You are on page 1of 6

MECNICA

Documentrio da srie Descobertas da antiguidade

SINOPSE Uma professora de Fsica discute e apresenta uma proposta de atividade sobre o documentrio Mecnica, que traz as incrveis criaes do revolucionrio engenheiro Eron de Alexandria, responsvel pelo desenvolvimento de equipamentos sofisticados e eficientes para as mais diversas finalidades. O documentrio oferece ainda a rara oportunidade de visualizar uma rplica em funcionamento do primeiro motor a vapor inventado pelo homem A Eulpila.

CONSULTOR Professora Cristiane Tavolaro - Fsica

MATERIAL NECESSRIO PARA REALIZAO DA ATIVIDADE:


a)Computador ligado internet para pesquisa b)Componentes de baixo custo e/ou disponveis em casa e/ou na escola, tais como: -tubos de plstico (diferentes dimetros) -tubos de metal (diferentes dimetros) -mangueiras de borracha (diferentes dimetros) -latas (diferentes tamanhos) -recipientes de plstico (diferentes tamanhos) -roldanas (polias) -pedaos de madeira de diferentes formatos e tamanhos -gua -areia -pedaos de corda e/ou barbante -lamparina c) Ferramentas tais como: -martelo -alicate de corte -alicate de ponta -chave de fenda -pregos -parafusos -veda-rosca

PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SERO TRABALHADOS


Trabalho e Potncia Foras Peso e elstica Esttica de slidos Esttica e dinmica de fluidos Estudo dos gases

DESCRIO DA ATIVIDADE
Principais etapas e estratgias para trabalho interdisciplinar sugerido O vdeo pode ser utilizado como um instrumento estimulador para um trabalho de pesquisa sobre Mquinas e Trabalho dentro da Mecnica.

O professor de Fsica pode desafiar grupos de estudantes para que escolham uma das mquinas para reproduzi-la em micro escala, utilizando componentes de baixo custo e que estejam presentes em suas casas tais como, tubos de plstico, pedaos de madeira, cordas, barbantes, vasilhames, etc. O filme por si bastante estimulante e desafiador, e ajudar a propiciar o encantamento dos estudantes em torno do trabalho proposto. O desafio pode tornar-se uma competio entre os grupos. Para a reproduo da mquina ser necessrio estudar os conceitos fsicos envolvidos em seu funcionamento. Se o professor j abordou anteriormente os conceitos fsicos relacionados no item 4, ainda assim ser necessrio estudar dispositivos simples tais como alavancas, sifes, vlvulas, associao de roldanas, etc, e isso pode ser feito atravs de pesquisa na internet. Na verdade, um dos objetivos da atividade criar um espao de discusso para a real compreenso dos conceitos envolvidos j que, ao projetar e construir a mquina os estudantes enfrentaro situaes de conflito em que sero obrigados a estudar e reformular suas idias sobre esses conceitos. Percebero que o conhecimento cientfico vai alm de saber uma frmula e resolver os exerccios propostos em livros, pois sero obrigados a relacionar conceitos e trabalhar com variveis no previstas nas frmulas. Outro objetivo da atividade o estmulo criatividade, pois a mquina no precisa ser reproduzida fielmente ao exposto no filme: os estudantes podero criar mquinas baseadas nos mesmos princpios fsicos e com outras finalidades. O aspecto interdisciplinar do tema e que foi bastante explorado no filme pode ser resumido em trs questes: - a cincia a servio da magia - a cincia a servio da guerra - a cincia a servio da arte e do entreterimento A atividade proposta inicialmente pode ser ampliada para um projeto interdisciplinar onde estas questes podem ser exploradas atravs de discusses, debates ou at mesmo pequenas encenaes para ilustr-las. Os professores de Fsica, Educao Artstica, Histria podem organizar um evento competitivo onde ganha o grupo que conseguir: -fazer a mquina funcionar com eficincia; -funcionar numa aplicao contextualizada com as necessidades da poca, e -encenar ou caracterizar a aplicao da mquina com a esttica da apresentao contextualizada com a poca. Assistindo ao vdeo mais vezes e discutindo-o com professores de outras reas do saber, os estudantes tero mais chances de perceber todos os aspectos abordados, e ento mais desafiadora se tornar a atividade.

RESUMO DA ATIVIDADE
Uma passadinha rpida em todo o processo 1- Exibir do vdeo por vrias disciplinas para estimular vrias discusses ou abordagens do tema (uma aula por disciplina). 2- Pedir aos estudantes para fazer o levantamento de dados (uma aula de fsica): relacionar todas as mquinas ilustradas e suas funes; relacionar os conceitos fsicos envolvidos; relacionar todos os dispositivos citados; 3- Apresentar a Atividade para os estudantes: desafia-los a construir uma mquina (na mesma aula da exibio do vdeo). 4- Pesquisar na internet sobre o funcionamento dos dispositivos relacionados (uma aula de fsica). 5- Construir a mquina com componentes de baixo custo e/ou encontrados em casa e/ou na escola (trs aulas de fsica). 6- Orientar quanto apresentao da mquina para o restante da turma: em forma de seminrio, encenao, vdeo, etc. (uma aula de Educao Artstica e uma aula de Histria). 7- Preparar o espao para a apresentao (teatro com cenrio, projeo, etc) fora do horrio de aula. 8- Apresentao (uma aula por disciplina).

COMO AVALIAR ESSE TRABALHO?


Hora de avaliar a atividade Ao longo do processo do levantamento de dados, aps a apresentao do vdeo os estudantes podero, em grupo, produzir uma sntese desses dados. Ao longo do processo de construo da mquina, assim o professor poder verificar como as pesquisas sobre os dispositivos e conceitos envolvidos foram encaminhadas e poder complementa-las se necessrio. Na apresentao da mquina funcionando j concatenada com as discusses suscitadas por outras disciplinas, isto , avaliao da apresentao do trabalho para o restante da turma.

EM QUAL ANO OU ANOS DO ENSINO MDIO SERIA MELHOR APLICAR ESSE TRABALHO?
Hora de avaliar a aplicabilidade da atividade No mnimo no final do 1 ano de EM, podendo ser aplicado em qualquer momento dos outros dois anos. Tempo total: cerca de um ms, porm pode se estender se forem utilizadas aulas intercaladas por outras atividades.

SUGESTES DE LEITURAS 1.1. Pginas da Rede (internet) http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/cd/resumos/T0676-1.pdf http://www.history.rochester.edu/steam/hero/ http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_18.asp http://ns.crescimento.com/fisica/fisica2.php http://www.pet.dfi.uem.br/index.php?frame=anim 1.2. Quais as principais palavras-chave para busca de mais material na internet? Heron de Alexandria Mquina Simples Sifo Mquina a vapor

You might also like