You are on page 1of 17

Contribuio das Energias Solar e Elica como fontes de energia IPCC SRREN Captulo 3 e 7.

Unidade Curricular: Economia Ambiental Autores: Jos Gonalves e Pedro Miguel


10-11-2011

Professores: Eduardo Barata e Lus Cruz

Estrutura
1. 2. 3. 4. Introduo; Caracterizao da tecnologia e do potencial; Polticas; Impactos: 4.1 Impactos ambientais; 4.2 Impactos sociais; 4.3 Impactos econmicos; 5. Custos/Preos; 6. Oportunidades e obstculos; 7. Concluso.

10-11-2011

Caracterizao da tecnologia e do potencial


Tecnologias solares:
1) energia solar trmica; 2) gerao de eletricidade por intermdio de painis fotovoltaicos; 3) energia solar concentrada (CSP) de eletricidade, gerao de concentrao tica da energia solar; 4) mtodos de produo de combustveis solares.

Tecnologias elicas:
1)As turbinas elicas (onshore e offshore) com maiores rendimentos, capacidade efetiva, dimetros de ps maiores e melhores performances aerodinmicas; 2)Utilizao de torres mais altas.

10-11-2011

Caracterizao da tecnologia e do potencial


Potencial:
Estimativa do Potencial Solar Recurso no esgotvel Elico Recurso no esgotvel Cerca de 3 a 100 vezes, o valor da Mais de duas vezes a produo eltrica energia primria do mundo consumida global; em 2008; A disperso geogrfica no potencia da mesma forma o aproveitamento destas tecnologias em todos os pases de modo a reduzir as emisses de GEE.

10-11-2011

Polticas (I)
Natureza econmica: Mecanismos de financiamento; Crditos tributrios; Bolsas e emprstimos bonificados para apoiar o fabrico de bens solares/elicos e fomentar procura dos consumidores. Natureza Diversa: Planeamento das redes; Evolues tecnolgicas; Investigao e desenvolvimento; Conhecimento tcnico especializado.

10-11-2011

Polticas (II)
Portugal:
Adoo de polticas conjuntas, - estratgia 20 20 20; Estratgia nacional para a energia: Aumento da produo de eletricidade a partir de recursos renovveis de 39% para 45% do consumo em 2010; Nova vertente renovvel para a instalao de 50 000 sistemas de gua quente solar at 2010.

10-11-2011

Impactos ambientais
Adoo das tecnologias solares e elicas
Impactos Ambientais Positivos Negativos Reduo das emisses CO2 e Produo de resduos e lquidos txicos, gases partculas gasosas nocivas; explosivos durante o fabrico de Painis fotovoltaicos; Melhor qualidade de vida; Aumento da emisso de GEE no caso da elica, devido necessidade de maior reserva girante; Menor impacto no potencial Mortalidade das aves pelas ps dos aerogeradores; agrcola; Reduzida produo de resduos em Perturbao dos ciclos reprodutores de alguns animais explorao; pela criao de rudo das ps dos aerogeradores; Menores emisso de GEE, no caso Desflorestao inerente implantao das centrais e solar, comparativamente com as criao de acessibilidades; centrais Gs Natural; Colocao em telhados das tecnologias solares.
10-11-2011

Impactos sociais
Adoo das tecnologias solares e elicas
Impactos Sociais Positivos Negativos Possibilidade de acesso a energia para 1,4bilies de Custos de oportunidade difceis de calcular, pessoas; especialmente no caso elico; Reduo da necessidade de recolha de lenha para Impactos visuais e criao de sombras noturnas confeo de alimentos; perturbadoras no caso elico; Possibilidade de estudo noturno em populaes Rudo audvel e sub audvel, perturbao dos isoladas; perodos de descanso e impactos na sade pblica; Diminuio das combustes no interior das Desvalorizao patrimonial; habitaes; Melhoria da segurana das populaes com Ocupao de terrenos passveis de construo, a introduo de IP; inviabilidade de construo nas imediaes de determinadas infraestruturas. Refrigerao solar de vacinas e produtos alimentares; Acesso a comunicaes e criao de alguns postos de trabalho.
10-11-2011

Impactos econmicos
Tecnologias solares e elicas
A maturidade tcnica e a competitividade econmica das diversas tecnologias solares e elicas so distintas. Reduo de custos: 1. potenciados pelas polticas energticas; 2. competio entre tecnologias; 3. investigao e desenvolvimentos tecnolgicos. A dificuldade em quantificar o impacto econmico resultante do aproveitamento do potencial elico e solar conduz necessidade de simulao de diferentes cenrios de funcionamento sob diferentes panoramas.

