You are on page 1of 102

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

PROF. JORGE LUIZ PIMENTA MELLO, D.S. AGOSTO - 2008

Este material se constitui no principal apoio conduo da disciplina IT 158 Drenagem, oferecida aos cursos de Agronomia e Engenharia Agrcola.

DRENAGEM AGRCOLA

NDICE
Captulo I: Estudos bsicos 1.1 Introduo 1.2 Definies 1.3 Objetivos da drenagem agrcola 1.4 Classificao da drenagem agrcola 1.5 Influncia da drenagem deficiente nas propriedades fsicas dos solos 1.6 Propriedades fsicas dos solos afetadas pelo excesso de gua 1.6.1 Aerao 1.6.2 Estrutura 1.6.3 Permeabilidade 1.6.4 Textura 1.6.5 Temperatura 1.7 Efeitos da drenagem deficiente no desenvolvimento das culturas 1.7.1 Sustentao 1.7.2 Sntese de hormnios e matria orgnica 1.7.3 Absoro de gua 1.7.4 Absoro de minerais 1.8 Profundidade tima do lenol fretico para cada cultura 1.9 Critrios agronmicos de drenagem 1.9.1 Critrio de poca de irrigao 1.9.2 Critrio de poca de chuva 1.10 Prticas agrcolas em solos mal drenados 1.11 Capilaridade 1.11.1 Determinao do valor da capilaridade 1.11.2 Exemplo da determinao de G 1.12 - Estudos de permeabilidade dos solos 1.12.1 - Mtodo do permemetro de carga constante 1.12.2 - Mtodo do permemetro de carga varivel 1.12.3 - Mtodo do furo do trado ou do poo (Auger-Hole 1.12.3.1 - Determinao da condutividade hidrulica pelo mtodo do poo, por meio do processo grfico Captulo II: Necessidade de lixiviao em solos salinos 2.1- O problema de salinidade dos solos 2.2- Efeitos da salinidade do solo sobre o rendimento das culturas 2.3 - Diretrizes para interpretar a qualidade da gua de irrigao 2.4 - Prticas culturais para atenuar os problemas de salinidade 2.5 Determinao da lixiviao Captulo III: Hidrologia subterrnea 3.1 - gua fretica e lenol fretico 3.2 - Carga hidrosttica 3.3 - Estratos e aqferos 3.4 - Escoamento atravs de estratos saturados 3.4.1- Escoamento horizontal atravs de um estrato: transmissividade
DRENAGEM AGRCOLA

Pg. 2 2 2 3 3 4 4 4 5 5 5 5 6 6 6 6 6 7 9 9 10 10 11 13 14 17 18 20 22 25 31 31 32 32 33 33 37 37 38 39 41 42
II

3.4.2 - Escoamento horizontal atravs de vrios estratos: condutividade equivalente 3.4.3 - Escoamento vertical atravs de um estrato: resistncia hidrulica 3.4.4 - Escoamento vertical atravs de vrios estratos: permeabilidade equivalente 3.5 Poos de observao do lenol fretico 3.6 Piezmetros 3.7 Hidrgrafas 3.8 Mapas freticos 3.8.1 - Interpretao e aplicaes dos mapas freticos 3.8.1.1 - Direo do escoamento fretico 3.8.1.2 - Gradiente hidrulico 3.8.1.3 - Depresses freticas e zonas altas 3.8.1.4 - Influncia de rios e correntes superficiais 3.8.1.5 - Interpretao dos mapas de variaes de nvel Captulo IV: Drenagem subterrnea 4.1 Introduo 4.2 Movimento de gua para os drenos 4.3 Espaamento e profundidade dos drenos 4.3.1 Mtodo direto 4.3.2 Teorias de drenagem frmulas empricas 4.3.2.1 Frmulas de regime permanente 4.3.2.2 Frmulas de regime varivel 4.3.2.3 Dimensionamento dos drenos Captulo V: Drenagem superficial 5.1 Introduo 5.2 Controle de inundaes de reas agrcolas 5.3 Vazo a eliminar 5.4 Dimensionamento da seo de desaguamento Captulo VI: Projeto de um sistema de drenagem Captulo VII: Sistemas de drenagem 7.1 Classificao dos sistemas 7.2 Esquemas de implantao de uma rede de drenagem 7.3 Materiais utilizados em drenagem subterrnea 7.4 Estudos e informaes necessrias um projeto de drenagem

43 45 46 48 49 50 51 52 52 53 53 54 54 55 55 55 56 57 58 59 67 82 85 85 85 86 87 93 104 104 104 108 109

DRENAGEM AGRCOLA

III

CAPTULO I: ESTUDOS BSICOS

1.1 INTRODUO

Em uma rea destinada explorao agrcola, necessrio que, fundamentalmente, o solo possua um teor de umidade adequado germinao e desenvolvimento das culturas. Desta forma, necessrio que se estabelea e se mantenha um timo equilbrio da relao gua-oxignio-sais na zona radicular, visando oferecer condies ideais de sobrevivncia para as culturas. Se as chuvas da regio no so suficientes, em pocas oportunas, para manter o solo com teores de umidade adequados, a irrigao a tcnica recomendada para suprir essa deficincia. Por outro lado, se o solo se mantiver com teores excessivos de umidade durante longos perodos, a adoo de um sistema de drenagem a soluo para o problema.

Em regies irrigadas, em que so utilizadas guas com teores de sais, a drenagem utilizada para controlar a elevao do lenol fretico bem como eliminar a gua de lixiviao, de modo a evitar a salinizao do solo.

Os principais benefcios da drenagem agrcola so: incorporao de novas reas produo agrcola, aumento da produtividade agrcola, controle da salinidade do solo, recuperao de solos salinos e ou alcalinos, e sade pblica e animal.

1.2 DEFINIES

Drenagem: sob o ponto de vista agrcola, a remoo do excesso de gua e sais do solo a uma razo que permita o crescimento normal das culturas.

Drenagem Adequada: a drenagem necessria para se manter uma agricultura rentvel e permanente na rea. Isto no implica numa drenagem completa e perfeita, uma vez que o aspecto econmico tem que ser considerado.

Drenagem Natural: aquela em que o solo em suas condies naturais tem capacidade para escoar a gua que atinge a rea, proveniente do escoamento superficial e subsuperficial de reas altas, transbordamentos de rios, sub-presses artesianas, excessos de
DRENAGEM AGRCOLA 1

gua de irrigaes e infiltraes provenientes de canais, mantendo o solo em condies adequadas de aerao para as culturas ali instaladas. Um diagnstico bem efetuado, mostrar se o solo apresenta drenagem natural eficiente, ou se h necessidade da realizao de drenagem artificial em complemento drenagem natural do solo.

Drenagem Artificial: aquela necessria quando a drenagem natural no suficiente para eliminar os excessos de gua. Desta forma, a drenagem artificial visa complementar a diferena entre a drenagem natural e a drenagem necessria ou adequada.

1.3 OBJETIVOS DA DRENAGEM AGRCOLA

Em zonas ridas: tem como principal objetivo a manuteno do equilbrio salino do solo, por meio da lixiviao do excesso de sais.

Em zonas midas: tem como objetivo o controle do nvel do lenol fretico, por meio da eliminao do excesso de gua na superfcie e no perfil do solo, visando garantir condies favorveis de aerao, possibilitando, assim, o desenvolvimento adequado das culturas.

1.4 CLASSIFICAO DA DRENAGEM AGRCOLA

De maneira geral, a drenagem agrcola dividida em duas categorias: a drenagem superficial e a drenagem subterrnea ou subdrenagem.

A finalidade da drenagem superficial a remoo do excesso de gua proveniente do escoamento superficial, provocado por chuvas com intensidade superior taxa de infiltrao da gua no solo. J a subdrenagem visa o controle do nvel do lenol fretico, mantendo-o a uma profundidade adequada ao desenvolvimento das culturas.

1.5 INFLUNCIA DA DRENAGEM DEFICIENTE NAS PROPRIEDADES FSICAS DOS SOLOS

DRENAGEM AGRCOLA

Sob o ponto de vista agrcola, o solo o produto da intemperizao e fragmentao da crosta terrestre por meio de processos fsicos, qumicos e biolgicos, sendo, portanto, um sistema heterogneo, trifsico, disperso e poroso.

As propores das trs fases do solo, ou seja, slida (matriz do solo), lquida (soluo do solo) e gasosa (atmosfera do solo), variam continuamente e dependem das variveis tempo, vegetao e manejo, dentre outras.

As condies ideais de um solo dependem do equilbrio entre as fases lquida e gasosa. Quando a soluo do solo comea a ocupar todo o espao poroso, temos um problema de drenagem, ocasionando falta de oxignio para o desenvolvimento das plantas. No caso da fase gasosa comear a ocupar o espao da soluo do solo, temos um

problema de dficit hdrico, ocasionando deficincia de gua para o desenvolvimento das plantas.

1.6 PROPRIEDAES FSICAS DO SOLO AFETADAS PELO EXCESSO DE GUA NO SOLO

1.6.1 Aerao

Aerao o processo pelo qual gases consumidos ou produzidos dentro do perfil do solo, so permutados pelos gases da atmosfera externa, sendo assim um processo dinmico.

A simples ocorrncia da fase gasosa no solo no implica necessariamente que este solo tem aerao adequada. A fase gasosa necessria para existir aerao, mas isoladamente no suficiente, pois a aerao dinmica e, portanto, deve existir troca de gases entre a atmosfera interna e externa do solo. Essa troca de gases se d por meio de dois mecanismos: difuso (movimento dos gases em resposta ao gradiente de presso parcial ou do gradiente de concentrao dos gases) e fluxo de massa (movimento dos gases em resposta ao gradiente de presso total dos gases).

Desta forma, solos com excesso de gua, provocam interferncia no processo de aerao, fazendo com que esta troca de gases do solo para a atmosfera e viceversa, seja alterada.

DRENAGEM AGRCOLA

1.6.2 Estrutura

A drenagem deficiente pode alterar a estrutura do solo devido compactao ocasionada pelo trfego de mquinas e animais, reduo da quantidade de matria orgnica devido ao pequeno desenvolvimento do sistema radicular das plantas e salinizao do solo.

1.6.3 Permeabilidade

Em reas drenadas, a variao da umidade provoca rachaduras no solo, maior profundidade do sistema radicular, como tambm maior atividade microbiana e, como consequncia, maior permeabilidade.

1.6.4 Textura

reas com problema de drenagem, tem maior predominncia de silte e argila, em decorrncia das deposies nas estaes chuvosas.

1.6.5 Temperatura

Nos solos encharcados, ocorre o aquecimento retardado em funo dos seguintes fatores:

a o calor especfico da gua cinco vezes maior do que a matriz seca do solo. Consequentemente, para uma mesma radiao solar incidente, o solo com gua demora mais a aquecer que um solo seco;

b a condutividade trmica da gua maior que a do solo seco. Em consequncia, o aquecimento superficial durante o dia rapidamente propagado para as camadas inferiores do solo durante a noite, reduzindo a sua temperatura;

c em decorrncia da evaporao superficial, em solos midos, a gua facilmente desprendida da matriz, necessitando, portanto, de menor aquecimento do solo para a retirada de gua.

1.7 EFEITOS DA DRENAGEM DEFICIENTE NO DESENVOLVIMENTO DAS CULTURAS

1.7.1 Sustentao
DRENAGEM AGRCOLA 4

Locais com lenol fretico alto, fazem com que as culturas tenham sistema radicular raso, ficando sujeitas a tombamento. Alm disto, como a rea do solo ocupada pela planta pequena, ocorre com muita rapidez o dficit hdrico, por ocasio de um veranico, que causa rapidamente um rebaixamento do lenol fretico.

1.7.2 Sntese de hormnios e matria orgnica Alguns hormnios de crescimento, so sintetizados pelas clulas dos tecidos do sistema radicular. Com drenagem deficiente, os hormnios no so produzidos ou so produzidos deficientemente.

1.7.3 Absoro de gua O excesso de gua no solo causa pouco arejamento, reduzindo indiretamente a absoro de gua, em virtude da diminuio do tamanho do sistema radicular. Alm disto, causa decrscimo da permeabilidade das razes, reduzindo diretamente a absoro de gua. Isto ocorre devido ao aumento da concentrao de CO2 em decorrncia da deficincia de O2, causando um endurecimento das paredes das razes e diminuindo a permeabilidade. 1.7.4 Absoro de minerais Tanto a acumulao de sais no vacolo das clulas da raiz quanto o seu transporte para a parte area (xilema), consomem energia que liberada na respirao aerbica. Portanto, a absoro e o transporte de nutrientes ficam altamente comprometidos quando o arejamento do solo deficiente. Alm disto, a maior concentrao de CO2 reduz a permeabilidade dos tecidos da raiz, reduzindo, conseqentemente, a absoro de minerais.

1.8 PROFUNDIDADE TIMA DO LENOL FRETICO PARA CADA CULTURA

Este parmetro de fundamental importncia para um projeto de drenagem, uma vez que em funo dele que se determina a profundidade que os drenos devero ter Consequentemente, o espaamento e a seo de escoamento dos drenos, tambm ficam na sua dependncia, uma vez que todos estes parmetros so interdependentes.

A presena do lenol fretico prximo zona radicular das culturas, distingue duas situaes:

DRENAGEM AGRCOLA

a reas em que parte das necessidades hdricas das culturas so satisfeitas, mesmo que parcialmente, pela ascenso capilar procedente do lenol fretico. Esta situao comum em pases ou regies midas que no tem irrigao. Nestes casos, uma profundidade excessiva do lenol, embora tendo um efeito favorvel aerao do solo, pode provocar escassez de gua na zona radicular. Alm disto, a gua fretica deve ser de boa qualidade;

b reas que no utilizam gua de ascenso capilar do lenol fretico, mesmo existindo uma certa deficincia hdrica, pois a contribuio da gua do lenol seria prejudicial, em virtude do acmulo de sais na zona radicular. Esta situao comum em regies de clima rido e semi-rido, onde o lenol fretico comumente tem gua com elevado teor de sais. Nestes casos, deve-se manter o lenol fretico mais profundo atravs da drenagem para evitar a elevao de sais para a parte superior do solo.

Sob o ponto de vista tcnico, a profundidade tima do lenol fretico aquela que no causa diminuio da produo das culturas. Entretanto, na maioria dos casos, a instalao de uma drenagem que assegure esta profundidade antieconmica. Desta forma, prefere-se que o rendimento das culturas no alcance o mximo, porm que o sistema seja mais econmico.

Em resumo, a profundidade tima do lenol fretico, aquela que proporciona a menor relao custo-benefcio. Mas, esta concluso extremamente relativa, porque, na realidade, no h disponibilidade de dados suficientes que permitam o conhecimento da reduo de produtividade das culturas causada pelos diferentes nveis do lenol fretico, uma vez que existem vrios parmetros tais como preo de mercado na poca de colheita e custo de produo, que so difceis de serem previstos. Ainda, os custos das obras de drenagem so variveis de um local para outro, tanto o de aluguel de mquinas e implementos quanto dos materiais utilizados nos drenos. Dificilmente a profundidade tecnicamente tima coincidir com a convenientemente econmica. A Tabela 1 apresenta a profundidade do sistema radicular de algumas culturas.

Tabela 1 - Profundidade das razes para algumas culturas (cm) Culturas


Trigo
DRENAGEM AGRCOLA

Zona de ramificao densa


30

Zona de ramificao moderada


30-90

Profundidade Extrema
120-150
6

Centeio Aveia Cevada Milho Sorgo Algodo Girassol Beterraba aucareira Cana-de-acar Alfafa Trevo Cenoura Cebola Couve Couve-flor Alface Tomate Pimento Vagem Rabanete Espinafre Batata Melo Pssego Ma Uva

50 50 70 70 65 70 30 30 70 90 90 90 60 60 30-50 20-30 60 0-45 30 15 25 25-30 20-30 90 100 75

50-75 50-75 70-140 70-140 120 30-90 30-120 90-180 120-245 150 60-90 60-90 50-90 30-120 60-90 45-90 30-75 60 35-60 30-100 30-90

150-225 120-150 150-180 150-180

275 150-180 180-275

90-230 90-230 90-140 230 120 120 90 105 100 90-120

Fonte: PIZARRO, F. Drenaje Agricola y Recuperacin de Suelos Salinos.

1.9 CRITRIOS AGRONMICOS DE DRENAGEM Vimos, anteriormente, que a profundidade tima do lenol fretico dependente do sistema radicular e das caractersticas de cada cultura. Entretanto, na prtica, o lenol fretico no se mantm esttico, uma vez que aps uma chuva ou irrigao ele se ascender e depois descender. Este fato condiciona as necessidades de drenagem das culturas em termos dinmicos, estabelecendo critrios agronmicos que serviro de base para o dimensionamento de projetos de drenagem. Mais adiante, sero estudadas as aplicaes desses critrios no dimensionamento de uma rede de drenagem. No presente tpico, veremos unicamente o que so estes critrios.

