You are on page 1of 8

DIAGNSTICO DA GERAO, DESTINAO E IMPACTOS AMBIENTAIS RELATIVOS PRODUO DE LIXO DO MUNICPIO DE BAIXIO CE

Digo Lima CRISPIM

Erica Bento SARMENTO2 Jucielio Calado ALVES3 Camilo Allyson Simes de FARIAS4
1

Graduando em Engenharia Ambiental, Unidade Acadmica de Cincias e Tecnologia Ambiental, UFCG, Graduanda em Engenharia Ambiental, Unidade Acadmica de Cincias e Tecnologia Ambiental, UFCG, Graduando em Engenharia Ambiental, Unidade Acadmica de Cincias e Tecnologia Ambiental, UFCG, Engenheiro Civil, Professor Doutor, Unidade Acadmica de Cincias e Tecnologia Ambiental, UFCG, Pombal,

Pombal, PB email:diegolc@hotmail.com
2

Pombal, PB email:engericabento@gmail.com
3

Pombal, PB email:jucielioca20@hotmail.com
4

PB email: camilo@ccta.ufcg.edu.br

RESUMO Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar os resduos, porm, poucas so realmente postas em praticas, e na cidade de Baixio no diferente o destino final do mesmo, so diariamente depositados no lixo da cidade. Embora os investimentos em saneamento bsico tenham aumentado em todo o Brasil ainda comum encontrarmos verdadeiros depsitos de lixo irregularmente situados em reas do permetro urbano de varias cidades, principalmente no nosso nordeste devido falta de investimentos pblico. A falta de saneamento contribui para que ocorra uma srie de problemas que implicaro em consequncias graves para a sade pblica e do ambiente. O presente trabalho tem como propsito

realizar um diagnstico da problemtica dos resduos slidos na cidade de Baixio CE, e oferecer sugestes para a minimizao dos problemas possivelmente decorrentes. O recurso menos agressivo ao meio ambiente seria a implantao de um aterro sanitrio em conjunto com um programa de incentivo reciclagem, mitigando os impactos ambientais e socioeconmicos. PALAVRAS-CHAVE: Resduos Slidos, Gerenciamento e Lixes.

INTRODUO Dentre os servios urbanos, o saneamento destaca-se por estar presente desde o incio da humanidade, em todas as relaes do homem com o ambiente, se desenvolvendo de acordo com a evoluo das civilizaes. Entende-se por saneamento ambiental as aes, servios e iniciativas de abastecimento de gua, coleta e tratamento de esgotos sanitrios, drenagem urbana, coleta, tratamento e disposio final de resduos slidos. Tendo por objetivo promover e assegurar um ambiente favorvel vida do homem como tambm de outros seres vivos, por meio do controle da poluio do solo, ar e gua. A falta de saneamento contribui para que ocorra uma srie de problemas que implicaro em consequncias graves para a sade pblica e do ambiente. Consideravelmente algumas cidades brasileiras, em particular das regies Norte e Nordeste, tm seus resduos descartados de forma irresponsvel a cu aberto, sem nenhum monitoramento ou acompanhamento da rea. Essas reas conhecidas como lixes, tm sua capacidade de utilidade comprometida. Tal descarte de resduos pode vir a causar a contaminao no s do solo, mas tambm das guas superficiais e subterrneas, alm de estimular a proliferao de vetores transmissores de doenas. Existem ainda os impactos causados pela queima do lixo, causando a poluio do ar, e os impactos sociais, uma vez que muitas pessoas utilizam os lixes como fonte de renda. A produo de resduos slidos na cidade de Baixio-CE encontra-se em processo de crescimento, resultante pelo aumento da gerao de renda da populao concatenado com o consumo de produtos industrializados quanto pela estabilizao populacional na cidade, que tornam sua gesto ainda mais sobrecarregada, se tornado um problema agravante na deteriorao das condies ambientais. O gerenciamento e o descarte inadequado dos resduos resultam srios problemas ambientais, provocando um mal estar populao, j que o descarte incontrolado desses resduos traz consigo srias consequncias, j que no municpio em questo no existe um aterro sanitrio ou at mesmo um aterro controlado, podendo ocasionar a proliferao de vetores, surgimento de epidemias, entupimento nas bocas de lobo, sarjetas, bem como nos canais de escoamento das guas pluviais.

OBJETIVO DO TRABALHO

O presente trabalho tem como propsito realizar um diagnstico da problemtica dos resduos slidos na cidade de Baixio, e tentar viabilizar sugestes para a minimizao dos problemas possivelmente decorrentes. METODOLOGIA

O presente estudo obedeceu aos seguintes passos: 1- Localizao da rea de estudo Baixio um municpio brasileiro do estado do Cear, localizado na microrregio de Lavras da Mangabeira, mesorregio do Centro-Sul Cearense (Figura - 01). Ocupa uma rea de 142 km. Sua populao estimada de aproximadamente 7.000 habitantes. Com pluviometria mdia de 773,3 mm com chuvas concentradas de janeiro a abril. Figura 01- Localizao do municpio de Baixio CE Fonte- Wikipdia

Baixio

2 Etapa pr-campo Levantamento de bibliografia sobre os Resduos Slidos e incurso junto a Entidades Pblicas do Estado a fim de verificar as diretrizes relativas gesto integrada e ao gerenciamento de resduos slidos urbanos.

