You are on page 1of 32

M R

I S S O

O S A C R U Z

A Ordem Rosacruz, AMORC uma Organizao Internacional de carter mstico-filosfico, que tem por MISSO despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o em seu desenvolvimento, em esprito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradio e da Cultura Rosacruz.

2 edio Editado com exclusividade por permisso da Suprema Grande Loja da Antiga e Mstica Ordem Rosae Crucis, AMORC COORDENAO E SUPERVISO Hlio de Moraes e Marques, Grande Mestre Todos os direitos reser vados pela ORDEM ROSACRUZ, AMORC GRANDE LOJA DA JURISDIO DE LNGUA PORTUGUESA

Proibida a reproduo, em parte ou no todo


Composto, revisado e impresso na

Grande Loja da Jurisdio de Lngua Portuguesa Rua Nicargua, 2620 Bacacheri 82515-260 Fone: (0xx41) 3351-3000 FAX: 3351-3065 e 3351-3020 Caixa Postal 4450 82501-970 Curitiba Paran www.amorc.org.br Capa: Por tal de Akhenaton, localizado entre o Templo Rosacruz e Templo Martinista.

As origens tradicionais da Antiga e Mstica Ordem Rosae Crucis remontam s Escolas de Mistrios do Egito Antigo.

PREZADO BUSCADOR,
com profundo sentimento mstico que lhe apresento o livreto introdutrio aos ensinamentos de nossa Ordem. A Antiga e Mstica Ordem Rosae Crucis uma Escola que tem como um de seus objetivos preser var uma Tradio. Ela tem resistido ao teste do tempo, pois uma Organizao milenar. Embora herdeira de um conhecimento tradicional, para muitos Sagrado, seus olhos esto voltados para o futuro porque tem incorporado, para o benefcio de seus membros, as mais recentes pesquisas das reas das cincias em geral. Consciente da concepo ideolgica que a sociedade moderna impe em nossas vidas atravs da frentica procura pelo ter, resultado do imediatismo que costuma pautar a vida da grande maioria, a Ordem Rosacruz, AMORC prima pelo ser numa perspectiva de longo alcance que d um sentido especial para a vida. Este opsculo lhe fornecer informaes sobre uma proposta de viver melhor, pois a sua sinceridade de propsitos lhe permitir alcanar nveis de compreenso elevados respeito de si mesmo, das pessoas e do universo. A metodologia Rosacruz pretende suprir as necessidades de seu corpo, mente e alma. Neste sentido um ensinamento til que pode e deve ser praticado. Sua didtica especial porque contm alm dos ensinamentos das monografias, a aplicao dos princpios por meio de experimentos e sobretudo, a vivncia do processo inicitico. Acredito sinceramente que se voc se sentiu atrado por uma filosofia como a nossa porque voc possui interiormente condies e est apto para ser merecedor da Luz Rosacruz! Que Deus seja seu guia e coroe de xito suas buscas! Com meus melhores votos de Paz Profunda, sou
Sincera e Fraternalmente AMORC-GLP

HLIO DE MORAES E MARQUES GRANDE MESTRE

CAPTULO 1
Rosacruzes, perpetuadores da sabedoria mstica
HISTRIA TRADICIONAL E CRONOLGICA

FARA AKHENATON
O fara
Akhenaton, a

primeira grande personalidade da


Histria, foi o

Grande Mestre
Tradicional da
Antiga

Fraternidade
Egpcia (cerca de
1500 a.C.). Ele

conhecido pelo
lanamento de uma

religio monotesta

a crena num
Deus nico.

Antes de se unir a uma Organizao, justo que voc seja informado sobre a histria da mesma, a fim de que tenha um referencial seguro. A Ordem Rosacruz, AMORC tem uma longa e venervel histria. O nome oficial, em latim, de nossa Fraternidade Antiquus Mysticusque Ordo Rosae Crucis, do qual se deriva a sigla A.M.O.R.C. A traduo desse nome para a nossa lngua Antiga e Mstica Ordem Rosae Crucis. Nosso smbolo, uma cruz dourada com uma rosa semi-desabrochada no centro, no tem conotao religiosa; o smbolo da cruz anterior ao Cristianismo e no , necessariamente, um smbolo religioso, mas liga-se a um significado filosfico e metafsico. Na Cruz Rosacruz a Cruz simboliza a matria e o corpo humano, a Rosa representa o desabrochar da conscincia atravs da experincia corporal ou material. Unidos, a Rosa e a Cruz representam as experincias e os desafios de uma vida reflexiva bem vivida rumo Conscincia Csmica, ou Iluminao. Com nosso nome e smbolo representamos a antiga e autntica Fraternidade dos Rosacruzes, que perpetua a verdadeira Tradio Rosacruz desde sculos passados at o presente. A histria de nossa Organizao pode ser dividida em duas fases: tradicional e cronolgica.

RAZES NO MUNDO ANTIGO


A Ordem Rosacruz, AMORC tem suas razes no Egito Antigo, remontando a aproximadamente 1500 a.C. Naquela poca a palavra mistrio designava uma sabedoria secreta, sem a conotao de hoje, de algo fantasioso. Tratava-se de Conhecimento Arcano. Assim, a expresso ser introduzido nos Mistrios Menores e Maiores designava um processo inicitico e filosfico muito especial. Na poca em que estamos considerando surgiram no Egito grupos seletos formados para investigar os mistrios da vida, do

homem e do Universo. Eram formados por pessoas livres de sectarismos, interessadas nas cincias, filosofias e artes, cuja pesquisa transcendia o aspecto puramente material desses assuntos e se remetia sua dimenso sutil. S aspirantes sinceros sabedoria, e que satisfaziam certos testes, eram considerados dignos de serem iniciados neste conhecimento. Desses grupos surgiram as Escolas de Mistrios. Os primeiros Membros destas Escolas se reuniam em cmaras secretas de magnficos e velhos Templos, nas quais, como candidatos, eram iniciados nos Mistrios. Segundo a Tradio Rosacruz, as grandes pirmides de Giz, ao contrrio do que afirmam historiadores, no foram construdas para serem tumbas de faras, mas para ser virem de local de estudo e iniciao. Ao longo dos sculos essas Escolas de Mistrios evoluram gradativamente para grandes Centros de Saber, atraindo estudantes de todo o mundo conhecido. O Fara Tutms III (1500 a 1447 a.C.) organizou a primeira Fraternidade de Iniciados baseada em princpios perpetuados hoje pela Ordem Rosacruz, AMORC. Mais tarde, o Fara Amenhotep IV foi iniciado a essa Fraternidade. Ele foi to inspirado pelos ensinamentos esotricos que deu um sentido completamente novo religio, filosofia e arte do Egito. Amenhotep IV estabeleceu uma filosofia que reconhecia Aton, o disco solar, como smbolo da Divindade nica, a base da prpria vida, o smbolo da Luz, da Verdade e da Bem-aventurana. Este fara considerado por historiadores o primeiro monotesta da histria. Por isso mudou seu nome de Amenhotep para Akhenaton Embora a religio politesta tenha sido restabelecida aps a morte de Akhenaton, a idia mstica foi lanada na conscincia humana e sua chama nunca mais se apagou. Sculos depois, filsofos como Tales, Pitgoras, Slon, Plato, Plotino e outros viajaram para o Egito e foram iniciados nas Escolas de Mistrios. Trouxeram, ento, aquele avanado saber e sabedoria ao mundo ocidental. Suas experincias so os primeiros registros daquilo que acabou crescendo e florescendo na Ordem Rosacruz. O nome Rosacruz, contudo, viria sculos depois, mas a Ordem sempre perpetuou sua herana de antigos smbolos e princpios.

