You are on page 1of 4

Hlio Luz e a nova senzala

Como fazer tese de graa, fao uma agora: a atividade policial leva o sujeito a viver algumas das mais agudas contradies da sociedade. Ele v em seu dia-a-dia os mecanismos do poder, da explorao, nossas mais abjetas mazelas. Quando conseguem se livrar das inmeras atraes da cooptao bandidagem, se transformam em cidados pensantes de primeira linha. o motivo da longa admirao que tenho pelo exdelegado e ex-deputado Hlio Luz. H 8 anos se viu na mira dos holofotes da mdia, que tentava sua desqualificao o envolvendo em negcios com a mfia das quentinhas para presidirios no Rio de Janeiro, quando era delegado em 1990. O objetivo era claro, semelhante ao que agora fazem com o delegado Protgenes e Paulo Lacerda: enfraquecer suas inmeras e firmes denncias ao funcionamento do esquema podre da polcia, que envolvia polticos e onde a mdia tinha suas aes preferenciais. A acusao pouco resistiu, sumindo rapidamente do noticirio. Principalmente depois que o ento deputado contra-atacou com pedido de CPI para mostrar suas prprias contas e a de todos os funcionrios que se relacionaram com a empresa de quentinhas. Sua capacidade de anlise grande. Sua experincia enorme. E consegue pensar politicamente, denunciando como a corrupo est relacionada ao prprio sistema capitalista, o que transforma suas crticas em algo muito mais contundente. Hoje, afastado da poltica e da atividade policial, por incompatibilidades vrias e problemas de sade, li artigo seu publicado no portal do PT. um dos mais claros textos onde a cortina que esconde o funcionamento da podrido do nosso sistema aberta e podemos entender com clareza seus mecanismos. Publico aqui com comentrios: A Favela a Senzala do Sculo XXI Por Hlio Luz Onde, realmente, est o crime organizado? Como podem os desapropriados, explorados e oprimidos se organizarem numa mfia? A questo do estado paralelo foi colocada em evidncia por ocasio da morte de um jornalista, com a notcia de que ele foi seqestrado, julgado, condenado e morto por um bando. Isso, no Tribunal, foi considerado estado paralelo e, em cima, a colocao de crime organizado. Acredito que exista o estado paralelo, mas no isso. A marginalidade no constitui estado paralelo. A favela um gueto que substituiu o local da senzala. a senzala do sculo XXI, onde se situa a reserva de mo de obra, os negligenciados pelo Estado - reserva mantida pelo sistema de explorao. a que vamos tocar na origem da polcia, criada para fazer o controle dessa populao. Em 1808, era o controle social dos escravos, agora o controle dos favelados - os negligenciados. Obs1: E prova que a principal tarefa desta polcia controlar esta populao o uso do Caveiro nas favelas. Algum acredita que ele funciona para prender traficantes? Claro que seu objetivo o de aterrorizar os moradores. Fazem hoje o mesmo que h muito era feito contra a senzala.

Falemos do Rio de Janeiro, porque fica mais especfico. A tendncia aqui jogar para as reas de excluso a prtica do crime organizado e o estado paralelo. Estado paralelo aquele que d enfrentamento ao Estado e modifica as suas decises. Aquele bando que existe l no Morro do Alemo no tinha condio de fazer isso. Eventualmente, uma quadrilha identificou um reprter que atravessava informaes. Ela o considerou inimigo e o executou. Assim, fica mais explcita a tendncia de jogar para as reas de excluso a prtica do crime organizado. Ao se falar em Estado paralelo, aqui no Rio de Janeiro, estamos falando, por exemplo, na Fetranspor (Federao das Empresas de Transportes de Passageiros). Ela, sim, enfrenta e impe suas decises ao governo. Ela coloca oito mil nibus nesta cidade, que no tm capacidade para isso.Todos os poderes do Estado se submetem sua vontade. Mantm o controle do Metr e de todo o transporte urbano no Estado do Rio de Janeiro, para fazer sua frota circular, independente de que isso contribua, ou no, para melhor qualidade de vida do cidado. No Rio de Janeiro constante o congestionamento, porque fazemos transporte urbano de massa em nibus, o que inadmissvel numa metrpole. Obs2: Bingo! Quantas reportagens voc j leu na mdia com denncias contra a Fetranspor? Nada. Por que ser? Nenhuma poltica pblica de transportes existir com a Fetranspor. A Fetranspor sempre atuou com fora decisiva dentro da Assemblia Legislativa e nos demais poderes do Estado, inclusive no Poder Judicirio. Tambm em Braslia ela mostra suas garras. a esta capacidade de agir que eu chamo poder paralelo. O criminoso comum no tem esta capacidade financeira e de organizao. "Ah! Ele est no txico, no narcotrfico, tem muito dinheiro." outra inverdade. O narcotrfico vem sendo usado como senha para fazer o controle social, em todo o pas. simples. Se o pessoal da favela tivesse mesmo o poder e a quantidade de dinheiro que dizem, faria o controle de fora, mas aquele varejista que controla a droga fica na prpria favela. Ele nem sabe para quem trabalha. Obs3: a proletarizao do narcotrfico nas favelas, bem diferente da idia que tentam vender. Quem leva as drogas para l? Quem controla? Quem lucra? O jogo do bicho est infiltrado em todos os Poderes constitudos! Um dos crimes organizados no Brasil, no s no Rio de Janeiro, o jogo do bicho. A definio que temos de crime organizado : primeiro, ser cartelizado. No Rio de Janeiro, o controle do jogo do bicho na zona oeste da famlia do Castor de Andrade, o da rea da Tijuca do Haroldo da Tijuca, em Nilpolis reina o Ansio Abrao Davi, em Niteri so outros. Segundo: o jogo do bicho existe em nvel nacional. O Estado da Bahia d descarga para a famlia do Castor de Andrade, o Acre faz a descarga com o Luizinho da Imperatriz, o de Minas Gerais faz a descarga no Ansio, e por a vai. O jogo controlado e organizado em nvel nacional.

