You are on page 1of 29

O ser humano constitudo por uma hierarquia de energias sutis que estabelecem a ligao entre o corpo fsico e o Universo.

. Os diferentes planos de conscincia (sete nveis) so os diferentes corpos que constituem o ser vibratrio. Para cada plano de conscincia verificamos a existncia de um chakra correspondente. Estes corpos energticos so, em ordem ascendente, segundo a nomenclatura clssica: Fsico, Etrico, Astral, Mental Inferior, Mansico (Mental Superior), Bdico e tmico, que em seu conjunto constituem o quaternrio da PERSONALIDADE (Fsico, Etrico, Astral e Mental Inferior) e o ternrio, d a INDIVIDUALIDADE (Mental Superior, Bdico e tmico). Personalidade Mortal 1. Corpo Fsico 2 - Corpo Etrico O corpo etrico o mais denso depois do corpo fsico, localizando-se cerca de 15/30 cm deste, sendo formado por uma camada de energia sutil que acompanha a forma do corpo fsico. Esta estrutura constitui a matriz de energia sobre a qual se modela e consolida a matria fsica dos tecidos do corpo, que s existem graas ao campo vital que os sustenta. Inmeras feridas, bloqueios e dores do corpo fsico esto presentes no corpo etrico. este corpo que permite ao corpo fsico viver, porque este que o vitaliza com a energia do prana. o veculo do prana, da fora vital universal (o Ki ). Este corpo absorve o prana ou vitalidade e o distribui pelo corpo fsico. a ponte entre o corpo fsico e o corpo astral, transmitindo a conscincia dos contactos e as sensaes fsicas ao corpo astral. Inversamente, tambm transmite a conscincia astral e dos corpos superiores ao crebro fsico e ao Sistema Nervoso.

3 - Corpo Astral ou Emocional O corpo emocional a energia sutil atravs da qual entramos em contacto com o ambiente - os outros, a natureza, o planeta, o cosmos e que o sentimos. O Corpo astral ou emocional interpenetra o corpo etrico. o veculo das emoes, desejos e paixes.

Tem a forma ovoide e constitudo de radiaes coloridas que os videntes descrevem quando observam a aura. Nos homens mais primitivos sua constituio urica grosseira, pois a sede dos instintos, das emoes fortes, desejos e paixes. O amor terreno que vibra egoisticamente, com necessidade de posse, cimes, autopiedade, tem origem nesse corpo. medida que evoluiu e seus sentimentos comeam a se expressar nos subplanos superiores, o indivduo sublima este corpo e comea a ligar-se sua contraparte superior, ou Corpo Bdico (ou Corpo Intuicional, ou Corpo Crstico), sede do Amor Universal incondicional.

4 - Corpo Mental Inferior ou Mental Concreto O corpo mental rege o intelecto. Contm a estrutura das nossas ideias, pensamentos e processos mentais. Com uma estrutura mais sutil e menos definida, ele contm nossos processos mentais, nossas ideias e geralmente aparece aos videntes na forma de uma aurola dourada. Permite desenvolver a nossa aptido para o raciocnio. Se esta for muito acentuada (aspecto caracterstico da sociedade ocidental), dificultar o acesso a toda a dimenso intuitiva do ser. o plano da transio entre os planos da matria e os do esprito, isto , das energias terrestres e das energias espirituais. Individualidade Imortal 5 - O Corpo Mansico, ou Corpo Mental Superior (Abstrato) ou Corpo Causal o corpo da nossa Mente Abstrata, que pode ligar-se Fonte Suprema e captar diretamente o Conhecimento Universal, sem esforo intelectual de qualquer natureza. Neste corpo atuam os Mestres, filsofos e gnios que trazem novas revelaes ou novos aspectos da Verdade Universal Humanidade. A prtica da meditao a principal porta de acesso a este corpo. Neste corpo reside o nosso Anjo Solar, ou nosso Mestre Interno, ou nosso Eu Superior. 6 - O Corpo Bdico ou Intuicional ou Corpo Crstico A palavra buddhi vem do snscrito e traduz-se por sabedoria. Este o corpo da Sabedoria divina, da intuio, dos lampejos divinos e dos sentimentos superiores. a contraparte superior do Corpo Astral ou Emocional. a sede do Amor Incondicional

pelo Criador e pelo prximo, da Renncia, do Perdo, da Compaixo e do Desprendimento da Pureza, da Sntese, da Unidade.