D e s c e n de n do das antigas E s c o la s de Mistrios, a Rosacruz perpetua na modernidade um Legado capaz de restituir ao ser humano seu verdadeiro lugar na Cr i a o .
RAYMUND LEBELL, ROSACRUZ

OS PRIMRDIOS NA EUROPA
Foi na poca de Carlos Magno (742-814 d.C.) que a Ordem Rosacruz foi introduzida na Frana, e deste pas se espalhou para grande parte da Europa ocidental. Por toda a Europa medieval esse conhecimento esteve com freqncia oculto em simbolismos como os da Alquimia, da Cabala e nos Rituais de Ordens de Cavaleiros. Os alquimistas cumpriram um papel extraordinrio na histria da Ordem Rosacruz. Seu verdadeiro propsito no era, como muitos pensam, a mera transmutao do chumbo em ouro, mas sim a transmutao do c h u m b o da s i m p e rf e i e s h u m a n a s n o ouro da sabedoria. Tratava-se de um processo simblico e inicitico interior e no exterior. Alguns dos renomados alquimistas Rosacruzes, em pocas diferentes, foram Albertus Magnus, Roger Bacon, Paracelso, Cagliostro, Nicholas Flamel e Robert Fludd.

ISAAC NEWTON
Rosacruz, filsofo e
matemtico ingls,

que descobriu a lei


da gravidade e

famoso como um dos


maiores cientistas

de todos os tempos.

OS MANIFESTOS ROSACRUZES
Quando a Renascena irrompeu na Europa com um mpeto de novo interesse pelas artes e pelas cincias, num clima de mais liberdade, os Rosacruzes deram a se conhecer amplamente, publicando trs Manifestos deste ento clebres na Histria: Fama Fraternitatis, Confessio Fraternitatis e O Casamento A l q u m i c o d e C h r i s t i a n R o s e n k r e u t z, que apareceram respectivamente em 1614, 1615 e 1616. De modo geral, eles conclamavam as pessoas da poca, principalmente os lderes de pensamento, a assumirem uma dimenso mais filosfica, mstica e universalista da vida, revelando que a Ordem Rosacruz guardava uma cincia que permitia essa consecuo. Esses Manifestos, hoje histricos, suscitaram numerosas reaes, no somente da parte dos meios intelectuais, mas tambm das autoridades polticas e religiosas.

Se eu vi mais
longe, foi por estar

de p sobre ombros de gigantes.


Isaac Newton

Por essa poca, o clebre filsofo, ensasta e estadista ingls Sir Francis Bacon (15611626) era o Imperator (presidente) da Ordem Rosacruz tanto na Inglaterra como no continente. Seu livro A Nova Atlntida estabeleceu um plano de uma Colnia Rosacruz na Amrica do Norte.

CRUZANDO O ATLNTICO
No final do sculo XVII, seguindo o plano proposto por Francis Bacon, um grupo de lderes Rosacruzes foi organizado para estabelecer as artes e as cincias Rosacruzes na Amrica do Norte. Em 1694 cruzaram o Oceano Atlntico num navio especialmente fretado, o Sarah Maria, sob a liderana de Johannes Kelpius, Mestre de uma Loja Rosacruz da Europa. Desembarcando na Filadlfia, l fundaram sua primeira Colnia. Mais tarde se mudaram para a Pensilvnia, fixando-se em Ephrata. Essa Comunidade Rosacruz fez uma valiosa contribuio para a ento emergente cultura americana. Eminentes americanos como Benjamin Franklin, Thomas Jefferson e Thomas Paine estiveram intimamente ligados a esses Rosacruzes.

A mais bela e profunda experincia a s e n s a o do mistrio. Ela semeadora de t o da v e r da de i r a cincia. O homem para quem essa emoo est ranha, que no mais pode se maravilhar e se sentir arrebatado de admirao, est praticamente mo r t o .
ALBERT EINSTEIN,
CIENTISTA E FILSOFO

A ORDEM ROSACRUZ NA ATUALIDADE


No incio do sculo XX a Ordem encontrava-se adormecida na Amrica, mas ativa na Frana e em outras partes do mundo. Para despert-la uma vez mais em solo americano, o jornalista, filsofo, cientista e mstico Dr. H. Spencer Lewis viajou para a Frana em 1909, onde, na cidadela de Toulouse, foi devidamente iniciado Rosacruz autntica e investido na responsabilidade de restaurar a Ordem nas trs Amricas. Com Lewis como Imperator a Ordem Rosacruz, AMORC foi restaurada em 1915, em Nova York. Em 1927 a Ordem mudou-se para San Jose, Califrnia, estabelecendo um notvel Parque Rosacruz como sede. Desde ento a Ordem conheceu um progresso que nunca tivera em sua longa histria, afirmando-se primeiramente nas Amricas, e depois, de forma unificada, em todo o planeta. Hoje a AMORC est presente na maioria dos pases do mundo civilizado. Centenas de milhares de pessoas tm sido

BENJAMIN FRANKLIN
Estadista, escritor e

fam oso inventor


americano,

Benjam in

Franklin, como
muitos fundadores

dos Estados Unidos,

foi for tem ente


influenciado pelos

ensinamentos
Rosacruzes ao

estabelecer os rumos

para sua nova ptria.

estudantes do sistema Rosacruz, beneficiando-se de um conhecimento que est alm da cincia e da religio e que, no obstante, unifica as verdades cientficas e religiosas. Homens e mulheres participam da Ordem em condio de absoluta igualdade, sem considerao de religio ou raa. Ao longo da histria, muitas pessoas eminentes nos campos das cincias e das artes estiveram associadas Ordem Rosacruz. Alguns deles foram: Leonardo Da Vinci (1452-1519), Cornelius Heinrich Agrippa (1486-1535), Paracelso (1493-1541), Franois Rabelais (1494-1553), Teresa de vila (1515-1582), Joo da Cruz (1542-1591), Francis Bacon (1561-1626), Jacob Boehme (1575-1624), Ren Descartes (1596-1650), Blaise Pascal (1623-1662), Baruch Spinoza (1632-1677), Isaac Newton (1642-1727), Gottfried Wilhelm Leibnitz (16461716), Benjamin Franklin (1706-1790), Thomas Jefferson (1743-1826), Michael Faraday (1791-1867), Marie Corelli (1855-1924), Claude Debussy (1862-1918), Erik Satie (18661925) e Edith Piaf (1916-1963).

MISTICISMO, UMA RELIGIO?


