You are on page 1of 28

APM - NGA 2012

POLCIA MILITAR DA BAHIA ACADEMIA DE POLCIA MILITAR CEL PM ANTONIO MEDEIROS DE AZEVDO

NORMAS GERAIS DE AO NGA


CAPTULO I DA FINALIDADE

Art. 1 - Estas Normas Gerais de Ao tem por finalidade regular a conduta diria dos Alunos-a-Oficial PM Al Of PM, sem prejuzo daquelas contidas em outros diplomas legais castrenses, de acordo com o art. 47 da Lei Estadual n. 7.990, de 27 de dezembro de 2001 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia - EPM) e com o art. 188, combinado com o art. 214 do Decreto Estadual n. 1.331, de 07 de julho de 1992 (Regulamento da Academia de Polcia Militar - RAPM).

SEO I DOS TERMOS ESPECFICOS

Art. 2 - Para efeitos do pleno entendimento e execuo desta NGA, ficam estabelecidos os seguintes termos: I Alvorada: incio das atividades do quartel. Todos policiais militares aquartelados devem obedecer ao comando de Alvorada; II Revista do Recolher: verificao dos policiais militares que pernoitaro no aquartelamento; III Rotina Diria: conjunto de atividades pr -estabelecidas a serem realizadas pelos policiais militares de uma OPM ; IV Precedncia: primazia para efeitos de sinais de respeito e continncia; V Sinais de respeito: atos especficos previsto s no Regulamento de Continncias, sem prejuzo daqueles institudos nos costumes e tradies;

APM - NGA 2012 3 VI Vade Mecum: designao utilizada para se referir ao compndio de normas legais; VII Curso mais antigo: designao utilizada para se referir aos Al Of PM do 3 ano, ou na inexistncia deste, ao 2 ano; VIII R-2 Regulamento de Continncia das Foras Armadas; IX IG 10-60 Decreto Ministerial que regulamenta o R-2; X Sano Disciplinar Sano sofrida pelo militar quando do cometimento de transgresso disciplinar; XI Sano Disciplinar Escolar Sano sofrida pelo militar em curso, quando do cometimento de transgresso disciplinar escolar; XII Inopinada Atividade no programada, realizada com intuito de verificar pessoal de servio, de licena cassada;

CAPTULO II DA ALVORADA Art. 3 - O horrio da alvorada est estabelecido na Rotina Diria, podendo o Diretor da Academia de Polcia Militar - APM modific-lo, a depender das atividades a serem desenvolvidas.

1 - A alvorada ser comandada pelo Al Of PM de Dia APM, no alojamento onde estiverem presentes os Al Of PM do curso mais antigo e pelos Al Of PM Disciplina das Companhias Cias, nos demais alojamentos.

2 - Ao trmino do toque de alvorada, ou qualquer outra forma de comandamento que anuncie a alvorada, nenhum Al Of PM dever permanecer deitado e todas as lmpadas devero ser acesas.

3 - Aps trinta minutos do toque de alvorada, o Al Of PM dever estar com seu leito arrumado, observando o padro estabelecido pela UD, devendo o ambiente permanecer desta forma at o final do expediente, excetuando-se o intervalo para almoo.

4 - Nos dias em que no houver expediente para o Curso de Formao de Oficiais - CFO e Curso de Formao de Oficiais Auxiliares - CFOA, o pessoal de servio e os

APM - NGA 2012 4 Al Of PM que estiverem cumprindo sano disciplinar e/ou sano disciplinar escolar, devero considerar o horrio da alvorada em dias teis, para incio das atividades.

CAPTULO III DA PASSAGEM DO SERVIO

Art. 4 - A passagem do servio interno da APM ocorrer no horrio estabelecido pela Direo da APM, conforme Cerimonial especfico de passagem da guarda.

Pargrafo nico: Os procedimentos especficos da troca das Sentinelas, constam no Decreto n 2243 de 3 de julho de 1997 - o R-2 das Foras Armadas.

Art. 5 - Devero deslocar na guarda, todos os Al Of PM que executam servio de quarto de hora e que no estejam nos postos de servio, bem como todos os Al Of PM sancionados, exceto os do 3 CFO PM, que se apresentaro diretamente ao Al Of PM de Dia APM no local determinado para a passagem de servio.

Art. 6 - Logo aps a passagem de servio, o Al Of PM de Dia APM dever se posicionar no saguo do Pav. A, onde aguardar a chegada do Diretor, at 10 (dez) minutos antes da entrada em forma do CFO PM, mesmo nos dias de parada geral, quando ento ser prestada a continncia na forma do Cerimonial especfico de continncia da guarda ao Diretor da APM. 1 - Concluda a apresentao ao Diretor, o Al Of PM de Dia APM dever providenciar o hasteamento da bandeira-insgnia, sendo responsvel tambm pelo arriamento, quando da sada deste. 2 - Aps a continncia da Guarda ao Diretor ou, no horrio limite estabelecido no caput deste artigo, o Comandante da Guarda e seus Sentinelas, deslocarse-o no passo ordinrio (ou acelerado, caso necessrio) at o local que abriga o sarilho da Guarda, fazendo a volta pelo Pav. A, no sentido do trnsito, quando sero liberados para guardarem o armamento e entrarem em forma.

APM - NGA 2012 CAPTULO IV DAS FORMATURAS DIRIAS

Art. 7 - As formaturas dirias sero sempre comandadas pelo Al Of PM de Dia APM, o qual ser auxiliado pelo seu Adjunto. Art. 8 - As formaturas matutinas obedecero ao seguinte cronograma:

a) Segunda-feira, Tera-feira e Quarta-feira - Presidida pelo Chefe da Unidade Discente UD; b) Quinta-feira Presidida por cada Comandante da Companhia Cmt da Cia; c) Sexta-feira Parada Geral presidida pelo Diretor da APM ou autoridade convidada. 1 - As paradas militares semanais sero comandadas por Al Of PM do Curso mais antigo nos termos da Portaria n 594, de 30 de outubro de 2000 - Vade Mecum Guarda de Honra das Foras Armadas. 2 - Existindo o funcionamento do CESP e/ou CEGESP na APM, poder o destacamento de parada ser comandada por um Oficial-Aluno do curso superior, bem como as Cias, cuja escala ser de responsabilidade da Coordenao de Ps-Graduao e Extenso. 3 - De segunda Quarta ser realizada preleo, no tempo mximo de 10 minutos, por Oficiais da UD e Al Of PM desta APM, conforme critrio da Chefia da UD. 4 - Aps a parada matinal, de segunda-feira sexta-feira, dever o Al Of PM de Dia APM entregar extrato escrito detalhado de todas as ocorrncias registradas pela manh, bem como no intervalo da manh. Art. 9 Aps o intervalo do almoo haver a formatura vespertina para o 1 e 2 CFO PM e CFOA PM, para conferncia e deslocamento para sala de aula. No final do expediente haver a formatura, com todos os cursos, para leitura do BIO.

