You are on page 1of 21

HISTRIA ANTIGA

Civilizaes Fencia e Medo- persa


OBETIVO:aqui ser analisado mais uma parte da histria antiga. Naes que tiveram sua importncia no passado . mas neste mdulo, veremos no mnimo duas naes, apesar que se analisarmos bem sero trs. Porque a Medo- Persa a unio de dois povos. Com isso poderemos entender mais sobre o cotidiano desses povos e como eles se estabeleceram no decorrer do tempo e o que deixaram para ns. PR- REQUISITO: lembrar-se que neste mdulo esto sendo analisadas mais de uma civilizao.

Fencia
Por volta de 2000 a.C., os Fencios ocuparam uma estreita faixa de terra no mediterrneo oriental. Fencia quer dizer palmeira. Corresponde a uma rea litornea oriental do Mediterrneo localizada entre a Sria e Israel. Correspondia aproximadamente ao atual pas do Lbano e Sria. Durante muito tempo a principal cidade fencia era Sdon, mais tempos depois esta cedeu lugar a famosa Tiro. a Fencia era cercada por montanhas, os montes Lbano e Carmelo. O solo era pobre e dificultava a agricultura. Isso fez com que os fencios desenvolvessem muito pouco a agricultura.

SOCIEDADE FENCIA
A Fencia era formada por cidades autnomas independentes ( cidades- estados). Cada uma tinha seu prprio governo. Eram lideradas pelo rei, junto com sacerdotes, comerciantes e tambm pelos sufetas, que eram magistrados ancios ilustres. As cidades que mais se destacaram foram: Biblos, Sdon, Tiro, Ulgarit. A populao fencia era formada pela seguinte escala social:

empresrios eram pessoas que faziam o comrcio martimo e de escravos, donos de oficinas de artesanato. funcionrios do governo e sacerdotes eram a classe dominante. pequenos proprietrios e trabalhadores classe formada por artesos, pescadores, camponeses e marinheiros. escravos e marinheiros pobres os oprimidos e mais prejudicados socialmente.

Os fencios ficaram conhecidos como os grandes e melhores navegadores do mundo antigo. Seus navios com popas altas, boca larga, podiam ser movidos a vela ou a remo, tinham boa navegabilidade. Os fencios instalaram vrias colnias que sustentavam sua atividade mercantil e criaram portos e pontos comerciais, em vrias cidades importantes da poca. Como exemplo: Chipre, Silcia, Sardenha, Sul da Espanha, norte da frica e etc. Realizavam longas expedies martimas, atravessando o estreito de Gilbratar, indo para as ilhas Britnicas, para a frica at o mar Vermelho. Tudo o que sabiam ou grande parte aprenderam dos babilnios. Se orientavam noite no mar por meio das estrelas. Em suas grandes expedies, os fencios comercializavam navios, tecidos, madeiras, azeite, jias, vidros escravos e outros. Eram famosos pela hbil engenharia e pelos tecidos tingidos com mrice, um molusco. Os tecidos eram de cor viva, conhecidos como a prpura de Tiro. Os fencios tambm eram artistas! Eles se especializavam na metalurgia e por isso eram peritos em fundir, moldar e cinzelar objetos em ouro ou prata. havia arteses excelentes em esculturas de madeira e de marfim. Modelavam tambm objetos de vidro e teciam l e linho. Nos dias dos reis Davi e Salomo, ficaram famosos como talhadores de pedras para construes e como madeireiros que entendiam tudo no abatimento das enormes rvores que haviam em suas florestas.

RELIGIO
Os fencios, como eram ligados a navegao, tudo que os dava orientao neste sentido era considerado como deus. Isso explica porque tinham inmeros deuses, principalmente os ligados a natureza.

Cada cidade alm de deuses comuns e estrangeiros, tinham tambm um deus principal. Eles praticavam uma religio muito degradada, erguiam altares nas partes mais altas de suas cidades para

sacrificar pequenos animais em oferenda aos deuses, devidamente relatados na Bblia. Esses deuses representavam fenmenos da Natureza: Dagon representava os rios e anunciava as chuvas: Baal era o deus das alturas, tempestades e raios: Ayan e Anat, filhos de Baal, representavam as guas subterrneas e a guerra, respectivamente. Os fencios tinham deuses comuns, embora com nomes diferentes em cada local; por exemplo, na cidade de Tiro, Baal era denominado Melqart. Assim dizendo, podemos afirmar que os Fencios era politestas, ou seja, acreditavam em vrios deuses. Os seus rituais envolviam sodomia, bestialidade, prostituio cerimonial, prticas abominveis de sacrifcios de crianas, alm de rituais sangrentos e cultos realizados ao ar livre. Tinha a prtica de magia, e os habitantes da Fencia acreditavam em maus-espritos, bons-espritos, dentre outras coisas, como tambm os judeus, que eram condenados por Jesus Cristo, vide Novo Testamento da Bblia. Seus templos que se tornaram runas
podem ser visitados at hoje.

OS AVANOS
A astronomia e a matemtica foram aprimoradas pelos fencios devido a sua atividade na agricultura, navegao e atividades comerciais. Mas a principal colaborao se deve ao surgimento do alfabeto. Era uma forma simples e prtica baseada em 22 letras. At a palavra alfabeto provm dos fencios. As duas primeiras letrasAleph e Beth, para o grego foram traduzidas para alpha e beta. O alfabeto criado pelos fencios foi aprimorado pelos gregos e pelos romanos. Tal avano constitui o maior legado da cultura fencia nos nossos dias. Os fencios tambm contriburam com avanos para conservar seus escritos. Antes eram usados lminas de barro cozido, eles agora passaram a usar rolos de papiro e tinta.

Fonte de consulta
Economia Os primeiros habitantes tentaram desenvolver a agricultura, junto com a pesca e a caa, mas no deu certo. Mas a posio geogrfica da Fencia era estratgica. pois localizava-se no cruzamentos das principais rotas comerciais entre o Ocidente e o Oriente. Ento, os Fencios comearam a desenvolver o comrcio. Logo aps, o comrcio foi a principal atividade econmica da Fencia. Os habitantes tornaram-se famosos por serem grandes comerciantes e navegadores. Navegao O domnio do Mar Mediterrneo favoreceu a fundao de colnias, como a de Cartago, Siclia e Cdiz. Houve o grande domnio de pontos comerciais. Havia tambm uma certa pirataria e uns segredos das rotas. Por serem grandes navegadores, os Fencios sabiam rotas estratgicas e atalhos martimos como ningum.