A AMORC uma filosofia e no impe nenhum tipo de crena. Os Estudantes Rosacruzes vm de uma diversificada formao

10

cultural e religiosa. O fato de uma pessoa se tornar um Estudante Rosacruz absolutamente no requer que ela abandone sua religio, una-se a uma ou modifique suas crenas religiosas. Os Estudantes Rosacruzes provm de todas as denominaes religiosas e, mediante os nossos ensinamentos, muitos alcanam uma compreenso melhor dos princpios msticos fundamentais de suas crenas. Aqueles que no pertencem a nenhuma religio em particular, com freqncia descobrem um senso de conexo com uma Inteligncia Superior que estava faltando em sua vida.

UMA SOCIEDADE SECRETA?


Por vezes atribui-se aos Rosacruzes o rtulo de Sociedade Secreta. Atualmente isso no corresponde verdade, mas j foi vlido em sculos passados. Em todas as pocas aqueles que buscavam a Verdade, a despeito da verso oficial da mesma, e a tentavam expor a seus semelhantes, se tornaram objeto de perseguio, seja por governantes tirnicos ou sistemas religiosos dogmticos. Devido a essa perseguio, por vrios sculos a Ordem Rosacruz teve que se ocultar sob vrios nomes. Isso se deu contrariamente sua vontade e ao desejo dos Rosacruzes. No obstante, em todos os tempos a Ordem nunca cessou suas atividades, perpetuando seus ideais e ensinamentos, participando direta ou indiretamente no avano das artes, das cincias e da civilizao em geral, sempre enfatizando a igualdade dos sexos e a verdadeira fraternidade de toda a humanidade. Felizmente, hoje a Ordem j pode atuar abertamente, em benefcio de todos os que se interessarem por seus estudos.

D e s e j a mo s que todos os seres humanos, juntos ou considerados isoladamente, jo v e n s o u i do s o s , r i c o s o u pobres, nobres ou plebeus, homens ou mu l h e r e s , possam se instruir plenamente e se tornar seres r e a li z a do s .
JEAN AMOS COMENIUS, ROSACRUZ

Agora que voc j conhece um pouco de nossa histria, o convidamos a conhecer os Ensinamentos Rosacruzes e a grande transformao que eles podem propiciar em voc e em sua vida.
11

CAPTULO 2
O Legado Rosacruz
Chegamos agora parte mais importante de nossa apresentao, que trata justamente do Conhecimento que os Rosacruzes oferecem a seus estudantes. Se esse Conhecimento no fosse especial, se no tivesse um diferencial para outras escolas, movimentos e filosofias, a Ordem realmente no teria muito a acrescentar. Mas o fato que esse Conhecimento especial, diferente e, em alguns pontos, nico no que oferece.

ELBERT HUBBARD
Escritor, editor,
tipgrafo e
Rosacruz.

O adepto s se
comunica o melhor

CONHECIMENTO ESOTRICO E EXOTRICO


O termo Esoterismo, com s, designa um conhecimento especial que reser vado, restrito a um grupo de pessoas que se mostraram merecedoras de receb-lo; que passaram por um processo inicitico. Trata-se de uma abordagem mais profunda que no se restringe esfera puramente intelectual, exigindo uma preparao interior para ser apreendida em todo o seu alcance. J o termo exoterismo, com x, quer dizer uma massa de informaes de ampla difuso, no to profunda e acessvel a toda e qualquer pessoa. O Conhecimento Rosacruz a que voc ter acesso esotrico. Por ser assim, no objetiva desenvolver puramente a fase intelectual, mas, sobretudo, estimular e despertar as potencialidades latentes e psquicas que jazem em todo indivduo e que, uma vez acordadas, permitem realizar coisas maravilhosas; coisas que muitos podem considerar verdadeiros milagres, mas que so apenas a manifestao de Leis Naturais e Espirituais. O homem, de fato, ainda usa pouco de seu potencial total, conforme o reconhece a prpria cincia. Os Rosacruzes sabem h sculos como despertar a integralidade da capacidade psquica e espiritual humana, atravs de um processo testado e comprovado que rene teoria e prtica numa caminhada ascensional harmoniosa e gradual. O Legado Rosacruz uma vasta coletnea de conhecimentos que vieram at ns atravs de muitos sculos, que hoje rene a sabedoria dos iniciados egpcios, indianos, rabes, gregos e europeus. importante ressaltar que este conhecimento no aquele que pode ser encontrado em livros de ampla circulao ou

possvel com um
outro Adepto. Entre

eles forma-se um crculo sagrado, ao

qual s os Eleitos so
admitidos. A

Fraternidade das
Vidas Consagradas
admite todos os que
so dignos; e todos os

que so excludos
excluem a si
m esm os.
Elbert Hubbard

12

em cursos, palestras e seminrios abertos ao grande pblico. O Sistema Rosacruz integra em um conjunto vlido Misticismo, Metafsica, Cincia e Filosofia. Trata-se de uma Sabedoria que se antecipou em muitos pontos Cincia e Filosofia oficiais, uma vez que os Rosacruzes nunca estiveram presos a dogmas e possuem uma metodologia prpria de investigao. Trata-se de uma Metodologia de Investigao Mstica, cujo processo no possvel ser explicado completamente neste livreto. Basta dizer que essa Metodologia apela para o despertar daquela capacidade total do homem a que j nos referimos. Trata-se de um Conhecimento que no se cristalizou no tempo, mas foi constantemente enriquecido pelas muitas mentes brilhantes de msticos, filsofos e cientistas que fizeram parte da Ordem Rosacruz. Portanto, no se trata de um pensamento de uma nica mente, mas de um Colegiado de Pesquisadores. Esses ensinamentos esto em expanso, continuamente atualizados de modo a refletirem nosso mundo moderno enquanto se mantm consoantes com as tradies da Ordem.

O DOMNIO DA VIDA
Na Filosofia Rosacruz verdades antigas so integradas a tcnicas prticas h muito testadas, as quais voc poder comear a usar imediatamente. A aplicao constante da teoria e dos exerccios que so apresentados aos Estudantes Rosacruzes permite a obteno gradual do que a AMORC chama Domnio da Vida. Trata-se da possibilidade do homem comandar seu destino e moldar o seu futuro conforme os seus desejos. Sabemos que esta ltima afirmao parece fantstica, mas asseguramos que ela integralmente verdadeira, embora dependa unicamente dos esforos individuais de cada estudante. Alis, na AMORC toda capacidade, habilidade ou consecuo adquirida pelo Estudante fruto de esforo individual. Nisso, como em tudo, alguns so mais eficientes do que outros Foi esse Domnio da Vida que conquistaram todos os Mestres, do passado e do presente, que tiveram acesso s Leis Csmicas. Os maiores deles, como Jesus, Buddha, Pitgoras etc. chegaram consecuo mxima de realizao mstica. A Iluminao, portanto, nunca foi privilgio de poucos escolhidos, mas, sim, um patrimnio de todos os homens.