Basicamente, existem dois critrios de drenagem: o da poca de irrigao e o da poca de chuva. Vale ressaltar que os valores a serem sugeridos so, sobretudo, orientativos, movidos pelo fato dos conhecimentos atuais no nos permitirem estabelecer critrios de drenagem considerados seguros. Esses valores so derivados de observaes prticas e so os nicos disponveis.

DRENAGEM AGRCOLA

1.9.1 Critrio para poca de irrigao

Quando ocorre a irrigao, parte da gua infiltrada retida pelo solo, elevando seu teor de umidade, normalmente at alcanar a capacidade de campo. O excesso de gua infiltrada, intencional ou inevitvel, eleva o lenol fretico at a uma altura que, por vezes, indesejvel e problemtica. O critrio de drenagem para a poca de irrigao, estabelece que "N" dias aps a aplicao de gua, o lenol fretico dever rebaixar at uma profundidade "p". Os valores de N e p dependem das culturas e do tipo de solo.

Normalmente se utiliza N igual a 3 dias mas, em muitos casos, so mais adequados os valores de N igual a 2 ou a 4 dias, sendo o primeiro para culturas mais sensveis ao excesso de umidade. A Tabela 2 apresenta valores usuais de p, na maioria dos casos para N igual a 3 dias.

Tabela 2 - Valores de "p", para o critrio da poca de irrigao Culturas


Pastos(1) - solos de textura fina - solos arenosos Hortalias Cultivos extensivos Frutferas 0,70 0,50 0,50 - 0,80 0,90 - 1,20 1,50

p (m)

(1) N = 4 dias Fonte: PIZARRO, F. Drenaje Agricola y Recuperacion de Suelos Salinos.

1.9.2 Critrio para poca de chuva

Durante a poca das chuvas, o lenol fretico. est submetido uma srie de oscilaes que dependem da ocorrncia de precipitaes e de suas quantidades. Cada nvel fretico alcanado certo nmero de vezes. Em geral, nveis freticos mais altos correspondem uma menor frequncia, uma vez que fortes precipitaes so menos frequentes que as fracas.

O critrio de drenagem para poca de chuvas se define como sendo: "permite-se que como consequncia das chuvas, o lenol fretico se eleve at uma profundidade "p" medida desde a superfcie do terreno, com uma frequncia de "N" vezes por ano." O valor mais comum a ser utilizado N igual a 5.
DRENAGEM AGRCOLA 8

Este critrio muito discutvel e, sobretudo, muito terico. A elevao do lenol fretico at a profundidade "p", 5 vezes por ano, no quer dizer que haver perda de colheita cinco vezes por ano. Pode-se afirmar, e a experincia tem mostrado, que a aplicao deste critrio conduz a bons resultados prticos. Ele foi elaborado na Holanda mas, estudos efetuados demonstraram que pode ser aplicado no Brasil com boa aproximao, para N igual a 5. Quanto ao valor de p, agrupou-se as distintas culturas em trs grupos. A Tabela 3 apresenta estes valores.

Tabela 3 - Valores de "p" para o critrio da poca das chuvas. Dias depois da chuva
0 1 2 3

Profundidade do lenol fretico (m) Grupo A Grupo B Grupo C


0,30 0,50 0,70 0,80 0,50 0,80 1,00 1,10 0,90 1,10 1,30 1,40

Grupo A: pastagem e hortalias Grupo B: culturas perenes (extensivas) Grupo C: frutferas. Fonte: PIZARRO, F. Drenaje Agrcola y Recuperacion de Suelos Salinos.

1.10 PRTICAS AGRCOLAS EM SOLOS MAL DRENADOS

Objetivamente, a soluo ideal para um solo com excesso de gua, consiste na instalao de um sistema de drenagem adequado. Em muitos casos, as obras necessrias no podem ser includas dentro das prticas culturais, mas s vezes suficiente uma melhoria da drenagem superficial, que pode ser realizada diretamente pelo agricultor, como o caso de abertura de pequenos drenos, correo de pequenos pontos de depresso do terreno, etc.

No sendo possvel a execuo destes trabalhos, existem prticas culturais que diminuem o efeito prejudicial da drenagem deficiente. So as seguintes:

a) seleo adequada de culturas;


DRENAGEM AGRCOLA 9

b) uso de adubos nitrogenados sob a forma de NH4+, para compensar a menor produo de nitrognio assimilvel procedente da mineralizao de matria orgnica; c) se a gua do lenol fretico. no for salina, estudar a possibilidade de se reduzir a gua de irrigao e compensar parte das necessidades hdricas da cultura com gua de ascenso capilar; d) as prticas culturais no devem ser executadas com uma umidade excessiva do solo, pois o uso de mquinas alm de deteriorar a sua estrutura, promove grandes sulcos no terreno que favorecem a reteno de gua na superfcie; e e) utilizao da prtica da subsolagem, melhorando assim as condies de aerao como tambm e drenagem.

1.11 CAPILARIDADE

Em decorrncia da evapotranspirao, as camadas superiores do solo perdem umidade, que passa para a atmosfera sob a forma de vapor d'gua. Desta maneira, ocorre uma diferena de potencial matricial entre as camadas superiores e inferiores do solo, o que provoca um movimento capilar ascendente de gua, que tende a igualar os teores de umidade. Isto no se completa totalmente e, de fato, em um solo submetido a evaporao, o contedo de umidade aumenta com a profundidade.

O movimento capilar devido a ao de foras de adeso, coeso molecular e tenso superficial que atuam no solo. As partculas slidas do solo, que compem a sua matriz, atraem as molculas de gua pelo fenmeno da adeso molecular e esta atrao transmitida atravs da massa de gua, mediante a coeso molecular (atrao entre molculas de mesma natureza).

A magnitude desta fora de atrao, decresce com o aumento da distncia entre a molcula de gua e a partcula slida. Sendo assim, a gua tende a mover-se das reas do solo onde as pelculas lquidas tem maior espessura, at as reas onde as pelculas so mais finas, ou seja, de reas de alto contedo de umidade para reas de menor contedo.

A fora de gravidade tambm atua sobre as molculas de gua, mas muito pequena comparada com as foras de atrao sobre molculas prximas s partculas slidas. Quando a espessura da pelcula lquida cresce, o efeito relativo da gravidade
DRENAGEM AGRCOLA 10

aumenta, at que se alcana um estado de umidade em que supera as foras de atrao molecular.

Devido a capilaridade, a zona do solo situada imediatamente acima do lenol fretico, tem um elevado teor de umidade, que decresce a medida que aumenta a distncia em relao a ele. Teoricamente, a altura de ascenso capilar infinita mas, na prtica, o fenmeno se interrompe quando a umidade do solo decresce a um certo valor, que se denomina umidade de ruptura de ascenso capilar. Este valor depende de cada tipo de solo. Para os de textura mdia, da ordem de 65% do teor de umidade na capacidade de campo.

A distncia entre a superfcie do lenol fretico e o ponto em que ocorre ruptura da ascenso capilar, chamada distncia crtica ou profundidade crtica, que o termo mais utilizado.

O termo profundidade crtica geralmente utilizado como sendo a profundidade necessria do lenol fretico para que o movimento capilar no afete a superfcie do solo ou a zona radicular.

Quando o lenol fretico se encontra a uma distncia da zona radicular inferior crtica, ocorre um movimento de gua no sentido lenol fretico zona radicular atmosfera. Este movimento no contnuo e se interrompe devido a uma chuva ou a uma irrigao.

Como na maioria dos casos o lenol fretico sempre tem uma certa salinidade, que em muitos casos bastante elevada, a capilaridade acumula sais nas camadas superiores do solo. Os sais no so eliminados por evapotranspirao e, como conseqncia, se no ocorrer lixiviao, os horizontes superiores do solo podem salinizarse. De fato, este o mecanismo de salinizao de grande parte dos solos de clima rido.

1.11.1 Determinao do valor da capilaridade

Nos estudos de salinizao, h necessidade de se realizar um balano de sais, que se constituem como importante fator de salinizao por capilaridade.

A velocidade de ascenso capilar depende de muitos fatores, tais como: tipo de solo, estado de umidade do solo e profundidade fretica. Existem vrias frmulas que
DRENAGEM AGRCOLA 11

relacionam estes fatores. Na prtica, mais comum o emprego dos valores da Tabela 4, em virtude da dificuldade de obteno dos parmetros necessrios nas diferentes equaes que estimam a capilaridade.

Os maiores valores so alcanados em solos franco arenosos. Em solos de baixa permeabilidade, a velocidade capilar menor devida a maior percentagem de poros pequenos (microporos). Em contrapartida, a distncia crtica maior que nos demais solos. Os solos arenosos tem poros mais uniformes, o que faz com que a velocidade capilar diminua rapidamente ao aumentar a profundidade fretica.

A Tabela 4 apresenta os dados equivalentes a velocidade capilar mxima, ou seja, a que ocorreria em condies timas de umidade, evaporao, etc.

A partir desses dados, possvel estimar a contribuio do lenol fretico. para a zona radicular, para a superfcie do solo ou mesmo para qualquer camada do solo.

Esta contribuio, pode ser estimada para diferentes perodos de tempo, tais como: intervalos entre irrigaes, meses, anos, etc. Seu valor componente do clculo das necessidades de lixiviao de sais de um solo, como tambm do balano de sais. Tabela 4 - Valores mximos de velocidade capilar (mm dia-1). Profundidade do lenol fretico (cm)
25 40 50 75 100 150 200

Argiloso ou franco-argiloso
10,0 4,0 2,5 1,0 0,5 0,2 ---

Tipos de solos Franco Franco arenoso


alta 10,0 3,0 1,0 ------muito alta muito alta alta alta 10,0 1,0 - 4,0 0,5 - 1,0

Arenoso moderado
10,0 2,5 1,0 0,5 0,2 -----

Fonte: PIZARRO, F. Drenaje Agricola y Recuperacion de Suelos Salinos.

Geralmente, para estes clculos tomado o perodo de 1 ano. Sua estimativa feita por meio da Equao 1.

G = G1 + G 2
em que G = contribuio de gua do lenol fretico [mm tempo-1];

(1)

G1 = contribuio de gua do lenol fretico durante a temporada com irrigao; e


DRENAGEM AGRCOLA 12

G2 = contribuio de gua do lenol fretico durante a temporada sem irrigao.

1.11.2 Exemplo da determinao de G

Logo aps uma irrigao, o solo tem seu teor de umidade tendendo a capacidade de campo. Devido a evapotranspirao, a umidade decresce e quando alcanado um determinado valor (umidade crtica ou ponto crtico), novamente procedida a irrigao. Desta forma, o teor de umidade entre duas irrigaes varivel, e como a ascenso capilar depende do teor de umidade do solo, tambm varia. O exemplo a seguir, apresenta uma estimativa de G.

Dados bsicos : tipo de solo: franco; capacidade de campo: 32 % (em volume); ponto de murchamento: 20 % (em volume); profundidade efetiva do sistema radicular da cultura: 60 cm; prof. mdia do lenol fretico. entre duas irrigaes sucessivas: 110 cm; critrio de suplementao de gua ao solo: irrigar-se- todas as vezes que houver consumo de 1/3 da gua disponvel do solo; perodo de irrigao: 8 meses.

Resoluo a) estimativa de G1 : No momento da irrigao, o teor de umidade do solo ser: Ad = 32 - 20 = 12 % 1/3 Ad = 1/3 x 12 = 4% U = 32 - 4 = 28 %

A distncia entre a zona radicular e o lenol fretico ser: d = 110 - 60 = 50 cm Quando o solo est na capacidade de campo, a velocidade de ascenso capilar considerada nula e quando est seco alcana o valor mximo. Este valor obtido da Tabela 4. De acordo com esta tabela, o valor da ascenso capilar de 3 mm dia-1, que a velocidade mxima. Para calcular a velocidade capilar correspondente ao momento da
DRENAGEM AGRCOLA 13

irrigao, estabelecida a hiptese de que esta velocidade inversamente proporcional a umidade do solo. Assim sendo, teremos:

28 Velocidade capilar no momento da irrigao = 3 3 x = 0,38 mm d 1 32

importante observar que entre duas irrigaes, a velocidade capilar vai aumentando desde o valor zero at o valor 0.38 mm dia-1, no momento da prxima irrigao. Seu valor mdio ser:

0,0 + 0,38 = 0,19 mm dia -1 2

Como o perodo de irrigao corresponde 8 meses, teremos:

G1= 0,19 x 240 = 45,6 mm b) estimativa de G2 : Para a poca de chuvas, foi constatado que a profundidade mdia do lenol fretico. era de 135 cm. Logo, a distncia entre a zona radicular e o lenol fretico ser:

d = 135 - 60 = 75 cm De acordo com Tabela 4, a ascenso capilar de 1 mm dia-1 .

Normalmente, no perodo sem irrigaes, adota-se como velocidade mdia, 1/3 da mxima. Assim, teremos: Velocidade mdia = 1 x 1/3 = 1/3 mm dia-1

Como o nmero de dias sem irrigao de 4 meses, o valor de G2 ser: G2 = 120 x 1/3 = 40 mm Finalmente, o valor de G ser:

DRENAGEM AGRCOLA

14

G = G1 + G2 G = 45,6 + 40 = 85,6 mm

1.12 - ESTUDOS DE PERMEABILIDADE DOS SOLOS O solo constitudo por uma fase slida, uma lquida e outra gasosa. A slida formada pelos constituintes slidos do solo e relativamente esttica. As fases lquida e gasosa, so extremamente dinmicas e inversamente proporcionais, isto , a medida que aumenta o contedo de umidade, diminui o de gases do solo e vice - versa. Os percentuais equivalentes s fases gasosa e lquida, dependem da porosidade total do solo. Desse modo, conhecendo-se a porosidade, possvel se ter uma estimativa das condies de aerao e umidade do solo, por meio da Equao 2.

ap PT = 1 100 real
em que PT = porosidade total do solo [%]; ap = massa especfica aparente do solo [g cm-3];e, real = massa especfica real do solo [g cm-3]. O espao ocupado pelo ar (espao areo) estimado pela Equao 3.

(2)

EA = PT -

100

(3)

em que EA = espao areo [%]; e, = umidade volumtrica do solo [%].

De modo geral, o espao areo adequado para a maioria das culturas situase em torno de 10% .

A propriedade fsica do solo de maior importncia em estudos de drenagem a sua permeabilidade, que definida como sendo a maior ou menor facilidade com que o solo se deixa atravessar pela gua e pelos gases. Quantitativamente, a permeabilidade do solo determinada sob dois aspectos: em termos de velocidade de infiltrao, onde se
DRENAGEM AGRCOLA 15

considera a passagem da gua da superfcie para o seu interior no sentido vertical, em um meio no saturado, que nada mais que a zona de aerao do solo; e em termos de condutividade hidrulica, onde se considera o movimento da gua no interior do solo em todos os sentidos e direes, ou seja, no espao tridimensional, em meio saturado, que a zona de saturao do solo. No entraremos em consideraes sobre velocidade de infiltrao, por se tratar de um assunto pertinente a estudos de permeabilidade para fins de irrigao. Em drenagem, nos interessa o estudo da condutividade hidrulica (k).

A quantificao da condutividade hidrulica pode ser feita por uma srie de mtodos, tanto de campo como de laboratrio. Dentre esses mtodos, os principais so os seguintes: estimativa pela composio granulomtrica do solo; estimativa pela distribuio do tamanho de poros do solo; utilizao de permemetro de carga constante; utilizao de permemetro de carga varivel; mtodo do tubo duplo; mtodo do poo ou furo do trado (Auger-Hole); mtodo do piezmetro; mtodo dos dois poos; mtodo dos quatro poos; mtodo do poo seco; mtodo da descarga de poos profundos; e, mtodo dos cilindros infiltrmetros (por meio de dados da velocidade de infiltrao bsica do solo).

Dos mtodos citados, vamos dar destaque a dois de laboratrio, permemetro de carga constante e carga varivel, e um mtodo de campo, o do poo ou furo do trado (Auger-Hole).

1.12.1 - Mtodo do permemetro de carga constante

Utilizado para estimativa da condutividade hidrulica em solos com alta permeabilidade (solos arenosos). O esquema do equipamento utilizado mostrado na Figura 1.

DRENAGEM AGRCOLA

16

A amostra do solo a ser analisado deve ser, na medida do possvel, indeformada, pois estamos extrapolando, nvel de campo, uma determinao executada em laboratrio, e quanto mais prximo estivermos da condio real, menores sero as distores e os resultados tero maior representatividade. A estimativa da condutividade hidrulica feita por meio da Equao 4.

k=

QL A (L + h)

(4)

em que k Q L h A = condutividade hidrulica do solo [m dia-1]; = vazo coletada [m3 dia-1]; = altura da amostra de solo no permemetro [m]; = lmina de gua sobre a amostra (carga hidrulica) [m]; e, = seo transversal do cilindro contendo a amostra [m2].

Figura1 - Esquema de um permemetro de carga constante.

