You are on page 1of 21

CGE 2061

CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL


Candidatos da Comunidade

Processo Seletivo 1 semestre 2013

Instrues Gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 19. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a b c d e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. b. c. d. e.

2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE 2061

L N G U A

P O R T U G U E S A

1. Assinale a alternativa onde todas as palavras esto escritas corretamente. a. b. c. d. e. Cangica, enxofre, capichaba e aridez. Deteno, explendorozo, gorjeio e xito. Exessivo, esplndido, pusera e humanizar. Ascenso, paralisar, prestgio e mexerica. Manjerico, enxadrista, luminoso e estrovertido.

O texto abaixo se refere questo 2.

Abrace seu carteiro


(...) No a consequncia mais grave da nossa crise social, eu sei, mas voc j se deu conta de como, pouco a pouco, fomos nos afastando dos nossos carteiros? Quem no mora em casa com cerca eletrificada, arame farpado, seteira, guarita, jardim minado e a caixa de correio longe da porta moram em apartamento e, a no ser no caso de carta registrada, raramente v a cara do seu carteiro. Eles mesmos devem ter uma certa nostalgia do tempo em que precisavam bater nas nossas portas, e at dos ataques dos nossos cachorros. Pelo menos havia um contato... Da prxima vez que o enxergar, abrace o seu carteiro e convide-o a entrar.
Fonte: VERSSIMO, L. F. O Estado de So Paulo, So Paulo, 18 set. 2002. (Fragmento).

2. Segundo o texto, a. os carteiros sentem saudades do tempo em que abraavam as pessoas e dos ataques dos cachorros. b. a crise social a consequncia mais grave da falta de contato dos carteiros com a populao. c. a entrega de cartas registradas permite a proximidade e o contato com os carteiros. d. a falta de contato dos carteiros com a populao os impede de entregar as cartas. e. os moradores de apartamentos e casas evitam ter contato com os carteiros. 3. Assinale a alternativa correta com relao ao uso da crase. a. b. c. d. e. Voc comprou comida para hoje? Nossa famlia dedica-se s artes. Minha filha no v a prima anos. As frias comeam partir de segunda-feira. Os jornalistas adoram vida noturno.

4. Assinale a alternativa em que a passagem da voz ativa para a voz passiva analtica est correta. a. b. c. d. e. Pegou-se a bola = A bola foi pega pelo goleiro. O problema foi resolvido = Resolveu-se o problema. Snia foi atacada pelos ces = Os ces atacaram Snia. O menino criou-se sozinho = O menino foi criado sozinho. O carteiro entregou a carta = A carta foi entregue pelo carteiro.

CGE 2061

A tirinha abaixo se refere questo 5.

Fonte: QUINO. Mafalda. Disponvel em: <http://falandosobreacaocultural.blogspot.com/2011 05 01 archive.html>. Acesso em: 03/09/2011.

5. O tema central desta tirinha da Mafalda : a. b. c. d. e. importncia da educao. violncia contra as crianas. autoridade policial. valorizao da cultura. direito de ir e vir.

6. O seguinte perodo apresenta uma forma verbal na voz ativa: A aeromoa transmite a mensagem. A alternativa que apresenta a forma verbal passiva correspondente : a. b. c. d. e. transmitia-se. iria transmitir. foi transmitida. estava transmitindo. podia ser transmitida.

7. De acordo com a norma culta escrita da lngua, a concordncia verbal est correta em: a. b. c. d. e. Da janela, via-se as pessoas, os pssaros e as rvores. Existe, no pas, inmeros advogados desempregados. Fomos ns quem pagou a conta no evento anterior. No haviam muitas pessoas na inaugurao da loja. Cerca de cinquenta pessoas aguardava a deciso.

CGE 2061

O poema abaixo se refere questo 8.

Laboratrio
Des armamos o fato para pacientemente re generarmos a estrutura ser nascido do que apenas acontece. Re fazemos a vida.
Fonte: FONTELA, O. Trevo. So Paulo: Duas Cidades, 1988.

8. O poema de Orides Fontela apresenta versos em que os prefixos so destacados da palavra primitiva. Esse mesmo procedimento no se aplica em a. b. c. d. e. meio dia. des iluso. ante brao. auto mvel. arqui diocese.

O poema abaixo se refere questo 9.

Pronominais
D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro
Fonte: ANDRADE, O. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1971.