7- O Corpo tmico ou Nirvnico o Corpo onde reside a Mnada (centro de fora do Logos) humana, nosso Deus Oculto que nos d a Vida e a Autoconscincia.

Origens

Conceito

Tcnicas

Sugestes

Chakras

Yantras

Origens da meditao A meditao, frequentemente associada s religies orientais, uma tcnica desenvolvida h milhares de anos. Como essas religies sugerem tcnicas meditativas aos seus seguidores, gerou-se o equvoco. Entretanto, a meditao no exclusividade de uma religio, cultura ou filosofia, pois mesmo as comunidades muito antigas j conheciam tcnicas meditativas, como as tribos africanas, os ndios americanos e os esquims. Sabe-se tambm que a meditao era praticada desde a Idade Mdia em mosteiros e conventos ocidentais. Como algumas tcnicas foram criadas sob princpios de alguma tradio religiosa, os mesmos acabavam sendo associados a elas, resultando na identificao entre meditao e religio. No obstante, para se meditar no preciso pertencer a uma religio e, sequer, acreditar em Deus. A relao entre as correntes religiosas do oriente e a meditao facilmente explicvel. A cultura, judaico-crist, prega um Deus presente em todas as coisas, porm dual, distante e externo ao homem . Postula a imagem de um Deus que est fora, levando o homem ocidental a buscar externamente o crescimento. As religies orientais, por sua vez, pregam a existncia de um Princpio Divino Interno, que na realidade corresponde essncia de cada ser. Assim sendo, a busca de cada um consiste em conhecer o seu "eu superior", a sua "essncia divina", e para tanto, a meditao constitui-se em um instrumento valioso. Essa linha de pensamento induz auto-observao e ao crescimento individual, embora crie uma tendncia exagerada internalizao, ao isolamento e a um deficit nas trocas sociais. Esses dados sugerem que o equilbrio independe de valores culturais. Os orientais tendem a ser mais voltados para si, evitando o contato, o toque e a exposio dos sentimentos. Os ocidentais vivem voltados apenas para o exterior, para as relaes sociais e a exposio de ideias e sentimentos, evitando parar e olhar para dentro de si.

Atualmente, a meditao est sendo cada vez mais incorporada vida normal ocidental, sendo utilizada por profissionais de diversas reas para atenuar as situaes de tenso e stress, pois visa levar o ser ao equilbrio. "A meditao permite ao homem experienciar o seu prprio interior sem perder a capacidade de relacionar-se". O que meditar Nossa mente treinada desde a infncia para se tornar cada vez mais eficiente em suas funes de raciocnio, anlise, sntese, organizao, investigao, enfim, uma srie de capacidades de que somos dotados e que so muito valorizadas em nossa cultura. Chegamos a ponto de acreditar que "somos os nossos prprios pensamentos", to voltados estamos para tais aspectos da mente. A meditao consiste em observar o funcionamento mental, at perceber qual o seu verdadeiro papel. O objetivo da meditao apenas observar. Observar sem a inteno de dominar, julgar, comparar, analisar ou destruir. Meditar , na realidade, buscar o "espao meditativo", o espao no qual no existe mais a funo ilusria da mente, bastando-nos mudar o olhar para perceb-lo. Meditar reconhecer algo que j se possui, mas do qual se esqueceu. como encontrar o "verdadeiro eu". Meditar , sobretudo, calar. Calar a mente, os pensamentos automticos que nos tm dirigido a vida; calar emoes descontroladas; elevar o esprito, buscando nossa verdadeira Natureza. Quando nos entregamos a esse apelo, nosso corpo fsico o primeiro beneficiado, chegando at mesmo ser curado dos males com que o sobrecarregamos com nossos sofrimento e angstias. A meditao uma forma de esvaziar a mente de preocupaes cotidianas, para acalm-la. uma maneira de diminuirmos o passo, de relaxarmos e de entrarmos em contato com a parte eterna do nosso ser. Se durante a meditao voc for dominado por alguma emoo muito forte, tente apenas observ-la e observar tambm as sensaes existentes em alguma parte do corpo. Permita que as coisas se manifestem de acordo com as leis da natureza, pois da mesma forma que surgiram elas desaparecero, assim como as tempestades. Apenas observe com pacincia e serenidade, pois tudo impermanente e passageiro.