3 - Caracterizao do lixo Para conhecer a composio do lixo produzido na cidade, foi feito visita de campo e aplicao de questionrios socioambientais aos agentes de limpeza pblica municipal para obter informaes sobre a composio do lixo que depositado nos container em cada rua, com a finalidade de observar como constituda a composio do lixo gerado pela populao no permetro urbano da cidade. Tendo como finalidade a definio de possveis medidas que devero ser adotadas para tratamento e destinao adequada do lixo.

4- Estimativa dos impactos ambientais Os impactos ambientais causados pela produo e destinao inadequada do lixo foram analisados e observados nas visitas de campo, sendo detectado o agravamento da poluio do ar, do solo e das guas superficiais entorno do lixo, provocando ainda a poluio visual. RESULTADOS E DISCURSO

A cidade de Baixio utiliza uma rea, prxima ao ncleo urbano, para destinao final dos seus resduos slidos atravs de um lixo, sendo uma forma inadequada, que se caracteriza pela simples deposio do lixo sobre o solo, sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica. O lixo da cidade fica a 2 km da sede municipal e recebe diariamente cerca de 4 toneladas de lixo, como mostra as Figuras 02 e 03.

Figura 02 Lixo Municipal a cu aberto Fonte- Autor

Figura 03- Depsito inadequado de resto de animais Fonte- Autor

A coleta realizada diariamente no permetro urbano do municpio, com uma frequncia de 5 vezes por semana, para isso disponibilizado 2 carros, para atender toda a demanda. O grfico da Figura 04 mostra a composio do lixo gerado pelo municpio.

Figura 04- Composio do lixo gerado

A distribuio de resduos diretamente no solo provoca a sua degradao, causando a sua contaminao, alterao de suas propriedades fsicas, qumicas e biolgicas, perda de sua fertilidade, assim como proliferao de vetores nocivos s condies de saneamento e sade humana. No perodo chuvoso, presume-se que estes resduos slidos e lquidos espalhados pela rea provavelmente so carreados para os canais de drenagem natural, alterando a qualidade das guas superficiais e subterrneas. Esses lixes tm uma contribuio direta e indireta para a poluio ambiental. A proliferao de vetores, que utilizam o lixo como fonte de alimento e abrigo, aumenta tambm a incidncias de zoonoses, no podendo deixar de ressaltar que no h de forma alguma um controle dos tipos de lixo ali depositados, o que torna cada vez mais prejudicial por que no dizer um perigo populao por sua demasiada gerao de gases estes nocivos sade. O recurso menos agressivo ao meio ambiente seria a implantao de aterro um sanitrio em conjunto com um programa de incentivo reciclagem, mitigando os impactos ambientais e socioeconmicos. O verdadeiro desafio pertinente questo do lixo, seja ele de que natureza for, diz respeito a como no gerar tal lixo ou, ao menos, minimizar a sua gerao.

CONCLUSO

Considerando a problemtica supracitada, vimos que os desafios para a universalizao dos servios de saneamento na cidade de Baixio ainda deixa muito a desejar, pois no saram da esfera terica. A pesquisa realizada aponta, com firmeza, que existe deficincia no gerenciamento dos resduos slidos gerados, e a falta de uma racionalidade ambiental por parte da populao local, vm comprometer a qualidade de vida da populao, instigando impactos negativos tanto ao meio ambiente como na sade pblica. A nova lei n 12.305, de 2 de agosto de 2010 que dispe sobre resduos slidos tem o objetivo de acabar, em longo prazo, com os lixes e obrigar municpios e empresas a criarem programas de manejo e proteo ambiental. Portanto, uma possvel alternativa seria a implantao de um aterro sanitrio consorciado com os municpios de Ipaumirim-CE e de Umari-CE (9 km e 11 km), uma vez que diminuiria os custos com algumas doenas que podem ser ocorridas em consequncia do manejo inadequado dos resduos slidos e atendia a demanda das referentes cidades. Diante do que foi exposto importante ressaltar que o descaso com a destinao dos resduos slidos em Baixio, reflete a grande realidade de muitos municpios brasileiros, colocando a populao em risco e impactando o meio ambiente. Espera-se que este trabalho ajude na identificao de medidas mitigadoras para os impactos causados pelo lixo de Baixio CE, e que venha a servir como auxilio em futuras pesquisas na rea.

REFERNCIAS

ABNT - Associao Brasileira de Normas e Tcnicas. 2004. Resduos Slidos: classificao, NBR 10.004. Rio de Janeiro, 2004.

LIMA, L. M. Q.; Lixo, Tratamento e Biorremediao: 3 Edio, So Paulo SP: HEMUS, 2004, P. 265.

OLIVEIRA, M. V. C.; CARVALHO, A. R.; Princpios Bsicos do Saneamento do Meio: 9 edio, So Paulo SP: SENAC SO PAULO, 2003, P. 211.

BRASIL. Fundao Nacional de Sade.

Manual de Saneamento.

3. Ed.rev. -

Braslia: Fundao Nacional de Sade, 2004.

FONSECA, E. Iniciao a Estudos de Resduos Slidos e da Limpeza Urbana. So Paulo: A Unio, 1999.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Censo demogrfico 2010. Rio de Janeiro, 2010

SILVA, M. S. F; JOIA, P. R; SILVA, E. G. Anlise da produo de resduos slidos Urbanos em Aquidauana- MS. In: I Congresso Nacional de Educao Ambiental e III Encontro Nordestino de Biogeografia, Joo Pessoa, 2009.

You might also like