You are on page 1of 8

119

A linguagem performativa do Jornalismo


(contra fatos h argumentos)

Jair Antonio de Oliveira


Ps-doutor em Pragmtica (Unicamp) Professor de Ps-draduao em Comunicao Social na Universidade Federal do Paran (UFPR) E-mail: jairlive.compaq@uol.com.br

Resumo: O objetivo deste trabalho problematizar o chamado fato jornalstico e, consequentemente, as noes de linguagem e contexto no mbito do jornalismo impresso, a partir de uma metodologia de pesquisa qualitativa e com o referencial terico da Pragmtica Lingustica (Mey, 1985, 1993; Rajagopalan, 2003, 2010 e Pennycook, 2010). Palavras-chave: pragmtica, linguagem, contexto, jornal.

El lenguaje performativo de Periodismo (sin argumentos en contra de los hechos)


Resumen: El objetivo de este trabajo es cuestionar la realidad periodstica y, en consecuencia, las nociones del lenguaje y el contexto en el periodismo impreso a partir de una metodologia de investigacin cualitativa y el marco terico del lenguaje pragmtica (Mey, 1985, 1993; Rajagopalan, 2003, 2010 y Pennycook, 2010). Palabras clave: pragmtica del lenguaje, el contexto, prensa.

The performative language of Journalism (there are arguments against facts)


Abstract: The aim of this paper is to discuss the so-called journalistic fact and, consequently, the notions of language and context in print journalism from a qualitative research methodology and the theoretical framework of linguistics Pragmatics (Mey, 1985, 1993; Rajagopalan, 2003, 2010 and Pennycook, 2010). Keywords: pragmatics, language, background, journal.

Interveno Uma das frases corriqueiras nas redaes de jornais, em assessorias de imprensa e na boca dos polticos : contra fatos no h argumentos. Quer dizer, diante das evidncias, dos dados, das provas, daquilo que foi feito1, no h questionamentos vlidos! To importante o fato que se tornou objeto do jornalismo e a sua busca, a fora motriz de um jornal. Os fatos no tm uma existncia independente, uma vida per se. Fatos so prticas humanas que iro adquirir significao unicamente por meio de certos mtodos estabelecidos neste ou naquele universo discursivo. O jornalismo enquanto prtica linguageira tem os seus prprios mtodos e, neste aspecto, no pode ser refutado unicamente com base em outro uso lingustico cotidiano; uma vez que o critrio do que ou no relevante nunca o mesmo em diferentes jogos de linguagem. Os manuais de redao jornalstica apontam que a relevncia est associada ao novo,
1 A etimologia da palavra fato discutvel, mas possvel associ-la com facere= fazer.

Lbero So Paulo v. 15, n. 30, p. 119-126, dez. de 2012 Jair Antonio de Oliveira A linguagem performativa do Jornalismo (contra fatos h argumentos)

120

ao trgico, ao sensacional, ao inusitado. Em outras palavras, o carter performtico dos acontecimentos no mundo e a sua transformao em notcia o que realmente importa; mas isto depende do modo como o fato enquadrado. A perspectiva torna um fato noticioso ou conduz a generalizaes abusivas; pode ressaltar o carter poltico das aes ou obliterar os recursos de um texto.

Construda e constituda nas/ em prticas sociais, a linguagem um ato performativo: normativo e transgressivo. Sujeito e ao construindo sentidos

Como as novidades que interessam ao jornal no esto prontas no mundo espera de um observador arguto que os reproduza de uma forma natural, preciso ressaltar que a percepo no algo que acontece de forma passiva, mas uma atividade. E a lngua no um espelho que reproduz fielmente o universo de acordo com os desejos de um protagonista. Um critrio usado para definir a importncia de uma notcia atender necessidade de informao do pblico-alvo, algo que depender das hipteses e das perspectivas dos articuladores para a produo de um relato. Nem assim os efeitos que as aes jornalsticas tm sobre os leitores sero semelhantes, pois os critrios de importncia no so os mesmos. Enfim, a relevncia no uma condio abstrata que preexiste ao uso da linguagem, uma condio intrnseca ao fato/objeto ou algo que possa ser definido a partir de critrios objetivos; sim, uma escolha, uma interveno que se faz em torno de um acontecimento e que julgamos vlido destacar em virtude dos valores que o fato agrega para esta ou naquela comunidade.

