You are on page 1of 62

1

http://www.fazfacil.com.br/jardim/horta_fruto_quiabo.html http://www.fazfacil.com.br/jardim/fruta_pomar_caseiro.html# http://www.cantoverde.org/horta3.htm http://www.criareplantar.com.br/horticultura/ahorticultura/ahorticultura.ph p?tipoConteudo=texto&idConteudo=1575

1.

Sua horta caseira

1.1 - Uma horta orgnica em sua casa

Nossas avs costumavam ter no quintal uma pequena horta de temperos e algumas hortalias. Alimentos frescos para a mesa da famlia, produzidos em casa. Quando criana acompanhava minha me ao mercado e havia uma banca que vendia mudinhas diversas, das hortalias s plantas para colocar no pomar e jardim. Com o tempo caiu em desuso e com a facilidade de compra em supermercados e feiras livres espalhadas pela cidade, aliadas ao grande aglomerado de edifcios, cultivar em casa no se usava mais. Agora, voltando s origens, as pessoas descobrem novamente o prazer deste hobby. Para ajud-las, elaboramos uma srie de artigos, tais como o preparo do solo do canteiro, substrato para jardineiras, adubao e tratamentos contra pragas ecologicamente corretos. Para fazer e manter uma horta orgnica. Em qualquer que seja seu espao. 1.2 - Horta orgnica - O que Orgnico?

O que orgnico?

Esta palavra est acompanhando muitos rtulos de alimentos e por vezes nos perguntamos se ser moda ou propaganda para vender. Podem at ver que os produtos assim rotulados so mais caros, refletindo um gosto mais apurado do consumidor, que dever arcar com este nus. Na agricultura orgnica, a observao da natureza e as pesquisas formaram conceitos e indicaes de procedimentos, procurando reproduzir o que acontece naturalmente na natureza quando no h interveno de humanos. Nos campos no h uma espcie somente e a diversidade encontrada o que tenta-se reproduzir, evitando a monocultura. Tambm no se cultiva a mesma planta sempre no mesmo lugar. recomendado trocar a produo de folhosas por tubrculos ou por leguminosas. Por exemplo: onde voc produziu alfaces, poder na cultura seguinte escolher cenouras ou ento ervilhas e feijo-vagem. As leguminosas tm capacidade de ajudar na fixao do nitrognio no solo, beneficiando as outras culturas seguintes. Produzir alimentos de forma orgnica significa no usar defensivos agrcolas contra molstias e pragas de lavoura. 1.3 - Um sistema de horta em equilbrio Um sistema em equilbrio no muito afetado quando acontece uma incidncia de insetos ou doenas, pois oferece maior resistncia. Para pragas e doenas usaremos os chamados remdios verdes, que so sucos e chs feitos de plantas para combaterem doenas e insetos.

3 Tambm poderemos usar junto da horta plantas repelentes para somente afugent-los. Sempre lembrar que praga apenas quando o volume de insetos nas plantas foge ao nosso controle de catao e eliminao por produtos caseiros. Tambm na natureza existe um sistema de equilbrio, feito pelos predadores. Os insetos que comem nossas plantas so presas de outros insetos e tambm de pssaros que deles se alimentam, formando parte da cadeia alimentar da vida selvagem. Quanto menos interferirmos nestes elos menor ser o desequilbrio do meio ambiente. Tambm significa produzir hortalias sem aditivos qumicos e por a passa o adubo granulado. Usa-se composto feito de materiais descartados de cozinha e horta, produzindo o chamado adubo verde. Leia o texto Composto orgnico para relembrar como se faz. A adubao com composto orgnico aumenta a fertilidade do solo e sua capacidade de fornecer nutrientes para as plantas, alm de propiciar mais resistncia delas s doenas.

2 - Preparo da horta
2.1 - Sementeiras:

2.2 - Ferramentas bsicas para horta no jardim: Se voc tem em casa, timo, seno as ferramentas que ir precisar para implantar e manter uma horta so: enxada grande e pequena, ancinho, p larga para transportar substrato, pazinha de plantio, regador com jato fino, mangueira tambm com aspersor fino, balde. Carrinho de jardinagem fundo, onde tambm poder tambm fazer a mistura de adubos e areia. E, claro, um cesto de colher, para que possa com todo o conforto e charme, por que no, fazer a colheita dos produtos que semeou e cuidou e levar para sua casa.

4 2.3 - Como fazer uma peneira para a sementeira Ser interessante confeccionar uma peneira para as sementeiras. Veja o desenho :

Quatro pedaos de sarrafos presos formando um retngulo (ou quadrado, se preferir). Nele prende-se com grampos de tapearia ou pregos pequenos uma tela de textura mdia, que se adquire em fabricas de telas, loja de materiais de construo ou agropecurias. Faa com cuidado dobrando a borda da tela de encontro ao sarrafo seno poder machucar-se nas pontas. Pronto, ter assim uma tela para peneirar terra para eliminar inos e pequenos torres. 2.4 - Organizando a sementeira para a horta Voc pode ter um espao, mesmo pequeno, onde far a semeadura das hortalias. Algumas sero semeadas diretamente no canteiro, claro, mas aquelas que precisam de repicagem, como os tomateiros, necessitam ser previamente semeadas e ter cuidados especiais. Poder ser a cu aberto em um canto reservado para isto. Pode usar vrios mtodos, dos quais sugerimos a seguir alguns:

Caixotes de madeira:

Destes usados para comercializar frutas nos mercados. Faa o fechamento das aberturas entre as tboas com restos de madeira ou saco plstico de embalagens, no esquecendo neste ltimo caso de furar o saco para que a gua de rega se escoe. Coloque nele o substrato para semeadura e regue antes de colocar a semente.

Vasos, baldes e bacias:

Recipientes velhos de plstico que iria jogar no lixo. Fure o fundo com um prego quente para sair a gua de rega, coloque um punhado de areia e por cima o substrato. Regue com jato fino do regador antes de semear.

Garrafas PET:

Para plantas do tipo aromticas, salsas, cebolas, cebolinhas, poder usar garrafas de gua ou refrigerante e mesmo bombonas de gua. Retire a parte superior at onde comear a ficar sem inclinao. Uma tesoura comum suficiente. No se esquecer de furar no fundo para a drenagem. Para moranguinhos, poder usar uma garrafa de 2 ou 3 litros, fazer furos grandes intercalando ao redor, colocar um substrato bem leve e plantar morangueiros, organos ou manjerona. Amarre bem firme um arame e suspenda num ramo forte de uma rvore. No esquecer de regar quando fizer a ronda de molhar o jardim. Garrafas Pet podem ser usadas como recipientes de plantio. Porm se deixadas ao sol iro esquentar muito, acabando por danificar a planta, literalmente cozinhando as razes.

Embalagens de isopor:

Quando adquirimos eletrodomsticos, muitas vezes a embalagem maior que o objeto comprado. O destino deste material o lixo. E o isopor no degrada, poluindo o meio ambiente e aumentando os lixes. Caso esta embalagem tenha cavidade de no mnimo 5 cm de profundidade, poderemos us-la como recipiente para semeadura. Com uma agulha de tric, furar o fundo, colocar areia e por cima o substrato. 3.

Sementeira coberta

3.1 - Sementeira coberta e bandejas para semear:

6 3.2 - Caixa artesanal com tampa para semear

A semeadura feita num tipo de cultivo protegido, uma mini- estufa como a do desenho.

Esta cmara servir para fazer as semeaduras, mas tambm para alguns trabalhos de jardinagem, como estaquia de ramos e folhas de ornamentais. Trata-se de uma caixa, sem fundo, com laterais cobertas por plstico transparente ou vidro e colocada no cho. Para fechar esta caixa, fazer uma janela com vidro ou plstico transparente. Veja o modelo. O tamanho ser de sua escolha, no faa grande demais, mnimo ser de 1,0 x 1,40m x 0,40m. Colocada no cho, dentro poder encher at uma altura de 15 cm com o substrato para a sementeira e semear. Se voc reparou que a caixa est aberta no modelo, porque aps a semeadura voc dever todos os dias abrir um pouco, para que o ar circule, renovando o oxignio e arejando toda a rea interna. No e nada sofisticado, voc pode fazer com madeira descartada de demolio, pedaos de sarrafo de madeireiras que so vendidos barato, pois no esto no padro. Para deixar a janela aberta, prender um pequeno sarrafo ou bambu ou, como no modelo, colocar um ou dois pedaos de tijolos para manter semi-aberta apenas. Deixar algumas horas assim pela manh e depois fechar novamente. 3.3 - As bandejas para a semeadura Poder optar por bandejas plsticas semelhante a uma bandeja para ovos, onde poder fazer a semeadura.

