, alm do professor e aluno, os pais, a direo, superviso, criando de um lado uma situao propcia para crticas de convices e crenas e, por outro, um campo frtil para mudanas e reformulao de conceitos, mtodos e, evidentemente, prticas. Alguns relatrios registraram momentos dessa busca, na execuo de novas propostas, como na escola Plnio Barreto:
Segundo o professor contatado, ano aps ano vem tentando modificar seu modo de aula. J procurou, por exemplo, pedir aos alunos que apenas acomRevista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010 163

Ensino de histria e cultura escolar

panhassem as explicaes, fazendo uma ou outra anotao, mas os resultados no foram satisfatrios. Em outra oportunidade, optou pela adoo do livro didtico, mas pessoalmente, sentiu-se muito preso a ele e obcecado por vencer o contedo. [...] Atualmente, deixou em aberto o uso do livro didtico. Cada qual utiliza aquele que tem mo. Elaborou esquemas para as aulas, coloca-os na lousa para que os alunos copiem e, a seguir, o professor desenvolve esses esquemas. Segundo ele, os alunos tm obtido melhor aproveitamento, mas reconhece que esta, ainda, no a frmula ideal de ministrar uma boa aula de histria [Relatrio P.E.H., 1976].

Diversas so as crticas, presentes nos relatrios, ao chamado ensino tradicional adotado pela maioria dos professores, conceituado como mal interpretado, desvinculado da realidade, nvel de almanaque em oposio a uma, mal definida, viso mais sria, nova, mais voltada para a realidade do aluno, crtica, despertadora da conscincia crtica, dinmica, interessante e no decorativa. Tambm em relao ao material didtico, particularmente o livro, observa-se a opo por formas alternativas ao tradicionalmente utilizado. Alguns relatrios trazem registrados os diferentes usos dos livros didticos, tanto por professores como por alunos. Alguns utilizavam fotocpia de jornais ou revistas, reproduo de textos de outros livros e autores e at a simples troca por livros de contedos considerados mais crticos, como o Histria da riqueza do homem, Leo Huberman ou So Paulo 1975: crescimento e pobreza, editado pela Cebrap, com base em estudo realizado para a Comisso de Justia e Paz da Arquidiocese de So Paulo, com artigos de, entre outros, Fernando Henrique Cardoso, Jos lvaro Moiss, Lcio Kowarick e Paul Singer. Alguns professores utilizavam outros livros alm do adotado para a classe, implicando, pelo menos, mais de uma viso sobre o contedo proposto, como o caso do professor do G.E. Isar Leiner (Relatrio P.E.H., 1972) que, segundo a estagiria, usava livros de Srgio Buarque de Holanda, Lauro de Oliveira Lima, Caio Prado Jr., colees da editora Abril e livros de metodologia e dinmica de grupo. Nesse caso, o aluno no utilizava livro, mas textos avulsos. Alguns professores adotavam um livro e trabalhavam outros
164 Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

contedos que no os do adotado, como o professor do CE Domingos Faustino Sarmiento (Relatrio P.E.H., 1972) que usava livro de Rubens Borba Morais e durante o curso completava-o com um contedo bastante ecltico, como: mitologia grega, comunicao de massas, cinema e televiso, Thomas Edison e a lmpada, eras geolgicas, animismo, o arquelogo Heinrich Schlieman, imprensa. Alguns professores sequer adotavam livros, como a professora da EEPG Lasar Segall, que no o fazia no curso noturno, alegando que os alunos no teriam tempo para ler, restando-lhe a alternativa de elaborar apostila. Informou a estagiria que a [...] professora tinha o trabalho de pesquisar diversos livros sobre o assunto e inclusive me mostrou alguns, pois na opinio dela, no existem livros didticos bons (Relatrio P.E.H., 1977). Porm, nem todos os professores que no adotavam livros para o aluno, elaboravam apostilas, alguns reproduziam cpias mimeografadas de textos de algum livro didtico, o que tambm acabava por mudar e interferir em diversos aspectos relacionados ao uso do texto, como ilustrao, cor do papel, textura da folha, o manusear, proporcionando, portanto, um entendimento qualitativamente diferente. J alguns professores deixavam em aberto aos alunos que utilizassem o livro didtico que quisessem. Segundo uma estagiria, um professor da EEPSG Plnio Barreto...
[...] optou pelo uso do livro didtico, mas pessoalmente, sentiu-se muito preso a ele e obcecado por vencer o contedo. [...] Atualmente deixou em aberto o uso do livro didtico. Cada qual utiliza aquele que tem mo. Elaborou esquemas para as aulas, coloca-os na lousa para que os alunos copiem e, a seguir, o professor desenvolve esses esquemas [Relatrio P.E.H., 1976].