9. O poema de Oswald de Andrade contrape a norma culta da Lngua Portuguesa variedade lingustica popular. Em relao colocao pronominal, a gramtica/ do professor e do aluno/ e do mulato sabido citada pelo autor no poema diz que a. b. c. d. e. a prclise obrigatria para verbos no gerndio. com verbo no imperativo afirmativo, deve-se optar pela prclise. no considerado errado iniciar uma frase por pronome oblquo tono. para frases iniciadas por verbos no imperativo negativo, deve-se optar pela nclise. com verbo no incio da frase, a posio correta do pronome oblquo tono a nclise.

10. Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam encontro consonantal. a. b. c. d. e. Assim, manh e bolha. Gnomo, vidro e prato. Chave, pneu e digno. Rubro, velho e ritmo. Triplo, carro e apto.
5

CGE 2061

11. As lacunas das frases abaixo so preenchidas corretamente pelas palavras na seguinte ordem: I. II. III. IV. V. VI. a. b. c. d. e. O ____ do terreno estava expresso na escritura. Quando chegou, o palestrante fez um ____ discreto para os presentes. A ____ do convidado encantou a todos. A ____ da cena do crime foi muito realista. Em 2010 foi realizado o ltimo ____ no Brasil. Falta-lhe ____ de humor para entender certas colocaes. comprimento cumprimento cumprimento comprimento comprimento cumprimento comprimento comprimento cumprimento cumprimento discrio descrio discrio discrio descrio descrio discrio descrio descrio discrio senso censo senso censo senso censo senso censo senso censo

O texto abaixo se refere questo 12. O Reino Unido estuda cobrar taxa de empresas de fast food para financiar instalaes esportivas e o combate obesidade. Segundo um relatrio, a obesidade no pas cresceu quase 400% em 25 anos, e, se continuar aumentando, pode superar o cigarro como maior causa de mortes prematuras. Governo e empresas locais tm sido criticados por no combaterem o problema.
Fonte: Folha de S. Paulo, 07 jun. 2004. Disponvel em: <www.folha.com.br>. Acesso em: 18 fev. 2011.

12. A palavra prematuras pode ser substituda por a. b. c. d. e. amadurecidas. antecipadas. preliminares. anteriores. atrasadas.

13. Conforme o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, em vigncia desde 2009, a palavra assembleia perdeu o acento agudo por ser ____ e apresentar ____. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da afirmao acima. a. b. c. d. e. proparoxtona; ditongo aberto ei. paroxtona; ditongo fechado ei. paroxtona; ditongo aberto ei. oxtona; ditongo fechado ia. oxtona; ditongo aberto ia.

14. Em relao s oraes I, II e III, est correto o que se afirma na alternativa I. O fumo prejudicial sade. II. O soldado sacou da arma. III. Emprestei-lhe o livro. a. b. c. d. e. A orao II apresenta objeto direto preposicionado. Na orao III, o livro objeto indireto. Na orao I, sade objeto indireto. Na orao I, o fumo objeto direto. A orao II apresenta objeto indireto.

CGE 2061

O texto abaixo se refere questo 15. (...) A mesa fora coberta por uma solene abundncia. Sobre a toalha branca amontoavam-se espigas de trigo. E mas vermelhas, enormes cenouras amarelas, redondos tomates de pele quase estalando, chuchus de um verde lquido, abacaxis malignos na sua selvageria, laranjas alaranjadas e calmas, maxixes eriados como porcos-espinhos, pepinos que se fechavam duros sobre a prpria carne aquosa, pimentes ocos e avermelhados que ardiam nos olhos tudo emaranhado em barbas e barbas midas de milho, ruivas como junto de uma boca. E os bagos de uva. (...)
Fonte: LISPECTOR, C. Trecho de: A Repartio dos Pes, texto extrado do livro Laos de Famlia, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

15. Os trechos destacados revelam que, ao utilizar a metfora, a autora teve a inteno de a. b. c. d. e. divulgar a receita de um prato tpico brasileiro. criar a imagem de uma cena de natureza morta. retratar a abundncia das refeies em sua casa. falar de seus gostos referentes sua alimentao diria. intensificar a imagem de alimentos, por meio da comparao e atribuio de caractersticas.

16. No contexto da frase Mais de um jogador se cumprimentaram antes da partida, o verbo cumprimentar est no plural porque a. b. c. d. e. a frase indica reciprocidade. o sujeito formado por coletivo. o pronome se funciona como sujeito. a frase apresenta um verbo impessoal. o sujeito no formado por expresso partitiva.