Estrutura Social A sociedade, como quase todas as outras sociedades da Antigidade, era dividida em classes. O grupo dominante estava entre ricos comerciantes, proprietrios de terras, armadores e sacerdotes. A classe social mais baixa fazia parte da maioria da populao: artesos, camponeses e escravos tambm habitavam a regio. Artesanato e comrcio A madeira foi uma das maiores fontes de riqueza dos fencios. As montanhas da regio eram cobertas por florestas de cedro, madeira leve e resistente, apropriada para a construo de embarcaes. Alm disso, desenvolveram a metalurgia, a tecelagem, a tinturaria, cermica, fabrico de vidro, joias e corante prpura, extraindo um lquido do caramujo Murex para tecidos. A vida poltica A regio Fencia era organizada em cidades-Estados independentes. Existia uma certa rivalidade entre as cidades, mas a comunicao entre as cidades era dificultada, por conta das cadeias de montanhas que existia ao longo da costa. O tipo de governo existente na poca era a Talassocracia, que dominava os comerciantes martimos na poltica das cidades-Estado. O poder do chefe poltico que o rei, era limitado por um conselho de comerciantes e armadores. Cultura A constante presena de potncias estrangeiras na vida cultural da Fencia parece ter sido a causa de sua pouca originalidade: as sepulturas fencias, por exemplo, eram decoradas com motivos egpcios ou mesopotmicos.Mesmo assim, os Fencios deixaram para ns o maior legado cultural da Antigidade: um alfabeto fencio fontico simplificado, com cerca de 22 letras, que inovava em relao a outros Religio Os fencios erguiam altares nas partes mais altas de suas cidades para sacrificar pequenos animais em oferenda aos deuses, devidamente relatados na Bblia. Esses deuses representavam fenmenos da Natureza: Dagon representava os rios e anunciava as chuvas: Baal era o deus das alturas, tempestades e raios: Ayan e Anat, filhos de Baal, representavam as guas subterrneas e a guerra, respectivamente. Os fencios tinham deuses comuns, embora com nomes diferentes em cada local; por exemplo, na cidade de Tiro, Baal era denominado Melqart. Assim dizendo, podemos afirar que os Fencios era politestas, ou seja, acreditavam em vrios deuses. Existiam rituais sangrentos e cultos realizados ao ar livre. Tinha a prtica de magia, e os habitantes da Fencia acreditavam em maus-espritos, bons-espritos, dentre outras coisas, como tambm os judeus, que eram condenados por Jesus Cristo, vide Novo Testamento da Bblia. Espero ter ajudado. Abraos!!!!

Os Fencios
Povo que consagrou-se como os maiores navegadores do Mundo Antigo.

Por volta de 2000 a.C., os Fencios ocuparam uma estreita faixa de terra no mediterrneo oriental.

Nos dias de hoje, o territrio da antiga civilizao Fencia corresponde as naes do Lbano e Sria.

Fracassada a tentativa de praticar a agricultura em seus territrios, os Fencios viram no comrcio a principal fonte de riqueza das cidades.

O comrcio feito com os povos egpcios e mesopotmicos, fez com que os fencios enricassem rapidamente. Foi ai ento que eles decidiram expandir a atividade comercial em todo o mediterrneo.

O cedro, objetos de metais, tecidos, cermicas, jias e tinturas, eram os principais produtos comercializados pelos Fencios.

O terra natal dos fencios, possua uma grande floresta repleta de Cedro, madeira usada na construo de embarcaes. Valendo-se dessas embarcaes, os Fencios exploraram as regies costeiras do Mar Mediterrneo a procura de recursos minerais. Com a multiplicao das embarcaes, a Fencia transformou-se na maior potncia martima da antiguidade.

A Religio

As divindades fencias estavam relacionadas a natureza. Em troca da fecundidade do solo e da abundncia de uma boa colheita, os deuses exigiam oferendas. Para agradar aos seus deuses, os fencios realizavam sacrifcios humanos.

Baal, Astartia, Dagon, Ayan e Anat, eram os principais deuses da religio fencia. No foram construdos templos religiosos em homenagem a esses deuses, os cultos eram feitos ao ar livre.

A Sociedade Fencia

A Civilizao Fencia era uma sociedade de mercadores. Sem governo centralizado, as Cidades de Biblos, Sidon e Tiro eram independentes uma das outras. Estas cidades eram governadas por ricos comerciantes e aristocratas. A populao fencia era formada de marinheiros, artfices, camponeses e escravos.

Por volta de 1400 a.C, os fencios j eram os maiores comerciantes da antiguidade. Consagrados notveis navegadores, fundaram povoados em varias regies do Mediterrneo. Com o aumento da populao fencia, eles fundaram colnias no Norte da frica e na Pennsula Ibrica, chegando at as ilhas britnicas banhada pelo Oceano Atlntico.

As principais colnias fencias eram a Cidade de Cartago, Cadiz, Siclia e Chipre.

O maior legado dos fencios foi a inveno do Alfabeto Fencio, sinais que correspondiam aos sons das consoantes. Os gregos copiaram este alfabeto e o difundiram em boa parte do mundo.

O territrio da Fencia sempre foi cobiado por outros povos da antiguidade. Em 330 a.C, a terra dos fencios seria conquistada por Alexandre Magno da Macednia.

As ricas colnias fundadas por eles no mediterrneo seria absorvidas pelos romanos aps as guerras pnicas, conflito que envolveu Cartago contra Roma.

O monotesmo como fora unificadora Segundo alguns pensadores, as religies seriam uma tentativa de se encontrarem respostas para certas indagaes que a razo humana no conseguia explicar. Com o tempo, uma divindade teria se destacado entre as outras e passado a ser considerada uma espcie de rei dos deuses, criador de todas as coisas. Esse processo teria levado a humanidade em direo ao monotesmo. Seja como for, a crena em um Deus nico e universal s se concretizou de fato com os hebreus, povo nmade que, h milhares de anos, disputava com outras tribos do deserto poos de gua e terras de pastagem no Oriente Mdio. A origem dos hebreus Os hebreus so um grupo que tem sua origem lingustica na Mesopotmia. O hebraico falado por eles era uma lngua semita, assim como as lnguas de outros povos mesopotmicos. Sua histria narrada sem preciso cientfica no Velho Testamento, um dos livros da Bblia. O primeiro registro no bblico de sua existncia foi encontrado no Egito e datado de 1220 a.C. Documentos histricos e descobertas arqueolgicas comprovam a presena dos hebreus na Palestina somente a partir de 1230 a.C. Essa data contraria as informaes da Bblia, segunda a qual eles j estariam estabelecidos em solo palestino dois sculos antes. O perodo dos juzes