Qualquer ato em relao linguagem usada no jornal uma interveno em/no objeto de estudo, que, alis, no e nunca ser distinto do carter poltico de nossas escolhas e de nossas crenas; seja assumindo uma posio empirista os dados esto nossa volta e basta colet-los - ou com uma posio racionalista a reflexo a respeito das coisas existentes o mais importante. As abordagens empiristas muitas vezes acabam, por assim dizer, escolhendo seus dados (...) ao decidir de antemo quais corpora vo compor seu objeto de anlise. (...) No caso de teorias de cunho racionalista, as hipteses de origem especulativa no so, na verdade, submetidas ao crivo de dados independentes (...) (Rajagopalan, 2003:4). E no fcil alterar ideias consolidadas no mbito do jornalismo. Em 16 de maio de 2011, Steve Lohr escreveu um artigo para o jornal The New York Times com o seguinte ttulo: Garimpar dados brutos pode aumentar produtividade. E afirma, dados so um material bruto essencial para a economia da informao, assim como o carvo e o minrio de ferro eram durante a Revoluo Industrial. Sejam dados ou fatos, ainda lidamos com as mesmas metforas, isto : a informao precisa ser encontrada ou descoberta no mundo circundante.
Linguagem Pragmtica ou Pragmtica da Linguagem

O dualismo acima necessrio, pois preciso pensar, inicialmente, se existe uma concepo de linguagem pragmtica. A resposta sim, pois nesse vis a linguagem um esforo deliberado e contnuo em forma de sinais grficos, acsticos, gestuais (somticos) e polticos para dar conta das necessidades materiais e psicolgicas dos seres humanos. Construda e constituda nas/em prticas sociais, a linguagem acima de tudo um ato performativo: normativo e transgressivo e, simultaneamente, Sujeito e ao construindo sentidos.

Lbero So Paulo v. 15, n. 30, p. 119-126, dez. de 2012 Jair Antonio de Oliveira A linguagem performativa do Jornalismo (contra fatos h argumentos)

121

O sentido o uso; o uso a escolha; a escolha o enquadramento; o enquadramento a ao prtica/cognoscente sobre/em; esta ao o ato poltico que nos leva a assumir uma posio valorativa diante dos nossos semelhantes. Enfim, preciso evitar uma circularidade conceitual infinita assumindo a seguinte posio: perguntar pelo sentido de uma palavra ou frase equivale a perguntar como se usa essa palavra ou frase naquele contexto (embora isto remeta a outra discusso interminvel sobre a noo de contexto). O como se usa a linguagem est relacionada prtica cotidiana local, carregada de contedos vivenciais que reverberam em nossas interaes. A prtica local no est ligada apenas ao gesto cotidiano, pois isto tornaria os seres humanos habituais repetidores, mas compe a rede de crenas dos indivduos, despertando aqui e acol certas ressonncias como emoes, desejos, afinidades e, consequentemente, relevncias. A condio performativa da linguagem garante, de uma forma que pode parecer contraditria, a identidade e a mutabilidade dos nossos comportamentos de uma forma nem sempre previsvel ou esperada pelos prprios indivduos. Isto assegura que ns no estamos entendendo a mesma coisa quando dizemos a mesma coisa embora possa nos entender de outra maneira. Em resumo, uma arquitetura dinmica para o tempo e espao (o contexto de uso) vital para assegurar uma aproximao com a atitude alheia e garantir, minimamente, a cooperao jornalstica entre as instncias da produo e recepo (jornalista/leitor). Assim, a linguagem pragmtica depende da pragmtica da linguagem. No como uma dicotomia lngua objeto x metalngua; pois tal diviso artificial e insustentvel. Mas em uma relao crtica, onde uma concepo de linguagem performativa problematizada a partir de sua condio de ingresso e ruptura em qualquer ambiente, tempo e prtica sem as usuais restries das teorias tradicionais. Ou seja, ao escolher o mundo do uso como