O texto abaixo se refere questo 17. O cobiadssimo jogador Kak, do So Paulo, tem sido visto na noite paulistana ao lado de Sophia Alckmin, filha do governador Geraldo Alckmim. Eles, claro, garantem que so apenas amigos. A amizade entre a primeira-filhinha e o craque-gal surgiu no final da Copa, quando o governador levou Sophia para recepcionar a seleo em Cumbica. (...)
Fonte: Isto gente. So Paulo: Trs, 21 out. 2002.

17. O termo em destaque foi empregado com a inteno de a. b. c. d. e. qualificar a importncia da personalidade citada, ironicamente. fazer referncia ao apelido atribudo personalidade citada. identificar a personalidade citada em ordem de relevncia. identificar o grau de parentesco da personalidade citada. enumerar a quantidade de filhas do governador citado.

O texto abaixo se refere questo 18. Parentes e convidados rompem no parabns pra voc. De p na cadeira, a aniversariante ergue os bracinhos: Pra. Pra. Pra. Na mesa um feixe luminoso estraga o efeito das cinco velinhas. Me, apaga o sol.
Fonte: TREVISAN, Dalton. Dinor: novos mistrios. Rio de Janeiro: Distribuidora Record de Servios de Imprensa,1994.

CGE 2061

18. A aniversariante pede para a me apagar o sol porque a. b. c. d. e. o calor do sol derretia as velinhas sobre o bolo. a iluminao do sol a fazia se sentir muito cansada. os raios de sol atrapalhavam os convidados da festa. a luz do dia mudava as cores das chamas das velinhas. a claridade interferia na luminosidade das velinhas do bolo.

19. De acordo com a definio gramatical, as oraes coordenadas sindticas so classificadas em funo do sentido que apresentam no perodo. Dos perodos destacados abaixo, o que possui valor adversativo : a. b. c. d. e. O que digo e o que fao dizem respeito a todos. Sinto muito, mas no poderemos omitir o problema. Sempre ela esteve aqui, viveu como qualquer um de ns. Deixe-me em paz, que somente assim serei feliz de verdade. Sei que estou apaixonado, pois voc no sai de meus pensamentos.

O texto abaixo se refere questo 20. Vou procur-la a vida inteira no mundo todo. Se tarda o encontro, se no a encontro, no desanimo, procuro sempre.
Fonte: ANDRADE, C. D. A palavra mgica. Rio de Janeiro: Record, 1998.

20. A utilizao da expresso a vida inteira indica que a. b. c. d. e. no ter tempo para procur-la. nunca desanimar para procur-la. deixar de viver para procur-la. no deixar de procur-la enquanto viver. no procurar para sempre.

M A T E M T I C A

21. Um terreno tem forma de trapzio com rea igual a 169 m, conforme figura a seguir.

Se sua base maior tiver 3 metros a mais que sua altura, ento a sua altura ser de a. b. c. d. e. 26 m. 33 m. 18 m. 16 m. 13 m.

CGE 2061

22. Observe a figura a seguir e algumas afirmaes sobre suas caractersticas.

(1) (2) (3) (4) (5)

Possui dois pares de lados perpendiculares entre si; Possui um par de lados paralelos entre si; Possui trs ngulos internos agudos; Possui dois ngulos internos obtusos; A soma dos seus ngulos externos 540.

Se os valores entre parnteses so pontos associados a cada afirmao, o total de pontos obtidos a partir das afirmaes verdadeiras a. b. c. d. e. 3. 7. 10. 12. 15.

23. Os cozinheiros recebem orientaes de prticas corretas que devem executar ao preparar os alimentos. Dentre algumas dicas est a utilizao de escovas para higienizao das unhas, que aps o uso devem ser lavadas em gua corrente. Em seguida desinfetadas com gua clorada que deve ser preparada adicionando-se uma certa porcentagem de gua sanitria em um litro de gua. Soluo clorada: diluir 10 ml (uma colher de sopa rasa) de gua sanitria em 1 litro de gua. Um cozinheiro resolveu preparar 2,5 de litros de soluo clorada. A quantidade em percentagem de gua sanitria de, aproximadamente, a. b. c. d. e. 0,01 %. 0,1 %. 1,0 %. 2,5 %. 4,0 %.

