You are on page 1of 11

1

COMPETIO TIRO CERTO CANHO MORTEIRO

Trabalho

apresentado

como

aproveitamento na disciplina de Fisca ministrada pelo professor Sr.Junior do Curso de Engenharia da Universidade Paulista UNIP, So Jos dos Campos.

Universidade Paulista So Jos dos Campos 2012

Sumrio

Introduo ------------------------------------------------------------------------------------------ 03 Justificativa ----------------------------------------------------------------------------------------- 04 Especificaes tcnicas: Projeto do Canho ---------------------------------------------- 05 Detalhamento Fotos do Canho Morteiro Caractersticas da mobilidade do canho Caractersticas do movimento Descrio do funcionamento Testes e resultados Concluso ------------------------------------------------------------------------------------------ 09 Histria do Canho ------------------------------------------------------------------------------ 10 Referencias ---------------------------------------------------------------------------------------- 11

Introduo

O estudo refere-se ao desenvolvimento do projeto se baseando no passo a passo da montagem de um canho, visando conhecer a fundo os conceitos da fsica na prtica. Um canho trata-se de uma arma de fogo com um largo tubo desenhado para disparar pesados projcteis em tiro tenso a uma considervel distncia. O termo pode ser aplicado a uma moderna espingarda ou metralhadora com um calibre de 20 mm. Inicialmente os canhes eram de ferro forjado, pequenos e rsticos. Tempos mais tarde passaram a ser fabricados com barras de ferro fundido, soldadas e reforadas com anis do metal. A sua capacidade de lanamento ainda era baixa, e empregavam-se por isso projtil de pedras leves para alcanar maiores distncias. Nesta poca, para aumentar a potncia de fogo, os antigos canhes eram colocados lado a lado, sobre um reparo-plataforma. Podiam assim ser disparados ao mesmo tempo ou separadamente, sem sucesso rpida, o que faz deles precursores das modernas metralhadoras, pelo menos em conceito. Sendo assim, apresentaremos ao longo do trabalho caractersticas citadas acima.

Justificativa

Os autos do referido projeto tem como meta a criao e o desenvolvimento de um canho, baseado em conceitos estudados sobre a fsica, para a elaborao do projeto. O presente trabalho visa descrever passo a passo a confeco do canho, mostrando sua capacidade de lanamento do objeto ao destino proposto, no qual fez parte de um cenrio de competio acadmica, onde o objetivo tratava-se acertar o alvo, calculando a fora com que o objeto alcanado.

Especificaes tcnicas: Projeto do Canho

1. Detalhamento:

1.1 Bases em madeira; Comprimento: 550 mm Largura: 375 mm Espessura: 27 mm Obs.: Base fixada ao solo por meio de ventosas. 1.2 Tubo de elevao em PVC Comprimento: 450 mm Dimetro externo: 75 mm Dimetro interno: 67 mm Rasgo no tubo, por onde corre o objeto propulsor: 320 mm x 10mm. 1.3 Sistema de elevao, atravs da base de um macaco automotivo, com roldanas que trabalham em conjunto com o tubo auxiliando no processo de elevao; Roldanas: 35 mm Comprimento do macaco: Largura do macaco: Comprimento de o parafuso auxiliar de elevao: Espessura de o parafuso auxiliar de elevao: 1.4 Elstico do tipo borracha de soro, como propulsor; Comprimento do elstico: 100 mm Dimetro do elstico; 8 mm Obs.: Foram utilizados dois elsticos de 100 mm de cada lado do tubo, a fim de garantir uma maior acelerao. 1.5 Munio, bola do tipo tnis, feita de borracha e pressurizada com pastinhas de nitrognio. Dimetro da bola: 63 mm

Fotos do Canho Morteiro

Canho MORTEIRO

Sistema Propulsor

Gatilho acionado

Sistema de Elevao

Canho engatilhado

Lado interno do canho

Sistema de fixao no piso (ventosa)

Borracha de soro

Caractersticas da mobilidade do canho - Altura mxima de elevao a partir da base: 430 mm - ngulo formado, aproximadamente 50. Mobilidade vertical; - Do centro da base para as laterais, 150 mm.