1.12.2 - Mtodo do permemetro de carga varivel

Utilizado para estimativa da condutividade hidrulica em solos com baixa permeabilidade (solos argilosos). O esquema do equipamento utilizado mostrado na Figura 2. De acordo com a figura temos que:

L a h

= altura da amostra do solo no permemetro; = rea do tubo de alimentao; = altura inicial da gua no tubo;
17

DRENAGEM AGRCOLA

h A t

= altura final da gua no tubo; = rea do permemetro contendo a amostra; = tempo de durao de h0 at h1.

Dessa forma, temos que:

V1 = V2

em que V1 = volume equivalente ao rebaixamento da gua no tubo de alimentao; e, V2 = volume coletado no recipiente. Podemos expressar os volumes V1 e V2, como sendo:

dV1 = a dh dV2 = Q dt

Recipiente

Figura 2 - Esquema de um permemetro de carga varivel. Como V1 = V2 , vem que:

Q dt = a dh

O sinal negativo indica decrscimo de altura com aumento de tempo.

A equao de Darcy, que rege o fluxo de gua em um meio saturado, tem a seguinte forma:

Q=k i A
DRENAGEM AGRCOLA 18

em que Q k i A = vazo; = condutividade hidrulica; = gradiente hidrulico; e, = rea.

O gradiente hidrulico (i), dado por:

i=

h L

Da resulta que:

k
Integrando, vamos ter:

h A dt = a dh L

h A dt = a dh L
to

t1

h1

ho

Desenvolvendo a integrao e explicitando para k, a condutividade hidrulica (k), ser estimada pela Equao 5.

ho L a LN h 1 k= A t


(5)

1.12.3 - Mtodo do furo do trado ou do poo (Auger-Hole):

Este mtodo utilizado para a estimativa da condutividade hidrulica no campo, na presena do lenol fretico. adequado para solos homogneos (no estratificados) e solos altamente estratificados, onde no se tem condies de estimar a condutividade hidrulica em cada camada.

A metodologia para aplicao do mtodo a seguinte: faz-se um poo no solo com um dimetro de 8 centmetros, utilizando-se um trado, at que o nvel do lenol fretico seja ultrapassado como tambm um pouco alm da provvel profundidade de
DRENAGEM AGRCOLA 19

instalao dos futuros drenos (Figura 3). Aps a abertura do poo, espera-se mais ou menos 24 horas para que haja restabelecimento do nvel do lenol fretico em seu interior. A profundidade da gua no interior do poo, ou seja, do espelho d'gua at o fundo, deve ser da ordem de 5 a 10 vezes o seu dimetro (de 40 a 80 cm).

Por meio de uma bomba manual, comeamos a retirar a gua do poo at que se verifique um pequeno nvel em seu fundo. Aps esta operao, comearemos a anotar, a intervalos de tempo constantes (5, 10,15, 20 seg, etc.), a recuperao do nvel do lenol fretico, ou seja, registramos a cada intervalo de tempo o quanto o nvel se elevar dentro do poo. Os tempos so tomados utilizando-se um cronmetro, e para as alturas, pode-se usar uma rgua graduada ou mesmo uma ponta linimtrica.

Figura 3 - Esquema de um poo com os respectivos parmetros para estimativa da condutividade hidrulica. No ensaio, so medidos vrios incrementos de altura (Y) para determinados incrementos de tempo (t). No princpio, a velocidade de recuperao grande e, a medida que o nvel de gua vai aumentando, a velocidade (Y/t) diminui. No incio do ensaio, a relao Y/t aproximadamente linear mas, rapidamente, sua variao torna-se aleatria. O limite de confiabilidade do mtodo corresponde seguinte relao: Yn = 3/4 Y0 em que:
DRENAGEM AGRCOLA 20

Yn = ltima leitura referente distncia entre a superfcie fretica e o nvel de gua dentro do poo (Figura 3); Y0 = primeira leitura efetuada. Para a estimativa da condutividade hidrulica, foram propostas vrias frmulas empricas. Vamos destacar a de ERNST, que tem as seguintes formas:

a) Para solo homogneo e a camada impermevel muito abaixo do fundo do poo (S > 0,5 H), utiliza-se a Equao 6.

k=

r 2 Y 4000 Y Y t ( H + 20 r ) 2 H

(6)

em que k H r Y = condutividade hidrulica do solo [m d-1] ; = distncia entre o nvel do lenol fretico e o fundo do poo [cm]; = raio do poo [cm]; = distncia do nvel de gua no poo ao nvel do lenol fretico, relativa a cada intervalo de medio [cm]; Y = variao do nvel da gua no poo nos intervalos de tempo (leitura anterior menos leitura atual) [cm]; e, t = intervalo de tempo relativo a cada medio de altura [s]. Para que a equao tenha uma boa aproximao, necessrio que as seguintes condies sejam atendidas: 3 < r < 7 cm 20 < H < 200 cm Y > 0,2 H

b) Para solo homogneo e o fundo do poo apoiado sobre a camada impermevel (S = 0), utiliza-se a Equao 7.

k=

Y 3600 r2 Y t Y ( H + 10 r ) 2 H

(7)

c) Para solos heterogneos com duas camadas

DRENAGEM AGRCOLA

21

Neste caso, ERNST (1950) props a perfurao de dois poos, um situado na primeira camada e o outro at a segunda camada, com o lenol localizado na camada superior (Figura 4).

As condutividades k1 e k2, so estimadas por meio das Equaes 8 e 9.

k1 = C1

Y t Y' k1 t' Co 1 C2

(8)

Co k2 =

(9)

Figura 4 - Esquema para aplicao do mtodo de Ernst para dois poos.

em que k1 k2 = condutividade hidrulica da camada superior do solo; = condutividade hidrulica da camada inferior do solo; = velocidade de recuperao no poo superior; = velocidade de recuperao no poo inferior;

Y t

Y' t'

C1 e C2 = coeficientes obtidos nos nomogramas 1 ou 2 (Figuras 5 e 6); Co = coeficiente obtido no nomograma 2 em funo de D e Y2.

1.12.3.1 - Estimativa da condutividade hidrulica pelo mtodo do poo, utilizando-se o processo grfico.
DRENAGEM AGRCOLA 22

O clculo feito utilizando-se os nomogramas 1 ou 2, e o procedimento o seguinte:

a) de posse dos valores de H (distncia entre o nvel do lenol fretico e o fundo do poo) e de Y= (Yo + Yn)/2, determinaremos o valor de C no grfico;

b) a condutividade hidrulica ser estimada pela Equao 10.

k=C
Exemplo 1:

Y t

(10)

Com o objetivo de se determinar a condutividade hidrulica de um solo, foi escolhido o mtodo do poo. Para tanto, os seguintes dados foram levantados: - raio do poo (r) : 4 cm; - distncia do fundo do poo ao lenol fretico (H) : 0,50 m; - primeira leitura efetuada (Yo) : 0,36 m; - verificou-se que o fundo do poo no atingiu a camada impermevel. - valores registrados durante o teste: t (s)
--10 10 10 10 10 10 10 10

t (s)
0 10 20 30 40 50 60 70 80

Leituras (m)
1,060 1,042 1,028 1,022 1,015 1,005 0,990 0,975 0,961

Y (cm)
36,0 34,2 32,8 32,2 31,5 30,5 29,0 27,5 26,1

Y
--1,8 1,4 0,6 0,7 1,0 1,5 1,5 1,4

O teste ser encerrado no tempo de 70 seg, pois foi verificado que: Yo = 36 cm Yn > 3/4 Yo Yn >3/4 x 36

Yn > 27 cm

De acordo com a tabela vamos verificar que: Yn = 27,5 cm.

Estimativa da condutividade hidrulica:


DRENAGEM AGRCOLA 23

1 - Aplicando a frmula de ERNST para S > 0,5 H, teremos:

k=

4000 Y (H + 20 r ) 2 H

r2 Y t Y

Y= k=

Y0 + Yn 36 + 27,5 = = 31,75 cm 2 2 42 8,5 4000 31,75 31,75 70 (50 + 20 4) 2 50

k = 1,38 m d-1

2 - Utilizando o mtodo grfico:

Para H = 50 cm , Y = 31,75 cm, o valor de C = 11,5. Aplicando a Equao 10, vamos ter:

k =C

Y t 8,5 = 1,39 m dia -1 70

k = 11,5

Exemplo 2:

Estimar a condutividade hidrulica pelo mtodo do poo em um solo heterogneo com duas camadas, sabendo-se que: Y/t (cm s-1) 0,15 Y'/t' (cm s-1) 0,29

Camadas Superior Inferior - S > 0.5 H

H1 (cm) 60

H2 (cm) 150

Y1 (cm) 35

Y2 (cm)
45

- distncia entre o nvel do L.F. e o limite das camadas (D) = 80 cm. - raio dos poos = 4 cm.

DRENAGEM AGRCOLA

24

a) Estimativa da condutividade hidrulica K1:

Para H1= 60 cm e Y1= 35 cm, o valor de C1 = 9,5 O valor de k1, ser: k1= 9,5 x 0,15 = 1,43 m dia-1 b) Estimativa da condutividade hidrulica k2: Utilizando o nomograma 1 e para H2 = 150 cm e Y2 = 45 cm, o valor de C2 = 3,8.

Utilizando o nomograma 2 e para D = 80 cm e Y2 = 45 cm, o valor de Co = 7,3.

O valor de k2, ser:

k2 =

7,3 0,29 1,43 = 0,75 m dia -1 7,3 1 3,8

DRENAGEM AGRCOLA

25

DRENAGEM AGRCOLA

26

Figura 5 - Nomograma 1.

DRENAGEM AGRCOLA

27

Figura 6 - Nomograma 2.

DRENAGEM AGRCOLA

28

CAPTULO II: NECESSIDADE DE LIXIVIAO EM SOLOS SALINOS

2.1- O PROBLEMA DA SALINIDADE DOS SOLOS

Normalmente, um problema de salinidade surge quando os sais contidos na gua de irrigao se acumulam na regio do solo onde se encontra o sistema radicular das culturas e, com isto, seus rendimentos so afetados.

Um outro fator que causa o problema de salinidade o lenol fretico a pouca profundidade, e com sua gua salina. O movimento ascendente de gua e sais, a partir da superfcie fretica, penetrando na zona radicular, faz com que os sais fiquem retidos aps o processo da evapotranspirao.

Os sais dissolvidos na gua de irrigao, vo provocando um aumento da tenso total de reteno da gua no solo, reduzindo assim a disponibilidade para as plantas. Para evitar o acmulo excessivo de sais, estes devem ser eliminados em quantidades aproximadamente iguais aos que existem na gua de irrigao, de tal sorte a se proceder um equilbrio salino. Para isto, dever ser aplicada uma quantidade adequada de gua que permita a infiltrao atravs da profundidade efetiva do sistema radicular. Isto nada mais que o processo de lixiviao. Esse processo pode ser conduzido em cada irrigao, mas s necessrio quando a concentrao de sais no solo implicar em danos cultura. Em alguns casos, as chuvas, mesmo que concentradas em pequenos perodos do ano, podem cumprir essa funo.

A necessidade de lixiviao definida como sendo a quantidade de gua que penetra no solo alm da profundidade efetiva do sistema radicular. Esta gua de lixiviao dever ento ser eliminada pelo sistema de drenagem.

Se, mediante a lixiviao, se conseguir um equilbrio salino permanente, a salinidade mdia do solo na zona radicular estar diretamente relacionada com a qualidade da gua de irrigao aplicada, como tambm da gua de lixiviao.

As culturas respondem, em termos de rendimento, esta salinidade mdia e, sendo assim, todo aumento de salinidade da gua de irrigao, dar como resultado um
DRENAGEM AGRCOLA 29

aumento de salinidade mdia do solo. Este aumento pode ter pouca importncia prtica, a no ser que a concentrao cresa a um nvel tal que afete significativamente o rendimento das culturas.

2.2- EFEITOS DA SALINIDADE DO SOLO SOBRE O RENDIMENTO DAS CULTURAS

Uma cultura em fase de crescimento tem uma demanda bsica de gua para o seu mximo rendimento. Esta demanda nada mais que a evapotranspirao potencial da cultura. Para diferentes cultivos e fases de desenvolvimento, a evapotranspirao est relacionada com as condies climticas locais, mas pode ser modificada pela salinidade e, consequentemente, pela quantidade disponvel de gua no solo.

A salinidade tem efeito direto sobre a disponibilidade de gua no solo para as culturas, que vai diminuindo com o aumento de salinidade. Isto resultado do efeito osmtico, ou seja, o potencial total de gua no solo aumentado devido o aumento da presso osmtica.

Pode-se afirmar com isso que, se dois solos idnticos possurem o mesmo teor de umidade, mas um est livre de sais e o outro salino, a cultura ser capaz de extrair e utilizar mais gua do solo que no contm sais, que do solo salino. Conclui-se assim, que a planta ter que dispor de mais energia para absorver gua de uma soluo salina, em comparao com uma soluo isenta de sais, ou seja, para extrair gua de uma soluo salina, no s ter que vencer o potencial de gua do solo em condies normais, mas tambm o potencial osmtico devido aos sais.

2.3 - DIRETRIZES PARA INTERPRETAR A QUALIDADE DA GUA DE IRRIGAO

A tabela 5 apresenta os problemas que podem ser acarretados a um solo com o uso de gua de m qualidade. A relao de adsoro de sdio (RAS), que expressa o perigo de sdio que pode ter certa gua utilizada em irrigao, expressa pela Equao 11.

RAS =

Na + Ca + + + Mg + + 2

(11)

em que RAS Na
+

= relao de adsoro de sdio, adimensional; = concentrao de sdio [meq L -1];


30

DRENAGEM AGRCOLA

Ca++ Mg++

= concentrao de clcio [meq L -1]; e, = concentrao de magnsio [meq L -1].

2.4 - PRTICAS CULTURAIS PARA ATENUAR OS PROBLEMAS DE SALINIDADE

O objetivo principal ao se eleger uma prtica de cultivo para resolver um problema de salinidade, melhorar a disponibilidade de gua para as culturas. O usurio de gua poder adotar procedimentos de tal sorte a reduzir os problemas de salinidade que podero surgir, caso a gua de irrigao possua condutividade eltrica acima de 0,7 mmhos cm-1, conforme apresentado nas diretrizes. Os procedimentos mais comuns so:

irrigar com mais freqncia; cultivar plantas tolerantes salinidade; utilizar mtodo de irrigao que melhor controle a salinidade; implantar um sistema de drenagem artificial; nivelar o terreno para que a aplicao de gua seja a mais uniforme possvel; modificar o perfil do solo, mediante subsolagens, para melhorar a infiltrao de gua; e, utilizar gua adicional para satisfazer as necessidades de lixiviao dos sais.

2.5 DETERMINAO DA LIXIVIAO

Com relao ao ltimo procedimento das prticas culturais para atenuar os problemas de salinidade, normalmente, na irrigao por superfcie, no qual se emprega grandes quantidades de gua e, face a baixa eficincia desse mtodo de irrigao, quase sempre desnecessria a aplicao de quantidade adicional de gua para satisfazer as necessidades de lixiviao de sais, devido as perdas de gua por percolao, inerentes estes sistemas. Mesmo assim, as necessidades de lixiviao de sais devem ser calculadas. Inicialmente, calcula-se o fator de lixiviao, de acordo com a Equao 12.

FL =

CEA i 5 CEE s CEA i

(12)

DRENAGEM AGRCOLA

31

Tabela 5 Diretrizes para interpretar a qualidade da gua para irrigao


Tipo de problema
Salinidade (afeta as disponibilidades de gua s plantas) - Condutividade eltrica da gua (CE) Permeabilidade (afeta a taxa de infiltrao da gua no solo) - Condutividade eltrica da gua (CE) - RAS Montmorilonita Ilita Caulinita Toxidade inica especfica (afeta as culturas sensveis) - Sdio (Na) Irrigao superficial Irrigao por asperso - Cloretos (Cl) Irrigao superficial Irrigao por asperso - Boro (B) Efeitos diversos (afeta as culturas suscetveis) - Nitrognio (NO3 - N ou NH4 N) * - Bicarbonato (CO3 H) com aspersores Irrigao asperso - pH

Unidade
dS m-1 dS m-1 -------------

Guia para qualidade da gua No h Problema problema crescente


< 0,7 > 0,5 < 6,0 < 8,0 < 16,0 < 3,0 < 3,0 < 4,0 < 3,0 < 0,7 < 5,0 < 1,5 ----0,7 3,0 0,5 0,2 6,0 9,0 8,0 16,0 16,0 24,0

Problema grave
> 3,0 < 0,2 > 9,0 > 16,0 > 24,0 > 9,0 ----> 10,0 ----> 3,0 > 30,0 > 8,5

RAS meq L -1 meq L -1 meq L -1 mg L -1 mg L 1 meq L -1 -----

3,0 9,0 > 3,0 4,0 10,0 > 3,0 0,7 3,0 5,0 30,0 1,5 8,5 6,5 8,4

Fonte: Ayers, R. S., Westcot, D. W. Calidad del agua para la agricultura. Estudio FAO: Riego y Drenaje no 29. (*)NO3 N: nitrognio na forma de NO3 e NH4 N: nitrognio na forma de NH4. 1 -1 1 meq L-1 = 10 mmhos cm-1. Converses: mg L ppm; mmhos cm 640 mg L ;

Atualmente, a unidade padronizada pelo sistema internacional `para expressar a condutividade eltrica da gua o dS m-1 (deciSiemens por metro); 1 dS m-1 = 1 mmhos cm-1.

