You are on page 1of 35

MANUAL PARA ELABORAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DO CURSO II (TCC II) DE ENFERMAGEM

TCC II - PESQUISA 8. semestre

So Paulo 2012/2

EQUIPE DE ELABORAO E REVISO 10. Verso

DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE SADE Profa. Maria da Penha Monteiro Oliva

COORDENADORAS DO CURSO DE ENFERMAGEM Profa Andrea Cristina Caseiro Profa Daniela Cristina Montes Profa Irene England Schoereder Profa Gisela Cardoso Ziliotto Profa Graciene Lannes Leite Profa Neusa Fukuya

PROFESSORES Profa Elida Martinez Correa Profa Luciana Barros de Moura Neiva Profa Luczena de Barros Profa Mrcia Bergamo Giannattasio Profa Rosngela Elaine Mino Biagolini Profa Sandra Alves Neves Arajo Profa Selma Cristina Bitencourt Ramos Profa Wilma Valemtim

APRESENTAO A Enfermagem Brasileira tem percebido a necessidade de redefinir seu papel na comunidade cientfica enquanto pesquisador e profissional de sade. Partindo do pressuposto que a Enfermagem uma cincia, percebe-se uma mudana na postura deste profissional, visto que no cenrio atual, no h espao para bipartio do enfermeiro e do pesquisador. O enfermeiro reconhecidamente qualificado tem preenchido esta lacuna atravs do gerenciamento de sua carreira, estratgia observada desde a graduao, com uma crescente insero na pesquisa cientfica nas modalidades de iniciao cientfica ou no trabalho de concluso de curso. O futuro da profisso depender da postura que adotarmos a partir de agora, construindo o novo, em termos de Assistncia Sade, desta forma, ressaltamos a importncia das contribuies da pesquisa em Enfermagem sociedade e ao prprio Sistema de Sade. O Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), comprometido com o desenvolvimento do conhecimento cientfico e com a formao de profissionais envolvidos no esprito crtico-reflexivo, apresenta por meio deste manual, sua preocupao em oferecer informaes necessrias sob enfoque metodolgico e normativo, para a produo de Trabalhos de Concluso de Curso (TCC), alm de contemplar e estimular o interesse cientfico dos acadmicos de Enfermagem. O TCC uma iniciao pesquisa que, alm de avaliar os conhecimentos e capacidades reflexivas do futuro profissional, tem como objetivo desenvolver o sentido de responsabilidade social para o desenvolvimento de alternativas assistenciais mais humanas e mais consistentes tecnicamente.

1. NORMAS E PROCEDIMENTOS GERAIS REGULAMENTADORES DA DISCIPLINA DE TCC II 1.1 DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO O Trabalho de Concluso de Curso (TCC) constitui-se em uma exigncia legal do Regimento Geral da UNINOVE para a Colao de Grau e obteno do Diploma de Bacharel em Enfermagem. O TCC ser realizado individualmente a partir de uma investigao cientfica, apresentando contribuies relevantes para o conhecimento da Enfermagem, para a sociedade e prpria formao acadmica. Poder desenvolver-se sob as diversas formas de delineamento de pesquisa, observando criteriosamente as normas institucionais a seguir, determinadas pelo Curso de Enfermagem.

1.2 DOS CRITRIOS DE AVALIAO A nota final da disciplina TCC II ser dada a partir da mdia de trs notas, da seguinte forma: 1. Avaliao do Relatrio Final da Pesquisa, entregue no formato de Artigo Cientfico (nota de 0 a 10,0 com peso 2), realizada por um parecerista, a ser selecionado pela Coordenao do Curso aps a entrega do relatrio final; 2. Avaliao do orientador (nota de 0 a 10,0 com peso 1); 3. Avaliao do Pster (nota de 0 a 10,0 com peso 1), atribuida por um professor selecionado pela Coordenao do Curso. A mdia final ser dada pela soma das notas do orientador, parecerista e pster dividida por QUATRO (4). No caso do TCC resultar de um trabalho de Iniciao Cientfica, a nota final ser atribuda

da seguinte forma: 1. Avaliao do orientador, que receber o trabalho de iniciao cientfica no formato de TCC II = Relatrio Final da Pesquisa (Artigo Cientfico), entregue pela Coordenao do Curso, e atribuir a nota como parecerista (nota de 0 a 10,0 com peso 1); 2. Avaliao do Pster (nota de 0 a 10,0 com peso 1), atribuida por um professor selecionado pela Coordenao do Curso. A mdia final ser dada pela soma das notas do orientador (parecerista) e pster dividida por DOIS (2). Informamos que tanto o orientador quanto os pareceristas (artigo e pster), devem realizar o preenchimento integral e correto dos impressos de avaliao especficos da UNINOVE contidos neste Manual. Lembrando que todas as pontuaes devem contemplar justificativas (ver modelos no final). Se a mdia for inferior a 6.0 (seis), o aluno considerado reprovado e, neste caso, efetuar a rematrcula, no semestre seguinte, na disciplina de TCC II como dependncia regular, ou na modalidade de PRA, dando continuidade pesquisa e s correes sugeridas tanto pelos avaliadores no trabalho final como pelo professor da disciplina. Se o aluno optar por cursar a disciplina em dependncia em turma regular, o artigo ser reelaborado durante o semestre, entregue na data prevista e apresentado como pster, juntamente com os demais alunos ao final do referido semestre. Caso o aluno opte por cursar a disciplina em PRA, o artigo ser reelaborado segundo as observaes do parecerista e do professor que estiver ministrando a PRA, e depois, entregue na data final desta modalidade de dependncia.

