You are on page 1of 74

NAN BURUQU E ABALUAI

RONALDO ANTONIO LINARES DIAMANTINO FERNANDES TRINDADE

NAN BURUQU E ABALUAI


COLEO ORIXS VOLUME
IV

TRADE

Copyright 1 987 Ronaldo Antonio Linares Diamantino Fernandes Trindade

Coleo Ortx.s

Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo total ou parcial desta obra.

DISTRISUL- EDIT. E DISTA: DE LIVROS LTOA.


R. Galileu

03567

Menon, So Paulo

149- 10
-

Ander

SP.

Tei(011) 957-2963

OS AUTORES
Babala

RONALDO ANTONIO LINARES


- Filho de f do famoso Babala Joozinho da Gomia a quem conheceu muito jovem quando dava seus primeiros pas sos no Candombl, nos subrbios do Rio de Janeiro. - Babala da Roa de Candombl Ob-Il (digina do autor). - Radialista especializado em programas de divulgao da Umbanda e do Candombl na Rdio Cacique de So Caeta no do Sul, participando dos seguintes programas: ''Iemanj dentro da noite" ; "Ronaldo fala de Umbanda" e por quase dezoito anos consecutivos "Umbanda em marcha", com uma hora de durao e a programao diria ''Momento de prece" . - Foi o primeiro a mencionar a figura de Zlio de Morais em jornais de grande circulao em So Paulo, Dirio do Grande ABC e Notcias Populares.
5

- Colunista do jornl A Gazeta do Grande ABC. - Na televiso participou durante quase quatro anos do pro grama "Xnia e voc" na TV Bandeirantes. Participou co mo produtor e apresentador durante seis meses do progra ma "Domingos Barroso no Folclore, na Umbanda e no Can dombl" , programa dominical com duas horas de durao na TV Gazeta. - Porta-voz oficial do Superior rgo de Umbanda do Es tado de So Paulo, ttulo que lhe foi conferido na ocasio pelo General Nelson Braga Moreira. - Diretor-Presidente da Federao Umbandista do Grande ABC desde de novembro de 1974. - Criador do primeiro santurio umbandista do Brasil , o Santurio Nacional da Umbanda no Parque do Pedroso, em Santo Andr, com 640.000 m2. - Membro permanente da diretoria do Superior rgo de Umbanda do Estado de So Paulo (SOUESP) desde 1970, atual presidente do Conselho Consultivo desse rgo. - Cavaleiro de Ogum, honraria que lhe foi conferida pelo Crculo Umbandista do Brasil. - Ronaldo Antonio Linares considera a maior honraria de sua vida, haver conhecido em vida e privado da amizade do senhor Zlio Fernandino de Morais, Pai da Umbanda, considerando-se filho espiritual de suas filhas Zlia e Zilmi a quem dedicamos esta obra.

DIAMANTINO FERNANDES TRINDADE


- Professor das Faculdades Oswaldo Cruz, Faculdades de Santo Amaro, Faculdads da Zona Leste e Faculdades Fa rias Brito de Guarulhos. 6

- Filho de f do Babala Ronaldo Antonio Linares. -Babala formado pela Federao Umbandista do Gran de ABC. - Vice-Presidente da Federao Umbandista do Grande ABC. - Membro do Conselho de Culto e responsvel pelos cur sos de formao de sacerdotes da Federao Umbandista do Grande ABC.

- Membro do Conselho Consultivo do Superior rgo de Umbanda do Estado de So Paulo. - Especialista em Estudos Brasileiros atravs do convnio da Universidade Mackenzie de So Paulo com o Ministrio da Educao e Cultura, onde apresentou o trabalho ''Aspec tos Histricos e Sociais da Umbanda" _:Conferencista no 6 .o e 7 . o Encontros de Chefes de Ter reiros, realizados pela Associao Paulista de Umbanda 198411985.
-

- Relator do Forum de Debates "A Umbanda e a Consti tuinte", realizado na Assemblia Legislativa do Estado de So Paulo em 18 de outubro de 1986. -Autor da matria "Umbanda uma Religio Brasileira" no jornal D.O.Leitura, jornal cultural da Imprensa Oficial do Estado de So Paulo.

Dedicamos este livro ao General Nelson Braga Moreira (ex-Presidente do SOUESP), ao Dr. Estevam Montebelo (ex-Presidente do SOUESP), ao Sr. Felix Nascente Pinto (ex Presidente do Primado de Umbanda do Es tado de So Paulo), ao Sr. Domingos Lo fredo (ex-Presidente da Federao Umban dista do Estado de So Paulo), ao Sr. Re-. nato Dib (ex-Presidente do SOUESP) e ao Sr. Jos Gabriel da Rocha Mina (ex-Orador Oficial do SOUESP), criador da Escola de Curimbas Felix Nascente Pinto. Esses foram os pioneiros da causa um bandista no Estado de So Paulo, atravs da entidade mxima no Estado, o Superior rgo de Umbanda do Estado de So Pau lo (SOUESP). A eles dedicamos este volu me, justamente por Nan Buruqu e Aba luai representarem as linhas finais ou seja, a senilidade e a morte.

NDICE
PREFCIO 13

I . INTRODU O 15

11. AS SETE LINHAS DA UMBANDA 17 III. NAN BURUQU 27

1. Lenda africana sobre Nan Buruqu 27 2. Resumo da vida de Sant' Ana 30 3. Sincretismo religioso 33 4. Caractersticas de Nan Buruqu 33 5. Data comemorativa de Nan Buruqu 34 6. Saudao a Nan Buruqu 34 7. Cores representativas de Nan Buruqu 34 8. Instrumentos de culto de Nan Buruqu 35 9. Caractersticas dos filhos de f de Nan Buruqu 36 10. Pontos riscados de Nan Buruqu 37 11. Pontos cantados de Nan Buruqu 37 12. Comida de Santo (Orix) e animais consagrados a Na n Buruqu 39 13. Obrigao a Nan Buruqu na Umbanda 39 11

IV. ABALUAI 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11 . 12.

49

Lenda africana sobre Abaluai 49 Resumo da vida de So Lzaro 52 Sincretismo religioso 56 Caractersticas de Abaluai 56 Data comemorativa de Abaluai 57 Saudao a Abaluai 57 Cores representativas de Abaluai 57 Instrumentos de culto de Abaluai 57 Caractersticas dos filhos de f de Abaluai 58 Pontos riscados de Abaluai 60 Pontos cantados de Abaluai 60 Comida de Santo (Orix) e animais consagrados a Abaluai 62 1 3 . Obrigao a Abalnai na Umbanda 62

12

PREFCIO Foi com agradvel surpresa que recebi o convite para prefaciar este livro, uma vez que no me sinto altura de o fazer; porm, algo me compeliu a realiz-lo. Falar sobre os dois autores, acredito no ser necessrio, pois os mesmos so sobejamente conhecidos, mas para aqueles que comeam a se interessar pela nossa Umbanda, uma pequena descrio se faz necessria. Ronaldo Antonio Linare,s presidente,htreze anos, da Federao Umbandista do Grande ABC, tendo trabalhado no rdio e em jornal durante mais de vinte anos com progra mas umbandistas. Diamantino Fernandes Trindade, alm de vice-presidente da mesma Federao, professor de vrias faculdades e escritor j conhecido, atravs do livro "Inicia o Umbanda" e outros livros de Qumica, Matemtica e Tecnologia. Ambos homens de respeito, ntegros, e que levam mui to a srio a responsabilidade de passar a nossos outros ir mos os conhecimentos que adquiriram no convvio da religio. Dissertar sobre Abaluai e Nan Buruqu, que so pouco comentados ou conhecidos,chamu-me a ateno e fez com que eu no me detivesse ante o convite.
13

Falar sobre ABALUAI o mesmo que falar daquele nosso av querido, companheiro de todas as horas, quando ramos crianas o orix que a todos acolhe, pois para o seu reino que todos ns vamos aps a morte fsica. Se Abaluai o av, NAN e a av querida. A av pres tativa que envolve seus netos num abrao protetor, procu rando dar-lhes proteo a fim de que no se machuquem nos tombos da vida. aquela que ajuda o parto como s uma av sabe fazer. Acredito que vocs, ao tomarem conhecimento do contedo deste livro, obtero tudo aquilo que sempre de sejaram saber sobre esses dois orixs, to esquecidos e des conhecidos ao mesmo tempo. Sabero suas origens, seus sin cretisms, suas caractersticas e as obrigaes de seus filhos. Espero que quando chegarem ao final do livro, digam comigo: Sarav Pai Ronaldo - Sarav Diamantino - Sarav to dos os orixs.