So adquiridas em agropecurias e poder utilizar muitas vezes. No adquira as que so feitas de isopor, no so biodegradveis. Voc perguntar: poderia usar a embalagem de ovos de papelo? At pode, mas o problema que o material decompe-se rapidamente e talvez se desmanche antes de poder transportar os torres das mudinhas para o canteiro. Serve apenas para a fase inicial, quando poder repicar esta muda para bandejas ou caixotes maiores, o que duplica o trabalho. Feita a sementeira, colocar dentro dela um substrato bem peneirado. Poder ser composto orgnico ou hmus de minhoca misturados em partes iguais com areia ou casca de arroz carbonizada. No se coloca adubo animal ou qumico na sementeira. Regue com jato fino para umedecer o substrato. Se optar por bandejas de semeaduras, elas j vm com alvolos, para colocar o substrato e semear. A vantagem que o torro fica assim pronto, facilitando a retirada para o canteiro. Elas so reaproveitveis ento se vai fazer do seu hobby alguma coisa permanente, de repente valer a pena este investimento. Se no pode usar qualquer dos recipientes que sugerimos antes. 3.4 - Plantando as sementes Peneire a terra ou substrato escolhido, coloque na bandeja ou caixote e alise bem. Regue com jato bem fino. Nesta etapa no h necessidade de usar adubos.

8 Para proceder ao plantio, coloque a semente em pequenas covas, abertas com o dedo ou o cabo de um instrumento de jardinagem. A profundidade de plantio desta semente dever obedecer s recomendaes que vm nas embalagens que adquiriu ou nas nossas recomendaes.

4 - Solo
4 .1 - Preparo do solo dos canteiros

4.2 - Delineando o espao da horta Delinear os canteiros segundo a informao de luminosidade do espao, para terrenos planos qualquer forma adequada. Em terrenos com inclinao, procurar fazer o canteiro transversal ao declive. Fazer tambm uma borda mais alta para evitar que guas de enxurrada destrua o trabalho.

A borda do canteiro poder ser feita com tijolos, pedras, garrafas PET (corte o fundo e o gargalo do mesmo tamanho e semi-enterre). ecologicamente correto.

Se usar garrafas de gua pequenas s cortar ao meio.

Se no quiser este material, poder utilizar tijolos, telhas, pedras e at tboas velhas, presas a sarrafos.

9 4.3 - Preparo do solo

O solo dos canteiros deve ser revolvido at 30 cm de profundidade, retirando inos, pedras e razes. Adicionar adubo animal de curral bem curtido, cerca de 2 kg/m de solo. Se colocar adubo de aves, tambm chamada de cama de galinheiro, poder colocar somente a metade. Adicionar tambm 50 gramas de cal apagada/ m. A cal apagada, tambm chamada cal hidratada (CaOH) fonte de clcio para as hortalias. Se o solo original do seu canteiro for muito argiloso, coloque tambm um balde de areia para cada 2,0 m. Misturar tudo muito bem, puxar a terra com a enxada para fazer um camalho de 15 a 20 cm de altura, nivelar o topo do canteiro, regar e deixar assentar por alguns dias antes de plantar. Sementes de inos brotaro e voc poder retirar antes de plantar as hortalias. Pode, no entanto, j deixar a borda do canteiro pronta, evitando que desabe com as chuvas. Para comear a plantar suas hortalias aguarde de 8 a 10 dias aps a colocao destes materiais recomendados no canteiro. Na vspera do dia de plantar, regue bem o espao ou ento aguarde por uma chuva antes. 4.4 - Canteiros: medidas ideais

10 A largura do canteiro deve ser de no mximo 1,0 metros para facilitar o acesso ao meio para tirar inos ou colher. O comprimento ter o que desejar, porm canteiros muito longos cansam o jardineiro, que precisa dar a volta quando est trabalhando.

O ideal fazer com 3 a 4,0 metros, deixando uma passagem. Os caminhos ao redor dos canteiros podero ter cobertura com lajes, pisos, maravalhas ou cavacos, sendo desaconselhado o uso de britas, porque se enterram no solo e se quiser modificar o tamanho ou a posio do canteiro ter de peneirar tudo para se livrar delas. A maravalha produto de textura grosseira descartada pelas serrarias. J as aparas so pequenos cavacos que esto sendo comercializados para cobertura vegetal inerte em paisagismo em substituio casca de pinus. Com o intemperismo acabaro virando substrato.

5 - Horta em vasos ou jardineira


5.1 - Preparo do solo nos vasos

5.2 - Preparo do solo para jardineiras e vasos Adquira jardineiras de cimento, cermica ou de plstico.

11 As de cimento e cermica necessitam ser impermeabilizadas com piche, sendo este encontrado em diversas marcas nas ferragens e casas de materiais de construo. Passe com pincel velho, pois ter de descart-lo depois. Deixe secar vrios dias. No fundo ter de colocar material que possa facilitar a drenagem de chuvas e regas. Poder ser brita, cacos de tijolos ou vasos quebrados. Se a jardineira for de cimento, isto aumentar seu peso. Poder optar pela colocao de manta no-tecido, destas de filtro de coifas de fogo. Adquire-se nas mesmas lojas de materiais de construo. Em cima da brita ou da manta, uma poro de areia que cubra todo o fundo da jardineira. para facilitar a drenagem. Em cima, coloque o substrato j preparado. 5.3 - Substrato para horta em jardineiras

Misture 5 partes de composto orgnico de folhas ou hmus de minhoca com 1 parte de adubo animal curtido, 1 parte de areia e 1 parte de cascas de pnus. As cascas de pnus devero ser do tamanho pequeno. Deixar de molho em gua por no mnimo 1 semana, trocando a gua todos os dias. Os compostos fenlicos contidos na resina do pinus so txicos para as razes, mas a gua os dissolve. Estas cascas serviro, assim como a areia, para tornar o substrato mais leve e poroso, garantindo a drenagem das guas. Se no tiver interesse em fazer horta orgnica na sua forma mais radical, poder ainda acrescentar adubo granulado NPK formulao 10-10-10, cerca de 100 gramas por jardineira de 1,0 m de comprimento.

12 Adquira este adubo com a adio de clcio na formulao, o que dispensar a adio de cal apagada. Mas uma ateno voc dever ter: no use este granulado com cal em suas plantas ornamentais, dos gneros azalias, buganvileas e gardnias, que so plantas que requerem substrato cido.

6 - Plantio das sementes


6.1 - Sementes - Estaqueamento Luminosidade

6.2 - Sementes: plantio direto e mudas que pedem tranplante As sementes adquiridas vm num saquinho com proteo metlica, corte a ponta e v deixando cair em sulcos previamente feitos. A profundidade de plantio tem a regra geral de ser 1,5 vezes o dimetro da semente. As embalagens de sementes vm com data de validade, procure no adquirir sementes j prximas desta data, pois a taxa de germinao cai muito e corre o risco de no haver emergncia suficiente. Sementes grandes podem ser semeadas em linhas, calque com o dedo no substrato e coloque a semente. A cobertura feita com terra peneirada seca. Para sementes muito pequenas use um truque: misture-as com p de caf seco. Ao peneirar sobre o substrato ver por onde passou evitando acumular sementes. Peneire terra seca bem fina sobre tudo. Cubra a sementeira com plstico e deixe longe do sol.

13 Diariamente faa uma rega com jato fino para no desalojar as sementes. Quando notar que esto comeando a germinar, por volta de 5 a 7 dias, retire o plstico durante o dia, cobrindo quando chover e noite. O transplante para outros recipientes poder ser feito quando planta tiver 6 folhinhas. As mudinhas devem ser retiradas com cuidado, poder usar uma faquinha velha ou uma colher, evitando danificar as pequenas razes. Para levar para o canteiro dever ter pelo menos 10 cm de altura. Mas isto varia conforme o tipo de planta. Estas informaes esto nas fichas de hortalias que acompanham os textos. Algumas plantas devem ser semeadas diretamente nos canteiros, tais como cenouras, rabanetes, feijo-vagem, ervilhas e favas. Voc encontrar o modo de preparar o canteiro nos textos correspondentes. Com o canteiro pronto, abrir com o cabo da pazinha ou um pedacinho de ramo seco uma pequena cova, na profundidade recomendada na embalagem do fabricante. Deposite a semente e chegue a prpria terra do canteiro semente, cobrindo-a. Quando tiver semeado tudo, regue com jato fino do regador ou mangueira, procurando no desplantar a semente. Ser conveniente colocar a embalagem espetada num bambu no local, pois a memria pode falhar e voc no ter idia mais do que e onde semeou. Se houver na semana da semeadura algum temporal forte com chuva pesada, procure cobrir o canteiro com tecidos velhos, evitar desastres maiores com suas plantinhas. 6.3 - Estaqueamento

14

Algumas plantas, como as do pimento, pimenta, necessitam de tutores para que se mantenham eretas. Bambus so timos para isto, durveis e fceis de achar. Amarre com cordo de algodo, fazendo um oito para evitar estrangular o talo. Plantas como as do tomate, ervilhas, feijo-vagem, necessitam de trelias para se enredar, o que tambm pode ser feito com bambu ou sarrafos velhos. Se fizer o canteiro deles junto a uma cerca, poder usar a tela como suporte. Veja os exemplos da figura 1.

