You are on page 1of 3

11 dicas prticas para acelerar o metabolismo

Saiba quais alimentos e hbitos podem ajudar no processamento das calorias


O metabolismo nada mais do que a forma como nosso organismo processa as calorias que ingerimos. Enquanto se jovem, o metabolismo rpido. Por isso, na adolescncia, muitos comem sem parar e continuam magros, mesmo depois de um pacote inteiro de bolacha recheada, por exemplo. Depois dos 30, entretanto, a coisa pega. Principalmente nas mulheres, cujo organismo tem mais tecido gorduroso e esse o grande problema: as clulas de gordura queimam menos caloria que as de msculo, a conhecida massa magra. Para no deixar o metabolismo ficar lerdo, as dicas so muitas, da alimentao prtica de exerccios. Vamos l?

Alimentos que aceleram o metabolismo


Conhecidos como termognicos, uma vez que so capazes de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gordura, eles ajudam no controle do peso e no emagrecimento. Ento, tenha sempre mesa:

1. Pimenta vermelha: bastam trs gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas pra aumentar o metabolismo em at 15%. Mas tem que ser a vermelha, pimentado-reino no tem esse efeito, certo? 2. Ch verde: tambm favorece a utilizao da gordura corporal e atua como fonte de energia, com funo de estmulo metablico. preciso beber quatro xcaras do ch ao dia. S no vale adoar com acar: tome puro ou use algumas gotas de adoante. 3. Canela: tem alto teor de clcio, essencial para aumentar o metabolismo basal. Salpique um pouco em pratos quentes, molhos e at saladas. Tambm vale colocar na sobremesa, mas no pode exagerar nos doces. Depois do caf da manh, almoo e jantar, coma frutas e faa lanches rpidos e leves. 4. Gengibre: pode aumentar o gasto calrico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes. Vale colocar na sopa de legumes e no ch. 5. mega 3: encontrada em peixes como salmo, sardinha e atum, essa substncia aumenta o metabolismo basal e faz com que o organismo no retenha tanto lquido. Opte por colocar uma poro de alguns desses citados no prato principal da sua refeio. Tambm vale fazer um lanche natural de atum ou us-lo como mais um ingrediente da salda noite. 6. Fibras naturais: por serem indigerveis, elas mantm a saciedade por mais tempo, agindo no metabolismo basal. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Alm disso, so fundamentais para uma tima absoro de nutrientes, que tambm ativaro o metabolismo.

Hbitos que aceleram o metabolismo


1. No ficar grandes intervalos sem comer: depois do caf da manh, almoo e jantar, coma frutas e faa lanches rpidos e leves. Sucos naturais, barrinhas de cereais e frutas so as melhores opes. Desse jeito, o metabolismo fica ativo durante o dia todo. 2. Combinar exerccios aerbicos com ginstica localizada ou musculao: a prtica regular produz uma ao metablica contnua, acelerando o metabolismo. Ganhar massa magra (msculos) tambm timo, j que esta gasta mais energia que o tecido de gordura. Saiba mais

Metabolismo a todo vapor Gordura certa para o metabolismo Jejum inimigo do metabolismo

3. Beber muita gua: ela fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormnios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de gua por dia, pelo menos. A gua gelada acelera um pouco mais o metabolismo, j que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deix-la na temperatura normal.

O que retarda o metabolismo?


1. Estresse: ele diminui o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tenso. Alm disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando esto estressadas. 2. Falta de sono: isso faz com que voc no acorde com a energia necessria para mais um dia, os msculos do corpo no estaro a 100% e o seu sistema metablico ficar ressentido. Se voc cumpre tudo isso certinho e, mesmo assim, no v resultado, marque uma consulta mdica. s vezes, algum padro rotineiro pode estar atrapalhando todo o processo.

You might also like