1.3 DAS ORIENTAES O TCC dever obrigatoriamente ser acompanhado por um professor orientador. Ser permitida, se necessria, a co-orientao do trabalho, j prevista no projeto de pesquisa entregue no 7. semestre (TCC I).

Ser aceita a troca de orientador em data determinada pela Coordenao do Curso, desde que autorizada pela mesma, mediante uma Carta de Desistncia do orientador anterior, redigida de prprio punho, datada e assinada por este. Concomitantemente, o novo orientador assinar uma nova Carta Aceite (modelo do impresso do 7. semestre), bem como a nova Carta de Compromisso do Aluno. Estes trs impressos devero ser entregues ao Professor da disciplina de TCC II, em data estipulada/ ou to logo se efetue a troca de orientador.

1.4 DAS ATRIBUIES 1.4.1 DO PROFESSOR ORIENTADOR Ter compromisso na execuo de todas as fases do trabalho; Descontar nota mediante o no cumprimento das atividades planejadas (cronograma prestabelecido pelo orientador); Observar as normas metodolgicas e institucionais, coerncia lingustica e o desenvolvimento dos objetivos propostos; Efetuar as orientaes dentro do horrio disponvel, pr-estabelecido e em comum acordo com o orientando, sendo realizado, no mnimo, duas orientaes presenciais no semestre; Verificar casos e/ou situaes de plgios e orientar o aluno sobre a gravidade desta infrao, crime previsto no Cdigo Penal; Informar por escrito, ao Coordenador do Curso, qualquer irregularidade decorrente do no cumprimento de condies/regras estabelecidas bem como de regras de boa convivncia, pelos seus orientandos (falta aos encontros, no cumprimento dos prazos pr-estabelecidos, desentendimentos). Nesse caso, o orientador dever diminuir 0,25 pontos de cada item no cumprido na sua avaliao;

Vetar a entrega do TCC ou apresentao do pster sempre que se verifique na verso final do trabalho escrito inexistncia de qualidade, com referncia ortografia, concordncia verbal, concordncia nominal, estruturao de frases, coerncia de idias, fundamentao terica,

estruturao metodolgica e domnio pelo aluno do tema escolhido. O professor orientador poder desistir da orientao at data estipulada pela Coordenao do Curso; aps este prazo ser responsvel pela atribuio da nota final.

1.4.2 Do aluno Seguir as normas estabelecidas conforme o manual para elaborao do TCC; Cumprir o cronograma pr-estabelecido pelo orientador, ou seja os prazos acordados com o orientador; Elaborar o pster em conjunto com o orientador.

1.4.3 Do parecerista Respeitar e aplicar as normas estabelecidas neste manual; Justificar no corpo do trabalho e/ou impresso prprio de avaliao as incoerncias encontradas no artigo final; Assinar e carimbar ou identificar o seu nmero de matrcula ao final do parecer.

1.5 ORIENTAO EM RELAO APRESENTAO DO PSTER A arguio do Trabalho de Concluso de Curso (apresentao do pster) um ato destinado ao pblico interno da UNINOVE. A apresentao do pster obrigatria, os trabalhos sero apresentados simultaneamente em data, hora e local previamente determinado pela Coordenao de Curso. No ser permitida a

apresentao do pster fora do horrio pr-estabelecido. Todos os trabalhos sero afixados uma hora antes do incio das arguies (avaliaes) para apreciao dos pareceristas. obrigatrio o uso de avental branco durante a apresentao do pster, que no deve apresentar logotipo/emblema de outra Instituio. Os trabalhos sero pontuados de acordo com o instrumento de avaliao (modelo em anexo=impresso 6), segundo os seguintes itens: - Parte oral = Embasamento terico-cientfico, clareza e objetividade na preleo e tempo de apresentao; - Parte escrita = Apresentao esttica, criatividade, clareza, objetividade nas informaes e coerncia de contedo frente ao tema escolhido. Os trabalhos apresentados em forma de pster, sero em tamanho 90X120 cm, com identificao do emblema oficial da Universidade Nove de Julho. Todas as turmas sero contempladas com uma aula ao final do 8. semestre, que ser ministrada pelo professor da disciplina Trabalho de Concluso de Curso II, para orientao da confeco do pster.

1.6 CRONOGRAMA 8. SEMESTRE - 2012.2

Dia 05

Ms outubro

Atividade Entrega do Informe sobre Acompanhamento do TCC pelo orientador. Entrega do Relatrio Final da Pesquisa em forma de Artigo.

16

novembro

3-4 e 5

dezembro

Apresentao do Pster Os alunos e os professores de estgio comparecero no dia estipulado para a Unidade Memorial para apresentao da Sesso Pster.