P o d e mo s convir desde j que a i n f e li c i da de atual do homem no ignorar que existe uma Verdade, mas equivocar-se quanto natureza dessa Verdade; (...) ento, o que atormenta aqui neste plano a maioria dos homens menos saber se h uma Verdade do que saber qual essa Verdade.
LOUIS-CLAUDE DE SAINT-MARTIN, ROSACRUZ

13

PERGUNTAS ETERNAS, RESPOSTAS POSSVEIS


Cedo ou tarde na vida paramos para indagar: quem sou eu? Fui criado no momento de meu nascimento ou existia anteriormente? De onde vim? E aps minha mor te, tudo termina ou vou para outro lugar? E a vida, para que ser ve? Tem algum propsito maior?. O Misticismo, por estar livre de dogmas, sejam religiosos ou cientficos, permite conhecer a resposta a essas indagaes. A Filosofia Rosacruz no depende de crena, mas de conhecimento. A F que o Rosacruz demonstra na vida no cega, mas resultado deste conhecimento. Porque conhece, o Rosacruz cr e confia. Portanto, essencial que o prprio Estudante Rosacruz teste as idias e os experimentos apresentados, comprove sua validade para si mesmo e, depois, incorpore-os sua vida. Assim fazendo, gradativamente meras teorias sero substitudas por conhecimento real, firmes habilidades, crescente confiana, paz de esprito e aptido para enfrentar com xito as experincias da vida e criar o tipo de vida que se almeja.

M ICHA E L FARADAY
Michael Faraday,
considerado o pai
da Fsica, tinha

baixa escolaridade.
Sua vida e a vida
de muitas outras

pessoas foram
enriquecidas pela
inspirao da instruo rosacruz.

A seguir, voc conhecer os benefcios que o Pensamento Rosacruz proporciona em vrios nveis.
14

CAPTULO 3
Benefcios da Afiliao Rosacruz
NO NVEL FSICO
Aprenda a conseguir excelente sade e aumentar sua vitalidade. Goze de mais alegria na vida, adquirindo tcnicas especficas para reduzir o estresse e intensificar os processos naturais de cura do seu corpo.

NO NVEL MENTAL
Aprenda como objetivar a vida que sonhou, quer se trate de felicidade e paz em sua existncia pessoal ou sucesso em seu trabalho. O Estudo Rosacruz lhe dar um conhecimento especfico de metafsica, misticismo, psicologia, parapsicologia, filosofia e cincia. Aprenda tcnicas para relaxao e meditao e como usar o recurso da visualizao criativa para materializar imagens mentais.

NO NVEL EMOCIONAL
Desenvolva um sentimento mais forte de confiana e paz, sabendo como recorrer sua sabedoria interior a fim de encontrar respostas para os desafios da vida. Essa paz interior vai lhe ajudar a permanecer calmo e concentrado em meio s crises; a ser uma fonte de fortalecimento para outrem, e a conseguir relaes pessoais mais harmoniosas com seus amigos e entes queridos.

NO NVEL PSQUICO
Desperte seu sentido psquico mais profundo, uma faculdade natural que est adormecida na maioria das pessoas e que s precisa ser desenvolvida. Aumente a fora e o poder do seu Eu interior; leve-o a um padro mais alto de atuao e abra um novo recurso intuio, inspirao criativa e inovadoras solues de problemas.

C o mo aut nt ica escola esot rica, a AMORC proporciona uma opor tunidade individual de se trabalhar conscientemente para o desper tar. A a p li c a o ativa dos antigos exerccios rosacruzes aos p r o b l e ma s c o t i di a n o s da vida leva a um estado de equanimidade, sabedoria e li b e r da de .
MICHAEL JON KELL, M.D., ROSACRUZ

NO NVEL ESPIRITUAL
Realize um gradual despertar interior que o levar a uma permanente conscincia da unidade de toda a Criao e de sua relao pessoal com o Todo. partir dessa base espiritual tudo o mais vai fluir.

15

CAPTULO 4
Sistema de Instruo
A LOJA NO LAR
O lugar em que os Rosacruzes sempre se reuniram para seus estudos e meditaes em conjunto chama-se tradicionalmente de Loja. Este termo no tem conotao comercial. Vem do germnico leubja, por meio do francs lodge, designando o lar, a casa, o abrigo etc. Designa tambm um local de trabalho, mas no caso dos Rosacruzes, um trabalho mstico. A AMORC continua perpetuando hoje essa tradio e possui Lojas onde trabalhos coletivos so levados a efeito. Falaremos delas mais tarde. importante que voc saiba que os Rosacruzes revolucionaram o conceito de aprendizado mstico, enviando diretamente casa do estudante suas lies, transferindo, de certa forma, a Loja para o lar da pessoa. Ao ingressar na AMORC, voc ser convidado a ter um local em sua casa, permanente ou temporrio, destinado a esses estudos especiais; um local que seja sagrado para voc, mas sem conotao religiosa. A Tradio Rosacruz chama esse local de Sanctum, palavra em Latim que significa Santurio. Ser seu gabinete espiritual de estudos, um espao de vibraes permanentemente elevadas onde voc poder se harmonizar e se energizar adequadamente. Os Rosacruzes so instrudos como montar seu Sanctum particular e como extrair o mximo de eficincia dele.

MARIE CORELLI
Escritora inglesa e
Rosacruz, Marie
Corelli foi uma

romancista, autora
de best-sellers na sua

gerao,
emocionando
leitores do mundo

inteiro com suas

obras de enredo
m stico.

A vontade de cada

homem e cada
mulher como a

bssola de um
navio: para onde

AS MONOGRAFIAS
Uma vez estabelecido esse Sanctum no Lar, o empolgante estudo a que os Rosacruzes se dedicam pode ocorrer em progresso harmoniosa. Para isso, a AMORC envia periodicamente a seus filiados as Monografias Oficiais, discursos especiais que tratam de toda a gama de assuntos propostos pela Ordem. Esse programa no deve ser entendido como um curso. Talvez voc se surpreenda,

ela aponta, segue o


navio.
Marie Corelli

16

mas os Ensinamentos Rosacruzes, por sua amplitude e profundeza, estendem-se por um perodo indeterminado. Em verdade, no h como esgotar o conhecimento sobre a vida, nem como chegar a um ponto final no empenho de desenvolvimento e aprimoramento pessoal. Contudo, os b e n e f c i o s d a s l i e s d a AM O R C s e fazem sentir j nas primeiras semanas de estudo. Como falamos anteriormente, o Conhecimento Rosacruz no objetiva exaltar o intelecto, embora, inegavelmente, ele tambm contribua para isso, dada a variedade de informaes que propicia. Mas a AMORC essencialmente uma Escola de misticismo prtico. As Monografias trazem experimentos que so a Tcnica Rosacruz de transformao. Esses experimentos so exerccios e prticas que lhe permitiro demonstrar por si mesmo os princpios apresentados nas lies, bem como acessar sua prpria fonte de sabedoria e orientao interior. Eles o ajudaro a desenvolver a qualidade ou capacidade a que uma ou mais Monografias estiver se referindo. Por exemplo, quando voc estiver estudando a teoria da cura mstica, alguns exerccios sero propostos para que voc aprenda a atrair as Energias curativas do Universo em seu benefcio e retransmit-las em benefcio de outros, estejam eles perto ou longe. Outro aspecto importante que o programa Rosacruz de estudo complementa-se progressivamente. No se trata de assuntos desconexos, sem relao entre si. num crescendo, numa imerso cada vez mais profunda, que os temas so ampliados e trabalhados. Devemos dizer que a Pedagogia Rosacruz foi e muito elogiada por Educadores. Em verdade, a AMORC foi uma das precursoras do hoje difundido ensino distncia. Sua didtica comprovadamente eficiente.