DRENAGEM AGRCOLA

32

em que FL CEAi = fator de lixiviao, adimensional; = condutividade eltrica da gua de irrigao, obtida a partir da anlise de gua [mmhos cm-1]; CEEs = condutividade eltrica do extrato de saturao do solo, obtida a partir da Tabela 6, em funo do grau de diminuio do rendimento igual a 10%, [mmhos cm-1].

Se o sistema de irrigao adotado for por asperso ou localizado, o fator de lixiviao dever ser calculado por meio da Equao 13.

FL =

CEA i 5 CEE s mximo

(13)

Conhecido o fator de lixiviao e a irrigao real necessria, a necessidade de gua de lixiviao ser determinada tomando por base a Equao 14.

IRNL =

IRN 1 FL

(14)

em que

IRNL IRN

= necessidade de gua de lixiviao [mm]; = irrigao real necessria [mm].

Exemplo Uma cultura de milho ser cultivada em uma regio onde as necessidades hdricas foram estimadas em 4,5 mm dia-1, com um turno de rega de 6 dias. A irrigao real necessria foi estimada em 27 mm. A condutividade eltrica da gua de irrigao a ser usada, foi medida e o valor encontrado foi de 1,7 mmhos cm-1 a 250 C. Nessas condies, qual dever ser a quantidade de gua a aplicar, sabendo-se que o sistema de irrigao ser por superfcie ? Tabela 6 Tolerncia salinidade de algumas culturas, com referncia condutividade eltrica do extrato de saturao do solo (mmhos cm-1)
DRENAGEM AGRCOLA 33

Cultura Abacate Algodo Arroz Batata Cebola Cevada Feijo Laranja Limo Melo Milho Pepino Soja Sorgo Trigo Tomate

Diminuio de rendimento (%) 0 1,3 7,7 3,3 1,7 1,2 8,0 1,0 1,7 1,7 2,2 1,7 2,5 5,0 4,0 6,0 2,5 10 1,8 9,6 3,8 2,5 1,8 10,0 1,5 2,3 2,3 3,6 2,5 3,3 5,5 5,1 7,4 3,5 25 2,5 13,0 5,1 3,8 2,8 13,0 2,3 3,2 3,3 5,7 3,8 4,4 6,2 7,2 9,5 5,0 50 3,7 17,0 7,2 5,9 4,3 18,0 3,6 4,8 4,8 9,1 5,9 6,3 7,5 11,0 13,0 7,6 Mximo 6,0 27,0 11,5 10,0 7,5 28,0 6,5 8,0 8,0 16,0 10,0 10,0 10,0 18,0 20,0 12,5

a) Determinao do fator de lixiviao

FL =

CEA i 5 CEE s CEA i

Da tabela 6 e para uma diminuio de rendimento de 10%, o valor da CEEs para o milho de 2,5 mmhos cm-1. Assim, o FL ser:

FL =

1,7 = 0,157 5 x 2,5 1,7

b) Determinao da quantidade de gua de lixiviao

IRNL =

IRN 27 = = 32 mm 1 FL 1 0,157

DRENAGEM AGRCOLA

34

CAPTULO III: HIDROLOGIA SUBTERRNEA

3.1 - GUA FRETICA E LENOL FRETICO

Do total de gua precipitada sobre o terreno, chuva ou irrigao, uma parte se infiltra. Se o solo contm baixo teor de umidade, a gua infiltrada retida por uma certa camada de solo, no permitindo a redistribuio da gua a uma maior profundidade, at que a camada superior atinja a capacidade de campo. A partir disso, alguns fenmenos de efeitos opostos comeam a acontecer: por um lado, a transpirao e a evaporao diminuem a umidade do solo; por outro, a ocorrncia de nova chuva ou irrigao, aumentam. Se a lmina precipitada superar quela evapotranspirada, a gua em excesso se redistribui (movimenta) a uma profundidade cada vez maior, deixando todo o perfil do solo com um teor de umidade teoricamente na capacidade de campo.

Desta maneira, a lmina percolada pode alcanar um estrato impermevel, ou pouco permevel, cuja velocidade da gua seja inferior quela das camadas superiores. Nestas condies, o solo situado acima do estrato impermevel atinge a capacidade de campo e se satura com as novas precipitaes. Se continuar havendo entrada de gua no solo, a zona saturada se elevar, podendo chegar prxima superfcie do solo.

No perfil do solo, pode-se distinguir trs estratos, conforme Figura 7.

Superfcie do solo Zona no saturada Zona capilar Zona saturada Camada impermevel Nvel do lenol fretico

Figura 7 Representao da distribuio de gua no solo.

a) Zona saturada
DRENAGEM AGRCOLA 35

a mais profunda, em que todos os poros do solo esto ocupados com gua. Parte da gua est retida junto s partculas do solo, cujo volume igual microporosidade. Para o resto da gua, cujo volume igual macroporosidade, a gravidade a fora dominante, de forma que, se existir uma sada (drenos ou bombeamento), essa gua pode ser extrada. A gua presente na zona saturada chamada de gua fretica e o seu limite superior denominado de lenol fretico.

b) Zona capilar a faixa de solo situada imediatamente acima do lenol fretico. Pelo efeito da capilaridade, a gua fretica da zona saturada se eleva acima do lenol. Nesta faixa de solo, o contedo de umidade diminui medida que se distancia do lenol, at alcanar uma distncia crtica. Nesta faixa, a gua chamada de capilar.

c) Zona no saturada Se estende do limite superior da zona capilar at a superfcie do solo. Pode ter uma espessura de alguns metros ou de poucos centmetros, podendo, em alguns casos, nem existir (terrenos pantanosos). O contedo de umidade muito varivel. Em perodos secos, pode chegar at abaixo do PM e, aps o perodo de chuvas, pode atingir temporariamente a saturao. Do ponto de vista agronmico, essa faixa a mais importante, pois nela que se desenvolve o sistema radicular das plantas. A gua contida nesta faixa denominada gua do solo, e retida pelo solo contra a fora da gravidade.

3.2 - CARGA HIDROSTTICA

A carga hidrosttica da gua fretica em um ponto A (Figura 8) a altura que o nvel da gua alcanaria em relao a um nvel de referncia, se se instalasse no terreno um tubo com a extremidade inferior perfurada e coincidindo com o ponto A.

Um tubo desta forma denominado piezmetro e a carga hidrosttica recebe a denominao de altura piezomtrica. A carga hidrosttica a soma de h, altura de gua no tubo, e z, altura correspondente do ponto A at o nvel de referncia.

B
DRENAGEM AGRCOLA 36

h
A

h z
Nvel de referncia

Figura 8 Representao da carga hidrosttica.

O termo h representa a presso de gua sobre o ponto A, e pode ser expresso em termos de coluna de gua, conforme Equao 15.

h =

p g

(15)

em que p = presso de gua em A; = densidade da gua; e, g = acelerao local da gravidade.

O valor da carga hidrosttica pode ser determinado pela Equao 16.

h = h + z =

p +z g

(16)

Na Figura 8, o nvel representado por B se denomina superfcie piezomtrica e, como veremos a seguir, nem sempre coincide com o nvel fretico.

3.3 - ESTRATOS E AQFEROS

Do ponto de vista da hidrologia subterrnea, os estratos do solo podem ser classificados como: permevel, semi-permevel e impermevel.

Permevel

DRENAGEM AGRCOLA

37

Um estrato considerado permevel quando suas propriedades de transmisso de gua so favorveis em comparao ao estrato situado acima ou abaixo dele. A resistncia ao movimento vertical desprezvel e se considera apenas a resistncia ao movimento horizontal.

Semi-permevel Neste caso, as propriedades de transmisso de gua so pouco favorveis. O fluxo horizontal nestes estratos desprezvel, mas no o vertical, j que em geral, devido sua pequena espessura, a resistncia vertical pequena.

Impermevel Um estrato considerado como impermevel quando praticamente desprezvel o movimento de gua atravs dele, tanto no sentido vertical como no horizontal. Para efeitos prticos, se considera impermevel um estrato quando sua permeabilidade menor que 10 % da permeabilidade dos estratos vizinhos.

Os distintos estratos que contm gua se combinam constituindo sistemas aqferos, os quais podem ser classificados como: no confinados, confinados e semiconfinados.

No confinados Consiste na parte saturada de um estrato permevel, abaixo do qual h um estrato impermevel que constitui o limite inferior deste aqfero. O seu limite superior o nvel do lenol fretico, que neste caso, coincide com a superfcie piezomtrica.

Confinados Consiste de um estrato permevel totalmente saturado de gua e compreendido entre dois estratos impermeveis. Neste caso, o lenol fretico e o limite superior da zona saturada coincide com a separao do estrato permevel e o estrato impermevel superior. De outro modo, a superfcie piezomtrica normalmente est mais alta, de maneira que, se um poo for aberto e penetrar no estrato permevel, a gua se eleva acima da separao dos estratos superiores.

Semi-confinado

DRENAGEM AGRCOLA

38

Consiste em um estrato permevel completamente saturado de gua e coberto por um estrato semipermevel. Da mesma forma que no aqfero confinado, a superfcie fretica se encontra acima do nvel de separao dos estratos superiores. Pelo fato do estrato semipermevel permitir um certo movimento vertical, a gua fretica ascende por este estrato, mas sem alcanar o nvel piezomtrico, porque a resistncia a esse movimento proporciona perdas de carga. Neste caso a superfcie piezomtrica e o nvel fretico no coincidem.

A Figura 9 apresenta uma ilustrao sobre os trs diferentes tipos de aqferos.

No confinado

Confinado

Semi-confinado

Figura 9 Esquema ilustrativo dos tipos de aqferos.

3.4 - ESCOAMENTO ATRAVS DE ESTRATOS SATURADOS

No estudo do movimento da gua no solo temos que distinguir dois casos: meio saturado e no saturado. O primeiro caso de maior importncia para a drenagem, que objetiva eliminar o excesso de gua que satura o solo. O segundo caso, compreende a infiltrao da gua no solo e outros fenmenos, como o movimento do vapor dgua, absoro de gua pelas plantas e outros, que apesar de ser de grande interesse, tem menos importncia para a engenharia de drenagem. Por isso, estudaremos o fluxo atravs de estratos saturados.

3.4.1- Escoamento horizontal atravs de um estrato: transmissividade


DRENAGEM AGRCOLA 39

A Figura 10 representa um estrato permevel confinado entre dois impermeveis. Atravs do primeiro se move a gua, que se infiltra na zona de carga e eliminada por um rio.
Zona de carga Superfcie piezomtrica

Rio

Figura 10 - Estrato permevel confinado entre dois impermeveis.

Consideremos as sees A e B, distantes de L. Atravs delas, passa uma vazo Q por unidade de comprimento, perpendicular ao plano da Figura 10, conforme a Equao 17.

Q=q D

(17)

em que q D = fluxo (vazo por unidade de rea); e, = espessura do estrato.

O fluxo determinado pela Equao 18.

h h2 h =k =k I q=k 1 L L

(18)

onde k a condutividade hidrulica do aqfero.

Substituindo a Equao 17 na Equao 18, encontraremos a Equao 19.

Q=k D I
DRENAGEM AGRCOLA

(19)
40

O produto k.D denominado transmissividade (T). Assim, como a condutividade hidrulica resume as propriedades transmissoras de gua de um solo, a transmissividade depende da natureza do material que constitui o solo (k) e da espessura do estrato (D). Suas dimenses so [T] = [LT-1 ].[L] = [L2 T-1 ]. A unidade mais usual para expressar transmissividade m2 dia-1.

3.4.2 - Escoamento horizontal atravs de vrios estratos: condutividade equivalente

freqente um aqfero sear constitudo por vrios estratos de diferentes caractersticas. A Figura 11 representa o esquema de um solo com trs estratos.

Figura 11 - Representao esquemtica de um solo com trs estratos

Supondo que no exista fluxo atravs da superfcie de separao, a vazo, por unidade de comprimento, atravs de cada estrato :

DRENAGEM AGRCOLA

41

Q1 = k 1 D1

h L

(20)

Q 2 = k 2D 2

h L
h L

(21)

Q 3 = k 3D 3

(22)

A vazo total dada pela Equao 23.

Q = Q1 + Q 2 + Q 3 =

h (k 1 D1 + k 2 D 2 + k 3 D 3 ) L

(23)

que pode ser comparada a um estrato fictcio de espessura D, igual soma das espessuras dos estratos e de permeabilidade k, representado pela Equao 24.

Q=

h h kD= L L

k i Di

(24)

em que D =

A condutividade equivalente dada pela Equao 25.

k=

k i Di D
(25)

3.4.3 - Escoamento vertical atravs de um estrato: resistncia hidrulica

DRENAGEM AGRCOLA

42

A Figura 12 representa um estrato de permeabilidade k e espessura D, situado sobre outro de condutividade superior. Um piezmetro situado no estrato inferior indica uma carga piezomtrica h2 . Se se inunda uma parcela, mantendo gua nvel constante (tabuleiro de arroz, por ex.), o nvel dgua representa uma carga hidrosttica h1, em relao camada de impedimento. Devido diferena h1 - h2, a gua de irrigao se infiltra verticalmente (o movimento horizontal desprezvel), e segue a trajetria indicada na Figura 12.

Superfcie piezomtrica

Rio

Movimento de gua

Figura 12 Superposio de estratos onde o superior possui permeabilidade maior que o estrato situado abaixo.

Aplicando a Lei de Darcy ao estrato superior, tem-se que:

h h 2 h1 h 2 = q=k 1 D D/k

(26)

O valor de D/k recebe o nome de resistncia hidrulica do estrato (C). Suas dimenses so: [C] = [L] [LT-1 ]-1 = [T]. k expresso em m dia-1 e C em dias.

3.4.4 - Escoamento vertical atravs de vrios estratos: permeabilidade equivalente

A Figura 13 representa um caso parecido com o do exemplo anterior, onde o estrato superior constitudo de trs estratos semi-permeveis de diferentes caractersticas.
DRENAGEM AGRCOLA 43

O fluxo vertical igual para todos os estratos, de forma que:

h h2 q = k1 1 ; D1

D q 1 = h1 h 2 k1

(27)

h h3 q = k2 2 ; D2
h h4 q = k3 3 ; D3

D q 2 = h2 h3 k2

(28)

D q 3 = h3 h 4 k3

(29)

Somando as equaes 27, 28 e 29 e tendo em conta que:

(h1 h2) + (h2 h3) + (h3 h4) = h ,


se obtm:

q=

h h h = = D1 D 2 D 3 C1 + C 2 + C 3 C + + k1 k 2 k 3

(30)

A resistncia hidrulica ser:

C = C1 + C2 + C3.

O conjunto destes trs estratos seria equivalente a um solo de espessura igual soma dos trs e com uma condutividade hidrulica chamada equivalente (k) e cujo valor pode ser obtido da seguinte forma: C = C1 + C2 + C3

D D1 D 2 D 3 = + + k k1 k 2 k 3
D D1 D 2 D 3 + + k1 k 2 k 3

k=

(31)

DRENAGEM AGRCOLA

44

Generalizando, tem-se:

k=

D D k
i

(32)

Figura 13 Esquema mostrando o escoamento vertical atravs de vrios estratos.

3.5 POOS DE OBSERVAO DO LENOL FRETICO

A observao da profundidade do lenol fretico feita por meio de um poo simples, feito com um trado. Aps a abertura do poo, necessrio esperar a estabilizao do nvel da gua em seu interior para que a leitura seja efetuada.

Entretanto, quando for de interesse realizar observaes durante um grande perodo de tempo, necessrio instalar um poo de observao, que requer alguns cuidados para a sua instalao. Para tanto, o fundo do poo preenchido com material poroso (brita ou cascalho) e, logo aps, instalado um tubo de PVC perfurado em todo o seu comprimento. A Figura 14 ilustra um poo de observao.

DRENAGEM AGRCOLA

45

Uma vez colocado o tubo, toda a sua lateral completada com brita. Na parte superior, prxima superfcie, se constri um anel de concreto com o objetivo de aumentar a resistncia e impedir que a gua de chuva ou de irrigao penetre junto s paredes do tubo. O poo coberto com uma tampa que possui uma pequena perfurao, a fim de permitir a entrada e a sada de ar, que se move devido s oscilaes do nvel fretico.

O dimetro do tubo depende do sistema de medida do nvel, uma vez que, quanto menor o dimetro, maior a sensibilidade do poo, j que uma oscilao de nvel de mesma quantidade, o correspondente volume de gua menor. Dessa forma, recomendado que o dimetro no seja menor que 5 cm, para facilitar a coleta de gua. As perfuraes no tubo devem ter dimetros de aproximadamente 3 mm.