Tambm o uso de material alternativo ao livro didtico, como gravador, toca-discos, jornais e revistas, ou alguma atividade extraclasse, como passeios, estudos do meio, excurses, teatro, poderia criar uma nova dinmica em sala de aula e um novo enfoque frente aos contedos e ao livro didtico. No Colgio Pedro II (Relatrio P.E.H., 1976), os alunos foram levados para assistir a pea Morte e vida severina de Joo Cabral
Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010 165

Ensino de histria e cultura escolar

de Melo Neto. J a professora do GE Isar Leiner, alm de usar diferentes livros, tambm se valia de gravador e toca-discos. Essas duas posturas alternativas ao trabalho trivial da sala de aula consistiam em possibilitar um novo referencial para os alunos que poderia servir-lhes de suporte para uma perspectiva diferente para as aulas de histria. 6. A questo central proposta pela discusso foi a de investigar se o que era suposto, a concepo historiogrfica que deixa seus vestgios na documentao pesquisada, deitava suas razes nas aes dirias da sala de aula. O que, neste trabalho, correspondeu a uma anlise que buscou identificar a articulao entre as aes implementadas pelo Estado, atravs de seus vrios agentes e estrutura hierrquica; projetos escritos e, eventualmente, desenvolvidos, no interior da escola e a atuao do professor nas prticas dirias em sala de aula, diante das contradies que se apresentavam, no sentido de se aproximar um pouco mais da compreenso do ensino de histria no perodo abordado. Destacamos neste artigo alguns encaminhamentos referentes questo metodolgica, tanto na apresentao de possibilidades de fontes para a pesquisa intentada como na abordagem efetuada, procurando verificar diversos e diferentes discursos e vises dos sujeitos alunos, professores, direo, coordenadores, supervisores, pais, estagirios presentes nos registros escolares manuscritos e relatrios de estgio, inquirindo o que revelam das prticas, possibilitando novos olhares, permitindo apreender novas e singulares dimenses do ensino da disciplina escolar aqui destacada. Assim, se o ensino de histria no perodo militar pautou-se por uma concepo conteudista, somada a uma postura moralista, patritica e laudatria, tambm ensejou prticas criativas e alternativas engenhadas no cotidiano escolar, ante as demandas e insucessos, buscas e frustraes, diante das condies objetivas em que ocorria o processo educativo, como o nvel sociocultural dos alunos, a formao dos professores, a ingerncia poltica, as condies fsicas das escolas, recursos didticos, crise salarial, estrutura hierrquica, aumento do nmero de alunos e da carga horria, revelando aos olhos que captam uma maior complexidade na dinmica da cultura escolar.
166 Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

Antonio Simplcio Neto

Referncias bibliogrficas
Almeida Neto, Antonio S. de. O ensino de histria no perodo militar: prticas e cultura escolar. 1996. 216p. Dissertao (Mestrado em Didtica) Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo (Feusp), So Paulo, 1996. Chervel, Andr. Histria das disciplinas escolares: reflexes sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educao, Porto Alegre, n. 2, 1990. Forquin, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didticos e dinmicas sociais. Teoria & Educao, 1992, n. 5. Goodson, Ivor. La construccin social del curriculum: possibilidades y ambitos de investigacin. Revista de Educacin, Centro de Publicaciones del Ministrio de Educacin y Cincia. Madrid. Espanha, n. 295, 1991. ______.Currculo: teoria e histria. Petroplis, RJ: Vozes, 1995. Nvoa, Antnio. Histria da educao: perspectivas actuais. Mimeografado. Starn, Randolph. Vendo a cultura numa sala para um prncipe renascentista. In: Hunt, Lynn (org.). A nova histria cultural. So Paulo: Martins Fontes, 1992. Vidal, Diana. Culturas escolares: estudos sobre prticas de leitura e escrita na escola pblica primria (Brasil e Frana, final do sculo XIX). Campinas: Autores Associados, 2005. Viao Frago, Antonio. Sistemas educativos, culturas escolares y reformas: continuidades y cmbios. Madrid: Morata, 2006.

Endereo para correspondncia: Antonio Simplcio da Almeida Neto Largo da Matriz Velha, 43, apto 64 Freguesia do So Paulo-SP CEP 02925-060 E-mail: toninhosaneto@uol.com.br Recebido em: 10 jul. 2008 Aprovado em: 20 abr. 2009

Revista Brasileira de Histria da Educao, n 22, p. 141-167, jan./abr. 2010

167

You might also like