No livre o homem cuja mente no seja como uma por ta de vaivm, que se abre para fora a fim de liberar suas prprias idias, e para dentro para receber os pensamentos me r i t r i o s d o s outros.
VALIDIVAR, ROSACRUZ

OS GRAUS PROGRESSIVOS
A AMORC divide seu Estudo em 12 Graus, os quais se estendem por tempo indeterminado, continuando a estimular mais desenvolvimento pessoal. Como dissemos antes, no h como esgotar o estudo dos Mistrios da Vida. O Rosacrucianismo no se resume na simples leitura das Monografias, mas insere-se numa dimenso de desabrochamento interior e psquico paulatino. As lies no so s um acer vo de conhecimento e sim um modo de viver. Por falta de espao nos impossvel apresentar os assuntos tratados em todos os Graus de Estudo, mas na pgina seguinte, resumimos alguns dos temas fascinantes tratados em nossas Monografias:

17

FRANCIS BACON
Sir Francis Bacon,

filsofo e escritor
ingls e antigo

Imperator da
Ordem Rosacruz,

foi apenas um dos


muitos Rosacruzes

famosos ao longo da
Histria.

Se um homem
comear com cer tezas, vai acabar com dvidas; mas se ele se contentar em comear com
dvidas, vai acabar

com cer tezas.


Sir Francis Bacon

Matria e Energia A Natureza Ilusria de Tempo e Espao Conscincia Humana e Conscincia Csmica Tcnica Rosacruz de Meditao Desenvolvimento da Intuio Aura Humana Cura Metafsica Sons Msticos Telepatia Telecinesia Vibroturgia Radiestesia Alquimia Espiritual O Poder Criativo da Visualizao Projeo Psquica Despertando a Conscincia Psquica Reencarnao e Carma Intuio, Inspirao e Iluminao Influncia Fsica, Psquica e Espiritual do Subconsciente Encarnao da Alma Transio da Alma Cura Pessoal e Cura Distncia O Corpo Psquico e os Centros Psquicos Percepo Psquica e Conscincia Psquica Projeo Psquica Natureza e Simbolismo dos Sonhos Auras Fsicas, Psquicas e Espirituais Poder Mstico dos Sons Voclicos e Mantras Alma Universal e Alma Humana Reencarnao da Alma Alquimia Espiritual Regenerao Mstica Harmonizao com a Conscincia Csmica.

18

ASSISTNCIA DA DIVISO DE ENSINO E INSTRUO


Como Estudante da Ordem Rosacruz, AMORC, entre outros benefcios voc ter acesso Diviso de Ensino e Instruo, cujo objetivo responder suas perguntas sobre os estudos Rosacruzes. Os instrutores, que tm muitos anos de experincia nos ensinamentos, fornecem informaes teis e orientam adequadamente. Naturalmente, o instrutor s pode apontar o caminho; caber a voc fazer o trabalho necessrio a que alcance o autodomnio.

LIBERDADE DE PENSAMENTO PRESERVADA


Para finalizar essa seo, queremos enfatizar que nada do que a AMORC ensina imposto, mas proposto. Seu lema oficial A mais ampla tolerncia na mais irrestrita independncia. No esperamos que voc aceite nada por mera f. Desejamos que voc pense por si mesmo, que aprenda a recorrer ao conhecimento superior que j existe em seu prprio mago. O que proporcionamos so apenas os recursos que o capacitaro a conseguir isso. Voc ter total liberdade para no aceitar nenhum princpio ou conceito. Tambm poder se desligar da Ordem no momento em que o desejar, sem que nenhum esclarecimento ou dificuldade seja imposta para isso. A Ordem Rosacruz , antes de tudo, uma escola de Pensadores Livres. A construo do verdadeiro conhecimento deve dar-se em total liberdade.

Te n do v i a ja do muitas vezes para a ndia a fim de estudar diretamente com os mestres de Meditao Oriental, e tendo passado a vida inteira f r e q e n t a n do seminrios de Nova Era, Metafsica, Desenvolvimento Espiritual etc, nunca me deparei c om u m a c e r v o de c o n h e c i me n t o to profundo quanto o que est contido no material da AM O R C .
DR. DONALD BURTON SCHNELL, ROSACRUZ

19

CAPTULO 5
Dois Elementos da Afiliao Rosacruz
H. SPENCER LEWIS
Cientista, escritor,
Alm das Monografias Rosacruzes, a AMORC oferece mais dois elementos muito importantes na formao mstica, educativa e cultural de seus Estudantes. Trata-se da Tradio Inicitica e das atividades fraternais nos Organismos Afiliados.

filsofo, pintor e
mstico, H. Spencer

1. A TRADIO INICITICA
A Ordem Rosacruz, AMORC uma Fraternidade. Voc no estar fazendo um curso, mas preparando-se para assumir o controle de sua prpria vida atravs de um Processo Inicitico. Na Ordem voc estar passando por exerccios e demonstraes que tm um grande fundo histrico, com novas informaes sendo constantemente acrescentadas. SIGNIFICADO E IMPORTNCIA DO RITUAL Os egpcios antigos aprenderam que a encenao dramtica de vrios princpios facilitam a instruo, de modo que as lies so mais facilmente impressas na mente dos alunos. Os rituais, quando corretamente empregados, so um poderoso recurso psicolgico, cujos benefcios no podem ser desdenhados. Os Templos da AMORC so locais para meditao e pesquisa, onde ocorrem rituais destitudos de qualquer carter ou simbolismo religioso. Os rituais msticos proporcionados pela AMORC so, antes de tudo, uma tcnica de desper tar psquico. So psicodramas destinados a acordar a parte mais sutil de nosso ser, abrindo um canal para altos nveis de conscincia. Eles ajudam a transcender a mente objetiva e facilitam o contato com a silenciosa Mente Interior, ou Alma. Nesses belos rituais, leis e princpios msticos so demonstrados de maneira dramtica, a fim de informar e inspirar o Estudante Rosacruz.

Lewis assumiu a
responsabilidade de reativar a Ordem
na Amrica

do Nor te.

