You are on page 1of 23

NDICE

OBJETIVO DESTE DOCUMENTO E RESPONSABILIDADE DO USURIO ...... 4 Objetivo..................................................................................................... ................... 4 Responsabilidade no Uso......................................................................................... 4 Placas PC ANALYZER falsificadas......................................................................... 4 INTRODUO A PC ANALYZER ......................................................................... 5 Importante Saber: ...................................................................................................... 5 INSTALAO FSICA DA PC ANALYZER.............................................................7 Instalando em Slot PCI ............................................................................................. 7 Instalando em Porta Paralela ................................................................................... 8 USANDO A PC ANALYZER ................................................................................ 10 Ao Ligar ................................................................................................................. ..... 10 Descrio dos Leds .................................................................................................. 11 Boto de Funes..................................................................................................... . 13 ANEXO I SIGNIFICADO DOS CDIGOS POSTS............................................. 16 Introduo .................................................................................................... ...................... 16

Objetivo deste documento e Responsabilidade do usurio

Objetivo
O objetivo deste documento prover aos clientes da Pc Analyzer informaes complementares, sobre a placa de diagnstico PC ANALYZER, alm daquelas j fornecidas no manual do fabricante, que acompanha o produto.

Responsabilidade no Uso
A responsabilidade pelo uso da PC ANALYZER exclusivamente do usurio. o usurio, responsvel por abrir o computador, inserir a placa de diagnstico, e realizar os testes. o usurio tambm o nico responsvel por procedimentos executados de forma incorreta, queima de placas por esttica, mau funcionamento de seu computador por configuraes inadequadas, no sendo de obrigao da PC ANALYZER detectar problemas desta natureza. A PC ANALYZER no deve ser inserida ou retirada de um slot ou Porta Paralela com o computador ligado. Antes de inserir ou retirar a placa, o usurio deve desligar corretamente o computador.

Placas PC ANALYZER falsificadas


Temos visto algumas placas falsificadas PC ANALYZER no mercado. Essas placas, em sua maioria, so placas recondicionadas (queimadas que foram consertadas) ou cpias piratas da PC ANALYZER Original. As placas, apesar de serem muito semelhantes, no possuem circuito de proteo contra curto ou sobre-corrente, podendo ocasionar problemas a um PC. Assim, aconselhamos sempre a verificar a procedncia da sua placa de diagnstico.

Introduo a PC ANALYZER

Importante Saber:
Obrigado por ter adquirido a PC ANALYZER ORIGINAL. 1) A PC ANALYZER tambm chamada de Carto POST (Power On Self Test). Ela poder lhe mostrar em seu display (mostradores) o cdigo de erro, dependendo da BIOS em uso na placa me. Especialmente quando o PC no pode dar boot no sistema operacional, ou uma tela preta ou telas azuis, ou ainda, se a placa me no consegue emitir os beeps com o erro que est ocorrendo. A PC ANALYZER uma ferramenta de apoio muito interessante e tem ajudado a muitos tcnicos no diagnstico de problemas e defeitos. Quando o computador ligado, alimentando o slot ou a Porta Paralela onde a PC ANALYZER se encontra, a BIOS do computador inicia um teste em todos os circuitos, memria, teclado, vdeo, disco rgido, etc. Quando tudo est normal, a BIOS segue para a inicializao do sistema operacional. Mas e quando algum problema existe? Normalmente quando a BIOS do PC detecta algum problema com o computador simplesmente trava ou re-inicializa, assim, os passos dos testes no aparecem na tela do PC. 2) Preste ateno para distinguir o que o cdigo de inicializao do cdigo de erro. O cdigo de inicializao nada mais que os cdigos que aparecem na PC ANALYZER quando ela ligada. Espere alguns segundos (3 segs por exemplo) e aceite ento os valores mostrados como reais. 3) Para as diferentes tipos de fabricantes de BIOS ( AMI, AWARD, PHOENIX) o significado do cdigo pode ser diferente. Assim, o usurio precisa ter a certeza de que tipo de BIOS est sendo usada junto com a PC ANALYZER. 4) Tabela HexaDecimal, e o valor mostrado nos mostradores displays da PC ANALYZER.

Instalao Fsica da PC ANALYZER

Instalando em Slot PCI


Coloque a placa no slot PCI Nmero 1. Normalmente o slot 1 o mais prximo do slot AGP. Caso sua placa no possua um slot AGP, voc deve considerar que o slot 1 PCI o mais prximo do seu processador ou banco de memrias. Como a PC ANALYZER PCI possui um chanfro em sua pinagem, fica extremamente fcil seu posicionamento em slots PCI. Apenas coloque o chanfro posicionado com a ranhura do Slot PCI. (obs: alguns PCs colocam o slot 1 como Bus Mster. Outros PCs (como alguns micros da linha DELL), podem dar mais ou menos cdigos posts dependendo do slot em que foi inserido.