Quando os hebreus se estabeleceram na Palestina, sua organizao social baseava-se em um sistema comunitrio, sem forma definida de governo. Os lderes surgiam apenas em momentos de maior necessidade, como durante as guerras. Na falta de uma centralizao poltica e administrativa, cabia a um conselho de ancios, liderado por um juiz, orientar e aconselhar a populao em questes especficas. Os juzes eram chefes militares com autoridade religiosa. Na tentativa de unificar as tribos hebraicas, eles passaram a difundir entre a populao a ideia de que os hebreus eram um povo nico, escolhido por Deus em meio a tantos outros. Para criar esse sentimento de identidade, os juzes afirmavam que os hebreus eram descendentes diretos do patriarca Abrao. Eles tambm exortavam a populao a abandonar seus antigos hbitos politestas. Tudo isso contribuiu para o nascimento do judasmo, religio monotesta que se tornaria a base de outras crenas monotestas surgidas mais tarde, como o cristianismo e o islamismo. A monarquia hebraica Por volta de 1010 a.C. os hebreus unificaram suas tribos e formaram o reino de Israel, do qual o primeiro rei foi Saul. Coube a seu sucessor, Davi, a tarefa de expulsar da Palestina um dos povos rivais: os filisteus. Aps escolher Jerusalm para capital do reino, Davi dividiu Israel em doze provncias. Com Salomo, filho de Davi, o reino de Israel conheceu sua fase de esplendor e de centralizao religiosa. dessa poca a construo do Templo de Jerusalm. Com a morte de Salomo, o reino entrou em convulso e dividiu-se entre o reino de Israel e o reino de Jud.

Em 772 a.C. o reino de Israel foi dominado pelos assrios, que levaram muitos hebreus como escravos para seu territrio. Em 587 a.C. Nabucodonosor, rei dos babilnicos, conquistou Jud, destruiu o Templo de Jerusalm e escravizou muitos de seus habitantes, levando-os para a Babilnia.

Em 539 a.C. Ciro I, o Grande, rei da Prsia, conquistou a Mesopotmia e permitiu que os hebreus retornassem Palestina, onde viveriam em liberdade desde que lhe pagassem tributos. Posteriormente, a regio da Palestina foi dominada pelos gregos e depois pelos romanos. Em razo da violncia imposta por estes ltimos, os hebreus dispersaram-se por vrios lugares do mundo na chamada Dispora. Essa disperso duraria cerca de 2 mil anos. Mesmo vivendo separados uns dos outros, sem governo e sem territrio prprios at 1948, quando a ONU criou o Estado de Israel, os judeus mantiveram vivo o sentimento de pertencer a uma nica nao s foi possvel em razo de sua forte crena religiosa e do fato de acreditarem que a Palestina estava destinada a eles por vontade divina.

Os reis hebreus
O primeiro rei hebreu foi Saul (1010 a.C.) que liderou guerras contra os filisteus, porm morreu sem conseguir venclos. Foi sucedido por Davi (1006 a 966 a.C.), que conseguiu derrotar os filisteus e estabeleceu domnio sobre a Palestina, fundando o Estado Hebreu, cuja a capital passou a ser Jerusalm. E iniciou uma fase marcada pelo expansionismo militar e pela prosperidade. Em seguida, Salomo ( 966 a 926 a.C.); sbio e pacfico famoso pelo poder e riqueza. Filho de Davi desenvolveu o comrcio, aumentando a influncia do reinado sem recorrer a guerra. No entanto a fartura e a riqueza que marcaram o seu reinado exigiam o constante aumento de impostos, que empobreciam mais e mais o trabalhador, criando um clima de insatisfao no povo hebreu.

O cisma poltico-religioso: os reinos de Israel e Jud


Aps a morte de Salomo, houve a diviso poltica e religiosa das tribos e o fim da monarquia unificada. Os hebreus dividiram-se em Dez tribos do norte e formaram o Reino de Israel, liderados por Jerobao. Aps disputas internas, chegaram a um acordo em 878 a.C., com a escolha de Omri para rei. Apesar de a venerao a Iav persistir, foi introduzido o culto a vrios deuses. Duas tribos do sul e formaram o Reino Jud, liderados por Reoboo, filho de Salomo (924 a.C.).

A dominao estrangeira
O Reino de Israel, desde o inicio viveu na idolatria; isto fez com que a ira de Deus se manifestasse sobre ele permitindo que no ano 722 a.C., fosse conquistado por Sargo II, da Assria, e seu povo fosse levado para o cativeiro, sendo seu territrio habitado por outros povos, ali colocados por ordem do rei da Assria. O castigo de Deus veio sobre ela atravs do rei Nabucodonosor, da Babilnia, no ano 586 a.C. A cidade santa, Jerusalm, foi destruda e o Templo queimado e os nobres eram amarrados e levados para o cativeiro. O cativeiro durou at os dias de Ciro, rei da Prsia que permitiu que o povo que estava escravizado na Caldia, regressar a Palestina e reerguer o Templo de Jerusalm (536 a.C.). A seguir a Palestina foi invadida por Alexandre da Macednia (322 a.C.). Depois passou a seu protetorado egpcio (301 a.C.), Colnia Sria (198 a.C.), e provncia romana (63 a.C.). No ano 70 da era crist, aps uma fracassada revolta contra a dominao romana, Jerusalm foi conquistada por Tito e seus exrcitos, ocorrendo uma segunda destruio do Templo. Atualmente do templo de Jerusalm resta apenas um muro, conhecido como o Muro das Lamentaes.

A religio dos hebreus


Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um nico deus, isto , eram monotestas. No judasmo, religio professada pelos hebreus, o nico deus Jav, cuja imagem no pode ser representada em pinturas ou esttuas. O judasmo baseado nos Dez Mandamentos supostamente revelados a Moiss no monte Sinai. Os dois traos caractersticos da religio dos hebreus so o monotesmo e o salvacionismo isto a crena na vinda de um Messias ou Salvador para libertar o povo hebreu. O Judasmo constitui uma das bases do cristianismo, com o qual o Islamismo formou trade das religies universais.

Pginas de uma Bblia escrita em aramaico

Aspectos culturais
Da cultura criada pelos hebreus, a religio, sem dvida o legado mais importante. A escrita e literatura, entre os hebreus, povo de lngua semita, surgiu muito cedo atravs de uma escrita prpria. A arqueologia revelou a existncia da escrita a partir de meados do segundo milnios a. C., (poca do xodo). Aos poucos, porm eles foram substituindo, em sua escrita a sua lngua original pelo aramaico, que era a lngua comercial e diplomtica do Oriente, prximo na antiguidade. O alfabeto hebraico atual uma variedade do aramaico, que juntamente com a lngua aramaica tornou-se muito difundido, suplantando os outros alfabetos e lnguas semitas.

Fragmento de pedra com escrita em aramaico Nas artes o monotesmo hebraico influenciou todas as realizaes culturais dos hebreus. Deve-se destacar a arquitetura, especialmente a construo de Templos, muralhas e fortificaes. A maior realizao arquitetnica foi o Templo de Jerusalm.

Templo de Jerusalm Nas cincias, no apresentaram progresso notvel. A importncia cultural da sociedade hebraica residiu principalmente na esfera religiosa e moral (na lei Mosaica), sua rea de influncia atingiu o Ocidente e grande parte do oriente.