Local Entregar para o professor de TEORIA em sala de aula (disciplina de TCC II). Entregar para o professor de TEORIA em sala de aula (disciplina de TCC II). UNIDADE MEMORIAL O horrio e andar de exposio sero divulgados pelo professor da sala de aula (disciplina de TCC II).

Haver conferncia no momento da entrega, dessa forma, os relatrios finais de pesquisa (ARTIGOS) que no atendam s exigncias estabelecidas neste Manual sero devolvidos, estando os alunos, que ultrapassarem o prazo, sujeitos a prejuzo na nota final. O aluno que entregar aps a data especificada acima perder dois (2,0) pontos a cada semana de atraso em sua nota final. O TCC II no ser recebido na Coordenao do Curso. Sero aceitas as trocas de orientadores, com at 45 dias de antecedncia da entrega final do artigo, autorizada pela Coordenao e mediante Carta de Desistncia do orientador anterior, assinada por ele e concomitantemente com a entrega de Carta Aceite do atual orientador, bem como a Carta de Compromisso do Aluno com o novo orientador para o professor da disciplina de TCC II.

O relatrio final (ARTIGO) ser devolvido ao final do semestre pelo professor da disciplina de Trabalho de Concluso do Curso II. No entanto, os alunos que no o retirarem, devero faz-lo em at um ms (30 dias) aps o incio do semestre letivo seguinte, aps este perodo o mesmo ser descartado pela Coordenao do Curso de Enfermagem.

10

1.7 FLUXOGRAMA EXPLICATIVO DO TCC II PESQUISA DE CAMPO

PARTE I - CADASTRO DO PROJETO NA PLATAFORMA BRASIL E SUBMISSO AO COMIT DE TICA EM PESQUISA EXTERNO (CEP) ou da UNINOVE (CoEP)

PROJETO DE PESQUISA DEVER SER CADASTRADO NA PLATAFORMA BRASIL ATENO: DE RESPONSABILIDADE DOS AUTORES (Orientador e aluno) ATENTAREM PARA LIBERAO PELA PLATAFORMA BRASIL (ATRAVS DE EMAIL CADASTRADO PELO ORIENTADOR/ALUNO) COMO PROCEDER COM A RESPOSTA VIA PLATAFORMA BRASIL? A autorizao expedida pelo CEP/CoEP para realizao da pesquisa dever ser includa obrigatoriamente como anexo. de responsabilidade do orientador e do aluno acompanhar na Plataforma Brasil a resposta do CEP/CoEP. Caso tenham pendncias, estas devem ser corrigidas via Plataforma Brasil at a autorizao do projeto pelo CEP/CoEP.

11

PARTE II DESENVOLVIMENTO DO ARTIGO

PROJETO DE PESQUISA AUTORIZADO PELO CoEP OU EXTERNO (CEP)

INICIAR COLETA DE DADOS

Iniciar a coleta de dados logo tenha a aprovao do CEP/ CoEP (via Plataforma Brasil); Manter o orientador informado sobre o andamento da Coleta de Dados.

RESULTADOS OBTIDOS

Tabulao de dados, Anlise de dados e Concluso; Contato constante com o orientador.

MONTAGEM DO ARTIGO

Montagem do artigo, texto corrido; ATENO: a formatao colunar de responsabilidade da revista no momento da publicao, se houver esta inteno. Para entrega na UNINOVE, seguir as normas estabelecidas.

12

ENTREGA DO ARTIGO

Entregar o artigo completo encadernado da forma espiral, de capa transparente na data e local determinado. O no cumprimento da data implicar em perda de 2,0 pontos na mdia final a cada semana de atraso; Entregar junto ao trabalho encadernado um impresso avulso de cada item a seguir: 1. Folha de registro de notas 2. Capa 3. Resumo do trabalho 4. Critrios para avaliao do pster Entregue-os grampeados, sem encadern-los.

MONTAGEM DO PSTER

Haver uma aula de orientao para confeco do pster, a ser ministrada pelo professor de disciplina de TCC II; O orientador dever trabalhar com o aluno, porm, a confeco e formatao do pster so de responsabilidade do aluno e do seu orientador.

APRESENTAO DO PSTER

O local de apresentao ser na UNINOVE UNIDADE MEMORIAL para todos os trabalhos, independente da unidade do graduando; O perodo de apresentao ser manh ou tarde, correspondendo ao horrio em que o aluno est realizando o estgio, na data da apresentao do pster; O aluno que faltar a apresentao ficar automaticamente reprovado, mesmo que tenha entregue o trabalho escrito; O aluno dever apresentar-se de avental branco da UNINOVE, no dia da apresentao do pster. No obrigatrio uso de roupa branca.

NOTA FINAL

Aguardar o lanamento da nota final; At este momento o aluno somente conhecer a nota do orientador; a nota do parecerista e do avaliador do pster no sero divulgadas antes da composio da nota final.

13

1.8 FLUXOGRAMA EXPLICATIVO DO TCC II PESQUISA BIBLIOGRFICA Observar as correes realizadas pelo parecerista do projeto (TCC I) e dar continuidade ao projeto desenvolvido no 7. Semestre INICIANDO O DESENVOLVIMENTO DO TEMA.