Instalando em Porta Paralela

A instalao da PC ANALYZER em Porta Paralela relativamente simples. Ateno: Os procedimentos a seguir devem ser feitos com o computador desligado!.!.! Conecte a PC ANALYZER diretamente na Porta Paralela do computador a ser diagnosticado. Em seguida conecte o cabo USB na PC ANALYZER e plugue a outra ponta no USB do computador. Para anlise atravs da Porta Paralela, tanto a Porta Paralela quando a USB devem estar conectadas. O motivo simples, pela Porta Paralela passado os cdigos binrios, e pela USB a PC ANALYZER recebe alimentao (energia) para poder funcionar. Antes de ligar o computador, verifique se a PC ANALYZER est conectada corretamente na Porta Paralela. Confira tambm as entradas USB.

Usando a PC ANALYZER
Neste captulo estaremos, de forma objetiva, descrevendo cada funo da PC ANALYZER.

Ao Ligar
Antes de inserir a PC ANALYZER pela primeira vez em seu PC, retire todas as placas OFF BOARDS que esto instaladas, deixando o PC com Processador, Memria, Vdeo, Teclado e mouse. Placas de Modem, Rede, Captura de Imagem, ou outras diversas devem ser Parparalela no tem necessidade de retirar as placas OFF BOARDS.

Assim que a PC ANALYZER ligada, um cdigo aparece em seu visor. Esse cdigo conhecido como Cdigo de Inicializao. Voc pode desconsiderar esse valor apresentado pois nada significa, uma vez que a PC ANALYZER est se inicializando. Passe a considerar o valor apresentado aps 3 segundos que a placa estiver ligada. O valor que aparecer so os cdigos POSTS capturados no PC em que a placa est monitorando A PC ANALYZER inicia com cdigos baixos ( ex: 00 ) e vai subindo (ex: 31...32..33..) at chegar a FF (ou seja, FF significa que est inicializando o sistema operacional). Veja no ANEXO a este documento os cdigos POST mais comum e os significados, dependendo da BIOS instalada no PC. V ao anexo e veja qual o significado de cada cdigo mostrado na placa. Isso facilitar o diagnstico do problema no PC que est examinando.

Descrio dos Leds


Quando a PC ANALYZER alimentada, ela registra a situao de suas linhas de voltagem , vindas da Fonte de Alimentao do seu PC, em forma visual (de LEDS). ANALYZER, e um pool de diodos ZENER e comparadores de tenso, faro com que os leds fiquem acesos, apagados ou pisquem. Quando a analise feita pela Porta Paralela, algumas funes do voltmetro no operam. Abaixo, apresentamos o significado dos Leds e seus possveis Status: LED CLK BIOS Tipo de Sinal Clock Barramento Sinais de Entrada e Sada Descrio Enquanto a PC ANALYZER est no slot comum o led piscar indicando que o circuito de clock est funcionando. Enquanto o processador est lendo as informaes da BIOS, o LED piscar.

Equipamento principal O LED pisca quando a PC ANALYZER est inserida no slot PCIIRDY Pronto e existe um Sinal IRDY o sinal do oscilador do slot ISA. O LED deve estar aceso, durante todo o tempo que a fonte est ligada. Caso isso noOSC Sinal Oscilador ocorra pode indicar que o circuito de oscilador est com problemas, pois no existe sinal OSC. o sinal de quadro do slot PCI . O LED deve piscar com FRAME Perdo de Quadros brevidade. Se no existir o sinal de FRAME o LED fica apagado todo o tempo. O LED deve tornar-se ligado por meio Segundo to logo voc acione o boto de RESET. Caso isso no ocorra, verifique osRST Sinal de RESET pinos de conexo de seu circuito de RESET (Boto e cabos at a placa me) O LED deve permanecer aceso, todo o tempo em que a fonte est ligada. Caso isso no ocorra, no deve existir a voltagem de 12V ou existe um curto nessa linha. 12V Fonte12 volts Positivo Se o LED 12V piscar em um ritmo constante significa que a linha de 12V est flutuando muito (ou drenando corrente em demasia).

Boto de Funes
Cada vez que o boto de funo pressionado, ele passa a mostrar uma determinada funo da PC ANALYZER. Pressionando por cerca de 0.8 segundos a placa passa pelas funes de seu MENU interno Pressionando por cerca de 0,4 segundos ela avana em um sub-menu, caso esse tenha dados para mostrar.

Exemplo: PRESSIONANDO O BOTO UMA VEZ ( 0.8Segundos ) Ao pressionar o boto uma vez (por menos de 1 seg) a PC ANALYZER aparecer no mostrador rapidamente [ 1 - - - ]. Em seguida mostrar o SLOT que ela detectou e que voc escolheu para que seja testado. Se ela estiver em um slot PCI mostrar [ - PCI ] Se ela estiver na Porta Paralela mostrar [ LP--].

OBS: Caso a PC ANALYZER no detecte em qual slot ela se encontra, sugerimos desligar o computador, aguardar 30 segundos e ligar novamente. Veja agora se a PC ANALYZER detecta em que slot ela se encontra.