seu leitmotiv, a pragmtica refora a impossibilidade de se limitar ou aprisionar os atos performativos em sua totalidade; embora no elimine o carter mais duradouro da performance, que responsvel pela normatividade que acompanha certos atos.
O Ato Performativo No h evento sem a experincia, observou Derrida (2002:72). Neste vis, o carter performativo da linguagem que assegura aos indivduos a convivncia no meio da diferena e garante a existncia fsica, psicolgica e simblica por meio da prtica cotidiana que resignifica os signos nas estruturas somtica e cognitiva dos indivduos. uma atitude antirrepresentacional e permite ao Sujeito um dualismo criativo permanente, seja como produtor ou como leitor dos textos, isto : de um lado, o carter performativo da linguagem faz com que as coisas aconteam, ou como dizia Austin (1990): Dizer fazer (as palavras fazem as coisas acontecer). Por outro lado, possvel trazer para o relato certas coisas, afetos, emoes e acontecimentos que no estavam previstos ou no tinham uma existncia a priori ao ato de ler. Quer dizer, na dimenso scia-semitica da linguagem o mundo o resultado das aes permanentes, do conhecimento em prtica e do conhecimento compartilhado com os outros indivduos (Shotter, 1993:19). No tempo e espao do jornalismo uma das metforas essenciais a cooperao que, mesmo no sendo a comunicao, pode levar a ela. A cooperao efmera enquanto ato performativo, mas as reverberaes deixam rastros, cuja histria acaba associada s potncias que se apoderaram do processo para controlar os seus efeitos. A religio um exemplo; o jornalismo, com a sua liturgia prpria outro. Esse rastro duradouro um carter normativo dos performativos regulado no jornalismo pela observncia das:

Lbero So Paulo v. 15, n. 30, p. 119-126, dez. de 2012 Jair Antonio de Oliveira A linguagem performativa do Jornalismo (contra fatos h argumentos)

122

a) Mximas Conversacionais (Grice, 1975): Modo -seja claro; Qualidade- seja sincero; Quantidade- seja comedido; Relao - seja relevante; b) Mxima de Simpatia (Leech, 1983): minimize antipatia entre si e o interlocutor/ maximize simpatia entre si e o interlocutor;

essa fora, isto : no ocorre um abandono deliberado da relao entre o Sujeito e o contexto; mas uma resignificao desse contexto de uma forma que no era imaginada antes do ato e que vai alm do textual e do prprio local. Pode ocorrer um empoderamento ou a elaborao de formas de resistncia por parte dos Sujeitos envolvidos nesse fazer especfico:
(...) jornais equatorianos se uniram ao El Universo e publicaram colunas em branco em suas pginas de opinio. (...) parlamentares da oposio convocaram as pessoas a vestir preto tambm em protesto e outras pessoas se reuniram em protesto diante do Palcio do Governo (Folha.com. Mundo, 23/07/2011).