Hebreus
OBJETIVO:este mdulo apresentar uma viso sobre o mundo dos hebreus ou tambm chamados , israelitas. Descendentes do patriarca Abrao, tiveram uma vida de muitas peregrinaes. Como era seu modo de vida, poltica, religio e sociedade e que contribuies deixaram para as prximas civilizaes.

Hebreus(israelitas)
Qual a origem e significado do termo hebreu? Esse nome vem da raiz a-vr, que significa passar, transitar, atravessar, cruzar. Esse nome denota viadantes, aqueles que passam adiante. Isto porque os israelitas por um tempo realmente levaram uma vida nmade. Os hebreus tiveram uma histria de migrao, lutas, fugas e cativeiros, mas procuravam e conseguiram preservar sua cultura. A civilizao hebraica, formada por pastores nmades viviam na cidade de Ur, na Mesopotmia. Conduzidos por Abrao, partiram de Ur e se estabeleceram na Palestina. No meio do seu territrio havia o rio Jordo, que fazia da regio a rea mais frtil e favorvel para a agricultura. Eles chegaram a Palestina por volta de 2.000 a. C., esse territrio era conhecido como terra de Cana. Voc encontrar um registro completo sobre a vida dos hebreus na Bblia. L esto registrados toda sua peregrinao, sua moral, costumes, leis e histria religiosa. Eles deixaram como herana o monotesmo,a crena em um nico Deus verdadeiro. Podemos dividir a histria dos hebreus em 3 etapas: governo dos patriarcas, governo dos juzes e governo dos reis. Ento, vamos comear??!!

GOVERNO OU ERA DOS PATRIARCAS


Os hebreus eram dirigidos por patriarcas, estes eram lderes polticos, que eram encarados como o pai da comunidade. O primeiro grande lder, ou patriarca hebreu foi Abrao, segundo o antigo testamento. Abrao era mesopotmico, originrio de Ur, da Caldia.

Abrao conduziu os hebreus de Ur, rumo a Palestina( terra prometida). Chegaram por volta de 2000 a. C., viveram na Palestina por quase trs sculos. Durante esse tempo, Abrao fundou uma cultura religiosa monotesta. Eles saram de Ur em direo a terra Prometida confiando na promessa de seu nico Deus Jeov de lev-los a uma terra que mana leite e mel. Depois de Abrao, a liderana foi passando de pai para filho. De Abrao foi para Isaque e depois para Jac. Este ltimo, teve um destaque interessante, pois Jac teve seu nome mudado para Israel e teve doze filhos, que deram origem as doze tribos de Israel. Mas tiveram tempos complicados. Os hebreus tiveram conflitos com vizinhos e uma terrvel seca que assolou a Palestina, obrigando-os a emigrar para o Egito, onde permaneceram por mais de 400 anos. Eram perseguidos e escravizados pelos faras. Somente a idia de libertao consolou um povo abatido e escravizado. Essa idia veio por meio de Moiss. Os hebreus liderados por ele , fugiram do Egito. Essa fuga conhecida como xodo. Podemos ver no xodo, do relato bblico algumas particularidades, como a ocasio em que o Deus dos hebreus , Jeov, abriu o mar Vermelho. Eles fugiram do Egito, perambularam 40 anos no deserto e por fim retornaram palestina. Durante a perambulao , Moiss no chegou a entrar na Palestina, por isso quem os conduziu at l foi Josu, sucessor de Moiss. Mas para reapossarem a Palestina, os hebreus tiveram que travar intensas lutas com os cananeus e posteriormente com os filisteus, povos que ocuparam a regio. Foram quase 2 sculos de lutas e nesse perodo os hebreus foram governados pelos juzes. E assim passamos para a segunda era hebraica.

GOVERNO OU ERA DOS JUZES


Antes quem julgava os hebreus era o patriarca. Agora havia lderes militares, indicados das doze tribos que julgavam tudo. Esse perodo se estendeu por uns 300 anos, entre a conquista da Palestina ( chamada tambm de Cana) at o incio da monarquia. Entre esses chefes estavam: Gideo, Jeft, Samuel e Sanso, conhecido por sua monstruosa fora.

GOVERNO OU ERA DOS REIS( MONARQUIA)


Os filisteus ainda representavam muita ameaa aos hebreus, visto que lutavam pelo completo controle do territrio da Palestina. Isso fez com que os hebreus institussem a monarquia, para poder assim centralizar o poder e ter mais fora para enfrentar os adversrios. O primeiro rei hebreu foi:Saul, da tribo de Benjamim. Ele , porm no teve sucesso em enfrentar os inimigos e , em batalha ao ver que no conseguiria derrotar seus adversrios, ele e seu escudeiro se suicidam. J no sculo XI a. C.,Davi , sucessor de Saul, conseguiu mostrar eficincia nos combates militares. Venceu os inimigos, tornou a nao hebraica forte e estabilizada. Tinham um exrcito brilhante e Jerusalm se tornou a capital. Davi conseguiu o grande feito de expandir os domnios do reino. Seu filho , Salomo, o sucedeu em 966 a. C., este ficou conhecido na histria pela imensa fortuna e sabedoria que adquiriu. Se tornou rei muito jovem, segundo a Bblia, sua primeira esposa foi a filha de fara, mas depois dela chegou a ter 700 esposas e 300 concubinas. Ampliou a participao no comrcio, construiu vrias obras pblicas, como o famoso templo de Jerusalm, dedicado a Jeov. Os exageros iam da economia cultura. Mas haviam altos impostos e os camponeses trabalhavam muito nas construes. Isso gerou descontentamento geral que piorou com a morte de Salomo. O resultado foi que com o filho de Salomo, o reino acabou se dividindo. Criando o reino de Israel e o reino de Jud. Com as capitais em Samaria e Jerusalm , respectivamente. O reino , com isso o reino ficou vulnervel e logo foi levado ao cativeiro pelos babilnios. Estes saquearam o templo em Jerusalm e destruram tudo. O cativeiro iniciou-se em 587 a. C. e durou at 538 a.C.. depois houve o retorno a Palestina e o incio da reconstruo das muralhas da cidade , do templo e da prpria cidade. Mais tarde, foram conquistados novamente pelos greco-macednios e pelos romanos. Em 70 d.C. Tito, general romano, destruiu Jerusalm e os hebreus abandonaram a Palestina. Esse abandono chamado de Dispora. Somente em 1948 foi fundado novamente o Estado de Israel, junto com conflitos com rabes e de outras nacionalidades. Mas somente nos anos 90 , foi que surgiram acordos, mas no com paz completa.

SOCIEDADE HEBRAICA
A maioria eram camponeses, pastores e escravos. Pagavam altos impostos ou ento serviam em vrios trabalhos como o servio militar. Acima dessa classe tem os burocratas e comerciantes. No topo estavam os grandes fazendeiros, sacerdotes, funcionrios pblicos e a famlia real.

