You are on page 1of 3

Sugesto de Atividades Histria 7 ano Unidade 5

1. Leia atentamente. Todo poder, toda autoridade esto nas mos do rei e no pode haver outra no reino que aquela por ele estabelecida (). A vontade de Deus que todo aquele que nasceu sdito obedea cegamente. () somente cabea que compete deliberar e resolver, e todas as funes dos outros membros consistem apenas na execuo das ordens que lhe so dadas. Lus XIV. Memrias. Agora responda: a) Do que trata o texto? Grife de vermelho uma frase que represente a sua resposta. b) Qual a relao do texto apresentado com o surgimento dos Estados Nacionais? Explique. 2. Leia atentamente. As armas e os bares assinalados Que, da ocidental praia lusitana, Por mares nunca dantes navegados Passaram ainda alm da Taprobana [] Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte.
Luis Vaz de Cames, Os lusadas.

Agora responda: a) O texto acima trata da expanso martima portuguesa. Explique por qual motivo Portugal se dedicou a isso. b) Como se desenvolveu o comrcio portugus nesse contexto? Explique. 3. (PUC-SP) O perodo compreendido entre os sculos XIV e XV caracteriza-se: a) pela formao do Estado democrtico, que substituiu o Estado feudal. b) pela constituio dos contingentes militares nos moldes feudais.
1

Sugesto de Atividades Histria 7 ano Unidade 5


c) pelo fortalecimento econmico da classe nobre, apoiando a realeza. d) pela substituio do regime feudal pelas monarquias absolutas. e) pela substituio do sistema de pluralidade de moedas, prejudicando o desenvolvimento comercial. 4. (Mack-SP) As razes do pioneirismo portugus na expanso martima dos sculo XV e XVI foram: a) a invaso da Pennsula Ibrica pelos rabes e a conquista de Calicute pelos turcos. b) a assinatura do Tratado de Tordesilhas por Portugal e pelos demais pases europeus. c) um Estado liberal centralizado, voltado para a acumulao de novos mercados consumidores. d) as guerras religiosas, a descentralizao poltica do Estado e o fortalecimento dos laos servis. e) uma monarquia centralizada, interessada no comrcio de especiarias. 5. (Unicamp-SP) No eram somente a prata, o ouro, os diamantes, as riquezas da Amrica que atraam a cobia e a curiosidade dos colonizadores. Alguns deles ficavam tambm atrados por realizaes materiais e culturais, principalmente dos maias e incas. Cite as principais realizaes desses dois povos. 6. Complete a tabela com caractersticas da poltica mercantilista. Poltica mercantilista BALANA COMERCIAL FAVORVEL Uma maneira de os governos diminurem as importaes era aumentar a produo de bens manufaturados, como tecidos e ferramentas.

Sugesto de Atividades Histria 7 ano Unidade 5


7. Complete com V (verdadeiro) ou F (falso). a) O papa concedeu autorizao ao rei de Portugal para combater os muulmanos no norte da frica. ( ) b) Colombo acreditava que a Terra fosse esfrica, como asseguravam relatos da Antiguidade e alguns cartgrafos da poca. ( ) c) A domesticao de animais, o domnio da metalurgia e a criao da roda ocorreram na Amrica rapidamente. ( ) d) A pecuria era a base da economia asteca. ( ) e) A educao das meninas na sociedade asteca cabia s mes. ( ) 8. Com a compreenso do Codex Mendonza, os historiadores puderam ter uma idia mais completa a respeito da educao na sociedade asteca. O que significa a palavra codex? Explique. 9. Pinte o esquema de acordo com a legenda.
A guerra como atividade central.

Tributos pagos aos chefes na forma de produtos. Machu Picchu.

Domesticavam lhamas e alpacas.

Civilizao asteca Civilizao inca 10. Um dos stios arqueolgicos americanos mais preservados so as runas da antiga cidade maia de Cpan, localizada em terras da atual Honduras, na Amrica Central. Como so feitos os estudos arqueolgicos e quais as descobertas realizadas na regio?
3

You might also like