RESUMO DAS FUNES DO MENU PRINCIPAL DA PC ANALYZER: ( Cada vez que se aperta o Boto de Funes, a PC Analyzer avana para uma funo diferente )

Visor 0--1- - 2- - 3- - 4- - 5- - -P C I -I S A ---P

P---

-End

End-

Descrio Inicia diagnstico automtico aps alguns segundos em que o PC foi ligado A primeira funo mostrando o cdigo atual POST que a PC ANALYZER est vendo na placa me que ela se encontra. A segunda funo do menu principal, mostra a velocidade do barramento do PC a ser analisado A Terceira funo do menu principal, mostra a verso da PC ANALYZER. O nmero 5005 deve ser mostrado no visor A quarta funo do menu principal, inicia o auto teste do visor da placa e mostra de "0000" ..."1111" a "FFFF" A quinta funo do menu principal, inicia um auto teste por cerca de meio segundo em cada item. Vrios cdigos so mostrados no visor. Os dados apresentados so somente para testes internos da placa. Isso indica que o Slot que voc inseriu a PC ANALYZER o slot PCI Isso indica que o Slot que voc inseriu a PC ANALYZER o slot ISA Esperando que voc pressione o boto para consultar o prximo cdigo POST guardado na memria. Os primeiros 2 bits indicam o cdigo de erro (em Hexadecimal). Os 2 ltimos bits do mostrador indicar o nmero ordinal do cdigo. Esperando que voc pressione o boto (rapidamente) para consultar o cdigo anterior. Os primeiros 2 bits indicam o cdigo de erro (em Hexadecimal). Os 2 ltimos bits do mostrador indicar o nmero ordinal do cdigo. O ultimo cdigo ( Nmero ordinal limite : de 0 a 47) mostrado. Pressione e segure o boto de funes por cerca de 0.8 segundos, ento entre a consulta de trs para a frente. Do ltimo cdigo para o primeiro armazenado na memria. Um "P- - -" sera mostrado. O primeiro cdigo ( Nmero ordinal limite : de 0 a 47) mostrado. Pressione e segure o boto de funes por cerca de 0.8 segundos, ento entre a consulta de trs para a frente. Do primeiro cdigo para o ltimo armazenado na memria. Um "P- - -" sera mostrado.

ANEXO I SIGNIFICADO DOS CODIGOS POSTS Introduo: Nas pginas seguintes, apresentamos algumas informaes relevantes de domnio pblico, sobre os cdigos posts dos principais fabricantes de BIOS (AMI, AWARD, PHOENIX) importante que ao usar a PC ANALYZER voc tenha as seguintes informaes: 1) Marca e modelo do computador testado. 2) Modelo e verso da BIOS. 3) Fabricante da BIOS instalada. 4) Dados da memria e processador. 5) Dados tcnicos de sua fonte.

Cdigo POST FF, 00

Causa CPU

Mensagem BIOS POST Verifique a funcionalidade do processador (CPU)

Soluo

C1, C6, 31, Memria 4E

BIOS 41 Placame

1. Cheque se o conector da fonte de alimentao est totalmente encaixado no soquete da placa-me. Se a placame for Pentium 4, verifique se o conector de 4 pinos (12V) est conectado placa-me. 2. Remova a placa-me do gabinete e verifique se ela no est em curto-circuito com o gabinete. 3. Troque o processador (CPU), de preferncia por um de mesma velocidade. Examine e limpe o soquete e os pinos da CPU. 4. Certifique-se de que o processador esteja totalmente inserido e encaixado corretamente em seu soquete. 5. Seu BIOS pode estar corrompido. Cheque tambm com o fabricante de sua placame. Configurando a 1. Certifique-se de que mdulo de taxa de refresh memria esteja completamente do DRAM, e encaixado em seu soquete. 2. Certifiquecheque a se de que o mdulo de memria no funcionalidade do esteja encaixado ao contrrio. Limpe os controlador de contatos do mdulo de DRAM. Substitua DRAM. os mdulos por outros mdulos de DRAM que no estejam com defeito. Configurando o 1. Limpe o CMOS (Clear CMOS) e ligue controlador do o sistema novamente. 2. Substitua o chip BIOS. de BIOS, pois este pode estar danificado. Cdigos que no Erro na placa-me. Contate o fabricante esto listados para assistncia. acima.

Cdigos POST mais freqentes: Cdigo POST D0 D1 D3 D4 D5 D6

D7 D8 D9

Pontos de checagem de cdigo de descompresso da AMI WinBIOS Descrio NMI desativado. ID da CPU salva. Iniciando verificao de Checksum do cdigo de inicializao. Iniciar DMA, teste BAT da controladora de teclado, iniciar refresh de memri e ir para modo 4Gbflat. Comear ajuste de memria. Voltar ao modo. Executar patch de OEM. Definir pilha. ROM E000 ativada. Cdigo de inicializao copiado para segmento 0 e controle a ser transferido para segmento 0. Controle no segmento 0. Para checar as teclas <CTRL><HOME> e verificar Checksum da BIOS principal. SE <CTRL><HOME> forem pressionadas ou Checksum estiver errado, v para ponto de verificao E0, caso contrrio v para D7. Passar controle para Mdulo de Interface. Cdigo de execuo da BIOS principal vai ser descomprimido. Controle a ser passado para BIOS principal em shadow RAM.