O que existe um fluxo constante de fenmeno impessoal. Ao compreendermos profundamente dentro de ns como o sofrimento gerado, compreenderemos tambm como poderemos elimin-lo atravs da sabedoria e da observao interior, sem criar reatividade, apenas observando, observando... A princpio os pensamentos ficam mais lentos vindo, eventualmente, a parar por completo . O ponto mais alto da meditao um estado chamado "samadhi", em que a mente se une completamente com universos de perfeita luz. Depois de algum tempo a repetio leva a um estado no qual a frequncia das ondas cerebrais e dos batimentos cardacos diminui. A meditao recarrega nossas energias . Sua prtica nos traz mais clareza para compreendermos a vida diria. Traz felicidade, dando-nos fora para realizar as coisas cotidianas, pois nos conecta com a fora do universo, podendo nos levar Iluminao. A meditao utilizada pelos taoistas como meio de alcanar o Tao, a harmonia, a paz. Tao significa "o caminho" para se ter a alma limpa como a de uma criana.

Tcnicas de Meditao

Podemos dividir as tcnicas de meditao em passivas e ativas. As passivas so as classicamente conhecidas, em que o meditador assume uma postura e permanece nela. As tcnicas passivas parecem todas iguais, mas existem dezenas de variaes, com efeitos diversos. O homem ocidental tem a mente to agitada que no consegue ficar parado buscando o silncio interior. Para isso, existem as tcnicas ativas, que se caracterizam por permitir um movimento repetitivo que "distrai" a energia mental em excesso, ou por propiciar uma atividade catrtica, como a dana, o choro ou o grito, com a finalidade de "jogar para fora" toda a energia mental acumulada, seguida da postura sossegada e silenciosa.

As tcnicas meditativas tambm podem ser classificadas em concentrativas, perceptivas, catrtico-perceptivas ou mistas. As primeiras so aquelas que buscam a internalizao, como por exemplo a repetio de uma tcnica respiratria ou de sons especficos, os mantras. As perceptivas visam a harmonizao com o ambiente, tal como observar os sons incidentais sem um julgamento crtico. As catrticas, so tcnicas ativas iniciadas por alguma atividade que permita a descarga da energia acumulada, frequentemente seguida de um silncio perceptivo. As mistas, associam diferentes abordagens em uma mesma experincia. Ainda que as formas de meditao variem entre si, todas empregam tcnicas de concentrao que nos auxiliam a deter nossos pensamentos. Quando a mente est calma, tal como um lago sem ondulaes, sentimos uma paz e poder totais. Podemos nos conectar com mundos de luz, fora, sabedoria e conscincia pura. Recomenda-se que vrias tcnicas sejam experimentadas para que se determine a mais conveniente. Pode-se alternar tcnicas de vez em quando. Qualquer que seja o mtodo escolhido, cada sesso trar um pouco mais de clareza e poder na vida do meditador. As coisas mais importantes so perseverana na prtica e a habilidade de nunca julgar a meditao. A meditao requer prtica, portanto no se deve esperar muito em pouco tempo. Quando a mente divagar deve-se simplesmente traz-la novamente, de forma suave, para a tcnica. Deve-se confiar e acreditar na prtica meditativa, sem esperar resultados imediatos ou premeditados.

Sugestes para Meditao

As tcnicas conhecidas so produto de sculos de experincia e geralmente desenvolvidas por conhecedores. Por isso, so eficientes e aceleraram o desenvolvimento do praticante. Basta escolher entre as centenas de tcnicas disponveis, experiment-las sem introduzir adaptaes e encontrar a preferida.

Independente da forma de meditao escolhida, aconselhvel lavar as mos e o rosto antes de iniciar. Reserve um horrio, de preferncia dirio, para a sua prtica meditativa. aconselhvel tambm reservar um lugar especial dedicado somente meditao. Deve ser um local silencioso, sem aromas fortes e sem luz excessiva, no qual voc se sinta bem, relaxado e alegre. As cores devem ser calmantes, e sem estimulao desnecessria, com quadros ou gravuras que lembrem a busca do eu interior. Voc poder optar por um lugar ao ar livre se preferir.

Busque uma posio que lhe proporcione conforto. Caso uma determinada postura traga dor ou grande desconforto, abandone-a, pois meditar tem que ser algo prazeroso. muito importante manter as costas eretas durante a meditao. A energia flui pela coluna vertebral e por isso deve-se manter esse caminho livre. Quer sentado sobre uma almofada, ou em uma cadeira, ajoelhado ou deitado, todos os segmentos da coluna (lombar, torxico, cervical) devem formar uma reta. Nas tcnicas ativas essa observao desnecessria durante o perodo de movimentao, porm no perodo de silncio, novamente o praticante deve manter a coluna ereta.

