You are on page 1of 4

Sistema Respiratrio

O processo de respirao pode ser dividido em 4 categorias principais: Ventilao pulmonar, que significa a entrada e sada de ar entre a atmosfera e os alvolos. Difuso de oxignio e dixido de carbono entre os alvolos e o sangue Transporte de oxignio e dixido de carbono no sangue e nos lquidos orgnicos para dentro e para fora das clulas. Regulao da ventilao

Mecnica da Respirao Os pulmes podem se expandir e contrair atravs: (1)do movimento para cima e para baixo do diafragma para aumentar ou diminuir a caixa torcica e (2)da elevao e depresso das costelas para aumentar ou diminuir o dimetro ntero-posterior da cavidade torcica Presso Respiratria Os msculos respiratrios fazem a ventilao pulmonar comprimir e distender alternadamente os pulmes, que, por sua vez, elevam e abaixam a presso nos alvolos. Na inspirao, a presso intra-alveolar torna-se ligeiramente negativa em relao atmosfrica, e faz o ar entrar atravs das vias respiratrias. Na expirao a presso se eleva, fazendo o ar sair. Os pulmes possuem uma tendncia elstica continua a colabar e, portanto, a se afastarem da parede torcica. Essa tendncia elstica se deve a dois fatores diferentes. Primeiro, por todo o pulmo existem muitas fibras elsticas que se estiram pela insuflao pulmonar e, portanto, tentam se encurtar. Segundo e ainda mais importante, a tenso superficial do liquido que circula os alvolos tambm produz uma tendncia elstica continua dos alvolos se colabarem. A tendncia total de retrao dos pulmes pode ser medida pela quantidade de presso negativa nos espaos intrapleurais necessria para evitar o colabamento dos pulmes e esta presso denomina-se presso intrapleural ou presso de retrao. *Surfactantes- mistura de lipoprotenas que diminui a tenso superficial dos lquidos que envolvem os alvolos e as vias respiratrias. Extremamente importante. Complacncia a expansibilidade dos pulmes, aumento do volume para cada unidade de aumento da presso intra-alveolar.

Trabalho da respirao Quando os pulmes se expandem, a energia despendida pelos msculos respiratrios para produzir expanso. Esta a parte do trabalho da respoirao. Mas alm do trabalho necessrio para expandir os pulmes, necessrio trabalho para vencer: (1) viscosidade dos tecidos pulmonares, tambm chamada de resistncia inelstica dos tecidos e (2) resistncia das vias respiratrias. Ventilao Alveolar O fator verdadeiramente importante de todo o processo ventilatrio pulmonar a velocidade em que o ar alveolar renovado a cada minuto pelo ar atmosfrico; isto denomina ventilao alveolar. A ventilao alveolar por minuto no igual ao volume respiratrio minuto, pois grande parte do ar inspirado vai encher as vias respiratrias e suas membranas no so capazes de trocas gasosas significantes com o sangue. Espao Morto O ar que vai encher as vias respiratrias a cada respirao denomina-se ar do espao morto. Na inspirao, grande parte do ar novo deve inicialmente preencher as diferentes regies do espao morto, vias nasais, faringe, traqueia e brnquios, antes que atinjam os alvolos. Em seguida, na expirao, todo o ar do espao morto expirado primeiro antes de qualquer ar dos alvolos atinja a atmosfera. (O volume de ar que entra nos alvolos a cada respirao igual ao volume corrente menos o volume do espao morto). Funes das Vias Respiratrias Nariz- O ar aquecido, umedecido e filtrado. Tudo isso se chama funo de condicionamento do ar. Toda superfcie nasal coberta com uma fina camada de muco, o epitlio das vias ciliado e esses clios batem constantemente em direo faringe. O mecanismo de turbulncia nasal para remover as partculas do ar to eficaz que quase nenhuma partcula maior do que 4 a 6 micra de dimetro entra nos pulmes atravs do nariz. Transporte do Oxignio e Dixido de Carbono no Sangue e Lquidos Orgnicos Logo que o oxignio se difunde dos alvolos para o sangue pulmonar, ele transportado principalmente em combinao com a hemoglobina para os capilares teciduais, onde liberado para utilizao pelas clulas. A presena da hemoglobina nas hemcias sanguneas permite que o sangue transporte uma quantidade 30 a 100 vezes maior de oxignio do que seria transportada simplesmente na forma de oxignio dissolvido na parte liquida do sangue.

Nas clulas teciduais, o oxignio reage com diversos resduos orgnicos para formar grandes quantidades de CO2. Este, por sua vez, entra nos capilares teciduais e levado pelo sangue de volta aos pulmes. O CO2, como o oxignio, tambm se combina com substncias qumicas no sangue que aumentam o transporte de 15 a 20 vezes. Diferena de Presso do O2 e CO2 dos pulmes para os Tecidos Os gases podem se mover de um ponto para o outro por difuso, a causa desse movimento sempre a diferena de presso do ponto inicial para o outro. Assim, o O2 se difunde dos alvolos para o sangue capilar pulmonar devido diferena de presso, isto , a presso de O2 (PO2) nos alvolos maior do que a PO2 no sangue pulmonar. Em seguida, o sangue pulmonar transportado pela circulao para os tecidos perifricos, onde a PO2 menor nas clulas do que no sangue arterial que entra nos capilares. Novamente aqui, a PO2 muito mais elevada no sangue capilar faz o O2 se difundir para fora dos capilares e, atravs dos espaos intersticiais, para as clulas. Inversamente, quando o O2 metabolizado com os alimentos nas clulas para formar CO2, a presso do CO2 nas clulas se eleva a um valor alto, fazendo o CO2 se difundir para dentro dos capilares teciduais. Uma vez no sangue, o CO2 transportado para os capilares pulmonares, onde se transfere do sangue para dentro dos alvolos, porque a PCO2 nos alvolos menor do que no sangue capilar. Basicamente ento, o transporte de O2 e de CO2 pelo sangue depende tanto da difuso quanto do movimento do sangue. *Folha anexa Efeitos dos Shunts Pulmonares sobre a PO2 do Sangue Arterial

Pequena quantidade de sangue, geralmente 1 a 2% do debito cardaco total, no passa atravs dos capilares alveolares, mas, em vez disso, comunicam-se atravs de vasos com pobre oxigenao tanto nos prprios pulmes como tecidos adjacentes. Esse sangue se mistura com o sangue oxigenado no corao esquerdo e diminui levemente a PO2 do sangue antes que ele entre na rvore arterial. Isso se denomina mistura venosa do sangue e seu efeito encontrasse na figura. O sangue que deixa os capilares pulmonares tem aproximadamente 104mmHg, mas a mistura venosa diminui para aproximadamente 95mmHg no sangue arterial sistmico. *Folha anexa Transporte do oxignio no sangue Normalmente, cerca de 97% do transporte do O2 dos pulmes para os tecidos realizado em combinao qumica com a hemoglobina nas hemcias e os restantes 3% so levados dissolvidos no plasma e na parte liquida das clulas.

You might also like