ESMERALDA SAL VESTRO PER USSO Membro do Conselho de Culto da Federao Um bandista do Grande ABC.

14

I. INTRODUO
Neste quarto volume da srie Orixs, pretendemos, a exemplo dos anteriores, falar de maneira clara e cientfica, sobre os orixs Nan Buruqu, o orix da senilidade, da ve lhice, do perodo que antecede a morte e Abaluai, o orix da morte, o ponto final da existncia fsica e o incio da exis tncia espiritual. Nan Buruqu representa, dentro do terreiro, a figura da vov, da me, da me da me ou da me do pai. s vezes generosa, terna e indulgente. Outras vezes irritadia e intran sigente, mas sempre a figura da av. As vezes a "vovozinha", outras vezes "v" . Abaluai tambm considerado o mdico dos pobres, temido, odiado e adorado ao mesmo tempo, temem-no aque les que imaginam que seus males fsicos sejam conseqn cias da vontade da divindade e adoram-no aqueles que, ten do uma molstia grave, atribuem sua recuperao interfe rncia da referida divindade. Uma coisa bem clara, qualquer que seja o caso, todos fazem o possvel e o impossvel para atrasar o encontro que fatalmente ocorrer com Abaluai. Sobre cada orix, falaremos das lendas africanas que os trouxeram at ns, do motivo do sincretismo religioso com 15

os santos catlicos, das caractersticas e cores de cada um deles na Umbanda e no Candombl e das obrigaes devi das por seus filhos de f. Mencionaremos ainda os pontos cantados e riscados e esquemas e fotos dessas obrigaes. Mais uma vez, esperamos que o nosso humilde traba lho, despretensioso e honesto, possa ser til aos adeptos do Candombl e da Umbanda, bem como aos leigos estudiosos e simpatizantes destes dois cultos religiosos.

Salub Nan Buruqu! Atot Abaluai! Sarav pra quem de sarav!

16

11.

AS SETE LINHAS DA UMBANDA

De todos os assuntos discutidos na Umbanda, certamente o que mais provoca controvrsias o das inmeras linhas ou mais propriamente "pseudolinhas" de Umbanda, que via de regra, encontramos nos mais diferentes terreiros. Uma pesquisa realizada junto a um grupo de 48 alunos do curso de formao de sacerdotes de Umbanda da Fede rao Umbandista do Grande ABC, revelou que, no cm puto geral, esses alunos conheciam 33 linhas de Umbanda. Erroneamente, costuma-se chamar linha de Umbanda, tod e qualquer manifestao espiritual. Determinadas pes soas costumam enquadrar espritos que em vida pertenceram a determinadas categorias profissionais, como pertencentes a uma certa linha de Umbanda. Um exemplo disso a "li nha" de baianos. Existem ainda os que consideram as mil e uma subdivi ses existentes numa mesma linha, como sendo tambm uma linha de Umbanda. Como exemplos podemos citar a linha de Oxosse e as "pseudolinhas" correspondentes tais como: linha das Matas, linhas de Pena Branca, linha de Jurema etc. Na realidade, as linhas de Umbanda so apenas sete e absolutamente no comportam um universo quadrado com subdivises exatas de sete em sete como pretendem alguns
17

autores, que esquecendo ou desconhecendo o papel impor tante desempenhado por Zlio de Morais e pelo seu Guia Es piritual Caboclo das Sete Encruzilhadas, perdem-se em meio a um mundo de desinformaes, quando a verdade est cla ra como gua, bastando para tanto um estudo de mente aberta sobre as razes da Umbanda, como culto de terreiro e vere mos ento que existe uma lgica impressionante, um cres.. cendo notvel que envolvendo os diferentes aspectos da exis tncia humana, vai do nascimento morte, do romper da aurora ao pr-do-sol. A palavra Orix significa literalmente "Senhor da Ca bea" e como tal o Santo principal a que est ligado espiri tualmente qualquer pessoa humana. "O Santo da Cabea" que uma expresso bastante significativa e de acepo uni versal, sendo bastante comum o seu uso. Em relao ao Candombl, h uma ntida diferencia o no que se refere aos Orixs. O umbandista parte do prin cpio de que todo o Orix Santo, mas nem todo Santo Orixa, em virtude do plano de hierarquia, de acordo com as misses que desempenham ou desempenharam na terra. O Santo no a imagem, nem a histria de sua vida ou de seus milagres, um foco irradiando foras espirituais em que possa atuar, um plano de vibraes na escala da espi ritualidade, acudindo os crentes na busca do aperfeioamento. Quando se fala em Orix, no conceito africano, como fora da natureza divinizada, est compreendendo uma sig nificao semelhante ao Deva do Indusmo, paralela ao que entendemos como seres ou divindades relacionadas com o homem, mas habitando os mundos que lhes so prprios. O Orix, em funo da sua vibrao na sua falange den tro da sua linha, influi diretamente nos mensageiros espiri tuais que so os Guias, os quais incorporam o mdium para os trabalhos a serem realizados. Na dualidade Santo-Orix, h os que viveram e os que nunca tiveram passagens terre nas, da mesma maneira que os Anjos e Arcanjos, todos cen tralizando focos de magia astral que se procura fixar em sm bolos, cores e caractersticas litrgicas, como forma de en trosamento entre o crente e o plano divino. Dessa maneira, permite ao homem que, pelo uso instrumental ou material dos objetos rituais, possa fixar o pensamento para sintoni18

zar na intimidade do ser, a convico da sua f e ingressar na iniciao religiosa, galgando o desenvolvimento espiritual. O Orix age no campo astral, imperceptvel ao nosso co nhecimento para ser cultuado de maneira a haver entendi mento pela maioria. Tem sido representado de forma per ceptvel aos nossos sentidos, simbolicamente, ou pertencen do a linhas divisrias de vibraes, como se dominasse de terminados campos humanos ou naturalistas. Os Orixs, na Umbanda entrelaam-se nas linhas de cul tuao, que apresentam muita controvrsia em suas deno minaes e divises abrangendo reinos e falanges, de tal modo que no h uma unidade de entendimento, sendo geralmen te distribudos em sete linhas. A Tenda Nossa Senhora da Piedade tornou-se muito co nhecida pelas curas "milagrosas" e fatos excepcionais e, quanto mais esses fatos se repetiam, maior era o nmero de adeptos . Assim, por inspirao do Caboclo das Sete Encruzilha das, os mdiuns mais capazes foram sendo preparados para a importante misso de levar adiante o trabalho pioneiro de Zlio de Morais que, incentivando novos mdiuns, chegou mesmo a financiar contratos de aluguis e ser, ele prprio, fiador em muitos casos, dos imveis onde seriam instaladas novas tendas, at que estas tivessem condies de se mante rem com a contribuio dos seus prprios mdiuns. Assim foram surgindo outras tendas. A Tenda do Se nhor do Bonfim, a Tenda de Umbanda Santa Brbara, a Ten da de Umbanda Cosme e Damio, a Tenda de Umbanda Nos sa Senhora da Conceio, Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Glria, inaugurada juntamente com a Tenda Nossa Se nhora dos Navegantes, pois dois de seus mdiuns j prepa rados eram filhos de Iemanj, Orix cujo culto at ento era praticamente desconhecido. A expresso era utilizada exclu sivamente pelos negros e nem sempre da mesma forma. A seguir, veio a Tenda de Umbanda So Sebastio, a Tenda de Umbanda So Jorge, seguida da Tenda de Umbanda So Jernimo, esta dirigida pelo conhecido Capito Pessoa, que chegou a ser apontado como iniciador do movimento um bandista, ou seja, como fundador da Umbanda. Na realida de era o Capito Pessoa um seguidor do Sr. Zlio de Mo19

