You are on page 1of 6

Projeto Cantando & Aprendendo

INSTITUIO:________________________________________________________ TURMA:____________________________________________TURNO:__________ PROFESSORA:______________________________________________________ DURAO DO PROJETO: ...../...../....... ..../....../...... DIREO: __________________________________________________________ COORDENAO:_____________________________________________________

TEMA DO PROJETO: CANTANDO E APRENDENDO

JUSTIFICATIVA: Em geral as crianas sentem-se muito atradas pelos sons, pelas msicas e por tipos de textos com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita. Nesse sentido este projeto objetiva o desenvolvimento da linguagem oral e da expresso corporal dos alunos atravs da msica. Em nossa sociedade do conhecimento, o papel da escola ganha nova importncia. Est nas mos da escola, criar espaos e tempos para que as crianas vivam plenamente sua infncia, desenvolvam sua criatividade ao invs de reproduzir comportamentos estereotipados, adquiram uma bagagem cultural que lhes permita inserir-se criticamente na sociedade, sendo capazes de transform-la. Transmitir o legado cultural constitudo pela humanidade uma das funes primordiais da educao. E Segundo o filsofo Nietzsche, "sem msica, a vida seria um erro". Talvez, apenas essa citao j justifique o trabalho envolvido neste projeto. Muitas vezes, deixamos de cantar com nossos alunos por causa do tempo, por vergonha ou porque no entendemos o valor que a msica tem na formao do repertrio cultural de uma pessoa. Por outro lado, passamos anos e anos cantando as mesmas msicas sem deixar que se amplie esse repertrio. Por que importante saber cantar Cantigas de Roda?Poderamos fazer aqui uma grande lista com respostas, mas, em breves palavras, dizemos: porque as Cantigas de Roda so cantadas e transmitidas de gerao aps gerao, e ainda contm letras preciosas, que nos auxilia no aprendizado. Vale a pena trazer as cantigas de roda para a educao infantil por uma srie de fatores, como nos lembra Fanny Abramovich: pelo seu valor social, pois vieram de to antigamente, quando as avs de nossas avs j faziam roda, davam as mos e cantavam por horas essas cirandas to belas, to plenas de elementos importantes, significativos, belos; pelas possibilidades de amadurecimento emocional que carregam em seus textos: quanta declarao de amor, quanto ciuminho, quanta inveja passava na cabea de todos, pela expresso corporal que permitem e pelo

conhecimento do corpo, tantas outras aproximaes corporais que uma ciranda proporciona, pela brincadeira e pelo movimento em si: usar todos os movimentos, brincando de modo gostoso, solto, fora da sala de aula... no mundo. OBJETIVO GERAL:

Permitir que as crianas possam brincar e aprender com a msica, cantigas, travalnguas em atividades rtmicas que trabalhem percepo sonora, ateno e concentrao, atravs do resgate da nossa herana cultural.

OBJETIVOS ESPECFICOS: Propiciar a ampliao da linguagem oral; Ajudar o aluno a memorizar e reproduzir rimas e cantigas; Desenvolver a percepo auditiva e visual atravs da msica; Produzir diversas tcnicas plsticas tais como: desenho, modelagem, colagem, pintura e etc; Desenvolver a coordenao motora; Desenvolver a socializao; Aprimorar a expresso corporal atravs da dana.

MATERIAIS NECESSRIOS:

CDs, aparelho de som, cartolinas, pincis atmicos, giz de cera, tesoura, DVD, aparelho de televiso, gravuras, livros didticos, livros de msicas infantis, mquina fotogrfica digital, papel e etc.

METODOLOGIA (DESENVOLVIMENTO): Cantar para os alunos as cantigas de roda e as msicas educativas; Danar as msicas trabalhadas em vrios ritmos at que os alunos conheam e aprendam a letra das msicas; Pedir que emitam atravs de gestos os ritmos das msicas; Escrever letras de msicas e fixar na sala de aula; Fazer a reescrita da msica atravs de desenhos realizados pelos alunos;

CULMINNCIA:

Ser feita uma exposio atravs de um painel com todas as atividades realizadas pelos alunos (as) durante o desenvolvimento do projeto para as demais turmas da instituio. AVALIAO:

Ser atravs de registro por parte do professor (a) de cada aluno (a) do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realizao do projeto em destaque.

ATIVIDADES PERMANENTES

Momento musical: Ouvir e cantar uma ou mais msicas todos os dias, formando uma grande roda com todos os alunos. Espao musical: Em um canto da sala, a professora dever organizar um espao aconchegante onde haja um gravador, um fone de ouvido, DVDs e CDs, de modo

que seus alunos, individualmente ou em duplas, possam ouvir suas msicas preferidas.

Meu caderno de canes: Ter um caderno bonito e caprichado para a cpia das letras das msicas preferidas e que ser levado para casa, onde outras pessoas podero escrever letras de sua preferncia. Pode ser uma atividade significativa para a ampliao do repertrio de canes. Vaivm de um gravador: Gravar as crianas cantando e combinar que cada aluno ter, uma vez por semana, a oportunidade de levar o gravador para casa e de ouvir as msicas junto de seus familiares. Surpresa musical: Uma vez por semana, cada aluno trar um CD ou DVDs de casa para apresentar aos colegas (mesmo que a msica de sua preferncia nada tenha a ver com as msicas escolhidas para o trabalho; esta uma boa oportunidade para conhecer os diferentes gostos e ampliar o repertrio de msicas da classe). Outra idia promover emprstimos de CDs e DVDs entre os alunos.

Desenho: Produzir imagens (desenhos de trechos das letras, representao dos passos das danas ou brincadeiras musicadas, desenho livre com fundo musical etc.)

You might also like