You are on page 1of 2

Leses freqentes no Rugby Entre as leses mais comuns produzidas no Rugby, gostaria de definir alguns termos para que

tenham claro seu significado. Contuso Constitui um golpe direto sobre qualquer estrutura anatmica . Dependendo da quantidade de energia envolvida, haver comprometimento de partes brandas, sseas ou estruturas internas(rgos intratorcicos ou intraabdominais). Estiramento Isto a ruptura das fibras de um tendo ou msculo, devido a contraes musculares bruscas. Usualmente se apresenta com dor brusca, sensibilidade local e inchao. So mais freqentes na virilha, adutores e qudriceps. A causa principal a falta de alongamento e debilidade muscular. Distenso Isto a ruptura parcial ou total de um ligamento articular. Os ligamentos so estruturas que unem um osso a outro. Os ligamentos que se lesionam mais freqentemente no rugby so: tornozelo, articulao acromioclavicular ( unio entre a clavcula e a escpula) e joelho. Manifestam-se com dor e inchao, e podem se associar a instabilidade da articulao se existe leso completa assim como a deslocamentos.. Fraturas Define-se como a ruptura de um osso ( fissura, trinca, etc.). Quando existe deformidade na extremidade fcil de diagnostic-la. Mas, ocasionalmente difcil poder diferenciar entre uma fratura e uma distenso, em leses prximas s articulaes, por tanto uma vez tomadas as medidas gerais,o esportista deve de ser avaliado num centro assistencial por um ortopedista..

Atendimento bsico de leses O trauma parte inerente do nosso esporte, pode ocorrer em qualquer momento, j seja treinamentos ou partidas. Por isso temos de estar preparados. Ns pensamos que toda a famlia do rugby deve participar em forma ativa na preveno e atendimento bsico. Todos queremos que nosso rugby seja cada vez mais seguro. Um dos pilares fundamentais deste trabalho educar aos jogadores, tcnicos, rbitros e familiares na forma correta das aes iniciais aps uma leso.

Nosso dever velar no somente por educar seno tambm pela qualidade de dita informao. Preveno / Proteo prevenir leses com o uso de equipamento adequado, manuteno de campos esportivos etc. Repouso no utilize a extremidade lesionada e evite a atividade que a causou. Trabalhar ao redor da leso. Gelo - controle do inchao e inflamao ao aplicar gelo por 20 a 30 minutos cada 4 horas pelas primeiras 48 a 72 horas. No aplicar calor j que isto aumenta o inchao. Compresso uma venda elstica mantm a inflamao no mnimo, envolver extremidade desde distal at proximal da leso. No apertar demais, devido a que pode aumentar o edema. Elevao Isto diminui o estancamento do sangue e diminui o inchao. Manter a extremidade por sobre o corao para aproveitar a fora de gravidade. Suporte Tcnicas de taping o braces suportam a rea lesionada enquanto se produz a reparao.

You might also like