Lista de Cdigos POST para AMI BIOS v6.2.4 Cdigo de execuo Runtime descompactado na shadow RAM F000 Cdigo POST E0 E1 E2 E6 ED EE EF F0 F1 F2 F3 F4 F FB FC FD Cdigo de execuo AMI HiFLEX BIOS/WinBIOS Descrio

Controladora de disquete on-board (se houver) inicializada. Comear teste dos 512K de memria base. Inicializar tabela de vetores de interrupo. Inicializar controladoras de interrupo e DMA. Ativar IRQ de disquete e timer, ativar cache interno. Inicializar unidade de disquete. Comear a procurar por disquete na unidade A: e ler 1 setor do disquete. Erro na leitura de disquete. Comear a procurar arquivo AMIBOOT.ROM no diretrio raiz. Arquivo AMIBOOT.ROM no est presente no diretrio raiz. Comear a ler tabela FAT e analisar FAT para encontrar os clusters ocupado pelo arquivo AMIBOOT.ROM Comear a ler arquivo AMIBOOT.ROM cluster por cluster. Arquivo AMIBOOT.ROM no do tamanho correto. Desativar cache interno. Detectar tipo de memria flash presente. Apagar flash. Programar flash.

FF 03 05 06 07 08 0B 0C 0E 0F 10 11 12 13 14 19 1A 20 23 24 25 27 28 2A

Programao de flash bem-sucedida BIOS vai reiniciar Cdigo de execuo descompactado na shadow RAM F000. Power on delay completo. Checar soft rest/power-on. Soft reset/power-on determinado. Vai desativar cache, se houver. Cdigo POST a ser descompactado. Cdigo POST descompactado. Inicializao da CPU e da rea de dados d CPU a ser feita em seguida Inicializao da CPU e da rea de dados da CPU feita. Clculo de CMOS Checksum a ser feito em seguida. Inicializao de registro de status da CMOS feita. Qualquer inicializao ante do BAT da controladora de teclado a ser feita em seguida. I/B da controladora de teclado livre. Vai enviar comando BAT controladora de teclado. Resultado do BAT na controladora de teclado verificado. Qualquer inicializao depois do BAT da controladora de teclado a ser feita em seguid Inicializao depois do BAT da controladora de teclado feita. Byte de comando de teclado a ser gravado em seguida. Byte de comando de teclado gravado. Vai enviar comando de bloqueio/desbloqueio do Pino-23,24. Pino-23,24 da controladora de teclado bloqueado/desbloqueado. Vai checa teclas <INS> e <END> durante inicializao. Checagem de tecla <END> durante inicializao feita. Vai desativar controladoras de DMA e Interrupo. Controladoras DMA #1, #2, controladoras de interrupo #1, #2 desativadas Vdeo desativado e porta-B inicializada. Vai comear a inicializao do chipset. Teste do timer 8254 vai comear. Teste do timer 8254 terminado. Vai comear teste de atualizao de memri Linha de Atualizao de Memria est carregada. LIGA/DESLIGA verificao 15 microssegundos Teste de Atualizao de Memria em perodo de 30 microssegundos completo. Memria Base de 64K vai ser inicializada. Ler porta de entrada 8042 e desativar funo Megakey Green PC. Tornar segmento de cdigo do BIOS disponvel para gravao. Fazer qualquer configurao antes da inicializao do vetor de interrupes. Inicializao do vetor de interrupes feita. Vai ler porta de entrada 8042 par ativar turbo (se houver) e limpar senha se o comando post diag estiver ligado. Qualquer inicializao antes de definir o modo de vdeo a ser feita em seguida. Inicializao antes de definir o modo de vdeo completa. Ir para modo monocromtico e definir modo de cores. Iniciar diferentes barramentos (sistema, esttico, dispositivos de sada), se houver. (Por favor, veja a prxima seo para detalhes sobre diferentes barramentos).

