You are on page 1of 10

II Seminrio Brasileiro Livro e Histria Editorial

Reflexos de Seduction of the Innocent nos quadrinhos Fabio Luiz Carneiro Mourilhe Silva1 Doutorando em Comunicao - UFF Carla Neves2 Doutoranda em psicologia - UFRJ

Resumo: Neste trabalho, foi utilizado um mtodo histrico para, a partir de uma pequena genealogia de prticas da psicologia em relao ao indivduo, comparar e compreender o posicionamento do Doutor Frederic Wertham em relao s histrias em quadrinhos. Da rea da psicologia, foram considerados o vis histrico apontado por Ferreira, as anlises de Foucault, a filosofia de William James e o posicionamento de Frederic Wertham registrado em seu livro Seduction of the Innocent de 1954. Em termos de pensamento terico quanto s histrias em quadrinhos foram considerados a perspectiva scio-poltica de Bradford Wright, a densa pesquisa Gonalo Jnior quanto censura e a viso dos quadrinhos underground de Dez Skinn. A hiptese no repressiva de Foucault foi verificada sob um vis comparativo em uma rea diferente daquela utilizada originalmente, a censura nas histrias em quadrinhos e a liberao da cultura jovem. Palavras-chave: Frederic Wertham; Censura; Histrias em quadrinhos; Psicologia; Marvel Comics; Quadrinhos Underground.

Doutorando em comunicao pela UFF na linha de pesquisa Tecnologias da Comunicao e da Informao e Mestre em Design pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (2006). Publicou dezenas de artigos em peridicos especializados e anais de eventos e participou de 18 eventos no Brasil. Atua nas reas de Desenho Industrial e Comunicao, com nfase em tipografia, histria do design, msica e histrias em quadrinhos. Recebeu meno honrosa pelo trabalho David Carson e Neville Brody: ousadia e mudana no Design Grfico no P&D Design de 2006. 2 Psicloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Psicologia pelo Programa de PsGraduao em Psicologia da UFRJ (2007). Atualmente Doutoranda na linha de Processos Psicossociais e Coletivos do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experincia na rea de Pesquisa e docncia, com nfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, redes sociotcnicas e questes do contemporneo.

Introduo De uma forma geral, na dcada de 40, debatia-se sobre o poder da cultura, apreenses em relao mdia de massa e a delinqncia juvenil, que surgiram juntas no ps-guerra. A partir de 1947, os quadrinhos passaram a ser criticados com maior veemncia, inclusive com episdios relacionados Igreja Catlica onde foram queimados gibis em grandes fogueiras, prtica semelhante aquela realizada pelos nazistas (Wright, 2001). Profissionais de reas diversas comearam a se posicionar contra a violncia crescente na sociedade, especificamente entre jovens. Destacou-se entre eles o doutor Fredric Wertham.

As cincias humanas a servio de quem? O projeto da psicologia enquanto cincia e tcnica da adaptao - que de um modo mais amplo se faz presente de modo macio na atualidade delimita-se a partir do movimento funcionalista norte-americano surgido na virada do sculo XIX para o sculo XX, bem como das psicologias diferencial e comparada dos testes. Nesses movimentos, graas ao empuxo darwinista, demarca-se uma psicologia interessada na adaptao, evoluo e variao das atividades mentais. Contudo, ao longo da histria da psicologia, esse modelo se dissemina dando a uma expressiva parte desse campo sua feio atual enquanto saber voltado para as prticas de ajustamento. Os Estados Unidos foram um dos mais fortes representantes do chamado Movimento dos Testes, colaborando para a criao de tais instrumentos, bem como para a sua difuso no campo social e acadmico, inclusive com efeitos marcantes para a poltica administrativa daquele pas e para a produo de uma certa cultura psicolgica da medio (Jac-Vilela et al, 2005). Ferreira & Gutman (2005) coloca que condies presentes no solo norte-americano teriam constitudo essa forma de fazer psicologia. Dentre vrias situaes que concorreram para a irrupo desse projeto, o autor destaca duas: 1) as necessidades polticas e administrativas decorrentes de um processo de modernizao avanado prprio quele pas - processo rpido de urbanizao, avano industrial e expanso do sistema escolar, as transformaes que esse processo demandou o que Foucault (2006) denominaria de poder disciplinar; 2) as caractersticas do sistema universitrio norte-americano no final do sculo XIX.