24. Um garoto observa que trs lmpadas esto piscando de acordo com o seguinte padro: a lmpada verde pisca uma vez a cada 20 segundos; a lmpada vermelha, uma vez a cada 30 segundos e a lmpada amarela, uma vez a cada 40 segundos. Considerando que o garoto v as trs lmpadas piscarem juntas ao mesmo tempo, em um dado momento, o tempo que o garoto dever aguardar para que esse evento ocorra novamente de a. b. c. d. e. 20 segundos. 30 segundos. 40 segundos. 60 segundos. 120 segundos.

CGE 2061

25. Gustavo quer colocar grama em seu jardim que tem forma triangular, conforme ilustrado na figura a seguir.

A rea da superfcie do jardim , aproximadamente, a. b. c. d. e. 7,5 m2. 15,0 m2. 10,0 m2. 60,0 m2. 120,0 m2.

26. As astrnomas Galilia e Kplia observam uma nova estrela sob dois ngulos diferentes: uma a um ngulo de 80 em relao horizontal e a outra a 78 em relao horizontal. Dados: sen 80 = 0,985; cos 80 = 0,174; tg 80 = 5,671; sen 78 = 0,978; cos 78 = 0,208; tg 78 = 4,705. Sabendo que a distncia dessa estrela superfcie da Terra de 2.000 km, a distncia aproximada entre as duas astrnomas no momento de sua observao igual a

a. b. c. d. e.

1.878,9 km. 425,1 km. 127,6 km. 72,4 km. 14,5 km.

27. Os valores de m e n para que P(x) = 2x + mx + n seja divisvel por D(x) = 2x - 1 devem ser a. b. c. d. e. m = -4 e n = 1. m = 4 e n = 0. m = 2 e n = -2. m = 1 e n = -1. m = -1 e n = 0.

10

CGE 2061

28. Um estudante acende uma vela votiva, aquela que comumente chamada de vela dos sete dias, no domingo, s 18h e s volta ao local para acender outra vela no outro domingo e, ento, percebe que a sua primeira vela no queimou at o fim. Sabendo que a vela dura exatamente 7 dias, o 5 estudante percebeu que a vela havia queimado em do volume original, ou seja, ela apagou s 8 a. b. c. d. e. 18:00 da quarta-feira. 06:00 da quinta-feira. 08:00 da quinta-feira. 03:00 da sexta-feira. 21:00 da sexta-feira.

29. O gesso um material muito utilizado para a arquitetura interna. Pode ser comprado em diversos moldes, entre eles esto as peas compridas e que so instaladas nos contornos do forro (teto). Numa sala, de 5,5 m por 7 m, sero instaladas peas de gesso, que medem 60 cm cada uma. O nmero de peas necessrias para fazer todo o contorno dessa sala, supondo no haver desperdcio de material de a. b. c. d. e. 42 peas. 50 peas. 65 peas. 70 peas. 417 peas.

30. De acordo com a Organizao das Naes Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m3 de gua por ms para atender as necessidades de consumo e higiene. Uma pessoa ao banhar-se por 15 minutos em um chuveiro eltrico, com o registro meio aberto, consumir 45 litros de gua. Supondo que tenha 3,3 m3 de gua por ms e que todos os dias tome um banho de 15 minutos, no final de 30 dias a quantidade de gua para outras necessidades ser de a. b. c. d. e. 1,35 m3. 1,95 m3. 0,65 m3. 0,52 m3. 0,46 m3.

31. No feixe a seguir, a//b//c so cortadas por duas transversais r e s, AC = 49,2 m.

Os segmentos AB e BC medem, respectivamente, a. b. c. d. e. AB = 4,08 m AB = 4,39 m AB = 6,00 m AB = 8,20 m AB = 9,84 m e e e e e BC = 45,12 m. BC = 44,81 m. BC = 43,20 m. BC = 41,00 m. BC = 39,36 m.

11

CGE 2061

32. Em um dia de funcionamento de uma sala de cinema, apurou-se um pblico de 320 pessoas, e uma receita de R$ 4.730,00, segundo as consideraes abaixo.

A quantidade de meias-entradas que foram vendidas nesse dia naquela sala de cinema igual a a. b. c. d. e. 45 meias-entradas. 107 meias-entradas. 110 meias-entradas. 160 meias-entradas. 210 meias-entradas.