2B 2C 2D 2E
2F

52 53 54 57 58 59 60 62 65 66 67 7F 80 81 82 83 84 85

Est para fornecer o controle para qualquer inicializao exigida antes da checagem opcional de ROM de vdeo. Processamento antes do controle da ROM de vdeo est feito. Vai procurar por ROM de vdeo opcional e oferecer o controle. Controle de ROM de vdeo opcional est feito. Est para fornecer o controle para fazer qualquer processamento depois que a ROM do vdeo devolver o controle. Retorno de processamento depois do controle de ROM de vdeo. Se EGA/VGA no encontrado, ento fazer teste de leitura/gravao de memria de vdeo. Teste de memria acima de 1M a seguir. Teste/inicializao de memria acima 1M completo Vai salvar informao de tamanho da memria. Informao de tamanho da memria salva. Registradores de CPU so salvos. Vai entrar no modo real. Desligamento bem-sucedido, CPU em modo real. Vai desativar linha gate A2 e desativar paridade/NMI. Desativao de linha de endereo A20, paridade/NMI bem-sucedida. Vai ajustar tamanho da memria dependendo de realocao/shadow. Tamanho da memria ajustado para realocao/shadow. Vai limpar mensagem Hit <DEL> (Aperte DEL). Mensagem Hit <DEL> (Aperte DEL) limpa. Mensagem <WAIT > (Aguarde...) exibida. Vai comear teste de controladora de DMA e interrupo. Passou no teste de registrador de pgina DMA. Vai fazer teste de registrado base DMA#1. Passou no teste de registrador-base DMA#1. Vai fazer teste de registradorbase DMA#2. Passou no teste de registrador-base DMA#2. Vai programar unidades DMA 1 e 2. Programao de unidades DMA 1 e 2 terminada. Vai inicializar controladora de interrupo 8259. 8259/Inicializao terminada. Ativao de fontes de NMI estendida em progresso. Teste de teclado iniciado. Limpando buffer de sada, verificando tecla presa, vai emitir comando de reset no teclado. Encontrado erro de reset/tecla presa no teclado. Vai enviar comando de teste de interface de controladora de teclado. Teste de interface de controladora de teclado terminado. Vai gravar byte de comando e iniciar buffer circular. Byte de comando gravado, inicializao de data global feita. Vai verificar existncia de Lock-key. Verificao de Lock-key terminada. Vai checar diferena de tamanho da memria com CMOS. Checagem de tamanho da memria feita. Vai mostrar soft error e verificar

86 87 88 89 8B 8C 8D 8F 91 95

96 97 98 99 9A 9B 9C 9D 9E A2 A3 A4 A5

senha ou pular o setup. Senha verificada. Vai fazer programao antes de setup. Programao antes de setup completada. Vai descompactar cdigo SETUP executar cdigo CMOS. Retornou do programa CMOS setup e tela limpa. Vai fazer programao depois de setup. Programao aps o setup completada. Vai mostrar mensagem de inicializao. Primeira mensagem exibida na tela. Mensagem <WAIT > (Aguarde...) exibida. Vai fazer shadow do BIOS de Vdeo. Shadow do BIOS de Vdeo bem-sucedido. Programao de opes de setup aps o setup do CMOS estar para iniciar. Vai restaurar a controladora de disco rgido. Restaurao da controladora de disco rgido. Configurao de disquete a se feita em seguida. Configurao de disquete completa. Configurao do disco rgido a ser feita em seguida. Tamanho de memria ajustado devido a suporte ao mouse. A inicializao d ROMs opcionais de diferentes barramentos a partir de C800 vai comear. (Por favor, leia a prxima seo para mais detalhes sobre diferentes barramentos). Vai fazer qualquer inicializao antes do controle de ROM opcional C800. Qualquer inicializao antes do controle de ROM opcional C800 terminada. Verificao e controle de ROM opcional sero feitos a seguir. Controle de ROM opcional est feito. Vai fornecer o controle para fazer qualquer processamento requerido depois que a ROM opcional retornar o controle. Qualquer inicializao exigida depois do teste de ROM opcional finalizada. Vai configurar a rea de dados do timer e endereo-base de impressora. Retorno depois de ajustar timer e endereo-base de impressora. Vai ajustar endereo-base RS-323. Retornou depois de endereo-base RS-323. Vai fazer qualquer inicializao antes do teste de co-processador. Inicializao exigida antes do co-processador terminada. Vai inicializar o coprocessador em seguida. Co-processador inicializado. Vai fazer qualquer inicializao depois do teste de co-processador. Inicializao depois do teste de co-processador completa. Vai checar teclado estendido, ID do teclado e Num Lock. Teste de memria cache terminado. Vai mostrar quaisquer erros de soft. Exibio de erros completa. Vai ajustar a taxa de digitao do teclado. Taxa de digitao do teclado ajustada. Vai programar os estados de espera de memria. Programao dos estados de espera de memria terminada. Vai limpar a tel e ativar paridade/NMI.

A7 A8 A9 AA AB AC B0 B1 00

NMI e paridade ativadas. Vai fazer qualquer inicializao exigida antes de passar o controle para a ROM opcional em E000. Inicializao antes do controle de ROM E000 terminado. ROM E000 vai receber o controle em seguida. Retornou do controle de ROM E000. Vai fazer qualquer inicializao exigida depois do controle de ROM opcional E000. Inicializao depois do controle de ROM opcional E000 terminada. Vai mostrar a configurao do sistema. Construir tabela mp se necessrio. Descompactar dados DMI e executar inicializao POST DMI. Configurao do sistema exibida. Vai copiar qualquer cdigo para rea especfica. Cpia de cdigo para rea especfica terminada. Vai fornecer o controle ao carregador de inicializao INT-19.