Recomenda-se no comer muito antes de meditar, assim como evitar a meditao aps perodo de jejum superior a 6 horas, ou na primeira hora logo aps uma refeio. Devese aguardar pelo menos 3 horas aps a principais refeies. Alguns estudos tm mostrado que, antes de quinze a vinte minutos, nem mesmo os meditadores adiantados conseguem atingir o estado fisiolgico que costuma caracterizar a meditao. Assim, pratique por um tempo mnimo de 20 minutos, mas no ultrapasse os 40 minutos no incio, pois sua pouca prtica tornar infrutfera, e por vezes irritante, a tentativa de prolongar a tcnica. No final da meditao, recline-se para frente em sinal de gratido e oferea sua meditao de volta para o universo. Esse sinal de humilde gratido muito importante na prtica budista.

A mente tem funo analtica, compartimentalizadora e planejadora. Portanto, traar metas, objetivos e esperar resultados um exerccio eminentemente mental. Por isso, quando voc parte para uma prtica meditativa imaginando seus resultados, voc est favorecendo um efeito contrrio ao seu exerccio. Paradoxalmente, quanto menos se esperar um resultado, um prazo, ou um progresso, mais rpido tende a ser o avano em direo ao espao meditativo profundo. Ao se preparar para meditar, apenas relaxe, e permita- se fazer algo sem qualquer objetivo final. Viva a sua meditao como algo que no precisa de lgica, nem coerncia, nem finalidade. Cada pessoa tem uma velocidade de progresso peculiar. No h caminho certo ou errado, no h velocidade alta nem baixa. Assim sendo, no tenha expectativas e no planeje resultados.

Procure meditar relaxado, alegre e tranquilo. Relaxando, voc poder aproveitar esse momento, ao invs de ficar pensando em sua possvel utilidade. Nesse momento, entregue-se inutilidade, pois esse um poderoso truque para driblar a mquina mental. Caso pratique a meditao com regularidade os efeitos vo acabar aparecendo e quanto mais desinteressada e sem objetivo for sua prtica, mais cedo eles emergiro. Compartilhe com outros meditadores pois muito provvel que tenham experienciado algo semelhante, constituindo-se assim, nos ouvintes ideais para o compartilhar e comungar com a sua busca e crescimento.

Meditao nos Chakras Esta tcnica de meditao envolve a concentrao nos centros de energia conhecidos como chakras, os quais se localizam no corpo astral ou corpo fsico sutil. Estes centros de energia esto localizados ao longo de um conduto de energia que no fsico, chamado sushumna. O sushumna, no corpo astral, corresponde coluna vertebral no corpo fsico, comeando na base da espinha e terminando no "terceiro olho" que fica na testa, entre as sobrancelhas. Sete chakras primrios se encontram em diferentes pontos ao longo do sushumna. So eles : 1. Chakra Raiz ou Bsico 2. Chakra Sacro 3 Chakra Solar 4 Chakra do Corao ou Cardaco 5 Chakra da Garganta ou Larngeo 6 Chackra Frontal (terceiro olho) 7 Chakra Coronrio

A energia Kundalini, tambm chamada ki, prana, ou energia bruta, est localizada na base da espinha, no primeiro chakra. Durante a meditao nos chakras, a Kundalini puxada do primeiro chakra pelo shushumna at o "terceiro olho", na rea da testa onde o shushumna termina. Em prticas avanadas de meditao, quando uma grande quantidade de energia gerada e mantida no terceiro olho, a energia pode "saltar" do terceiro olho para o stimo chakra. O stimo chakra tambm chamado de chakra da "coroa" ou "ltus de mil ptalas de luz". Quando a energia "salta" para o chakra da coroa, ocorre o estado chamado "samadhi", quando o praticante se une com mundos de luz, nas primeiras fases de Iluminao. Ao entrar em samadhi repetidamente, ele ser conduzido a um estado perfeito de conscincia plena na qual passa a ser uno com a Iluminao. Na meditao baseada nos chakras, enfocamos trs dos sete principais centros de energias. Concentramo-nos no centro de energia para assim ativ-lo, liberando sua energia. s vezes, aconselhvel colocar os dedos suavemente sobre cada centro para sentirmos onde esto, mas com a prtica, passamos a senti-los naturalmente. Comeamos com o terceiro chakra, o centro do poder, que se localiza dois centmetros e meio, aproximadamente, abaixo do umbigo. Ao meditarmos neste centro, os trs primeiros centros so ativados e um grande poder liberado em nosso ser. Essa energia nos d a habilidade de realizar coisas fsicas. Este o centro das foras fsica e de vontade. Depois passamos para o quarto chakra, o centro do corao. Este centro situa-se no meio do peito, perto do corao. Dele, obtemos benefcios associados com o quarto e quinto chakras. Este o centro do equilbrio e da felicidade.