rais , tendo sido preparado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. Completando, surgiram a Tenda de Umbanda Sant'Ana e finalmente a Tenda de Umbanda So Lzaro. Uma outra tenda nascida da Tenda Nossa Senhora da Piedade ganhou projeo no Rio de Janeiro, recebendo o nome de Tenda Mi rim, fundada em 1 3 de outubro de 1 924. Inquirido por Ronaldo Linares, a respeito de todas as Tendas levarem o nome de Santos Catlicos (na poca o ca tolicismo era a religio dominante), Zlio de Morais j ustifi cou dizendo que tinha formao catlica e; que quando ini ciara o culto umbandista, o fizera a niando do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Quase nada onhecia do africanismo. Em sua tenda, quase tudo que existia de africanismo se instalara em conseqncia da presena do preto-velho incorporado e no da presena fsica do elemento negro. Embora houvess negros desde o princpio freqen tando a Tenda Nossa Senhora da Piedade, estes constituam uma minoria, pois a maioria dos elementos negros procura vam mais os candombls, coisa onde o branco era conside rado estrangeiro na poca. Desde o incio, a Umbanda nasceu caritativa. O Sr. Z lio de Morais proibia que se executassem cobranas de tra balhos espirituais. Os membros do corpo medinico e os adep tos se cotizavam para fazer frente s despesas. havidas e, de vez em quando algum melhor situado na vida fazia alguma coisa mais concreta, materialmente, pela tenda, fazendo doa es em dinheiro, mas cobrar por trabalhos no era permiti do. Assim, quando do nascimento das primeiras tendas aci ma mencionadas e a delegao dos poderes para gerir essas mesmas tendas, alguns dos novos filhos de f, a exemplo do que ocorre em outras formas de culto, desvirtuaram, em par te, os ensinamentos do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Zlio de Morais esclareceu que destas tendas deveriam nascer as sete linhas da Umbanda e que seriam representa das por sete cores. A primeira linha caracterizada pela cor amarelo-ouro bem clarinho e que seria a cor da Tenda de Santa Brbara. O Orix correspondente Ians que se caracteriza por ser um Orix guerreiro e que domina tambm as guas como to20

das as Santas Senhoras, mas exerce, alm disso, seu dom nio sobre os raios, as chuvas e os ventos. Ians simboliza a fora mgica capaz de afastar males e influncias negativas, amparando as splicas dos que re correm ao seu poder vibratrio, como o poder de descarre gar cargas nocivas de enfeitiamento. A segunda linha caracterizada pela cor rosa, corres pondente a Tenda Cosme e Damio. a linha dos espritos das crianas, espritos puros em corpos fsicos recm-libertos do tero materno, espritos que no tiveram oportunidade de ampla vivncia em corpos fsicos, considerados ainda es pritos aprendizes. O Orix correspondente IBEJI. A uni versalidade dessa cultuao religiosa abrange povos que vi veram em pocas diferentes e distintas, bem como locais dis tanciados na face da terra, em correspondncia com reas espirituais , que envolvem todas as falanges, e foram simbo lizadas nos cultos dos gmeos. Nessa compreenso, apresenta um ritual apropriado, segundo antigas prticas, mas com suas razes milenares no mago espiritual de todos os povos, quan do nem se pensava ainda numa estruturao dos cultos espritas. Os cultos africanos, introduzidos pelqs nags e bantos trouxeram uma noo de um transe infantil, denominado "ER " e uma concepo singular do Orix lbeji, represen tado por gmeos, sob vrias denominaes (Alab, Idolu, Cosme e Damio, Crispim etc). Esse transe era muito consi derado pela limpeza fludica que fazia nos filhos de f, ao final das prticas de terreiro. interessante lembrar que os grandes homens tambm j foram crianas. Como existem as outras falanges de ca boclos e pretos-velhos, existem tambm as falanges de crian as, sendo esta a nica falange que consegue realmente do minar a magia, devido pureza de suas vibraes. A terceira linha caracterizada pela cor azul. Esta a nica linha que possui mais de uma representao, com v rios santos catlicos sincretizados com ela, a saber: Nossa Senhora da Glria, Nossa Senhora da Conceio, Nossa Se nhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Guia. O Orix correspondente IEMANJ . Esta linha tambm a primei ra a ter um nome negro o que significa "Me Peixe" . A cor 21

azul de Iemanj lembra o perodo em que a vida gerada no tero materno, o prprio e complexo ato da fecunda o, seguido do perodo de desenvolvimento do feto no meio aquoso salino. Da o ser confundido ou bi-partido, dando se Nossa Senhora da Conceio, a me de Jesus, o sincre tismo com o Orix da gua-doce ou potvel, dos rios e ca choeiras, o Orix OXUM. lemanj o Orix que possui maior cultuao e os mi lhes de adeptos a homenageiam coletivamente ao findar e iniciar de cada ano fazendo a entrega das oferendas apro priadas. seguramente, a maior demonstrao popular re ligiosa no Brasil ao despontar o primeiro de janeiro de cada ano. Oxum o Orix que domina a gua-doce e o arco-ris e as suas ligaes. Porm exerce o domnio mais acentuado nas cachoeiras, num sentido geral de purificao. Consolida no filho de f a fora mgica (AX) pelas vibraes que o envolvem, ou fortificando a mediunidade nos banhos de cachoeira. A quarta linha caracterizada pela cor verde, represen tativo da Tenda de So Sebastio. Representa o elemento ver de da natureza, as matas e o povo que nela habita, os cha mados ndios e seus mestios, os caboclos. O ORIX cor respondente OXOSSE. O culto a Oxosse envolve uma vas ta falange de caboclos, que representam o elemento jovem, o esprito idealista, sendo honestos e desinteressados. Os guias-chefes recebem vrias denominaes. Na Umbanda, esse Orix recebeu ou absorveu a cultua o dedicada a Ossanha, bem como as suas prerrogativas no campo das ervas medicinais, sendo de muita expresso nes sa magia das plantas. compreendido ainda como desbravador das almas, no aspecto espiritual, da o sentido e fora na manifestao dos Caboclos e de suas falanges, numa altivez encorajadora dos filhos que ficam animados pela segurana dessas vibraes fil;mes. Oxosse, atravs dos fluidos das ervas, prepara e limpa com os seus banhos todas as vibraes inferiores, harmoni zando as vibraes com perfumes e aromas florais. o uso da fora vital csmica em relao s pocas lunares ou sola22

res, que se refletem nas matas e na seiva das plantas, em con sonncia com as revolues do sol e da lua, como na Igreja Catlica determinam os ciclos das festas dos Santos. Em seus trabalhos, os caboclos controlam o ntimo dos consulentes com aplicaes de fluidos perfumados das ma tas, controlando os impulsos instintivos de cada ser. Com esta ordem de emanaes hauridas das matas, coloca em pla nos intermedirios, determinadas vibraes para comear a cortar a magia no astral. o equilbrio das foras ante a magia e a demanda. a fora csmica da natureza comandando a mente por inter mdio dos aromas e princpios curativos das ervas, inclusive da descarga humana, atravs dos banhos e defumaes pu rificadoras que recebem das matas, os elementos primordiais dessas magias. A quinta linha caracterizada pela cor vermelha, repre sentando a Tenda So Jorge. O Orix correspondente OGUM, patrono da fora que garante a execuo da lei. a fora aplicada manuteno da ordem, constituda pe los espritos de militares. Ogum um Orix muito considerado na Umbanda, apre sentando vrias entidades que se manifestam nos terreiros de Umbanda sob os mais variados nomes, entre eles Ogum Beira-Mar, Ogum Rompe Mato, Ogum Nag, Ogum Sete On das, Ogum Iara etc. Ogum simboliza o vencedor de demandas com vibraes positivas, escolhido para combater as foras do mal, luta con tra as magias antepondo-se aos Exus. Com sua espada corta a demanda sem interferncia do corpo material magiado. Com ela atinge o alvo de mais alta expresso nos campos da magia. Ogum determi.na a luta nesses setores vibratrios de ba talhas enfrentando todos os planos de malefcios para ali viar o corpo magiado ou a mente ensombrada pelo reino das trevas. A sexta linha caracterizada pela cor marrom, repre sentando a Tenda So Jernimo. Esta linha constituda pela fora da justia. Seu Orix correspondente XANG e sig nifica a fora que resolve as pendncias, dando a quem de vido o que lhe de direito. sempre representado como o
23

homem no apogeu de seu desenvolvimento fsico e mental, o homem maduro. Na Umbanda, Xang comumente representado pela imagem de Moiss de Michelngelo, tendo ao lado o leo sub misso que significa a vitria da razo sobre a fora. A invocao de Xang envolve desde os Doze Apsto los a todos os Santos Velhos, evidenciando a sabedoria que s o tempo e a experincia coroam, conjugando-se na subli mao da justia, em consonncia com os signos zodiacais. No apelo comum a Xang afluem as foras poderosas que reluzem qual relmpago na continuidade do trovo, cu jo domnio est sob seu poder e tem no slex ou meteorito o simbolismo imutvel, inflexvel da justia, sob cuja gide invocado. Xang simboliza a lei de causa e efeito lembrando o Car rna, corno o ribombar do trovo quebra o silncio envolven te, com,o ecoa na rnat o estrpito da rvore abatida pelo ma chado, ou estronda a pedra que rola na cachoeira. Recorrem a Xang todos os injustiados, elevando as vibraes de suas preces e apelos, confiantes num amanh de redeno espiritual. A stima linha caracterizada pela cor violeta ou roxo, correspondente a Tenda de Sant' Ana que representa o ele mento velho e senil. o perodo em que consciente de toda a sua existncia, mas j ocupando um corpo gasto, o indiv duo espera a libertao que vir com a morte. O Orix correspondente NAN. Este Orix consi . derado corno a Senhora Suprema da Umbanda, tambm in vocada corno Nanaburoque. O culto que lhe dirigido mais restrito, assim como a sua invocao menos pronunciada, entretanto, so alta mente considerados os filhos de Nan, os quais se revelam calmos, pacientes e ponderados. Representam, entretanto, uma torrente de foras e segurana na direo dos trabalhos, sendo Nan carinhosamente chamada pelos adeptos de Vo v da Umbanda. Finalmente ternos a cor negra, correspondente Tenda de So Lzaro. a ausncia da cor e da luz da vid. Zlio de Morais explica que as cores branco e preto no fazem parte das sete linhas, pois o branco que a presena da luz, existe 24

