You are on page 1of 16

INSTALAAO, CONFIGURAAO MONITORAMENTO COM NAGIOS

Thiago Ferreira Dos Santos Orientao: Prof. Msc. Fernando Prkel Tsukahara

##################################################### Monitoramento 1. 2. Instale Alm o do de Infraestrutura de TI com NAGIOS

NAGIOS para monitoramento de Infra-estrutura de TI; LOCALHOST, voc deve monitor mais 2 servidores:

- Servidor 1: Linux CentOS. Servios a serem monitorados: HTTP, SMTP, POP3, IMAP, FTP, SSH na porta 2222 e Ping (ICMP); - Servidor 2: Microsoft Windows Server (2003 ou 2008) com os seguintes servios: HTTP (IIS), FTP, MySQL e Ping (ICMP); 3. Elabore um relatrio explicando os arquivos de configurao criados para os Servidores 1 e 2; 4. Testes: simule a parada dos servios, exibindo o e-mail de notificao enviado pelo NAGIOS sobre a parada do servio. No total, os testes devem incluir os 14 e-mails enviados pelo NAGIOS (1 para cada servio); 5. Concluso: explique como voc pode tirar proveito do NAGIOS na infraestrutura de TI da organizao/empresa que voc atua. ###########################################################################

Introduo sobre o Nagios


Nagios um programa open source de monitoramento de redes que verifica constantemente a disponibilidade do servio, local ou remoto e avisa por meio de email ou celular sobre o problema ocorrido. possvel obter relatrios de disponibilidade e configurar aes corretivas para os problemas ocorridos na rede. O Nagios tem uma interface que permite monitoramento via WAP e Browser (Netscape, Mozilla etc), possui configurao de alerta, o que permite tomar aes corretivas para um erro eminente.

Primeiro passo , obviamente, realizar a instalao e configurao. Partirei do princpio do Nagios j estar instalado e configurado no computador. Caso no o tenha instalado, visite o site, procure o guia de instalao em www.nagios.org . No terminal, digite:

Agora, v para o browser e digite: http://ip-do-servidor/nagios Primeiramente, vamos configurar o Nagios para enviar e-mails quando o sistema estiver com algum problema. Para isso, faa:

E adicione o email caso tenha interesse. No meu caso, deixei como root@localhost, pois os email podero ser acessados localmente:

Cadastrando Servidor 1 -- Linux Centos

Acrescente a seguinte linha:

Agora edite o Linux-Centos.cfg e em address acrescente o ip do Linux a ser monitorado:

Repare que estes servios listados acimas, sero mostrados na console do Nagios pelo browser. Voc pode alterar nesse arquivo as propriedades dos servios

como, por exemplo, nome, envio de notificao (notifications_enabled), nesse caso, dever alterar 0 para 1, de modo a habilitar o envio mensagens etc. Observe no servio SSH que tem uma configurao frente: check_ssh!2222 . Esse 2222 refere -se porta que o ssh ir utilizar. Feitas essas modificaes, reinicie o Nagios:

Todos esses servios listados so configuraes default do sistema, porm podemos criar ou modificar alguma coisa de acordo com nossa necessidade. Feito isso, abra o navegador e do lado esquerdo da pgina, clique em Services. Espere alguns momentos at que todos os servios levante, ou seja, estejam UP.

Aguarde o monitoramento e veja os servios listados:

Cadastrando Servidor 2 - Windows 7 (LAB116-16)


basicamente o mesmo procedimento para o Linux. Acesse o nagios.cfg e acrescente a seguinte linha:

Agora edite o Windows.cfg:

Aps adicionar essas configuraes, salve e reinicie o nagios:

Clique no link Services abaixo, espere alguns momentos e veja os servios levantados:

Veja como ficou todos os hosts:

Agora veremos os e-mails enviados pelo servidor Nagios quando o sistema cai, ou seja, todos os servios param de funcionar:

Concluso
de extrema importncia, em qualquer empresa que seja, seja ela qual tamanho for, ter na rea de TI, programas como o Nagios rodando. Com ele pode-se fazer todo o inventrio de uma rede, da infraestrutura atravs de monitoramento e ainda, com envio de e-mails quando o sistema est crtico. Mas por que utilizar o Nagios? Porque ele uma excelente escolha se voc deseja algum tipo de monitoramento. Suas principais caractersticas so: Open Source; Robusto e convel; Altamente congurvel; Fcil de extender;

Desenvolvimento ativo; Comunidade ativa; Roda em diversos sistemas operacionais. Pode ser utilizado para monitorar muitas coisas. Aqui esto algumas delas: Dar um ping para ver se o host(destino) alcanvel; Servios como DHCP, DNS, FTP, SSH, Telnet, HTTP, NTP, POP3, IMAP, SMTP etc; Banco de Dados como MySQL, Postgres, Oracle, SQL Server etc; Informaes a nvel de aplicao (Apache, Postx, LDAP, Citrix etc. Com isso, v-se uma enorme gama de funcionalidades que s tem a somar pontos positivos na rede de uma empresa e mant-la sempre funcionando.

You might also like