Finalmente, enfocamos no sexto chakra, o "terceiro olho". Este chakra se localiza no meio da testa, um pouco acima e entre as sobrancelhas. Este o centro da sabedoria e da viso psquica.

Geralmente, aconselhvel meditar a mesma quantidade de tempo em cada chakra. Meditando desta maneira, traremos fora, equilbrio e sabedoria nossa vida. Meditao em Yantras

Os Yantras so compostos de elementos geomtricos: pontos, linhas, crculos, retngulos e tringulos; alm das letras sagradas do alfabeto Snskrito, o Devanagari. Essas imagens sagradas so portais para diversos mundos de luz. A prtica da meditao em yantras consiste em focalizar um destes desenhos. Assim, com a prtica da concentrao em algo externo (ou interno), auxiliamos o processo de tranquilizao da mente. Ao fixarmos o olhar num yantra, nos conectamos com os mundos resplandecentes que ele representa, trazendo assim clareza em nossas vidas. Os yantras so ferramentas poderosas utilizadas para cada caso especificamente, ou seja, h yantras diferentes para situaes diferentes. Eles conferem poderes aos seus usurios e, so muito usados pelos seguidores da linha Tntrica. Num nvel de devoo mais popular, so usados para resolver assuntos imediatos, tais como: doenas, questes financeiras, inimizades, amor e outros assuntos do dia a dia. J no patamar mais elevado da espiritualidade, temos o Sri Chakra ou Sri Yantra. Este Yantra utilizado pelas pessoas mais avanadas espiritualmente e de maior conhecimento do Tantra e do Vedanta. Eles o usam como substituto das imagens. Esse Yantra considerados muito eficaz para adorao (bhakti-yoga) e para a meditao (dhyana-yoga). Ele semelhante as mandalas encontradas no ocidente.

Sri Yantra

Assim como o OM o mantra fundamental, o Sri Chakra o Yantra Supremo. adorado como representante da Me Divina pelos Shaktas ( adoradores de Deus em seu aspecto materno). Nele encontramos todas as Deidades e os Bijas (slabas msticas que do origem aos mantras). Ele chamado de a manso da Devi. Este Yantra adorado num processo exclusivamente mental com o objetivo de se atingir a Liberao Espiritual, ou seja, a Unidade com a Mente Universal. Na meditao baseada em yantras, iniciamos a concentrao a partir do centro da imagem.

Enquanto os pensamentos entram e saem de nossa mente, devemos voltar nossa ateno para o centro do yantra. Quando a mente comear a se acalmar, podemos prolongar a ateno em direo s margens do yantra e focalizar o desenho inteiro. Com a prtica, poderemos visualizar o yantra completo com os olhos fechados. Esta tcnica de concentrao acalmar nossa mente e nos conectar com a energia do universo, assim devemos procurar um yantra com o qual posamos nos sentir bem. Voc poder comear com os yantras desta pgina.

Mandalas

A palavra mandala vem do snscrito e significa, literalmente, "centro". As mandalas vieram at ns atravs da cultura Oriental, onde desde os mais remotos tempos vm sendo utilizadas para a contemplao e meditao, hbito que j comea a fazer parte da vida de algumas pessoas no Ocidente. As Mandalas so desenhos repletos de cores, formas ou smbolos que alm de fazerem bem aos olhos, tm a propriedade de fazer com que nosso olhar sempre volte para o seu centro - o princpio de tudo. Por analogia, as mandalas tm o poder de fazer com que nos voltemos para o nosso ser interior (por isso a importncia da mandala na meditao).

