You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR UFC Campus Avanado de Sobral XXI Encontro de Extenso Curso de Cincias Econmicas Orientadora: Alesandra

a Benevides

Como Fazer da Agricultura Familiar Uma Gesto Sustentvel dos Negcios: Aspectos Ambientais e Gerenciais da Produo - Jaibaras
Autora: Cristyelle Teles Costa Co-autor: Fabio Eanes Juvencio

O que ?
Projeto de pesquisa e extenso financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) que visa entender melhor como funciona a agricultura familiar das comunidades rurais pertencentes ao municpio de Sobral, mais especificamente do distrito de Jaibaras (situado a 18 km da sede), na tentativa de ajudar as famlias que trabalham com a agricultura.

Etapas do projeto
1. Pesquisa bibliogrfica. 2. Pesquisa de campo. 3. Realizao de um diagnstico scio-econmicoambiental junto s comunidades que compem o distrito de Jaibaras (P de Serra do Cedro, Cedro, Trapi, Setor I, Setor II, Setor III, Setor VI e So Domingos) totalizando assim, 136 domiclios rurais pesquisados, entre os meses de maio de 2011 e janeiro de 2012.

Formulrios
Os formulrios possuem 104 perguntas que procuraram traar o perfil do agricultor familiar dessas comunidades. Variveis ligadas idade, escolaridade, associativismo, produo, destino da produo, autoconsumo, escoamento, utilizao de insumos, descarte de resduos, realizao de queimadas, recursos hdricos, enfim, variveis que buscaram mapear no somente o modo de produo, mas tambm a maneira como as famlias lidam com o meio ambiente.

Metodologia
Montou-se o ndice de Sustentabilidade Agroecolgica Familiar . O conjunto de interesse da metodologia (A) a produo sustentvel, portanto, cada varivel definida como:

(1)

Cada varivel como uma dummy, ela assumir valores 0 se desfavorvel e 1 se favorvel sustentabilidade. O ndice de Sustentabilidade Agroecolgica Familiar definido por:

Onde:
I: faz rotao de cultura
I: conhece e identifica o processo de eroso I: executa plantio direto I: pratica queimada I: existncia de coleta de lixo

I: utiliza insumos
I: existncia de vegetao nativa I: forma de descarte de resduos

I: existncia de fossa

O ndice Agregado de Sustentabilidade Agroecolgica definido por: (3)


Onde si: ndice familiar. Pi: nmero moradores em cada domiclio j pode ser uma comunidade ou um distrito. Observe que, da mesma forma que o ndice familiar, o ndice Agregado varia entre zero e um, sendo que a comunidade/distrito tem prticas mais sustentveis quanto mais prximos a um.

Resultados
Atravs do clculo desse ndice, foi possvel observar que o distrito de Jaibaras obteve resultado igual a 0,354 mostrando que a localidade ainda no utiliza tcnicas sustentveis satisfatrias na agricultura familiar. Percebeu-se ainda que comunidades com praticamente o mesmo nmero de observaes, mostraram ndices completamente distintos, como por exemplo, as localidades de Setor II e So Domingos que obtiveram resultados respectivamente iguais a 0,196 e 0,476.

So Domingos
Cerca de 73,3% dos agricultores no tm o hbito de praticar queimada. A comunidade tem coleta de lixo em 100% das unidades habitacionais.
Apenas 13,3% dos domiclios no possui fossa. Sobre o processo de eroso, 40% conhecem e identificam.

Setor II
71,4% das famlias pesquisadas costumam fazer queimadas. A comunidade no possui sistema de coleta de lixo.

64,3% das residncias no possui fossa. Apenas 6,7% dos agricultores conhecem e identificam o processo.

P de Serra do Cedro (0,327)

77% dos agricultores no praticam queimada. Apenas 9% dos domiclios tm coleta de lixo. Apenas 9% dos entrevistados sabem o que eroso.

Cedro
(0,418) Trapi (0,329)

81% utilizam insumos. 63% tm fossa no domiclio Apenas 13% fazem rotao de cultura.

Existe coleta de lixo em todos os domiclios pesquisados. Apenas 5% dos entrevistados sabem conhecem o processo de eroso. Nenhum dos agricultores no fazem nem plantio direto nem rotao de cultura.

Setor I

(0,345)
Setor III

71% dos agricultores sabem da existncia de vegetao nativa. Existe fossa em todos em 100% dos domiclios pesquisados. No existe coleta de lixo nos domiclios pesquisados.

(0,321)
Trapi (0,329)

81% utilizam insumos. 63% tm fossa no domiclio. 87% no praticam queimadas. Apenas 13% fazem rotao de cultura.

Em 85% dos domiclios pesquisados tm fossa. 73% no praticam queimadas. Existem coleta de lixo em 100% dos domiclios. Nenhum dos agricultores no fazem nem plantio direto nem rotao de cultura.

Concluso
A partir dos resultados encontrados possvel perceber que a eficincia no uso dos recursos naturais cada vez mais uma pr-condio necessria para a sustentabilidade dos agricultores familiares. Sendo, portanto, necessrio um enorme esforo por parte do governo para a promoo de polticas pblicas voltadas para a pesquisa e a capacitao dos agricultores familiares tanto em medidas de como se trabalhar a agroecologia quanto na parte de gesto do negcio.

Obrigada!

You might also like