You are on page 1of 6

SISTEMA GENITAL MASCULINO RGOS - TESTCULOS, PNIS, GLNDULAS ACESSRIAS (PRSTATA, VESCULA SEMINAL, GLNDULA BULBOURETRAL) E DUCTOS.

TESTCULOS - So em nmero de 2. FUNO = produzir testosterona, produzir espermatozide. Cada testculo revestido por uma cpsula de tecido conjuntivo rico em fibras colgenas chamado de TNICA ALBUGINA. Revestindo anteriormente e lateralmente este conjunto existe um saco seroso derivado do peritnio chamado de TNICA VAGINAL. Revestindo esse conjunto temos as BOLSAS ESCROTAIS formado de pele e msculo liso. PELE Tecido Estratificado Pavimentoso Queratinizado Tecido Conjuntivo Frouxo Tecido Conjuntivo Denso no Modelado Msculo Liso

FUNO DA BOLSA ESCROTAL = deixar os testculos abaixo da temperatura corprea, que de 37C, para que possa ocorrer a espermatognese, ou seja, deixar os testculos na temperatura em torno de 35C.

A TNICA ALBUGNEA da poro posterior do testculo sofre um espessamento chamado MEDIASTINO. E deste mediastino parte septos de tecido conjuntivo atravessando todo testculo formando em cada testculo 250 compartimentos triangulares chamados LBULOS TESTICULARES. Em cada lbulo testicular existe de 1 a 4 tbulos seminferos. O homem pode ter no mnimo 500 tbulos seminferos e no mximo 2000 tbulos seminferos. TBULOS SEMINFEROS FUNES = Produo ESPERMIOGNESE) de espermatozides (ESPERMATOGNESE +

CARACTERSTICAS - So estruturas tubulares, fortemente enoveladas entre si, que terminam em fundo de saco, com dimetro mdio de 0,2 mm e comprimento mdio de 30 a 70 cm. DESCRIO DA PAREDE DOS TBULOS SEMINFEROS - (de fora para dentro) composta externamente por uma cpsula fibroelstica com alguns fibroblastos; depois da cpsula fibroelstica tem a membrana basal. Depois tem 2 populaes de clulas sendo clulas da linhagem germinativa ou clulas da linhagem seminal. Essa populao de clulas formam de 4 a 8 camadas de clulas da linhagem germinativa. Entre essas camadas temos as clulas de SERTOLI. Obs = Entre os tbulos seminferos existe um tecido conjuntivo intersticial rico em vasos sanguneos e terminaes nervosas. Nesse tecido conjuntivo intersticial existem as clulas intersticiais ou de LEYDIG que produzem a TESTOSTERONA. DESCRIO DAS CLULAS DA LINHAGEM GERMINATIVA ESPERMATOGNIA - a clula que fica apoiada na membrana basal, pequena, apresenta o ncleo roxo escuro, so clulas 2n = 46 cromossomos (44+X=Y). Cada espermatognia se divide em 2 clulas, sendo que 1 continua espermatognia e a outra sobe e torna-se espermatcito primrio (1). ESPERMATCITO PRIMRIO - Fica acima da espermatognia, sendo a maior clula da linhagem germinativa, tem o ncleo com cromatina em grumos, e tambm uma clula 2n = 46 cromossomos (44+X+Y). O espermatcito primrio se divide em espermatcito secundrio dando origem a vrios deles. No da para descrever o espermatcito secundrio porque sua passagem muito rpida, uma clula n = 23 cromossomos (22+X+Y). O ESPERMATCITO SECUNDRIO da origem a uma espermtide, que fica acima do espermatcito secundrio, a menor clula da linhagem germinativa, podendo ser esfrica ou alongada, sendo n = 23 cromossomos (22+X+Y).

Cada espermtide se diferencia em 1 espermatozide onde esta clula est na luz do tbulo seminfero, e composta por uma cauda e um corpo, sendo n = 23 cromossomos (22+x+Y). ESPERMATOGNESE - a passagem da espermatognia at a espermtide. O perodo desta fase leva 65 dias. ESPERMIOGNESE - a passagem da espermtide at o espermatozide. CLULAS DE SERTOLI - Tambm ficam apoiadas sobre a membrana basal, so clulas piramidais, alongadas, citoplasma rseo (eosinoflico), ncleo claro, alongado com nuclolo evidente. FUNES DAS CLULAS DE SERTOLI 1) 2) 3) 4) SUSTENTAO das clulas da linhagem germinativa; NUTRIR, levar oxignio (O2) para as clulas da linhagem germinativa; FAGOCITOSE de restos de espermtides atravs das vesculas de lisossomos; PRODUZIR UM FLUIDO (fluido testicular) para facilitar a movimentao dos espermatozides; 5) BARREIRA HEMOTESTICULAR, evitando agresses imunolgicas nas clulas da linhagem germinativa. O PERODO DA ESPERMATOGNESE LEVA 65 DIAS Obs - Os espermatozides produzidos nos tbulos seminferos so armazenados no EPIDDIMO (promove maturao do espermatozide), fica guardado sofrendo o processo de maturao. CLULAS INTERSTICIAIS OU DE LEYDIG CARACTERSTICAS - So clulas redondas ou poligonais, com citoplasma carregado de lipdeos com a nica FUNO de produzir TESTOSTERONA. Externamente a cpsula fibroelstica do tbulo seminfero existe clulas achatadas com caractersticas de clulas musculares chamadas clulas MIIDES, que tem como FUNO - permitir a movimentao da parede dos tbulos seminferos permitindo assim a sada dos espermatozides.

