You are on page 1of 20

Mtodos Contraceptivos Hormonais

Disciplina: Biologia Professora: Vanda Jardim Trabalho Realizado por: Jessica Varela n14 Joana Sarmento n16 Raissa Nunes n22

17

INTRODUO

Neste

trabalho

que

vamos

apresentar

iremos falar um pouco sobre os mtodos contraceptivos hormonais que existem. Vamos falar dos diferentes tipos de mtodos contraceptivos hormonais, o que so, como funcionam no nosso organismo, as suas contra-indicaes, vantagens e desvantagens que estes apresentam. Todos estes mtodos antes de iniciados, devem ser aconselhados com o mdico de famlia na consulta de planeamento familiar que existe nos Centros de Sade, e que em Portugal so gratuitas. O planeamento familiar, como o prprio nome indica, refere-se ao planear a formao de uma famlia e pressupe-se que cada pessoa, com toda a sua liberdade, possa idealizar o tipo de famlia que deseja constituir, inclusive no que diz respeito ao nmero de filhos.

17

17

MTODOS CONTRACEPTVOS HORMONAIS


Os contraceptivos hormonais orais so um mtodo muito utilizado pela mulher, estes constituem hormonas sintticas, similares aquelas produzidas pelos ovrios da mulher. Quando a mulher opta pela plula anticoncepcional, ela deve ser submetida a uma avaliao clnico-ginecolgica, durante a qual devem ser realizados diversos exames, para avaliao da existncia de possveis contra-indicaes. O impedir considerar. Os tipos de contraceptivos hormonais orais so: contraceptivo a hormonal se oral s gravidez tomado

adequadamente. Cada tipo de plula tem uma orientao especfica a

Plulas combinadas
A plula contraceptiva um

mtodo que, atravs da aco hormonal, inibe a ovulao evitando a gravidez. A plula deve ser receitada nos casos em que se pretende um mtodo contraceptivo eficaz e se pretenda obter outros efeitos benficos para a sade que se encontram indicados como

17

vantagens. A mulher dever ser acompanhada periodicamente por um mdico. A plula contraceptiva combinada contm duas hormonas femininas, estrognio e progesterona, que inibem a ovulao e diminuem a espessura do revestimento uterino, impedindo a gravidez. A maioria dos contraceptivos com 21 orais vem ou em 28 embalagens (monofsica)

(multifsica) plulas. As mulheres que usam as embalagens de 28 plulas tomam diversos comprimidos sem hormonas, chamados de placebos, para que se lembrem de tomar a plula todos os dias. Ao utilizar este mtodo, deve-se, no 1 ms de uso, tomar o 1comprimido no 1 dia do ciclo (ou do 1 ao 5dia do ciclo, nunca aps o 5 dia), todos os dias, de preferncia no mesmo horrio. Ao final da blister, deve parar-se por 7 dias, durante os quais ocorrer a hemorragia de privao, devendo reiniciar o novo blister no final dos 7 dias. O dia de incio de um blister coincidir todos os meses. Por exemplo: se iniciou a toma da plula num Sbado, todos os outros blisters devero ser iniciados a um Sbado. Caso a mulher esquea de tomar um comprimido, dever tomar a plula esquecida assim que lembrar, mais a plula do dia, no horrio de sempre, ou ento as duas plulas no horrio habitual. Se esquecer de tomar a plula por dois dias, deve parar o blister em uso e comear a utilizar outro mtodo contraceptivo. Aguardar a prxima menstruao e recomear um novo blister no 5 dia do ciclo. Alm das plulas combinadas que so as mais usadas, existem tambm a miniplula, que contm apenas progesterona. semelhana das outras feita uma toma diria sem interrupo durante a menstruao. Esta aconselhada a mulheres que estejam a amamentar, pois no contm estrognio que reduz a produo de leite. tambm adequada a mulheres que no tolerem estrognios.

17

Nvel de eficcia Se tomada correctamente, a plula apresenta um elevado grau de eficcia. (99.7% de eficcia, 3 mulheres em cada 1000 por ano, engravidam).

Vantagens Para alm do elevado grau de segurana na preveno da gravidez, a plula apresenta as seguintes vantagens:

No interfere na relao sexual Pode regularizar os ciclos menstruais Melhora a tenso pr-menstrual e as dores menstruais Trata de alteraes da pele, como a acne No afecta a fertilidade Diminui a incidncia de quistos no ovrio e a doena poliqustica.