Como mostra a pirmide abaixo:

ECONOMIA
Na maior parte do tempo a economia era baseada na agricultura e na criao de ovelhas e cabras. Somente a partir do reinado de Salomo que os hebreus desenvolveram mais o comrcio. Da comearam a buscar o individualismo, o lucro. Infelizmente isso resultou na desigualdade social.

CULTURA
Os hititas, habitantes da sia, os ensinavam a usar o ferro. Os araneus da Sria, os influenciaram na lngua e na escrita, usando o aramaico. Mas a religio era a base da cultura. O monotesmo crena em um s deus- acabou, fundando o cristianismo e o islamismo. Os hebreus tinham Jeov ou Iav, como nico Deus. Acreditavam que Jeov enviaria o messias e que libertaria o povo. Comemoravam a Pscoa, que na verdade representava a sada dos hebreus do Egito( xodo) alm do pentecostes, que era o derramamento do Esprito Santo sobre os cristos. Guardavam tambm o sbado, resguardando-se de qualquer atividade. Na literatura, destaca-se a Bblia que dividida por eles em:

livros histricos: que descrevem a prpria histria deles, desde Josu at a conquista e dominao Persa. So estes os livros de: Josu,Juzes, Samuel. Livros profticos: so livros profticos de acontecimentos futuros. Entre eles esto os livros de : Isaas, Daniel, Ezequiel e Ams. Livros didticos: so os que ensinam princpios religiosos, morais e sociais. Entre eles tem-se os livros de :J, Salmos, Provrbios e o cntico de Salomo tambm chamado de Cntico dos cnticos.

Os hebreus nos influenciam muito em sentido religioso e literrio, mas foram vagarosos no desenvolvimento cientfico. Na arquitetura destaca-se o Templo em Jerusalm, dedicado a Jeov, construdo por Salomo.

http://www.juliobattisti.com.br/

www.historiamais.com/fenicios.htm
www.civilizacaoantiga.com/2009/05/os-fenicios.html br.answers.yahoo.com ... Artes e Humanidades Histria] www.juliobattisti.com.br Lista Completa de Tutoriais boomerangpeople.blogspot.com/2010/.../os-hebreus-e-o-monoteismo.ht... br.answers.yahoo.com ... Artes e Humanidades Histria www.sohistoria.com.br/ef2/hebreus/p2.php www.juliobattisti.com.br Lista Completa de Tutoriais

O Imprio Persa 555 331 a.C. Em 555 a.C. Ciro, rei da Prsia, realizou a unificao poltica do Planalto Iraniano e conseguiu reunir o Reino Mdia. Alm disso, Ciro destruiu o rei Creso da Ldia conquistando o Segundo Imprio Babilnico, e assim facilitou a volta dos hebreus Palestina. Durante a batalha de Pelusa em 525 a.C. o sucessor de Ciro, seu filho chamado Cambises, conquistou o Egito quando derrotou o fara Psamtico III. Porm, quando estava se armando para retornar Prsia com o objetivo de abafar uma revolta morreu acidentalmente. A partir de 522 a.C sob o comando de Dario I, o Imprio Persa chegou ao seu auge, suas terras dominavam desde a Europa at a sia Central. O Imprio Persa foi dividido em satrpias, no qual os setores civil e militar eram administrados por nobres escolhidos, apesar disso, essas provncias tambm eram vigiadas por funcionrios reais, representantes do rei, que atravessavam as satrpias supervisionando o trabalho dos dirigentes. Neste perodo, o comrcio estava sendo bastante estimulado, e com o deslocamento do Imprio Persa desenvolveu-se diversas capitais como Susa, Perspolis e Pasrgada. Por volta de 448 a.C. teve incio as guerras mdicas quando Dario ordenou que todas as colnias gregas da regio deveriam pagar tributos Prsia, provocando revolta das colnias contra o poder do rei. Devido a isso comeou as lutas entre Ocidente (gregos) e Oriente (persas). Na sua primeira tentativa Drio vai plancie Maratona com 60 mil soldados e comea uma grande luta contra 12 mil gregos que eram comandados por Milcades. Mesmo com a grande diferena no nmero de soldados os atenienses venceram a batalha. O incio da queda do Imprio Persa ocorreu quando o reinado estava sob o comando de Xerxes, que na batalha de Salamina tambm foi vencido pelos gregos; a sua independncia poltica teve fim aps a morte de Dario III e diante da posse dos macednios e gregos, liderados por Alexandre Magno.

Baixos-relevos persas, pagando tributos ao rei Dario I

A partir do sculo VIII a. C., os povos medos (arianos da sia Central) construram um grande reino, por meio de um gil, organizado e forte exrcito. Dessa maneira, os medos submeteram vrios povos do planalto iraniano, inclusive os persas. A submisso dos persas perdurou at o ano de 550 a.C., quando o prncipe persa Ciro, o Grande (590529 a.C.), liderou uma revolta contra os medos. Ciro, saindo vitorioso da batalha, passou a liderar os persas e a controlar todos os povos do planalto iraniano, formando, ento, o Imprio Persa. O novo soberano, Ciro, iniciou uma poltica de expanso territorial com o objetivo de formar um grande imprio, pois desejava obter riquezas e resolver os problemas causados pelo aumento populacional. Dessa forma, Ciro, o Grande, conseguiu conquistar os territrios da Mesopotmia, de toda a sia Menor (atual Turquia) e de territrios a leste da Prsia (parte ocidental da ndia). Por todas essas conquistas, Ciro foi considerado um dos grandes estrategistas militares da Antiguidade. Em 530 a. C., o Imprio Persa se estendia do Mar Mediterrneo oriental at o Rio Indo (rio que corta a atual China, ndia e Paquisto na sia). Para demonstrar a extenso territorial do Imprio Persa, observe que as conquistas de Ciro compreenderam os seguintes pases atuais: Ir, Iraque, Sria, Lbano, Jordnia, Israel, Egito, Turquia, Kuwait, Afeganisto, parte do Paquisto, parte da Grcia e da Lbia. O governo de Ciro sempre tratou bem os povos dominados, possibilitando-lhes a liberdade de ao, de emprego e de religio, porm Ciro os obrigava a servir o exrcito persa e a pagar tributos. Dessa maneira, ele fortaleceu seu exrcito e arrecadou tributos para a manuteno dos seus soldados. Uma das grandes caractersticas do imperador Ciro e dos persas era a fora que tinham como guerreiros.