33. De uma turma de 40 alunos, 25 tiraram notas maiores que 5,0 e menores que 7,0 e 32 alunos tiraram notas iguais ou maiores que 6,0. Desse modo, a. b. c. d. e. 7 alunos tiraram notas maiores que 7,0. nenhum aluno tirou nota menor do que 5,0. 15 alunos tiraram notas menores do que 5,0. todos os alunos tiraram notas maiores ou iguais a 5,0. 20 alunos tiraram notas menores que 6,0 e maiores que 5,0.

34. A frmula Vc =

. r2 .
3

, na qual r o raio e h a altura, representa o volume de um cone. Para

r igual a 13 cm e h igual a metade de r, o valor aproximado do volume desse slido de Dado: a. b. c. d. e. 88 cm3. 239 cm3. 1.150 cm3. 3.449 cm3. 4.599 cm3.

3,14.

35. O produto entre um nmero inteiro positivo e seu consecutivo igual ao quntuplo desse nmero. Esse nmero igual a a. b. c. d. e. 4. 5. 6. 8. 9.

12

CGE 2061

36. Um investidor aplica parte de seus ativos em aes de empresas mineradoras. No incio do prego de segunda-feira, o seu lote de 12.000 aes de uma mineradora valia R$ 15.800,00. Com o mercado em alta, ele v suas aes valorizarem 5,0% na segunda, mais 7,0% na tera e vendeu 1 do seu lote no incio da quarta feira. Sorte a dele, pois o mercado entrou em queda e at o final 3 da sexta-feira, quando do encerramento do prego, suas aes tinham desvalorizado 8,0% com relao aos valores de tera. Fazendo as contas, o investidor contabiliza, considerando o que obteve com a venda das aes e o valor de sua carteira atual, um ganho de a. b. c. d. e. R$ 1.004,56 em relao ao incio da semana. R$ 1.896,00 em relao ao incio da semana. R$ 1.951,30 em relao ao incio da semana. R$ 4.912,54 em relao ao incio da semana. R$ 5.917,10 em relao ao incio da semana.

37. A estrela de Davi a seguir um smbolo religioso formado por dois tringulos equilteros iguais e sobrepostos.

Podemos concluir, ento, que o ngulo externo destacado vale a. b. c. d. e. 45. 60. 100. 120. 150.

38. Um piloto registra 576 horas de vo por ano. Em mdia faz 48 horas de vo por ms (30 dias), isso significa que, por dia, o tempo mdio gasto de vo de a. b. c. d. e. 2 horas e 36 minutos. 1 hora e 36 minutos. 2 horas e 6 minutos. 1 hora e 6 minutos. 2 horas.

39. Seja A o conjunto dos nmeros naturais mpares menores que 100 e B, o conjunto dos nmeros naturais mltiplos de 5. Ento, o conjunto C formado pela interseco de A e B ter a. b. c. d. e. 3 elementos. 5 elementos. 10 elementos. 13 elementos. 15 elementos.
13

CGE 2061

40. Em uma escola estudam 600 alunos, sendo 320 meninos e 280 meninas. Para uma apresentao esportiva, o professor de Educao Fsica deseja formar grupos que tenham apenas meninos e grupos que tenham apenas meninas. Cada grupo precisa ter a mesma quantidade e o maior nmero possvel de alunos. O nmero de alunos que o professor de Educao Fsica vai colocar em cada grupo de a. b. c. d. e. 30. 40. 60. 80. 90.

C I N C I A S

41. As equaes qumicas representam as transformaes qumicas que ocorrem por meio do rearranjo dos tomos das substncias qumicas envolvidas na reao. Observe a equao qumica a seguir.

Uma evidncia da ocorrncia de transformao qumica a. b. c. d. e. a presena do oxignio. o balanceamento correto da equao. a representao grfica da reao qumica. a formao de uma nova substncia qumica. a representao das frmulas estruturais das substncias.

42. O princpio de funcionamento do olho humano muito parecido com o de uma mquina fotogrfica. No olho e na mquina fotogrfica, a luz entra pela frente e passa por uma lente. Em ambos, a quantidade de luz que alcana a lente controlada. Na mquina fotogrfica, esse controle feito pelo diafragma fotogrfico, enquanto no olho quem realiza esse trabalho a. b. c. d. e. a ris. a retina. a crnea. o cristalino. o nervo ptico.