As mximas (associadas a outras prticas tpicas do jornalismo) no iro controlar a atividade instantnea do estilo e do uso concreto na escrita, ou seja: o performativo na linguagem no reduzvel aos aspectos sintticos, fonolgicos, morfolgicos e semnticos e s identificvel quando as intenes escapam de seus autores gerando movimento e efeitos no previstos anteriormente e no descritos em uma arquitetura convencional para os textos. Quer dizer: um olhar linear para as tipologias textuais existentes no suficiente para capturar o efmero. Neste momento, no se trata mais dos aspectos normativos efetivados pelo controle poltico, mas de uma nova categoria de experincia que ainda precisamos lidar. Quando o jornal El Universo (principal jornal do Equador) publicou a sua primeira pgina em branco (Folha de S.Paulo. A16, Mundo, 22/07/2011)2 como forma de protesto; no s estava evocando crenas mas as criando tambm! A pgina em branco , simultaneamente, linguagem e ao. Num primeiro momento, o emprego da pgina em branco no jornalismo evoca um script com forte teor dramtico, sociocultural, e por isso retm um carter representacional. No trnsito do jornal com os leitores, no contraste pleno que o veculo oferece aos olhares diversos quando exposto em locais pblicos sem os usuais recursos de editorao, ocorre um ato performativo que elabora outros roteiros para os interlocutores. A legitimao desses efeitos depender do modo como os leitores se relacionarem com
2 O jornal El Universo e os seus editores foram condenados ao pagamento de multa por divulgarem artigo contra o presidente equatoriano Rafael Correa.

A indignao, aceitao ou a indiferena das pessoas diante dos acontecimentos revela como as crenas e emoes individuais so alteradas e muitas vezes completamente recriadas pelo uso da linguagem. Acontecimentos passados que no esto diretamente relacionados com a recente censura imposta ao jornal equatoriano podem surgir nas transaes entre o jornalista e o leitor e criar novos agentes e comportamentos no imaginveis anteriormente apenas pela leitura de texto ou da pgina em branco. Em outras palavras, um ato de fala realizado pelo ato de leitura e este processo no objetiva encontrar os sentidos na prpria palavra, como em uma espcie de clausura semntica; mas, pragmaticamente, produzir sentidos adequados s circunstncias e que sejam relevantes para os seus critrios e vlidos para o seu posicionamento poltico diante de seus pares. Neste vis, o termo circunstncias refere-se s atividades que so centrais para a organizao da vida social neste ou naquele ambiente e no universalmente vlido. O que se pretende dizer que aquilo que as pessoas fazem com a linguagem sempre o resultado de uma prtica situada, histrica, temporal e, principalmente, poltica. O comportamento performativo do indivduo (o uso poltico da linguagem) ser articulado a partir de certas perspectivas e situado em determinadas histrias (Pennycook, 2010: 5).

Lbero So Paulo v. 15, n. 30, p. 119-126, dez. de 2012 Jair Antonio de Oliveira A linguagem performativa do Jornalismo (contra fatos h argumentos)

123

Bollobs (2007:2336) coloca as pressuposies individuais como aspecto determinante para a articulao das decises interpretativas; pois implicam naquilo que o leitor traz para o texto.
Em um caso extremo, quando a interao do contexto com o texto descartada, significa que as nossas pressuposies prdeterminam as leituras; j, antes de nos engajar em uma leitura textual, aquelas suposies que existem independentemente do texto iro estabelecer a direo que a nossa interpretao ir tomar (Bollobs, 2007:2336. Minha traduo).

As circunstncias sociopolticas exigem uma constante posio valorativa do Sujeito diante dos outros indivduos e isso converge para comportamentos performativos que transgridem e alteram as estratgias cannicas de produo e leitura dos relatos jornalsticos e a prpria interao contextual de uma forma nem sempre previsvel, desejvel ou que possa simplesmente ser enquadrada nesta ou naquela lgica interpretativa. Estamos to acostumados com uma forma hegemnica de leitura e escrita e com a natureza especificamente cultural dos nossos esquemas que s vezes difcil imaginar algo ocorrendo de outra forma embora ocorra.
Figura 1 Soledad Contreras/Efe

El Universal saiu com manchete Condenados e capa em branco no Equador, aps ser condenado por criticar Correa