Com relao profundidade a ser instalado, esta deve ser compatvel com o objetivo do estudo a ser realizado. O poo de observao indica o nvel correspondente ao estrato de maior carga hidrosttica entre os perfurados. Desse modo, se se aprofundar muito o poo, pode-se atingir um aqfero artesiano, cuja leitura no indicar a verdadeira profundidade fretica. Da mesma maneira, pode-se penetrar em um estrato permevel nosaturado, o que promoveria uma perda de gua do poo (funciona como dreno). Como norma geral, utiliza-se uma profundidade igual do sistema radicular, mais 1 (um) metro. Se com esta perfurao um estrato de caractersticas muito diferentes do superior for atravessado, conveniente reduzir a profundidade. Se no existir esse risco, pode-se aprofundar um pouco mais. Para comprovar se o poo funciona bem, deve-se extrair toda a gua do seu interior e observar a recuperao do nvel inicial. Outra maneira, mais trabalhosa, consiste na perfurao de um outro poo ao lado do poo de observao e verificar se os nveis coincidem.

Tampo perfurado Concreto

Brita Nvel fretico DRENAGEM AGRCOLA 46

Figura 14 Esquema de um poo de observao.

3.6 PIEZMETROS

O procedimento normal de se determinar a carga hidrosttica consiste na instalao de piezmetros, que so tubos com a extremidade perfurada. A Figura 15 apresenta o esquema de um piezmetro.

Os piezmetros so geralmente de PVC, os quais so recomendveis devido ao baixo custo. Eles so introduzidos no solo de forma que a parte perfurada se situe no estrato cuja carga hidrosttica se quer medir. Os dimetros variam de 3 a 20 cm e as mesmas consideraes vistas para os poos de observao so vlidas tambm neste caso. O comprimento do estrato perfurado deve ser de, no mnimo, 1 (um) metro. Com relao aos procedimentos de instalao, estes variam em funo da maior ou menor profundidade de interesse. Aps a instalao do piezmetro, espera-se um certo tempo para que haja a estabilizao no nvel de gua em seu interior. O nvel alcanado pela gua no interior do piezmetro a carga piezomtrica.
Tampo Perfurado Concreto Areia

Nvel piezomtrico

Filtro DRENAGEM AGRCOLA 47

Figura 15 Esquema de um piezmetro.

3.7 HIDRGRAFAS

As hidrgrafas so curvas que relacionam as variaes do nvel da gua em relao ao tempo. Podem ser construdas a partir dos dados de poos de observao (hidrgrafas freticas) ou com dados de piezmetros (hidrgrafas piezomtricas). No caso de hidrgrafas freticas, pode-se tomar como referncia a superfcie do terreno, conforme apresentado na Figura 16.

A utilizao de hidrgrafas permite os seguintes estudos:

velocidade de elevao e descida do nvel fretico; perodos em que o nvel fretico alcana a zona radicular; fatores de carga do aqfero, analisando a variao do nvel com precipitaes, irrigaes, bombeamentos, cheias dos rios, etc; e, tendncia do nvel fretico a longo prazo.

Cota Topogrfica

Profundidade

DRENAGEM AGRCOLA

48

Tempo

Figura 16 Esquema de uma hidrgrafa.

3.8 MAPAS FRETICOS

A partir dos dados dos poos de observao ou dos piezmetros, so construdos os mapas freticos.

Mapa de isohypsas Rene curvas de mesma carga hidrosttica. Para confeccion-lo, parte-se de um plano topogrfico onde esto situados os piezmetros, anotando em cada ponto a carga hidrosttica correspondente ao momento em que se deseja estudar. Em seguida, traam-se as curvas de nvel, que se denominam isohypsas.

Mapa de isbatas Rene curvas de mesma profundidade. Para confeccion-lo, junto a cada ponto se anota a profundidade do lenol fretico em relao superfcie do terreno. As curvas de nvel so denominadas isbatas. Mapa de variao de nvel Este mapa pode ser construdo a partir dos mapas das isohypsas ou de isbatas. Para isto, nos dois casos, superpem-se os mapas de duas pocas diferentes. Nos pontos de interceptao entre as curvas de nvel, so anotadas as variaes respectivas e, a seguir, so unidos os pontos de mesma variao por meio de uma curva.

A Figura 17 apresenta um exemplo de mapa de variao de nvel, confeccionado a partir das isohypsas correspondentes aos meses de janeiro e fevereiro.

DRENAGEM AGRCOLA

49

Figura 17 Esquema de um mapa de variao de nvel.

3.8.1 - Interpretao e aplicaes dos mapas freticos

3.8.1.1 - Direo do escoamento fretico

Tanto as isohypsas como as isbatas, so linhas equipotenciais. Dessa forma, as linhas normais ou perpendiculares elas so linhas de corrente, que so definidas como as linhas traadas em uma massa fluida onde, em todos os pontos, a direo da velocidade resultante do fluxo tangencial esta linha. Quando o regime permanente, a linha de corrente a prpria trajetria de uma partcula individual do fluido.

3.8.1.2 - Gradiente Hidrulico

Usado na equao de Darcy, o gradiente hidrulico pode ser facilmente calculado a partir dos mapas das isohypsas. Em geral, terrenos que apresentam pequenos gradientes (curvas de nvel bem espaadas) tem elevada permeabilidade e, por outro lado, gradientes hidrulicos fortes, representam terrenos pouco permeveis.

3.8.1.3 - Depresses freticas e zonas altas

DRENAGEM AGRCOLA

50

As partes altas nas superfcies piezomtricas ou nos lenis freticos correspondem reas de carga do aqfero, provocada por chuvas, irrigao ou outra causa.

As depresses freticas geralmente correspondem reas afetadas por bombeamento ou com rachaduras, favorecendo a eliminao da gua para outros estratos. So reas de descarga dos aqferos.

3.8.1.4 - Influncia de rios e correntes superficiais

A forma das curvas eqipotenciais nas proximidades de rios ou de outras correntes superficiais, indica se a corrente atua como dreno (Figura 18 A) ou carregamento do aqfero (Figura 18 - B).

Figura 18 - Influncia das curvas equipotenciais nas proximidades de rios.

3.8.1.5 - Interpretao dos mapas de variaes de nvel

De modo geral, as zonas de grandes variaes correspondem reas de carga, e de pequenas variaes, reas de descarga.

DRENAGEM AGRCOLA

51

CAPTULO IV: DRENAGEM SUBTERRNEA

4.1 INTRODUO

Tambm chamada drenagem do solo, a drenagem subterrnea consiste na eliminao do excesso de umidade da camada do solo onde se desenvolve o sistema radicular das plantas, por meio do rebaixamento do lenol fretico.

Nas reas em que o lenol fretico est abaixo de 2 m, geralmente no h problema de drenagem. Em regies midas e sem irrigao, podem ser desenvolvidas atividades agrcolas, com o lenol fretico profundidade de 60 cm sem muitos problemas. Mas em regies ridas e semi-ridas, com irrigao e perigo de salinidade, deve-se manter o lenol fretico a uma profundidade mnima de 1,8 m, para evitar problemas de salinizao.

Como discutido no Captulo 1, a drenagem do solo melhora sua aerao, aumenta o volume explorado pelas razes, melhora sua estruturao, facilita a decomposio da matria orgnica nele incorporada, remove o excesso de sais e permite sua mecanizao.

Em alguns casos, entretanto, a melhor soluo para o problema do excesso de umidade do solo a explorao de culturas menos susceptveis ao excesso de umidade. Mas, na maioria deles, a implantao de um sistema de drenagem inevitvel quando se quer explorar reas com problemas de excesso de umidade.

4.2 MOVIMENTO DE GUA PARA OS DRENOS

Quando estudamos drenagem, importante que conheamos algumas caractersticas do movimento da gua para os drenos e, em particular, as linhas de fluxo deste movimento. A Figura 19 representa um terreno com um sistema de drenos enterrados j instalados.

DRENAGEM AGRCOLA

52

Devido a diferena de carga hidrosttica H entre o nvel do lenol fretico e os drenos, a gua se move em direo eles. Este movimento afeta inclusive a gua situada abaixo dos drenos, j que ela est submetida presso hidrosttica, devido H.

H
Superfcie fretica Dreno

Linhas de fluxo Camada impermevel

Figura 19 Representao esquemtica do movimento de gua para os drenos.

Do movimento da gua, pode-se destacar as seguintes caractersticas:

a) o lenol fretico no uma superfcie plana, mas apresenta uma curvatura, de forma que, nas proximidades do dreno, a gua se encontra mais profunda que no ponto mdio entre eles. Como conseqncia, a faixa de solo situada sobre os drenos, se encontra com maior ndice de aerao e menos salinizada;

b) como indicado na Figura 19, o movimento da gua fretica no solo se desenvolve na zona situada acima dos drenos e tambm abaixo deles. As linhas de fluxo seguem uma trajetria descendente, penetrando at certa profundidade, para depois, se dirigir aos drenos. Isto explica o fato conhecido de que a gua de drenagem extrai sais de estratos situados abaixo do nvel dos drenos;

c) o caso em que o estrato impermevel ou camada de impedimento se encontra prxima ao fundo dos drenos, as linhas de corrente se apresentam paralelas e horizontais.

4.3 ESPAAMENTO E PROFUNDIDADE DOS DRENOS


DRENAGEM AGRCOLA 53

O espaamento e a profundidade dos drenos so os dois principais parmetros no dimensionamento de um sistema de drenagem. Normalmente, a profundidade fixada, determinando-se o espaamento adequado para os drenos. Esses dois parmetros dependem do tipo de solo, da quantidade de gua a ser drenada (recarga) e da profundidade do solo que se deseja drenar.

Como indicao geral para efeitos prticos, a Tabela 7 apresenta valores mdios de espaamento e profundidade de drenos, em funo da condutividade hidrulica, que podem ser utilizados, quando da impossibilidade de determin-los. Tabela 7 Valores indicativos da profundidade e espaamento de drenos Tipo de Solo
Textura fina Textura mdia

Condutividade hidrulica (mm dia-1 )


< 1,5 1,5 a 5,0 5,0 a 20,0 20,0 a 65,0 65,0 1 125,0 125,0 a 250,0

Espaamento (m)
10 a 20 15 a 25 20 a 35 30 a 40 30 a 70 30 a 100

Profundidade (m)
1,0 a 1,5 1,0 a 1,5 1,0 a 1,5 1,0 a 1,5 1,0 a 2,0 1,0 a 2,0

Textura grossa Turfa

A determinao do espaamento e da profundidade dos drenos pode ser feita por mtodo direto ou por mtodo indireto, utilizando frmulas empricas ou teorias de drenagem.

4.3.1 Mtodo direto

Consiste na determinao in loco da declividade da linha de efeito til de drenagem do solo, a qual dever ser determinada na rea a ser drenada, por meio de um dreno aberto e uma srie de poos, instalados na direo perpendicular este, conforme ilustrado na Figura 20. A gua no dreno deve ser bombeada ou derivada por gravidade, para fora da rea, para propiciar o rebaixando do lenol fretico.

De acordo com a Figura 20, verifica-se que o nvel de gua no poo mais prximo do dreno inferior ao do poo seguinte. Quando o nvel de gua tornar-se constante em dois poos subsequentes, o dreno no mais capaz de drenar a regio onde

DRENAGEM AGRCOLA

54

encontram-se esses poos. Unindo os nveis de gua nos poos, tem-se a declividade da linha de efeito til de drenagem.

Conhecendo-se essa linha, facilmente pode-se determinar qual dever ser o espaamento dos drenos, para uma determinada profundidade mnima do lenol entre eles. Definida a profundidade de solo que se deseja drenar, verifica-se o poo que registra essa profundidade, definindo-se, dessa forma, o ponto mdio entre o espaamento dos drenos. Aps instalado o sistema de drenagem, a profundidade mnima real do lenol ser um pouco maior do que a profundidade mnima preestabelecida, uma vez que o lenol fretico, na posio intermediria entre os drenos, estar sob a ao dos dois e no apenas de um dreno.

Figura 20 Determinao do espaamento de drenos pelo mtodo de campo.

4.3.2 Teorias de drenagem Frmulas empricas

A finalidade bsica das frmulas de drenagem a determinao do espaamento de drenos. Este espaamento, condicionado aos seguintes fatores:

profundidade dos drenos; condutividade hidrulica dos solos; espessura dos estratos do solo; profundidade tima do lenol fretico; vazo de escoamento. As frmulas de drenagem so agrupadas em duas categorias: as de regime

permanente e as de regime varivel.


DRENAGEM AGRCOLA 55

Nas frmulas de regime permanente, a suposio bsica de que a superfcie do lenol fretico se encontra estabilizada no tempo e no espao, isto , a quantidade de gua que chega at ele igual quantidade que eliminada pela drenagem. Esta situao corresponde ao caso de uma precipitao de intensidade constante e de longa durao. Em pases de clima tropical, como o Brasil, os regimes pluviomtricos no tm essa caracterstica. Essas frmulas so de boa aproximao para regies que apresentam regime pluviomtrico regular e bem distribudo ao longo do ano.

Duas condies so impostas ao funcionamento do sistema de drenagem, cujo dimensionamento baseia-se nas frmulas de regime permanente. Estas condies denominam-se critrios de drenagem, isto , a lmina de gua a ser eliminada em 24 horas (coeficiente de drenagem) e a profundidade qual o lenol fretico deve estabilizar-se.

Nas frmulas de regime varivel, supe-se que, em conseqncia de uma chuva ou de uma irrigao, o lenol fretico eleva-se a uma certa altura, em relao ao seu nvel inicial, e depois de cessada a chuva ou a irrigao, ele comea a rebaixar. Os critrios de drenagem, para este caso, so estabelecidos em termos dinmicos, e compreendem os caso de critrios de drenagem para o perodo seco do ano ou de irrigao e critrios de drenagem para o perodo chuvoso. Ambos os casos levam em conta a velocidade de queda do lenol fretico.

4.3.2.1 Frmulas de regime permanente

Existem vrias frmulas ou teorias para se determinar a relao entre o espaamento e a profundidade dos drenos, baseadas no regime de escoamento permanente. Entretanto, sero estudadas as duas mais utilizadas: a de Hooghoudt e a de Ernst.

Na deduo dessas duas frmulas, foi pressuposto que:

o solo homogneo e de condutividade hidrulica ko; os drenos so paralelos e espaados de L;


56

DRENAGEM AGRCOLA

h uma camada impermevel (C.I.) uma distncia vertical, D, abaixo da linha dos drenos; a recarga do lenol fretico, isto , a percolao, R, constante; a origem do sistema de eixos coordenados est na interseo da camada impermevel com o plano vertical que passa pelo centro de um dos drenos; e o gradiente hidrulico, em qualquer ponto dentro da regio de escoamento, saturada, igual declividade do lenol fretico acima dele, isto , dy/dx. Esta pressuposio est baseada nas hipteses de Dupuit-Forchheimer (D-F) que desconsideram a

convergncia das linhas de corrente para os drenos, ou seja, o escoamento para pequenas declividades do lenol fretico pode ser considerado horizontal e a velocidade da gua constante, em qualquer ponto sobre um plano vertical direo do escoamento.

Forma da Equao de Hooghoudt

L2 =

4 k H2 + 8 k D H R

(33)

Hooghoudt encontrou uma maneira prtica para introduzir o efeito da convergncia das linhas de corrente, prximo aos drenos, trocando na Equao 33 o valor da espessura do estrato, D, por um valor terico denominado de estrato equivalente, d, em que d < D. Este estreitamento terico da regio de escoamento, abaixo dos drenos, cria uma perda de carga, para efeito de dimensionamento, equivalente quela devida convergncia das linhas de corrente, junto aos drenos, no considerada na Equao 33, a qual passa a ser escrita.

L2 =

4 k H2 + 8 k d H R

(34)

Para um solo estratificado em duas camadas de condutividades hidrulicas k1 e k2 e, ainda, que os drenos estejam contidos na interface destas duas camadas, a Equao 34 torna-se:

DRENAGEM AGRCOLA

57

L2 =

4 k 1 H2 8 k 2 d H + R R

(35)

que a forma geral da equao de Hooghoudt.

A Equao 35 expressa melhor o espaamento para D > L, mas tambm pode ser usada quando D < L.

A Equao que determina o valor do estrato equivalente de Hooghoudt, d, depende do espaamento (L), do permetro molhado (Pm) e da espessura do estrato entre drenos e a camada impermevel (D), ou seja:

d=

D D D 2,5 LN +1 L Pm

(36)

Como os drenos so dimensionados para trabalharem meia carga (o volume de gua a ser drenado ocupa apenas a metade do dimetro), o permetro molhado ser determinado por:

Pm = r

(37)

em que r o raio interno dos drenos.

Exemplo de aplicao do mtodo de Hooghoudt

Determinar o espaamento que devero ter os drenos de uma rede de drenagem subterrnea, sabendo-se que: condutividade hidrulica da camada superior do solo (k1): 0,25 m dia-1; condutividade hidrulica da camada inferior do solo (k2): 1,50 m dia-1; culturas: hortalias p = 0,50 a 0,80 m (Tabela 2); lmina a ser eliminada ou recarga (R): 15 mm dia-1; distncia dos drenos camada impermevel (D): 2 m; raio dos drenos (r): 5 cm.
58

DRENAGEM AGRCOLA

Considerando que o sistema ser dimensionado para o valor mximo da profundidade tima do lenol fretico para o grupo de culturas em questo (p = 0,80 m), a profundidade dos drenos (P) ser atribuda como sendo igual a 1,20 m ( comum se estipular P 1,5 p).