Meditao em Mantras

A meditao em mantras cantada. Os mantras so representaes sonoras das Divindades, assim como as imagens so Suas representaes formais. Em outros termos, Mantras so palavras ou frases sagradas que ao serem pronunciados, de maneira correta, repetidas vezes, levam a pessoa a um estado de conscincia mais elevado. Os sons produzidos, durante este tipo de meditao, so uma forma de energia que conecta o indivduo com mundos de luz e de xtase espiritual. O mantra pode ser entoado em voz alta, pode ser sussurrado simplesmente mentalizado. ou

Nas escrituras vdicas aprendemos que o mantra original o OM, formado pelas trs letras A, U, M; significando : Brahma, Vishnu, Rudra - o princpio da criao, manuteno e dissoluo (ou absoro) do Universo. Do OM saem todos os demais mantras, conforme ensina a cincia do Mantravidya, que podem ser constitudos por algumas das 50 letras do alfabeto snscrito chamadas de matrikas (matrizes, ou mezinhas). Os mantras monossilbicos so chamados de bijas (semente). O OM o bija que d origem aos demais bijas tntricos. Os chakras, centros energticos do nosso corpo, so representados por ltus, e em cada uma de suas ptalas, cujo nmero total de 50, encontramos uma matrika. No ltus de mil ptalas (Sahasrara), no topo da cabea, as 50 letras esto multiplicadas por 20. Ocorrendo a vibrao das matrikas dentro dos bijas, os chakras correspondentes so estimulados e, consequentemente, as glndulas a eles associadas.
O Mantra formado por um conjunto ordenado de letras em determinada sequncia sonora e para que produza efeitos indispensvel a entonao apropriada com relao ao som e ritmo especficos. Se o mantra for traduzido ele perde a sua potncia (shakti), tornando-se mera palavra ou frase. Alm disso, o Mantra precisa ser despertado (prabuddha) do mesmo modo que qualquer forma de energia (shakti). O conhecimento do seu significado condio necessria, mas no suficiente . fundamental a unio do som com a ideia, atravs do conhecimento do mantra e seu significado. Mediante a recitao (japa) constante do Mantra se atinge o Mantrasiddhi (perfeio), quando o devoto alcana a unidade com a Divindade do seu Mantra. Nesta unidade, o sdhaka (devoto) torna-se um mantrasiddha. Provavelmente, o mantra mais conhecido do buddhismo tibetano seja OM MANI PADME HUM (os tibetanos pronunciam Om Mani Peme Hum), traduzido

por "a joia no corao do ltus" ou "a Iluminao est em tudo" , associado ao bodhisattva da compaixo, Avalokiteshvara.

OM MANI PADME HUM

Ao entoar um mantra repetidas vezes durante a meditao desenvolve-se, com o decorrer do tempo, o poder de concentrao a um grau elevado, produzindo-se a paz interior e a clareza mental. Os mantras nem sempre possuem um significado claro e muitos so compostos por slabas aparentemente ininteligveis. Mesmo assim, eles so efetivos porque ajudam a manter a mente quieta e pacfica, integrando-a automaticamente na concentrao. Eles tornam a mente receptiva s vibraes mais sutis e, portanto, aumentam a percepo. Sua recitao elimina as negatividades evidenciando verdadeira natureza das coisas.

PARA EQUILIBRAR OS CHACRAS OU CENTROS PSQUICOS

CHACRAS ou CENTROS PSQUICOS so os centros de energia do nosso corpo. Mantendo-os equilibrados, conquistamos maior resistncia enfermidades e uma perfeita harmonia mental e emocional. contra

Esses Mantras devem ser pronunciados pela manh 8 vezes cada um na seguinte sequncia: Lan - Para o chakra bsico ( situado acima do pbis) Van - Para o chakra umbilical Ram - Para o chakra do Plexo solar ( situado 4 dedos acima do umbigo) Iam - Para o chakra cardaco ( na altura do corao) Ham - Para o chakra larngeo ( na garganta) Om - Para o terceiro olho ( entre as sobrancelhas) Sham - Chakra Coronrio ( alto da cabea)

A letra R deve ser pronunciada como "r brando" ( "coroa ") e a letra H como "r duplo" ( "terra").

MANTRA DA PROSPERIDADE E DA VITRIA

OM SHRI GAM

Esse Mantra usado como invocao a GANESHA ( a divindade hindu) da superao dos obstculos, uma das mais poderosas frmulas mgicas do hindusmo. Seu principal efeito atrair riquezas. ( O SH se pronuncia como X de "xadrez")

MANTRA DA FELICIDADE

OM NAM SHIVAIA

Associado a SHIVA, deus hindu da dana e criador da Ioga, esse Mantra ajuda a afastar a depresso e proporciona grande satisfao interior.