Podemos considerar a performatividade como algo que ns fazemos com as palavras para produzir linguagem em prticas cotidia-

nas. Ento, torna-se relevante pensar no contexto em que tais aes ocorrem e como esse local tambm construdo pelo que ns fazemos e dizemos. Uma topologia para o jornalismo (alm da tipologia especfica) que inclua a performatividade deve ir alm da ideia de contexto como uma espcie de cenrio onde a linguagem recontextualizada em diferentes situaes: recontextualizao descreve ocorrncias de um mesmo tipo em diferentes contextos (Pennycook, 2010:35). A performatividade do texto jornalstico nunca uma recontextualizao, mas sempre uma construo de sentidos pelo movimento, pelo emprego de diferentes recursos, traos distintivos, cdigos semiticos e recursos lingusticos. Qual o segredo? Fazemos jornais que no so chatos. Que levam s crianas e aos adolescentes o que querem ler e com uma apresentao colorida e atraente, afirma Franois Dufour. Le Petit Quotidien, Mon Quotidien e Lactu so jornais compactos (quatro pginas o primeiro, oito os outros dois), com grficos coloridos, fotos grandes e textos pequenos. No cardpio de assuntos, muita ecologia, curiosidades histricas, entretenimento e atualidades (Folha de S.Paulo. B-10, Mercado, 03/08/2010). A performatividade transcende os limites e os recursos textuais, sem restringir-se pgina e ao jogo de estratgias visuais, ou seja, ao ambiente material. O relevante nessas circunstncias observar o modo como os indivduos esto usando as palavras para criar linguagens e se relacionar com o mundo, a partir de novos scripts; que logo passam a fazer parte da natureza esttica da teoria dos gneros e sero substitudos por outros mecanismos e estilos numa transformao permanente. Muitos performativos no podem ser escritos, outros no podem ser falados e outros eventos, simplesmente, no so compreendidos nos paradigmas atuais. Embora haja um empenho para o desenvolvimento de meios que auxiliem as pessoas a organizar o espao e o tempo (contexto) como forma de implementar a receptividade, facilitar o envolvimento interpessoal e implementar os negcios.

Lbero So Paulo v. 15, n. 30, p. 119-126, dez. de 2012 Jair Antonio de Oliveira A linguagem performativa do Jornalismo (contra fatos h argumentos)

124

A condio performativa do jornalismo a arte do agora e esse aspecto obriga o jornal a delinear tempo e espao onde alguma coisa relevante esteja para ocorrer; algo que inclui preo do alface, jogos estudantis, greve de servidores e pintura de viadutos. So momentos que constituem o pulsar da cidade/mundo, cujas

O jornalista no pode/ deve falhar, mas ele no tem controle total sobre os signos que comportam uma fora de ruptura com o seu contexto

Vocs tm toda a razo de no saberem o que a palavra performativo quer dizer. uma palavra nova, e uma palavra feia, que talvez no signifique grande coisa. Mas, em todo caso, h algo a seu favor, o fato de no ser uma palavra profunda. Lembro-me de ter certa vez falado a esse respeito quando algum disse em seguida: Sabe, no fao a menor ideia do que ele quer dizer, a no ser que, talvez, ele queira simplesmente dizer o que diz (unless it could be that He simply means what He says) (Austin, 1979:233).

Com (Claudere) Este artigo uma investigao inicial sobre a linguagem performativa do jornalismo e algumas consideraes podem ser feitas:
a. A produo e a leitura do texto jornalstico no representao (espelho) dos acontecimentos no mundo circundante, mas sempre uma construo (ressignificao) da realidade que tem incio em prticas locais, em certos enquadramentos, vivncias histricas, culturais e, principalmente, polticas; b. A linguagem jornalstica cria efeitos e leva os interlocutores a adotarem ou rejeitarem comportamentos, criaes cognitivas ou de conhecimento, vises de mundo e posies polticas. Dito de outra forma: as palavras fazem as coisas acontecer; c. A legitimao dos efeitos depende do modo como os interlocutores se relacionam com esses efeitos, isto : qual o grau de envolvimento e conhecimento com as informaes veiculadas e de que forma esses indivduos iro cooperar no respectivo processo de ressignificao; agregando fatos que no estavam previstos inicialmente ao relato ou atendo-se, apenas, ao texto e co-texto das informaes. Isto : os Sujeitos podem agregar, refutar, negar, desconhecer o script que lhes apresentado e elaborar outros scripts de acordo com a percepo que tm dos acontecimentos, performando um ato indito/inesperado (desconsiderando totalmente o contexto);