15

A figura 2 um exemplo do que poder fazer se o cultivo do tomateiro for em vaso, possibilitando voc a cultiv-lo na sacada ou terrao de seu apartamento. 6.4 - Local e Luminosidade Quem possui um espao no terreno de sua propriedade e deseja ali construir uma horta, deve observar a incidncia do sol na rea e as sombras de outras plantas e edifcios. Observar de manh e tarde. Raios fortes do sol tornam as alfaces, rculas e radites com folhas mais duras e, no caso destas duas ltimas, com sabor amargo mais acentuado. A orientao para leste o melhor para hortalias de folhas. No entanto, as com frutos, como tomate, pimento e morangueiros, apreciam mais sol, ento organize seus canteiros com orientao norte ou oeste. Se o terreno pequeno, coloque os canteiros de plantas mais altas mais para oeste, assim as plantas mais altas, como os pimentes faro sombra para as mais sensveis.

7 - Plantio das mudas


7.1 - Dia de plantar e tarefas a seguir

16

7.2 - Dia de plantar a horta Os canteiros esto prontos e a ansiedade em iniciar logo comea a se fazer sentir. No pode esperar para que as mudinhas cresam ou no tem tempo de cuidar desta parte? No comrcio do ramo, floriculturas e agropecurias, com certeza encontrar bandejas ou caixas contendo mudinhas j no ponto de transplantar para o canteiro, propiciando a voc, uma economia de tempo e espao. A melhor hora de plantar de tarde, quando o sol j no est forte.

7.3 - Definindo o local das mudas no canteiro

17

Se o canteiro de alfaces, por exemplo, estique um cordo entre dois bambus para fazer uma linha reta. D o espaamento usual para a cultura (veja as fichas de hortalias ) e v plantando. Na fila seguinte, troque o cordo de lugar, mas intercale, assim caber mais plantas por metro quadrado. Na borda do canteiro plante cebolinha, cebola, alho. 7.4 - Plantas que repelem pragas e insetos - um controle ecolgico Se quiser colorido, plante Tajetes (Tajetes sp.), ajuda a controlar os nematides do solo e afugenta formigas e outros insetos daninhos. E o canteiro fica bonito, claro. Outra planta que repelente de insetos a hortel (Mentha). Como invasora e espalha-se pelo canteiro abafando as outras plantas, nossa sugesto que plante um ou dois tipos de hortel num balde velho (de plstico ou metal) ou num vaso alto. Coloque no meio do canteiro, entre suas hortalias. Ficar mais alta, no se espalhar no solo e agir como guardi de suas hortalias. No se esquecer de regar o recipiente, no entanto. Para canteiros de tomates ou pimentes coloque as plantas no meio, deixando as bordas para outras plantas mais baixas, como as citadas anteriormente, ou ento rculas e radites, que formam touceiras. Tomates necessitam de tutores em forma de trelia ou trips, veja os desenhos na pgina sobre plantio das sementes.

18 As pragas que costumam aparecer so iguais para as duas. Recomendamos, ento, no plant-las no mesmo canteiro e intercalar a cultura com canteiro de melissa e hortel ou manjerico, que so plantas repelentes de insetos, assim como o Tajetes . Aps o plantio, regue o solo (no as plantas) com jato fino. Repita a rega todos os dias em que no chover, assim garante gua para a planta se aclimatar. Depois de uma semana torne as regas regulares, todas as manhs e nunca com o sol forte. 7.5 - Tarefas para cuidar da horta O plantio foi feito, as mudas esto se desenvolvendo. Observe se h falhas no canteiro e preencha com novas plantas para no deixar o espao inativo. Retire os inos assim que surgirem, eles so muito competentes em extrair nutrientes do solo e competem com as hortalias. Se o seu cultivo for horta orgnica, passada uma semana voc poder colocar esterco de gado dentro de um balde com gua, revolver bem a mistura, coar com a peneira de jardim e aplicar este caldo ao redor das mudas de hortalias, cuidando para no tocar nas folhas nem no colo das plantas.

Se no quer ser to radical, poder fazer a segunda alternativa, dissolver uma colher de sopa para cada litro de gua de adubo granulado tipo NPK formulao 10-10-10 e aplicar. Para hortas de tamanho domstico poder usar uma garrafa PET de 3 litros. Sacuda bem para dissolver e coloque no solo ao redor da planta. Antes desta operao, regue o canteiro. Um bulbo mido ir formar-se ao redor das razes e quando voc colocar a gua com o adubo dissolvido, ele ir direto para as razes.

8 Cuidando da horta aps o plantio


8.1 - Horta: cuidados e regas

19

8.2 - Tarefas para cuidar da horta O plantio foi feito, as mudas esto se desenvolvendo. Observe se h falhas no canteiro e preencha com novas plantas para no deixar o espao inativo. Retire os inos assim que surgirem, eles so muito competentes em extrair nutrientes do solo e competem com as hortalias. Se o seu cultivo for horta orgnica, passada uma semana voc poder colocar esterco de gado dentro de um balde com gua, revolver bem a mistura, coar com a peneira de jardim e aplicar este caldo ao redor das mudas de hortalias, cuidando para no tocar nas folhas nem no colo das plantas. Se no quer ser to radical, poder fazer a segunda alternativa, dissolver uma colher de sopa para cada litro de gua de adubo granulado tipo NPK formulao 10-10-10 e aplicar. Para hortas de tamanho domstico poder usar uma garrafa PET de 3 litros. Sacuda bem para dissolver e coloque no solo ao redor da planta. Antes desta operao, regue o canteiro.

Um bulbo mido ir formar-se ao redor das razes e quando voc colocar a gua com o adubo dissolvido, ele ir direto para as razes. 8.3 - Regas

20

Para crescer e produzir folhas e frutos as plantas necessitam de gua. No esquecer de regar o solo das hortalias fundamental. Depois que chover, abrir um pouco a terra do canteiro para verificar se a gua atingiu profundidade suficiente para molhar a terra ao redor das razes, se notar que est seco, regue. As regas pela manh so melhores, mas se esqueceu, regue no fim da tarde, no vero ou em locais de clima quente.

9 - Colheita na Horta
9.1 - Colhendo o que plantou

21

9.2 - Colhendo no tempo certo e do jeito certo Cada hortalia tem seu tempo certo para colher.

Hortalias de Folhas:

Algumas plantas de folhas, como alfaces, rculas e radite podem fornecer vrias colheitas, se voc colher somente as folhas externas. Quando adquirimos alfaces, elas vem inteiras, mas em cultivo caseiro no h necessidade de cortar toda a cabea. Retirando as folhas externas, ter saladas por mais longo perodo.

Hortalias de Folhas mais amargas:

Rculas, assim como radites quando crescem demasiado tendem a ficar amargas. Se voc no f deste sabor to acentuado, deve comear a colher antes que fiquem demasiado grandes.

Tomates e Pimentes:

Tomates produzem flores e frutos por longo tempo continuamente, ento a colheita deve comear pelos frutos mais maduros. Os tomates-cereja tm grande produo e outras variedades tambm. Uma dica ter sempre algumas mudas crescendo, outras iniciando a produo e outras j em fase final de produo. Assim no faltar na sua mesa.

Cebolinha, folhas de cebola e alho:

As cebolinhas e folhas de cebola e alho voc deve fazer a colheita com tesoura, deixando uns 3 cm para rebrote.

22 Cortar todos de uma vez. Aps a higienizao, deixar escorrer a gua, cortar com tesoura de cozinha ou picar fino. Armazenar em recipientes fechados (embalagens de sorvete so excelentes) e estocar no freezer. Voc no perde a produo, ter por longo tempo e no precisar sair de casa na chuva para colher o tempero para aquele molho especial.

9.3 - Alimentos frescos mesa e economia

Quando se produz hortalias em casa poderemos colher todos os dias, evitando estoc-las na geladeira.

23 Faz parte da satisfao do jardineiro trazer para a cozinha a produo que teve todo o trabalho de fazer. O gosto das saladas, molhos e temperos tm sabor e aroma diferente. E nem estamos falando em economia, somente sentindo a alegria do trabalho bem feito e do sucesso que coroou seus esforos. Mas falando em economia, ao iniciar sua horta, faa anotaes de tudo que comprou. Ferramentas so bens durveis, seu valor ser compensado com o tempo. Anote sementes, mudas, substratos, adubo. Calcule seu tempo dispendido nas tarefas como se fosse contratar um jardineiro por dia para cuidar de tudo. Comece a anotar toda a produo e compare a qualidade e quantidade do produto. Veja os valores que estaria pagando no mercado. Faa seus clculos. Ser surpreendente o que descobrir.

10 - Calendrio da horta
10.1 - Calendrio de semeadura e cultivo de hortalias

10.2 - Saiba a melhor poca para plantar sua horta. Em ordem alfabtica da letra A letra F. As hortalias destacadas em verde contm um link com ficha detalhada de seu cultivo.