O indivduo disciplinado ordenado a partir de uma norma, que determina a sua filiao ou no normalidade. Esse novo indivduo desponta como um objeto determinado, singular, diferenciado, e dotado de uma interioridade identificada como uma natureza biolgica. Nelas vemos surgir a constituio de tipos como doentes mentais, crianas-problema, delinqentes e trabalhadores desajustados. Todos sero objeto de exame para a constituio de psicologias especficas. nesse contexto que a psicologia passou a ter um papel ativo classificando, selecionando e ajustando os indivduos a esses novos espaos e instituies como fbricas e escolas. Em certas reas como na filosofia e nas cincias humanas, implicava na adoo de novos modelos e paradigmas, como o modelo darwinista e a filosofia pragmatista de William James. Na perspectiva funcionalista de James, o que um organismo , ou deixa de ser, decorre das funes que exerce e das interaes com um dado ambiente. De modo que estar adaptado antes de tudo estar ajustado s demandas do meio social. Ou seja, h uma extrapolao de um conceito biolgico a um significado social a partir de uma postura educativa em relao populao (Ferreira & Gutman, 2005). A psicologia funcional norte-americana no se interessa apenas pelo estudo da adaptao, ela deseja igualmente se transformar num instrumento de adaptao, promovendo-a. Essa abordagem ao mesmo tempo educativa, utilitarista e biolgica conduz tambm a uma abordagem dos indivduos atravs de sua variao em um grupo, como expresso nos testes mentais em funo da seleo, da adaptao e do ajustamento. O funcionalismo assim, no trabalha s com leis gerais, mas com a diferena entre os indivduos na sua relao com o meio social. Deste modo, o psiclogo, seus saberes e tcnicas recriam nas instituies a lei do mais apto. No perodo entre guerras, quando o behaviorismo vier a banir a conscincia de seu papel central na psicologia, a presuno dos poderes dos psiclogos chegar ao mximo, transformando os indivduos em instrumentos de utilidade social. nesse sentido, que se pode dizer com base no trabalho de Foucault, que o movimento pragmtico da psicologia norte-americana conduziu a uma implantao refletida e regulada das prticas disciplinares

surgidas na modernidade. A psicologia dentro desse contexto assume um papel aplicativo na soluo de problemas e conflitos sociais buscando a normatizao, a previso e o controle do comportamento. com essa preocupao e funo que o saber psicolgico e seus instrumentos de medio vo servir para definir a boa ou m influncia do que se consome no processo de formao dos indivduos. Preocupao presente na psicologia americana e no seu dilogo com o trabalho de Wertham.

Seduction of the Innocent Os estudos e pesquisas de Fredric Wertham, que culminaram com a publicao de seu livro Seduction of the inocent, trazem opinies sobre o efeito da leitura dos quadrinhos no comportamento das crianas, associando-o delinqncia juvenil e violncia. A princpio, o autor no generaliza, colocando os bons quadrinhos como ofuscados por aqueles que glorificam a violncia, o crime e o sadismo, pois, segundo ele, os quadrinhos de crime eram vendidos nas mesmas prateleiras dos outros tipos de hq. Contudo, posteriormente, ele passa a considerar como hq de crime tanto o western como as hqs do super-homem; e as hqs da mulher-maravilha como hq de horror. Apesar de no ser verdade que toda criana seja um leitor de hq de crime, os hqs de crime esto disponveis em todos os lugares em que as crianas vo (Wertham, 1954). Segundo Wertham (1954), hqs sobre drogas - se refere a exemplos de antes de 1954 onde eram abordados envolvimentos com herona e morfina, incluindo Teen-age dope slaves, exemplo do livro de Wertham que no figura em listagens de ttulos de hqs - quando ocorrem nas hqs de crime traziam um tom de apologia. Tratava-se de um tema, segundo ele, inadequado ao universo infantil. Para este exemplo, Wertham tambm encontrou um paciente correspondente - em termos de prtica, vcio e consumo de hq - em sua clnica. Assim, Wertham conclui que os hqs atuariam de forma decisiva na educao das crianas em direo ao vcio e no trfico de drogas ilegal.

Salienta e enfatiza de uma forma geral o processo de imitao e experimentao da infncia, e a influncia dos hqs por ser hbito e uma constncia na vida dos jovens. Para provar a presena massiva dos comics na mente das crianas, Wertham realizou testes Roashchac em sua amostra e constatou que as crianas associavam as imagens a formas e mos fantsticas e fantasmagricas presentes nos quadrinhos de terror. Wertham conclui que os efeitos dos quadrinhos de crime nas crianas podem ser resumidos como um desarmamento moral.
Pude perceb-lo em crianas que no cometem atos de delinquncia, que no apresentam sintomas de desordens emocionais e que no tem dificuldades na escola. uma influncia na personalidade e na atitude, em funes de responsabilidade social, na formao do super ego e no discrenimento entre o certo e o errado. Resumindo, consiste em um comprometimento da conscincia e piedade pelo sofrimento alheio. Ao analizar as fantasias e devaneios das crianas, encontrei muitas vezes um desejo por uma fora descomunal, dominao, poder, crueldade, emancipao das morais da comunidade. Pode ser percebida em diversas formas meio reprimidas ou diretamente como admirao (Wertham, 1954).