PARA SE LIBERTAR DE VNCULOS INDESEJVEIS

Um meio de escapar aos relacionamentos penosos ligados a heranas de outras vidas o MANTRA DO PERDO, que deve ser rezado todos os dias, de manh e noite:
EU TE PERDOO, (inserir o nome da pessoa), POR TODO O MAL QUE POSSAS TER ME CAUSADO, CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE, NESTA VIDA OU EM VIDAS PASSADAS. E PEO PERDO POR TODO O MAL QUE POSSA TER TE CAUSADO CONSCIENTE OU

INCONSCIENTEMENTE, NESTA VIDA OU EM VIDAS PASSADAS. INVOCO PARA NS A LEI UNIVERSAL DO PERDO, PARA QUE POSSAMOS SEGUIR LIVRES E FELIZES.

ENCONTRO DA ALMA GMEA OM KLIM KROM, Na ndia o mantra Om Klim Krom, associado ao deus Shiva e sua esposa Shakti, usado para entrar em contato com o par ideal, porque na tradio hindu o amor perfeito simbolizado pela unio desses deuses. A energia do amor emitida por eles to forte que seu mantra tem o poder de ajudar a encontrar a alma gmea. Assim, para alcanar o objetivo almejado, necessrio repetir o mantra 108 vezes todos os dias, no perodo das 6 s 22 horas.

TABELA DE MANTRAS E DIVINDADES CORRESPONDENTES


DIVINDADE Akshobhya Amitabha Amitayus Amoghasiddhi Avalokiteshvara (mantra curto) Bhaishajyaguru Divindades Iradas Divindades Pacficas Om Akshobhya Hum Om Amideva Hrih Om Amarani Jivantaye Svaha Om Amoghasiddhi Ah Om Mani Padme Hum [Hrih] Tadyatha Om Bekaja Bekaja Maha Bekaja Bekaja Raja Samudgate Ya Svaha On Hulu Hulu Hum Bhyo Hum Om Bodhichitta Maha Sukha Jnana Dharatu Ah MANTRAS

Interdependncia Jambhala Kalachakra Maitreya Manjushri Padmasambhava Prajnaparamita Ratnasambhava Shakyamuni Tara Branca Tara Verde Tara Vermelha Vacuidade Vairochana Vajrakilaya Vajra Krodhikali Vajrapani Vajrasattva (mantra curto)

Om Ye Dharma Hetu Tesham Tathagato Hyavadat Tesham Cha Yo Nirodha Evam Vadi Maha Shramanah Svaha Om Padma Krodha Arya Jambhala Hridaya Hum Phat Svaha Om Ah Hum Hoh Hamkshakmalavaraya Hum Phat Om Maitreya Maitreya Maha Maitreya Arya Maitreya Svaha Om Ah Ra Pa Cha Na [Dhi] / Om Vageshari Mum Om Ah Hum Vaja Guru Padma Siddhi Hum Tadyatha Om Gate Gate Paragate Parasamgate Bodhi Svaha Om Ratnasambhava Tram Om Muni Muni Maha Munaye Svaha [Mum] Om Tare Tuttare Ture Mama Ayur Punye Gyana Pushim Kuruye Svaha [Tam] Om Tare Tuttare Ture Svaha [Tam] Om Tare Tam Svaha [Tam] Om Svabhava Shuddho Sarva Dharma Svabhava Shuddho Ham Om Vairochana Om Om Vajra Kili Kilaya Sarva Vighanan Vam Hum Phat (Ja Hum Ah) Om Vajra Krodhikali Vam Harinisa Hum Phat Om Vajrapani Hum Om Vajra Sattva Hum

Galeria de Imagens

Divindades
Galeria de Imagens (Clique nas imagens para ampli-las)

Meditao
Escolha um local silencioso e sente-se confortavelmente em uma cadeira, mantendo a coluna ereta. Respire fundo uma ou duas vezes e feche os olhos suavemente. Respire fundo novamente, segure por um momento a respirao e, quando considerar conveniente, deixe o ar sair e veja, com os olhos da mente, toda a tenso saindo de seu corpo como uma fumaa. Respire fundo mais uma vez, deixando novamente a tenso ir embora, sentido que est ficando cada vez mais relaxado. Lembre-se que est num lugar perfeito e que pode parar de se preocupar com os assuntos do dia-a-dia e deixar que o relaxamento tome conte de voc.

