You are on page 1of 9

GLNDULAS ENDCRINAS

- As glndulas endcrinas lanam seu produto de secreo (HORMNIOS) dentro da corrente sangunea (sangue); - Todas as glndulas endcrinas so cordonais; - A nica glndula vesicular a TIREIDE (capilar fenestrado).

GLNDULA TIREIDE
Localiza-se na regio anterior do pescoo (regio cervical).

ORIGEM - endodrmica; PRODUZ 2 HORMNIOS: T3 = TRIIODOTIRONINA T4 = TETRAIODOTIRONINA (TIROXINA)

Tm 2 lobos laterais,ligados por 1 istmo. Localizam-se na parte superior da laringe e inferior da traquia. O T3 e o T4 estimulam o metabolismo do organismo. A glndula tireide apresenta uma cpsula de tecido conjuntivo frouxo em toda sua superfcie externa que adentra para glndula, se adelgaando dividindo a glndula em partes chamadas FOLCULOS TIREOIDIANOS. A glndula tireide envolvida por uma cpsula de tecido conjuntivo frouxo com muita fibra reticular. Esta cpsula entra no rgo e subdivide a glndula em lbulos chamados folculos tireoidianos (unidade estrutural). Cada folculo envolvido por um epitlio simples cbico e apresenta no seu interior uma substncia gelatinosa chamada COLIDE - (PR HORMNIO). Apresenta muito capilar sanguneo e linftico entre os folculos. As clulas desses capilares so fenestradas para facilitar a passagem do hormnio para a corrente sangunea. A atividade de cada folculo reconhecida pela espessura do epitlio, ou seja, quanto mais espesso o epitlio mais ativa a glndula, esta pode se apresentar grande e o epitlio mais achatado quando a atividade for baixa. Entre as clulas foliculares podem aparecer as clulas PARAFOLICULARES ou CLULAS C (clulas claras e ricas em mitocndrias). Elas so responsveis pela sntese da calcitonina (que regula a concentrao de clcio no sangue, inibindo a reabsoro ssea).

Os folculos tireoidianos so ocupados por uma glicoprotena chamada TIREOGLOBULINA, cada folculo pode conter na constituio do colide reserva de hormnios por vrias semanas. Os hormnios T3 e T4 esto armazenados no colide e so ligados a glicoprotena chamada tireoglobulina. As clulas foliculares possuem receptores para o hormnio hipofisrio tireotrfico (TSH), que estimula a clula tireoidiana em todas as suas atividades. Os hormnios tireoidianos inibem a sntese do TSH e estabelecem um equilbrio que mantm o organismo com quantidades adequadas de T3 e T4.

GLNDULA PARATIREIDE

Existem 4 glndulas paratireide em cada indivduo, sendo 2 dos lado esquerdo e 2 do lado direito. Cada glndula envolvida por uma cpsula de tecido conjuntivo, separando da tireide, por fibras reticulares. Localizam-se dorsalmente a glndula tireide. A fibra reticular suporta o parnquima representado por 2 tipos de clulas: CLULA PRINCIPAL CLULA OXIFILA CLULAS PRINCIPAIS - So menores, tem formato poligonal, apresenta ncleo vesculoso e citoplasma fracamente acidfilo. FUNO = so clulas secretoras do principal hormnio da paratireide o paratormnio. CLULAS OXIFILAS - So poligonais, maiores que as clulas principais, aparecendo em grupos de muitas ou poucas clulas. O citoplasma carregado de grnulos acidfilos. FUNO = desconhecida. O hormnio da paratireide (PARATORMNIO) uma protena com papel fisiolgico e regula o nvel de ons Clcio e Fosfato no plasma sanguneo. O paratormnio atua sobre as clulas do tecido sseo, aumentando a atividade e o nmero de osteoclastos. A elevao do Clcio deprime a produo do paratormnio.

GLNDULA SUPRA-RENAL ou ADRENAL

Localiza-se no plo superior de cada Rim, so rgos pares, achatados em forma de meia lua. Apresenta 2 camadas, sendo 1 perifrica de cor amarelada denominada cortical e outra camada acinzentada denominada medular. Seu aspecto histolgico de uma GLNDULA ENDCRINA CORDONAL. A glndula envolvida por uma cpsula de tecido conjuntivo que envia septos para dentro com uma rede de fibras reticulares sustentando a clula. A camada cortical ou crtex dividida em 3 camadas concntricas (ZONA GLAMERULOSA, ZONA FASCICULADA, ZONA RETICULADA). ZONA GLAMERULOSA - situa-se abaixo da cpsula e constituda por clulas piramidais ou colunares, organizadas em cordes e tem formas de arcos envolvidos por capilares sanguneos. ZONA FASCICULADA - constituda por clulas em cordes retos e regulares, entremeados por capilares sanguneos, e dispostas perpendicularmente superfcie do rgo. Estas clulas so polidricas e contm gotculas de lipdeos no citoplasma. a maior camada da camada cortical. ZONA RETICULAR - camada mais interna. As clulas esto dispostas em cordes, irregulares e formam uma rede anastomosada. Os esterides secretados pelo crtex so divididos em 3 grupos: glicocorticides, mineralocorticides e hormnios sexuais (andrgeno - hormnio masculinizante).

A camada medular estimulada por fibras nervosas pr-ganglionares e secreta adrenalina e noradrenalina. constituda por clulas polidricas organizadas em cordes de clulas sustentadas por uma rede de fibras reticulares. Apresenta 2 tipos de clulas: CLULA GANGLIONAR CLULA CROMAFIM

CLULAS GANGLIONARES - so consideradas neurnios ps ganglionares do Sistema Simptico que perderam o axnio e o dendrito durante o desenvolvimento embrionrio e tornaram-se clulas secretoras.