reverberaes (efeitos) so coletivas e que sero recortadas em notcias e reportagens. As tcnicas jornalsticas tm permitido aos redatores apreender o ritmo de vida urbana e coloc-la disposio de outros interlocutores (com certas limitaes); embora os agentes precisem adotar uma atitude de certo lirismo diante e nas circunstncias relatadas para dar conta do fluxo de vida que acontece. Assim, por ligar-se ao instvel, aos espaos das (im)possibilidades e pela sua relao dialtica com um Sujeito que a/se constitui com/nos diversos movimentos que os performativos podem falham ao criar os acontecimentos. O jornalista no pode/deve falhar, mas ele no tem controle total sobre os signos que comportam uma fora de ruptura com o seu contexto: (...) Essa fora de ruptura no um predicado acidental mas a prpria estrutura do escrito (Derrida, 1991: 21). E com isso, a singularidade do acontecimento que rompe/interrompe um momento do tempo e espao nunca ser espetculo original ao ser reportado nos jornais.

Lbero So Paulo v. 15, n. 30, p. 119-126, dez. de 2012 Jair Antonio de Oliveira A linguagem performativa do Jornalismo (contra fatos h argumentos)

125

d. A performatividade das palavras no parte ou componente da noo de relevncia; portanto, do que veiculado pela mdia. A performatividade uma condio intrnseca da prpria linguagem em uso; e. Os performativos so atos convencionais, pois os indivduos dependem de um roteiro prvio para iniciar as suas aes. No entanto, em sua performance, nem todos os performativos ficam restritos claudere (fechamento), isto : no possvel colocar uma camisa de fora no uso geral da linguagem (somtica, lingstica);

f. Esta reflexo converge para o entendimento de que o mundo e os Sujeitos so construdos por meio de atos performativos, especialmente atos de fala; e atos de fala so aes e no comunicao e por isso h implicaes ticas e polticas profundas em torno dessa ideia. Espao, tempo e identidades humanas constituem o resultado das inmeras combinatrias lingusticas que participamos ao longo de nossas vidas. Assim, a performatividade no , apenas, estratgica, normativa ou/e transgressiva, mas, acima de tudo, transformativa.
(artigo recebido set.2011/ aprovado dez.2011)

Referncias
AUSTIN, John L. Quando Dizer Fazer: palavras e ao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1990. ______. Philosophical Papers. Oxford: Oxford University Press, 1979. BOLLOBS, E. Performing texts/performing readings: a pragmatic understanding of the revisionist interpretation of American literature. Journal of Pragmatics 39, 2007, p. 2332-2344. DERRIDA, Jacques. Without Alibi. Stanford: Stanford University Press, 2002. _______. Papel-Mquina. So Paulo: Estao Liberdade, 2004. ______. Limited Inc. Campinas: Papirus, 1991. GRICE, H.P. Logic and Conversation. In: COLE, P.; MORGAN, J. (Eds.). Syntax and semantics 3. New York: Academic Press, 1975. LEECH, Geofrey. Principles of Pragmatics. London: Longman, 1983. PENNYCOOK, Alastair. Language as a Local Practice. London: Routledge, 2010. RAJAGOPALAN, Kanavillil. Linguagem e Cognio do Ponto de vista da Lingustica Crtica. Veredas, vol. 6, 1994, p.91-104. ______. A Lingustica de corpus no tempo e no espao. In: Viso reflexiva. Florianpolis: Editora da UFSC, 2003, p.23-44. SHOTTER, J. Responsive expression in living bodies. Cultural Studies, 18, 2004, p.443-460.

Lbero So Paulo v. 15, n. 30, p. 119-126, dez. de 2012 Jair Antonio de Oliveira A linguagem performativa do Jornalismo (contra fatos h argumentos)

You might also like