APM - NGA 2012

6 1 - Quando a leitura for realizada aps uma atividade fsica, a tropa dever

estar na posio vontade.

2 - Excepcionalmente, em decorrncia de condies climticas, a formatura


ocorrer em local coberto.

CAPTULO V
DO PROCEDIMENTO EM SALA DE AULA OU OUTROS LOCAIS Art. 10 Semanalmente ser designado pelo Comandante de Peloto - Cmt de Pel, um Al Of PM Xerife da Turma, de forma que todos os Al Of PM exeram a funo durante o ano letivo. O Al Of PM que no desempenhar bem a funo ser reconduzido por igual perodo. Pargrafo nico As obrigaes do xerife constam em documento especfico, denominados Atribuies do Xerife da Turma. Art. 11 - Em sala de aula, os Al Of PM devem sempre se sentar com a postura correta e evitar conversas paralelas que possam desviar a ateno das atividades desenvolvidas, devendo tambm ser observado o seguinte: I o (a) professor (a) civil da APM, em sala de aula ou durante sua instruo, para fins de continncia, tem direito s mesmas honras de Oficial Intermedirio; II os Al Of PM s podem manusear materiais pertinentes instruo que est sendo ministrada; III quando do final de qualquer verificao de aprendizagem realizada em sala de aula, os Al Of PM devem se dirigir rea cvica, l permanecendo at ser determinado o retorno sala de aula; IV quando a verificao for realizada em ambiente diverso, ao seu trmino, os Al Of PM devem se dirigir para a sala de aula; V nas atividades que o instrutor ou professor dividir a turma em grupos, os Al Of PM que no estiverem participando da instruo permanecero em sala de aula. No caso de a instruo ser realizada na sala de aula, os mesmos devero observar o previsto no inciso III deste artigo;

APM - NGA 2012 7 VI todos os Al Of PM que no estiverem em atividade manter-se-o nas suas respectivas salas de aula, observando-se o respeito ao silncio, vez que as outras turmas esto em aula; VII os Al Of PM dispensados devero assistir a todas atividades inerentes a turma que pertence, atentando para o cumprimento no disposto no captulo XV deste documento; VIII toda a atividade da APM ter um Al Of PM responsvel, sendo o mais antigo presente, considerado o Xerife do grupo; IX proibido manter e/ou levar para sala de aula em dias de verificaes qualquer material, salvo o estritamente autorizado pelo instrutor, se for o caso. Existindo aula antes da verificao, o Xerife dever providenciar a imediata retirada destes materiais. X O deslocamento do pavilho de salas para outro local de instruo ser realizado em forma, no passo ordinrio, com exceo do 3 CFO PM que deslocar a vontade; XI - Se a instruo for realizada depois dos intervalos curtos, no perodo matutino ou vespertino, previso do inciso X est dispensada, sendo a conferncia realizada no local da instruo. XII O deslocamento da rea cvica para o local da Educao Fsica ser realizado no passo acelerado. Pargrafo nico As carteiras em sala de sala devero estar dispostas em ordem de antiguidade, onde sero identificadas atravs de padro estabelecido pela UD. Art. 12 Durante as instrues vedada toda e qualquer sada da sala de aula. Em casos de urgncia, o Al Of PM solicitar permisso ao professor/instrutor e, se concedida, dirigir-se- ao Cmt de Pel justificando seu ato. 1 - terminantemente proibida a utilizao de jogos eletrnicos, ficando facultada a autorizao pelo instrutor / professor, quando em sala de aula, ou Oficial da UD, a utilizao de aparelhos eletro-eletrnicos (TV, DVD, MP3, MP4, Celular etc.), revistas, livros, gibis. 2 - O uso do notebook poder ser autorizado pelo professor, desde que sirva como suporte pedaggico-tecnolgico para a aula ou assunto que estiver sendo ministrado. Na ausncia do professor, a autorizao poder ser dada pelo Chefe da UD.

APM - NGA 2012 8 Art. 13 Para a entrada dos Al Of PM Biblioteca, l se encontrando algum Aspirante-a-Oficial ou Oficial, deve dirigir-se ao mesmo e em tom de dilogo pessoal e discreto, solicitar permisso para sua permanncia, retirando-se em seguida sem fazer meia volta; procedendo de igual modo na sada, visando no perturbar o silncio. Tal procedimento tambm dever ocorrer no Laboratrio de Informtica.

Pargrafo nico - proibida a utilizao do Laboratrio de Informtica ou de qualquer outro computador nas dependncias da APM, para acessar sites de contedo pornogrfico ou ertico;

