You are on page 1of 2

So Caetano do Sul, 15 de abril de 2013 | USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul Professor Doutor Antnio Carlos GIL | Disciplina:

Metodologia Cientfica Davis Souza Alves Mestrando em Administrao Atividade 5 - Tema: Anlise do PROBLEMA de Artigos Cientficos Objetivo: Identificar e analisar a composio do PROBLEMA de pesquisa em 2 artigos cientficos. ------------------------------------------------------1 ARTIGO ANALISADO Autor Titulo Publicado: Resumo (Informado pelos autores) Cleiciele Albuquerque Augusto, Ligia Yurie Takahashi e Profa. Dra. Maria Iolanda Sachuk. IMPACTOS DA INOVAO TECNOLGICA NA COMPETITIVIDADE E NAS RELAES DE TRABALHO Caderno de Administrao. v.16, n.2, p. 57-66, jul/dez. 2008 da Universidade Estadual de Maring - UEM Um empreendimento cooperativo proporciona um caminho alternativo para a criao, gerenciamento e As ltimas dcadas assistiram a um espetacular desenvolvimento de novas tecnologias que transformaram o ambiente das organizaes de todos os portes. Com o vigoroso processo de transformao de base tecnolgica, as empresas esto sendo obrigadas a rever seus modelos e sistemas de gesto adotados, bem como revisar suas estruturas e analisar as necessidades de implantao de inovaes tecnolgicas. Para a efetivao das mudanas necessrias, as organizaes foram levadas a adotar novas tecnologias que trouxeram impactos na sua competitividade e nas relaes de trabalho de toda ordem. Deste modo, o objetivo principal deste artigo foi o de apresentar, de forma sucinta, os impactos da inovao tecnolgica na competitividade e nas relaes de trabalho , segundo a literatura disponibilizada nos principais veculos de comunicao acadmica da rea de cincias sociais aplicadas. O tipo de pesquisa utilizada para a realizao do presente trabalho foi a pesquisa bibliogrfica, cujos dados secundrios foram coletados em livros e revistas indexadas. As concluses desta investigao apontaram que as inovaes tecnolgicas impactam a competitividade organizacional na medida em que reduzem os custos ou contribuem para a diferenciao dos negcios da empresa, otimizando a produtividade, melhorando a comunicao e a qualidade dos produtos, bem como as tcnicas de gesto empregadas. No que diz respeito s relaes de trabalho, pde-se concluir que as inovaes tecnolgicas otimizam o funcionamento dos processos e da infra-estrutura da organizao, bem como criam novas oportunidades de emprego. Por outro lado, eliminam postos de trabalho e distanciam o trabalhador do entendimento do processo como um todo.

Problema identificado: Quais os impactos da inovao tecnolgica na competitividade e nas relaes de trabalho, segundo a literatura disponibilizada nos principais veculos de comunicao acadmica da rea de cincias sociais aplicadas?

1. 2. 3. 4.

Anlise da Estruturao do PROBLEMA O problema acima identificado est presente no ltimo pargrafo da Introduo da mesma forma interrogativa. Est delimitado a uma dimenso vivel, pois foca-se em identificar os impactos das inovaes no trabalho baseando-se nas publicaes acadmicas das cincias acadmicas. Alinhado ao objetivo principal apresentado no Resumo, e na questo interrogativa na introduo, o problema possui clareza e preciso deixando ntida sua abordagem em algumas palavras: Impacto + Inovao + Trabalho / Literatura acadmica. Embora possua um carter polmico (pois os prprios autores afirmam que enquanto a inovao trs vantagens, diversas desvantagens tambm so geradas, como menor dependncia de pessoas) o problema no fere valores sociais e sim levanta uma viso crtica tpica das cincias sociais sobre at em que ponto as inovaes impactam ou no nas relaes de trabalho.

5.

solucionvel, e assim conduzindo a uma pesquisa factvel. Afirmao ntida, pois o problema abordado pelo autor relevante ao tempo de sua realizao, ou seja, no mundo contemporneo as inovaes nas empresas esto cada dia mais presente e como toda mudana geram impactos em seus envolvidos. Esse estudo veio de maneira oportuna ao tempo, e consequentemente leva a uma pesquisa mensurvel.

