You are on page 1of 10

Escola Bsica dos 2 e 3 ciclos de Paulo Da Gama Cincias da Natureza

Trabalho realizado por: Gonalo Pereira 5 3 n 7 Ano lectivo 2012/2013

1. FAMLIA, NOME CIENTIFICO, NOME COMUM 2. ORIGEM .

3. DISTRIBUIO GEOGRFICA 4. DESENVOLVIMENTO ( ARBUSTO, PEQUENA RVORE )..

5. HABITAT 6. CARACTERISTICAS ( TRONCO, FOLHA, FLOR, FRUTO )

7. USO (ALIMENTAO, MEDICINA, PRODUO MADEIRA) 8. CURIOSIDADES HISTRICAS.

9. CONCLUSO. BIBLIOGRAFIA

1.

Famlia, nome cientifico, nome comum


A Pereira pertence famlia Resaceae. O nome cientifico da Pereira pyrus communis. O nome comum Pereira.

2. ORIGEM Originria da regio mediterrnea da Europa, restos arqueolgicos demonstram que j era cultivada desde 3.000 anos AC.

3. Distribuio geogrfica Regio mediterrnica, Europa, central e de leste e Prximo Oriente. Em Portugal no centro e norte.

Em Portugal nos municpios do oeste de que se encontram as produes de pra-rocha,

destacando-se o Cadaval com uma rea de cultivo de 2 073 hectares e um expressivo em crescimento na ltima dcada, o concelho do Bombarral cuja rea plantada de 1 934 hectares aumentou apenas de 2% na ltima dcada.

4. Desenvolvimento O crescimento da Pereira comea pela semente, esta semeada, no outono, devendo germinar a meio ou no fim do inverno, a florao comea entre Maro e Maio, no fim do vero temos os frutos (a pra). A Pereira uma pequena rvore de copa arredondada, com um tronco liso e acinzentado que se vai tornando progressivamente mais fendido com ramos espinhosos e raminhos arruivados. cultivvel em clima temperado e em regies serranas de solo frtil.

5. HABITAT Habitat e ecologia: sebes, bosques ou clareiras de bosques caduciflios. No exigente quanto ao ph do solo mas prefere terrenos bem drenados, com alguma humidade. Prefere luz directa. Resiste a temperaturas at -15C e seca quando estiver j bem estabelecida.

6. CARACTERISTICAS Os ramos laterais ao eixo principal formam um ngulo de aproximadamente 45. Aps atingirem o comprimento mximo, apresentam a cortia lisa, primeiro verde e depois lilcea e, s vezes, parda. Quando jovens, os ramos apresentam espinhos. As folhas, que podem atingir uma rea de 10 cm de comprimento por 5 cm de largura, so ovais e as flores so brancas, que se agrupam e formam corimbos de 9 a 11 flores. A pereira uma rvore que pode alcanar os 20 metros de altura e viver uns 65 anos, embora em plantaes comerciais elas no durem tanto tempo e por isso tambm no cresam tanto. uma rvore piramidal com a casca cinzenta. O clice compe-se de cinco spalas, que podem ser persistentes ou caducas; as ptalas. Os estames so de 20 a 30. As anteras so vermelhas ou liliceas, e os estiletes so de dois a cinco, estreitamente unidos na base. Os ovrios so nferos e tem cinco carpelos cada um, os quais contm de um a trs vulos.

A fruta da pereira um pomo como a ma. considerado, por alguns botnicos o resultado da fuso do clice com o receptculo; para outros, porm, um engrossamento do receptculo, o qual tem, no seu desenvolvimento, os carpelos. A forma da fruta piriforme, destacando-se o corpo e o pescoo, que pode ser mais ou menos pontiagudo, as sementes ( os chamados caroos) so pretas.

7. USOS A Pereira d um fruto ( Pra) que para comer. A madeira resistente, fcil de trabalhar e polir, e por isso utilizada para vrias construes em madeira. A Pra saborosa e tem muitas vitaminas e outros nutrientes como: o sdio, potssio, clcio, fsforo, enxofre, magnsio, silcio e ferro, sendo uma das frutas que mais possui sais minerais. um alimento pouco calrico (aproximadamente 53 calorias a cada 100gr) e bastante utilizada em dietas, pois alm do valor calrico facilmente absorvida pelo organismo. Por causa de todos os

seus nutrientes, a pra pode ser utilizada em tratamentos cardacos, priso de ventre, inflamao intestinal e na bexiga, na formao dos ossos, dentes e sangue, alm de auxiliar o sistema nervoso.

8. CURIOSIDADES HISTRICAS

H cerca de 170 anos (1836), foi identificada no concelho de Sintra, na propriedade do Senhor Pedro Antnio Rocha, uma pereira diferente, com frutos de qualidade invulgar, cuja denominao de origem actualmente a Pera Rocha do Oeste, variedade

Portuguesa concentrada na regio Oeste, na orla martima desde Sintra at Leiria.

CONCLUSO A Pra um fruto muito nutritivo e Portugal produz bastantes Pereiras. uma rvore utilizada para muitas coisas, como a madeira e seu fruto, sendo este um dos mais importantes na nossa alimentao.

BILIOGRAFIA www.fotosantesedepois.com www.florestar.net obemdasfrutas.blogspot.pt

You might also like