Art. 14 - Quando um Aspirante-a-Oficial ou Oficial adentrar no salo de recreao do DAAC, caber prioritariamente ao Fiscal do DAAC, ou ao primeiro Al Of PM que avist-lo, adotar o mesmo procedimento previsto no R-2 das Foras Armadas, quando da entrada de Oficial no alojamento. Diante do aviso, todos os Al Of PM, sem interromperem suas atividades, fazem silncio e diminuem o volume dos aparelhos eletroeletrnicos, at que seja comandado: VONTADE!, quando todos retornaro a condio inicial. Pargrafo nico No DAAC e em suas dependncias, incluindo-se a rea verde, so devidos os sinais de respeito e continncia aos Aspirantes-a-Oficial e aos Oficiais. Art. 15 proibido o acesso de Al Of PM a sala de aula de outras turmas, salvo com autorizao de Oficial da UD ou do Al Of PM de Dia APM. Art. 16 O Xerife de Turma responsvel em manter, aps a instruo, o quadro branco bem como o ambiente da sala de aula, auditrio ou qualquer outra rea, completamente limpos, cadeiras arrumadas. Pargrafo nico Devero permanecer no quadro branco, apenas os registros de faltas, dispensas, escala de faxina da sala e outros necessrios para o controle da turma, sendo que nas salas do 3 CFO PM e do CFOA PM est permitida a contagem regressiva para a formatura. Art. 17 Em qualquer local que haja atividade de Al Of PM, o mais antigo, ao seu final, determinar que todo espao seja limpo e arrumado, ficando previamente

APM - NGA 2012 9 escalados os encarregados do dia, e, no sendo suficientes, outros sero escalados, em quantidade que seja necessria. Art. 18 Os Al Of PM no podem realizar atividades inerentes s aulas de educao fsica militar, desporto ou defesa pessoal, na ausncia do instrutor ou monitor. No caso da presena s deste ltimo, haver atividade somente com autorizao prvia do instrutor e mesmo assim na presena de outro oficial designado pela Unidade de Desenvolvimento Educacional - UDE, atravs do Coordenador de Ensino. Art. 19 Os Al Of PM dispensados da atividade fsica, por motivo de sade, devero assistir as aulas de Ed. Fsica e Defesa Pessoal com o uniforme previsto. 1 - Por ocasio das formaturas, os Al Of PM dispensados por parecer mdico permanecero no grupamento dos dispensados, ao lado direito do palanque das autoridades, exceto quando a razo de sua dispensa mdica no permitir, devendo assim posicionar-se em local pr-determinado.

2 - Dever o Al Of PM dispensado de qualquer atividade, portar cpia do documento comprobatrio da dispensa.

SEO I
DO DESLOCAMENTO PARA A SEO DE ORIENTAO PSICOPEDAGGICA Art. 20 O Oficial da UD, ao encaminhar o Al Of PM Seo de Orientao Psicopedaggica SOP dever fazer contato com um(a) dos(as) profissionais daquela Seo anteriormente, a fim de relatar o motivo do encaminhamento; Art. 21 O Al Of PM que sentir necessidade de se dirigir a SOP poder faz-lo nos horrios de intervalo, devendo to somente comunicar seu destino ao Xerife da Turma, sendo o atendimento comunicado ao Chefe da UD. Art. 22 Caso seja necessrio um atendimento no horrio de aula ou outra atividade acadmica, dever ser feita solicitao ao respectivo Cmt Pel ou de Cia.

APM - NGA 2012

10

CAPTULO VI DAS REFEIES


Art. 23 Fica proibida a sada de Al Of PM da Vila Policial Militar do Bonfim VPMB para realizao de refeies durante o expediente na APM.

1 - Para os no relacionados na previso de refeies fica permitido o uso das cantinas da VPMB e do restaurante do Clube dos Oficiais PM - COPM (neste ltimo local apenas na rea interna do clube), devendo retornar imediatamente aps a refeio.

2 - Aos Al Of PM de servio e em cumprimento de sano disciplinar e/ou disciplinar escolar obrigatria a realizao de refeies no Refeitrio da APM, ficando proibido o deslocamento para o COPM.

3 - Fica proibida a permanncia de policiais militares trajando o 16 Uniforme e o 21 Uniforme no refeitrio. Art. 24 Os Al Of PM integrantes do 2 , do 1 CFO PM devero entrar em forma na rea cvica, sendo que os integrantes do 3 CFO PM relacionados na grade de rancho deslocar-se-o at o Refeitrio vontade, aps serem dispensados da sala de aula ou outro local de instruo, salvo determinao contrria.

1 - Feitas as verificaes para o almoo, os Al Of PM do 2 e 1 CFO PM deslocar-se-o no passo ordinrio para o Refeitrio. Procedimento idntico ser adotado pelos pelotes em regime de internato, para o caf da manh.

2 - Os Al Of PM do CFOA PM devero adotar o mesmo procedimento do 2 CFO PM, durante a 1 fase do curso, e o procedimento do 3 CFO PM, na fase final do curso.

3 - Cada Cia dever estabelecer um rodzio dirio entre as turmas do mesmo curso, de forma que todos tenham a oportunidade de avanar frente na linha de servir.

APM - NGA 2012 11 4 - A ceia do pessoal de servio ser disponibilizada logo aps a revista do recolher, sob a superviso do Al Of PM de Dia APM. Art. 25 No interior do refeitrio dever ser observado o seguinte: I disciplina e compostura compatveis com a situao de Al Of PM; II enquanto no forem servidos, estando, portanto, na linha de servir, os Al Of PM podero conversar em tom de voz moderado; III durante a refeio, os Al Of PM devero observar os princpios da boa educao e etiqueta social;

IV os Al Of PM que devam assumir posto de servio ou estar em local de instruo pr-determinado avanaro frente de todos os cursos na linha de servir;
V qualquer solicitao dever ser dirigida ao Al Of PM de Dia APM ou a quem o substitua, salvo se no recinto encontrar-se algum superior hierrquico aos mencionados; Art. 26 Os Al Of PM que participam do coral da APM tero prioridade no acesso ao refeitrio no horrio previsto, independentemente do ano, quando houver ensaio ou apresentao. Art. 27 O Al Of PM poder adentrar ao refeitrio em trajes civis para o jantar nos dias teis e para qualquer refeio aos sbados, domingos e feriados, usando camisa com manga, cala comprida e calado, podendo este ser sandlia.