6.

Vincula-se tambm a teoria clssica de Shumpeter (1982) quando conclui que So as inovaes tecnolgicas ou o progresso tcnico o principal gerador de mudana na economia.. e a tcnica de coleta de dados, como j mencionado nessa anlise foi a Bibliogrfica.

So Caetano do Sul, 15 de abril de 2013 | USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul Professor Doutor Antnio Carlos GIL | Disciplina: Metodologia Cientfica Davis Souza Alves Mestrando em Administrao

2 ARTIGO ANALISADO Autor Titulo Publicado: Resumo (Informado pelos autores) Profa Dra Gisele Pedroso Moi e Prof. Fernando Augusto De Lacnica Freire Lixo Eletrnico: Conseqncias e Possveis Solues Biblioteca Virtual do Centro Universitrio de Vrzea Grande - UNIVAG Considerando as grandes as inquietaes da sociedade moderna frente aos diagnsticos ambientais e seus efeitos na degradao da sade, este artigo teve como objetivo fazer uma reviso com base na literatura sobre o lixo eletrnico, suas conseqncias e possveis solues para este problema no Brasil. A Poltica Nacional dos Resduos Slidos constitui-se em um instrumento poderoso e consciente da necessidade alarmante de proteo do meio ambiente, agasalhando tambm a dignidade da pessoa humana e do seu direito sade, uma vez que o Brasil o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrnico per capta anual.

Problema identificado: Quais as conseqncias e possveis solues para o lixo eletrnico no Brasil baseando-se em literaturas sobre o assunto?

1.

Anlise da Estruturao do PROBLEMA O problema acima identificado est presente no Resumo do artigo, entretanto de forma declarativa (GIL 2006), ou seja, o autor optou por incluir a questo no objetivo do artigo. Tambm o problema baseou-se na premissa que o Lixo Eletrnico nocivo ao meio ambiente, afirmao essa que sustenta que a hiptese deve ser formalmente correta e no se apresentar vazia semanticamente (LAKATOS 1991).

2.

Est delimitado a uma dimenso vivel, restringe-se a buscar argumentos para anlises dentro da literatura acadmica at restringir-se ao cenrio brasileiro com foco na Poltica Nacional de Resduos Slidos - PNRS. Abordagem Dedutiva explcita na pgina 3 do artigo, quando os autores refletem a nvel mundial sobre o problema (Subttulo: Lixo Eletrnico um Grave Problema no Mundo Moderno), e vo restringindo at as publicaes que suportam a PNRS brasileira.

3.

Partindo do Objetivo (encontrado no Resumo) para leitura do Ttulo do artigo perceptvel a clareza e preciso do Problema, entretanto ao analisar criticamente, o contrrio no de fcil percepo; pois somente no ttulo (Lixo Eletrnico: Conseqncias e Possveis Solues) nada fala que o cenrio ser focado na PNRS e suas literaturas.

4. 5. 6.

Est sendo apresentado de maneira EMPRICA, onde o problema no aborda julgamento de valores sociais (GIL 2006, p. 58), e sim um fato ocorrente no mundo e no Brasil, que o lixo eletrnico. solucionvel, e os prprios autores citam a Responsabilidade Compartilhada (tambm presente na PNRS) como uma possvel soluo (p. 5). O Problema apresentado no ataca aspectos ticos e sim comportamentais sociais. Tambm est vinculado a diversas teorias cientficas, entretanto no trouxe citao e referencias literaturas clssicas durante a tcnica de coleta de dados, que foi a Bibliogrfica.

REFERNCIAS GIL, Antnio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4. ed. So Paulo: Altlas, 1994. GIL, A. C. . Como elaborar projetos de pesquisa. 4a.. ed. So Paulo: Atlas, 2002 LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade de. Fundamentos de metodologia cientfica. 3 ed. So Paulo: Atlas, 1991. -------------------------------------------------------

You might also like