You are on page 1of 3

Lutas Liberais Aps a morte de D. Joo VI em 10 de Maro de 1826, D.

Pedro, legtimo herdeiro do trono de Portugal, sendo detentor da Coroa imperial brasileira, era considerado um estrangeiro, o que, pelas leis ento vigentes quanto sucesso, o tornava inelegvel para o trono portugus. A regncia, nomeada em 6 de Maro de 1826, apenas quatro dias antes da morte do rei, na pessoa da infanta D. Isabel Maria, declarou-o rei de Portugal. A situao, porm, no agradava nem a portugueses nem a brasileiros. Em Portugal, muitos defendiam a legitimidade do trono para D. Miguel, irmo de D. Pedro. D. Pedro procurou uma soluo conciliadora. Assim, aps outorgar a Carta Constitucional a Portugal (29 de Abril de 1826), abdicou a favor de sua filha D. Maria da Glria, na dupla condio de esta desposar o seu tio D. Miguel e de este jurar a Carta. D. Miguel no s celebrou os esponsais com a sobrinha como jurou a Carta Constitucional outorgada por seu irmo. Porm, decorrido pouco tempo, faltou ao compromisso assumido, nomeou um novo ministrio, dissolveu as Cmaras em Maro e, convocadas as cortes maneira antiga, foi proclamado, pelos trs estados do reino, rei absoluto. Foram ento sufocados os focos de reaco antimiguelista. Os liberais emigraram em massa, e os que ficaram foram alvo do terror miguelista. Foram presas ou degredadas milhares de pessoas, e muitas sumariamente executadas. Os exilados, aps reunirem-se na Ilha Terceira, sob os auspcios de D. Pedro, seguiram para o norte do Pas. Desembarcaram no Pampelido em 8 de Julho de 1832, e da seguiram para o Porto, onde sofreriam um longo e penoso cerco. Tinha assim incio uma guerra civil que se prolongaria por dois anos (1832-1834) e que levaria ao trono D. Maria II. Aps o desembarque no Pampelido, o exrcito liberal liderado por D. Pedro IV, vindo dos Aores, partiu para a cidade do Porto, onde entrou s primeiras horas da manh do dia 9. Ao meio-dia chegava Praa Nova, actual Praa da Liberdade. A cidade fora abandonada pelas tropas miguelistas, o que ter constitudo o seu primeiro grande erro. D. Miguel, sabendo da sada de D. Pedro dos Aores, preparara a defesa da cidade de Lisboa para resistir invaso prevista. Porm, o Porto ficou esquecido nesse plano defensivo.