Desvantagens

Algumas mulheres tm dificuldade em fazer a toma diria e regular da plula No protege contra as Infeces Sexualmente Transmissveis (IST)

Efeitos secundrios

Nuseas e vmitos Alterao de peso Mastodnia alterao da tenso e sensibilidade mamria Alterao do fluxo menstrual Spotting perdas de sangue ao longo dos primeiros ciclos de utilizao da plula

Recomendaes importantes:

17

No primeiro ms de uso, utilizar outro mtodo contraceptivo como, por exemplo, o preservativo. No caso de vmitos ou diarreia por dois dias, procurar um servio de sade, evitando relaes sexuais ou se protegendo com outro mtodo contraceptivo pois possvel que as hormonas da plula no tenham sido absorvidas.

Evitar ingerir a plula com o estmago vazio. Quando a mulher quiser engravidar, recomenda-se interromper o uso por trs meses antes e neste perodo dever ser utilizado outro mtodo. No caso de no ocorrer o sangramento vaginal no perodo de pausa, a

mulher deve procurar o servio de sade.

SIU Sistema intra-uterino


A SIU (sistema intra-uterino) um dispositivo que liberta uma hormona que torna mais espessa a parede do tero, dificultando a entrada dos espermatozides e prejudicando a sua mobilidade. A insero feita numa consulta mdica, podendo permanecer no tero durante vrios anos. A colocao do SIU simples e rpida. anestesia mulher A deve No e necessria A

realizada no consultrio. estar menstruada. menstruao,

alm de ser uma garantia de que no est grvida, facilita a insero, pois neste perodo o canal cervical est mais permevel. Aps a insero, a mulher orientada a verificar a presena dos fios do SIU no canal vaginal.

17

Na primeira semana de uso do mtodo, a mulher no deve ter relaes sexuais. O Ministrio da Sade recomenda que aps a insero do SIU a mulher deva retornar ao Centro de Sade para revises com a seguinte periodicidade: 1 semana, 1 ms, 3 meses, 6 meses e 12 meses. A partir da, se tudo estiver bem, o acompanhamento ser anual.

O SIU est indicado para quem:

Pretende um mtodo de longa durao, reversvel e que no interfira na relao sexual. Tem um relacionamento estvel e no h risco de relaes com outros parceiros. Tem um ou mais filhos ou acabou de ter. Pretende uma rpida recuperao dos nveis de fertilidade.

Nvel de eficcia O nvel de eficcia do SIU muito elevado e aumenta com o tempo de utilizao. Vantagens Para alm do seu grau de eficcia, um mtodo reversvel e de longa durao. Desvantagens

(99.9%

eficcia,

mulher

em

cada

1000

engravida).

No

protege

contra

as

Infeces

Sexualmente

Transmissiveis. A colocao do SIU tem de ser feita por um profissional de sade.

17

Efeitos secundrios

Dor plvica. Corrimento vaginal.

So contra-indicaes:

Quando h suspeita de gravidez. Nas situaes de DIP (doena inflamatria plvica). Existem infeces sexualmente transmissveis. Em situaes de anomalias ou neoplasias uterinas. Quando existe alergia ao cobre. Quando as mulheres nunca tiveram filhos.

O SIU dever ser retirado quando a mulher quiser ou quando tiver com a validade vencida ou quando estiver a provocar algum problema. A validade do SIU varia de acordo com o tipo, podendo ir e 3 a 7 anos.

Contracepo hormonal injectvel


Tal com a designao indica, trata-se de um mtodo contraceptivo que aquosa vai-se plula, consiste contendo introduzindo previne a numa injeco de na Cada intramuscular profunda de uma soluo acetato lentamente ovulao. medroprogesterona (DMPA). A soluo corrente sangunea e, semelhana da injeco tem um efeito at 3 meses (12 semanas).

17

A utilizao da contracepo hormonal injectvel deve ser indicada quando necessrio um mtodo de elevada eficcia e, por razes mdicas, no recomendado o uso da contracepo oral (plula) ou o Dispositivo Intrauterino (DIU). Nvel de eficcia Elevado nvel de eficcia 0,0 a 1,3 gravidezes por ano em cada 100 mulheres. (99.7%) Vantagens Este mtodo bastante discreto e prtico na sua utilizao, uma vez que no interfere na relao sexual e no obriga toma diria, como sucede com os mtodos de contracepo orais.

Pode melhorar a qualidade do aleitamento. Reduz as perdas de sangue.

Desvantagens

O mtodo de contracepo hormonal injectvel pode provocar irregularidades no ciclo menstrual. O retorno aos nveis de fertilidade mais lento. No protege contra as infeces sexualmente transmissveis.

Efeitos secundrios

Irregularidade no ciclo menstrual. Em situaes raras, pode conduzir a hemorragias contnua. Pode causar em certas mulheres: dores de cabea, perda de cabelo, aumento de peso.