43. Atualmente, o sistema de trilhos do metr construdo com trilhos longos, soldados continuamente e sem folgas; diferente de tempos atrs, quando era necessrio que existissem espaos entre os trilhos. Podemos explicar a necessidade dessa folga entre os componentes dos trilhos pela a. b. c. d. facilidade na manuteno dos trilhos. necessidade de espao para permitir a dilatao do metal sob o calor. necessidade de ventilao para resfriamento dos trilhos. necessidade de proporcionar maior conforto acstico devido aos espaos de abrandamento do som. e. necessidade de eliminar a trepidao dos vages atravs dos espaos com ar que promovem melhor acomodao dos vages.

14

CGE 2061

44. Avalie as seguintes afirmaes: I. A decantao se baseia nas diferenas de densidade das substncias que compem a mistura. II. A levigao consiste num processo em que uma corrente de gua passa pela mistura, arrastando facilmente os componentes menos densos, deixando os mais densos para trs. III. A evaporao pode ser utilizada para separar diferentes misturas de slidos e lquidos. IV. A destilao ocorre quando substncias so separadas pelos seus diferentes pontos de ebulio. Em relao separao de substncias, est correto o afirmado em a. b. c. d. e. II, III e IV, apenas. I, III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, II e IV, apenas. I, II, III e IV.

45. Analise as informaes da tabela a seguir. Solues I II III IV pH aproximado 2 4 5 6

As solues I, II, III e IV possuem, respectivamente, carter a. b. c. d. e. cido, cido, cido e cido. bsico, cido, cido e bsico. cido, bsico, bsico e cido. cido, bsico, cido e bsico. bsico, bsico, bsico e bsico.

46. Anders Celsius escolheu dois fenmenos fuso do gelo e ebulio da gua para marcar dois pontos em sua escala. A temperatura em que o gelo se funde corresponde a ( I ) e a temperatura em que a gua ferve corresponde a ( II ), ambos presso atmosfrica ao nvel do mar. Na escala Fanhrenheit, os mesmos fenmenos correspondem a temperaturas diferentes: o ponto em que o gelo se funde corresponde a ( III ) e a temperatura em que gua ferve corresponde a ( IV ). O texto acima est correta se I, II, III e IV forem substitudos, respectivamente, por: a. b. c. d. e. 100C; 0C; 212F; 32F. 0C; 100C; 32F; 212F. 32C; 212C; 0F; 100F. 0C; 32F; 100C; 212F. 212C; 32C; 100F; 0F.

47. Os sensores so elementos importantes porque podem servir como olhos para alarmes e robs. Alguns detectam a variao de calor provocada, por exemplo, pelo movimento de um ser vivo. Nos elevadores mais modernos, eles impedem o fechamento da porta quando h pessoas no caminho. Esses sensores funcionam com base na emisso de ondas eletromagnticas classificadas como a. b. c. d. e. microondas. ondas de rdio. radiao infravermelha. raios X de alta potncia. raios gama de baixa potncia.
15

CGE 2061

48. As fontes de luz podem ser puntiformes ou extensas. Podemos determinar como uma fonte de luz pelo tipo de sombra dos objetos iluminados por ela. A partir dessas informaes, julgue os itens a seguir. I. II. III. IV. Quando uma fonte de luz puntiforme, a sombra do objeto bem definida. Quando uma fonte de luz extensa, a sombra do objeto contm uma regio de penumbra. Quando uma fonte de luz puntiforme, no possvel observarmos sombras. Quando a fonte de luz extensa, a sombra muito bem definida.

So corretas a. b. c. d. e. I e II, apenas. I e III, apenas. II e IV, apenas. III e IV, apenas. I, II, III e IV.

49. No interior do pas, em regies de criao de gado, comum avistarmos nos pastos enormes cupinzeiros, que so um aglomerado de resduos e terra, de estrutura extremamente rgida e que compem o ninho desses insetos. Os cupins so animais que vivem em a. b. c. d. e. relaes desarmnicas. hospedeiros. inquilinismo. sociedades. colnias.

50. Utilizamos a pirmide alimentar como um guia para uma dieta balanceada. Ela composta por quatro nveis: I. II. III. IV. gorduras (energia concentrada). carboidratos (fonte de energia). frutas, legumes e verduras (fontes de vitaminas e sais minerais). carnes, leite e ovos (fontes de protenas).

Da base para o topo da pirmide teremos a seguinte ordem: a. b. c. d. e. I, II, III e IV. II, III, IV e I. III, II, IV e I. IV, I, II e III. I, III, II e IV.