De acordo com as equaes 35 e 36, verifica-se que a determinao do espaamento (L) s pode ser feita por tentativas. Sendo assim, atribui-se um valor inicial para L e calcula-se d, por meio da Equao 36. Com o valor de d, calcula-se L, por meio da Equao 35. Compara-se o valor atribudo com o valor calculado; se forem iguais, chegouse ao valor definitivo de L; se forem diferentes, atribui-se novo valor a L, calculando-se novamente d e, consequentemente, L. O clculo s se encerra, quando o valor atribudo a L for igual ao calculado.

Primeira tentativa: L = 40 m a - Determinao da altura mxima do lenol fretico sobre o plano que passa pelo fundo dos drenos (H);

H = P p = 1,20 0,80 = 0,40 m

b - Determinao do estrato equivalente de Hooghoudt (d) Para: L = 40 m Pm = r = 3,14 x 0,05 = 0,157 m D=2m

d= 2,5

D D D LN +1 L Pm

2 = 1,52 m 2 2 2,5 LN +1 40 0,157

c - Determinao do espaamento (L)

DRENAGEM AGRCOLA

59

L2 =

4 k 1 H2 8 k 2 d H 4 x 0,25 x (0,40) 2 8 x 1,50 x 1,52 x 0,40 + = + = 497 R R 0,015 0,015

L = 22,3 m

Como o valor atribudo foi de 40 m, o ajuste no est adequado.

Segunda tentativa: L = 30 m

Ser calculado um novo valor de d.

Para: L = 30 m Pm = r = 3,14 x 0,05 = 0,157 m D=2m

O valor de d ser ento igual a 1,40 m.

Para este valor de d, o valor de L 21,4 m.

Como o valor atribudo foi 30 m, o espaamento ainda no est ajustado. Terceira tentativa: L = 20 m

Ser calculado um novo valor de d. Para: L = 20 m Pm = r = 3,14 x 0,05 = 0,157 m D=2m

O valor de d ser ento igual a 1,22 m.Para este valor de d, o valor de L 20 m Como o valor atribudo foi 20 m, o espaamento est ajustado. 4.3.2.2 Frmulas de regime varivel

DRENAGEM AGRCOLA

60

Estas frmulas consideram o movimento do lenol fretico tanto durante a carga do aqfero como durante a descarga.

Os critrios de drenagem para o regime varivel se fundamentam no fato de que o lenol fretico se eleva em conseqncia de uma chuva ou irrigao e, em seguida, estabelecem a velocidade de queda do lenol, isto , o nmero de dias para que ele atinja uma dada profundidade. Basicamente, so dois os critrios de drenagem para o regime varivel: critrios de drenagem para a poca de irrigao e critrios de drenagem para a poca de chuvas. Estes critrios j foram discutidos no captulo 1, item 1.9.

Com referncia chuva crtica, utilizada no critrio de poca de chuvas, existem vrias metodologias para sua determinao. A seguir, ser apresentada uma dessas metodologias.

Inicialmente, dispem-se os dados em ordem decrescente, atribuindo-lhes uma ordem de apresentao, conforme coluna 1 da Tabela 8. Na coluna 2, os registros de chuvas so agrupados em intervalos de 5 em 5 mm, e na coluna 3 so anotados o nmero de vezes que cada evento ocorreu, com a finalidade de determinar a freqncia da chuva (coluna 4), obtida por meio da Equao 44.

Fi =

Ni

(44)

Ni

em que Ni o nmero total de dias analisados. O clculo da freqncia com a qual a chuva foi igualada ou superada (coluna 5) feito, somando-se todas as freqncias para chuvas iguais ou maiores considerada. O perodo de retorno (T) (coluna 6) o inverso da freqncia. O nmero de vezes que uma certa chuva esperada ocorrer anualmente (N) (coluna 7), determinado pela razo entre o nmero de dias do ano e o perodo de retorno da chuva (365/T).

No exemplo em questo, apresentado na tabela 7, a chuva crtica ou de projeto, determinada com dados de 15 anos de observao, est entre 40 e 45 mm dia-1, uma vez que para essa faixa que N = 4,8545 5.
DRENAGEM AGRCOLA 61

Tabela 7 Determinao de chuva crtica ou de projeto

Existem vrias frmulas ou teorias de drenagem, baseadas no regime varivel, desenvolvidas para se determinar a relao entre o espaamento e a profundidade dos drenos. Dentre elas, ser considerada apenas a de Glover-Dumm por se tratar de uma

DRENAGEM AGRCOLA

62

frmula de fcil aplicao e que tem se mostrado eficiente nos experimentos conduzidos em condies de laboratrio e de campo.

Na frmula de Glover-Dumm, considera-se que a carga do aqfero instantnea, isto , no se leva em considerao a gua que sai pelos drenos durante a chuva ou a irrigao. Isto significa ainda que, para uma recarga R, que se infiltrou completamente, o lenol fretico elevar-se-; cessada a precipitao, o nvel do lenol comea a rebaixar.

A Figura 22 representa um terreno onde foi instalado um sistema de drenagem.

P ho D1 D D2 = d Do L C.I. ht

Figura 22 Representao esquemtica de um dreno com os parmetros necessrios aplicao da equao de Glover-Dumm.

Aps uma carga instantnea (R), procedente de uma irrigao, o lenol fretico, que inicialmente se supe que horizontal e se encontra no nvel dos drenos, se eleva at uma altura h0, dada pela Equao 45.

h0 =
DRENAGEM AGRCOLA

(45)
63

em que R = recarga [mm]; e = macroporosidade do solo [decimal], determinada em laboratrio ou estimada pela Equao 46.

= k
em que k a condutividade hidrlica do solo [cm dia-1].

(46)

Atingida a altura ho, o lenol fretico comea a se rebaixar e, aps um tempo t atinge uma altura ht.

Partindo de uma srie de hipteses, Glover-Dumm estudaram o movimento do lenol fretico e deduziram a Equao 47.

L2 = 2

kDt

1 h ln 1,16 o ht

(47)

em que L KD t = espaamento dos drenos [m]; = transmissividade [m2 dia-1]; = tempo transcorrido a partir do momento que o lenol fretico comeou a descer [dias]; ho ht = altura inicial sobre o nvel dos drenos [m]; e, = altura sobre o nvel dos drenos aps um tempo t [m].

A altura sobre o nvel dos drenos aps um tempo t [ht], determinada pela Equao 48.

h t = 1,16 h o e t

(48)

em que o fator de reao do solo [dia-1], que rene os fatores de solo e geomtricos, determinado pela Equao 49.

=
DRENAGEM AGRCOLA

2 k D L2

(49)
64

A determinao de D feita pela Equao 50.

D = D1 + D2

(50)

O valor de D2 corresponde ao estrato equivalente de Hooghoudt (d), visto no item anterior. Pela Figura 22, v-se que D1 pode ser aproximado por:

D1 =

ho + h t 2

(51)

Embora a frmula de Glover-Dumm esteja fundamentada nas hipteses de D - F, ela leva em considerao o efeito de convergncia das linhas de fluxo, prximo aos drenos, com a introduo de D2 no lugar de Do.

Aplicao da equao de Glover-Dumm para poca de irrigao

Nos permetros irrigados, a lmina de irrigao, IRN (irrigao real necessria), deve satisfazer a demanda evapotranspiromtrica (gua retida na zona radicular) e a necessidade de controle da salinidade do solo (gua de lixiviao ou percolao).

A determinao do espaamento para uma dada profundidade dos drenos feita por tentativas, exemplo da equao de Hooghoudt. O procedimento para essa determinao est a seguir.

1. Determinao da altura mxima que o lenol fretico dever ter, n dias aps a irrigao, pela relao:

hn = P - p

em que P = profundidade dos drenos [m]; e, p = profundidade mnima do lenol fretico para a cultura [m].

DRENAGEM AGRCOLA

65

2. Determinao da altura do lenol fretico, ocasionada pela primeira irrigao, por meio da Equao 45. 3. Determinao da espessura do estrato equivalente (D2 = d). Este parmetro funo de L, raio do dreno (r) e de Do. Seu clculo feito por meio da equaes 42 e 43. Nesta etapa, atribui-se um valor para o espaamento. 4. Determinao de ht para o turno de rega estabelecido, por meio da Equao 48. 5. Determinao do valor de (Equao 49). 6. Determinao do valor de D1 (Equao 51). 7. Determinao do valor de D (Equao 50). 8. Determinao da altura de estabilizao do lenol fretico aps n irrigaes. Se o turno de rega de t dias, antes da irrigao seguinte o lenol fretico se rebaixar at uma certa altura, que calculada pela Equao 48. Aps a nova irrigao, o lenol fretico se elevar novamente de h0, s que agora no mais partindo do nvel dos drenos e sim, da altura que ele se encontrava antes da irrigao. Repete-se esse procedimento at se encontrar um valor constante para h0. 9. Calcula-se o ht, n dias aps a irrigao, de acordo com o critrio estabelecido, utilizando-se o valor de h0 constante encontrado no item anterior, e com t igual a n dias. 10. Se o ht calculado for igual hn (item 1), o espaamento est adequado; se for maior, o espaamento adotado est excessivo e, se for menor, est pequeno. Nestes dois ltimos casos, retorna-se ao item 3, atribui-se um novo espaamento e repete-se os itens subsequentes, at encontrar o espaamento adequado.

Aplicao da equao de Glover-Dumm para poca de chuva

Este critrio determina as profundidades a que o lenol fretico deve estar nos dias subsequentes ocorrncia da chuva crtica.

Inicia-se o clculo, obtendo-se o valor da chuva crtica. Em geral, considerase que, por ocasio dessa chuva, o solo est na capacidade de campo e que toda gua ser
DRENAGEM AGRCOLA 66

infiltrada no solo. Isto significa igualar a lmina de percolao, R, lmina da chuva crtica, proporcionando, dessa forma, uma grande margem de segurana ao clculo.

O procedimento para o clculo o mesmo que foi utilizado para poca de irrigao, utilizando-se a chuva crtica para o clculo de h0 e o critrio de drenagem para poca de chuva.

O espaamento definitivo a ser adotado no projeto ser aquele de maior exigncia, ou seja, o menor entre os dois critrios.

EXEMPLO DE APLICAO DO MTODO DE GLOVER-DUMM

Para a execuo de um projeto de drenagem subterrnea para uma rea de 29,83 ha (380 x 785 m), foram levantados os seguintes dados:

solo: textura mdia; condutividade hidrulica mdia do perfil do solo: 1,13 m dia-1; profundidade da camada impermevel: 3,20 m; cultivos intensivos; turno de rega: 6 dias; lmina de irrigao a ser aplicada: 80 mm; recarga prevista: perdas da ordem de 25% da lmina bruta; chuva crtica calculada para o local: 42 mm; dimetro dos drenos laterais: 6;

Diante desses dados, determine o espaamento mais adequado para a drenagem da rea, utilizando o mtodo de GLOVER-DUMM.

Resoluo
1) Dimensionamento para poca de irrigao 1.1 Determinao de hn Considerando o critrio de drenagem para poca de irrigao:

DRENAGEM AGRCOLA

67

Culturas
Pastagem(1) - solos de textura fina - solos arenosos Hortalias(2) Cultivos extensivos(2) Frutferas(2)
(1) (2) N = 4 dias N = 3 dias

p (m)
0,70 0,50 0,50 0,80 0,90 1,20 1,50

Para o problema em questo, vamos considerar os valores de p equivalentes hortalias. Considerando o valor mximo, vamos ter que p = 0,80 m. A profundidade de instalao dos drenos ser ento igual a 1,20 m (considerando que P = 1,5 p). Trs dias aps a irrigao, a altura mxima que o lenol fretico dever estar sobre os drenos ser:

h3 = P p h3 = 1,20 0,80 = 0,40 m

1.2 Determinao de ho Para esta determinao necessrio se determinar a recarga (R) para os drenos bem como a macroporosidade do solo () em questo. Assim:

= k = 113 = 0,106 100

Da dose de rega total (80 mm), 25% sero perdidos por percolao (20 mm). Assim, aps a primeira irrigao, a altura fretica sobre os drenos ser:

h0 =

R 0,02 = = 0,19 m 0,106

1.3 Determinao de D2 Primeira tentativa: L = 50 m. Para uma profundidade de 3,2 m da camada impermevel, e como a profundidade de instalao dos drenos de 1,20 m, o valor de D0 ser de 2 m. Para drenos tubulares com dimetro de 6 (0,15 m), o raio ser igual a 0,075 m. Assim, o valor de D2 ser:

DRENAGEM AGRCOLA

68

D2 = d =

D0 2 = = 1,648 m D0 D 0 2 2 2,5 LN + 1 2,5 LN 3,14 x 0,075 +1 L 50 Pm

1.4 Determinao de D1

h + h t 0,19 + 0 = = 0,095 m D1 = 0 2 2

1.5 Determinao de D

D = D1 + D 2 = 0,095 + 1,648 = 1,743 m


1.3 Determinao do fator de reao ()

2 k D L2

3,14 2 x 1,13 x 1,743 0,106 x 50 2

= 0,073

Primeira irrigao Logo aps a primeira irrigao, a altura fretica (h0) ser de 0,19 m. Para se determinar a altura do lenol fretico antes de se aplicar a segunda irrigao, ou seja, 6 dias aps a primeira (intervalo equivalente ao turno de rega), calcula-se o valor de t. t = 0,073 x 6 = 0,438. Para t > 0,2 pode-se utilizar a equao simplificada para o clculo de ht.

h t = 1,16 h0 e t h t = 1,16 x 0,19 x e 0,438 = 0,14 m

Segunda irrigao Ao se iniciar a segunda irrigao, o lenol fretico se encontrar a uma altura de 0,14 m. Como a irrigao provoca uma elevao de 0,19 m, o valor de h0 ser de 0,33 m (0,14 + 0,19 m). Assim, a altura do lenol fretico antes de se aplicar a terceira irrigao ser:

DRENAGEM AGRCOLA

69

h t = 1,16 h0 e t h t = 1,16 x 0,33 x e 0,438 = 0,25 m


1.6 Altura de estabilizao do lenol fretico Continuando o clculo para as irrigaes seguintes:
N0 da irrigao H antes da irrigao H depois da irrigao 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

0,00 0,14 0,25 0,33 0,39 0,43 0,46 0,49 0,51 0,52 0,53 0,54 0,55 0,55 0,19 0,33 0,44 0,52 0,58 0,62 0,65 0,68 0,70 0,71 0,72 0,73 0,74 0,74

Uma vez alcanado o equilbrio, calcula-se a altura fretica correspondente a 3 dias aps a irrigao (t = 3 dias). que o que realmente interessa para atender o t = 0,073 x 3 = 0,219 que > 0,2. O valor de ht para 3 dias ser:

h t = 1,16 x 0,74 x e 0,219 = 0,69 m


Como a altura mxima que o lenol fretico dever estar sobre os drenos igual a 0,40 m, o espaamento de 50 m est excessivo.

Segunda tentativa: L = 40 m Para essa condio teremos: h0 = 0,19 m D2 = 1,578 m D1 = 0,095 m D = 1,673 m = 0,11 t = 0,11 x 6 = 0,66

h t = 1,16 x 0,19 x e 0,66 = 0,11 m


N0 da irrigao H antes da irrigao H depois da irrigao

1 2 3 4 5 6 7 8 9 0,00 0,11 0,18 0,22 0,25 0,26 0,27 0,28 0,28 0,19 0,30 0,37 0,41 0,44 0,45 0,46 0,47 0,47

o valor de t para 3 dias ser: t = 0,11 X 3 = 0,33 o valor de ht para 3 dias ser:
70

DRENAGEM AGRCOLA

h t = 1,16 x 0,47 x e 0,33 = 0,39 m


Verifica-se que 0,39 m aproximadamente igual a altura mxima admissvel (0,40 m). Conclui-se, com isso, que o espaamento de 40 m est adequado para a poca de irrigao.

2) Dimensionamento para poca de chuva

2.1 Determinao de ho

Considerando o critrio de drenagem para poca de chuva:

Dias depois da chuva 0 1 2 3

Classe A 0,30 0,50 0,70 0,80

Profundidade fretica (p) Classe B Classe C 0,50 0,90 0,80 1,10 1,00 1,30 1,10 1,40

Classe A: pastagens e grande parte das hortalias Classe B: culturas extensivas Classe C: frutferas

Para o problema em questo, teremos a classe A e as alturas freticas em relao aos drenos sero: Profundidade dos drenos: 1,20 m

Dias depois da chuva 0 1 2 3

Profundidade fretica (p) Classe A 0,30 0,50 0,70 0,80

Altura do lenol fretico em relao aos drenos (ht) 0,90 0,70 0,50 0,40

2.2 Determinao de h0

h0 =

R 0,042 = = 0,40 m 0,106


V-se que este valor inferior correspondente as alturas para 0, 1 e 2 dias

aps a chuva. Vejamos o que ocorre 3 dias aps a chuva.


