You are on page 1of 4

10.

Turma

Fsica e Qumica A

Ano

APL 1.1.:

Absoro de Radiao

ESCOLA SECUNDRIA DE MARCO DE CANAVESES

NOME ... N .. GRUPO N. . RESTANTES ELEMENTOS DO GRUPO

DATA DE REALIZAO ______ /01/ 2012

CLASSIFICAO .... A PROFESSORA ..

Questes Problema Por que razo as casas alentejanas so, tradicionalmente, caiadas de branco? Porque ser que a parte interna de uma garrafa-termo espelhada?

Objetivo da Atividade Comparar o poder de absoro de energia por radiao de diversas superfcies com a mesma rea exposta fonte de luz, mas com acabamentos diferentes. Consulte o Caderno de Atividades de Laboratrio, pginas 25, 29 e 30, para responder s seguintes questes. Questes Pr-laboratoriais 1. O que acontece radiao quando incide numa determinada superfcie? De que fatores depende? A radiao que incide num corpo ou numa determinada superfcie pode ser, parcialmente, absorvida, refletida e transmitida Depende do material de que feito o corpo, da sua espessura e revestimento da superfcie (por exemplo, um material opaco pode, apenas, absorver ou refletir); da frequncia da radiao incidente (por exemplo, o vidro um material que se deixa atravessar pela radiao visvel, isto , no absorve essa radiao. No entanto, j absorve a radiao infravermelha). 2. H superfcies que so melhores absorsores e emissores da radiao do que outras. Indique quais so essas superfcies? As superfcies revestidas a negro tem melhor poder absorsor e melhor poder emissor do que as superfcies revestidas a prateado, para o mesmo comprimento de onda da radiao. Isto significa que a superfcie negra absorve e emite mais quantidade de radiao do que a superfcie prateada, para o mesmo comprimento de onda da radiao. A superfcie negra um bom absorsor da radiao visvel. 3. Quais so as superfcies que so ms absorsoras? O que que acontece a radiao que incide nessas superfcies? As superfcies prateadas ou brancas so ms absorsoras dessa radiao. Um mau absorsor da radiao reflete a maior parte da energia radiante que nele incide.

Pgina 1 de 4

Atividade Pratico-Laboratorial Material:

Esquema de montagem:

Procedimento 1. Comear por efetuar a montagem da figura 1. 2. Desenhar, com um lpis, duas linhas com uma distncia de cerca de 15 cm entre elas. 3. Colocar a lmpada e cada um dos recipientes sobre as linhas, tendo o cuidado de manter essa distncia constante em cada medio. 4. Fazer incidir o feixe de luz perpendicularmente sobre a face do reservatrio em estudo. 5. Registar a temperatura inicial (t = 0 s). 6. Ligar a lmpada e registar, durante 15 minutos, de 1 em 1 minutos, os valores de temperatura do ar no interior do recipiente. 7. Registar os resultados obtidos na tabela 2. 8. Repetir a experincia para os outros reservatrios. Figura 1

Registos

Instrumento de medida

Incerteza absoluta (sensibilidade)

Tabela 1 Reservatrio branco t /min /C Reservatrio preto t /min /C Reservatrio metalizado t /min /C Pgina 2 de 4

Tabela 2 Tratamento de dados

Trace na mquina e posteriormente em EXCEL os grficos da temperatura ( ) em funo do intervalo de tempo (t), para cada uma das situaes testadas.

Questes ps-laboratoriais 1. Tire concluses relativamente aos poderes absorsores de cada um dos recipientes. 2. Responda s questes-problema sugeridas no incio do trabalho, tendo em conta os resultados obtidos. 3. Explique por que razo aps um certo tempo de incidncia de luz sobre cada um dos recipientes, a temperatura do ar contido no seu interior se mantm constante.

O ar contido na lata recebe,atravs desta,parte da energia emitida pela lmpada e aumenta assim a temperatura. medida que o tempo passa verifa-se o aumento de temperatura cada vez menor.Nos primeiros minutos a temperatura aumenta e depois mantem-se constante.Todos os corpos pelo fato de estarem a uma dada temperatura,emitem radiao.A intensidade dessa radiao,por unidade de tempo e de area da superficie emissora, tento maior quanto maior for a temperatura a que o corpo se encontra (lei de Stetan-Boltzam)Assim a diferena entre a energia que a lata absorve e a que ela emite cada vez menor,num mesmo intervalo de tempo,at que essa diferena se anula.A temperatura do ar estaciona e a rapidez com que a energia absorvida igual quela com que emitida.O equilibrio termico atingidoTal como a Terra, a temperatura da lata ir aumentar at se atingir o

equilbrio

trmico.

partir

desse

ponto

temperatura

manter-se-

constante e igual temperatura ambiente.

Pgina 3 de 4

Pgina 4 de 4

You might also like