You are on page 1of 4

CRONOLOGIA DO LIBERALISMO - DE 1777 A 1926 A Guerra Civil de Julho de 1832 a Maio de 1834.

Desembarque do exrcito liberal em Pampelido, por Roque Gameiro 1832 Julho, 8 Desembarque em Pampelido. Julho, 9 Entrada no Porto do exrcito liberal, evacuado pelas tropas do Governo. Julho. 14 O primeiro ataque das foras miguelistas rechaado. Julho, 18 Aco de Penafiel. Julho, 22 Reconhecimento de Valongo, retirada para Rio Tinto. Julho, 18 Juno dos generais miguelistas Santa Marta e Pvoas em Souto Redondo, ao sul do Douro. Julho, 23 Batalha de Ponte Ferreira. Julho, 27 Aco de Grij. Julho, 29 Organizao da Ordem da Torre e Espada. Julho, 30 Decreto de abolio dos dzimos. Agosto, 7 Aco de Souto Redondo. Os liberais so derrotados e retiram sobre o Porto. Agosto, 8 Reconhecimento Miguelista sobre o norte do Porto. Agosto, 12 Decreto de abolio das doaes rgias. Decreto de abolio dos bens da coroa.

Setembro, 8-11 Ataques serra do Pilar e ao Porto, que so repelidos. Ocupao de Gaia pelos Miguelistas. Princpio do bombardeamento ao Porto. Teixeira (Peso da Rgua) toma o comando do exrcito miguelista. Setembro, 16 Surtida constitucional, ocupao do cerro das Antas. Setembro, 29 Ataque geral dos miguelistas ao Porto repelido. Outubro, 11 Batalha naval nas guas do Norte, indecisa. Outubro, 13 -14 Ataques serra do Pilar, repelidos. Desenha-se o cerco, artilhando-se a margem esquerda do Douro. Outubro, 16 Partida de D. Miguel para Braga. Outubro, 26 Santa Maria substitui Teixeira no comando. Novembro, 14, 17, 28 Surtidas sucessivas dos sitiados que so repelidas. Dezembro, 17 Surtida a Gaia, batida. Revista de D. Miguel ao exrcito sitiante.

1833 Janeiro, 1 Solignac, nomeado general do exrcito constitucional. Janeiro, 24 Ataque frustrados s posies miguelistas do Crasto e do Queijo, a noroeste do Porto. Janeiro, 28 Chegada de Saldanha ao Porto, vindo do exlio. Fevereiro, 21 O conde de S. Loureno general do exrcito miguelista. Maro, 2-24 Ataques miguelistas s linhas leste e noroeste, repelidos. Maro, 16 Vinda de D. Carlos, infante espanhol, para Portugal. Abril, 9 Surtidas e ocupao do reduto do Covelo, pelos liberais. Junho, 1 Chegada ao Porto de Palmela e Napier, com reforos. Junho, 8 Napier almirante da esquadra liberal. Junho, 13 Demisses de Sartorius e Solignac. Saldanha nomeado chefe do 2

estado-maior: Teixeira. comandante da expedio do Sul, com Napier, e Palmela como governador civil. Junho, 24 Desembarque em Alagoa e ocupao de Tavira. Julho, 5 Batalha naval no cabo de S. Vicente. A esquadra miguelista apresada. Julho, 14 Bourmont comandante do exrcito miguelista no Porto. Julho, 25 Ataque s linhas de defesa do Porto repelido. Julho, 23 Aco da Piedade, destroo dos miguelistas. Julho, 24 Entrada de Terceira em Lisboa. evacuada pela guarnio miguelista. Julho, 26 Partida de D. Pedro, do Porto, para Lisboa, por mar. Julho, 27 Morticnio dos presos de Estremoz. Agosto, 9 Retirada de Bourmont do Porto para o Sul. Reconhecimento do Governo de D. Maria II pela Inglaterra. Agosto, 10 D. Miguel em Coimbra. Agosto, 15 Decreto convocando Cortes. Agosto, 18 Saldanha bate a diviso miguelista no Porto, levanta o cerco pelo norte e leste. Agosto, 20 Os miguelistas retiram da margem sul do Douro. D. Miguel e o exrcito avanam de Coimbra sobre Lisboa. Agosto, 25-26 Concentrao das foras miguelistas em tomo de Lisboa. Setembro, 5-14 Ataques s linhas constitucionais, repelidos. Setembro, 18 Substituio de Bourmont por Macdonell no comando do exrcito miguelista. Setembro, 22 Chegada de D. Maria II ao Tejo, por mar, vinda de Frana. Setembro, 27 Prorrogao da convocao das Cortes. Exigncias de Espanha perante D. Miguel para a expulso de D. Carlos do territrio portugus. Outubro, 10-11 Surtida de Lisboa para leste. Saldanha obriga os sitiantes a retirar sobre Santarm, onde se fortificam. 3

Reconhecimento do Governo de D. Maria II pela Frana Outubro, 23 Reconhecimento do Governo de D. Maria II pela Blgica. Novembro, 3 Expedio constitucional ao Alentejo, aco de Alccer, morticnio dos prisioneiros.

1834 Janeiro, 14 Saldanha toma e fortifica Leiria. Janeiro, 30 Aco de Pernes. Fevereiro, 18 Batalha de Almoster. Maro, 18 Decretos de exautorao do infante D. Miguel e abolio da Casa do Infantado, incorporados os bens nos da Nao. Operaes no Minho. Maro, 23 Napier toma Caminha. Maro, 27 Viana e Ponte de Lima. Cabreira entra em Santo Tirso. Abril, 2 Ocupao de Braga. Abril, 3 Ocupao de Valena. Expedio de Terceira ao centro do Reino; chega ao Porto; operaes no Tmega. Abril, 22 Tratado da qudrupla aliana. Maio, 8 Ocupao de Coimbra. Maio, 10 Confirmao do tratado em Lisboa. Maio, 16 Batalha da Asseiceira. Maio, 17 Retirada de D. Miguel de Santarm para vora. Maio, 18 Ocupao de Santarm. Maio, 27 Conveno de vora Monte.

You might also like