24

25 Observao:

* Espaamento entre plantas/fila

10.2 - Calendrio de semeadura e cultivo de hortalias 2 Em ordem alfabtica da letra J letra T. As hortalias destacadas em verde contm um link com ficha detalhada de seu cultivo.

26

Observao: * Espaamento entre plantas/fila

27

11 Hortalias de folhas:
11.1 - Como plantar Alface

Ficha Tcnica da Lactuca Sativa

11.2 - O p de alface Nome Tcnico: Lactuca sativa Nomes Populares : Alface Famlia: Angiospermae Famlia Asteraceae., Origem: Nativa da sia, cultivada desde a Antiguidade

11.3 Descrio: uma planta anual, de ciclo curto, com caule curto, sumarento que atinge at 0,25 m de altura.

28 As folhas so dispostas imbricadas ao redor deste caule, formando uma roseta.

As folhas so verdes, inteiras, podendo, conforme a variedade apresentar-se lisas, crespas, recortadas. Inclusive coloridas, verde-arroxeadas. As suas flores so pequenas margaridas amarelas, reunidas em inflorescncia do tipo pancula e que surgem ao final de um ciclo. 11.4 - Modo de Cultivo conforme as diferentes variedades: As variedades de alfaces produzidas no pas so agrupadas pelo seu tipo e conhecidas pelos nomes de romana, cabea lisa, cabea crespa, de folha e de haste. O modo de cultivo o mesmo, porm as diferenas de climas produzem tipos comerciais diferentes. As mais cultivadas so as de cabea lisa e crespa. Alface de cabea lisa: A alface de cabea lisa tem folhas macias e uma das mais apreciadas. As variedades deste tipo so conhecidas como Repolhuda francesa, Gigante e Sem rival, sendo que a alface romana a mais indicada para produo em pequenas hortas caseiras. Existem muitas outras variedades, mas apresentaremos duas em detalhes para que possa cultivar na sua horta. Alface romana branca: Alface romana branca de Paris - tem a cabea repolhuda ereta com 20 a 30 cm de altura e 20 a 30 cm de dimetro e folhas compridas, ovaladas, lisas, consistentes e de cor verde-clara. Seu plantio vai de fevereiro a agosto para a Regio Sul, de abril a julho demais Regies. A temperatura melhor para seu cultivo a de 24 C, mas tolera mnimas de 2 C e mximas de 29 C. Seu ciclo de 65 dias no vero e at 85 dias nos meses frios. Deve ser plantada com espaamento de 30 x 30 cm nos canteiros para desenvolver uma boa formao. As sementeiras devero ser preparadas com terra peneirada ou casca de arroz carbonizada, nivelar e regar com jato fino. Colocar 2 a 3 sementes por clula, se usar sementeira do tipo comercial.

29 A germinao ocorre em torno de 4 a 7 dias e somente dever ser transplantada para canteiro quando atingir de 5 a 6 cm. A colheita da cabea inteira ocorre em torno de 65 dias aps, no vero e 85 dias nos meses frios. Alface americana: Alface americana conhecida pela sua cabea mais dura, de folhas crocantes verde-claro, saborosas e suculentas. Seu ciclo de 70 dias no vero e de 90 dias no inverno.

O tamanho desta planta oscila entre 20 a 30 cm de dimetro. resistente ao calor e ao patgeno Rhizoctonia solani. Dever ser semeada em sementeira de alvolos do tipo comercial ou em caixotes. O substrato da sementeira poder ser feito com terra comum de canteiro ou casca de arroz carbonizada. Nivele e umedea antes de semear. Nos alvolos e nas covas colocar entre 2 a 3 sementes. Regar todos os dias de manh ou ento tardinha. A germinao ocorre entre 4 a 7 dias e transplanta-se as mudinhas quando tiverem 5 a 6 cm de altura para canteiro preparado com adubo animal curtido, cerca de 150 g/m. Se seu cultivo no for orgnico, acrescente 30 g/m de adubo granulado tipo NPK formulao 10-10-10. O espaamento da cultura de 30 cm entre linhas e 30 cm entre plantas. A colheita da cabea poder ser feita com 70 dias no vero e 90 dias no inverno. uma planta de simples cultivo e pode ser semeada em qualquer poca do ano e cultivada em todo o pas. 11.5 - Receita natural para combater insetos : Insetos sempre aparecem para comer o que estamos cultivando. Poderemos fazer um suco de plantas para afugent-los. A receita simples, mas d certo: fazer um suco com um punhado de folhas de tomateiro, 2 dentes de alho descascados e 2 pimentas dedo-de-moa vermelhas. Bater no liquidificador, coar e por no aspersor, borrifando todas as plantas atacadas por insetos mastigadores. O suco no mata o inseto, mas ele ser afugentado.

30 Uma horta caseira deve ser ecologicamente correta. 11.6 - Como plantar Couve Ficha Tcnica da Brassica oleracea

11.7 - O p de couve Nome Tcnico: Brassica oleracea Nomes Populares: Couve Famlia: Angiospermae Famlia Brassicaceae Origem: Originrio da Europa

11.8 - Descrio: Planta herbcea com tempo indefinido de produo, considerada muitas vezes bianual em cultivos comerciais. Caule ereto, por vezes longo com folhas grandes, coriceas, colorao verde-claro a escuro conforme a variedade pode atingir cerca de 60 a 1,0 metro de altura. Podem ser onduladas e denteadas na borda, podendo formar cabeas na parte superior quando se prepara para florir. Suas flores so brancas ou amareladas, pequenas seguidas de fruto do tipo sliqua.

31 As folhas tm sabor pungente, sendo consumidas cozidas em diversos tipos de receitas.

11.9 - Modo de Cultivo conforme as diferentes variedades: Dentre as inmeras variedades encontradas no comrcio, escolhemos duas para detalhar: a couve-manteira e a couve-tronchuda. 11.10 - Couve-manteiga

As folhas so lisas, cor verde-acinzentada a escura. Suas sementes podem produzir um broto comestvel de sabor muito bom. O ciclo desta planta em produo de 100 dias para o vero aumentando alguns dias a mais em pocas frias. Pode ser cultivada em todo o pas, no havendo data especial de plantio. uma planta tolerante a fatores climticos, produzindo em regies quentes e frias. Cultivo: Pode ser semeada em caixotes com terra peneirada ou casca de arroz carbonizada, nivelada e mida. Colocar 2 a 3 sementes por clula se usar bandeja de semeadura ou cova se usar caixote. A profundidade de plantio de 0,5 cm. Cobrir a semente com terra seca peneirada e regar. Repetir a rega todos os dias at que esteja com 10 cm de altura, quando ento poder proceder ao transplante. A germinao ocorre em torno de 5 a 10 dias e dever esperar at que cresa uns 8 cm de altura para levar ao canteiro. Preparar o solo do canteiro revolvendo bem a terra e adicionando de 2 a 5 kg/ m de adubo animal bem curtido.

32 Caso sua horta no seja completamente orgnica poder acrescentar adubo granulado NPK formulao 10-10-10, cerca de 30 g/m. Nivelar e fazer linhas de plantio, com espaamento de 100 x 50 cm. A colheita, quando em produo comercial pode ser feita com 100 dias, mas para cultivo em horta domstica bem antes disto voc j poder comear a retirar as folhas maiores para suas receitas.

11.11 - Couve-tronchuda As folhas so verde-escuras com nervuras sallientes, tenras e macias. A planta atinge altura at uns 90 cm, menor que a couve-manteiga. tolerante a fatores climticos diversos e pode ser cultivada em todo o pas. A poca de plantio de fevereiro a novembro para a Regio Sul e Sudeste e de maro a maio para as restantes regies do pas. Cultivo: Deve ser plantada primeiro em sementeira de bandeja ou caixote, com terra peneirada ou casca de arroz carbonizada, nivelada e umedecida. As sementes so pequenas, cerca de 1 grama pode conter 275 unidades, segundo um distribuidor. Colocar 2 a 3 sementes por cova ou por clula, numa profundidade de 0,5 cm. Cobrir com terra seca peneirada e regar. Regar todos os dias. A germinao ocorre de 5 a 10 dias aps a semeadura e dever esperar crescer at que tenha 8 cm para transplantar para canteiro. Preparar o canteiro, destorroando, adubando com adubo animal de curral bem curtido, cerca de 2 kg/m e misturando bem. Nivelar e alisar a terra do canteiro e regar. Aguardar pelo menos alguns dias antes de plantar. Utilizar um cordo e dois pedaos de sarrafo ou bambu, para dar alinhamento de plantio. O espaamento da cultura de 1,0 metro entre linhas e 0,50 m entre plantas. No incio parece muito, mas as plantas crescem e ento se desenvolvero melhor se no estiverem apertadas no canteiro. Cultivo Misto:

33 Caso seu cultivo seja um conjunto de plantas, colocar as couves no meio do canteiro, plantando outras hortalias mais baixas, tipo alface, rcula, radite na frente e alguns temperos de bordadura, como por exemplo cebolinha e alho. Repelindo insetos: Uma boa dica plantar plantas repelentes de insetos, como o tajetes (Tajetes sp.) em bordadura ou em vasos altos, espalhando entre as plantas do canteiro. Se apreciar o aroma, a arruda (Ruta graviolens), uma aromtica, tambm pode servir. Insetos do tipo besourinho das couves e gafanhotos sero afastados por elas. Tambm possvel fazer sucos de plantas da horta mesmo, para afugentar insetos. A receita simples: fazer uma suco com um punhado de folhas de tomateiro, 2 pimentas dedo-de-moa vermelhas e 2 dentes de alho. Bater no liquidificador, coar e por no aspersor, borrifando todas as plantas atacadas por insetos mastigadores. O suco no mata o inseto, mas ele ser afugentado.

