You are on page 1of 3

SOCIOLOGIA: RESUMO DAS AULAS 4, 5 e 6

Antes de elaborar um resumo do contedo das AULAS 4, 5 e 6, necessrio revisar rapidamente o que foi estudado nas aulas 1, 2 e 3. Em termos bem gerais pode-se dizer que nas trs primeiras aulas foi discutido como os comportamentos dos indivduos no dependem apenas de suas vontades individuais. Ou seja, os seres humanos agem como agem porque so, em grande parte, condicionados socialmente. No faz sentido para a Sociologia imaginar algum tipo de individualismo que ignore a vida social. Todos os seres humanos vivem em sociedade e a sociedade vai moldando a individualidade de cada um conforme o ponto em que o indivduo se encontra na sociedade. No correto dizer que os seres humanos perdem a capacidade de agir (liberdade de ao). Mas deve-se reconhecer que nossos comportamentos, desejos, vontades, etc. so condicionados pelas presses sociais, isto , pelas coeres sociais que todos sofremos das instituies sociais (relacionamentos sociais mais ou menos estveis). Foi discutido ainda como um famoso socilogo francs (mile Durkheim) de fins do sculo XIX e incio do sculo XX construiu o conceito de Fato Social para se referir s coeres sociais que os indivduos sofrem independentemente de suas vontades (exterior s vontades individuais) sob pena de punio.

De modo geral pode-se perceber que sofremos coero social seja a partir da Histria seja pelo choque entre duas culturas. Isto , quando olhamos para a passagem do tempo histrico percebemos que nossos comportamentos atuais so de certo modo no porque simplesmente queremos enquanto indivduos que eles sejam deste modo. Na verdade a Histria nos mostra que nossos comportamentos do presente so deste modo porque somos pressionados pelas instituies sociais do presente, ao passo que no passado, as instituies sociais eram outras, logo as presses/coeres eram outras e consequentemente os comportamentos eram outros. Outro modo de perceber que nossos comportamentos so em grande parte determinados pelas coeres/presses sociais quando olhamos para uma cultura diferente da nossa prpria. Neste momento o choque entre duas culturas nos permite

perceber que os membros da outra cultura/da outra sociedade agem como agem no porque querem enquanto indivduos (assim como ns agimos como agimos no porque queremos agir como indivduos de certo modo), mas porque as presses sociais de cada sociedade so diferentes, as instituies sociais diferem de sociedade para sociedade, logo so diferentes as coeres e consequentemente so diversos os comportamentos culturais. As aulas 4 e 5 trataro de uma cincia semelhante porm diversa da Sociologia: a Antropologia. Esta cincia vai tentar tratar exatamente do referido choque cultural/diferena cultural.

Como dissemos, trataremos da diferena cultural e do choque que advm da. Por conta da expanso comercial proporcionada pela Revoluo Industrial em fins do sculo XVIII, os contatos entre o ocidente e os povos no-ocidentais se intensificaram. Esta intensificao dos contatos, associada a desenvolvimentos especficos no interior das cincias humanas, proporcionou o surgimento de uma cincia especfica: a Antropologia. A Antropologia surgiu como uma cincia que tentava compreender a diversidade cultural entre as sociedades humanas. Enquanto a Sociologia se dedicava ao estudo da sociedade ocidental, em geral a Antropologia se dedicava ao estudo das sociedades noocidentais. O par de conceitos que se desenvolveu para tratar da relao entre as sociedades ocidentais e as sociedades no-ocidentais foram as noes de NS e de OUTROS. Estes so conceitos relativos, podendo ser trocados de posio. Entretanto, o que mais interessa que normalmente chamamos de NS a sociedade ocidental, da qual, alis, ns mesmos (brasileiros) fazemos parte atualmente. O conceito de OUTROS geralmente associado s sociedades no-ocidentais (indgenas americanos, sociedades tribais africanas, asiticas, etc.). No incio de sua histria, a Antropologia se pautou por ser uma cincia que tentava compreender os OUTROS do ponto de vista, da perspectiva, do NS. Fazendo isso, a Antropologia utilizava os parmetros da sociedade ocidental para compreender e julgar as sociedades no ocidentais. Como dito, ela tentava compreender os OUTROS do ponto de vista do NS. Esse tipo de abordagem do OUTRO fez com que a Antropologia recasse na chamada ATITUDE ETNOCNTRICA, desenvolvendo argumentos no sentido de afirmar que as sociedades ocidentais (NS) eram centrais, mais desenvolvidas, educadas, inteligentes e civilizadas, enquanto as sociedades no-

ocidentais

(OUTROS)

seriam

secundrias,

subdesenvolvidas,

ignorantes,

selvagens/incivilizadas/brbaras. A ATITUDE ETNOCNTRICA acabou por contribuir com o PRECONCEITO racial que era um tipo de DESVALORIZAO CULTURAL com relao a cultura dos OUTROS (sociedades no-ocidentais). O Etnocentrismo acabou servindo de argumento para a dominao dos europeus sobre os povos coloniais entre os eventos histricos como o assassinato de todos os indgenas ou sociedades que no aceitavam se subjulgar ao domnio da sociedade ocidental sobre sua prpria sociedade. Ao perceber estes problemas, a Antropologia aos poucos desenvolveu outra atitude com relao aos OUTROS: foi desenvolvida uma ATITUDE BASEADA NA ALTERIDADE. Esta nova atitude, ao invs de desvalorizar os OUTROS, ela evidenciava uma VALORIZAO DOS OUTROS, TRATANDO-OS NO COMO PIORES OU MELHORES, MAS COMO DIFERENTES DE NS. Esta nova atitude abandonou o preconceito e se marcou por ser uma tentativa de compreender os OUTROS do ponto de vistas dos OUTROS e no mais do ponto de vista, da perspectiva do NS. A Antropologia passou por uma fase de dvidas sobre a continuidade de sua existncia enquanto cincia uma vez que seu objeto de estudo (as sociedades noocidentais) estavam desaparecendo por conta da dominao cultural e da destruio que as sociedades ocidentais empreendiam contra as sociedades no-ocidentais. Muito se discutiu se com o desaparecimento das sociedades no-ocidentais, isto , com o desaparecimento das outras sociedades (OUTROS), tambm no desaparecia a cincia antropolgica. A resposta a que se chegou, entre outras, que a oposio entre NS e OUTROS pode ser vista dentro da sociedade ocidental. Isto , no precisamos mais procurar indgenas ou povos tribais para encontrar os OUTROS. Os OUTROS esto dentro da sociedade ocidental. Isto, alis, aponta para o fato de que a sociedade ocidental composta de vrios grupos, sendo mais certo dizer que ela no uma nica cultura, mas sim que ela multicultural. Hoje, a Antropologia continua estudando as sociedades no-ocidentais, mas ela tambm encontrou a possibilidade de estudar o multiculturalismo no interior das sociedades ocidentais.

You might also like