CAPTULO VII DO INTERNATO, PERNOITE E DA REVISTA DO RECOLHER Art. 28 Todo o efetivo de Al Of PM da APM permanecer em regime de Internato objetivando a disciplina, controle e acompanhamento individual e coletivo dos cursos, de acordo com o art.173 combinado com o Art.188 do RAPM. 1 - De acordo entendimento da Direo da APM ser concedida licena para afastamento do internato. O no cumprimento das obrigaes aqui previstas, bem como

APM - NGA 2012 12 daquelas estabelecidas no Artigo 182 do RAPM, acarretar ao Al Of PM a cassao desta licena. 2 - Aps o trmino do expediente das quartas-feiras tarde at s 21 horas e das sextas-feiras tarde at as 6 horas das segundas-feiras, ser concedida licena para afastamento aos Al Of PM em regime de internato. Art. 29 A revista do recolher dar-se- s 21 horas, quando o Al Of PM de Dia APM realizar verificao de presena, fiscalizao e orientao dos Al Of PM de servio, alunos em regime de internato, aqueles que estejam cumprindo sano, bem como os Al Of PM alojados. Pargrafo nico Poder o Al Of PM de Dia APM, devidamente autorizado pelo Oficial de Dia APM promover inopinadas, com fito de controle e acompanhamento do pessoal sob sua responsabilidade direta. Art. 30 Os Al Of PM usaro o 8 uniforme durante a revista do recolher, devendo entrar em forma na rea externa ao fundo do Pavilho A, com exceo dos Al Of PM alojados, que estaro em trajes civis, respeitando a previso para este tipo de traje desta NGA. Art. 31 obrigatrio aos Al Of PM no alojados que desejem pernoitar na APM a solicitao por escrito, com antecedncia de 48 horas, bem como aos alojados, que necessitarem pernoitar fora da APM, que devero solicitar por escrito, no mesmo prazo. Pargrafo nico Quando no puder proceder conforme o caput deste artigo, por motivo que justificar, poder o Al Of PM, deixar de pernoitar ou pernoitar nesta APM, com a autorizao do Oficial de Dia APM.

CAPTULO VIII DO ALOJAMENTO Art. 32 No alojamento o Al Of PM dever por em prtica todos os princpios de educao e boas maneiras prprias da vida militar.

APM - NGA 2012 13 Pargrafo nico - Cada Al Of PM responsvel pela manuteno da limpeza, higiene e conservao da cama, dos armrios, das cadeiras e quaisquer outros materiais que lhe forem destinados. Art. 33 - Todo Al Of PM ter um armrio sob sua carga, sendo que os alojados, alm do armrio, tero tambm sob sua carga beliche e colcho. Todo e qualquer dano ser de sua exclusiva responsabilidade, sendo expressamente proibido ao Al Of PM deixar seu armrio aberto.

1 - proibido ao Al Of PM dormir em outro local que no o alojamento.

Art. 34 - vedado ao Al Of PM, nos horrios de aula, manter fora do armrio qualquer objeto pessoal ou sob sua responsabilidade, com exceo dos que no puderem ser guardados, devendo ficar na reserva do alojamento, de forma organizada. Art. 35 - No permitido ao Al Of PM entrar, sair ou transitar pelo alojamento em trajes sumrios e, sobretudo, despido.

Pargrafo nico - Os Al Of PM masculinos e femininos devem dormir com traje adequado (camiseta e short), mantendo-se a devida compostura no local.

Art. 36 - A limpeza dos alojamentos e arrumao dos beliches dever ser realizada aps a Alvorada e ficar a cargo dos grupos de faxina, previamente escalados, nos horrios previstos na Rotina Diria quando ser realizada a reviso e manuteno. Caber ao gerente de alojamento de cada curso, a fiscalizao da execuo, ficando o Al Disciplina da Cia e Al Of PM de Dia APM responsveis pela superviso. 1 - O Gerente do Alojamento providenciar o fechamento dos alojamentos nos horrios previstos na Rotina Diria, determinando a sada de todos os Al Of PM, objetivando a entrada em forma para as formaturas, devendo deslocar direto para a sala de aula, no horrio previsto. 2 - Todas as vestes devem ser devidamente estendidas nos varais das reservas dos alojamentos, no sendo permitido colocar nenhum material em janelas, parapeitos e sobre os armrios.

APM - NGA 2012 14 3 - Todo e qualquer material encontrado fora destas condies, ser imediatamente recolhido Cia a qual pertence o aluno, sendo os proprietrios responsabilizados disciplinarmente pelas suas falhas. Art. 37 Os alojamentos devem estar com as portas e janelas fechadas nos horrios pr-determinados para instruo, sendo que nos intervalos de aula matutino e vespertino ser permitido o acesso dos Al Of PM devendo, contudo manter a limpeza e arrumao.

1 - O Gerente de alojamento de cada Cia ser o responsvel pelo controle da abertura e fechamento dos alojamentos, bem como pelas chaves e cadeados correspondentes, que ficaro sob sua carga, observando toda e qualquer alterao encontrada (torneiras abertas ou vazando, luzes acesas, ventiladores e condicionadores de ar ligados, falta de gua, etc.) em toda e qualquer edificao da Cia, no sanando de imediato a irregularidade, dever o Al Of PM comunicar o fato ao Al Of PM de Dia APM. 2 - Dever existir uma cpia das chaves dos alojamentos no claviculrio da sala do Al Of PM de Dia APM, sob posse do gerente de alojamento do respectivo curso e no claviculrio de cada Cia. 3 - Quando for necessrio, o Xerife da primeira turma a ser liberada, solicitar a chave do alojamento ao Oficial de sua Cia ou aos respectivos Gerentes de alojamento. Neste perodo quaisquer alteraes sero de responsabilidade do Xerife solicitante ou, havendo mais de uma turma, do Xerife da turma mais antiga.

Art. 38 - Fica terminantemente proibida a entrada de Al Of PM e civis em alojamento que seja utilizado por Al Of PM de sexo oposto, salvo com autorizao prvia de um oficial da UD, ou outro da APM, quando em situaes extraordinrias (socorro, desastre, etc.), devidamente caracterizadas e, mesmo assim, alertando a todos, por qualquer meio, sobre sua entrada. 1 - No permitido que o Al Of PM esteja acompanhado de outra pessoa de sexo oposto em locais ermos e/ou mal iluminado, especialmente fora do expediente, no interior da VPMB.

APM - NGA 2012

15

2 - Fica proibida qualquer manifestao que caracterize intimidade ou relacionamento amoroso, no interior desta VPMB ou em qualquer aquartelamento, ou ainda em outro local de instruo, entre os Al Of PM, e entre estes e outras pessoas.