Contra-indicaes Est contra-indicado em situaes de:


Gravidez Hipertenso grave

17

Diabetes com leses vasculares Antecedentes de acidente cardiovascular tromboemblico Doena heptica em actividade

No aconselhvel:

Caso se verifique hemorragia vaginal de causa no esclarecida. Para mulheres que desejam engravidar imediatamente aps a suspenso do mtodo. Para mulheres que no aceitam irregularidade do ciclo.

Implante
Trata-se contraceptivo implante impede no a de liberta de longa um mtodo O que a

durao. prevenindo

progestagneo

ovulao, por

gravidez. A insero do implante feita antebrao um profissional de em que especializado. um procedimento anestesia local. O efeito de um implante pode prolongar-se de 3 a 5 anos e a sua remoo deve ser feita tambm por um mdico. recomendvel para as mulheres que estejam a ponderar a esterilizao, mas ainda no tomaram a deciso final. Em Portugal apenas comercializada a marca Implanon. Nvel de eficcia O nvel de eficcia dos implantes muito elevado sendo de 99.95%, 0.5 mulheres em cada 1000 por ano engravidam. Trata-se simples

apenas necessrio o uso de uma

17

Vantagens

O implante o mtodo adequado para quem pretende um efeito de longa durao e de elevada eficcia. No interfere com a relao sexual e no requer a toma diria. No interfere com o aleitamento.

Desvantagens

um mtodo dispendioso. No protege contra as infeces transmissveis. sexualmente

Efeitos secundrios

Instabilidade no ciclo menstrual. Pode causar em determinadas mulheres dores de cabea, nuseas e variaes de humor.

Adesivo
Trata-se de um adesivo fino, quadrado, confortvel e fcil de aplicar. O adesivo transfere uma dose diria de hormonas, o estrogneo e progestagneo, atravs da pele para a corrente sangunea. Estas hormonas so similares s produzidas pelos ovrios e usadas tambm nas plulas contraceptivas. O adesivo funciona de duas formas: Impede a ovulao (libertao do vulo). Torna mais espesso o muco do colo do tero, dificultando a entrada dos espermatozides no tero.

17

Nvel de eficcia Apesar de no haver ainda muita informao, estima-se que a taxa de eficcia se aproxime dos 98%. Forma de utilizao Cada adesivo colocado uma vez por semana, durante 3 semanas consecutivas, seguidas de uma semana de descanso: - O primeiro adesivo aplicado no 1 dia da menstruao, o "dia de incio". No necessrio um mtodo contraceptivo adicional. - Aps sete dias, o primeiro adesivo retirado e substitudo por outro - "dia de mudana". Esta mudana ocorrer no 8 e 15 dia do seu ciclo. O adesivo pode ser mudado a qualquer hora do dia. - Aps trs semanas, a mulher faz a sua "semana de descanso", durante a qual pode aparecer uma hemorragia (hemorragia de privao). - Um novo ciclo recomea aps um perodo de sete dias sem o adesivo. O novo adesivo aplicado no 8 dia. Se a mulher aplicar o adesivo num dia qualquer sua escolha e no no 1 dia da menstruao (1 dia do ciclo), necessrio que se proteja durante sete dias com um mtodo contraceptivo no hormonal, como por exemplo, o preservativo ou espermicidas. Vantagens - A mulher no tem que pensar todos os dias em contracepo, apenas tem que se lembrar de mudar uma vez por semana o adesivo. - fcil de usar. - Ao contrrio da plula, as hormonas no necessitam de ser absorvidas pelo aparelho digestivo, permitindo que a eficcia deste mtodo no seja posta em causa, em caso de vmitos ou diarreia.

17

- Normalmente torna as hemorragias regulares, mais curtas e menos dolorosas. - um mtodo reversvel. O adesivo oferece uma excelente aderncia. A mulher pode continuar a realizar as suas actividades dirias como o banho, duche, idas piscina, exerccio fsico, sem nenhuma medida especial de precauo. Desvantagens - No protege contras as infeces sexualmente transmissveis. Efeitos secundrios Existem situaes nas quais desaconselhada a utilizao do adesivo contraceptivo. Os seus efeitos secundrios so similares aos observados com a plula combinada. Assim, mulheres que tm contra-indicaes para o uso da plula, no podem utilizar este mtodo contraceptivo.

Anel vaginal
O anel vaginal um mtodo contraceptivo hormonal feito de plstico, transparente e flexvel. colocado pela prpria mulher na vagina e deve ser mantido durante 3 semanas, parando durante 1 semana (ciclo de uso), perodo durante o qual vai libertando estrogneo e progestagneo, hormonas que ao entrar na corrente sangunea inibem a ovulao, semelhana da plula. Nvel de eficcia Quando usado correctamente, o anel vaginal oferece um elevado grau de eficcia. (99.7% de eficcia, 3 em cada 1000 mulheres por ano engravidam)

17

Vantagens

No interfere no acto sexual. um mtodo reversvel. As mulheres que usam o anel vaginal, tm propenso para perodos mais curtos e regulares. Retorno rpido aos nveis de fertilidade anteriores utilizao do anel. Pode ter outros efeitos benficos para a sade, como a proteco contra os cancros dos ovrios ou do colo do tero.