Como irmos da
Rosa-Cruz, nossos

esforos pessoais,
nossa mente, nossos
laboratrios e nossas

instituies, esto

dedicados

reconstruo da
espcie humana e
ao avano da

civilizao.
H. Spencer Lewis

20

2. OS ORGANISMOS AFILIADOS
A Ordem Rosacruz, como Fraternidade, perpetua a Tradio Inicitica mantendo grupos regionais onde rituais e iniciaes ocorrem de forma coletiva, em um Templo Rosacruz Tradicional. Voc ver que os rituais Rosacruzes, quando realizados no Templo Rosacr uz, com todos os oficiais participando, so ainda mais impressionantes para a psique do que os que so feitos no lar. Os Organismos Afiliados da Ordem, contudo, no abrigam apenas atividades ritualsticas. Neles voc poder desfrutar da companhia de outros Rosacruzes, assistir a inspiradoras palestras, participar em experimentos msticos e de estimulantes debates. Alm disso, ter oportunidade de freqentar uma variedade de eventos especiais, como seminrios e convenes. Nenhum Estudante Rosacruz obrigado a se associar a um grupo regional, embora recomendemos isso. um privilgio especial que lhe oferecido e proporciona uma oportunidade rara de enriquecer a experincia da afiliao Rosacruz. LOJAS, CAPTULOS E PRONAOI Existem trs tipos de grupos rosacruzes regionais. O menor deles o Pronaos. Essa palavra vem do grego antigo e designa o vestbulo aber to ou a antecmara ao lado do Templo. Um Pronaos Rosacruz faz reunies regulares, que incluem interessantes discursos sobre temas Rosacruzes, dentro de um ritual inspirador. As atividades de um Pronaos so aber tas a Estudantes Rosacruzes de qualquer nvel do estudo. medida que o nmero de afiliados da regio aumenta, o Pronaos pode passar a Captulo e depois Loja. O Captulo proporciona um ritual que chamamos de Convocao. mais elaborado do que o ritual de Pronaos. Essa Convocao aberta somente a Rosacruzes que tenham feito a Iniciao ao Primeiro Grau do Templo. No obstante, o Captulo tambm realiza Convocaes de Pronaos abertas a todos os estudantes de qualquer nvel do estudo, bem como as outras atividades acima citadas. O maior grupo a Loja. Ela proporciona as mesmas atividades fraternais do Pronaos e do Captulo. As Convocaes Ritualsticas da Loja so as mesmas do Captulo, contudo a Loja o nico grupo regional que realiza os impressionantes e inspiradores rituais de Iniciao aos 12 Graus de Estudo. Essas Iniciaes marcam as etapas de mudana de nvel de cada Estudante. Como j dito, a participao numa Loja, Captulo ou Pronaos optativa, mas um interessante complemento ao estudo no lar.

Desenvolvemos a rosa da alma por meio da cruz das existncias fsicas, at o ponto em que a rosa desabrocha plenamente e seu per fume inunda o universo... Ento a Iluminao e o ser vio consciente no G r a n de P rojet o U n i v e r s a l.
RAYMUND LEBELL, ROSACRUZ

21

ELLA WHEELER
WILCOX
Escritora e poeta,
trabalhou com
H. Spencer Lewis

para reestabelecer a
Ordem Rosacruz
na Amrica.

CAPTULO 6
Outros benefcios da afiliao
Como Estudante da Ordem, alm das Monografias e da opo de participar nos Organismos Afiliados, voc ter outros benefcios:

Seu discernimento

profundo da
espiritualidade e da
natureza emocional

da humanidade foi
uma inspirao

REVISTA O ROSACRUZ
A revista oficial da Ordem Rosacruz, enviada trimestralmente, contm artigos fascinantes relacionados a Misticismo, Filosofia, Cincias e Artes. Ela aberta a Rosacruzes e no-Rosacruzes.

para o Dr. Lewis


e os Rosacruzes
daquela poca.

BOLETIM AMORC-GLP
Trata-se do Boletim da Grande Loja da Jurisdio de Lngua Portuguesa, um informativo trimestral que mantm os Membros atualizados quanto a eventos Rosacruzes nacionais e internacionais e que contm artigos, informaes de afiliao e notcias de atividades correntes.

FRUM ROSACRUZ
Esta publicao, encartada no boletim trimestral AMORC-GLP, complementa os ensinamentos Rosacruzes. Contm respostas s perguntas dos Estudantes da Ordem. Trata-se de uma publicao privativa.

22

CONSELHO DE AUXLIO ESPIRITUAL


O Conselho de Auxlio Espiritual um grupo de Rosacruzes que medita diariamente em favor de outras pessoas que esto lutando com problemas de sade, emocionais, financeiros, ou outros desafios. O Conselho irradia ajuda metafsica queles que dela precisam atravs de um sistema mstico e especial de harmonizao. Resultados muito importantes tm sido conseguidos mediante este trabalho. Os Estudantes Rosacruzes recebem informao completa sobre os ser vios do Conselho na primeira remessa de material que lhe enviamos. Qualquer pessoa, seja ou no membro da AMORC, pode solicitar o auxlio deste Conselho.

UNIVERSIDADE ROSECROIX INTERNACIONAL


Desde o incio do sculo XX a AMORC mantm a Universidade Rosecroix Internacional URCI, de carter interno, destinada a pesquisar e comparar os princpios msticos da Ordem aos campos tradicionais da Cincia. Nesta Universidade colaboram cientistas e pesquisadores com grau de doutorado e psdoutorado em vrias reas, como Filosofia, Psicologia, Fsica, Biologia, Antropologia etc. Os Membros da AMORC se beneficiam destas pesquisas na forma de relatrios, palestras e cursos.

S sempre um p e n s a do r li v r e . Reflete por ti mesmo e no penses conforme a o p i n i o do s o u t r o s . Al m disso, d a todo mundo a liberdade de pensamento; no imponhas tuas idias a outrem e considera sempre que elas so s u s c e t v e i s de evoluir.
CDIGO ROSACRUZ DE VIDA

LIVROS DA BIBLIOTECA ROSACRUZ


Atravs da Biblioteca Rosacruz empenhamo-nos em levar tanto a Estudantes Rosacruzes quanto ao pblico em geral o que h de melhor em metafsica, misticismo, filosofia e cincia. Tambm temos obras falando de algumas culturas, antigas e modernas. Embora nem todos esses livros estejam diretamente associado aos Ensinamentos Rosacruzes, todos os itens so cuidadosamente selecionados de modo que sejam consoantes com a Tradio Rosacruz. A aquisio de livros e suprimentos suplementares opcional.

23

CAPTULO 7
Estrutura da Organizao
A Ordem Rosacruz, AMORC uma organizao mstico-filosfica, templria, no-religiosa e cultural, no-lucrativa, educacional e apoltica, assim registrada em todos os pases onde atua. A sede mundial da Ordem chamada de Suprema Grande Loja e est localizada em San Jos, Califrnia, EUA. O responsvel pela Suprema Grande Loja o Imperator, termo tradicional que designa o presidente de nossa Organizao. Abaixo da Suprema existem as Grandes Lojas, que atuam por idioma. Assim, temos a Grande Loja de Lngua Inglesa, de Lngua Francesa, de Lngua Hispnica etc. Cada Grande Loja est sob a responsabilidade de um Grande Mestre. Afiliados a cada Grande Loja temos as Lojas, Captulos e Pronaoi, de que tratamos anteriormente.

GOTTFRIED WILHELM LEIBNIZ


Filsofo alemo,
matemtico e

VON

Rosacruz.