CLULAS CROMAFIM - so clulas organizadas em cordes que contm grnulos que se coram intensamente em 2 tipos: CLULA ESCURA - NORADRENALINA CLULA CLARA - ADRENALINA A Adrenal da condio de homeostase no nosso organismo.

GLNDULA HIPFISE ou PITUITRIA

Localizada na sela trcica em contato direto com o hipotlamo. Possui 1 poro formada por epitlio glandular chamada ADENO HIPFISE e a NEURO HIPFISE, formada por tecido nervoso. Possui lobo anterior e posterior e o pedculo (poro superior - infundbulo).

NEURO HIPFISE - dividida em 2 partes: Parte (pars/nervosa) - lobo posterior junto com a parte intermediria; Infundbulo - est em contato com o hipotlamo. A neuro hipfise formada por tecido nervoso vascularizado contendo axnios amielnicos e pitucitos (tipo de clula da Glia especfico da neuro hipfise).

So liberados 2 hormnios: Liberados na parte nervosa que so OXITOCINA - promove a contrao da parede vaginal, da parede uterina e da poro secretora das glndulas mamrias (ejeo do leite). O outro hormnio liberado pela neuro hipfise o ADH (VASOPRECINA) hormnio antidiurtico, atuando nos rins (aumenta a absoro de gua), promove a constrio da parede dos vasos sanguneos tendo como FUNO o aumento da presso arterial. Esses hormnios so produzidos no HIPOTLAMO e so liberados na NEURO HIPFISE.

ADENO HIPFISE - dividida em 3 partes: Parte Distal - lobo anterior; Parte Intermediria - lobo posterior, menor poro da adenohipfise; Parte Tuberal - compes o pedculo. ADENO HIPFISE (glndula endcrina cordonal) - formada por epitlio glandular. Apresenta 3 tipos de clulas = CROMOFOBA, CROMOFILA ACIDFILA, CROMOFILA BASFILA. CLULA CROMOFOBA - no tem funo determinada, possui o citoplasma pouco corado ou at sem colorao visualizando somente o ncleo. Ela no tem afinidade pelo corante da o nome cromofoba, encontrada na parte tuberal em grande quantidade. CLULA CROMOFILA ACIDFILA - citoplasma corado, afinidade pelo corante, com citoplasma vermelho (acidfilo). CLULA CROMOFILA BASFILA - citoplasma corado em roxo, pois produzem e armazenam temporariamente sues hormnios. Na parte intermediria s tem clulas basfilas. Na parte distal h um predomnio de clulas cromofilas tanto acidfilas quanto basfilas.

CLULAS ACIDFILAS - existem 2 tipos de clulas acidfilas: 1) CLULA SOMATOTRFICA - produz hormnio do crescimento (GH) AO - estimula o metabolismo, o crescimento das clulas (aumentando o nmero de clulas) fazendo com que o fgado produza somatomedina (estimula a atividade de disco epifisrio), ou seja, a ausncia desse hormnio causa nanismo hipofisrio. Esse hormnio aumenta a glicemia e aumenta a concentrao de cidos graxos livres.

2) CLULA MAMOTRFICA - produz PROLACTINA, esse hormnio junto com os hormnios femininos, promovem o crescimento das glndulas mamrias e promove a produo de leite.

CLULAS BASFILAS 1) CLULA TIREOTRFICA - produz TSH, estimula os folculos tireoidianos a produzirem o T3 e o T4. 2) ADRENO CORTICOTRFICA - produz ACTH, esse hormnio estimula a secreo do cortisol da corticosterona na regio da Adrenal. 3) CLULA GONADOTRFICA - produz 2 hormnios. Sendo o FSH. Na mulher estimula o crescimento dos folculos ovarianos e estimula a produo de estrgeno. No homem o FSH estimula a produo de espermatozides, fazendo com que o testculo produza uma protena que se liga a testosterona. O outro hormnio o LH. Na mulher, no ovrio responsvel pela ovulao, pela formao do corpo lteo, e estimula a produo de estrgenos e progesterona. No homem o LH estimula a produo da testosterona. OBSERVAES; Na parte tuberal a clula cromofila que predomina a GONADOTRFICA que uma clula basfila e a MELANOTRFICA. Na parte intermediria s tem clula basfila, sendo a MELANOTRFICA, produz o MSH (sem funo especfica). Toda a Hipfise revestida por uma cpsula de tecido conjuntivo derivado das meninges.

PNCREAS ENDCRINO - (GLNDULA MISTA)

Est superiormente localizado na parte esquerda da cavidade abdominal. revestido por uma cpsula de tecido conjuntivo, sendo dividido em lbulos (subdivises do rgo). uma glndula mista, pois possui uma poro endcrina e uma excrina (formada por acinos e ductos). A poro excrina produz suco pancretico que lanado no duodeno. A poro endcrina representada pelas Ilhotas de Langerhans (no pncreas existe aproximadamente 1 milho de ilhotas de Langerhans), que corresponde a 1% do volume do pncreas. Cada Ilhota considerada um micro rgo por ser independente da poro excrina. A Ilhota ima glndula endcrina cordonal e possui 4 tipos de clulas: A) CLULA A ou ALFA - produz GLUCAGON (aumenta a glicemia) exemplo: remove o glicognio armazenado no fgado; B) CLULA B ou BETA - predomina nas Ilhotas, produz INSULINA (hipoglicemiante) fazendo com que a glicose entre na clula para ser usada no metabolismo (70%). C) CLULA D - 5% das clulas so clulas D. Produzem SOMATOSTATINA. Acredita-se que esse hormnio tenha ao local na prpria Ilhota. D) CLULA F - produz 1 peptdeo pancretico de funo inespecfica.

You might also like