VIAS ESPERMTICAS (trajeto de produo do espermatozide at sua eliminao), se divide em 2: INTRATESTICULAR - Tbulos retos, rede testicular, tbulos ou ductos eferentes. EXTRATESTICULAR - Epiddimo, ducto deferente.

VIA ESPERMTICA INTRATESTICULAR TUBULO RETO - so em nmero de 250, sendo revestidos com tecido epitelial simples cbico, apoiado em tecido conjuntivo denso com algumas clulas musculares lisas. Se anastomosam e formam a: REDE TESTICULAR - que so formadas pela unio dos 250 tbulos retos, formando uma rede que revestida internamente por um tecido epitelial simples cbico ou simples pavimentoso, apoiado em tecido conjuntivo denso com algumas clulas musculares lisas. DUCTOS EFERENTES - essa rede testicular forma de 8 a 15 ductos eferentes que se dirigem para poro ceflica do epiddimo, esses tbulos so revestidos internamente por epitlio simples cbico alternado com epitlio simples cilndrico ciliado.

VIA ESPERMTICA EXTRATESTICULAR EPIDDIMO - so em nmero de 2, sendo um tubo fortemente enovelado sobre si, medindo de 4 a 6 metros, revestido internamente por um tecido pseudo estratificado cilndrico com estereoclios, apoiado em um tecido conjuntivo e numa fina camada de tecido conjuntivo frouxo e uma fina camada de msculo liso. FUNES - armazenamento e maturao do espermatozide, reabsorvem 99% do lquido produzido pelas clulas de Sertoli nos tbulos seminferos. DUCTO DEFERENTE - so em nmero de 2, tendo o formato de um tubo reto, de parede extremamente espessa, luz pequena, parede formada de 3 camadas, sendo a 1a (mucosa), a 2a (muscular), e a 3a (adventcia). CAMADA MUCOSA - tecido epitelial pseudo estratificado cilndrico com estereoclios apoiado em tecido conjuntivo frouxo. CAMADA MUSCULAR - mais espessa, formada de msculo liso. Este rgo tem uma camada muscular bem desenvolvida para permitir o deslocamento do espermatozide durante a ejaculao. CAMADA ADVENTCIA - formada de tecido conjuntivo frouxo. espessa em decorrncia da quantidade de ejaculao (3,5 ml).

LBULO TESTICULAR - atravs do lquido e da contrao das clulas miides. Nos tbulos retos, na rede testicular, nos ductos ou tbulos eferentes, no epiddimo e no ducto deferente o espermatozide se movimenta atravs da contrao das clulas lisas da parede desses rgos.

GLNDULAS DO APARELHO REPRODUTOR MASCULINO EJACULATO - MDIA 3,5 ml sendo = 10% ESPERMATOZIDE 90% SECREO PRODUZIDA PELAS GLNDULAS ACESSRIAS VESCULA SEMINAL - 70% PRSTATA GLNDULA BULBOURETRAL

VESCULA SEMINAL - so em nmero de 2, tendo formato de um tubo de 15 cm de comprimento, enovelados, revestido internamente por tecido epitelial simples cilndrico alternado por tecido epitelial pseudo estratificado cilndrico. Produz vitamina C e frutose, que servem para nutrir o espermatozide no aparelho reprodutor feminino, influenciada pela testosterona (liberando maior ou menor quantidade de secreo). PRSTATA - Glndula nica em nmero de 1, formada de 30 a 50 glndulas tubuloalveolares, essa glndula apresenta 3 regies: Regio Central - (25% do rgo, regio + central), Regio Perifrica - (75% do rgo, regio + externa - ocorrncia de Cncer maligno) Regio de Transio - (regio que se localiza no meio e pequena - ocorrncia de Cncer benigno). So revestidas por tecido epitelial simples cbico e tecido epitelial pseudo estratificado cilndrico. Produz enzimas (protenas que evitam a coagulao de smem na vagina pela sua diferena de PH, pois a vagina cida.

GLNDULA BULBOURETRAL - so em nmero de 2, tamanho e forma de uma ervilha, onde cada uma formada por glndulas tubuloalveolares, sendo localizadas atrs da uretra membranosa, produz muco (este muco lubrifica a parede do canal da uretra). PNIS - um rgo cilndrico formado por 3 massas de tecido ertil, 2 massas dorsais chamadas corpos cavernosos do pnis e a outra de posio ventral chamada de corpo cavernoso da uretra. Os 3 corpos cavernosos so revestidos por tecido conjuntivo denso chamado TNICA ALBUGNEA e por fora da tnica vaginal encontra-se pele. Na extremidade do pnis existe a glande que nada mais do que uma dilatao do canal da uretra. O QUE TECIDO ERTIL ? - So capilares sanguneos que durante a ereo retm sangue.

You might also like