Ciro morreu em batalha no ano de 530 a. C., dando lugar aos seus sucessores, Cambises e Dario I, que mantiveram sua poltica de expanso territorial.

http://www.brasilescola.com/historiag/ciro-imperio-persa.htm
www.colegioweb.com.br ... Histria Mesopotmia e Prsia

Histria Geral Os Persas

Os persas viviam onde hoje o Ir. A partir do sculo VI a.C., iniciaram a conquista de um dos maiores imprios da Antiguidade. Em 1935, a Prsia passou a se chamar Ir. 1. Localizao:

Os persas formaram o maior imprio do Oriente Antigo, unificando vrios povos do Crescente Frtil, suas fronteiras se estendiam do Mar Mediterrneo at o Oceano ndico. Habitavam o planalto do Ir, situado a leste da Mesopotmia, uma regio semi-rida, com montanhas, ricas em minerais, desertos e poucos vales frteis, de clima seco, com grandes oscilaes de temperatura. 2. Origem do Imprio Persa: A partir de 2000 a.C., a regio foi ocupada por povos de pastores e agricultores, vindos do sul da atual Rssia, que invadiram o planalto. Os medos fixaram-se ao norte do planalto do Ir, enquanto os persas se estabeleceram na parte sudeste, prxima ao golfo Prsico. Os primeiros habitantes desse planalto dedicaram-se ao pastoreio e, nos vales frteis, desenvolveram o cultivo de cereais, frutas e hortalias. A regio era tambm rica em recursos minerais, encontrados nas montanhas vizinhas: ferro, cobre, prata etc. 3. Formao: No sculo VIII a.C., os medos possuam um reino com exrcito organizado, que dominava povos iranianos e persas, obrigando-os a pagar impostos. Em 550 a.C. (sc. VI a.C.), Ciro, do cl persa dos aquemnidas, liderou uma rebelio contra os medos, vitorioso, reuniu sob seu domnio todas as tribos que habitavam o planalto iraniano. A partir da, comeou a formao do Imprio Persa. Ciro conduziu a Prsia expanso, conquistando vrias regies, solucionando o problema do aumento da populao e da pequena produo agrcola na regio. Fundador do Imprio Persa, Ciro, o Grande, aps vencer os medos e reunir sob seu domnio todas as tribos que habitavam o planalto iraniano, conquistou os reinos da Ldia e as cidades gregas da sia Menor. Em 539 a.C., conquistou a Mesopotmia. Por sua ordem, nesse mesmo ano, os judeus retornaram Palestina, terminando assim o cativeiro da Babilnia. Ciro incorporou ao imprio toda a Mesopotmia, a Fencia e a Palestina. Ciro morreu em combate, em 529 a.C., e foi sucedido pelo filho, Cambises, que com um grande exrcito conquistou o Egito, em 525 a.C., na batalha de Pelusa. Ao voltar para a Prsia, Cambises morreu assassinado em uma revolta interna. Foi sucedido por Dario I (521-486 a .C.). 4. Administrao:

O sistema administrativo persa foi um dos mais eficientes da Antiguidade Oriental. O Imprio Persa era governado por uma monarquia absoluta teocrtica. Possua quatro capitais: Susa, Perspolis, Babilnia e Ecbtana. Dario I enfrentou diversas rebelies dos povos dominados. A fim de combater as rebelies, Dario I dividiu o Imprio Persa em 20 provncias denominadas Satrpias, e nomeou strapas, altos funcionrios reais, para administr-las. Com a inteno de no dar poderes absolutos aos strapas, nomeou para cada provncia um general e um secretrio subordinados diretamente ao strapa. O strapa era responsvel pela arrecadao dos impostos em seu territrio. Uma parte dos tributos ele usava para manter a administrao e o exrcito, a outra, ele enviava para o rei. Para evitar traies, Dario I, enviava fiscais reais s Satrpias, conhecidos como os olhos e os ouvidos do rei, para fiscaliz-los. Para garantir o controle do imprio, o rei possua um poderoso exrcito e mandou construir uma rede de estradas ligando os grandes centros, que lhe permitiram mandar seus funcionrios ou o exrcito de um extremo ao outro com relativa facilidade. A mais famosa era estrada real, que ia de Susa at Sardes, na sia Menor, com uma extenso de 2500 quilmetros. Ele organizou um eficiente sistema de correios e instituiu uma moeda, o drico, cunhada em prata ou ouro, para facilitar as atividades comerciais. O rei dos persas no era considerado um deus, mas apenas um representante de Deus diante dos homens. Cuidava da administrao do pas, a partir de grandes capitais como Pasrgada, Babilnia e Susa, deslocando-se muito pouco atravs do imprio. Com o tempo a metrpole tornou-se parasitria, vivendo fundamentalmente dos tributos cobrados dos povos conquistados. Estes tributos permitiram grandes construes em Perspolis, nova capital do imprio, e contriburam para o fortalecimento econmico e poltico da burocracia persa, ao mesmo tempo em que arruinaram a economia das regies conquistadas. Apesar dos conquistadores persas respeitarem os usos e costumes das regies conquistadas, era constante as rebelies das populaes subjugadas contra a dominao persa. Isto facilmente explicvel: era o excedente econmico, produzido por estas populaes, que financiava as grandes construes e a expanso militar persa. Com o aumento das guerras de conquista, aumentavam constantemente os tributos cobrados pela metrpole. Como no Egito, a agricultura (base de sua economia) dependia das cheias dos rios Tigre e Eufrates. O controle econmico era exercido pelo Estado, conforme os padres do modo de produo asitico. Plantava-se a cevada, o trigo e o centeio. 5. Declnio: O governo de Dario I no s marcou o apogeu do imprio (perodo compreendido entre o final do sculo VI a.C. e o incio do sculo V a.C), mas tambm o incio de sua decadncia. O grande objetivo de Dario I era conquistar a Grcia; mas, em 490 a.C., foi derrotado pelas cidades gregas sob o comando de Atenas. Xerxes, filho de Dario que o sucedeu no poder, tambm foi derrotado pelos gregos. Em 330 a.C., o Imprio Persa caiu sob o domnio de Alexandre, da Macednia. Com dificuldades de manuteno do poder interno, a Prsia enfraqueceu-se, sendo alvo de vrios golpes polticos. Alexandre, o Grande, da Macednia, conquista a Prsia em 330 a.C. Por volta do sculo VIII a.C., iniciou-se a expanso grega pelas costas e ilhas do mar Egeu, pelo mar Negro, pelas costas da sia Menor. Nos fins do sculo VI a.C., o Imprio Persa, que havia se expandido pela sia Menor, havia conquistado as colnias gregas desta regio. Com o enfraquecimento do Imprio Persa, motivado pelas rebelies internas e pela derrota dos persas na Frigia, estas colnias gregas se revoltaram. Isto levou s guerras Mdicas onde os persas foram derrotados pelos gregos. Comeou a a retrao do Imprio Persa, que acabou sendo conquistado pelos gregos em 330 a.C. Apesar de manter um exrcito superequipado, os persas tiveram grande dificuldade em administrar os vastos territrios conquistados. Em consequncia, o imprio persa chegou ao fim em 331 a.C. quando Alexandre Magno derrotou Dario III na Batalha de Arbelas. Mais tarde, depois da dominao macednica, os persas caram sob o jugo romano, s ressurgindo de forma independente no sculo III d. C. No sculo VII, o Imprio Persa acabou conquistado pelos rabes, incorporando traos de sua cultura, como a religio islmica. 6. Economia e sociedade: Baseava-se na agropecuria, com irrigao pela gua das montanhas, na criao de gado e na explorao de minrios. A moeda era o drico, cunhada em ouro, que estimulou o comrcio e consequentemente o artesanato. Com a formao do imprio, o comrcio passou a ser uma atividade importante, dando origem a uma camada de ricos comerciantes. Por ele passavam rotas de caravanas comerciais ligando a ndia e a China ao mar Mediterrneo. O comrcio impulsionou a indstria de tecidos de luxo, jias, mosaicos e tapetes de rara beleza. A sociedade persa era dividida em rgidas camadas sociais. No topo da sociedade estava o rei, abaixo do rei estavam os aristocratas (sacerdotes, nobreza e os grandes comerciantes). Depois, a camada mdia da populao (pequenos comerciantes, artesos e soldados).