Para mais informaes sobre a AMI BIOS, por favor v para o Website da Award no endereo http://www.ami.com.tw/ Listagem de Cdigo POST para AWARD BIOS v6.0 POST (hex) CFh C0h C1h C3h C5h 01h 02h 03h 04h 05h 06h 07h 08h 09h 0Ah 0Ch 0Dh 0Eh 0Fh 10h 11h 12h 13h 14h Descrio Testar funcionalidade de leitura/gravao de CMOS. Inicializao prvia do chipset: - Desativar shadow da RAM - Desativar cache L2 (socket 7 ou menor) - Programar registradores bsicos de chipset Detectar memria - Autodeteco de tamanho, tipo e ECC de DRAM. Autodeteco de cache L2 (socket 7 ou menor) Expandir cdigo compactado de BIOS para DRAM Chamar hook de chipset para copiar BIOS de volta shadow da RAM E000 & F000. Expandir os cdigos Xgroup localizados no endereo fsico 1000:0 Reservado Parmetro inicial Superior_Early_Init. Reservado 1. Limpar tela 2. Limpar flag de erro de CMOS Reservado 1. Limpar interface 8042 2. Inicializar autoteste 8042 1. Testar controladora especial de teclado para chips Super I/O srie Winbond 977. 2. Ativar interface de teclado. Reservado 1. Desativar interface de mouse PS/2 (opcional). 2. Autodetectar portas para teclado e mouse, seguido por uma troca de porta e interface (opcional). 3. Reset no teclado para chips Super I/O srie Winbond 977. Reservado Reservado Teste shadow do segmento F000h para ver se est disponvel ou no para leitura/gravao. Se o teste falhar, continua bipando no alto-falante. Reservado Autodetectar tipo de flash para carregar cdigos apropriados de leitura/gravao de flash na rea de execuo em F000 para suporte a ESCD e DMI. Reservado Usar algoritmo walking 1 para verificar interface nos circuitos de CMOS. Tambm definir status de energia do relgio em tempo real e, ento, verificar ativao manual. Reservado Programar valores-padro no chipset. Os valores-padro do chipset so Descrio

POST (hex)

15h 16h 17h 18h 19h 1Ah 1Bh

1Ch 1Dh 1Eh 1Fh 20h 21h 22h 23h

24h 25h 26h 27h 28h 29h

2Ah 2Bh 2Ch POST (hex) 2Dh

ativados para MODBIN por clientes OEM. Reservado Iniciar gerador de clock onboard se Early_Init_Onboard_Generator estiver definido. Veja tambm POST 26h. Reservado Detectar informaes de CPU, incluindo marca, tipo de SMI (Cyrix ou Intel) e nvel da CPU (586 ou 686). Reservado Reservado Inicializar tabela de vetor de interrupes. Se nada especial for especificado todas as interrupes de hardware so direcionadas para SPURIOUS_INT_HDLR e as interrupes de software para SPURIOUS_soft_HDLR. Reservado Parmetro inicial EARLY_PM_INIT. Reservado Carregar matriz de teclado (plataforma notebook) Reservado Inicializao de HPM (plataforma notebook) Reservado 1. Checar validade do valor RTC (relgio de tempo real): por exemplo, um valor 5Ah (90) invlido para os minutos do RTC. 2. Carregar configurae de CMOS na pilha da BIOS. Se o Checksum de CMOS falhar, usar valorespadro. 3. Preparar mapa de recursos de BIOS para uso de PCI e PnP. Se ESCD for vlido, levar em considerao as informaes legacy de ESCD. 4 Inicializao de gerador de clock onboard. Desativar respectivo recurso de clock para esvaziar slots PIC e DIMM. 5. Inicializao Prvia de PCI: Enumerar nmero de barramento PCI. - Associar memria e recurso de E/A Procurar por um dispositivo VGA vlido e VGA BIOS e colocar em C000:0 Reservado Reservado Reservado Inicializar buffer INT 09 Reservado 1. Programar MTRR interno da CPU (P6 e PII) para endereos de memria 0-640K. 2. Inicializar APIC para CPU Pentium. 3. Programar chipset prvio de acordo com setup da CMOS. Exemplo: controladora IDE onboard. 4. Medir velocidade da CPU. 5. Chamar BIOS de Vdeo. Reservado Reservado Reservado Descrio 1. Inicializar fonte de linguagem de byte duplo (Opcional) 2. Colocar informaes na tela, incluindo ttulo da Award, tipo e velocidade da CPU, logotipo de tela cheia.

2Eh 2Fh 30h 31h 32h 33h 34h 35h 36h 37h 38h 39h 3Ah 3Bh 3Ch 3Dh 3Eh 3Fh 40h 41h 42h 43h 44h 45h 46h 47h 48h 49h 4Ah 4Bh 4Ch 4Dh 4Eh

4Fh 50h POST (hex) 51h 52h

Reservado Reservado Reservado Reservado Reservado Restaurar teclado se Early_Reset_KB estiver definido, ex.: chips Super I/O srie Winbond 977. Ver tambm POST 63h. Reservado Reservado Reservado Reservado Reservado Reservado Reservado Reservado Testar 8254 Reservado Testar bits de mscara de interrupo 8259 para canal 1. Reservado Testar bits de mscara de interrupo 8259 para canal 2. Reservado Reservado Testar funcionalidade de 8259. Reservado Reservado Reservado Inicializar slot EISA Reservado 1. Calcular memria total testando a ltima palavra dupla de cada pgina de 64K. 2. Programar alocao de gravao para CPU AMD K5. Reservado Reservado Reservado Reservado 1. Programa MTRR de CPU M1 2. Inicializar cache L2 para CPU classe P6 programar CPU com limites apropriados do que pode ser colocado no cache 3. Inicializar APIC para CPU classe P6. 4. Em plataforma multiprocessador, ajustar o limite do que pode ser colocado no cache para o menor, caso os limites de cada CPU no forem idnticos. Reservado Inicializar USB. Descrio Reservado Testar toda a memria (limpar toda a memria estendida para 0)