Aps a concluso do desenvolvimento e discusso do tema, finalizar o artigo.

ENTREGA DO ARTIGO

Entregar o artigo completo encadernado em forma espiral, com capa transparente na data e local determinado; O no cumprimento da data implicar em perda de 2,0 pontos na mdia final a cada semana de atraso; Entregar junto ao trabalho encadernado 1 impresso avulso de cada item a seguir: 1. Folha de registro de notas 2. Capa 3. Resumo do trabalho 4. Critrios para avaliao do pster. Entregue-os grampeados, sem encadern-los.

MONTAGEM DO PSTER

Haver uma aula de orientao para confeco do pster, a ser ministrada pelo professor da disciplina de TCC II; O orientador dever trabalhar com o aluno, porm, a confeco e a formatao do pster so de responsabilidade do aluno e do seu orientador.

14

APRESENTAO DO PSTER

O local de apresentao ser na UNINOVE UNIDADE MEMORIAL para todos os trabalhos, independente da unidade do graduando; O perodo de apresentao ser manh ou tarde, correspondendo ao horrio em que o aluno est realizando o estgio, na data da apresentao do pster; O aluno que faltar a apresentao ficar automaticamente reprovado, mesmo que tenha entregue o trabalho escrito; O aluno dever apresentar-se de avental branco da UNINOVE, no dia da apresentao do pster. No obrigatrio uso de roupa branca.

NOTA FINAL

Aguardar o lanamento da nota final; At este momento, o aluno somente conhecer a nota do orientador; a nota do parecerista e do avaliador do pster no sero divulgadas antes da composio da nota final.

15

2. ELABORAO DO ARTIGO CIENTFICO TCC II

2.1 NORMAS TCNICAS PARA A REALIZAO DO ARTIGO A capa do artigo do artigo dever conter: 1. Ttulo do trabalho em portugus, rea de concentrao, dentre outros dados - VER MODELO (est em anexo como modelo de capa do artigo). A folha inicial do artigo dever conter: 1. Ttulo do trabalho em ingls e portugus, nomes e crditos do orientador e aluno, resumo e palavras-chave - VER MODELO (est em anexo como modelo de folha inicial do artigo). ATENO!! Para os trabalhos confeccionados como Iniciao Cientfica, o orientador deve ser referido como Orientador de Iniciao Cientfica. Ateno para orientaes quanto ao resumo e as palavras-chave ou descritores: Resumo O resumo no uma introduo do artigo, mas sim, uma descrio sumria da sua totalidade, discursivo, realando os aspectos mencionados, sendo mais do que uma lista de tpicos, sem citao de referncias bibliogrficas, especificando de forma concisa, mas no telegraficamente: O que foi feito? Como o fez? Quais os principais resultados (numericamente, se for o caso)? Qual a importncia e alcance dos resultados? Deve ser escrito em um nico pargrafo, em espao simples. Contempla, no mximo, 150 palavras, abrangendo: introduo, objetivo, materiais e mtodo (explicitando a anlise estatstica,

16

se pertinente), resultados e concluses.

Palavras-chave, mesmo significado de descritores: Correspondem s palavras ou expresses que identificam o contedo do artigo. O nmero desejado , no mnimo, trs, e, no mximo, cinco. Para determinao dos descritores, dever ser consultada a Lista de Descritores em Cincias da Sade DeCs, no seguinte endereo eletrnico: http://decs.bvs.br/.

Abstract - Resumo em lngua estrangeira Ingls: Elemento obrigatrio, a traduo fidedigna do resumo original. Keywords: Segue-se ao Abstract, a traduo dos descritores (palavras-chave). Na sequncia iniciar com a redao do artigo, desde a introduo at referncias, de forma contnua. Lembre-se que logo aps a folha inicial deve-se dar sequncia com os seguintes itens: Introduo: Resumo do raciocnio e a proposta do estudo, citando somente referncias pertinentes; estabelecer, com clareza, a hiptese do trabalho e no incluir dados ou concluses da pesquisa em questo. A introduo feita no 7semestre no projeto pode ser mantida, em comum acordo com o orientador. Este item subdividido, seguindo as mesmas determinaes do Projeto de Pesquisa. No entanto, quando realizado um Projeto de Pesquisa os verbos escritos tem que estar no tempo futuro, j, no momento, da redao do artigo cientfico, com a pesquisa j realizada, os verbos devem ser conjugados no passado.

Objetivo (s): Mantido (s) o (s) mesmo (s) do 7 semestre, ou alterado (s), conforme orientao recebida.