O visconde de Santa Marta, comandante supremo da diviso miguelista que operava na regio entre a Figueira da Foz e Vila do Conde, retirou-se do Porto assim que tomou conhecimento do desembarque e, fixando-se em Vila Nova de Gaia, ordenou que, ainda no dia 9, fosse feito fogo sobre a cidade para tentar refrear os liberais. O almirante liberal Sartorius, por seu turno, no dia 10 de Julho, mandou alguns barcos entrar na barra do Porto e abrir fogo sobre as foras miguelistas, enquanto a diviso do tenente-coronel Joo Schwalbach atravessava o rio e ocupava Gaia, obrigando-as a recuar at Oliveira de Azemis. Os liberais, aps este episdio, permaneceram no Porto, sendo agora a sua vez de cometer um erro estratgico, ao ficarem sitiados na Cidade Invicta. No dia 13 os miguelistas atacaram violentamente, sem, no entanto, obterem grande xito. Cinco dias volvidos, travou-se o combate de Penafiel, aps o qual os liberais foram forados a voltar ao Porto. O general realista lvaro Xavier Pvoas e o visconde de Santa Marta uniram as suas foras e rodearam a cidade, pelo que D. Pedro mandou uma coluna atacar Valongo, mas caiu numa emboscada e teve de recuar at Rio Tinto. A Serra do Pilar, entretanto, era fortificada pelos realistas. D. Pedro, na impossibilidade de ocupar o norte do Pas como previra, reorganizou o exrcito, entregando o governo das armas do Minho ao brigadeiro Sebastio Drago Cabreira. Depois enviou Palmela a Londres para obter dinheiro, armas, cavalos e mercenrios. No dia 27 deu-se um violento combate ao sul de Grij, onde Pvoas venceu as tropas de Vila Flor. Na cidade chegou a pensar-se na retirada de D. Pedro. Entretanto, as tropas miguelistas passaram a ser lideradas pelo general Gaspar Teixeira e deu-se incio ao cerco da cidade. Todo o ms de Agosto se passou sem aces de grande importncia de qualquer das partes. Em 8 de Setembro, os realistas iniciaram os ataques e bombardeamentos, conseguindo no dia 16 ocupar o morro das Antas. Gaspar Teixeira decidiu ento preparar um assalto cidade, que ficou marcado para o dia 29, dia de S. Miguel. No entanto, encontrou uma tal resistncia que depressa o assalto se transformou numa retumbante derrota. O cerco prosseguia e na cidade do Porto comeava a escassear tudo. A proximidade do Inverno no melhorava as expectativas. No dia 1 de Janeiro de 1833 desembarcou na Foz o general Joo Baptista Solignac, a quem foi entregue o comando das foras liberais. Apesar da sua idade algo avanada (contava 62 anos de idade), fez crescer a esperana entre os apoiantes de D. Pedro. Por sua vez, no incio de Fevereiro, o comando das foras miguelistas passou para o conde de S. Loureno, para evitar a continuao das 2

rivalidades entre o general Pvoas e o visconde de Santa Marta. No Porto surgiam dois novos inimigos: a clera e o tifo. Os liberais comeavam a pensar seriamente na capitulao. No dia 1 de Junho, Palmela desembarcava na Foz, trazendo consigo voluntrios e navios, frente dos quais estava o capito-de-mar-e-guerra Carlos Napier. Pouco depois, Napier, investido j no comando da esquadra, retomava um antigo plano de ataque por mar contra Lisboa, que desagradava a D. Pedro, sendo posteriormente substitudo pelo desembarque no Algarve. No dia 21 de Junho partia uma esquadra liberal rumo a sul, sob o comando do duque da Terceira. Em 5 de Julho o exrcito realista lanou um violento ataque cidade, convicto de que a partida da esquadra enfraquecera o poder das tropas ali estacionadas; mas, uma vez mais, o ataque foi repelido. No dia 25, novo e ainda mais vigoroso ataque das tropas realistas, agora j sob o comando do marechal de Bourmont. Os absolutistas foram de novo derrotados. No dia seguinte, D. Pedro partiu para Lisboa, j ocupada pelo duque da Terceira, deixando a Saldanha a defesa da cidade do Porto. No dia 18 de Agosto, Saldanha conseguia uma brilhante vitria que obrigava os absolutistas a levantar parte do cerco e, posteriormente, a retirar as restantes foras. Em 20 de Agosto, Saldanha regressou ao Porto em triunfo. Aps o desastroso cerco do Porto e a derrota da Asseiceira (16 de Maio de 1834), o exrcito miguelista retirou para o Alentejo diante do avano de Saldanha e do duque da Terceira. D. Miguel, apercebendo-se da fragilidade do seu exrcito, fruto das baixas e das deseres, reuniu um Conselho em vora (23 de Maio), em que deliberou pedir um armistcio aos liberais. O general Azevedo e Lemos, comandante dos absolutistas, interpelou os generais Saldanha e Terceira com o intuito de serem discutidas as condies. Saldanha e Terceira fizeram-lhe saber que D. Pedro no aceitaria qualquer proposta que no fosse a rendio incondicional. Acrescentaram ainda que as suas tropas continuariam a avanar em direco a vora, onde estava estacionado o exrcito miguelista, at que este se rendesse. D. Miguel, vendo-se incapaz de prosseguir a guerra, aceitou a rendio nos termos que ficaram definidos na Conveno de vora-Monte.

You might also like