53h 54h 55h 56h 57h 58h 59h 5Ah 5Bh 5Ch 5Dh 5Eh 5Fh 60h 61h 62h 63h 64h 65h 66h 67h 68h 69h 6Ah 6Bh 6Ch 6Dh 6Eh 6Fh 70h 71h 72h 73h

Reservado Reservado Mostrar nmero de processadores (plataforma multiprocessador) Reservado 1. Mostrar logotipo PnP 2. Inicializao prvia de PnP ISA - Definir CSN par cada dispositivo PnP ISA. Reservado Inicializar o cdigo combinado Trend AntiVirus. Reservado (Funo Opcional) Mostrar mensagem para entrar com AWDFLASH.EXE em disquete (opcional) Reservado 1. Inicializar Init_Onboard_Super_IO 2. Inicializar Init_Onboard_AUDIO. Reservado Reservado OK para entrar no setup; os seja, antes deste estgio de POST os usurios no podero entrar no utilitrio de setup CMOS. Reservado Reservado Reservado Reservado Inicializar Mouse PS/2 Reservado Preparar informao de tamanho da memria para chamada de funo: INT 15h ax=E820h Reservado Ligar cache L2 Reservado Programar registradores de chipset de acordo com itens descritos no Setup tabela de autoconfigurao. Reservado 1. Definir recursos para todos os dispositivos PnP ISA. 2. Autodefinir portas para portas COM onboard, se o item correspondente no Setup estiver ajustado para AUTO. Reservado 1. Inicializar controladora de disquete 2. Definir campos relativos a disquete em 40:hardware. Reservado Reservado Reservado (Funo Opcional) Entrar com AWDFLASH.EXE se:

POST (hex) 74h 75h 76h 77h 78h 79h 7Ah 7Bh 7Ch 7Dh 7Eh 7Fh 80h 81h 82h 83h 84h 85h

86h 87h 88h 89h 90h 91h 92h 93h 94h

Descrio -AWDFLASH.EXE for encontrado no disquete. -ALT+F2 for pressionado. Reservado Detectar e instalar todos os dispositivos IDE: HDD (disco rgido), LS120, ZIP, CDROM .. Reservado Detectar portas seriais e paralelas. Reservado Reservado Detectar e instalar co-processador Reservado Inicializar proteo de escrita em HDD. Reservado Reservado Voltar para modo texto de logotipo em tela cheia, se for suportado. - Se houver erros, relatar erros e esperar por teclas - Se no houver erros ou tecla F1 for pressionada para continuar: Limpar logotipo EPA ou personalizado. Reservado Reservado E8POST.ASM inicia 1. Chamar hook de gerenciamento de energia de chipset. 2. Recuperar o texto encontrado usado para logotipo EPA (no para logotipo em tela cheia) 3. Se houver senha definida, pedir por senha. Salvar todos os dados na pilha de volta CMOS Inicializar dispositivos de inicializao PnP ISA 1. Inicializao final de USB 2. NET PC: construir estrutura SYSID. 3. Voltar tela para modo de texto 4. Configurar tabela ACPI no topo da memria. 5. Invocar todas as ROMs do adaptador ISA 6. Definir IRQs para dispositivos PCI 7. Inicializao de APM 8. Limpar rudo de IRQs Reservado Reservado Reservado Reservado Reservado Reservado Reservado Ler informaes de setor de inicializao de HD para cdigo Trend AntiVirus 1. Ativar cache L2 2. Programar velocidade de inicializao 3. Inicializao final de chipset. 4. Inicializao final de gerenciamento de energia

POST (hex) 95h

Descrio 5. Limpar tela e mostrar tabela de resumo 6. Programar alocao de escrita de K6 7. Programar combinao de escrita para P6 1. Programar horrio de vero 2. Atualizar LED e taxa de digitao de teclad

96h FFh

1. Montar tabela MP (Multiprocessador) 2. Montar e atualizar ESCD 3. Defin sculo de CMOS para 20xx ou 19xx 4. Carregar hora do CMOS para timer d DOS 5. Montar tabela de roteamento MSIRQ. Tentar inicializao (INT 19h)

Para mais informaes sobre a Award BIOS, por favor v para o Website da Award no endereo http://www.award.com.tw/