17

Material e Mtodo Tipos de estudo: Descrever o tipo de pesquisa: etnogrfica, participante, pesquisa-ao, estudo de caso, anlise de contedo, pesquisa bibliogrfica (pesquisa documental, experimental e de campo), pesquisa exploratria e explicativa, por exemplo. Para esclarecer o tipo de pesquisa, procurar livros de metodologia alguns livros esto indicados no final deste Manual (esta fonte de dados tambm dever ser includa nas Referncias). No caso da Pesquisa Bibliogrfica, a metodologia deve oferecer, de forma resumida e objetiva, informaes que permitam saber como o estudo foi realizado. Na pesquisa bibliogrfica no utilizamos os subitens como: amostra, local do estudo utilizados, exclusivamente, na Pesquisa de Campo. Indica-se em qual (is) Base(s) de Dado(s) foi realizada(s) a busca de artigos, os descritores utilizados, o nmero de artigos encontrados, o critrio de seleo destes artigos, e outros itens que o orientador julgar necessrios. Quando Pesquisa de Campo deve conter as seguintes informaes: Populao e amostra: Deve ser descrita a populao que se estudou e o tamanho desta amostra (quantos foram pesquisados), definindo os critrios de incluso e excluso do estudo. Local de pesquisa: Descrever o local onde se realizou a pesquisa, identificando nominalmente ou no, de acordo com a orientao do Comit de tica e Pesquisa da instituio. Procedimentos para coleta dos dados: Descrever detalhadamente como o pesquisador coletou os dados, e qual instrumento utilizado. Procedimento para tabulao, anlise e apresentao dos resultados: Deve-se detalhar como realizou todas as etapas para tabulao, anlise e apresentao dos dados. Pressupostos ticos: Informar sobre os aspectos ticos envolvidos na pesquisa como o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), bem como a aprovao do Projeto pelo

18

CEP (de outra instituio) ou CoEP (UNINOVE), obtida na Plataforma Brasil.

Resultados ou Desenvolvimento Resultado = utilizado na Pesquisa de Campo: Apresentar em sequncia lgica os resultados, na forma de tabelas e/ ou ilustraes. No texto que compreende a discusso, o aluno no deve repetir todos os dados constantes das tabelas e ilustraes, devendo enfatizar os dados relevantes.

Desenvolvimento = utilizado na Pesquisa Bibliogrfica: Em sequncia lgica, aborda o contedo encontrado na literatura a respeito do assunto de interesse, e no deve ser um recorte e colagem. Deve apresentar lgica e levar o leitor a acompanhar uma linha de raciocnio. Pode conter ilustraes, tabelas ou quadros, se estes forem retirados de algum estudo, citando a fonte. Na pesquisa bibliogrfica no utilizamos os termos resultados e discusso, mas sim, desenvolvimento.

Discusso Pesquisa de Campo: Descrever os aspectos novos e importantes do estudo e as concluses resultantes. No repetir os dados citados na introduo, nem os resultados, relatar observaes de outros estudos relevantes e apontar as implicaes de seus achados e limitaes. Permite-se englobar os itens Resultados e Discusso em um s tpico, verificar com o orientador. Pesquisa Bibliogrfica: De acordo com a linha metodolgica do orientador, a discusso com as propostas dos autores selecionados pode formar contexto enriquecedor para o trabalho.

19

Concluses ou Consideraes finais Concluses = utilizado na Pesquisa de Campo: Deve (m) ser pertinente (s) aos objetivos propostos e justificados nos prprios resultados obtidos, neste tpico a hiptese do trabalho deve ser respondida. Consideraes finais = utilizado na Pesquisa Bibliogrfica: Pertinentes aos objetivos propostos e justificados nos prprios resultados obtidos. A hiptese do trabalho necessita de resposta. Neste item, seja como concluses ou consideraes finais, no se devem utilizar citaes e referncias, utilizar palavras e impresses particulares sobre o assunto abordado, deve conter aproximadamente de 300 a 500 palavras.

Referncias Utilizar as normas de Citao Estilo Vancouver. Devem compreender todos os trabalhos citados no texto, com o nmero mnimo de: Pesquisa de Campo = quinze (15) referncias atuais, ou seja, com at cinco anos de publicao, sendo duas (02) dentre estas referncias, internacionais; no h limite mximo. Pesquisa Bibliogrfica = vinte (20) referncias atuais, ou seja, com at cinco anos de publicao, sendo destas 02 (duas) referncias internacionais, e contar com 70% de artigos cientficos e 30% de livros e outros. No h limite mximo. Obs: Considerar publicao internacional aquela indexada fora do Brasil. Os itens Sumrio, Cronograma e Oramento devem ser excludos do artigo. No caso de Pesquisa de Campo, o questionrio ou formulrio aplicado durante a coleta dos dados permanecer como anexo/apndice, sem esquecer a citao na Metodologia.

20

2.2 NORMAS GRFICAS PARA ELABORAO DO ARTIGO - PESQUISA DE CAMPO OU PESQUISA BIBLIOGRFICA

Papel e Margens O papel deve ser de tamanho A4 (21cm x 29,7cm), de boa qualidade e usando apenas uma das faces da folha para impresso. A margem superior do papel deve ter 3 cm; a inferior 2 cm; a margem esquerda 3 cm e a direita 2 cm.

Tipo e tamanho de letra Deve ser utilizada a fonte Times New Roman, tamanho 12, em todo o corpo do trabalho, incluindo ttulos e subttulos, tabelas e paginao. Exceo deve ser feita quanto ao tamanho da letra a ser utilizada em citaes longas, notas de rodap, legendas, fonte de ilustraes, tabelas e paginao (tamanho 10). O ttulo (caixa alta, em negrito, tamanho 12), deve conter, no mximo, 12 palavras sendo suficientemente especfico e descritivo. O subttulo deve estar em caixa alta, sem negrito e em tamanho 12. O recurso tipogrfico itlico deve ser usado para destacar alguma parte do texto que merea esse tratamento e para palavras de origem estrangeira; no utilizar nas citaes ou nas referncias.