10-11-2011

Custos/Preos - Solar
Comparao das tecnologias solares
Tecnologia Solar Trmica Painis fotovoltaicos Energia solar concentrada Combustveis solares A viabilidade da sua utilizao ainda no foi demonstrada; Depende da So complexos Gerao de complementaridade e custos O seu custo tem economia com outras formas de beneficiado da i&d; tecnicamente; energia; Investimentos dependem fortemente do tipo e Custo de rendimento do sistema, investimento radiao disponvel, custos operacionais e utilizao do sistema; Por cada aumento de 50% na capacidade instalada de Aplicao ( sistemas solares de em funo da aquecimento de gua, os maturidade) investimentos de custo reduziram-se 20%. Custo de produo de energia ainda superior s tecnologias convencionais. custos de investimento elevados, mas grande capacidade de produo anual

Falta de Dependem dos custos desenvolvimento e J competitiva em de trabalho, local de benefcio da produo locais remotos. implantao e tamanho em cenrio de da central. economia de escala.

10-11-2011

10

Custos/Preos - Elica
Comparao das tecnologias elicas
Produo anual; Custos de investimento; Fatores que afetam o custo mdio da energia elica A capacidade de aproveitamento aumenta disponibilidade das centrais; Tipicamente 75 a 80%, nas centrais onshore; Centrais offshore possuem menor percentagem de custos de investimento; A lei da oferta e da procura;

Custos de operao e manuteno;

Despesa com custos fixos e custos variveis; Determinados de forma emprica; Instalaes mais antigas - menor eficincia tecnolgica; Centrais offshore possuem maiores custos de manuteno;

Custos financeiros;

Tipo de acordo financeiro; Mtodos de localizao e avaliao do potencial elico para avaliao do risco;

Tempo de estimado;
10-11-2011

vida

til

Produtividade associada ao tempo efetivo de funcionamento;

11

Oportunidades - solar
Integrao das tecnologias solares
Tecnologia Solar Trmica Painis fotovoltaicos Permite a integrao em sistemas alargados de energia Energia solar concentrada Combustveis solares

Aproveitamento solar para produo de AQS, potenciao das caractersticas construtivas de edifcios. Potencial Beneficiao das comunidades utilizando tecnologias comprovadas, fceis de instalar e relativamente acessveis.

A instalao em locais onde o fator A sua instalao em de locais remotos, perturbao permitir s visual no populaes o usufruto relevante, de um conjunto poder alargado de servios potenciar esta que no teriam tecnologia acesso de outra forma.

Potencial de armazenamento energtico, do complemento a outras tecnologias ou processos de produo de energia.

10-11-2011

12

Oportunidades - elica
Integrao das tecnologias elicas
Tecnologia Onshore O seu potencial diminudo pelas dificuldades geogrficas de instalao, acessibilidade e afastamento dos centros de consumo. Potencial Offshore O seu potencial aumentado pela maturidade tecnolgica e pela reduo do potencial de implementao onshore.

Devido ao grande potencial de Devido efetiva reduo de custos de aproveitamento energtico, mas com um investimento este mercado concorrido maior custo de investimento, este mercado por um maior nmero de pequenos propcio a grandes investidores. investidores.

10-11-2011

13

Obstculos
Barreiras integrao das tecnologias solares e elicas
Dificuldades geogrficas, falta de conhecimento tcnico, desafios de licenciamento e financiamento para desenvolver a terra; Falta de acesso a linhas de transmisso para grandes projetos distantes dos grandes centros de carga; dificuldades de planeamento; Problemas burocrticos, legislao, licenciamento, pagamento de taxas, falta de regulao tcnica para a ligao e sistema tarifrio; Falta de entidades reguladoras que visem obter ou captar os benefcios ambientais e de mitigao do risco atravs das tecnologias.

10-11-2011

14

Concluso (I)
Anlise Global:
O papel da energia solar atualmente residual. O IPCC, defende a atratividade econmica num contexto de alteraes climticas, a integrao de pelo menos 10% da produo de energia elica na rede vivel at ao ano de 2030.

Portugal, possui atualmente cerca de 17% de energia eltrica com origem elica, sendo que at 2015 se prev que a capacidade instalada de energias renovveis suba at aos 14 000MW.

10-11-2011

15

Concluso (II)
Anlise Global:
A adoo da energia solar e elica poder potenciar a reduo da dependncia energtica do pas, com a reduo das importaes de energia primria, contribuir para a autossuficincia nacional e reduo das emisses de GEE. No entanto, a volatilidade destas tecnologias, a sua intermitncia, e a sua utilizao massiva implica um estudo tcnico e econmico, por forma a salvaguardar toda a qualidade de servio do sistema eltrico nacional.

10-11-2011

16

Questes

Obrigado pela ateno.

10-11-2011

17

You might also like