Os camponeses, considerados homens livres, formavam outra classe social. Estes viviam miseravelmente, muito explorados eram obrigados a entregar quase tudo o que produziam para os donos das terras. Eram obrigados tambm a prestar servios na construo de palcios e de obras pblicas (canais de irrigao, estradas, etc.). Por ltimo, vinham os escravos, aprisionados nas conquistas militares, formavam um grupo numeroso, que executavam os trabalhos mais pesados na construo de palcios e obras pblicas. 7. Religio: O profeta Zoroastro ou Zaratustra criou uma religio dualista, que afirmava ser o universo dividido entre um deus mau, Arim; e um deus bom, Ormuz, que lutam at a vitria final do bem. Zoroastro viveu entre 628 e 551 a. C. Seus princpios esto contidos no livro sagrado denominado Zend-Avesta. Os persas aceitavam a existncia de duas divindades opostas, que estavam sempre em luta: AuraMazda (o Bem) era o deus da luz e criador das coisas boas da Terra e Arim (o Mal) era o responsvel pelas doenas e pelas desgraas do mundo, sendo o deus das trevas. A vitria final seria de Aura-Mazda, que lanaria Arim num precipcio. Acreditavam tambm na imortalidade da alma, na ressurreio dos mortos e no juzo final. Na Prsia no existiam templos ou cultos. Zoroastro acabou com as crenas nos antigos dolos ao demonstrar que a verdade e a pureza eram expresses do prprio culto. Muita caracterstica do zoroastrismo influenciou outras religies, como o cristianismo e o judasmo. Algumas virtudes recomendadas pelo zoroastrismo, como o cumprimento s obrigaes de trabalho, obedincia aos governantes, criao de muitos filhos e cultivo da terra, serviam tambm para convencer a camada mais inferior da sociedade persa a no se revoltar contra a situao de explorao a que vivia submetida. Essa concepo religiosa acabou por se transformar em importante fator de controle poltico e social por parte dos reis e da aristocracia persa. 8. Cultura: As criaes artsticas e intelectuais sofreram influncia das culturas dos povos vizinhos. Os persas optaram a princpio pela escrita cuneiforme, inventada pelos sumrios, que depois foi substituda por uma escrita alfabtica. Adotaram o uso de moeda (o drico), visando ao desenvolvimento do comrcio. Na arquitetura, os persas usaram como modelo as construes babilnicas e egpcias, embora os grandes monumentos persas no fossem templos como no Egito e na Mesopotmia e sim palcios reais. A grande herana cultural deixada pelos persas foi a religio, diferente de todas as outras existentes no Oriente Prximo. 27/03/09

http://www.historiamais.com/persas.htm

Voc sabia que a regio onde hoje se localiza o Ir teve como primeiros habitantes os povos conhecidos como medos e persas? Estes povos vindos da sia Central chegaram regio localizada a leste da Mesopotmia por volta do ano 6.000 a.C. e depois de muito tempo desta chegada construram um dos maiores reinos da Antiguidade Oriental. Os primeiros a dominarem a regio foram os medos, criando o Reino da Mdia que teve como principais monarcas Dejoces, Fraortes e Cixares, que se aliou ao Reino da Babilnia e anexou o Imprio Assrio. Apesar de ter sido um reino regional forte, os medos foram dominados pelos persas quando Ciro I destronou o sucessor de Cixares, e fundiu o Reino da Mdia ao novo Reino Persa ou Aquemnida. Ciro I empreendeu as primeiras expanses do Imprio Persa, estendendo-o no leste da sia Menor costa mediterrnica, no ocidente, e at ndia, no oriente. Ciro I conseguiu conquistar e manter muitos povos sob seu domnio, principalmente porrespeitar as diferenas religiosas dentro do reino e por se aliar com as elites destes povos. Outro clebre rei dos persas foi Dario I, que levou o Imprio Persa ao seu apogeu. Alm de manter o respeito prtica das diferentes religies no interior do Imprio, Drio I inovou na administrao ao adotar algumas medidas. Ele dividiu o imprio em vinte provncias chamadas satrapias, regidas pelos strapas, que pagavam impostos ao imperador de acordo com a riqueza que detinham. Colocou ainda uma tropa em cada satrapia para vigi-las, evitando a concentrao de poderes nas mos dos strapas. Para conseguir manter-se informado sobre o que ocorria no reino, Dario I criou o primeiro sistema de correios que se tem notcia, construindo para isso estradas que ligavam as cidades-sedes do reino s satrapias.

Vrias obras foram construdas pelos persas, como o palcio de Xerxes em Perspolis

Exercia ainda controle nas administraes regionais com a utilizao de inspetores especiais, aos quais chamava de olhos e ouvidos do rei, que o informavam sobre as reclamaes e pedidos que tinham os governados e govenadores. Criou um sistema deimpostos e estimulou o intercmbio comercial com a adoo de uma moeda de ouro como medida deste comrcio, o drico. Esta moeda tornou-se a primeira moeda internacional confivel e aceita no mundo antigo, apesar de moedas regionais continuarem a ser usadas. Tentou ainda derrotar e conquistar a Grcia durante as Guerras Mdicas, sendo derrotado na famosa batalha de Maratona. Seu filho Xerxes I tambm tentou derrotar os gregos, sendo tambm vencido, marcando com esta derrota o declnio do Imprio Persa na Antiguidade. Sua desintegrao foi completada quando, enfraquecidos por conflitos das populaes subjugadas com o governo central, Alexandre, o Grande conquistou definitivamente os territrios persas em 330 a.C. Alm das inovaes administrativas, os persas se notabilizaram pelas suas artes, com suas esculturas decorativas e a arquitetura monumental de seus palcios e jardins. Na religio desenvolveram o zoroastrismo, pautado em concepo religiosa de bem e mal e cujos pecados seriam salvos quando viesse o messias. Os princpios da religio estariam no livro Avesta, escrito pelo legendrio Zoroastro ou Zaratustra. Com a chegada do islamismo regio, o zoroastrismo perdeu muitos de seus seguidores. Entretanto, outras religies havia na prsia, como o mitrasmo, que sobrevalorizava o bem, a vida aps a morte e a reserva do paraso para os justos, com uma moral religiosa rigorosa. A divindade do mitrasmo, Mitra, teria nascido no dia 25 de dezembro, porm essa concepo religiosa anterior ao cristianismo. Havia ainda o gnosticismo, que buscava o conhecimento total atravs da graa divina, e o maniquesmo com uma origem religiosa baseado do dualismo, colocando a luz contra as trevas.