Espaos entre linhas (espacejamento) Dever utilizar espao simples no: resumo/abstract, nas citaes longas (acima de quatro linhas), nas notas de rodap, nas referncias bibliogrficas, nas legendas das ilustraes e nas tabelas. Para todos os outros elementos do texto dever-se- utilizar espao duplo.

21

Pargrafos Nomeado como pargrafo americano, o pargrafo inicia-se na margem esquerda, com alinhamento esquerda. No existe o recuo da primeira linha ao se iniciar um pargrafo. O projeto a partir da Introduo at as Referncias deve ser escrito continuamente, sem necessidade de iniciar um item em cada folha. Os anexos e os impressos exigidos pela UNINOVE para avaliao, devem ser colocados um em cada folha (e no precisam seguir as mesmas regras em relao a tamanho de letra e espaamento que o projeto/artigo). Numerao de pginas Com o formato em artigo, no solicitada a numerao das pginas. Sugerimos que o artigo final tenha de 15 a 20 folhas (at o item referencias bibliogrficas) ou 38.000 caracteres, conforme recomenda a Revista Conscientiae Sade da UNINOVE. necessrio evitar algumas situaes: Que o ttulo e subttulo fiquem solitrios (no final da folha) e o texto na folha seguinte; Que haja digitao de linhas isoladas no final ou incio da folha seguinte; Que haja separao entre as ilustraes e o texto referente s mesmas. Tabelas e Figuras 1. Tabelas Uma tabela deve ser autoexplicativa, ou seja, o leitor deve ser capaz de compreend-la na ntegra sem recorrer ao texto. As tabelas no devem ser divididas por traos internos horizontais e verticais, formando grades, nem devem ser fechadas nas laterais. Usam-se apenas linhas horizontais para separar o ttulo do cabealho e esse dos dados, e outra linha horizontal ao fim da tabela, separando-a das notas de rodap.

22

Toda tabela deve ser mencionada no texto. De modo geral, as variveis independentes so colocadas nas fileiras e as variveis dependentes, nas colunas. O ttulo colocado na parte superior da tabela.

1.1 Numerao e Ttulo da Tabela Toda tabela deve ser numerada em algarismos arbicos. A ordem de meno das tabelas no texto determina a sua numerao, que contnua ao longo de todo texto. Todas as referncias s tabelas no texto devem ser feitas pelo seu nmero (no usar, por exemplo, expresses como na tabela seguinte, tabela a seguir ou na tabela abaixo). O ttulo deve descrever a tabela de forma concisa.

2. Figuras: Incluem fotografias, grficos e desenhos. Todas as figuras devem ter uma legenda descritiva. Cada eixo de um grfico deve ter um ttulo e a unidade de medida. O ttulo colocado na parte superior da figura. Anexos: Texto ou documento no elaborado pelo autor, podendo ser opcional.

Apndice: Elemento opcional elaborado pelo prprio autor do trabalho. Os dois so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos.

Tipos de instrumento utilizado na pesquisa de campo

23

1.Formulrio: um roteiro de perguntas enunciadas pelo entrevistador e preenchidas por ele com a resposta do pesquisado, em uma entrevista.

2.Questionrio: Uma srie de perguntas que devem ser respondidas por escrito, sem a presena do pesquisador.

Utilizao do logotipo: Somente nos impressos da Uninove (so 6 impressos ao final deste manual).

3. ITENS QUE DEVEM CONTER O ARTIGO O trabalho do TCC II deve ser entregue encadernado em espiral com capa transparente, montado na seguinte ordem: 1. FOLHA DE REGISTRO DE NOTAS Modelo do impresso est em anexo como IMPRESSO 1. Esta deve ser a 1 FOLHA do trabalho. 2. CAPA Seguir modelo indicado Verificar o anexo deste manual que est indicado como MODELO DE CAPA. Na capa deve-se indicar a REA DE CONCENTRAO Uma destas relacionadas a seguir: Sade da Mulher Sade do Adulto Sade do Neonato / Criana / Adolescente Sade do Idoso Sade do Trabalhador Sade Mental e Psiquiatria

24

Sade Coletiva e Polticas Pblicas de Sade Bases histricas e conceituais da Enfermagem Gesto dos Servios de Enfermagem/Sade Reabilitao em Enfermagem Centro Cirrgico/Central de Material e Esterilizao Urgncia e Emergncia

3. MODELO DA FOLHA INICIAL DO TRABALHO compreende ttulo em ingls e portugus, autores com crditos, resumo, palavras-chave, abstract, key words.

4. PESQUISA PROPRIAMENTE DITA o artigo final que ser submetido avaliao do parecerista. Veja como confeccionar o artigo no item COMO CONFECCIONAR O ARTIGO observe que h diferenas para artigo referente pesquisa de campo e reviso bibliogrfica. Composta pela introduo, objetivo, material e mtodos, resultados e discusso (pesquisa de campo), desenvolvimento (pesquisa bibliogrfica) e referncias bibliogrficas.