Art. 39 - vedado o acesso e permanncia de civis aos alojamentos, salvo se devidamente autorizados pela Chefia da UD e acompanhados pelo Al Of PM de Dia APM e, neste caso, somente at as 18 horas.

1 - Fica expressamente proibido o acesso de parentes, amigos e familiares nas reas livres da VPMB, aps as 21 horas.

Pargrafo nico. Toda e qualquer utilizao dos alojamentos e sanitrios por pessoas estranhas APM, fica condicionada autorizao do Chefe da UD. Art. 40 - No permitida a realizao de refeies nas dependncias dos alojamentos, devendo o Al Of PM que recebe sua alimentao de fonte externa a APM, dirigir-se ao refeitrio para efetu-la. No se incluem neste dispositivo os lanches rpidos, que podero ser efetuados nas reservas dos alojamentos nos horrios permitidos desde que no prejudiquem a faxina realizada.

Art. 41 - Os Plantes devero comunicar de imediato ao Al Of PM Disciplina, toda e qualquer sujeira, alterao ou desarrumao encontrada ou praticada por outros Al Of PM.

Pargrafo nico. Fica proibida a modificao de lugar ou desarrumao de todos os materiais dos alojamentos, bem como a retirada de qualquer material. O responsvel pelo controle o Al Of PM Disciplina da Cia.

Art. 42 - As luzes dos alojamentos devem ser apagadas s 22 horas, exceo feita s reservas, onde as luzes podero permanecer acesas, desde que no prejudiquem o descanso de quem ali esteja.

APM - NGA 2012

16

CAPTULO IX
DOS PROCEDIMENTOS MILITARES ESPECFICOS Art. 43 Considerando o que prev o Art. 11 (especialmente a alnea c do 2) da Lei Est. n. 7.990, de 27/12/01 (Estatuto PM), combinado com os arts. 190 e 213 do RAPM; considerando que os Al Of PM so identificados por insgnias especficas, de acordo com o Regulamento de Uniformes da PM RUPM (quantidade de barras representando o ano do CFOPM e a letra A caracterizando o CFOAPM), fica estabelecida a seguinte precedncia hierrquica entre os cursos da APM: I Al Of PM do 3 ano do CFOPM; II Al Of PM do 2 ano do CFOPM; III Al Of PM do 1 ano do CFOPM; IV Al Of PM do CFOAPM.

1 - Os sinais de respeito, formas de tratamento, continncias e outros procedimentos adotados pelo militar estadual em relao ao seu superior hierrquico, por fora das leis, normas e regulamentos existentes, aplicam-se de maneira anloga entre o Al Of PM de menor precedncia em relao ao de maior precedncia hierrquica.

2 - O Al Of PM de maior precedncia deve demonstrar maturidade, liderana e pr em prtica os valores policiais militares inscritos no Estatuto PM, servindo de exemplo para o de menor precedncia, devendo no s fiscaliz-lo, mas tambm orient-lo, legitimando a sua precedncia hierrquica; 3 - O Al Of PM de menor precedncia deve dirigir-se ou atender o de maior precedncia de modo disciplinado, tratando-o de Senhor Aluno e acatando as orientaes cabveis; 4 - Somente o Al Of PM em servio poder determinar a execuo de alguma tarefa por parte de outro de mesma ou menor precedncia, desde que seja legal, necessria e oportuno. No estando em servio, o Al Of PM de maior precedncia poder solicitar, o que deve ser respondido de modo disciplinado pelo de menor precedncia se possvel o atendimento ou no, devendo neste ltimo caso, expor motivos plausveis.

APM - NGA 2012 17 Art. 44 Nos palanques da VPMB o Al Of PM dever permanecer com cobertura, bem como em outros locais cobertos determinados pela Direo da APM, nos termos do Artigo 5, Pargrafo nico da Portaria n 408 de 8 de agosto de 2000- IG10-60 das Foras Armadas. Art. 45 Os Pelotes e Companhias devero criar seus brados e apresentarem para serem apreciados e aprovados pelo Cmd da respectiva Cia, devendo ser executado sempre que possvel, principalmente quando do deslocamento, no incio das atividades dirias, para a sala de aula ou outro local de instruo. Preferencialmente, quando o Al Of PM Disciplina ou quem o substitua comandar: Direo sala de aula; ao comando dos Xerifes, a Companhia executar seu brado e, em seguida, cada Peloto, quando for dada a voz de advertncia pelo Xerife: Base a coluna tal; direo a tal destino; sem cadncia tambm executar seu brado. Aps o brado do Peloto ser dada a voz de execuo: Marche!. Art. 46 Cada Companhia estabelecer suas convices, as quais sero proclamadas nas paradas semanais e solenidades.

CAPTULO X DO UNIFORME E TRAJES CIVIS


Art. 47 prerrogativa do Al Of PM, a utilizao do Uniforme nos termos do EPM, devendo o mesmo a observncia do previsto no Regulamento de Uniformes PM RUPM. Pargrafo nico Ser permitido, ao Al Of PM do 3 CFO PM e CFOA PM, mediante autorizao da Chefia da UD, ao Al Of PM possuidor de curso de extenso ou estgio, a utilizao do distintivo de curso respectivo, devendo providenciar junto Secretaria Administrativa a publicao do curso na sua ficha cadastral, conforme estabelecido no RUPM.

Art. 48 - O Al Of PM integrante do 1 ano do CFOPM, no perodo que antecede ao recebimento dos uniformes previstos no RUPM, para as atividades dirias da APM, dever estar trajando cala jeans, camisa branca meia manga totalmente lisa, tnis preto e

APM - NGA 2012 18 meia branca totalmente lisa. Para a Educao Fsica utilizaro short preto e camiseta regata branca totalmente lisa. 1 - Para efeito de instruo, quando estiver com o traje descrito no caput deste artigo, o Al Of PM do 1 ano do CFOPM adotar todas as posturas e procedimentos do militar uniformizado. Art. 49- Fica proibida a fixao de culos pendurados no uniforme.