Terceiro: este crime est infiltrado nos poderes constitudos. Ele elege a representao poltica dele dentro da Assemblia Legislativa, da Cmara dos Deputados e da Cmara dos Vereadores. Banca campanhas voltadas para o Poder Executivo. No geral, ele tem influncia em todos os poderes, inclusive no Judicirio. Porm, nos estados do Norte e do Nordeste a misria tanta que ele no consegue nem chegar. uma situao diferenciada, mas no Sudeste e Leste ele tem peso. bem visvel no Carnaval, a presena do crime organizado no poder constitudo: a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), a liga que eles montaram, a direo do jogo do bicho, do crime organizado. Ela aluga o espao pblico, o Sambdromo - a direo do crime organizado parceira do Estado. A est a caracterstica do crime organizado. Ns vamos ver o prefeito do Rio de Janeiro com colete, em que de um lado est escrito Riotur e do outro Liesa. o crime organizado bancando e organizando o Carnaval do Rio, o maior evento turstico do pas! Obs4: E ao vivo e a cores para todo o Brasil. Chega a ser vergonhoso o tratamento que a mdia d aos contraventores no Carnaval, sendo entrevistados como autoridades. O jogo do bicho opera com o homicdio, mantido pelo sangue! O jogo do bicho no um negcio inocente. Todo mundo acha que no tem problema nenhum, at a vovozinha joga. No isso, no! O jogo do bicho mantido pelo sangue. Numa rea determinada, ningum faz concorrncia, porque no dia seguinte vai ser morto. O jogo do bicho opera com o homicdio, o mais grave dos crimes que existe para o homem. A desculpa do administrador pblico incompetente que o crime organizado est na favela. Favelado no constitui crime organizado, mas bandos. Lgico, tem bando l no Alemo, no Jacarezinho, mas esse pessoal no cartelizado. "Ah ! Tem Comando Vermelho, tem Terceiro Comando!" Mas eles se engalfinham. Eles se enfrentam permanentemente - diferente dos banqueiros do bicho que no se enfrentam, nem delatam o outro. O Disque Denncia vive em funo da delao que o Terceiro Comando faz do Comando Vermelho e viceversa. Para justificar a incompetncia, eles dizem que os bandidos do Rio de Janeiro esto vinculados com os bandidos de So Paulo. S quem no conhece a polcia acredita nisso. Pode, eventualmente, um marginal do Rio ter relao com outro de So Paulo, mas isso no quer dizer que seja um nvel de relao de organizaes criminosas. Em So Paulo, eles acabaram com a direo do PCC (Primeiro Comando da Capital). Acabou o PCC. Onde est a direo aqui do Rio? O que acontece no Rio de Janeiro? O chamado crime organizado mantido pela organizao que existe dentro do prprio Estado. a prpria polcia que mantm isso. Uma boa parte da polcia do Rio de Janeiro corrupta! Essa afirmao no constitui novidade. Basta procurar nos jornais nos ltimos trs meses. essa polcia corrupta

que mantm o narcotrfico no Rio de Janeiro. No s as polcias civil e militar do Rio de Janeiro mantm os pontos do narcotrfico do Estado, mas tambm a Polcia Rodoviria Federal e a Polcia Federal. O aparelho de represso do Estado do Rio de Janeiro corrupto de tal forma, que concorre com ele mesmo. Este o problema que ningum quer tocar: o Estado brasileiro um Estado altamente corrupto! S este Estado corrupto pode manter o sistema capitalista, porque a corrupo inerente ao sistema capitalista. Ento fica tudo em casa. Essa polcia corrupta no vai tocar no rico, pr o burgus na cadeia; no vai investigar o dinheiro desviado do Fisco e do Tesouro; tampouco vai investigar o Estado por dentro. o grande acerto de contas que existe. Quando falo Estado Brasileiro, estou falando de Poder Executivo, governador, prefeito, presidente da Repblica, seus secretrios e ministros; do Poder Legislativo, Cmara Federal, Senado, Assemblia Legislativa e Cmaras de Vereadores, Poder judicirio e todos os tribunais. A funo desse Estado arrecadar dinheiro: uma parte vai para a classe dominante fazer a sua manuteno e o restante gasto no controle dos negligenciados. No v isso quem no quer! Quando a "mdia" fala em crime organizado e estado paralelo nas reas de excluso ela est desinformando o povo. No l que eles esto!

You might also like