5. ANEXOS/APNDICE - Juntamente pesquisa devem-se inserir os Anexos/Apndices referentes ao trabalho. Pesquisa de Campo: Os Anexos de uma Pesquisa de Campo constituem-se minimamente de: Modelo do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE): impresso utilizado na pesquisa;

25

Questionrio ou formulrio aplicado durante a coleta dos dados, permanecendo como apndice; Observao: No h necessidade de colocar os TCLE ou os formulrios/questionrios da pesquisa preenchidos em anexo, no trabalho final s vai o modelo. O pesquisador aluno/orientador dever guardar os formulrios/questionrios e TCLE preenchidos por um perodo de cinco anos. Carta de Autorizao para realizao de Pesquisa, obtida atravs de email cadastrado na pgina da Plataforma Brasil (parecer do CEP/CoEP). A inexistncia deste indicar a no aprovao pelo CEP/ CoEP e o trabalho ser reprovado por infrao no quesito tico da pesquisa no h modelo especfico, quem fornece esta informao o CEP/CoEP, o mesmo coloca esta autorizao na pgina da Plataforma Brasil. Pesquisa bibliogrfica: O anexo de uma pesquisa bibliogrfica pode ser algum modelo de instrumento utilizado para coleta ou algo que referido no texto, precise ser acrescentado como Anexo/Apndice. Aps este se inserem os outros impressos exigidos no manual na seguinte ordem:

IMPRESSOS (Modelos ao final do manual) Impresso 1 Folha de registro de notas dever contemplar as notas, assinatura e carimbo do orientador. Impresso 2 - Cronograma de Acompanhamento de Orientao do TCC: O professor anotar as datas de encontros, rubricando abaixo de cada uma. O aluno realizar um mnimo de 2 (dois) encontros presenciais, em datas acordadas entre orientador e orientando, sendo que a ausncia em um dos mesmos implicar na perda de 0,5 ponto.

26

Impresso 3 - Instrumento de avaliao do TCC pelo orientador: dever ser preenchido e carimbado pelo orientador. Impresso 4 - Instrumento de avaliao do TCC pelo parecerista: orientador no deve preencher este impresso, quem o preencher ser o parecerista. Impresso 5 - Impresso de avaliao do pster: para que o aluno possa conhecer os itens que sero avaliados na apresentao do pster. No precisa ser encadernado junto com o TCC, ser entregue junto com o kit de avaliao. Impresso 6 - Informe de acompanhamento do TCC pelo orientador: garante que o aluno est sendo acompanhado no decorrer da elaborao e execuo da pesquisa. Dever ser preenchido pelo orientador. Observao: Carta de aceite: Somente ser entregue no 8. semestre se houver troca de orientador neste caso utilizar o mesmo impresso do 7. semestre.

Kit (avaliao) de impresso (folhas grampeadas) a serem entregues a parte do artigo encadernado: Folha de registro de notas: com nota, assinatura e carimbo do orientador; Capa do trabalho: corretamente preenchida com os dados do aluno; Resumo do trabalho: modelo da folha inicial do artigo, corretamente preenchido com todos os dados). Critrios para avaliao do pster

27

SEGUEM OS MODELOS DE IMPRESSOS

CAPA

28

CATARINA DA SILVA

93542145

8 B

VILA MARIA NOTURNO

(FONTE TIMES NEW ROMAN TAMANHO 12 SEM NEGRITAR)

INFLUNCIA DA ALIMENTAO NA INCIDNCIA DE DOENAS CORONARIANAS (TTULO EM CAIXA ALTA- FONTE TIMES NEW ROMAN - 12 NEGRITADO)

rea de Concentrao: Sade do Adulto Orientador (a): Maria Jos Co-orientador (a) (Se houver): Maria da Silva (fonte Times New Roman - tamanho 12 sem negrito) Artigo Cientfico apresentado a Universidade Nove de Julho referente ao Trabalho de Concluso de Curso para obteno do Ttulo de Enfermeiro

So Paulo 2012/2

MODELO DE FOLHA INICIAL DO ARTIGO QUE VEM APS A CAPA

29

Caixa Alta, negrito, Times New Roman 12

TTULO DO TRABALHO Ttulo do trabalho em ingls

Caixa Baixa com iniciais maisculas, Times New Roman 12 NOME DO ALUNO Graduando em Enfermagem pela Universidade Nove de Julho cxxxxxxxxxx@hotmail.com NOME DO ORIENTADOR Doutor ou Mestre em Enfermagem em XXXXX ou Especialista em XXXXXXXXX Professor do Departamento de Cincias da Sade da Universidade Nove de Julho outro ttulo de interesse email do orientador Resumo em espao simples, sem pargrafos, justificado

RESUMO xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx Palavras-chave: lcera arterial; lcera venosa; Unidade de Sade da Famlia. ABSTRACT yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy Key words: yyyyyyyyy; yyyyyy; yyyyyyyyyyyyy.

LOGO APS DESTA FOLHA, INICIAR A INTRODUO E SEGUIR DIRETO AT REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.