em todas elas e o negro, que justamente a ausncia da luz, est justamente na falta delas. O Santo Catlico So Lzaro sincretizado com o Ori x ABALUAI ou OMULU. Esse Orix chefia a falange dos mortos, mas no no sentido distante, de muito tempo, t>or ser uma divindade ligada terra, que procede purificao material dos corpos,. atravs de suas vibraes especiais co mo que surdas e melanclicas, que ajudam a despir o envol trio grosseiro. do fsico sujeito s vicissitudes e morte. Este Orix encaminha as almas dos recmfalecidos e de las absorve os fluidos que se exalam da substncia material, no terra-a-terra aderido ao nosso planeta, da sua ligao aos cemitrios onde se condensam as vibraes desse gnero, co mo tambm nos cruzeiros locais. Contribui, assim, para o desenvolvimento do esprito na sua libertao do corpo carnal. um Orix que protege, no tem o carter vingativo que lhe pretendem atribuir, urria porta que se abre nos trabalhos para desfazer magias mal ficas, porm exigindo muito conhecimento e segurana dos que trabalham no seu campo vibratrio, sem precisar de certas matanas impressionistas, porque j dispe, no seu prprio campo, dos fluidos cadavricos necessrios sua atuao. Este Orix conhecido ainda pelos nomes de XAPA N, ATOT, OMULU e BABALU. O Orix maior da Umbanda OXAL. O respeito pro fundo e a forma superlativa do nome - Oxal - j ressalta em si.mesmo ser mais que Orix, pois o Supremo, o Chefe para o qual convergem todas as linhas, assim perfeitamente identificado na invocao com Jesus Cristo. Nas contas brancas dedicadas a Oxal, sobressai o sen tido de pureza, sem mcula, nessa cor que a sntese de to das as cores irmanadas, ressaltando nesse simbolismo con vergente a Fora Mxima da Umbanda, que constitui a Li nha Suprema, dnde se abrigam todas as linhas e falanges, pois o seu poder bem maior. Posteriormente faremos uma obra especializada sobre o nascimento da Umbanda como culto de terreiro e a perso nalidade do pioneiro Zlio Fernaldino de Morais. Uma introduo ao assunto pode ser encontrada no li vro "Iniciao a Umbanda" desta mesma editora. 25

Zlio de Morais, o Pai da Umbanda

26

111.

NAN BURUQU

1. LENDA AFRICANA SOBRE NAN BURUQU

Segundo Pierre Verger, Nan Buruqu uma divinda de muito antiga e cultuada numa vasta rea africana. Nan Buruqu conhecida tambm pelos nomes de Nan Buruku, Nan Bukuu, Nan Brukung ou ainda Brukung. Numa regio chamada Ashanti, o termo Nan utiliza do para as pessoas idosas e respeitveis e significa "me". Verger cita a existncia de vrias divindades como o no me inicial de Nan ou Nen. Essas divindades recebem o no me de Inie e desempenham o papel de deus supremo. Em to dos esses Templos h um assento sagrado salpicado de ver melho, em forma de Trono ashanti, reservado sacerdotisa de Inie, no qual s ela pode tocar. Todos os iniciados liga dos ao Templo tm grandes bengalas salpicadas de p ver melho e, em torno do pescoo usam trancinhas (cordinhas tranadas) sustentando uma conta achatada de cor verde. Vrias so as lendas sobre Nan Buruqu. Pierre Ver ger faz referncia a uma pesquisa datada de 1934, redigida por J. C. Guiness. Essa pesquisa foi feita na regio do Ad l, atravs de um informante do Kotokoli. 27

''Na fronteira dos pases Haussa e Zaberima (Djerma) h um rio chamado Kwara (Niger) que deu seu nome a uma cidade situada s suas margens. Em uma gruta, no fundo do rio, vivia outrora um grande dolo chamado Brukung e com ele viviam sua mulher, seu filho e um homem chamado Lan ga, que era criado de Brukung. Viviam todos juntos na gru ta. Na cidade de Kwara vivia um homem chamado Kondo, um homem bom que era conhecido, mesmo nos locais mais distantes, pelo nome de Kondo Kwara. Tinha o costume de todos os dias colocar oferendas de galos e de pito (bebera gem) e algumas vezes um carneiro nas margens do rio onde Langa vinha peg-los e os levava para a gruta debaixo d'gua. Um dia, porm, um grupo de pescadores haussa veio da Ni gria para pescar no rio Kwara. Roubaram as oferendas e Kondo ficou to contrariado que foi para Gbafolo, na re gio Kotokoli, e instalou-se com sua famlia em Dkipileu, a seis. ou sete milhas dali. Brukung, por sua vez, foi viver em uma gruta na floresta prxima de Dkipileu, Kondo sou be disso e recomeou a colocar suas oferendas. Langa rea pareceu tambm, trazendo assentos que fizera na .gruta de Kwara. Mais tarde Kondo reencontrou Brukung. Porm, pou co tempo depois, uma invaso ashanti obrigou Brukung e os seus a refugiarem-se em Shiari. " Nan Buruqu conhecida no Novo Mundo, tanto no Brasil como em Cuba, como a me de Abaluai. conside rada como a mais antiga das divindades das guas. Sua atua o se faz sentir sobte as guas dos lagos e da lama dos pntanos.

28

Nan Buruqu como vista pelos cultos africanos.

29

2. RESUMO DA VIDA DE SANT' ANA

Os relatos sobre os pais de Maria, Ana e Joaquim, so muito escassos no Evangelho. Os chamados textos apcri fos, como o livro de So Tiago (1 50 d.C.) nos trazem dados mais substanciosos respeito de Ana e Joaquim. Em funo dessa falta de dados no Evangelho, muitas vezes encontramos dados copiados da Sagrada Escritura, respeito de Ana (me de Samuel). A Sagrada Escritura nos conta que a me de Samuel (Ana), -na aflio da esterilidade que lhe tirava o privilgio da maternidade, dirigiu-se com muita f em orao ao Se nhor e prometeu consagrar ao servio de Deus o futuro fi lho. Quando obteve a graa, aps ter dado a luz ao pequeno Samuel, levou-o a Silo, onde estava guardada a arca da alian a e o confiou ao sacerdote Eli, aps t-lo oferecido ao Se-. nhor. Em funo dessa narrativa, o livro apcrifo de So Tia go, conta a histria dos pais de Maria, Ana e Joaquim. Segundo Tiago, Ana e Joaquim residiam em Jerusalm, nas proximidades do templo e eram judeus piedosos. Ana e Joaquim formavam um casal justo e observante das leis judaicas. Joaquim era um pastor prspero e o casal possua certa fortuna que lhes proporcionava uma vida tranqila. Di vidiam suas rendas anuais em trs partes: uma era conserva da para o prprio sustento; a segunda era destinada ao culto judaico e a terceira parte era distribuda entre os pobres. Contudo, a despeito das suas virtudes, Joaquim e Ana no tinham sido abenoados por Deus com filhos e, um dia, quando Joaquim foi ao Templo para fazer suas oferendas, o sacerdote Rubem, reprovou-o pelo fato de no gerar fi lhos, chamando-o de indigno, uma vez que ele era o nico sem descendncia entre as Tribos de Israel. Joaquim retirou-se para o deserto para rezar, onde je juou e orou por quarenta dias. No fim desse perodo, Joa quim em seu retiro e Ana em Jerusalm, receberam a visita de anjos que lhes disseram que Deus havia ouvido os seus pedidos. O anjo disse a Ana: "o Senhor ouviu teu choro. Concebers e dars luz e, por toda a Terra, se ouvir falar de Maria, a tua filha". 30

Quando Joaquim voltou Jerusalm, Ana que fora avi sada de sua chegada, correu para saud-lo e atirou-se em seus braos exclamando com muita alegria: "Agora sei que o Se nhor derramou sua bno sobre nosso lar; pois eu era co mo uma viva, era estril, mas agora meio seio j concebeu, seja bendito o Altssimo!". Ana fez o voto de consagrar a menina prometida por Deus ao servio do Templo. Mais tarde, Maria foi levada pe los pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando a at o tempo da unio com Jos. A tradio no d notcias sobre a morte de Joaquim e Ana. O culto deles foi muito difundido na Igreja desde o s culo VI. No Brasil, o culto a Sant' Ana muito conhecido. Ela mereceu o ttulo que s reservado sua Filha, isto , Senhora Sant' Ana.