Na horta caseira evitamos venenos, mais saudvel para a sade.

12 Hortalias de frutos:
12.1.1 - Como plantar o chuchu Cultivo do Sechium edule

34

12.1. 2 - O p de chuchu Nome Botanico: Sechium edule (Jacq.) Swartz Nomes Populares: Chuchu Famlia: Angiospermae Famlia Cucurbitaceae Origem: Amrica Centra

12.1. 3 - Descrio: O chuchu um fruto, a planta se chama chuchuzeiro ou simplesmente p-de-chuchu.

35

uma herbcea trepadeira, com caules flexveis e grossos, folhas grandes cordadas e os ramos tm a presena de gavinhas que se prendem a tudo e apoiam a planta. Seu tamanho difcil de precisar, pois se ramifica muito e forma grandes latadas, mas deve ficar em torno de 6,0 metros de ramo principal. Tem uma durao de produo de 3 anos, mas em cultivo caseiro poder durar muito mais. As flores so brancas e pequenas, seguidas de frutos ovais grandes de forma caracterstica, na cor creme, verde-clara ou verde escuro, ambos com polpa dura com mucilagem. Alguns podem ter uma espcie de espinho. 12.1. 4 - Modo de Cultivo : Local ensolarado, clima ameno e solo rico em matria orgnica e bem drenado. A planta sensvel s geadas, ento seu cultivo mais adequado s regies de invernos mais amenos. Semeadura direta em canteiro e solo: O chuchuzeiro cultivado a partir do plantio de um fruto maduro, quando a ponta mais larga comea a se abrir, por vezes at j brotando o primeiro ramo. Preparar a cova de plantio com adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 kg por muda, adicionando 100 gramas de adubo NPK formulao 4-14-8 e composto orgnico, misturando e regando. Colocar o fruto e completar com o composto orgnico. Plantar junto a tutor, espaldeira ou cerca, pois tende a crescer muito. Para produo usar o espaamento de 5,0 x 5,0 metros. A cada ms repor os nutrientes com o mesmo tipo de mistura recomendada para plantio. A melhor poca para iniciar um cultivo fica no vero para a regio Sul e Sudeste e para a estao das chuvas nas demais regies. Dicas e cuidados no cultivo do chuchu:

36 Os tratos culturais para o chuchuzeiro so simples, conduzir a planta na latada ou espaldeira. Esta pode ser feita com moires enterrados e fios de arame esticados e bem amarrados, com orientao para o Norte, assim haver maior luminosidade para a planta. O controle de inos tambm necessrio para evitar a competio. Para quem ir cultivar na horta caseira, plantar o chuchu num caramancho, a planta aps fechar o espao d uma boa sombra, podendo ser a estrutura usada para colocar mesas e cadeiras para um lazer familiar. So poucos os insetos que surgem para atacar a planta, mas nematides, caros e lesmas podem causar problemas. O plantio de plantas repelentes, como o tajetes (Tajete patula), a arruda (Ruta graveolens) podem contornar o problema. Para lesmas usar cinzas da lareira ou do fogo (no pode ser de churrasqueira que contm sal) espalhadas pelos canteiros. Tambm iscas atrativas podem ser usadas. Colheita: A colheita pode ser feita ao longo do ano, conforme a regio. Os frutos recm formados so comercializados para a confeco de picles e os maiores so colhidos j formados. No esperar para que amaduream muito, pois ficam duros e sem gosto. 12.1.5 - Propriedades do chuchu O chuchu de fcil digesto, devendo ser consumido cozido, em forma de salada, ensopados ou em sopas. rico em potssio, vitaminas A e C. Uma dica: cozinhar o chuchu no vapor, descascado e cortado em fatias de 5 mm. Quando estiver cozido mas ainda crocante, passar na gua gelada para parar o cozimento. Escorrer e temperar com azeite de oliva com ervas ou simplesmente com azeite de oliva, jogando salsinha e cebolinha com folhinhas secas de tomilho. 12.2 - Como plantar ervilha Cultivo do Pisum sativum

37

12.2.1 - O p de ervilha Nome Tcnico: Pisum sativum Nomes Populares : Ervilha Famlia: Angiospermae Famlia Fabaceae

12.2.2 - Descrio: Planta herbcea anual tipo trepadeira ou prostrada, caule flexvel, folhas simples e flores caractersticas das leguminosas.

O fruto um legume, tambm chamada de vagem, com sementes globosas, verdes, saborosas.

38 Tem ciclo de 70 dias na mdia e pode ser cultivada em quase todo o pas. 12.2.3 - Modo de Cultivo: A ervilha cultivada em lavouras, mas nada impede que voc tenha este legume na sua horta. Ir precisar de um espao razovel para que sua produo no seja muito pequena. Recomendamos que use uma cerca ou faa uma espaldeira de bambus, ao longo de muros ensolarados na sua horta. Pode ser cultivada em todo o pas, mas ser mais produtiva em locais de clima ameno a mais frio e de menor umidade ambiente. Tem bom desenvolvimento com temperaturas a partir de 12 C, mas acima de 30 C poder ser prejudicada, bem como com a incidncia de geada durante sua fase de florao. O local deve ser ensolarado e o solo frtil e rico em matria orgnica, alm de permevel e solto. A acidez importante para a cultura, o pH ideal de cultivo fica em torno de 5,5 e 6,8. Fazer anlise de solos e realizar a necessria a correo recomendada, utilizando de preferncia calcreo dolomtico, bem modo. Semeadura direta em canteiro e solo: Preparar o canteiro, revolvendo a terra e retirando inos, pedras e restos de outras culturas. Para a horta caseira recomendamos que seja feito um buraco de 20 x 20 cm, onde ser colocado adubo animal de curral bem curtido, cerca de 200 gramas, alm de adubo granulado tipo NPK com formulao 4-30-16, misturando com a terra do canteiro. Deixar 5 cm de profundidade, colocar de 5 a 8 sementes e fechar com terra. Usar espaamento de 30 x 80 cm, colocando bambus para tutorar a muda. Aps o trmino do plantio, regar bem e nos prximos dias regar todos os dias se no houver chuvas. Depois de 5 a 8 dias, ocorrer a emergncia das mudas. Quando as plantinhas estiverem com 15 cm proceder ao raleio, retirando as plantas mais dbeis, deixando cerca de 5 plantas por espao. A poca de cultivo para a Regio Sul e Sudeste de maro a setembro, para a Regio Leste de abril a agosto e para as demais regies de maio a julho. Dicas e cuidados no cultivo da ervilha: Os tratos culturais para a ervilha so de controle de inos e de ataque por insetos. As regas devero ser regulares, principalmente da emergncia at o incio do cultivo, depois espaar as regas, pois a ervilha no suporta solos encharcados.

39 Os insetos que mais atacam a cultura so os percevejos verdes, as lagartas e o tripes, que na horta caseira combateremos com nossos chs ecolgicos de plantas repelentes. Um vaso de hortel colocado no meio do canteiro ajuda a afastar os insetos. Tambm podemos colocar as ervilhas junto com pepinos, milho, rabanetes e cenouras, que so plantas companheiras desta cultura. A colheita da ervilha feita quando os gros estiverem desenvolvidos, antes de secar a vagem. 12.2.4 Curiosidades Os maiores produtores mundiais de ervilhas so os Estados Unidos, a ndia e a China. O Brasil, o Peru e o Chile tambm so produtores. Nosso pas importa grande parte desta leguminosa, fator este que mostra a evidncia da grande potencialidade deste gro para produo 12.3 - Como plantar vagem. Ficha Tcnica do Faseolus vulgaris

12.3.1 - O p de feijo vagem Nome Tcnico: Phaseolus vulgaris Nomes Populares: Feijo-vagem, vagem Famlia:

40 Angiospermae Famlia Fabaceae Origem: Originrio da Amrica Central. 12.3.2 - Descrio: Planta herbcea de caule flexvel com folhas compostas verdes e flores branco-avioletadas, seguidas de frutos do tipo vagem. Podemos encontrar as plantas ans e as trepadeiras, esta podendo atingir at 3,0m de comprimento. Os frutos podem ser tipo macarro, de vagens cilndricas e as de vagem achatadas. Pelo pas todo encontramos diferentes variedades, adaptadas s regies. Dentre elas citamos as variedades Braslia, Andra e Argus como a do tipo de vagem cilndrica e Mimoso, Chata e Maravilha como as de vagem achatada. 12.3.3 - Modo de Cultivo: Nas regies mais quentes do pas, o plantio fica nos meses de abril a junho, nas regies frias de agosto a maro. Nas regies de clima ameno podem cultivar o ano todo. A temperatura ideal para a vagem de 27 C , com 16 C para a mnima e de 35 C para a mxima. A planta no tolera geadas nem ventos frios. O vento forte prejudica a polinizao e pode ocasionar a queda das flores por falta de gua. Semeadura direta em canteiro e solo: O ciclo da cultura em geral de 60 dias no vero e a semeadura direta em canteiros preparados, com semeadura manual. Nas lavouras comerciais ela feita por mquinas. Para a horta caseira, deveremos preparar o canteiro, limpando os inos, destorroando e adubando com adubo animal cerca de 3 litros/ m e composto orgnico, misturando bem e regando. O composto orgnico poder ser adquirido ou aquele que se faz em casa, veja o artigo de compostagem sobre o assunto. O solo melhor para esta cultura o argilo-arenoso, com bom teor de matria orgnica. Aps a preparao do canteiro a semeadura feita em covas, com profundidade de 2,5 cm, colocar 2 a 3 sementes por cova em espaamento de 0,80 m entre linhas e 0,30 m entre plantas. Cobrir com terra peneirada e regar.

41 Regar todos os dias. Aps a emergncia e quando as plantas tiverem 15 cm, colocar tutores de bambu ou sarrafos, conduzindo a muda medida que cresce. As variedades trepadeiras necessitaro de uma trelia de bambu, madeira ou tela esticada. Uma boa dica plantar o feijo na cerca da horta. Dicas e cuidados no cultivo orgnico da vagem: Adubaes posteriores podero ser feitas com a aplicao de estrume lquido, que se faz colocando adubo animal em imerso de gua, coando numa peneira de jardim e colocando ao redor das mudas. Para hortas no orgnicas, poder ser feita a aplicao de NPK formulao 10-10-10 no perodo de crescimento da planta. Para as plantas trepadeiras necessrio colocar terra junto muda, evitando o aparecimento das razes. Poder colocar junto folhas secas para diminuir a evaporao da gua das regas ou chuvas. O feijo aceita cultivo companheiro: faa ao redor do canteiro plantio de rabanete, nabo ou cenoura. A colheita das variedades rasteiras costuma acontecer aps 50 dias depois do plantio e para as do tipo trepador, por volta dos 70 dias. Vages cilndricas esto timas para consumo quando atingem 15 cm e para as do tipo chato quando tem 23 cm. A prova colher uma vagem e quebrar na mo, se esto tenras esto no ponto. Se esperar muito os gros se desenvolvero e a parede da vagem ficar dura e seca. 12.3.4 - Doenas do feijo-vagem - tratamento ecolgico As doenas que aparecem na cultura so odio, mancha de fusarium e ferrugens entre outras e os insetos que aparecem para comer as folhas so caros, tripes, pulges, lesmas e lagartas. Para evitar este pessoal todo, a nvel de horta caseira e ecolgica, no usaremos venenos, mas uma dica boa usar um suco feito de folhas de tomateiro com dois dentes de alho, duas pimentas dedo-de-moa e um mao de hortel. Bater no liquidificador, coar, por no aspersor e aplicar. Insetos mastigadores iro para longe e fungos oportunistas sero combatidas pelo alho. As lesmas poderemos manter afastadas da cultura espalhando cinzas de fogo ou lareira no canteiro. E no vamos esquecer daquela plantinha mgica chamada Tajete (Tajetes) que dever ser plantada ao redor de todo o canteiro.

42 Defende dos nematides e repele muitos insetos. 12.4 - Como plantar pepino Cultivo do Cucumis sativus

12.4.1 - O p de pepino Nome Botanico: Cucumis sativus L. Nomes Populares : Pepino Famlia: Angiospermae Famlia Cucurbitaceae Origem: ndia 12.4.2 - Descrio: Planta herbcea de ciclo curto, monica, de caracterstica rasteira e de tamanho indefinido. O caule anguloso e as folhas so recortadas e speras.

43 As flores apresentam-se masculinas ou femininas na mesma planta e a polinizao feita por abelhas, principalmente. A flor feminina tem ptalas amareladas, tem cerca de 2 a 3 cm de dimetro e so solitrias. As flores masculinas so em maior nmero, apresentam-se em grupo e tem pednculo bem curto.

12.4.3 - Modo de Cultivo: Cultiva-se o pepino em locais ensolarados, de clima ameno a quente, pois a planta no tolera geada nem temperaturas menores do que 15 C. Na horta caseira escolher um local junto a cercas em canteiros unitrios, pois a planta invade os espaos e sufoca as vizinhas. prefervel o seu cultivo em estacas ou cercas, o fruto fica limpo e perfeito, melhor que a produo no cho. O solo de cultivo ideal o areno-argiloso, frtil, rico em matria orgnica e sem acidez acentuada. Para plantio comerciais dever ser feita a necessria anlise de solos para correo do pH para 5,8 ou 6,8. Semeadura direta em canteiro e solo: O cultivo a partir de sementes, adquirindo-se em agropecurias ou supermercados. Olhar o prazo de validade das sementes, no adquirindo aquelas que tm um prazo j vencendo, com baixo poder germinativo. Fazer a cova de plantio adicionando adubo animal de curral bem curtido, 100 gramas de adubo NPK 4-14-8, hmus de minhoca e 1 colher de cal hidratada, misturando tudo para incorporar bem. Usar o espaamento de 1,0 m x 0,50 m entre as covas. Colocar de 3 a 4 sementes/cova. Aps a emergncia, fazer o raleio, retirando as mudas mais dbeis e deixando apenas 2 a 3 plantas/cova. Dicas e cuidados no cultivo do pepino: Os cuidados com a planta so controle de inos, adubaes de cobertura e conduo das mudas. Os inos so controlados pela capina, cuidando para no danificar o caule da planta cultivada.

Para uma produo a recomendao a adubao de cobertura feita com sulfato de amnio em 3 aplicaes com intervalo de 1 ms.

44 A conduo feita controlando seu crescimento e fazendo a desponta do broto apical da haste principal. Isto propicia ramificaes laterais com maior quantidade de flores. Tambm importante o controle de pragas, para o pepino so algumas doenas, como mldio, antracnose, mancha angular e outras, que devero ser controladas segundo recomendaes de tcnicos. A irrigao importante para esta cultura. A primeira fase a mais crtica, quando a planta est em crescimento, necessitando de maior quantidade de gua. Quando o fruto est se formando poder ser reduzida, pois o enraizamento definitivo j ocorreu, possibilitando maior captao da umidade e nutrientes. Colheita:

Aps 50 ou 60 dias estamos prontos para comear a colher os frutos, quando o pepino atinge o tamanho de 20 cm e com a cor da casca verde-clara. Isto ir variar conforme a variedade utilizada. O usado para picles colhido bem pequeno, para melhor aparncia. Na embalagem de sementes estar especificado que tipo de pepino ir cultivar.

45

12.4.4 - Uso alimentar e cosmtico do pepino O pepino um fruto de baixa caloria, contm vitamina C, potssio e vitamina A, que est contida na casca. Podem ser consumido em saladas, sopas frias e picles. Sua polpa macerada pode ser usada em aplicao de mscara facial para peles avermelhadas pelo sol. O pepino muito usado em cosmtica para a confeco de cremes, loes, hidratantes e xampus.

12.5 - Cultivo do Pimento Ficha Tcnica do Capsicuum anuum

12.5.1 - O pimento Nome Tcnico: Capsicuum anuum Nomes Populares: Pimento

46 Famlia: Angiospermae Solanaceae Origem: Nativo da Amrica Latina 12.5.2 - Descrio: Planta herbcea de caule tambm herbceo, folhas ovais acuminadas de cor verde-escura. Flores brancas seguidas de frutos carnosos e ocos com muitas sementes. O nome o mesmo das pimentas, mas o pimento no ardido como aquelas. Tem alto valor nutritivo em vitaminas A e C, alm de clcio, fsforo e ferro. Inmeras variedades existem para cultivo no mercado, citamos dentre eles Magda, Avelar e Yoko Wonder. 12.5.3 - Modo de Cultivo Pode ser cultivado de agosto a janeiro nas regies Sul e Sudeste, e de maro a outubro nas demais Regies do pas. uma planta pouco tolerante ao frio e a temperatura ideal de cultivo fica em torno dos 18 at 25 C. O ciclo fica em torno de 100 dias, conforme a variedade. Semeadura: Preparar a sementeira comercial ou caixote com terra bem peneirada e medecer antes de semear. Colocar 2 a 3 sementes por alvolo ou cova, na profundidade de 1 cm e cobrir com terra peneirada. Regar todos os dias. Quando as plantas tiverem 15 cm de altura, levar para plantio em canteiro preparado. Solo e transplante em canteiro definitivo: O canteiro definitivo dever ser bem trabalhado. O solo melhor para cultivar pimentes o areno-argiloso com acidez mdia e bem drenado. Revolver at 25 cm de profundidade e acrescentar Adubo animal de curral bem decomposto, cerca de 1 a 2 kg/m, misturando bem com a terra do canteiro. Nivelar e regar, aguardando alguns dias at as plantas atingirem o tamanho adequado para transplante. Plantar com espaamento de 0,80 m entre linhas e 0,40 m entre plantas.