1 - Ser permitido o uso de culos com lentes escuras apenas quando recomendado pelo oftalmologista atravs do devido atestado, que dever ser homologado pela formao sanitria da APM, devendo o culos possuir o formato discreto, ficando proibido o uso em solenidades.

3 - Fica proibido o uso de armao de culos de cores claras.

2 - Fica proibido o uso de lentes de contato diferente da cor natural dos olhos. 3 - Fica proibido o uso de broches, pulseiras, fita para brao, tornozeleiras, anis (exceto aliana), gargantilhas, jias, bijuterias, contas, piercing, argolas, miangas ou patus, quando visveis durante o uso do uniforme, ressalvados aqueles previstos na Portaria n 032 Comando Geral - CG / 2003.

4 - A critrio do Diretor da APM, em determinados dias da semana, os Al Of PM do 3 CFO PM podero utilizar o 5 uniforme (passeio) em substituio ao 8 uniforme (operacional). Art. 50- Fica proibido o trnsito de Al Of PM, uniformizados fora da VPMB, salvo nos casos expressamente autorizados pela Direo da APM. Art. 51 - proibido aos Al Of PM de ambos os sexos transitarem no interior da VPMB, em trajes menores do tipo shorts, cales, bermudas, alm das saias acima do joelho, camisetas sem mangas e de camisetas decotadas no busto.

APM - NGA 2012

19

1 - Abre-se exceo para o deslocamento aos sbados, domingos e feriados, dos alojamentos para a sada do quartel, exigindo-se para tanto uma vestimenta composta.

2 - A Portaria n 032 CG / 2003 define os padres a serem seguidos pelo segmento feminino quanto a sua apresentao pessoal. Art. 52 - Fica proibido o trnsito de Al Of PM paisana no Pavilho A, exceto nos fins de semana. Art. 53 Caso seja necessrio o acesso de Al Of PM ao Pav. A com o 16 Uniforme, isto dever ser feito pelos portes laterais, e pelo menor tempo possvel. Art. 54 - Quando o instrutor de Educao Fsica Militar, desporto ou defesa pessoal autorizar a retirada da camiseta, imediatamente aps o trmino da atividade dever recoloc-la.

Pargrafo nico Para o segmento feminino obrigatrio a utilizao de top quando estiver trajando a camisa branca ou 16 Uniforme, devendo observar o seguinte: I - O top a ser utilizado deve ser do tipo camiseta ou cava nadador, no devendo ter alas finas; II - A cor permitida para o top preta, sem estampas;
III - facultado o uso do 20 Uniforme em lugar do top.

Art. 55 - O short do 16 Uniforme deve ficar com sua bainha a uma distncia mnima do joelho de forma a encobrir a poro mdia da coxa.
Pargrafo nico vedado dobrar o cs (elstico da cintura) do short do 16 Uniforme.

APM - NGA 2012

20

CAPTULO XI DO CABELO
Art. 56 - Para o corte de cabelo dos alunos do segmento masculino, dever ser utilizada a mquina n 01 (um) para as laterais e n 03 (trs) para a parte superior da cabea, ou corte correspondente, no sendo permitido o uso de topete, costeleta, barba e bigode. O cabelo dever ser desbastado de forma que mantenha uma uniformidade crescente do p ao topo.

1 - O Al Of PM que apresente sinais de calvice dever utilizar maquina n 01 (um), ou corte correspondente.

2 - O 1 CFO PM no perodo de adaptao dever utilizar maquina n 01 (um).

Art. 57 - O corte de cabelo dos Al Of PM realizar-se- de acordo com a escala, elaborada pela Secretaria da UD, sendo destinado um dia por quinzena na barbearia da APM, para cada turma dos diversos cursos em andamento.

1 - O Al Of PM ao perceber que seu cabelo se encontra fora do padro, independente da data prevista em escala prpria, dever cort-lo, bem como em ocasies de solenidades.

Art. 58 - Poder o Al Of PM independente da escala de corte de cabelo, utilizar a barbearia, contanto que exista a disponibilidade dos barbeiros e sem prejuzo para as outras turmas, obedecendo ordem de chegada, independente de antiguidade.

Art. 59 - O padro de cabelo para o segmento feminino est disciplinado na Portaria n 032 CG / 2003.

APM - NGA 2012 CAPTULO XII DO PORTE E USO DE TELEFONE CELULAR OU EQUIPAMENTO ELETRNICO

21

Art. 60 - vedado o uso do aparelho celular ou qualquer aparelho eletro eletrnico durante paradas, formaturas, desfiles, comisses e em sala de aula ou qualquer tipo de atividade ou instruo, devendo, nesses casos, os aparelhos estarem desligados e no bolso.

1 - Quanto ao porte em situaes no mencionadas anteriormente, o aparelho s poder ser portado sobreposto ao uniforme, no cinto, do lado esquerdo, a exceo dos uniformes que no utilizam o cinto, ocasies que a conduo deve ser no bolso de maneira que no fique visivelmente volumoso.

2 - S permitido o transporte ostensivo do aparelho, conforme descrio acima, em capas nas cores preta ou marrom.

3 - Excetuando-se o disposto no caput deste artigo, o porte e transporte do celular deve ser sempre com o equipamento no modo silencioso. 4 - As ligaes telefnicas s devero ser atendidas nos intervalos das aulas, exceto em casos de urgncia, devidamente autorizado pelo instrutor ou oficial da UD.

CAPTULO XIII DO SERVIO INTERNO Art. 61 Os Al Of PM, concorrero diariamente, escala do servio interno desta APM, a fim de serem avaliados no exerccio das funes estabelecidas.

1 - As funes do servio interno devem observar a hierarquia entre os cursos.

2 - As funes de Aluno-a-Oficial PM de Dia APM, Aluno-a-Oficial PM Adjunto ao Al Of PM de Dia, Aluno-a-Ofical PM Disciplina da 1, 2 e 3 Cia so privativos do curso mais antigo, salvo aps a Festa dos 100 Dias, quando as funes de Aluno de Dia,

APM - NGA 2012 22 Adjunto ao Aluno de Dia e Al Of PM Disciplina da 2 Cia passaro a ser exercidas pelo 2 curso mais antigo e a de Al Of PM Disciplina da 1 Cia ser cumulativa com a funo de Auxiliar do Oficial Of PM de Dia APM, sendo esta ltima funo exclusiva do 3 ano do CFOPM aps a Festa dos 100 Dias.