A AMORC-GLP
No Brasil, Estado do Paran, na cidade de Curitiba, est situada a Grande Loja da Jurisdio de Lngua Portuguesa, que a sede mundial das atividades Rosacruzes para todos os pases que tm o Portugus como idioma. Composta por um conjunto arquitetnico de oito grandes edifcios, a maioria em estilo egpcio, uma atrao turstica parte, recebendo milhares de visitantes todos os anos. Nela temos o Edifcio da Administrao, que abriga inmeras Divises; a Biblioteca Alexandria, AAEE, aberta comunidade e que contm um acer vo de milhares de livros msticos, filosficos, cientficos e culturais; o Museu Egpcio e Rosacruz, que abriga uma mmia autntica; Espao de Arte Francis Bacon, que promove exposies de pinturas e esculturas; Grande Templo, onde ocorrem as Convocaes Ritualsticas para os moradores da cidade de Curitiba e onde realizado o Ritual do Conselho de Auxlio Espiritual; o Auditrio H. Spencer Lewis, onde so realizadas atividades Rosacruzes e culturais como palestras, cursos, seminrios, etc; a Grfica, onde so impressas as Monografias, livros, e demais materiais; Memorial Rosacruz,

Entendo por

razo, no a

faculdade de
raciocinar, que

pode ser bem ou


mal utilizada, mas

o encadeamento das

verdades que s

pode produzir
verdades, e uma verdade no pode
ser contrria a

outra.
Gottfried Wilhelm von Leibniz

24

onde encontramos uma pirmide e um agradvel recanto para meditao, ornado com um pequeno lago e plantao de papiros; Bosque Rosacruz, uma extensa rea verde onde muitas pessoas relaxam e meditam junto natureza. A GLP oferece ainda aos seus Estudantes a Morada do Silncio, que proporciona aos Rosacruzes um local adequado para que se recolham periodicamente em busca da to sonhada harmonizao com seu Mestre Interior. um local para retiro e meditao, reunindo as condies adequadas para se despertar a Paz e o Silncio Interiores. Ela localiza-se em Quatro Barras, PR, num local conhecido como Chamin da Serra, em plena Mata Atlntica, na Serra do Mar. Com mais de 2.200m2 e 48 apartamentos, ou celas, a Morada um verdadeiro Mosteiro para recolhimento mstico temporrio. Outra Morada do Silncio ser implantada no Estado do Rio de Janeiro.

COMO A ORDEM MANTIDA


Suas atividades e seus ser vios so mantidos por trimestralidades e donativos recebidos dos Estudantes Rosacruzes. O Ensino Rosacruz propriamente dito no cobrado. As contribuies so para cobrir as despesas de impresso e correio, bem como para possibilitar o funcionamento de todas as Divises da Ordem. Elas so mantidas em valores justos e acessveis, permitindo a incluso do maior nmero de pessoas. Por no ser uma Organizao comercial, a Ordem no objetiva o lucro, apenas o necessrio para manter suas atividades em benefcio de seus Membros.

Comunga contigo mesmo, homem! E c o n s i de r a p o r que fost e criado. Contempla t e u s p o de r e s , contempla tuas necessidades e t u a s r e la e s ; desta forma de s c o b r i r s o s deveres da vida e sers orientado em todos os teus c a mi n h o s .
A VS CONFIO

LEGENDA DOS PRDIOS


01. Prdio da Administrao da GLP 02. Museu Egpcio e Rosacruz 03. Templo Rosacruz e Heptada Mar tinista com o Por tal de Akhenaton ao centro 04. Auditrio H. Spencer Lewis 05. Biblioteca Alexandria 06. Espao de Arte Francis Bacon 07. Memorial no Bosque Rosacruz 08. Morada do Silncio, Chamin da Serra.

25

CAPTULO 8
Conhecendo a AMORC
Apresentamos a seguir, as respostas para algumas das dvidas mais freqentes sobre os Estudos Rosacruzes: OS ROSACRUZES ACREDITAM EM DEUS? CASO AFIRMATIVO, QUAL A CONCEPO QUE FAZEM DELE? Deus a Inteligncia Absoluta que criou tudo o que existe nos planos visvel e invisvel. No um ser antropomrfico, limitado por forma humana, ou outra, mas uma Essncia que se difunde e anima toda e cada parte da Criao. Por entender que cada pessoa concebe Deus de seu jeito, a AMORC refere-se ao Deus do meu corao, ao Deus da minha compreenso. H LIGAES ENTRE A AMORC E A MAONARIA? As duas Organizaes so totalmente independentes, guardando entre si um relacionamento fraternal e de mtuo respeito. OS ROSACRUZES TM GURUS? A AMORC no tem nenhum guru, mestre ou lder autoproclamado. Tanto o Imperator como os Grandes Mestres, bem como todos os demais Oficiais da Ordem, so eleitos e ser vem de forma impessoal Organizao. QUE SIGNIFICA O TTULO DE IMPERATOR? Na AMORC o nome tradicional do Dirigente executivo, ou Presidente, da Ordem e no tem conotao militar, monrquica ou poltica, apenas inicitica. QUE SIGNIFICA O TTULO DE GRANDE MESTRE? Da mesma forma que o ttulo de Imperator, este um ttulo inicitico e na AMORC designa o responsvel por uma jurisdio, eleito por um mandato renovvel de cinco anos.

ROBERT FLUDD
Mdico ingls,
alquimista e
Rosacruz. Dotado

de conhecimento
universal, seus
livros so

verdadeiras obras-

primas de
conhecimento esotrico. Tentou estabelecer, do ponto
de vista mstico,
uma sntese de todos

os saberes.

26

O QUE MISTICISMO? A palavra misticismo vem do grego musticos e significa estudo dos mistrios da vida. Na AMORC o estudo das leis que regem o universo e a aplicao destas mesmas leis nos nveis fsico, mental e espiritual. Misticismo o caminho que permite ao homem reconciliar-se com Deus, com a Natureza e consigo mesmo. EM QUE O MISTICISMO ROSACRUZ PODE SER TIL NA VIDA COTIDIANA? Como dissemos acima, o Misticismo Rosacruz traduz-se no estudo e na aplicao das leis divinas na vida diria. Como o prova a experincia milenar da AMORC, a aplicao dessas leis que permite o ser humano ser mais feliz, seja nos negcios, na sade, na famlia e em qualquer campo da vida humana. O Rosacruz uma pessoa prtica, no um sonhador. Nada est includo nos Ensinamentos da AMORC que no seja aplicvel e no produza resultados benficos. O QUE A AMORC PENSA DA ASTROLOGIA? Os Rosacruzes consideram a Astrologia uma arte, mas no uma cincia. A Ordem Rosacruz no ensina Astrologia e no a considera indispensvel para o autoconhecimento, embora reconhea que ela possa prestar esclarecimentos teis vida da pessoa. SE ENTRAR NA AMORC, TEREI QUE ADOTAR UM MODO DE VIDA ESPECIAL? Nenhum modo de vida especial (vegetarianismo, celibato, ascetismo etc.) requerido pelo Estudo Rosacruz. A Ordem recomenda, contudo, que seja dedicada uma hora semanal aos Ensinamentos e que seja feito um esforo para aplic-los na vida diria, tal como ela . A AMORC ENSINA VIAGEM ASTRAL E REENCARNAO? No caso da viagem astral, a Ordem chama este fenmeno natural de projeo psquica e o aborda em um estgio de seus Estudos. Quanto Reencarnao, a AMORC tambm a aborda em seus Ensinamentos, discordando, contudo, da metempsicose, a concepo de que se pode regredir a estgios inferiores de existncia, como o animal. EM QUE IDADE UMA PESSOA PODE TORNAR-SE MEMBRO DA AMORC? A partir de 16 anos qualquer pessoa pode solicitar admisso na Ordem. Contudo, a AMORC, conforme explicado neste Domnio, possui uma seo destinada a menores de 16 anos a Ordem Rosacruz Juvenil , que possui Ensinamentos especialmente adaptados para o pblico mais jovem.