Relaxe completamente, mas mantenha-se consciente durante todo o processo. Respire fundo pela ltima vez, segure por alguns segundos a respirao e solte o ar lenta e suavemente, retomando sua respirao normal. Toda a tenso foi embora. Voc est comeando a se sentir leve e completamente relaxado, apesar de consciente. Agora deixe que a sensao de tranquilidade, paz e relaxamento tome conta de voc por alguns minutos e imagine uma Luz Branca movendo-se em sua direo, por cima e sua volta, envolvendo-o em uma onda suave e quente. Seu corpo continua relaxando cada vez mais. Observe a onda de Luz Branca envolvendo-o desde os dedos do p at a cabea, relaxando-o completamente, curando-o fsica e emocionalmente. Voc se torna mais calmo e sereno a cada momento. Agora voc est rodeado pela Luz Branca que jorra o amor da Fonte Divina, protegendo. medida que aceita essa Luz Branca voc percebe que tambm faz parte dessa Fonte de Amor. Essa Luz protege-o, formando uma rede invisvel de proteo amorosa, um manto protetor. Veja esse manto brilhando e protegendo-o e pronuncie as seguintes palavras: "Eu aceito a Luz Branca de Proteo". Agora voc percebe que voc e a Luz Branca so a mesma coisa. Voc a Fonte de Amor. Visualize por um momento as pessoas que voc ama e cubra-as com essa mesma Luz Branca; embale-os com seu amor. O amor de Deus agora brilha atravs de voc. Aproveite por alguns momentos essa experincia, permitindo que o amor Divino o domine inteiramente e brilhe atravs de voc. Procure abarcar o mximo de pessoas possvel no calor e na suavidade que o envolvem.

Seja o amor! Cubra os espaos sua volta e espalhe amor. Agora, devagar, calmamente, comece a voltar ao nosso convvio e observe que est se sentindo muito bem. Seu corpo est descansado e relaxado, seus olhos esto frescos, como se tivessem sido banhados com gua fresca. Voc se sente perfeito; em todos os sentidos: fsica, mental e emocionalmente. Voc, agora, est novamente entre ns.

Dados de Pesquisa
Pesquisas realizadas com tcnicas passivas demonstram que a pessoa em meditao atinge um "estado hipometablico consciente", em que se identificam reaes corporais semelhantes ao estado de sono sem perda da conscincia, com alterao do funcionamento cerebral e das ondas visualizadas no eletroencefalograma. Os iniciantes apresentam um padro de ondas alfa, evidenciado por um estado de grande relaxamento e os mais experientes apresentam padres mais complexos. A partir de determinado ponto, os estmulos externos no conseguem alterar o padro das ondas cerebrais, embora sejam percebidos pela pessoa. Observou-se tambm a ocorrncia de uma reduo da atividade relacionadas execuo de tarefas e ateno e uma elevao nas reas ligadas criao . As frequncias cardaca e respiratria diminuem, a presso arterial se reduz e com a prtica regular, a resposta imunolgica , pelo que tudo indica, intensificada.

Substncias qumicas relacionadas ao stress sofrem alteraes, observando-se ainda uma reduo da atividade dos "radicais livres", sabidamente nocivos ao organismo. Verifica-se uma reduo da ansiedade, da irritabilidade e da tenso, com aumento das vivncias positivas, maior espontaneidade, bem-estar, auto-controle e felicidade. Por todas essas caractersticas, a meditao pode ser utilizada como auxiliar na teraputica da hipertenso arterial, no uso abusivo de drogas, nas insnias, dores crnicas e outros. Alm disso, ao aumentar a auto-observao, a auto-aceitao e a capacidade de transformao, tendo paralelamente o potencial de promover "insights", prepara o meditador para a prtica psicoterpica.

Bibliografia Recomendada
GOLEMAN D. A Arte da Meditao. Rio de Janeiro. Sextante, 1999. JIA JE, LEITE NM & TAKEDA LF.C'han Tao: A essncia da meditao. So Paulo. Plexus, 1998. OSHO. Meditao: A primeira e ltima liberdade. Porto Alegre. Shanti, 1995. TAKAR V. Meditao - uma maneira de viver. So Paulo. Pensamento, 1996. WEISS B. Meditando com Brian Weiss. Rio de Janeiro. Sextante, 1999.

You might also like