47 Colocar um tutor de bambu e amarrar a planta para evitar que tombe. Regar a cada dois dias quando no houver chuvas. 12.5.4 - Cuidados de manuteno e Pragas Uma prtica de cuidados com as plantas: necessrio retirar os brotos das primeiras hastes para incentivar as demais gemas. Os inos oferecem grande competitividade para o pimento, ento manter o canteiro livre de ervas daninhas. Os insetos que aparecem para comer a planta so pulges, caros, besouros, lagartarosca, entre outros. Para tratamento caseiro utilizar um suco feito com 2 dentes de alho, 2 pimentas dedo-demoa e folhas de tomateiro e hortel. Bater no liquidificador, coar, colocar no aspersor e pulverizar. Este suco liquida com os pulges e os insetos mastigadores costumam ser afugentados pelo produto. Um produto comercial mais incuo e ecologicamente correto o leo de neem, que poder ser aplicado. Aguardar pelo menos 10 dias depois da aplicao para colher os frutos para consumo. Colheita : A colheita poder ser feita aps 100 dias depois da semeadura, dados estes que podero ser diferentes em dias conforme a variedade. 12.6 - Um p de quiabo Ficha Tcnica do Abelmoschus esculentus

12.6.1 - o p de quiabo quiabeiro

48 Nome Tcnico: Abelmoschus esculentus (L.)Moench Nomes Populares : Quiabo Famlia : Angiospermae Famlia Malvaceae Origem: Originrio da frica, acredita-se que introduzido no Brasil na poca dos escravos. 12.6.2 - Descrio: O quiabeiro um arbusto de at 3,0 m de altura, conforme a variedade, de folhas grandes, lobadas e pilosas com at 30 cm de comprimento e flores branco-amareladas com centro escuro, semelhantes a um hibisco simples, pois so da mesma famlia. Os frutos so alongados e estreitos, fibrosos e com sementes claras e redondas. Pode se apresentar na cor verde, avioletado e vermelho. rico em vitamina A, C e B1. 12.6.3 - Modo de Cultivo :

uma planta que somente pode ser cultivada em regies quentes, a temperatura mnima de cultivo de 15 C. O florescimento e frutificao ocorre ao longo do ciclo da planta. Semeadura: Para proceder semeadura, utilizar saquinhos ou copinhos de jornal com substrato feito de casca de arroz carbonizada, hmus de minhoca e casca de pnus tamanho pequeno, colocando 1 semente por copo. Para semear deixar as sementes de molho em gua por pelo menos 24 horas. O quiabeiro tem sementes com cascas muito duras com uma camada impermevel que dificulta a penetrao da gua para iniciar o processo de germinao. mais interessante realizar a semeadura em local protegido para levar a campo quando atingirem o tamanho adequado Solo e transplante em canteiro definitivo : A preparao do canteiro deve ser feita como igual para outras culturas. Ser necessrio para cultivo comercial a anlise de solos para verificao da acidez e fertilidade.

49 Para cultivo em horta caseira delinear os canteiros, colocar adubo animal curtido, cerca de 2 kg/m, acrescentando adubo granulado NPK formulao 20-10-20 mais micronutrientes, cuidando par aadquirir aquele que inclui clcio. Colocar cerca de 100 gramas por cova, misturando bem a terra. Colocar a muda, apertar para fixar no solo, regando a seguir. Quando as plantas atingirem 15 cm poder levar a canteiro. O espaamento no canteiro pode ser de 0,50 m entre plantas e de 0,60 at 1,40m entre linhas, sendo que o espaamento maior pode beneficiar a melhor formao da muda e, portanto, mais frutos. Para plantio caseiro, colocar o quiabeiro no meio do canteiro ou se este for junto a muros, mais para o fundo, desde que receba a luz direta do sol. Fazer consorciao com tajetes(Tajetes sp.), que ajuda a combater os nematides do solo, pois o quiabeiro muito sensvel a esta praga. Plantar as mudas de tajetes na borda do canteiro e at ao redor do quiabeiro, mantendo uns 30 cm de distncia da muda.

12.6.4 - Florescimento e Colheita O florescimento se inicia em torno de 2 at 4 meses aps o plantio. Para guardar as sementes para novo plantio dever colocar em recipientes fechados e na geladeira, pois as sementes so oleaginosas e ranam facilmente. Sementes podem ser estocadas at 5 anos sem perder o poder germinativo.

A colheita deve ser feita quando os frutos atingem em torno de 6 a 8 cm de comprimento, antes que as sementes amaduream, quando ento a polpa torna-se ruim para consumo, muito fibrosas e secas.

12.7

- Cultivo orgnico do tomate

Ficha Tcnica do Lycopersicum suculentum

50

12.7.1 - O p de tomate

51 Nome Tcnico: Lycopersicum sculentum Nomes Populares: Tomateiro, tomate Famlia Angiospermae Famlia Solanaceae Origem: Originrio da Amrica do Sul. 12.7.2 Descrio:

Planta herbcea de caule flexvel de crescimento indeterminado, folhas compostas, pilosas, cor verde-clara perfumadas. Flores brancas seguidas de frutos globosos, variando a forma para redondos e cilndricos e tambm o tamanho conforme a variedade. Algumas das cultivadas no pas so Santa Cruz, Caqui, Agela, Cereja, Italiano, Salada, entre tantas. Os tomateiros, em geral, apreciam climas mais quentes, com temperaturas anuais em torno de 15 a 30 C. A melhor temperatura de cultivo para este tomateiro de 29C, mas tolera mnimas de 10C at mximas de 35 C. Calor e umidade so prejudiciais cultura, que pode desenvolver doenas. Dentre as inmeras variedades, citamos o tomate-cereja, de frutos bem pequenos, at 3 a 4 cm de dimetro, globosos, de polpa fina e aquosa com muitas sementes pequenas, sabor bem cido a doce. usado como salada e para enfeite de receitas. Sua poca de produo comercial de agosto a fevereiro na Regio sul e sudeste e de maio a ooutubro nas demais regies do pas. Seu ciclo de 90 dias no vero. J o tomate rasteiro Rio Grande - tambm conhecido como Salada, tem fruto de forma globosa e achatado, cor vermelha quando maduro. Muito cultivado para uso industrial, resistente a algumas doenas que acometem a cultura. 12.7.3 - Modo de Cultivo : Seu cultivo de agosto a dezembro na Regio Sul e Sudeste e de maro a outubro nas demais. Semeadura:

52

12.7.4 - Semear em sementeira apropriada ou em caixotes, com terra compostada. Pode tambm ser semeado em copos plsticos, furados no fundo. Este composto pode ser adquirido no comrcio ou feito em casa, com restos vegetais oriundos da cozinha, aparas de grama e adubo animal. Veja como preparar seu composto em casa em todos os detalhes. Peneirar para afinar os grnulos da terra e colocar no caixote ou sementeira. Umedecer com gua numa rega com jato bem fino. Semear, colocando em cada alvolo (ou cova) 2 a 3 sementes. Cobrir com terra peneirada e regar. Regar todos os dias com jato fino. Cobrir com plstico para evitar perda da umidade. A emergncia pode variar segundo a temperatura, mas fica em torno de 15 a 25 dias. 12.7.5 - Transplante no canteiro definitivo e cuidados com o solo: Quando inicar seu crescimento, poder fazer o desbaste deixando as mudas mais fortes, cortando com tesoura rente terra. Levar para canteiros com terra preparada, o que se dar por volta de 30 dias aps a semeadura. O espaamento para o tomate cereja de 1,0 m entre linhas e 0,50 m entre plantas. Preparar o solo do canteiro, destorroando e aplicando adubo animal de gado cerca de 3litros/ m, acrescentando o composto orgnico j descrito, misturando bem e nivelando.