31

32

Senhm:a Sant'Ana

3. SINCRETISMO RELIGIOSO

Sendo considerado o mais velho orix feminino do pan teo africano, Nan Buruqu facilmente encontrou em Sant'Ana, a av de Jesus e a me de Maria, a mais antiga santidade do ageolgio catlico, similitude. O negro africano escravizado, era obrigado, como j dis semos em volumes anteriores, a aceitar a cultura e a religio imposta pelo branco dominante. Ora, a av de Jesus, que era Deus segundo lhe explicavam os padres catlicos, s po deria ser comparada velha Nan, afinal no cabia a Nan a funo de zelar pelo final de suas vidas? Os cristos, em geral, e a igreja catlica apostlica ro mana, em particular, fazem apenas referncias vagas quan to aos antecessores de Sant'Ana. A histria sagrada parece se deter apenas nos acontecimentos relativos a So Joaquim e Sant'Ana, pouco ou nada revelando sobre as origens que permanecem envoltas em uma nvoa de mistrio conforme j vimos no captulo anterior.

4. CARACTERSTICAS DE NAN BURUQU

A mais velha das senhoras da gua e, conseqentemen te, a mais experiente e amorosa dos Orixs , ao mesmo tem po, ponderada e intransigente. Nan Buruqu tambm mui to ciosa e possessiva, qualidade esta que transmite aos seus filhos de f. confundida muitas vezes com o prprio Aba luai que, segundo algumas lendas africanas, seria seu filho. Na verdade, ela a soma maior de conhecimentos e de expe rincia que l.lm ser divino ou mortal possa conhecer, o que faz do orix algo todo especial. Por exemplo, acredita-se que a soma de tantos conhecimentos adicionado ao cansao do corpo fsico facilita a transio u a transposio da ponte que existe entre a vida e a morte. Se imaginssemos esta ponte como existindo fisicamen te, ns teramos, de um lado do rio, a figura de Nan. A pai sagem do lado de c seria uma paisagem de desolao , das plantas velhas e murchas, mas a paisagem do outro lado, dessa mesma ponte ou seja Abaluai, seria o frio e a escurido total.
33

Nan, como todas as iabs ou m es d'gua, tambm considerada o orix das chuvas, no t..-: um estado de chuva como por exemplo Ians (Senhora das Tempestades), mas sim o orix de uma forma mais ampla e geral e, curiosamen te muito raro a realizao da obrigao Nan sem a pre sena da chuva. Como curiosidade, em vrias ocasies quando no dirigamos ao rio Branco (So Paulo) para a obrigao Nan, pudemos documentar um fato curioso: a chuva era intermitente, cessava quando se fazia a oferenda e recome ava quando se fazia a consagrao dos filhos de f. Nan tambm considerada a "deusa da lama" visto que como a sua obrigao dada num rio que morre no mar, quase sempre suas margens esto enlameadas pelas variaes das mars.
5. DATA COMEMORATIVA DE NAN BURUQU

Em todo Brasil, aceita como data comemorativa de Nan, aquela estipulada pelo calendrio catlico apostlico romano. Sant' Ana festejada unicamente a 26 de julho. Nan uma entidade que praticamente no tem culto exterior, a exemplo do que acontece com outros orixs. Os filhos de f mais dedicados, nesta data, costumam fazer oferendas em esteiras, nas proximidades da foz de um rio. 6.SAUDAO A NAN BURUQU No Brasil, quer na Umbanda, quer no Candombl, a sua s"-udao uma s: - Salub Nan! Ao que os filhos de f respondem: - Salub, NaJ.a Buruqu! Salub!
7. CORES REPRESENTATIVAS DE NAN

BURUQU

Na umbanda, a cor aceita praticamente, sem discus ses, a cor roxa, utilizada no manto e nos trajes de Sant' Ana. A tradio to forte que ainda no dias de hoje, geralmen34

te, a mortalha ou a renda que cobre o corpo dos mortos roxa ou negra. Lembramos tambm que a cor utilizada at recentemente nos trajes cardinalsticos era predominantemen te roxa. Na gria carioca, irreverentemente, chama-se de car deal ao sambista ou malandro que at a dcada de 50 apare cesse elegantemente trajado de terno branco, sapatos, polai nas e meias roxas. No Candombl, as cores so muito variadas, em virtu de das diferentes naes africanas mas, em quase todos os cultos de naes autnticos, so utilizadas variaes de cor azul sempre acompanhadas do branco. Nos trajes ritualsticos, geralmente mais simples que os demais orixs, utilizam-se tambm tecidos estampados nas cores mencionadas. Mais recentemente, temos encontrado alguns candom bls "DE PAETS, PLUMAS E LANTEJOULAS" , que apresentam variaes que vo do lils ao roxo gren. Geral mente luxuosas, estas vestimentas so confeccionadas em te cidos mais sofisticados. Chegamos a ver uma indumentria para Nan, em veludo lils, to luxuosa que dir-se-a digna de um rei. 8. INSTRUMENTOS DE CULTO DE NAN BURUQU Na Umbanda, o nico instrumento de culto destinado ao orix Nan, a guia feita com contas de porcelana roxa, intercaladas com cristal de miango branco. No Candombl, o principal instrumento de culto o ebiri que deriva da bruxuleante figura da vassoura mgica. A prin cpio; o ebiri era apenas uma vassoura feita com talos da fo lha do dendezeiro e que simbolizava a varredura dos restos dos mortos. Difere do xaxar de Abaluai pelo nome, sendo que este mais reto que o ebiri. No presente, o ebiri um instrumento decorativo que pouco ou nada lembra a vassoura de outrora. Ele confec cionado com talos de folha de palmeira, de forma tal, que a parte mais grossa dos talos fiquem todos na base, dando pea uma forma cnica. A parte mais fina torcida e amar rada no meio, lembrando um cabo de guarda-chuva. Sobre estes talos tecida com palha da costa, uma renda que os
35

envolve totalmente. Utilizam-se ainda contas de miango brancas, azuis ou roxas para decorar o ebiri que s vezes re cebe tamb.m duas ou trs cabaas decoradas como comple mento. Bzios tambm so utilizados nessa mesma decora o, o que acaba resultando num objeto agradvel aos olhos e muito procurado pelos turistas estrangeiros que, ignoran do o seu fim religioso, levam-no apenas para fins decorativos. Alm do ad (coroa caracterstica) e do fil (cortina de contas e lantejoulas que oculta o rosto do orix manifesta do), no se encontram outros objetos caractersticos de Nan. Nos candombls, Nan dana segurando o ebiri como quem segura uma criana. Sua dana mais lenta que os de mais orixs, como se embalasse um beb. Mais recentemen te, traz no outro brao, um buqu de flores nas cores do orix.

9. CARACTERSTICAS DOS FILHOS DE F DE

NAN BURUQU

Nan um orix velho, o mais velho dos orixs femini nos e talvez por isso seja o orix mais amoroso e tambm o mais egosta. Os filhos de Nan so muito possessivos e tendem a cercar seus amigos. So exclusivistas e no admitem dividir suas idias. Dedicam-se sem reservas, a seus amigos e parentes, porm, procuram sempre criar barreiras para que os mesmos encon trem novas amizades e novos caminhos. So rabugentos e costumam guardar no seu ntimo, tu do aquilo que lhe fazem. O filho de Nan jamais esquece o que lhe fazem, mesmo que depois lhe peam desculpas. Ele sempre comenta e toca no assunto quando houver oportunidade. Gostam de estar rodeados de amigos, porm, no abrem mo de sua presena, fazendo questo de que seja notada e comentada. Vestem-se muito bem e possuem um pouco de intransi gncia (de Ogum). So resmunges e acham dificuldade em tudo que precisam fazer, esperam sempre que os outros fa am ou resolvam seus problemas. So muito ladinos, sem pre acham uma maneira para que os outros faam suas coisas. 36

Por serem demasiadamente possessivos, no admitem que seus filhos e familiares mais prximos tomem decises sozinhos, ou que seus companheiros saiam ss.
10. PONTOS RISCADOS DE NAN BURUQU

Os pontos riscados de Nan so: O EBIRI que representa o orix.