Previne tambm o aparecimento de quistos nos ovrios.

Desvantagens

No previne contra as infeces sexualmente transmissveis. Pode haver perda ou aumento de peso. Podem provocar irritao vaginal.

Efeitos secundrios Os efeitos secundrios so similares aos da plula e decorrentes da aco do estrogneo e progestagneo. Em determinadas situaes podem ocorrer efeitos secundrios como corrimento vaginal, infeco ou irritao.

Contracepo de Emergncia
A contracepo de emergncia (CE) refere-se aos mtodos que podem ser utilizados depois de uma relao sexual no protegida ou nos casos em que h falha do mtodo contraceptivo utilizado (ex: o preservativo rompeu, saiu ou ficou retido na vagina, houve falha na toma da plula, o DIU deslocou-se, houve erro no clculo do perodo frtil). A contracepo de emergncia no abortiva. Pode actuar de vrias formas para prevenir a gravidez, consoante a altura do ciclo menstrual em que tomada, mas nunca interrompe uma gravidez em curso.

17

Plula do dia seguinte A plula do dia seguinte a plula de uso aps a relao sexual. Deve ser utilizada em casos de coito no protegido ou protegido de modo inadequado, na poca prevista da ovulao. A administrao desta plula deve ser iniciada at 72 horas aps a relao sexual, porque o perodo no decorrer do qual costuma ocorrer a fecundao. No caso de ocorrncia de gravidez, no se conhecem os riscos para o embrio.0 Como funciona

Pode inibir ou adiar a ovulao (a sada do vulo do ovrio). Pode impedir a fertilizao (o encontro do espermatozide com o vulo). Pode impedir a nidao (implantao do ovo na parede do tero).

Eficcia De uma forma geral, a Contracepo de Emergncia menos eficaz que os mtodos contraceptivos de uso regular, sendo este um motivo para no ser um mtodo de utilizao frequente. A Contracepo de Emergncia pode prevenir 3 em cada 4 gravidezes e a nica forma de evitar uma gravidez aps a relao sexual no protegida, reduzindo o recurso ao aborto. Efeitos secundrios Os efeitos secundrios mais comuns da contracepo de emergncia podem ser:

Nuseas. Vmitos. Hemorragia irregular. Tenso mamria, dores de cabea, cansao.

17

Mensagens importantes sobre a Contracepo de Emergncia:


No protege contra as Infeces Sexualmente Transmissveis. No um mtodo contraceptivo de uso regular. No abortiva. No afecta a fertilidade. Pode ser adquirida gratuitamente nos centros de sade e hospitais. Existem marcas de venda livre nas farmcias. recomendvel que se procure aconselhamento tcnico antes ou aps a utilizao da Contracepo de Emergncia.

17

Questionrio
Quais os mtodos mais eficazes e saliente qual deles utilizado em Portugal. Os mtodos contraceptivos hormonais mais eficazes so os implantes e as injeces. Em Portugal apenas se usam os implantes, pois as injeces trazem graves problemas de sade como o cancro, sendo apenas usado na medicina veterinria. Em Espanha que as mulheres utilizam as injeces.

Onde e como actuam os mtodos contraceptivos hormonais? Os mtodos contraceptivos hormonais actuam sistema reprodutor feminino, nomeadamente no tero. Estes vo inibir a ovulao e alteram a espessura do muco cervical, dificultando a passagem de espermatozides. Qual a desvantagem comum a todos os contraceptivos hormonais. A desvantagem comum a todos os contraceptivos a no capacidade de proteco contra doenas sexualmente transmissveis. Qual a recomendao dos profissionais de sade no incio de cada novo mtodo hormonal de modo a evitar a gravidez e porqu? Estes aconselham o uso de um mtodo de barreira, como o preservativo, pois no incio da utilizao do mtodo de hormonas, estas ainda no esto a actuar na perfeio sobre o corpo ou este pode ainda rejeita-las, havendo possibilidade da mulher engravidar.

17

CONCLUSO
Como forma de concluir este trabalho, de salientar que no existe mtodo contraceptivo ideal e que este deve ser escolhido pelas prprias mulheres e seus parceiros, em funo das caractersticas do mtodo e de razes pessoais. Por isso, uma mesma mulher poder, ao longo de sua vida, utilizar vrios mtodos, de acordo com a fase que esteja vivendo.

17

You might also like