51. Podemos dizer que vrias tarefas que exigiriam de ns muita fora podem ser feitas com um esforo menor quando usamos uma alavanca interfixa. Isso possvel porque o comprimento a. b. c. d. e. do brao potente igual ao do brao resistente. dos braos potente e resistente so equidistantes. dos braos potente e resistente so proporcionais. do brao potente maior que o do brao resistente. do brao potente menor que o do brao resistente.

16

CGE 2061

52. Analise as proposies sobre condutores e isolantes eltricos. I. II. III. IV. V. Platina e mica so bons condutores de eletricidade. Grafite e platina so bons isolantes de eletricidade. Enxofre e carbono so bons isolantes de eletricidade. Prata e porcelana so bons condutores de eletricidade. Carbono e o corpo dos animais mamferos so condutores de eletricidade.

Est correto o afirmado, apenas, em a. b. c. d. e. I. II. III. IV. V.

53. Uma determinada fonte eletromagntica emite uma onda de alta frequncia que atinge um objeto e volta para a fonte que emitiu a radiao. Dessa forma, possvel localizar o objeto que refletiu a onda. Temos aqui um exemplo da utilizao de ondas eletromagnticas no funcionamento de a. b. c. d. e. osciloscpios. microscpios. telescpios. bssolas. radares.

54. Na figura abaixo, tem-se um manmetro de tubo chato, que um dos medidores de presso mais simples. A diferena entre a presso P2 exercida pelo lquido num recipiente e a presso atmosfrica (Patm = P1) igual a h. Essa diferena a chamada presso manomtrica, em que P1 = 75 cm e P2 = 45 cm.

Sabendo que 1 atm equivale a 760 mm Hg, a presso, aproximada, em atm de a. b. c. d. e. 0,8 atm. 0,6 atm. 0,4 atm. 0,2 atm. 1 atm.

17

CGE 2061

55. Em algumas reas abertas, nas praias ou nos campos, possvel observar a instalao de colunas com grandes hlices que so movimentadas pelo vento e geram energia eltrica. A energia limpa e inesgotvel que movimenta essas hlices ainda pouco utilizada em nosso pas a energia a. b. c. d. e. elica. eltrica. atmica. luminosa. mecnica.

56. Em uma reforma, um pedreiro teve que separar pregos muito pequenos que caram no meio de areia e de pedregulhos. Os processos necessrios para que ele separasse cada componente foi de a. b. c. d. e. dissoluo e catao. filtrao e peneirao. peneirao e imantao. peneirao e evaporao. evaporaco e decantao.

57. (...) Como o prprio nome indica, os antidepressivos aliviam a ansiedade e a tenso mental, mas causam danos memria, diminuio dos reflexos e da funo cardiorrespiratria, sonolncia e alteraes na capacidade de juzo e raciocnio. (...) Em pouco tempo, o organismo passa a ser tolerante s anfetaminas, exigindo doses cada vez maiores. Em mdio prazo, a droga pode produzir tremores, inquietude, desidratao da mucosa (boca e nariz principalmente), taquicardia, efeitos psicticos e dependncia psicolgica.
Fonte: Disponvel em: <http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/olho_vivo/drogas/tip_drog.htm>. Acesso em: 20/11/2011. (Fragmento).

Os antidepressivos e as anfetaminas so classificados, respectivamente, como drogas a. b. c. d. e. estimulantes e depressoras. depressoras e estimulantes. perturbadoras e depressoras. estimulantes e perturbadoras. perturbadoras e depressoras.

58. Os esterides anabolizantes, conhecidos como bombas, so drogas que tm a propriedade de aumentar os msculos do corpo humano numa velocidade explosiva. Essas drogas provocam srios danos sade, pois agem no organismo alterando as taxas do hormnio masculino denominado a. b. c. d. e. TSH. ocitocina. estrgeno. testosterona. progesterona.

59. Um motociclista passou pelo quilmetro 190 da rodovia Castelo Branco a 80 km/h, s 13h, e manteve velocidade constante at chegar a sua chcara no quilmetro 310. Ele chegou em sua chcara s a. b. c. d. e. 14h00min. 14h15min. 14h30min. 14h45min. 14h50min.

18

CGE 2061

60. Observe a representao da cadeia alimentar. MILHO RATO SERPENTE GAVIO

A serpente que se alimenta apenas de pequenos roedores conhecida na cadeia alimentar como a. b. c. d. e. produtora. decompositora. consumidora terciria. consumidora primria. consumidora secundria.

19

You might also like