You are on page 1of 5

2009

As 42 Jornadas no Deserto 2 Estao - Sucote - Parte 01 Texto: Nm 33.5

Partidos, pois, os filhos de Israel de Ramesss, acamparam-se em Sucote.


Com a ajuda do Senhor, ns vamos prosseguir estudando as jornadas do povo de Israel pelo deserto. O texto acima nos mostra que esse povo saiu de Ramesss e acampou em Sucote. Nos estudos passados tivemos uma viso panormica de Ramesss. Panormica porque o assunto das 42 jornadas muito rico. um assunto que no se esgota, porque a Palavra de Deus inesgotvel. Mas graas ao Senhor, permanecemos um pouco no estudo dessa primeira estao, onde podemos ver algumas coisas muito srias com relao a nossa prpria vida. Aprendemos que Ramesss no s pertence ao Egito, mas tambm o representa. No sentido espiritual, o Egito fala da condio pecaminosa herdada da nossa carne, fala do pecado, da natureza pecaminosa, fala do mundo com o seu poder sedutor. Mas o Senhor tambm nos mostrou como nos libertou desse estado de pecado, dos pecados e do mundo. Pois o Egito no tipifica apenas a escravido em relao ao que somos, mas tambm ao que temos feito. Alm disso, vimos a questo da nossa relao com o mundo em dois sentidos: o mundo visvel, o sistema de coisas; e o mundo invisvel, os seus principados - o que na Bblia chama de potestade das trevas. O mundo, o pecado, os pecados, a natureza pecaminosa, todas essas coisas, espiritualmente, representam o Egito. E no Egito, o povo de Israel estava em Ramesss. Mas a Bblia diz que eles saram de Ramesss e se dirigiram para a prxima estao. Eles foram para Sucote. A palavra Sucote no hebraico significa cabanas, tendas, tabernculos - isso nos leva a entender a nossa condio de peregrinos. Observe que Sucote ficava a uns vinte quilmetros de Ramesss, que hoje se chama Bacos. No Egito existiram algumas cidades muito importantes como Mnfis e Tebas, mas osramissidas decidiram estabelecer-se nesse local que chamaram de Ramesss; o nome do ento Fara, o Imperador Ramesss II. Ento puseram os israelitas para edificar esta cidade, e tambm a cidade de Pitom, que significa serpente. Foi desse lugar que os israelitas saram e caminharam em direo a Sucote. Eles saram depois da meia noite, felizes e fazendo festa. Esta primeira etapa foi muito suave. Sucote era um lugar onde havia lagos, abundncia de peixes e aves. Era onde os Faras iam fazer as suas caadas. A princpio, era um lugar muito cmodo, muito agradvel, onde valia pena estar. Sucote estava localizada exatamente na fronteira do Egito. Isto

muito significativo, para que possamos compreender claramente o significado do nomeSucote. Precisamos atentar para algumas verdades que o Senhor deseja ministrar ao nosso corao. No podemos confundir este Sucote com outros Sucotes que h na Bblia, porque na Bblia aparecem trs Sucotes. No tempo de Jac havia uma cidade que se chamava Sucote, onde ele fez suas cabanas e morou por um tempo. Depois, nos tempos dos Juzes, especialmente no tempo de Gideo e de seu filho Abimeleque, houve outro Sucote que ficava em Galaade, prximo as tribos de Gade, Manasses e Ruben. Mas o Sucote de Jac e o do livro de Juzes no tm nada a ver com o que estamos estudando. Estamos estudando o Sucote que ficava na fronteira do Egito e era um lugar onde havia gua, provises; era um lugar onde se podia descansar. Nessa primeira sada do povo de Israel, temos que aprender algo especial. Quando aquelas pessoas saram de Ramesss era noite. Eles caminharam toda a madrugada e todo o dia. Eram seiscentos mil adultos armados, e com as suas famlias. Aproximadamente de dois a trs milhes de pessoas caminhando em caravanas por vinte quilmetros durante uma noite e um dia inteiro. Isto significa uma longa caminhada. Vejam o significado de Sucote: tendas, tabernculos, cabanas. Aqui ns temos um princpio, porque Sucote mostra o nosso carter como peregrinos. Essa a grande caracterstica de Sucote, porque agora o povo comeou a peregrinar. O Senhor os tirou de Ramesss e os colocou na condio de peregrinos. O que pode significar Sucote na vida espiritual de cada um de ns? Primeiro, a condio de peregrinos. Veja o que Deus disse a Abrao quando ele ainda estava na sua terra, no meio da sua parentela: Ora, disse o SENHOR a Abro: Sai da tua terra, da tua parentela... Gn 12.1. Deus ordenou a Abrao que deixasse a sua terra para que ele pudesse ir para a terra que Deus estava lhe mostrando. A Bblia diz que Abrao saiu sem saber para onde ia, mas Deus o guiou. No podemos esquecer que o povo de Israel estava arraigado em Ramesss, que simboliza o mundo. Mas o Senhor levou o povo de Israel condio de peregrinos. Ser peregrino uma coisa muito importante na nossa vida crist. Observem o que o Senhor Jesus disse:

Se algum vem a mim e no aborrece a seu pai, e me, e mulher, e filhos, e irmos, e irms e ainda a sua prpria vida, no pode ser meu discpulo Lc 14.26.
Ou seja, ns temos que seguir o Senhor. Seguir o Senhor quer dizer que somos peregrinos, quer dizer que ns estamos disponveis para Ele. Ser disponvel significa que no podemos estar arraigados a nada. s vezes ns estamos to apegados, to presos a determinadas situaes! A maneira

como temos vivido, dependendo do mundo, significa que ns no temos um a vida de f, no andamos por f. Se voc estuda a histria dos patriarcas, voc vai ver que Deus sempre os conduziu para viver uma vida de altar e uma vida de tenda. Especialmente na vida de Abrao voc vai notar isso: altar e tenda. Fazer um altar significa consagrar-se a Deus, consagrar nossas coisas a Deus. Viver em tendas significa no estar arraigados a nada. Precisamos estar prontos ao chamado do Senhor e dispostos a prosseguir na direo que Ele quiser nos levar. Quantas coisas deixamos de fazer para Deus pelo fato de estarmos presos, atados s coisas desse mundo? Amamos as coisas de tal maneira que no somos capazes de deix-las para seguir Deus na Sua vontade. O desejo do Senhor que as deixemos porque nisso consiste o desejo do nosso corao. Assim, o desejo do nosso corao nas coisas pode nos tornar idlatras. E para deixar de ser idlatra, deixar de ser adorador das coisas do mundo, necessrio aprender a fazer altar e a viver em tendas, ou seja, ser peregrino. O nosso corao aqui na Terra um corao de peregrino. Quando voc estuda Sucote, v que algumas coisas especficas aconteceram ali. Vamos entender os acontecimentos de Sucote. Vejamos xodo 12.37:

Assim, partiram os filhos de Israel de Ramesss para Sucote, cerca de seiscentos mil a p, somente de homens, sem contar mulheres e crianas.
O censo est em Nmeros. Para alguns parece exagerado, mas o censo est l, e somando daria mais ou menos seiscentas mil pessoas. Aqui, esses seiscentos so redondos, sem contar as crianas. Agora observem uma frase que nos ajudar a entender esta etapa em Sucote. Todavia, havia pessoas que acompanhavam o povo sem saber do que estavam participando, sem saber a razo, sem saber o porqu de elas estarem ali. Olhe o versculo 38 de xodo captulo 12: Subiu tambm com eles um misto de gente, ovelhas, gado e muitssimos animais. Esto vendo? Uma multido, que no tinha nada a ver com eles, subiu at Sucote. O que significa Sucote? a primeira etapa depois de Ramesss. Somos peregrinos e alguns nos acompanham nas primeiras etapas, mas eles no iro prosseguir conosco. Acompanhar as coisas de corao uma coisa, acompanhar as coisas com revelao outra bem diferente. Algumas pessoas podem estar conosco na vida da Igreja, mas uma questo puramente emocional, no uma revelao que eles tiveram. Eles no tiveram uma revelao clara da vontade de Deus, no tm nenhuma clareza quanto ao significado de ser Igreja. Em Sucote ns vemos a questo da parbola do joio e do trigo. Quanta mistura existe no meio do povo de Deus. Quantas pessoas esto entre ns sem o testemunho do carter da igreja. Vamos ver a parbola do joio em Mateus, captulo 13, versculos 24 a 30:

O reino dos cus semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu tambm o joio. Ento, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, no semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porm, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? No! Replicou ele, para que, ao separar o joio, no arranqueis tambm com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos at colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.
interessante vermos a relao deste texto com o acontecimento de xodo 12.38. Um populacho que estava no meio do povo. O Senhor Jesus disse que foi o inimigo que semeou o joio entre o trigo, e eles cresceram juntos. Portanto, est claro que o joio no uma obra de Deus, o joio uma obra do inimigo. Ns precisamos ter discernimento espiritual porque muitos esto conosco, mas no pertencem vida da Igreja. Eles so como joio. A diferena entre o joio e o trigo que medida que o trigo vai frutificando mais e mais, suas razes vo se soltando da terra. Se voc trigo, quanto mais maduro estiver, mais se soltar das coisas desse mundo e mais se curvar diante de Deus. isso que o Senhor est falando a ns. Note que foi em Sucote que o Senhor disse aos israelitas acerca da consagrao dos primognitos e que celebrassem o dia que saram do Egito; isto est no captulo 13 de xodo. Eles saram no dia 15 do ms de abibe nis, que o primeiro ms do ano. Aparece tanto em xodo 12 como em Nmeros 33. Diz Nmeros 33.3:

Partiram, pois, de Ramesss no primeiro ms, no dia quinze do primeiro ms; no seguinte dia da Pscoa, saram os filhos de Israel por alta mo aos olhos de todos os egpcios.
Vemos, pois, que a Pscoa se celebra no 14 dia. Vamos comparar o captulo 12 de xodo com Nmeros 33. Em xodo 12 o Senhor estabelece queabibe o primeiro ms. Isto algo muito especial, porque este o chamado do povo de Deus. O calendrio de Deus est aqui em xodo 12. Observe o texto abaixo:

Este ms vos ser o principal dos meses; para vs ser o primeiro dos meses do ano Ex 12.2.
Isso significa que para o povo de Deus este ser o primeiro dos meses do ano. Porm, vemos que o calendrio do mundo segue uma direo diferente. Mas como o povo de Deus, precisamos entender que a nossa vida

contada pelo calendrio de Deus. Ns no vivemos de acordo com os padres do mundo. Ns vivemos de acordo com os padres de Deus. A nossa vida crist comea quando? Na Pscoa. Quando nos tornamos parte da vida de Cristo. Tudo o que foi feito no passado, tudo o que foi vivido no passado no interessa para Deus. Deus no contabiliza os anos de vida vividos no Egito. Deus contabiliza somente os anos de vida que ns vivemos em Cristo. Salmo 90, versculo 12, diz:

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos um corao sbio.


O que a Pscoa? A Pscoa o sacrifcio do Cordeiro. Este o verdadeiro comeo do povo de Deus; quando o Senhor morreu por ns, quando derramou o Seu sangue e ns O recebemos como o nosso Salvador. A nossa histria comea quando nascemos de novo; o resto passado, so trevas. Tudo isso j foi julgado l na Cruz do Calvrio. Ento para Deus o verdadeiro comeo com a Pscoa. por isso que abibe o comeo para ns. No importa qual seja o calendrio do mundo. Para ns que somos o povo de Deus, a nossa vida comea na Cruz de Cristo Jesus. A nossa vida comea no Calvrio. Eu e voc precisamos estar certos de que toda a nossa vida comea em Cristo. Toda a nossa vida comea com o Sangue de Cristo, quando ns O recebemos como o Cordeiro de Deus, como o nosso Salvador. Este o nosso comeo espiritual; aqui que comea a nossa vida. Mas o que foi que aconteceu em Sucote? Eles saram no dia 15. Na Bblia o dia no comea s doze da noite, mas quando se pe o sol. E a essa hora se acaba o dia e comea a tarde, a manh e o dia seguinte. A Bblia diz tarde e manh. Quando o sol se pe s seis da tarde, terminou o dia e comea a tarde do dia seguinte. Agora, eu e voc precisamos estar certos disso. Precisamos ter clareza quanto a isso, porque ns estamos vivendo no tempo de Deus. Estamos vivendo a hora de Deus. Estamos vivendo dentro da esfera de Deus. Eles saram noite. Viajaram durante toda a noite do dia 14. Mataram o Cordeiro noite. E chegar o dia 15, que comeou s seis da tarde, o povo comeou a se reunir para comer o Cordeiro por famlia, e meia noite passou o anjo. Nesse momento os egpcios estavam chorando por causa da morte dos primognitos deles. Agora o povo de Israel saiu. Dali eles saram de madrugada, saram em festa, porque o Cordeiro foi morto, porque agora eles podiam viver como peregrinos, debaixo do Sangue do Cordeiro. Porque eles estavam guardados no Sangue do Cordeiro, eles estavam sustentados pela obra do Cordeiro. Assim tambm comigo e com voc. Essa a verdade de Sucote para ns. dentro desse princpio que o Senhor vai nos conduzir. Agora, o Senhor comea a abrir para ns algumas comportas da revelao da Sua Palavra. E ns vamos estudar, vamos aprender algumas riquezas de Cristo para a nossa prpria edificao aqui em Sucote. Que Deus, rica e poderosamente, fale a todos ns.

You might also like