Censura nos quadrinhos Como conseqncia direta das pesquisas de Wertham, temos a organizao de um subcomit do senado americano para investigar a delinquncia juvenil onde foram deturpados os contedos das hqs, interrogados editores, distribuidores e leitores, e preparada a opinio pblica. Com isso, a indstria de hq passou a ser pressionada por grupos civis, vendedores e distribuidores que condenaram as hqs de crime e terror extino, pelo menos at o final da dcada de 1950. No Brasil, conforme os relatos de Junior (2005), os gibis entre as dcadas de 1940 e 1960 foram vtimas de campanhas de difamao por padres, educadores, donas-de-casa e polticos. Os temas freqentes das denncias eram a preguia mental nos leitores, estmulo prostituio, o consumo pornografia, a induo dos menores ao crime e a desnacionalizao das crianas. Tratava-se acima de tudo em uma forma de comunicao recente, vista com desconfiana pelos conservadores. Segundo Souza (apud Junior, 2005), nesta poca, era comum a realizao de fogueiras com os gibis em praa pblica em

cidades do interior. Mais detalhes sobre problemas dos quadrinhos com a censura no Brasil foram registrados no livro A guerra dos gibis de Gonalo Jnior. Foucault aponta uma hiptese de um poder de represso que nossa sociedade exerce como insuficiente se considerarmos os reforos e intensificaes manifestos na proliferao dos discursos, no somente isolando, solicitando, suscitando e constituindo um foco de ateno, produo forosa de confisso e, a partir dela, instaurao de um sistema de saber legtimo... Muito mais do que um mecanismo negativo de excluso ou de rejeio, trata da colocao em funcionamento de uma rede sutil de discursos e saberes... (Foucault, 1976). Dispositivos de poder e saber so dispositivos de represso, porm a represso por eles instituda nem sempre vitoriosa. necessrio considerar esses mecanismos como positivos, produtores de saber e multiplicadores de discursos... (Foucault, 1976), o que tambm ocorreu nas hqs., Tanto nas entrevistas e registros de Wertham sobre os desvisos de comportamento de jovens como nos interrogatrios do senado americano e na mdia de uma forma geral, vemos uma ateno excessiva para a associao das hqs a temas como terror, sexualidade e delinqncia, resultando mais tarde na incorporao incisiva destes mesmos temas nas hqs, Assim, temos uma dobra de poder que nem toda subjetividade derivada da obedincia e do ajustamento pode conter.

Reavaliao da cultura jovem Com toda a movimentao contra a industria de quadrinhos, os editores americanos organizaram um cdigo auto-regulador, o Comic-code. Ao adotar o cdigo e um compromisso em no se envolver com narrativas que desafiavam a autoridade estabelecida, os editores deixaram de lado temas que eram populares com os adolescentes. Longe de terminar com a violncia e o crime no entretenimento jovem, o Comic Code levou ao abandono de um mercado lucrativo que explorava a delinqncia juvenil em filmes e livros que proliferaram no final da dcada de 1950.

No comeo da dcada de 1960, temos uma reavaliao da cultura jovem como uma fora poltica, social e econmica. Passou a prevalecer um consenso de que as rebelies adolescentes seriam um processo funcional natural no desenvolvimento. O best seller The catcher in the rye de 1951 de Salinger j demonstrava simpatia pelo adolescente que lutava em desenvolver uma auto-identidade autentica em um mundo adulto conformista e falso (Wright, 2001). Friedenberg (apud Wright, 2001) argumenta em The vanishing adolescent que os conflitos adolescentes so os meios necessrios atravs dos quais os indivduos aprendem a se diferenciar do ambiente. A partir da distino desta etapa da vida como adolescncia, temos sua psicologizao e diferenciao, forma de entendimento que define as particularidades e aspectos prprios. Saber que acaba por justificar determinados comportamentos e preferncias assumidas pelo jovem, ao mesmo tempo em que autoriza contedos especficos a eles direcionados e orienta a forma como eles devem ser tratados. De acordo com Friedenberg (apud Wright, 2001), conflitos entre adolescentes e o mundo no correspondiam delinqncia juvenil. Tratava-se sim de um processo dialtico que levava a formao da personalidade do adulto e participao crtica do indivduo na sociedade. Instrua aos adultos que facilitassem este processo ao mximo, respeitando as afirmaes de identidade dos adolescentes e fornecendo aos jovens os meios para que eles se descobrissem como indivduos. Tambm salienta que uma cultura de massa conformista e homogeneizada restringia as opes disponveis para autodefinio na cultura popular.