A CHAVE, fruto de uma confuso do orix Nan com a fi gura de So Pedro que teria as chaves do cu.

11. PONTOS CANTADOS DE NAN' BURUQU

O ponto cantado, em sua letra singela, apenas uma orao, uma reza cantada a Nan Buruqu ou qualquer ou tro orix. Citamos alguns pontos do Candombl, normal mente chamados de "Cantigas ou lngorossis", extrados do 37

trabalho "Melodias Registradas Por Meios No-Mecnicos, Arquivo Folclrico da Discoteca Pblica Municipal de So Paulo, 1l! volume, 1 946 . J na Umbanda, contamos com centenas de pontos can tados, dos quais reproduziremos os mais populares.
AN IA L DA KAI ( Nanl) Bhia, capital Candombl (kto)

f J j\ J
A ni - a -n

M2.1=so

, ..t\
l

lg lt J Ji

IJ

lp

J
n

JU} i'JtEJ
l-6
NANOKAB ( Nan)

Bahia, capital

Candombl( kto)

'

MQJ= 80

Jl
Na

IJ

JJ
n o

K a

tJD J
bd b

!Ji

iJ1

p
b

, ;,
r

ug 1
I

Na - n oklla

r - o

PA PA ( Nanl Bahia, capital

3 I J J
p
Eblri n lu-a

M2J=

92

-p

ona

nelu.a

ACALANTO Em todo o Rio Grande do Sul Acalento

'i J1 a ,'3 ! J

Se-nha -pim

u 1
ra Sant'

p uJ
Apa

; nu J

1.;
No seu

J J 11 n ;
J

o1
I

Passu por a qut

cava - linho Comendo ca-

/J I

I
po

J n IJ
Oisse que no

De-ram-lhe

De-ram.lhe vinho

n ll

D !J

Disse que sim

38

PONTOS DE NAN BURUQU NA UMBANDA


QUER QUER SALUB QUER QUER SALUB NAN BURUQU SARAV SAPAT SUSSUR QUER QUER SALUB QUER QUER QUER QUER SALUB QUER QUER SALUB NAN BURUQU SARAV SAPA T SUSSUR QUER QUER SALUB QUER QUER QUEM VEM DE ARUANDA. NAN NAN BURUQU NA F DE MEU PAI OXAL .. MEU PAI OXAL PR VER OS SEUS FILHOS NAN NAN BURUQU SALUB SO SO SO SO SO SO SO SO FLORES NAN, SO FLORES FLORES, NAN BURUQU FLORES NAN, SO FLORES FLORES, NAN BURUQU FLORES NAN, SO FLORES FLORES DE ABALUAI FLORES NAN, SO FLORES FLORES DE ABALUAI

12. COMIDA DE SANTO (ORIX) E ANIMAIS

CONSAGRADOS A NAN BURUQU

Nos candombls mais antigos, comum servir-se a Na n carneiro, galinha, conqum (galinha d' Angola), cabra, aca (bolo de milho ou arroz, cozido em ponto de gelati na), aberm (bolo semelhante ao aca, feito no formato de bolas), sempre com os tradicionais condimentos. Por tradio, no se usam talheres nas festas para Na n, usando-se apenas as mos. Usam-se s vezes, folhas de mamona ou bananeira.
13. OBRIGAO A NAN BURUQU NA

UMBANDA

As obrigaes so atos litrgicos ritualsticos ou oferen das que o filho de f "SE OBRIGA" a efetuar, com relao a determinado orix ou guia espiritual, visando conseguir de terminado objetivo.
39

Dentre as obrigaes, podemos destacar as trs principais : O primeiro tipo de obrigao muito usual na Umban da e realizada pelas pessoas que pedem ajuda espiritual junto a uma determinada entidade. Esta entidade informa ento, a pesso, da obrigao que dever relizar para alcanar o seu pedido. O segundo tipo de obrigao aquela que realizamos em conseqncia de algum trabalho maligno que nos tenha sido "mandado". A entidade que o promoveu, determina a obrigao que deve ser realizada para neutralizar o traba lho anterior. Uma outra entidade, que no realizou o traba lho, pode determinar o trabalho a ser realizado. O terceiro tipo de obrigao a obrigao ao orix. a obrigao mais complexa pois, exige um sacrifcio maior da parte de quem d a obrigao. Esta obrigao dada pels mdiuns que almejam o sa cerdcio umbandista ou por aqueles que desejam uma me lhor firmeza nos trabalhos ou ainda uma melhor relao com os seus principais orixs. Esta obrigao exige um conjunto de prticas religio sas que requerem, por parte do mdium, um desprendimen to e uma dedicao muito grandes. Nestas obrigaes, o mdium deve manter abstinncia de carne (inclusive peixe), lcool e sexo por sete dias, para que possa manter vibraes originais e uma maior harmo nia com o orix. Alm disso, estas abstinncias propiciam ao mdium uma desintoxicao e, consequentemente uma purificao do seu organismo, favorecendo ainda a fora de vontade. o mdium deve se abster de sexo, no porque seja "pe cado'' e sim porque num relacionamento sexual existe uma troca de vibraes e humores que persiste durante algum tem po e altera a vibrao original dos participantes. O mdium deve ainda, se abster da incorporao, para que no reste a vibrao da entidade manifestante. Deve ain da, evitar de comparecer a hospitais, velrios, enterros e ao prprio terreiro onde trabalha, para que no absorva vibra es estranhas sua prpria. 40

Nos seis dias que precedem a obrigao, o mdium de ver, antes de se deitar , fazer o seu banho de higiene e logo aps, o banho de ervas que varia conforme o orix. Aps o banho, o mdium deve se defumar com ervas e resinas con cernentes a cada orix. No dia da obrigao, o mdium dever tambm fazer o banho e a defumao antes de sair para o local desta. As ervas resultantes dos banhos e os restos das defuma es devem ser despachados em gua corrente. Aps o banho e a defumao, o mdium se deitar na esteira e ficar sozinho no quarto. O uso da esteira se deve tradio, pois no passado, a quase totalidade da popula o pobre do pas (principalmente escravos) dormiam em es teiras. At mesmo Jesus dormia em esteiras conforme relata a Bblia Sagrad: "A Sagrada Famlia vivia modestamente, mas confor tavelmente. A casa pequena e slida, provavelmente tinha poucos quartos. O mesmo cmodo servia de sala de jantar durante o dia e noite, esteiras eram colocadas no cho, convertendo-o em dormitrio da pequena famlia" .(Texto ex trado do encarte da Bblia Sagrada - Edio da Enciclop dia Barsa.) Usamos geralmente esteiras de taboa, que so confec cionadas com mltiplos talos secos desta planta aqutica e, que por conter ar em suas clulas, constituem um excelente material isolante e ao mesmo tempo relativamente confortvel. Nestas obrigaes, o mdium dever ter muito cuidado com o material que ser ofertado, procurando, dentro de suas possibilidades, ofertar o melhor possvel, o mais limpo e o mais bem confeccionado. A obrigao ser sempre oficiada pelo Babala, secun dado por Ogs. Antes de cada obrigao dado o "Pa" para Exu para que no haja interferncia negativa na obrigao. No Pa, o Babala oferece uma garrafa de "marafo" e um charuto, num local de terra previamente fixado com sal grosso, ao seu Exu. Em seguida, acende uma vela preta e vermelha. Os demais membros da obrigao, oferecem uma 41

vela e sadam o Exu, retirando a luz da vela do Exu do Ba bala. Logo em seguida, cada mdium lava as mos com ama ci para isolar todas as vibraes procedentes da esquerda. COMPOSIO DOS BANHOS Caroba ou Carobinha Capim Santo Guin Pipiu Pico da Praia Alecrim do Campo Manjerico do Campo Alfazema

DEFUMAO Rosa Branca Incenso Mirra Benjoim Alfazema ou Alecrim Pichuri ou Noz-Moscada Cravo-da-ndia

MATERIAL NECESSRIO 42 1 vela preta e vermelha 1 vela de quarta branca 7 velas roxas 1 vela de cera branca 7,5 metros de fita roxa ou branca 1 alguidar nmero 000 1 esteira 1 guia 1 caixa de fsforos 1 champanha ros flores brancas ou roxas 1 toalha

As fitas devem ser atadas nas velas com muito cuidado e carinho. A toalha deve ser feita em tecido branco; no centro de ver ser bordado um ebiri e, em cada canto \liDa cruz; o ebi ri, as quatro cruzes e o babado, devero ser de cor roxa. A toalha dever ter no mnimo 70 X 70 centmetros e o mate rial da toalha, o tipo de bordado e tudo o mais, dever ser de acordo com o gosto do filho de f. Como as flores roxas so difceis de serem encontradas, os filhos de f podem tingi-las artificialmente, usando viole ta genciana ou corante para cobertura de bolos.