Todo i n di v du o t e m o dever de considerar a humanidade inteira como sua famlia e de se c o mp o r t a r em toda circunstncia e em todo lugar como um cidado do mundo, fazendo assim do humanismo a base de seu compor tamento e de sua filosofia.
DECLARAO ROSACRUZ DOS DEVERES DO HOMEM

27

CAPTULO 9
A Nova Fronteira
Como pde ver, as idias Rosacruzes e nosso peculiar processo e mtodo de desenvolvimento interior se desenrolaram por muitos sculos. Assim, um grande nmero de leis e princpios msticos que so explicados em nossas Monografias so produto dos persistentes estudos e experimentos, que msticos do passado realizaram para investigar os mistrios da natureza e do universo. Agora que j estamos no sculo XXI, sentimos fortemente que esses ensinamentos vo cumprir um papel crescentemente importante na evoluo da humanidade. Mediante o rpido avano tecnolgico e seus efeitos no ambiente e na psique humana, as pessoas esto buscando uma fonte interior, confivel, de fora e equilbrio. Talvez hoje mais do que nunca estejamos nos encaminhando para a iluminao mstica, orientao espiritual, harmonia e paz. Atravs de seu sistema especial de instruo e de seus ideais humanitrios, a Ordem Rosacruz, AMORC oferece um farol de luz para todos aqueles que esto buscando respostas para questes da vida. Por isso, caso tenha se sentido motivado a unir-se a ns, leia as prximas instrues e seja muito bem-vindo a uma fascinante viagem, aquela que o levar ao mago do seu prprio ser!

REN DE SCA RTE S


Cientista

francs, filsofo,
e Rosacruz.

Viver sem filosofar


o que se chama ter
os olhos fechados sem
nunca os haver

tentado abrir.
Ren Descartes

28

CAPTULO 10
Como se tornar um Estudante Rosacruz
Toda e qualquer pessoa, independente de raa, religio ou nvel de instruo, pode se tornar um Rosacruz. Basta que saiba ler e escrever e demonstre um bom nvel de compreenso de textos. Cordialmente o convidamos a se unir a ns na explorao da maravilhosa fronteira do ego e das leis universais da natureza. Seja bem-vindo a toda uma vida de aprendizado que o capacitar a viver benefcios reais e prticos cotidianamente. Para se tornar um Estudante Rosacruz, basta que preencha a proposta em anexo e a devolva a ns, juntamente com a taxa de inscrio e pelo menos uma contribuio trimestral. Os valores das contribuies esto indicados no verso da proposta. Fora dessas contribuies, nenhuma outra taxa ser pedida, nem voc ser obrigado a comprar quaisquer livros ou outros materiais suplementares para progredir no estudo. Quando recebermos sua proposta, ela ser examinada pela nossa Diviso de Afiliao, que o notificar pelo correio da aprovao de sua solicitao. Isto leva normalmente no mais do que duas semanas. Se algum da sua casa tambm ficar interessado em estudar conosco, no hesite em oferecer esta brochura a ele(a).

H na alma um princpio superior nat ureza exterior; graas a este princpio, p o d e mo s ultrapassar a ordem e os sistemas deste mundo e par ticipar da Vida Imor tal e na energia das essncias celest es.
SIR EDWARD BULWER LYTTON, ROSACRUZ

COMO ENTRAR EM CONTATO CONOSCO


Agradecemos o tempo que voc empregou para ficar sabendo o que somos e o que temos para oferecer. Se houver mais alguma coisa que queira saber antes de se candidatar afiliao, sinta-se vontade para nos escrever.

Grande loja da Jurisdio de Lngua Portuguesa Rua Nicargua, 2620 Bacacheri 82515-260 Fone: (0xx41) 3351-3000 FAX: 3351-3065 e 3351-3020 Caixa Postal 4450 82501-970 Curitiba Paran www.amorc.org.br

29

A TBUA DE ESMERALDA
Verdadeiro, sem falsidade, certo e mais do que real, aquilo que est em baixo como aquilo que est em cima, e o que est em cima como o que est em baixo para cumprir as maravilhas de uma coisa. Assim como todas as coisas so criadas de uma coisa, pela vontade e comando do nico que a criou, assim todas as coisas so nascidas desta nica coisa por prescrio e unio. Seu pai o Sol, sua me a Lua, o vento a carrega em seu ventre, sua ama a Terra. Este o pai da perfeio em todo o mundo. Seu poder perfeito quando transformado em terra; por isto, deves separar a terra do fogo, e o sutil do rude e grosseiro, mas com amor, com grande compreenso e discernimento. Ela sobe da terra ao cu e do cu vem novamente terra e de novo recebe o poder do em cima e do em baixo. Deste modo ters o esplendor de todo o mundo. Toda falta de compreenso e de capacidade te abandonar. Este o maior de todos os poderes, pois pode sobrepujar toda a sutileza e pode penetrar tudo o que slido. Assim foi criado o mundo. Assim se originaram raras combinaes e maravilhas so forjadas; esta a maneira de agir. Por isto sou chamado Trismegisto, pois possuo as trs partes de sabedoria do mundo. Tudo que eu disse a respeito do trabalho do Sol est cumprido.
A Tbua de Esmeralda, texto alqumico de Hermes Trismegisto (traduzida por R. Phelps do livro Amphitheatre de H. Khunrath).

Antiga e Mstica Ordem Rosae Crucis AMORC Grande Loja da Jurisdio de Lngua Portuguesa
Data de Fundao: 9 de maio de 1956. Reconhecimento de Utilidade Pblica Municipal: 21 de setembro de 1967. Reconhecimento de Utilidade Pblica Estadual: 19 de julho de 1968. Registro no CNAS Conselho Nacional de Assistncia Social: 28 de novembro de 1995. Reconhecimento de Utilidade Pblica Federal: 28 de fevereiro de 1997. Reconhecimento de Utilidade Pblica Municipal Morada do Silncio, Chamin da Serra, em Quatro Barras: 19 de junho de 1997.

31

A Conscincia nunca nos engana e a verdadeira guia da humanidade. Ela para a alma o que o instinto para o corpo; quem quer que a siga persegue o caminho direto da natureza e no necessita temer estar desorientado. Jean Jacques Rousseau, Filsofo francs

You might also like