Marvel Comics A Marvel Comics realiza uma ponte entre o panorama de consumo que se instaurou com o Comic Code e o adolescente caracterstico da dcada de 1960 politicamente ativo e psicologicamente em conflito. Depois de anos com publicaes comerciais seguindo frmulas de sucesso, a Marvel nesta poca passou a assumir qualidades distintas, incluindo ansiedades relacionadas era atmica e personagens com qualidade trgicas na forma de anti-heris alienados.

Com as novas modificaes, Stan Lee buscava reconquistar o pblico de adolescentes com um novo tipo de quadrinhos de super-heri que inclua ambivalncias morais a que os jovens reconheciam e se identificavam, esquadrinhamento de uma nova forma de experienciar a juventude. Experincia na qual os quadrinhos e seus personagens de contedo psicolgico participam como foras produtoras de tal processo de diferenciao. Em Homem-aranha, temos uma identificao instantnea dos adolescentes com as obsesses de Peter Parker com rejeio, inadequao e solido; Em Thor, temos uma conexo com a cultura jovem nos cabelos compridos do heri, que seria um dos emblemas da rebeldia entre os jovens; E em Doutor Estranho, temos a nfase no misticismo e psicodelia que se transformariam em elementos de fascinao da contracultura.

Quadrinhos underground: um reflexo e um resultado Jaxon (apud Skinn, 2004) v os quadrinhos underground como um fruto da contracultura da dcada de 1960, uma alternativa aos quadrinhos das grandes empresas que se adequaram s exigncias de crticos como Frederic Wertham em termos de moral e bom comportamento. A partir da viso de Wertham, pode-se perceber os hqs de crime como um gnero que induzia a criao de indivduos subversivos em um vis semelhante aquele assumido por Spain em seus trabalhos com forte carga poltica e de violncia (Figura 1). Neste caso, temos uma induo violncia muito mais incisiva e sem controle do que tinha sido representado nos quadrinhos anteriores a 1954.

Figura 1- Evening at the country club, Revista Zap #6, 1973.

Concluso A obsesso com testes e o poder que a psicologia assumiu na modernidade, desenvolvimento este que se deu de forma progressiva e incisiva junto ao estado, perceptvel no caso dos quadrinhos, considerando que o trabalho de Wertham serviu de forma decisiva para a condenao e o banimento de um gnero desta mdia e fazendo com que a autocensura fosse a nica sada para a indstria. De forma semelhante hiptese no repressiva de Foucault (1976), nota-se que os quadrinhos passaram a focar os mesmo temas to perseguidos e colocados em cheque nas dcadas anteriores, ou seja, foram reforadas certas questes com suas evidncias e descries detalhadas. O processo de liberao da indstria de hqs de preceitos morais exacerbados se deu de forma lenta, porm com conexes perceptveis que se encadearam e culminaram no panorama atual dos hqs onde tudo permitido, tudo combinado e tudo possvel.

Referencial bibliogrfico Ferreira, A. A. L.; Gutman, G. O funcionalismo em seus primrdios: a psicologia a servio da adaptao. In: Jac-Vilela, A. M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. (Orgs.). Histria da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Ed., 2005.

Foucault, M., Histria da sexualidade: a vontade de saber, Rio de Janeiro: Editora Graal, 2006 (1976). Jac-Vilela, A. M.; Castro, A. C.; Castro, A. G.; Josephson, S. C. Medir, classificar e diferenciar. In: Jac-Vilela, A. M.; Ferreira, A. A. L.; Portugal, F. T. (Orgs.). Histria da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Ed., 2005. Junior, G., O Homem Abril: Cludio Souza e a histria da maior editora brasileira de revistas, So Paulo: Opera Graphica, 2005. Skinn, D., Comix: the underground revolution, London: Colins & Brown, 2004 Wertham, F., Seduction of the innocent, New York: Rinehart and Company, 1954. Wright, B., Comic Book Nation: the transformation of youth culture in America, London: The Johns Hopkins University Press, 2001.

You might also like