IMPRESSO 1 PRIMEIRA FOLHA DO TCC (antes da capa)

30

FOLHA DE REGISTRO DE NOTAS

Aluno ________________________RA_______Turma______Unidade ___________________

rea de Concentrao:____________________________________________________________

Ttulo do Artigo:________________________________________________________________

Disciplina de estgio na ocasio da apresentao do pster: ______________________________

Horrio do estgio na ocasio da apresentao do pster:________________________________

Nota e Carimbo do Orientador (peso 1)

Nota Parecerista (peso 2)

Nota do Pster (peso 1)

Mdia Final

IMPRESSO 2

31

CRONOGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAO DE TCC

Orientador:________________________________________________________ Aluno:__________________________________RA:___________Turma:_____

Acompanhamento de Produtividade Individual

10

11

12

Encontros

Datas

Rubrica

rea de Concentrao:__________________________________________________________

Ttulo do Artigo:_______________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_______________________________ Assinatura e Carimbo do Orientador

IMPRESSO 3

32

INSTRUMENTO DE AVALIAO DE TCC PELO ORIENTADOR DEPARTAMENTO DE CINCIAS DA SADE

So Paulo, ___ de _______________ de 20__

Eu, professor (a) _______________________________________________________ orientador do Trabalho de Concluso de Curso intitulado ____________________________________________ _______________________________________________________________________________ realizado pelo aluno_____________________________________________________________ RA _____________________ atribuo nota _________ (________________________________) e encaminho nesta data o presente trabalho para apreciao, pois estou ciente e concordo com o contedo abordado pelo mesmo.

Atenciosamente,

___________________________________ Assinatura e Carimbo

IMPRESSO 4

33

AVALIAO DO ARTIGO PELO PARECERISTA NOME DO ALUNO: ____________________________________________________________ RA: ___________________UNIDADE: ________________ TURMA: ____________________ TTULO DO TRABALHO: _______________________________________________________ NOME DO PROFESSOR ORIENTADOR:___________________________________________
Item avaliado Nota mxima Nota atribuda Justificativa

Ttulo Introduo Objetivo Metodologia Resultados e Discusso Ou Desenvolvimento Referncias bibliogrficas Consideraes finais ou concluses Anexos e resumo Formatao (fonte, pargrafo, espaamento, paginao, e outros)

0,25 1,5 1,0 1.5 3,0

1.0 1,0

0,5 0,25

*Preenchimento deste impresso exclusivamente pelo parecerista. NOTA FINAL: ________________ (_________________________________________) LOCAL E DATA: __________________________________________ ASSINATURA E CARIMBO OU NMERO DE MATRCULA: __________________________________________________________________________

IMPRESSO 5

34

Graduao em Enfermagem Critrios para Avaliao de Pster RA Nome do Aluno Unidade

Nota:

Turma

Perodo

Orientador Ttulo Trabalho do

(1,0) O pster bem definido e claro? Apresenta as dimenses e formataes adequadas? Sim No Parcialmente Nota:____________ (0,5) O Ttulo expressa o contedo do trabalho? Sim No Parcialmente (0,5) Objetivo claro e vivel? Sim No Parcialmente Nota:____________ Nota:____________

(1,5) Mtodo: Bibliogrfico Campo claro e coerente para o estudo (completo, apresentando tipo de estudo, amostra, local do estudo?) Nos Estudos de Campo, considerar parecer do CEP/CoEP. Sim No Parcialmente Nota:____________ (1,0) Resultados/discusso: Respondem ao objetivo, apresentao dos dados e discusso. So pertinentes, faz comparao com a literatura? Sim No Parcialmente Nota:____________ (1,0) Concluses correspondem aos objetivos / resultados / desenvolvimento do trabalho? Sim No Parcialmente Nota:____________ (0,5) Referncias Bibliogrficas quando presentes esto citadas? No obrigatria, porm obrigatria quando citada. Quando pesquisa bibliogrfica, OBRIGATRIA sendo relevante e atual no assunto. Sim No Parcialmente Nota:____________ (2,0) Conhecimento do Aluno: O aluno demonstra conhecimento do tema escolhido? Sim No Parcialmente Nota:____________ (2,0) Postura do Aluno: O aluno teve uma postura adequada durante a apresentao? Sim No Parcialmente Nota:____________ Data: ____/____/____ __________________________________________________ Assinatura / Carimbo e/ou Nome Legvel do Avaliador

IMPRESSO 6

35

INFORME SOBRE O ACOMPANHAMENTO DO TCC PELO ORIENTADOR

So Paulo, ___ de _______________ de 20__

Eu, professor (a) ________________________________________________________________ permaneo como orientador do Trabalho de Concluso de Curso intitulado

______________________________________________________________________________ ________________________________que est sendo realizado pelo graduando

______________________________________________________________________________ ____________________________________________, RA _____________________, e

informo que o aluno, at o presente momento, est comparecendo aos encontros marcados, dando continuidade ao projeto de pesquisa iniciado no 7. semestre.

Observaes sobre o aluno: ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Atenciosamente,

___________________________________ Assinatura e Carimbo

You might also like