DRENAGEM AGRCOLA 71

2.3 Determinao de D2 Para o mesmo espaamento calculado para a poca de irrigao, ou seja, L = 40 m, o valor de D2 ser de 1,578 m 2.4 - Determinao de D1: calculado como sendo a mdia entre h0 (0,40 m) e o valor de ht para 3 dias (0,40 m) ver tabela anterior. Como os valores so iguais, D1 = 0,40 m.

2.5 - Determinao de D

D = D1 + D 2 = 0,40 + 1,5578 = 1,98 m


2.6 - Determinao do fator de reao ()

2 K D L2

3,14 2 x 1,13 x 1,98 0,106 x 40 2

= 0,13

2.7 Determinao de t Como estamos utilizando 3 dias aps a chuva, teremos: t = 0,13 x 3 = 0,39 Para t > 0,2 pode-se utilizar a equao simplificada para o clculo de ht.

h t = 1,16 h0 e t h t = 1,16 x 0,40 x e 0,39 = 0,31 m


Esta altura fretica (0,31 m) menor do que a altura mxima admissvel (0,40 m) e, dessa forma, o espaamento de 40 m poderia ser aumentado. Como o espaamento adequado aquele que atende tanto o critrio de poca de irrigao quanto o de chuva, conclui-se que 40 m o espaamento definitivo.

4.3.2.3 Dimensionamento dos drenos

4.3.2.3.1 Vazo dos drenos laterais


DRENAGEM AGRCOLA 72

Para o caso de regime de escoamento permanente, a vazo dada pelo produto da lmina de gua a ser eliminada em 24 horas e a rea de influncia do dreno.

Q=R L C
em que Q = vazo [m3 dia-1]; R = lmina de gua a ser eliminada em 24 h [m]; L = espaamento dos drenos [m]; e, C = comprimento dos drenos [m].

(52)

Para o regime varivel, a Equao 53 fornece a vazo por unidade de rea superficial do solo, qt , derivada da equao de Glover-Dumm.

qt =

2kD ht L2

(53)

Considerando a rea total de influncia do dreno, L C, e o valor de ht igual a ho (mximo inicial), a frmula 53 passa a ser:

qt =

2kD ho C L2

(54)

Com as unidades dos parmetros K em m dia-1, D, Ho, C e L em m, resulta Q em m3 dia-1. Como nas frmulas para o clculo do dimetro dos drenos, emprega-se os valores de vazo em m3 s-1, a frmula prtica torna-se:

Q = 0,000073

kD ho C L

(55)

4.3.2.3.2 Clculo do dimetro dos drenos laterais

DRENAGEM AGRCOLA

73

Conhecida a vazo a ser eliminada pelo dreno, o passo seguinte calcular seu dimetro e gradiente.

a) drenos lisos (PVC liso, cermica )

d = 0,1913 Q 0,368 I0,211 Q = 89 d2,714 I0,572


em que Q d I = vazo [m3 s-1]; = dimetro interno dos drenos [m]; e, = declividade dos drenos [adimensional].

(56)

(57)

b) drenos corrugados

d = 0,2557 Q 0,357 I0,187 Q = 38 d 2,667 I0,5

(58)

(59)

Em reas planas, a declividade de assentamento dos drenos limitada pela topografia, e, por ocasio das descargas mximas, a vazo pode ocorrer em funo do gradiente hidrulico em lugar da declividade.

Para evitar maiores problemas de sedimentao nos drenos, deve ser observada uma declividade mnima de assentamento de 0,10 a 0,15%. Geralmente, esta declividade conseguida por ocasio da abertura das valas com uma profundidade mnima permissvel. Isto faz com que o comprimento do dreno fique limitado a 150 - 200 m.

O uso de drenos laterais tubulares subterrneos e de coletores principais abertos mais recomendado. Neste caso, os drenos laterais devem desaguar cerca de 10 a 20 cm acima do fundo do coletor, para evitar o refluxo da gua e materiais em suspenso para dentro deles, por ocasio das chuvas de alta intensidade.

DRENAGEM AGRCOLA

74

A forma geomtrica de construo dos coletores de drenagem deve ser trapezoidal. Para dimension-los, o procedimento mais usado o mesmo para se dimensionar condutos livres, assunto que ser detalhado em captulo subsequente.

DRENAGEM AGRCOLA

75

CAPTULO V: DRENAGEM SUPERFICIAL

5.1 INTRODUO

Parte da gua de chuva ou de irrigao no se infiltra no solo, escoando sobre a superfcie at alcanar um canal que a elimina da zona de explorao agrcola. Quando essa eliminao no suficiente, ocorrem encharcamentos do solo, causando uma srie de problemas de excesso de umidade.

A drenagem natural das guas superficiais pode ser melhorada por meio de obras que podem se agrupar em duas classes distintas: a) sistematizao do terreno e, b) construo de uma rede de drenagem. Estas obras, que se complementam, apresentam distintas caractersticas, dependendo se a rea ou no irrigada, se o terreno plano ou acidentado.

Sendo assim, pode-se considerar dois casos de drenagem superficial, ou seja, drenagem para eliminao das guas de chuvas e drenagem em reas com problemas de excesso de umidade.

5.2 CONTROLE DE INUNDAES DE REAS AGRCOLAS

Quando se fala em problemas de drenagem agrcola, evidentemente que o enfoque a ser dado diz respeito, fundamentalmente, terrenos baixos ou vrzeas.

Essas reas, devido sua situao topogrfica, recebe todas as formas de gua, quer de pequenos cursos dgua que as percorrem, escoamentos superficiais procedentes de terrenos elevados, drenagem subterrnea dessas reas e, em casos que no so raros, recebem inundaes de rios que as margeiam. A propsito, as obras de controle de inundaes causadas por rios, so as que tm maior custo de implantao.

Para interceptar guas de escoamento superficial de terrenos elevados, pequenas nascentes e a drenagem desses terrenos, a soluo a construo de drenos de encosta, tambm chamados de drenos de contorno. Pequenos cursos dgua que percorrem
DRENAGEM AGRCOLA 76

a rea de baixada, tm sua calha dimensionada e seu curso retificado e, na maioria dos casos, ele pode se constituir no dreno coletor principal ou mesmo ser desviado para o drenos de encosta.

As reas que esto localizadas prximas de rios de grandes vazes, que na poca das chuvas causam inundaes freqentes, devero se endicadas (protegidas por diques). Estas obras so de custo elevado e s devem ser concretizadas aps a execuo de uma anlise econmica bem criteriosa. Maiores detalhes sero abordados no captulo sobre sistemas de drenagem.

5.3 VAZO A ELIMINAR

A estimativa da vazo do escoamento produzido pelas chuvas em determinada rea fundamental para o dimensionamento dos canais coletores. Existem vrias equaes para estimar essa vazo, sendo mais conhecida a equao racional.

A equao racional estima a vazo mxima de escoamento de uma determinada rea sujeita a uma intensidade mxima de precipitao, com um determinado tempo de concentrao (Equao 60).

Q=
em que Q C A i

Ci A 360

(60)

= vazo mxima de escoamento [m3 s-1]; = coeficiente de escoamento (Tabela 8); = rea de contribuio [ha]; e, = intensidade mxima de chuva [mm h-1] para uma durao igual ao tempo de concentrao da bacia (Tc).

O tempo de concentrao o tempo transcorrido para que uma partcula de gua se desloque do ponto mais remoto da bacia hidrogrfica at a sada desta. Ele funo das caractersticas geogrficas e topogrficas da bacia. O tempo de concentrao calculado pelas equaes 61 e 62.
DRENAGEM AGRCOLA 77

Tc = 0,0256 K 0,77 K= L = S L3 H

(61) (62)

em que Tc = tempo de concentrao [min]; L H S = comprimento do curso dgua mais longo da bacia [m]; e, = diferena de nvel entre o ponto mais remoto e a sada [m]; e, = declividade mdia da rea de contribuio.

Tabela 8 Valores do coeficiente C Declividade (%) 05 5 10 10 30 05 5 10 10 30 05 5 10 10 30 Solo Arenoso 0,10 0,25 0,30 0,10 0,15 0,20 0,30 0,40 0,50 Solo Franco Florestas 0,30 0,35 0,50 Pastagens 0,30 0,35 0,40 Terras cultivadas 0,50 0,60 0,70 Solo Argiloso 0,40 0,50 0,60 0,40 0,55 0,60 0,60 0,70 0,80

5.4 DIMENSIONAMENTO DA SEO DE DESAGUAMENTO

O dreno coletor central dever ser projetado para receber e transportar todas as vazes que ocorrem na rea do projeto, tais como: vazo procedente da drenagem subterrnea, vazo referente s perdas por escoamento superficial, caso na rea exista um sistema de irrigao por superfcie, vazo procedente de drenos de encosta, bem como quela decorrente de algum pequeno curso dgua, ou dreno natural, que percorre a rea.

Uma vez determinada a vazo total a ser transportada pelo coletor central, ele ser dimensionado. O dimensionamento obedece o mesmo procedimento utilizado para canais em terra com geometria trapezoidal, que a seo utilizada para drenos abertos.
DRENAGEM AGRCOLA 78

Os parmetros necessrios para se proceder o dimensionamento so os seguintes: vazo transportada (Q), talude do canal, base menor (b), coeficiente de rugosidade (n) e declividade (I).

O talude escolhido em funo do tipo de solo o qual o canal ser construdo mas, normalmente, utiliza-se 1:1, o que eqivale uma inclinao das paredes do canal de 450.

Quanto base menor do canal (b), esta dever ter um valor atribudo, ou seja, quela que desejamos para o dreno.

O valor do coeficiente de rugosidade dependente da Equao que desejamos utilizar para a determinao da velocidade de escoamento da gua no canal. A equao mais utilizada a de Manning e, dessa forma, o valor normalmente utilizado para o coeficiente 0,030.

Para que haja um escoamento adequado no coletor central, h necessidade de que ele possua declividade. Se o terreno a ser drenado for sistematizado, a declividade do dreno poder ser a mesma utilizada na sistematizao. Por deciso de projeto, elas podem ser diferentes.

A figura 23 apresenta a seo tpica de um dreno coletor, com os respectivos parmetros para dimensionamento.

B h b 1 m

Figura 23 Seo tpica de um canal.

Para se proceder o dimensionamento do canal (coletor central), so utilizadas as equaes 63, 64, 65 e 66.

DRENAGEM AGRCOLA

79

a) Determinao da rea de escoamento do canal

A = b h + m h2

(63)

em que A = rea ou seo de escoamento do canal [m2]; b = base menor do canal [m]; h = carga (altura) de gua no canal [m]; e, m = cotangente do ngulo entre a parede do canal e o plano horizontal.

b) Determinao do permetro molhado

P=b+2 h

m2 + 1

(64)

em que P o permetro molhado [m].

c) Determinao do raio hidrulico

R=

A P

(65)

em que R o raio hidrulico [m].

d) Determinao da velocidade de escoamento utilizando a Equao de Manning

V=
em que

1 R 2 / 3 I1/ 2 n

(66)

V = velocidade de escoamento [m s-1]; n = coeficiente de rugosidade, tabelado [adimensional]; e, I = declividade do canal [m m-1].
80

DRENAGEM AGRCOLA

Analisando as equaes 63 e 64, verifica-se que para se determinar A e P h necessidade de termos o valor da carga hidrulica (h). Para a soluo do problema, o clculo feito por tentativas.

Como os valores de Q, b, n e I so dados de entrada para o dimensionamento, atribui-se um valor inicial qualquer para h e calcula-se A, P, R e V. Por meio da Equao de continuidade (Q = A V), calcula-se a vazo em funo do h atribudo. Compara-se essa vazo calculada com a vazo de projeto. Se forem iguais, o h atribudo est correto. Se Q calculada for maior do que a Q de projeto, o h est excessivo; se for menor, o h est reduzido. Se o h ainda no estiver ajustado, atribui-se novo valor a ele at quando a Q calculada se igualar a Q de projeto.

Uma outra alternativa para se dimensionar um coletor a fixao da carga hidrulica no canal (h), ajustando-se a base menor (b). O procedimento de clculo o mesmo j descrito para se ajustar h.

A equao de Manning nos mostra que, quanto maior a declividade, maior a velocidade de escoamento. Pela equao de continuidade verifica-se que maior velocidade implica em menor seo de desaguamento, uma vez que a vazo de projeto constante. Em conseqncia, menor seo resulta em menor custo de escavao.

Velocidades muito pequenas favorecem a deposio de material slido no fundo do dreno, causando assoreamento. Esse fato condiciona uma manuteno constante do dreno para que a profundidade total no decresa ponto de bloquear a sada dos drenos subterrneos que desaguam no coletor central. Dessa forma, a declividade mnima que o coletor deve ter de 0,00015 m m-1 (0,015 % ou 1,5 cm em 100 m). J declividades muito elevadas tem como inconveniente causar eroso no dreno. Sendo assim, a declividade mxima fica condicionada aos limites mximos de velocidade de escoamento para cada tipo de solo. Estes valores esto tabelados em qualquer literatura que trata do assunto canais.

Exemplo

DRENAGEM AGRCOLA

81

Um sistema de drenagem ser dimensionado para escoar uma vazo de 120 L s-1. Deseja-se que o escoamento se d com uma carga de gua de 0,30 m no dreno coletor. O terreno foi sistematizado com uma declividade no sentido do dreno de 0,4 %. Verificar se uma seo transversal de base igual a 0,20 m ter essa capacidade. Caso contrrio, proponha solues. O talude usado ser de 1:1 e a profundidade total do dreno dever ser de 1,3 m.

a) Determinao da rea de escoamento do canal

A = b h + m h2 A = 0,2 x 0,3 + 1 x 0,3 2 = 0,15 m2

b) Determinao do permetro molhado

P=b+2 h

m2 + 1 12 + 1 = 1,05 m

P = 0,2 + 2 x 0,3

c) Determinao do raio hidrulico

R=

A P

R=

0,15 = 0,14 m 1,05

d) Determinao da velocidade de escoamento, usando n = 0,030

V=

1 R 2 / 3 I1/ 2 n

V=

1 0,14 2 / 3 0,0041/ 2 = 0,57 m s 1 0,030

e) Clculo da vazo Q = A x V = 0,15 x 0,57 = 0,0855 m3 s-1 = 85,5 L s-1

Conclui-se assim que a seo de escoamento do canal no suficiente para conduzir a vazo de projeto (120 L s-1). Como a carga hidrulica foi fixada, existem duas alternativas: aumentar a largura de fundo (b) ou diminuir o ngulo de inclinao das paredes
DRENAGEM AGRCOLA 82

do canal. A primeira alternativa mais conveniente que a segunda, uma vez que os valores das inclinaes das paredes so dependentes do tipo de solo no qual o canal ser construdo. Qualquer modificao nesses valores tem que atender a segurana, ou seja, o ngulo de inclinao a ser utilizado tem que ser igual ou menor que o tabelado; se for maior, pode ocorrer desbarrancamento. Vamos optar pelo ajuste na base menor do canal.

Atribuindo b = 0,40 m A = 0,21 m2 P = 1,25 m R = 0,168 m V = 0,64 m s-1 Q = 0,134 m3 s-1 = 134 L s-1 Como a vazo calculada (134 L s-1) maior que a vazo de projeto (120 L s-1), a base atribuda est excessiva. Atribuindo b = 0,35 m A = 0,195 m2 P = 1,20 m R = 0,16 m V = 0,63 m s-1 Q = 0,122 m3 s-1 = 122 L s-1 Como a vazo calculada (122 L s-1) ligeiramente maior que a vazo de projeto (120 L s-1), a base atribuda j pode ser considerada ajustada.

DRENAGEM AGRCOLA

83

CAPTULO VI: PROJETO DE UM SISTEMA DE DRENAGEM

No intuito de um melhor esclarescimento no que foi discutido nos captulos IV e V, ser desenvolvido um projeto de um sistema de drenagem. Vale ressaltar que os custos apresentados so referentes ao presente momento.