MODELO DA TOALHA

SEQNCIA DA OBRIGAO
Na semana que antecede a obrigao, os filhos de f de vem preparar uma armao de madeira para servir de base 43

para a esteira, afim de que a mesma flutue melhor quando colocada na gua. Esta armao feita de acordo com o gosto do filho de f. A obrigao a Nan dada s margens de um rio, e em local onde os filhos possam deslizar a esteira para a gua aps a consagrao.Chegando ao local da obrigao e, aps ser dado o Pa a Exu, os filhos de f devem montar a arma o e fixar a esteira na mesma; em seguida, todos os filhos devem passar pela defumao, e depois devem colocar a sua esteira beira do rio; sobre a esteira dever colocar a toa lha; a posio correta da toalha com o ebiri em p, em frente ao filho de f; no canto direito inferior da toalha e sobre a esteira, dever ser colocada a vela de quarta que, quando for acesa, deve ser oferecida ao Anjo da Guarda; no canto es querdo superior da toalha, e tambm sobre a esteira, ser fixada a vela de cera branca .que, quando estiver acesa deve r ser oferecida a Oxal; ao redor da toalha, e sobre a estei ra, sero distribudas as sete velas roxas. Em volta da toalha deve-se arrumar as flores. Antes de acender as velas, o filho de f dever abrir a garrafa de champanha e dirigir-se onde est o Pai Espiritual; neste local, encontra-se o alguidar com as guias, que estar iluminado por sete velas roxas, e as guias estaro enroladas imitando ninhos, por ser Nan o Orix mais velho, protetor das famlias e da mulher grvida. O filho de f dever cru zar o alguidar com a champanha por OLURUM - OXAL ' E IF, e em seguida retornar ao seu lugar, colocando a gar rafa do seu lado direito, acendendo as velas, a comear pela de quarta, depois a de cera e a seguir, as roxas. Aps acen der todas as velas ajoelha-se e fica em posio de prece, se gurando o pequeno alguidar em suas mos. Assim que o Pai Espiritual iniciar a consagrao, todos devem cantar pontos de Nan. Na hora da consagrao, do filho de f, o Og se aproximar trazendo o alguidar com as guias, e ficar ao la do esquerdo do filho; quando o Pai Espiritual se aproximar, o filho de f abaixar a cabea e levantar o pequeno algui dar na altura do rosto para que o mesmo possa receber par te do curiador que vai consagr-lo. O Pai Espiritual toma em suas mos uma das guias que est no alguidar submersa no curiador, e pronuncia a frase:
44

- "A QUEM EU CONSAGRO ESTE(A) FILHO{A)? " Og respon.q_e: - "A NANA" , MEU PAI ! " O Pai Espiritual torna a perguntar:

- POR QUEM CONSAGRO ESTE(A) FILHO(A)?

- "A NAN , MEU PAI" - responde o Og. Neste momento o Pai Espiritual coloca a guia no pes coo do filho de f e, com a garrafa de champanha nas mas, pede a Oxal e permisso para consagrar este filho, e em se guida cruza sua cabea com o curiador em nome de OLO- . RUM - OXAL e IFA, enquanto o Og responde com a saudao: - "SALUB NAN BURUQU " . Quando o Pai Espiritual acabar de cruzar a cabea do filho de f, o Og cobre-lhe a cabea com a toalha. O filho de fe dever permanecer nesta posio at que todos tenham sido consagrados, e com a cabea coberta at o fim dos trabalhos. Quando o ltimo filho de f for consa grado, o Pai Espiritual dar ordem para que todos se levan tem. Antes que isso acontea, o filho de f dever colocar o alguidar sobre a toalha e rodear a mesma com a champa nha que. sobrou, saudando Nan. Assim que o Pai Espir tual der a ordem, far a saudao " SALUB NAN " , por trs vezes . Na terceira vez, o filho d e f pegar a sua ve la de quarta na mo e empurrar a esteira para que ela flu tue na gua. Depois de todos os filhos fazerem o mesmo, espera,se que as mesmas tomem a fora da correnteza. Quan do elas principiarem a se afastar da margem, o filho de f procurar o seu ot, deixando a sua vela de quarta onde o encontrar. Se o filho pe f avistar o seu ot na beira d'gua, ou dentro dela, poder peg-lo, desde que procure outro em outro local para deixar a vela. Terminada esta parte, continuar fazendo o preceito at o meio-dia do dia seguinte. A obrigao de Nan feita quase na foz do rio porque o Orix Nan um elemento velho, quase no fim da vida, representando a transio do fim da vida material e o incio da vida espiritual. O fim do rio o comeo do mar. 45

OBRIGAO A NAN

Vela de cera canto esquerdo su perior, so b re a estei ra.

Posio da toalha sobre a esteira, base do Ebiri voltada para o filho de

f.

Canto direito ao redor d a


r--.ln <>hm :

vela de
.

toal h a sobre a esteira a ma rradas com fitas roxas.

quarta Sobre
esteira.

Antes d e acender as velas o fi l h o de c h a m pa n h e e colocar pa rte no a l g u idar onde esto as g u ias.

f deve a b r i r a

[ \
iJ!\
46

..J? J4l:--.

;>

j j 11ff1T '-((IY

Filho de f aps a consagrao a Nan

47

IV. ABALUAI
1. LENDA AFRICANA SOBRE ABALUAI

Abaluai conhecido tambm como Omulu. Segu,ndo Pierre Verger, Abaluai quer dizer " Rei Dono da Terra" e Omulu significa "Filho do Senhor" . Abaluai considera do o deus da varola e das doenas contagiosas. Segundo Verger, Abaluai e Nan Buruque so freqen temente confundidos em certas partes da frica. Em algu mas lendas fala-se a respeito da disputa de Abaluai e Nan Buruqu contra Ogum. Verger considera essa disputa de di vindades como o choque de religies pertencentes a civiliza es diferentes, sucessivamente instaladas num mesmo lugar e datando de perodos respectivamente anteriores e posteriores Idade do Ferro. Muitas so as lendas sobre Abaluai. Transcreveremos aqui, duas delas narradas por Verger em sua grandiosa obra "Orixs" . A primeira lenda diz o seguinte: "Abaluai era origin rio de Emp (Tap) e havia levado seus guerreiros em expe dio aos quatro cantos da Terra. Uma ferida feita por suas flechas tornava as pessoas cegas, surdas ou mancas. Abaluai chegou assim ao Territrio Mahi no norte do Daom, ba49

tendo e dizimando seus inimigos, e ps-se a massacrar e a destruir tudo o que encontrava sua frente. Os mahis, po rm, tendo consultado um babala, aprenderam como acal mar Abaluai com oferendas de pipocas. Assim, tranqili zado pelas atenes recebidas, Abaluai mandou-os construir um palcio onde ele passaria a morar, no mais voltando ao pas Emp. O Mahi prosperou e tudo se acalmou". A segunda lenda originria de Dassa Zum e diz o se guinte: "Um caador Molusi (iniciado de Omulu) viu passar no mato um antlope. Tentou mat-lo, mas o animal levan tou uma de suas patas dianteiras e anoiteceu em pleno dia. Pouco depois, a claridade voltou e o caador viu-se na pre sena de um Aroni, que declarou ter inteno de dar-lhe um talism poderoso para que ele colocasse sob um montculo de terra que deveria ser erguido defronte de sua casa. Deu lhe tambm um apito, com o qual poderia cham-lo em ca so de necessidade. Sete dias depois, uma epidemia de varo la comeou a assolar a regio. O Molusi voltou floresta e soprou o apito. Aroni apareceu e disse-lhe que aquilo era o poder de Abaluai e que era preciso construir para ele um templo e todo mundo deveria, doravante, obedecer ao Mo /usi. Foi assim que Abaluai (chamado de Sapata pelos f on) instalou-se em Pingini Vedji" .

