You are on page 1of 20

Personalidade Segundo Freud

Fbio Jorge Srgio Leo

Roteiro

Introduo; Estrutura da personalidade do ponto de vista freudiano; O iceberg metafrico; Desenvolvimento da personalidade; Referncias.

Introduo

Freud nasceu na regio da Morvia, que ento fazia parte do Imprio AustroHngaro, hoje na Repblica Checa. Formado em Medicina e especializado em tratamento de doentes mentais, ele criou uma nova teoria:
A teoria da personalidade.

Introduo

Duas perspectivas bem significantes estabelecem o campo da psicologia da personalidade:


A teoria psicanaltica de Freud que diz que a sexualidade infantil e as motivaes inconscientes influenciam a personalidade. E a abordagem Humanista, que enfocou nossa capacidade interior para o crescimento e a autorealizao.

Introduo

Introduo

Com base no relato de pacientes a respeito de suas fantasias, sintomas neurticos, lembranas de sonhos, Freud desenvolveu uma teoria sobre a estrutura da personalidade humana e a dinmica de seu funcionamento. Segundo ele, nossa personalidade formada por 3 instncias: ID, EGO e SUPEREGO.

Estrutura da personalidade do ponto de vista freudiano

O id a instncia inteiramente inconsciente; o ego, a instncia consciente; e o superego possui aspectos inconscientes e aspectos conscientes.

Estrutura da personalidade do ponto de vista freudiano

Id:
a parte mais primitiva da personalidade, o sistema original com o qual o recm-nascido j nasce. Ele formado por instintos, impulsos orgnicos e regido pelo prazer. Contm tudo o que herdado dos pais, que se acha presente no indivduo desde o nascimento, ou seja, aquilo que est presente na constituio do ser da pessoa.

Estrutura da personalidade do ponto de vista freudiano

Ego:
Comea a se desenvolver logo aps o nascimento, quando o beb inicia sua interao com o seu ambiente. O ego busca o prazer em contato com a realidade. a parte do aparelho psquico que se desenvolve a partir do id, para atender e aplacar suas exigncias. Tem como tarefa garantir a sade, segurana e sanidade da personalidade. A sua funo enfrentar a necessidade de reduzir a tenso e aumentar o prazer.

Estrutura da personalidade do ponto de vista freudiano

Superego:
Representa o aspecto moral dos seres humanos; o seu desenvolvimento ocorre quando os pais, ou outros adultos, transmitem os valores e as normas da sociedade para a criana. O superego a ltima parte da personalidade e se desenvolve a partir do ego. Atua como juiz censor dizendo para o ego o que certo e o que errado sobre as atividades mentais e pensamentos do ego. o depsito dos cdigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibies da personalidade.

O iceberg metafrico

Desenvolvimento da personalidade

Freud mencionou que a experincia da infncia tem uma forte influncia sobre a personalidade adulta.

Desenvolvimento da personalidade

Existem cinco fases universais do desenvolvimento que so chamadas de fases psicossexuais. Freud acreditava que a personalidade estaria essencialmente formada ao fim da terceira fase, por volta dos cinco anos de idade, quando o indivduo possivelmente j desenvolveu as estratgias fundamentais para a expresso dos seus impulsos, estratgias essas que estabelecem o ncleo da personalidade.

Desenvolvimento da personalidade

Fase oral: O desenvolvimento ocorre desde o nascimento aos doze meses de vida. Nesta fase a zona de erotizao a boca, as atividades prazerosas so em torno da alimentao (suco). Quando o beb aprende a associar a presena da me satisfao da pulso da fome, a me vem a ser um objeto parte, ou seja, o beb comea a diferenciar entre si prprio e os outros. Uma fixao nessa fase provoca o desenvolvimento de um tipo de personalidade de carter oral, do qual os traos fundamentais so o otimismo, a passividade e a dependncia. Para Freud, os transtornos alimentares poderiam se dar s dificuldades na fase oral.

Desenvolvimento da personalidade

Fase anal: Ocorre durante o segundo e o terceiro ano de vida, onde o prazer est no nus. Nessa fase a criana tem o desejo de controlar os movimentos esfincterianos e comea tambm a entrar em conflito com a exigncia social de adquirir hbitos de higiene. Uma fixao nessa fase pode causar conflitos para o resto da vida em torno de questes de controle, de guardar para si ou entregar. O carter anal caracterizado pro trs traos que so: ordem, parcimnia (econmico) e teimosia.

Desenvolvimento da personalidade

Fase flica: Ocorre dos trs aos cinco anos, a rea ergena fundamental do corpo a zona genital. Freud sustenta que nessa fase o pnis o rgo mais importante para o desenvolvimento, tanto dos homens quanto das mulheres, por isso ele fortemente criticado e acusado de ser falocntrico. O desejo de prazer sexual expressa-se por meio da masturbao, acompanhada de importantes fantasias. Nessa fase flica tambm ocorre o complexo de dipo, que consiste no menino desejar a prpria me, mas por medo da castrao abandona esse desejo, igualmente ocorre com a menina mudando apenas os papis, onde o pai seria o seu objeto de desejo. Uma no resoluo nessa fase pode ser considerada como a causa de grande parte das neuroses.

Desenvolvimento da personalidade

Freud declara que em grande parte a personalidade se forma durante esses primeiros trs estgios psicossexuais, quando so estabelecidos os mecanismos essenciais do ego para lidar com os impulsos libidinais.

Desenvolvimento da personalidade

Fase de latncia:

Ocorre desde os 5 anos e vai at a puberdade considerado um perodo de relativa calma na evoluo sexual, sendo que pouco colocado por Freud com relao a tenso libidinal.

Desenvolvimento da personalidade

Fase genital:

Tem incio na puberdade, o indivduo desenvolve a capacidade de obter satisfao sexual com um parceiro do sexo oposto.

Referncias Bibliogrficas

http://meuartigo.brasilescola.com/psicologia CLONINGER, Susan C. Teorias da Personalidade. So Paulo: Martins Fontes, 1999. Pg. 53-63. http://educacao.uol.com.br/biografias/sigmun d-freud.jhtm

You might also like