http://www.escolakids.com/o-imperio-persa.htm

IMPRIO PERSA
Localizava-se onde atualmente o Ir. Considerado o maior imprio do Oriente Antigo, chegando reunir vrios povos da regio do Crescente Frtil. Foi organizado por Ciro, o grande, em 550 a.C. Ciro atuava com diplomacia, respeitando as diferenas religiosas e culturais dos povos por ele dominados. Um exemplo foi a libertao dos judeus cativos h muito tempo em Babilnia.

Durante o reinado de Ciro a Fencia, a Sria e a Palestina foram anexados ao Imprio Persa. O Egito foi anexado ao Imprio Persa em 525 a.C, por Cambises, filho de Drio.

ADMINISTRAO DO IMPRIO PERSA

Devido a sua grande extenso, o Imprio Persa foi dividido em provncias, chamadas desatrapias, cada qual governadas por um strapa. Para melhor fiscalizar e assim evitar corrupo entre os strapas, o rei dispunha de uma rede de espies secretos denominados de os olhos e os ouvidos do rei. Como forma de unificar o imprio, os imperadores persas investiram em um sistema de estradas que interligavam todo o imprio. Ainda como forma de unificao, estabeleceu-se um sistema padronizado de moeda, o darico o primeiro na Histria.

RELIGIO Zoroastrismo (ou Mazdesmo) - sistema religioso criado pelo profeta Zoroastro ou Zaratustra, cujos princpios esto contidos em um livro sagrado chamado Zend-Avesta. Natureza: dualista os persas acreditavam em dois deuses: um do bem (Aura-Mazda) e outro do mal (Arim). Principais crenas:

Imortalidade da alma Vinda de um messias Ressurreio dos mortos Juzo final.

DECLNIO DO IMPRIO PERSA O Imprio Persa, querendo expandir ainda mais os seus territrios, tentou dominar as cidades gregas na sia Menor, resultando num longo conflito denominado Guerras Greco-Prsicas. Derrotado e enfraquecido aps a guerra, o Imprio Persa foi completamente dominado, tempos depois, pelos macednios. profeugeniomorais.blogspot.com.b

Medo- Prsia
Em torno de 1.500 a.C., tribos da sia Central conhecidos como tribos indo- europias, invadiram e ocuparam o atual planalto do Ir, situado a sudeste da Mesopotmia. Entre essas tribos estavam os chamados medos e os persas. A rea que eles ocupavam tinha um solo com baixa fertilidade e era formado por desertos e montanhas. Eles usavam irrigao artificial para praticar a agricultura. Ao sul do mar Cspio localizava-se os medos. E ao leste do golfo Prsico estavam os persas. Primeiro foi erguido o Reino da mdia, com capital em Ecbtana. Esse reino chegou a ter controle sobre o governo da Prsia. Os persas construram um grande imprio com apenas 3 reis ampliaram seus domnios, conquistando os egpcios, hebreus, fencios, assrios e os neobabilnios. Para controlar tudo, construram grandes estradas que facilitavam as comunicaes. No final do sculo VII, os medos dominavam os persas. Ciro em 550 a.C., venceu totalmente os medos, como ele era rei da Prsia promoveu assim a unificao dos dois povos formando um nico imprio. Com Ciro a Medo- Prsia expandiu seus domnios conquistando a Ldia, colnias gregas da sia Menor. Em 539 a.C., conquistou Babilnia, libertando os judeus do cativeiro, permitindo assim o regresso a Palestina. Todas as suas conquistas lhe rederam o apelido de o grande. Ciro faleceu em 529 a.C. devido a ferimento de guerra. Seus sucessores Cambises e depois Dario I continuaram a expanso. Dario I levou o imprio ao seu apogeu e foi considerado um administrador exemplar. Ele reforou tradies e as religies locais, alm de dividir o imprio em provncias que eram governadas pelos strapas( governadores). Cada provncia pagava imposto ao imprio proporcional as suas riquezas e posses. Dario I tambm criou um eficiente sistema de correio, uma rede de estradas, moedas de ouro chamado drico. O exrcito medo- persa era formado por soldados das provncias. Com ele Dario I tentou dominar a sia Menor. Isso gerou conflitos militares do mundo antigo : AS GUERRAS MDICAS. O rei tambm tentou

conquistar a Grcia, mas foi derrotado na conhecida Batalha de Maratona ( 490 a.C). a Grcia marcou o limite de suas conquistas. O sucessor de Dario, Xerxes , tambm tentou avanar pela Grcia mas tambm fracassou. A partir da o imprio foi levado decadncia, em 330 a. C. foi conquistado pela Macednia s mos de Alexandre Magno.

ECONOMIA
A economia era baseada na agricultura e no comrcio. A comunicao entre as provncias foram melhoradas pelas estradas, contribuindo para o crescimento das atividades de artesanato e do comrcio.

CULTURA
Houve um grande desenvolvimento nas artes. A escultura decorava e era feita em baixo relevo. A arquitetura foi responsvel pela construo de palcios reais como os de Sus e de Perspolis. Eram famosos os pairidaeze, que eram jardins murados. Os medo- persas usavam a escrita cuneiforme, que trouxeram da Mesopotmia.

RELIGIO
O campo religioso foi onde eles mais contriburam. Havia duas divindades o ahura- mazda, o deus do bem, da luz e da espiritualidade; e arim, o deus do mal e das trevas. No utilizavam templos e a religio era comandada por sacerdotes. Acreditavam na vida aps a morte, no paraso para os justos, no inferno para os pecadores. Acreditavam num Messias libertador e esperavam a sua chegada. A religio era baseada no livro zend-avesta, escrito por Zoroastro. Ele pregava a luta entre Ormuz , do bem contra Arim , do mal. Ormuz venceria Arim somente no dia do juzo final onde todos seriam julgados por seus atos. Pregavam tambm o livre arbtrio- cada pessoa poderia escolher ir pelo caminho do mal ou do bem . mas isso at hoje, no mesmo??

You might also like