Listagem de Cdigo POST para Phoenix BIOS

Mostrar nota de copyright Cdigo 4E Descrio de Rotina POST da Phoenix Cdigo Descrio de Rotina POST da Phoenix POST POST 02 Verificar Modo Real 50 Mostrar tipo e velocidade de CPU 04 Obter tipo de CPU 51 Inicializar Inicializar placa EISA 06 hardware de sistema 52 Inicializar Testar teclado 08 registrador de chipset com valores iniciais de POST 54 Definir clique de tecla se ativado 09 Definir flag POST 56 Inicializar Ativar teclado 0A registrador de CPU 58 Testar interrupes inesperadas 0C Inicializar cache para os valores iniciais de POST 5A Mostrar mensagem Press 0E Inicializar registrador de CPU 1/0 F2 to enter SETUP (Pressione F12 para entrar no SETUP) 0F Inicializar o barramento IDE local 5C Testar RAM entre 512 e 640K 10 Inicializar Gerenciamento de Energia 60 Testar memria estendida 11 Carregar registradores alternativos com valores iniciais de POST 62 Testar linhas de endereo de memria estendida 12 Saltar para UserPatch0 64 Saltar para UserPatch1 14 Inicializar controladora de teclado 66 Configure registradores de cache avanado 16 Checksum de ROM do BIOS 68 Ativar cache externo e de CPU 18 Inicializao de timer 8254 6A Mostrar tamanho externo de cache 1A Inicializao de controladora 8237 DMA 6C Mostrar mensagem de shadow 20 Testar refresh de DRAM 6E Mostrar segmentos no disponveis 22 Testar controladora de teclado 8042 70 Mostrar mensagens de erro 24 Definir registrador de segmento ES para 4 GB 72 Checar erros de configurao 28 Tamanho automtico de DRAM 74 Testar relgio de tempo real 2A Limpar base de 512K da RAM 76 Checar erros de teclado 2C Testar linhas de endereo de base de 512K 7C Montar vetores de interrupes de hardware 2E Testar memria de base de 512K 7E Testar co-processador, se houver 32 Testar freqncia de clock de barramento da CPU 80 Desativar portas E/S onboard 34 Testar RAM de CMOS 82 Detectar e instalar portas RS-232 externas 35 Inicializar registradores alternativos de chipset 84 Detectar e instalar portas paralelas externas 37 Reinicializar o chipset 86 Reinicializar portas E/S onboard 38 Shadow da ROM do BIOS de sistema 88 Inicializar rea de Dados da BIOS 39 Reinicializar o cache 8A Inicializar rea de Dados Estendidos da BIOS 3A Tamanho automtico de cache 8C Inicializar controladora de disquete 3C Configurar registradores avanados de chipset 90 Inicializar controladora de disco rgido 3D Carregar registradores alternativos com valores da CMOS 91 Inicializar controladora de disco rgido de barramento local 40 Definir aped inicial de CPU 92 Saltar para UserPatch2 42 Inicializar vetores de interrupes 93 Construir MPTABLE para placas multiprocessador 44 Inicializar interrupes de BIOS 94 Desativar linha de endereo A20 46 Checar nota de copyright de ROM 96 Limpar registrador de segmento grande ES 47 Inicializar gerenciador de ROMs de Opo PCI 98 Procurar por ROMs opcionais 48 Checar configurao de vdeo com o CMOS 9A Shadow de ROMs opcionais 49 Inicializar barramento e dispositivos PCI 9C Definir Gerenciamento de Energia 4A Inicializar todos os adaptadores de vdeo no sistema 9E Ativar interrupes de hardware 4C Shadow da ROM de BIOS de vdeo A0 Definir horrio

Para mais informaes sobre a Phoenix BIOS, por favor v para o Website da Phoenix no endereo http://www.phoenix.com

BEEP CODES

1 beep 2 beeps 3 beeps 4 beeps 5 beeps 6 beeps

7 beeps 8 beeps 9 beeps 10 beeps 11 beeps 1 long 2 short 1 long 3 short 1 long 9 short Long beep 2 short 1 long 2 short 1 long 3 short 1 long 8 short

DRAM Refresh Failure. Try reseating the memory first. If the error still occurs, replace the memory with known good chips. Parity Error in First 64K RAM. Try reseating the memory first. If the error still occurs, replace the memory with known good chips. Base 64K RAM Failure. Try reseating the memory first. If the error still occurs, replace the memory with known good chips. System timer failure Process failure Keyboard Controller 8042 - Gate A20 Error. try reseating the keyboard controller chip. If the error still occurs, replace the keyboard chip. If the error persists, check parts of the system relating to the keyboard, e.g. try another keyboard, check to see if the system has a keyboard fuse Processor Virtual Mode Exception Interrupt Error Display Memory Read/Write Test Failure (Non-fatal). Replace the video card or the memory on the video card. ROM BIOS Checksum (32KB at F800:0) Failed. It is not likely that this error can be corrected by reseating the chips. Consult the motherboard supplier or an AMI product distributor for replacement part(s). CMOS Shutdown Register Read/Write Error Cache memory error Video Error, Cannot Initialize Screen to Display Any Information Keyboard Controller error Flash RAM/EPROM (which on the motherboard) error. (BIOS error) Memory bank is not plugged well, or broken. POST Failure - One or more of the hardware tests has failed An error was encountered in the video BIOS ROM, or a horizontal retrace failure has been encountered Conventional/Extended memory failure Display/Retrace test failed

You might also like