3 - Aos Al Of PM do 2 CFOPM so destinados as funes de Comandante da guarda, e Al Disciplina do CFOAPM e Al Disciplina do 1 CFOPM, podendo assumir tambm funes de fiscalizao e acompanhamento.

4 - Aos Al Of PM do CFOAPM cabero as funes inerentes ao servio de Fiscal do Laboratrio de Informtica, Fiscal do DAAC e Fiscal do Refeitrio. 5 - As funes previstas no pargrafo anterior, por ocasio dos 20 (vinte) dias que antecedem a formatura do CFOA PM, sero transferidas para integrantes do CFO PM, conforme critrios da UD. 6 - Os servios de Planto e Sentinela so destinados aos Al Of PM do 1 CFOPM; a assuno deste ltimo posto est condicionada a utilizao do uniforme padro da APM. 7 - No havendo o 1 CFO PM e CFOAPM o Chefe da UD, em concordncia com o Diretor da APM, reorganizar as funes. 8 - Os Al Of PM, tambm concorrero escala de gerncias, onde sero observadas as competncias administrativas individual. Art. 62 O uniforme a ser utilizado no servio interno, ser 8 Uniforme com o braal e cinto de equipamentos, conforme RUPM.

1 - Os Al Of PM na funo de Guarda do Quartel, incluindo o Comandante da Guarda, utilizaro o capacete M1. 2 - Ambas as guardas, na passagem de servio, devero atentar para o estabelecido no caput e no pargrafo 1 deste artigo.

APM - NGA 2012

23

3 - Os alunos em servio devero descanar, no horrio estabelecido para tal, com camisa interna branca, cala e meia, do 8 uniforme. Art. 63 O servio interno ter prioridade sobre as atividades de desporto, coral e outras. Art. 64 - Os Al Of PM empenhados no servio interno da APM sero colocados em atividade imediatamente aps as liberaes de sala de aula, com exceo dos intervalos menores do perodo matutino e vespertino. No caso de determinado Al Of PM necessitar tomar banho, por ter concludo alguma atividade fsica ou similar, ter um prazo de 20 (vinte minutos) para assumir seu posto de servio, entretanto, o Al Of PM de Dia APM dever sanar a sua falta, naquele horrio, substituindo-o, temporariamente, por outro Al Of PM que se encontre de servio. Pargrafo nico vedado o remanejamento de postos, exceto quando autorizado pelo Oficial de Dia APM. Art. 65 Caber aos Al Of PM a observncia das atribuies referentes sua funo no servio interno, sem prejuzo daquelas previstas nos diplomas castrenses.

CAPTULO XIV DAS SITUAES RELACIONADAS AO CUMPRIMENTO DE SANES DISCIPLINARES E DISCIPLINARES ESCOLARES

Art. 66 - A licena o afastamento concedido ao Al Of PM pelo Diretor da APM, ao trmino das atividades escolares. Pargrafo nico Havendo regime do internato, a licena ser concedida, inicialmente, no ltimo dia til da semana.

Art. 67 - A licena para afastamento poder ser cassada a critrio do Chefe da UD, depois de homologada pelo Diretor Adjunto desta APM.

APM - NGA 2012 24 Art. 68 - Ficar com licena de se afastar da APM cassada, o Al Of PM que descumprir estas normas gerais e/ou incorrer em transgresses disciplinares escolares, conforme RAPM. 1 - Os Cmt de Pel das Cias daro parecer sobre a cassao da licena, sempre aps apresentao das razes de defesa da transgresso escolar, devendo comunicar de imediato ao Cmt de Cia, que acolher ou no parecer do Cmt Pel e providenciar o envio da Lista ao Chefe da UD que apreciar e providenciar a homologao junto Diretoria Adjunta, com posterior publicidade ao ato.

2 - O Chefe da UD poder deliberar no mximo 07 (sete) dias de licena cassada, podendo ser aumentado este prazo at 15 (quinze) dias, por determinao do Diretor da APM.

Art. 69 - O horrio de incio do cumprimento da licena cassada iniciar-se- na passagem de servio, ou a qualquer momento, a critrio do Chefe da UD, encerrando-se na passagem da guarda do dia seguinte.

Art. 70 - O Al Of PM que for acusado do cometimento de transgresso disciplinar escolar dever, no prazo estabelecido pelo Cmt de Cia ou Pel, apresentar suas alegaes de defesa. Se no for atribudo prazo este ser de 24 horas a contar do recebimento do documento. Pargrafo nico - A leitura da publicao do ato administrativo que comina na cassao da licena ser realizada numa das formaturas do dia anterior ao inicio da licena cassada, ocasio em que o Al Of PM sancionado constar sua rubrica ao documento lido formalizando seu conhecimento sano disciplinar escolar. Art. 71 - Os Al Of PM, com licena cassada sero arranchados pelas Companhias, devendo ser remetida a grade para o aprovisionador com 24 horas de antecedncia. Pargrafo nico - Os Al Of PM em cumprimento de Sano Disciplinar ou Disciplinar Escolar faro as refeies obrigatoriamente no refeitrio da APM, ficando proibido o deslocamento at o COPM, sendo permitida a prtica de atividade fsica aos sbados,

APM - NGA 2012 25 domingos e feriados das 8 s 11 horas, sob o controle do Comandante da Guarda, devendo o Al Of PM que no realizar atividade fsica, deslocar normalmente com a Guarda. Art. 72 - No cumprimento da sano, os Al Of PM devero permanecer com o 8 uniforme, salvo quando estiverem no alojamento, e com o 16 uniforme quando em atividade fsica. Art. 73 - O Al Of PM, quando estiver cumprindo sano, dever acompanhar a guarda nos deslocamentos de substituio de quarto de hora at a revista do recolher. Os alunos do 3 CFOPM se apresentaro diretamente ao Al Of PM de Dia APM, no saguo do Pav. A. 1 - Nas ocasies especiais em que o Al Of PM de Dia APM no for do curso mais antigo e que houver Al Of PM de precedncia hierrquica maior cumprindo sano, estes, nos horrios de 06h30; 12h15; 18 horas; e 21 horas, a princpio, devero se apresentar no saguo do pavilho A ao Al Auxiliar do Of de Dia e dar cincia de onde podero ser encontrados (caso precisem ser contatados), aps a revista do recolher devero informar ao Al Of de Dia sua localizao.