Visando a implantao de um projeto de drenagem agrcola em uma rea de 42 ha (700 x 600 m), foi necessrio inicialmente sitematizar o terreno ficando com uma declividade de 0,12% no sentido da maior dimenso e em nvel na outra dimenso. A rea ser explorada com agricultura intensiva, irrigada pelo sistema de irrigao por sulcos de infiltrao, onde definiu-se uma dose de rega bruta de 80 mm, estimando-se uma perda por percolao da ordem de 25%, com um turno de rega de 6 dias. Utilizando o mtodo do poo, determinou-se a condutividade hidrulica mdia do solo cujo valor 1,13 m dia-1. Por meio de uma srie histrica foi constatado que a chuva crtica esperada para o ms de maior pluviometria da ordem de 42 mm. Por meio de sondagem, verificou-se que a camada impermevel encontrava-se a uma profundidade de 3,2 m. Em funo dos dados apresentados, dimensione o sistema de drenagem para a rea em questo e determine o custo aproximado para a implantao do sistema sabendo-se que sero utilizados drenos corrugados em PVC de 6, com um custo de R$ 1,20 por metro linear. Para a abertura das valas para a instalao dos drenos laterais tubulares e para a a construo do dreno coletor central, ser utilizada uma retroescavadeira ao custo de R$ 34,00 por hora. Considere um rendimento mdio da mquina de 25 m3 por hora. A O sistema dever ser dimensionado para atender ainda as seguintes condies: talude do coletor central = 1:1; as valas para a instalao dos coletores laterais tubulares so retangulares com base de 30 cm, o drenos coletor central dever transportar uma vazo de 50 L s-1 alm da necessria drenagem da rea; dever ser dada uma folga de 20 cm entre o nvel de gua no coletor central e a sada dos drenos subterrneos; e, o comprimento mximo dos drenos laterais no dever ser superior a 200 m.

DRENAGEM AGRCOLA

84

Resoluo
1 Espaamento entre drenos: determinao j foi feita no exemplo de aplicao do mtodo de Glover-Dumm.

2 Dimensionamento dos drenos

2.1 Croqui da rea do projeto

700 m

600 m

Verifica-se que por imposio do projeto, os drenos coletores no podem ter mais de 200 m de comprimento. Em virtude disto, decidiu-se projetar drenos com 150 m de comprimento com a necessidade de dois coletores centrais. Como o comprimento da rea 700 m e os drenos so espaados de 40 m, tem-se um total de 68 drenos de 150 m cada um, sendo que cada coletor central recebe 34 drenos, ou seja, 17 em cada lado. OBS: chegou-se a um total de 17 drenos em cada lado de cada um dos coletores dividindose o comprimento da rea (700 m) por 40 m que o espaamento dos drenos, com o primeiro drenos 10 m do incio da rea e o ltimo, 10 m do final da rea.

2.2 Vazo dos drenos laterais Para: - k = 1, 13 m dia-1 - D = 1,98 m ( maior valor entre poca de irrigao e poca de chuva) - h0 = 0,40 m ( maior valor entre poca de irrigao e poca de chuva) - C = 150 m
DRENAGEM AGRCOLA 85

- L = 40 m

Q = 0,000073

1,13 1,98 kD ho C = 0,000073 0,40 150 = 0,000245 m3 s 1 40 L

2.3 Vazo dos coletores centrais

Cada coletor principal transportar a metade da vazo total escoada no sistema de drenagem, sendo a metade da vazo de drenagem respectiva ao sistema de irrigao ou chuvas (34 drenos), e a outra metade respectiva vazo natural de 50 L s-1. Dessa forma, a vazo transportada por cada coletor ser: - metade da vazo de drenagem:

Q T = 0,000245 34 = 0,00833 m3 s 1 = 8,33 L s 1


- metade da vazo natural = 25 L s-1 A vazo de cada coletor = 33,33 L s-1

2.4 Determinao do volume de escavao do projeto

2.4.1 Determinao do volume de escavao dos drenos subterrneos

Os drenos subterrneos tero 150 m de comprimento e sero instalados com uma declividade de 0,10 %. Nessa condio, no incio de cada um deles a profundidade ser de 1,20 m (definida no incio do dimensionamento) e no final, 1,35 m (para um declive de 0,10 %, em 150 m a diferena de nvel igual a 0,15 m).
150 m 1,20 m 1,20 m 0,15 m

A rea longitudinal de escavao ser:

150 0,15 2 A esc = (150 1,2) + = 191,25 m 2


O volume de escavao para uma largura de corte de 0,30 m ser:
DRENAGEM AGRCOLA 86

Vesc = 191,25 m 2 0,30 m = 57,375 m3


2.4.1 Determinao do volume de escavao dos drenos coletores principais Cada coletor principal ter seo trapezoidal e transportar uma vazo de 33,33 L s . Para o dimensionamento da seo de escoamento dos canais sero utilizados os seguintes valores: base menor = 0,40 m; talude 1:1 m = 1; coeficiente de rugosidade para canal em terra: n = 0,030; carga hidrulica no canal: h = 0,20 m; declividade do canal: I = 0,12 %. Com estas dimenses, os canais transportaro uma vazo de 34,5 L s-1 cada um, ou seja, um pouco acima do que a necessria. A seo de escavao dos coletores centrais ser:
1,75 m 0,40 m 1,75 m

-1

0,20 m

0,40 m

Como a profundidade na sada dos drenos laterais 1,35 m e como eles devem ficar 0,20 m acima do nvel de gua no coletor central, conclumos que a profundidade dos coletores centrais de 1,75 m (1,35 m + 0,20 m + 0,20 m). Dessa forma, as dimenses deles sero: base menor = 0,40 m; base maior = 3,90 m; profundidade total = 1,75 m. A rea transversal de escavao ser determinada pela equao clssica para uma seo trapezoidal:

3,90 + 0,40 2 A esc = 1,75 = 3,7625 m 2


DRENAGEM AGRCOLA 87

Para a determinao do volume de escavao, basta multiplicar a rea da seo transversal pelo comprimento total dos drenos, j que os dois coletores centrais tm as mesmas dimenses. De acordo com o croqui da rea do projeto, verifica-se que h necessidade de se aumentar o comprimento dos dois coletores tanto na parte de cima quanto na de baixo da rea do projeto, devido a obrigatoriedade de se instalar dois coletores centrais ao invs de apenas um. De acordo com o croqui da rea do projeto, adotou-se um ngulo de partio de 60o do coletor central antes da chegada rea para os dois coletores dentro da rea. Dessa forma, houve um aumento de cerca de 170 m em cada coletor tanto no incio quanto no final da rea. Sendo assim, cada coletor ter um comprimento total de 1040 m (700 m + 170 m + 170 m). O volume total de escavao ser ento:

Vesc = (3,7625 m 2 1040 m) 2 = 7826 m3

2.5 Determinao do volume total de escavao do projeto O volume total ser a soma do volume necessrio escavao para a instalao dos coletores laterais com o volume de escavao para a construo dos coletores centrais, ou seja:

Vtotal = 3901,5 + 7826 = 11727,50 m3

3 Determinao do custo total do projeto 3.1 Determinao do custo de operao da retroescavadeira Considerando um rendimento mdio da mquina na faixa de 25 m3 por horas, teremos:

N=

11727,5 m3 25 m3 por hora

= 469,1 h 470 horas

Com um custo R$ 34,00 por hora, o custo total referente operao da retroescavadeira ser:

Custo = 470 h x 34,00 = R$ 15.980,00


DRENAGEM AGRCOLA 88

3.2 Determinao do custo dos drenos laterais tubulares

Como sero necessrios 68 drenos laterais em toda a rea do projeto e como eles tm 150 m de comprimento, o comprimento total das tubulaes a serem adquiridas ser:

150 m x 68 drenos =10200 m

A um custo de R$ 1,20 por metro linear, o custo total referente s tubulaes ser: Custo = 10200 m x 1,20 = R$ 12.240,00

O custo de execuo do projeto ser ento:

Custo de execuo = R$ 15.980,00 + R$ 12.240,00 = R$ 28.220,00

Considerando um custo adicional de 10% do custo de execuo para outros custos secundrios (levantamento topogrfico, elaborao do projeto, acompanhamento tcnico para execuo, etc.), o custo final ser:

Custo total = R$ 28.220,00 x 1,1 = R$ 31.042,00

Custo por hectare =

R$ 28.985,00 = R$ 739,00 42

DRENAGEM AGRCOLA

89

CAPTULO VII: SISTEMAS DE DRENAGEM

7.1 CLASIFICAO DOS SISTEMAS

A classificao geral dos sistemas de drenagem resume-se a:

sistemas abertos: tanto os drenos laterais quanto os coletores, so canais abertos. As principais vantagens desse so: custo fixo menor, por no necessitar o uso de drenos tubulares; permite a visualizao direta de seu desempenho; exige menor gradiente; pode exercer as funes de drenagem de superfcie. Por outro lado, apresenta a desvantagem de perda de rea de plantio; muitos problemas de manuteno, como desbarrancamento de taludes, assoreamento do fundo e vegetao aqutica intensa; e dificulta o trfego de mquinas e animais;

sistemas subterrneos: tanto os drenos laterais quanto os coletores, so tubulaes subterrneas; e,

sistemas semi-abertos ou semi-fechados: os drenos laterais so tubulares e subterrneos e o coletor central um canal aberto. Em geral, o sistema que melhor se adapta maioria das condies ou exigncias de projeto.

7.2 ESQUEMAS DE IMPLANTAO DE UMA REDE DE DRENAGEM

Os diferentes esquemas de implantao de uma rede de drenagem so dependentes da topografia da rea a ser drenada, tipo de solo e da situao do lenol fretico. Em alguns casos, o problema de drenagem pode ser resolvido sem a necessidade da implantao de um projeto de grande porte. Fundamentalmente, o nvel do trabalho vai depender dos objetivos a que se pretende. Em geral, os principais esquemas so os seguintes: natural, interseo, paralelo, espinha de peixe, grade, duplo principal e por agrupamento.

DRENAGEM AGRCOLA

90

Natural: usado quando na rea existirem depresses que no poderiam ser aterradas economicamente, por meio de uma sistematizao. O dreno principal deve acompanhar a maior depresso do terreno, recebendo os drenos secundrios que partem das pequenas e isoladas reas midas (Figura 24).

Figura 24 Esquema natural.

Interseo: usado em reas planas e midas, cujo excesso de umidade tem origem em terrenos adjacentes altos. O dreno instalado no incio da elevao do terreno, interceptando a gua de escoamento superficial levando-a para o ponto de desaguamento final (Figura 25).

Figura 25 Esquema interseo.

DRENAGEM AGRCOLA

91

Paralelo: usado em reas planas e midas, cujo excesso de umidade tem origem na elevao do lenol fretico. O coletor instalado no meio da rea de projeto, e os laterais ficam perpendiculares ele, podendo ocorrer drenos laterais em apenas um lado ou dos dois lados do coletor. (Figura 26).

Figura 26 Esquema paralelo.

Espinha de peixe: usado quando a rea a ser drenada apresenta uma depresso estreita, onde sero locados os coletores. Os drenos laterais descarregam dos dois lados do coletor (Figura 27).

Figura 27 Esquema espinha de peixe.

DRENAGEM AGRCOLA

92

Grade: utilizado em reas planas, tendo como objetivo o efeito da dupla drenagem. Constri-se um coletor principal e tantos coletores secundrios quanto forem necessrios (Figura 28).

Figura 28 Esquema grade.

Duplo principal: normalmente usado quando o terreno a ser drenado apresenta uma depresso larga. uma modificao do sistema espinha de peixe (Figura 29).

Figura 29 Esquema duplo principal.

DRENAGEM AGRCOLA

93

Agrupamento: nada mais que uma associao dos sistemas anteriores. Este o sistema mais utilizado na prtica, uma vez que, em um projeto de drenagem, dificilmente apenas um sistema especfico empregado.

7.3 MATERIAIS UTILIZADOS EM DRENAGEM SUBTERRNEA

Para a implantao do sistema de drenos subterrneos, pode-se utilizar diferentes materiais. Recentemente, quando se implanta um sistema de drenagem, mais comum a utilizao de tubos em PVC perfurado. Dentre os materiais que podem ser utilizados, destacam-se os seguintes:

Condutos de pedra: so usados pedregulhos ou seixos, em camadas de 30 cm, onde a gua escoar atravs dos espaos deixados pelo material. Deve-se ter o cuidado de colocar uma camada de capim seco ou sacos plsticos usados, sobre as pedras antes de lanar a terra na vala, para impedir a obstruo parcial dos espaos entre as pedras.

Condutos de tijolos e telhas: so usados tijolos furados e telhas curvas, dispostos em camadas alternadas, sendo normalmente duas camadas de cada material.

Condutos de bambu: este material usado em grande escala no meio rural, em virtude de sua abundncia. O dreno aberto profundidade desejada e, no fundo, so colocados feixes de bambu com 30 a 50 cm de dimetro, cobertos com capim seco ou plstico. Este dimetro eqivale, em mdia, um conduto livre em 4.

1. Tubos cermicos: so manilhas perfuradas, tendo dimetro de 4. Dentro do possvel, e no intuito de melhorar a eficincia de drenagem, conveniente a colocao de uma camada de brita sob e sobre o conduto. Se ocorrer aumento significativo de custo com este procedimento, a brita poder ser substituda por capim seco.

Condutos em PVC: so os materiais mais comuns no momento. So tubos flexveis corrugados e perfurados, em diferentes dimetros. So vendidos em rolos de 100 a 200m de comprimento. Em servios de maior exigncia de drenagem, estes condutos

DRENAGEM AGRCOLA

94

so instalados com uma base de areia e/ou brita, e cobertos com uma camada de, no mnimo, 20 cm de brita. Pode ainda ser utilizado como filtro, uma manta de material sinttico denominado BIDIM. Estudos j comprovaram que o rendimento dos tubos plsticos sem base e sem revestimento, pode reduzir a eficincia de drenagem em at 50 %.

7.4 ESTUDOS E INFORMAES NECESSRIAS UM PROJETO DE DRENAGEM

O procedimento geral, obedece s seguintes fases:

1. Reconhecimento geral da rea

Nesta fase, h necessidade de se percorrer a rea a ser trabalhada para se ter conhecimento da natureza dos problemas, anotando as seguintes ocorrncias: origem do excesso de gua; determinao das reas crticas; identificao dos locais de escoamento da gua a ser drenada; localizao de possveis construes necessrias drenagem, tais como diques de conteno, comportas; e, posio de pontos especiais que podem interferir no projeto.

2. Levantamento topogrfico

A planta topogrfica deve ser a mais completa possvel, em escala conveniente, de tal sorte a trazer informaes seguras para a localizao e

dimensionamento da rede de drenagem. Essas escalas podem variar da relao 1:1.000 at 1:50.000, dependendo do nvel da drenagem pretendida. Em reas agrcolas, nvel de drenagem local, as escalas mais comuns so 1:1.000, 1:2.000 e 1:5.000. As curvas de nvel devem ser traadas em intervalos de 0,25 m, 0,50 m, at, no mximo, 1,00 m. Alm disso, h necessidade do levantamento do perfil longitudinal do local de desaguamento final, com a identificao das cotas da margem e do nvel da gua deste local. Normalmente, o equipamento utilizado neste trabalho um nvel topogrfico.

3. Estudo de solos

DRENAGEM AGRCOLA

95

Um estudo detalhado dos solos que compem a rea a ser drenada, de fundamental importncia para a execuo de um projeto bem elaborado. imprescindvel a determinao da profundidade da camada impermevel, bem como as caractersticas das camadas do perfil do solo. Alm desta sondagem, h necessidade da obteno da condutividade hidrulica predominante nos solos da rea e da macroporosidade.

4. Estudo da gua subterrnea

O estudo completo da gua subterrnea nem sempre possvel, em funo do tempo disponvel para a execuo do projeto. Quando se dispe de tempo suficiente, as principais determinaes so as seguintes:

determinao das variaes da profundidade do lenol fretico nos diferentes perodos do ano; localizao dos pontos de alimentao e descarga do lenol fretico ; qualidade da gua subterrnea, sob o aspecto de salinidade; e, movimento horizontal e vertical do lenol fretico.

Para a determinao da profundidade do lenol fretico e suas flutuaes ao longo do ano, so instalados poos de observao em toda a rea. Se houver necessidade da determinao das presses artesianas, devero ser instalados piezmetros.

5. Informaes gerais

Estas informaes esto relacionadas com a(s) cultura(s) e com a climatologia local. Podemos relacionar as seguintes:

determinao da intensidade mxima de chuva (i); escolha do coeficiente de escoamento superficial (C) para a estimativa da vazo mxima a ser eliminada; caractersticas da(s) cultura(s), tais como a taxa evapotranspiromtrica e profundidade ideal do lenol fretico; necessidade de lixiviao de sais, caso exista; definio prvia do comprimento dos drenos, baseado na planta plani-altimtrica da rea, como tambm o dimetro a ser adotado nos drenos subterrneos; e,

DRENAGEM AGRCOLA

96

se o terreno no for sistematizado, especial cuidado deve ser tomado com as declividades dos drenos, que devem ser compatibilizada com as diferentes declividades do terreno.

DRENAGEM AGRCOLA

97

BIBLIOGRAFIA
BERNARDO, S. Manual de Irrigao. Viosa, Imprensa Universitria - UFV, 1996. 637 p. CRUCIANI, D. E. A Drenagem na Agricultura. So Paulo, Livraria Nobel, 1980. 333 p. MELLO, J. L. P. Drenagem Agrcola (apostila), 2004. MILLAR, A. A. Drenagem de Terras Agrcolas: Bases Agronmicas. So Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1978. 276 p. PIZARRO, F. Drenage Agrcola y Recuperacin de Suelos Salinos. Editora Agrcola Espanhola, Madrid, 1978. 525 p.

DRENAGEM AGRCOLA

98

You might also like