53 Isto dever ser feito uma semana antes do plantio. Se sua horta caseira for orgnica, no poder acrescentar adubo granulado. Do contrrio, na preparao deste canteiro acrescentar ainda cerca de 200 gramas de adubo superfosfato simples. Tomates apreciam solos com pH em torno de 6 at 7, ento se o solo de seu terreno for cido, dever antes fazer a correo, segundo anlise de solos feita em laboratrio com a aplicao de calcreo. Antes de plantar, esticar um cordo preso nas pontas em um bambu, para colocar todos em linha. Os espaamentos so num geral de 1,0 m entre linhas, variando de 0,25 a 0,50 m entre plantas. Abrir a cova e colocar a muda com torro, arrumando a terra ao redor. Regar a seguir, com jato fino cuidando para no desplantar as mudas. 12.7.6 - Cuidados posteriores, adubao orgnica e no orgnica e colheita: Realizar estaqueamento quando as plantas atingirem 35 cm. Usar estacas de bambu ou sarrafos, colocando-os em X. Nas duas pontas do canteiro ser conveniente colocao de moires, com arames estaqueados entre eles. Prender arames nas estacas de bambu dos tomateiros, formando assim um cordo por onde a planta ir apoiar-se ao crescer. Amarrar de leve a planta ao arame, usando cordo de algodo. Veja uma ilustrao na pgina Plantio das Sementes. Aps o plantio poder ser feita quatro adubaes de cobertura. Utilizar adubo animal de curral bem curtido e deixar de molho na gua por algumas horas. Coar e despejar este lquido ao redor do p do tomateiro. Caso sua horta no seja do tipo orgnica, poder fazer ainda um reforo com adubo NPK formulao 4-14-8, cerca de 20 a 30 gramas de adubo granulado por muda, misturando com a terra do canteiro e regando as seguir. Com cerca de cem dias, os frutos formados j estaro amadurecendo. Colher antes que fiquem muito maduros, pois o processo de amadurecimento continua mesmo dentro da geladeira. 12.7.7 - Doenas e pragas no tomateiro - tratamento ecolgico

54

O tomateiro costuma ser atacado por insetos do tipo besouros fede-fede, caros, pulges, mosca branca e suas doenas mais comuns so requeima, pinta-preta, mancha fusariana, entre outras. O uso de venenos vetado na produo orgnica. O uso de sucos de plantas txicas, como os de folhas de alamanda e leo de neem, costuma resolver. Deve-se ter o cuidado de deixar pelo menos 15 dias antes de colher aps a aplicao do produto.

12.7.8 - Plantas que combinam com o p de tomate: O tomateiro aprecia companhia e pode ser consorciado com plantas aromticas, como slvia(Salvia officinale), hortel(Mentha) e outras. No deve ser cultivado, no entanto, em canteiro onde houve cultivo anterior de pimento e berinjela, que so da mesma famlia e tm em comum as pragas e doenas.

55

13 - Hortalias de Razes e Tubrculos:


13.2 - Como plantar batata doce

Cultivo do Ipomoea batatas

13.2.1 Nome Botnico:

- A batata-doce

56 Ipomoea batatas (L.) Lam. Nomes Populares : Batata-doce Famlia: Angiospermae Famlia Convolvulaceae Origem: Amrica tropical

13.2.2

Descrio:

Planta herbcea de ciclo perene, com caracterstica rasteira e sem tamanho definido devido enorme ramificao. As folhas so grandes, aproximadamente 15 x 17 cm.

As flores so campanuladas e brancas seguidas de pequenos frutinhos sem uso.

12.2.3

- Modo de Cultivo:

Local ensolarado e com boa disponibilidade de gua.

57

uma herbcea simples de cuidar na horta caseira. A prpria batata-doce costuma brotar quando se coloca em recipiente com gua. Quando as ramas atingirem cerca de 0,80 a 1,20 metros de comprimento, cortar a rama deixando 4 a 6 folhas na matriz. Cortar a haste deixando 1 gema e 1 pedao do ramo. Estas estacas colocar em vasinhos com composto orgnico. Quando comearem a se desenvolver levar para o canteiro preparado. 12.2.4 - Adubao e Transplante: A aplicao de fertilizantes deve ser mnima, a batata-doce produz grande massa foliar e poucas razes com adubao nitrogenada, que esto presentes no adubo animal curtido e nos adubos NPK. Para quem plantar grandes espaos ser conveniente fazer uma anlise de solos e fazer a correo de acidez se o solo for muito cido. A batata-doce necessita de pH entre 5,6 e 6,5. O espaamento das mudas de 0,80 e 1,0 metros entre filas e 0,25 at 0,50 entre plantas. Aguardar para plantar em dias sombrios, pois o sol costuma desidratar as mudas ocasionando o fenecimento. Aps o plantio regar bem as mudas. A adubao de cobertura feita com adubo granulado NPK de formulao 4-14-8, mas caso o canteiro j tenha recebido adubao para cultura anterior no haver necessidade.

58 12.2.5 - Manuteno :

Os tratamentos culturais so a retirada das plantas invasoras que competem por luz, gua e nutrientes.

Aps 2 meses as mudas de batata-doce j desenvolveram vegetao suficiente para cobrir o solo. Caso as chuvas sejam irregulares ser necessrio irrigar a cultura no incio de seu desenvolvimento.

12.2.6

- Colheita da batata-doce

A colheita da batata-doce ocorre quando suas razes esto desenvolvidas.

59

Como de ciclo perene ser necessria a inspeo das ramas para verificar o ponto. Para ter uma base de clculo da poca de colheita, a partir da colocao em canteiro contar 5 meses para comear a retirar do solo.

14 - Sementes:
14.1 - Cultivo do girassol

Produo a partir da semente de girassol

60

14.2

- Usos das sementes de girassol

A cultura produzida em diversos pases, principalmente para extrao de leo, utilizado na alimentao humana e tambm para produo de biodiesel. Os maiores produtores so Rssia, Argentina, Ucrnia, China e Romnia. No Brasil os Estados produtores so Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e So Paulo. A Lei Federal n11.097 de 13.01.2005 estabelece que ser obrigatrio a adio de biodiesel ao leo diesel em todo o territrio nacional. At 2013 a adio ser de 5% no leo diesel. As fontes renovveis provenientes da produo de plantas do tipo babau, canola, girassol, dend entre outros, serviro para aumentar a produo de combustvel nacional. O girassol como matria prima oleaginosa tem um teor de leo de 35 a 45 %.

61 Alm deste tipo de uso, o leo de girassol tambm pode ser usado como medicinal e cosmtico, na fabricao de fitoterpicos. Os ndios americanos j o usavam para tratamento de doenas dos rins, reumatismos e problemas respiratrios e recentemente seu uso para combater o colesterol tambm o indica para uso na culinria. 14.3 Solo : Para cultivar o girassol a nvel de produo comercial, ser necessria uma prvia anlise de solos para detectar a sua fertilidade e acidez e com as devidas recomendaes de adubao e correo do solo. Solos frteis, profundos e com pouca declividade, clima ameno e com chuvas regulares so os ideais para a cultura. O terreno dever ser preparado com passagem de disco e gradeao, adicionando adubo animal curtido e fertilizante granulados em nvel adequado, conforme a anlise de solos efetuada. poca de Plantio e Semeadura : A poca de plantio para a cultura de setembro at outubro, quando j no h mais perigo de frios e geadas. Para regies mais quentes o plantio em outros meses possvel, mas ser preciso haver umidade no solo, proveniente de chuvas da estao ou de irrigao artificial. A semeadura direta em sulcos, com espaamento entre linhas de 1,00 a 1,30 m e entre plantas de 30 a 40 cm, colocando-se 3 at 5 sementes/cova, podendo ser feito manualmente ou com o uso de mquinas. Cada grama contm aproximadamente 30 sementes. Conveniente plantar antes de chuvas ou ento irrigar a rea depois se no houver umidade suficiente no solo. Muitos produtores usam o desbaste das plantas deixando apenas uma por cova, o que ir depender tambm da fertilidade do solo em questo. Manejo da cultura, pragas e doenas do cultivo do girassol: O manejo da cultura muito simples. A competio dos inos o fator mais limitante e deve ser controlada com capinas, chegando terra ao colo da planta, evitando assim que se descubram as razes o que fragiliza sua sustentao, podendo ocorrer acamamento com ventos fortes. So poucas as pragas que atacam o girassol, como os nematides do solo, a lagarta que ataca as folhas e besouros que vm atrs das sementes. As molstias conhecidas do girassol tambm so poucas, como a mancha foliar, podrido do colo e a ferrugem, esta sim, perigosa para a produo. - Modo de Cultivo:

62 O uso de rotao de culturas com outras plantas de ciclo maior no suscetiveis doena uma prtica eficaz no combate ao fungo. 14.4 - Colheita do girassol

As inflorescncias costumam atrair muitos pssaros que se alimentam das sementes e so grandes competidores e podem trazer grande prejuzo no rendimento da safra.

Colher no ponto certo tambm difcil. As inflorescncias podem ser colhidas cerca de 4 a 5 meses aps a semeadura e a observao do fruto necessria. Estes no podem estar ainda leitosos, mas tambm no podem estar secos, quando pode ocorrer a debulha natural. A colheita mecanizada uma prtica possvel desde que o terreno seja pouco ondulado, seno ela dever ser manual, exigindo mais mo-de-obra. Uma das coisas interessantes nesta cultura que as inflorescncias so aproveitadas para a retirada dos frutos, as sementes so retiradas para a produo de leo, as cascas e captulo secos podero servir para combustvel de caldeiras e a planta poder ser cortada e incorporada ao solo para servir de adubo verde.

You might also like