CAPTULO XV DAS VISITAS MDICAS, DOS AFASTAMENTOS E DISPENSAS MDICAS

Art. 74 - A visita mdica ocorrer no horrio previsto pela Formao Sanitria, com o encaminhamento sob comando do Al Disciplina, devendo os Al Of PM interessados fornecerem o nmero ao Xerife da Turma na formatura matinal. Art. 75 - Os afastamentos para consultas mdicas e/ou dentrias sero permitidos, inicialmente, apenas nas tardes em que o efetivo for liberado ou aps o trmino do expediente da APM. Os Al Of PM em regime de internato ou de licena cassada devero retornar imediatamente a APM munidos dos respectivos atestados de comparecimento, se autorizados forem.

Art. 76 - O Al Of PM que por motivo de fora maior estiver impedido de comparecer a quaisquer atividades ou instrues da APM, dever antecipadamente dar cincia ao Cmt de Pel, ou a qualquer outro oficial da UD e se dirigir imediatamente para

APM - NGA 2012 26 APM. Exclusivamente em casos de internao hospitalar, um portador devidamente autorizado poder trazer de imediato o devido atestado para exame e homologao junto a Formao Sanitria. Em quaisquer das hipteses o atestado dever constar o horrio da chegada e sada do atendimento.

Pargrafo nico - O Al Of PM que no cumprir o disposto neste artigo, receber a visita onde estiver do Cmt de Pel ou do Oficial de Dia APM, que o trar de volta a APM para os devidos cuidados mdicos, sendo encaminhado formao sanitria ou ao HGPM. O Al Of PM em internao hospitalar receber a visita do mdico da APM e da Assistente Social da APM. Art. 77 - O atestado mdico uma recomendao do profissional de sade, sendo a dispensa das atividades concedida pelo Diretor da APM, assim sendo, todo e qualquer atestado mdico que sugira o afastamento das atividades laborativas deve ser homologado pela Formao Sanitria da APM e apresentado imediatamente Direo da Escola, atravs da cadeia hierrquica para que a dispensa seja autorizada.

Art. 78 - Os Al Of PM com dispensa mdica devero assistir a todas as atividades escolares da sua turma e com mesmo uniforme, salvo se resultar de doena infecto-contagiosa, se houver autorizao da UD, ou se houver recomendao expressa da Formao Sanitria para utilizao de outro uniforme.

Art. 79 - Nos casos de doao de sangue, o prazo para entrega do comprovante de doao o primeiro dia til seguinte; nos casos em que a doao no tenha sido efetivada, o Al Of PM deve retornar imediatamente APM.

CAPTULO XVI DISPOSIES FINAIS Art. 80 O 1 CFO PM, quando do ingresso nesta APM, dever ser submetido a perodo de adaptao regido por Nota de Instruo especfica, a fim de ser obter um nivelamento dos integrantes, bem como propiciar a incorporao de valores institucionais. Pargrafo nico Sero designados Al Of PM do curso mais antigo, para acompanhar o processo de recepo.

APM - NGA 2012

27

Art. 81 - Toda solicitao por parte do Al Of PM para se ausentar da APM, que prejudique as atividades acadmicas, dever ser feita ao Diretor da APM com, no mnimo, 48 horas de antecedncia e por escrito.

Art. 82 - Qualquer Al Of PM para afastar-se do aquartelamento, mesmo tendo sido autorizado por um Oficial da APM, deve dar cincia ao Xerife da Turma, ao Al Of PM Disciplina da Cia e ao Cmt de Pel, a fim de que tal situao seja consignada em Parte de Dia informando quem o liberou, o motivo e o horrio de sua sada; ao retornar, deve voltar a apresentar-se, informando de seu retorno, entregando ao Cmt de Pel documento comprobatrio, sempre que possvel. Art. 83 - Todos os Al Of PM devero, com antecedncia mnima de 05 (cinco) minutos, estar no local da atividade previamente informada (paradas, solenidades, sala de aula, reunies, etc.). Art. 84 Os Al Of PM podero frequentar o salo de recreao do DAAC e o Laboratrio de Informtica durante a semana, das 12h00 s 13h20, e das 18h30 meia noite, e nos finais de semana, a partir das 7h15, na presena do respectivo Fiscal (DAAC / Laboratrio de Informtica).

1 - Nos dias teis em que no houver aula, o horrio para acesso ao salo de recreao do DAAC e Laboratrio de Informtica ser o mesmo do final de semana. Art. 85 - A limpeza e a conservao da APM e da VPMB um dever de todos, portanto ser considerada transgresso disciplinar todo e qualquer ato que contrarie este princpio. Art. 86 - Todo material sob carga do Al Of PM de sua responsabilidade; os danos por ventura existentes devero ser imediatamente sanados, incluindo beliches, armrios, colches, cadeiras e carteiras. Art. 87 - proibido fumar em toda e qualquer repartio da VPMB, bem como a utilizao, transporte, armazenamento e porte de qualquer tipo de bebidas alcolicas.

APM - NGA 2012

28

Art. 88 Sero adotados por esta APM, os manuais militares especficos das Foras Armadas. Art. 89 - atribuio da UD propor Direo da APM, as modificaes necessrias a fim de manter sempre atualizadas as presentes NGA, ouvindo as sugestes das Companhias de Al Of PM e dos prprios discentes. Art. 90 - Os casos omissos sero resolvidos pelo Diretor da APM.

Art. 91 - Estas normas entram em vigor na data de sua publicao, revogandose as disposies em contrrio.

Quartel VPMB, 13 de fevereiro de 2012.

Nivaldo Nascimento dos Anjos Cel PM Diretor

You might also like