Caractersticas do movimento - Distncia a ser percorrida at o alcance do alvo: 7m. - Tempo gasto no percurso: aproximadamente 0,8s. - Velocidade mdia: 8,75 m/s - acelerao: 10, 93 m/s -Tempo de recarregar e efetuar novo disparo: 6s.

Descrio do funcionamento Pelo rasgo no tubo corre o objeto propulsor, na qual o mesmo deve ser pressionado no sentido oposto ao tiro, para engatilhar utilizado um sistema por acionamento de trava manual, quando engatilhado permite definir com preciso o alvo, sendo o disparo efetuado com um toque manual na trava. A fim de garantir o amortecimento do propulsor aps o tiro, foi utilizada uma borracha pressa por uma abraadeira ao final do tubo.

Testes e resultados O projeto original descrevia como propulsoras molas de 10 mm ou menos, mas foi constatada durante os testes que eram necessrios uma fora braal muito grande para e engatinhar e efetuar o tiro, a preciso tambm ficou comprometida, devido a fora imprimida na trava para disparo, aps a troca da mola pela borracha, o aumento no rendimento foi notvel, mas era necessrio ainda mais presso, para que o alvo fosse alcanado com fora suficiente para derrubar as latas, ento em cada lado do propulsor foram colocados dois elsticos, o que garantiu fora e preciso no tiro e ainda uma facilidade para engatilhar e atirar. Foi necessrio tambm a troca da munio bola de tnis, na primeira utilizada o atrito com o tubo.

Concluso Conclumos que, o desenvolvimento por parte dos integrantes ao respectivo trabalho de APS desse 2 perodo vigente, nos deu certa preocupao, de como funcionaria o trabalho em equipe, de certa forma tivemos uma dificuldade no desenvolvimento do canho e no funcionamento do mesmo. Foi divido o trabalho em partes para cada componente do grupo, de forma que todos pudessem fazer o que foi descrito a cada um componente da equipe morteiro. O canho foi feito por partes, depois foram reunidas e montadas e adicionado algumas peas, reajustando assim o canho, para a competio. Fizemos alteraes no sistema propulsor que antes havia sido testada com molas, essa foi a parte mais difcil junto com o sistema de gatilho, que tivemos que mudar nos ultimo dias que antecederam a competio, e agregamos um sistema de elstico de soro, que melhorou consideravelmente o sistema e foram feitos vrios teste, at que chega-se ao ponto em que o objeto testado efetua-se o disparo com eficcia. O trabalho mostrou o desenvolto, lado da criao baseado em regras e normas que foram fornecidos pelos respectivos responsveis pela matria de APS. A competio serviu para mostrar os diversos meios de se fazer o equipamento com objetivos em comum. O trabalho serviu para despertar o lado cientfico aliado ao terico no qual podemos na prtica ver os resultados e objetivos alcanados. Ficando assim em 2 lugar , a equipe morteiro na competio tiro ao alvo.

10

Histria do Canho O canho foi inventado no sculo XIV pelo monge e alquimista alemo Berthold Schwarz (1310-1384), na cidade de Friburgo, Alemanha. Schwarz utilizou uma mistura de nitrato de sdio, enxofre, plvora e outros reagentes qumicos para testar o poder de exploso de sua criao. Embora a plvora j fosse conhecida pelos chineses, utilizada no apenas em fogos de artifcio, mas tambm militarmente, esta foi a primeira arma de projteis para longo alcance j projetada.Ou seja: a inveno do canho foi a primeira arma-de-fogo j construda da histria. A pea de artilharia foi utilizada pela primeira vez em 1334, quando o bispo Nicolau I de Constana mandou defender com ela a cidade de Meersburg.

11

Referencia

http://www.mikrus.com.br/classe35/armas01.htm http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/4808/1/canhao.html

You might also like