50

Abaluai, conforme visto pelos cultos africanos

51

2. RESUMO DA VIDA DE SO LZARO

Conhecido como o mdico dos pobres, Abaluai re presentado como uma pessoa idosa, portadora de molstia contagiosa. chamado de Senhor dos Cemitrios (Calunga Pequena). Na verdade, entre os africanos, ele era ao mesmo tem po, adorado e temido, por representar o Orix da Peste (qu quer doena epidmica) e por extenso tambm o "ORIX DA MORTE" . Os Quimbandeiros lhe dedicam especial ateno , e mui tas vezes confundido com Exu. Na verdade, um orix co mo os demais e no se enquadra entre as entidades negativas. Segundo a lenda, Lzaro retornou do mundo dos mor tos, por determinao de Jesus, da a confuso. Sobre a vida material terrena de So Lzaro sabemos que: nascido na Betnia, tinha duas irms, de nome Marta e Maria. H quem afirme ser Maria, irm de Lzaro, a mesma Maria Madalena que, na casa dos fariseus se regenerou aos ps de Jesus Cristo, porm, segundo So Lucas, essa no a verdade. Lzaro, segundo a histria sagrada, foi um dos maio res amigos de Jesus Cristo, e dizem ser pmvvel ter sido ele, um de seus primeiros discpulos. Sabe-se que quando Jesus pregava pelo mundo, foram dizer-lhe que seu amigo Lzaro, a quem tanto amava, esta va enfermo, e Jesus lhes respondeu: - "Esta doena no para a morte, mas para a glria de Deus, pois que seu filho ser glorificado por ele" . Permanecendo ainda pelo espao de dois dias do outro lado do Jordo, foi ento que Jesus disse aos seus discpulos: - " Lzaro nosso amigo dorme, vou despert-lo do sono". Chegando a Betnia, soube por intermdio de Marta, que tinha vindo ao seu encontro, que seu amigo havia mor rido, e que se encontrava enterrado a quatro dias. - "Teu irmo ressuscitar" - disse-lhe Jesus - "Eu sou a ressurreio e a vida, quem cr em mim, ainda mesmo morto viver, e quem vive e cr em mim, no morrer jamais. Crs
52

isso? . " Respondendo afirmativamente, Marta, chamando ainda sua irm Maria, disse-lhe: - "O Mestre est c e chama-te" . Maria, vindo ao encontro de Jesus, exclamou : - ' ' Senhor, se tivesse estado aqui, meu irmo no teria morrido " . Vendo Jesus que Maria chorava, chorou tambm, e perguntou-lhe: - "Onde o sepultaste? ." Maria indicou-lhe o tmulo de Lzaro. Jesus para l se dirigiu, e apesar da recomendao da irm, que o corpo j exalava mau cheiro pelo fato de estar enterrado a quatro dias, mandou que retirassem a pedra que tapava a gruta que ser via de jazida ao morto, e Ele, olhando para o cu disse: - "Pai, dou-vos graas por me terdes escutado. Quan to a mim, sabia que me ouvia sempre, mas digo-o por causa dessa multido que me cerca, a fim de que creiam que sois vs que me haveis enviado' ' . Aps ter dito estas palavras, ordenou Jesus, com voz forte: - "Lzaro, sai para fora! " . Envolto em faixas, coberto seu rosto com um sudrio, atado de ps e mos com tiras de pano, ergueu-se Lzaro do tmulo, para espanto de todos. - "Desatai-o e deixai-o andar" - disse Jesus aos que o acompanhavam. intil dizer corno o temor e admirao se apoderaram dos assistentes e muitos creram em Jesus. A notcia deste fa buloso milagre correu ligeira, formando duas correntes en tre os judeus. Uns que francamente reconheciam a divinda de de Cristo e outros, principalmente os orgulhosos escribas e fariseus, que se encheram mais ainda de dio, tramando a morte de Cristo. Alguns dias aps o ocorrido, Lzaro com as irms de ram um b anquete de agradecimento ao divino Mestr.e pelo prodgio realizado. Joo o nico evangelista que tece consideraes res peito do milagre. A narrao, com bastante detalhes, cons titui um dos pontos relevantes do quarto evangelho, pois a ressurreio de Lzaro assume, alm do fato histrico, o va lor de smbolo e de profecia, corno prefigurao da tessur53

reio de Cristo. A casa de Bethia e o tmulo foram alvo de peregrinaes j na primeira poca do cristianismo, co mo cita o prprio So Jernimo. Mais tarde, os peregrinos medievais nos do notcia que ao lado do tmulo de Lzaro tinha surgido um mosteiro beneficiado por Carlos Magno. Lzaro teve o privilgio de ter dois tmulos, pois morreu duas vezes . O primeiro tmulo, de onde foi tirado e ressuscitado por Jesus, ficou vazio, uma vez que a tradio oriental mais an tiga considera Lzaro, bispo e mrtir de Chipre. Antigos afrescos encontrados na ilha parecem confirmar a presena de Lzaro em Chipre. Outra lenda nos conta que Lzaro saiu da Palestina e foi para Marselha tendo sido eleito bispo e perseguido por Nero. H quem afirme tambm, que trs dias aps ressuscita do, Lzaro havia se embriagado e, numa briga, matou uni homem, todavia, esta passagem no consta nos Evangelhos.

54

So Lzaro

55

3. SINCRETISMO RELIGIOSO

Uma das lendas conta que Abaluai haveria contrado uma molstia contagiosa que lhe transformara a face, da manter sempre a face oculta por um fil de palha da costa. O negro africano, tornado escravo no Brasil, via na fi gura de So Lzaro, o leproso, a figura que mais se aproxi mava do orix da peste, da bexiga (varola) e de todas as mo lstias, principalmente as transmissveis. , ao mesmo tem po, que a ele se socorrem aqueles que temem por um paren te, amigo ou lder importante que se encontre enfermo. As oferendas a Abaluai so sempre consideradas pr ticas mgicas, visando aproximar a sade e afastar a morte, ponto final de todas as doenas. Em algumas regies, tambm sincretizado com So Ro que e nestas ocasies isso se deve muito mais figura repre sentativa do santo (um homem com roupas medievais) acom panhado de ces que lhe lambem os ferimentos (uma antiga crena popular acredita que quando um co lambe uma fe rida humana, esta cicatriza-se mais rapidamente), do que pela prpria histria do santo catlico. Nestes casos, comum nos candombls, expresses tais como: "Eu sou filho de Abaluai , mas o meu usa chapu" , para diferenciar de So Lzaro cuj a figura representada sem esse adereo.
4. CARACTERSTICAS DE ABALUAI

Abaluai, tambm chamado de Obaluai,. Sapat, Xa pan, Xankpan, Omulu e Babalu, o orix da doena e de sua principal conseqncia, a morte. um orix taciturno, de difcil trato e que necessita de vrias obrigaes para ser abrandado. tambm complacente quando o pedido feito por mes ou esposas em favor de maridos ou filhos. o mais temido de todos os orixs e o que menos se sensibiliza com o destino de seus seguidores. um rei ds pota que no admite contestaes. Em virtude da sua ligao com a morte, tambm cha mado de orix dos cemitrios, sendo cultuado preferencial56

mente nos chamados cruzeiros das almas . Goza de grande intimidade com os espritos inferiores (Exus) justamente porque estes ltimos, quase sempre habi tam a sua casa, o cemitrio (calunga pequena). No confun dir com a calunga grande que o mar (reino exclusivo de Me Iemanj).
S. DATA COMEMORATIVA DE ABALUAI

Apesar de So Lzaro ser festejado a 1 7 de dezembro, no calendrio catlico, Abaluai cultuado principalmente no dia de finados (1 de novembro) em virtude da sua ligao com os mortos. H tambm um culto generalizado a Abaluai, nas ten das de Umbanda que no fecham na quaresma em virtude da sua familiaridade com os espritos inferiores (Exus). 6. SAUDAO A ABALUAI A saudao tradicional para Abaluai, em todo o Brasil : - ' ' Atot Abaluai' ' ! Ao que os filhos de f respondem respeitosamente: - "Atot, meu Pai " !
7. CORES REPRESENTATIVAS D E ABALUAI

Abaluai, por representar a morte, a ausncia da vida e conseqentemente a ausncia da luz, s poderia ter uma cor, o preto, a escurido, o nada. Na Umbanda e no Candombl, o preto utilizado jun tamente com o branco. No passado, atribuam-se-lhe outras cores: o marrom e o roxo, em virtude da afinidade com Nan Buruqu.
8. INSTRUMENTOS DE CULTO DE ABALUAI

Na Umbanda, o nico instrumento de culto deste ori x, a guia de contas de cristal brancas (grandes) intercala das com contas pequenas de porcelana (10 milmetros para 57

o cristal e 6 milmetros para a porcelana). Isto ocorre por que a luz deve sempre superar a sombra. Na guia, o branco significa a presena soberana da luz (Oxal) e o negro, a au sncia da mesma. No Candombl, o instrumento principal o xaxar, va riao reta do ebiri de Nan Buruqu. O xaxar seria, a prin cpio , uma vassoura velha, gasta, mais curta qu,e o ebiri. Nos atuais candombls "DE PLUMAS, PAET!S E LANTEJOU LAS", a antiga vassoura gasta acabou assumindo o aspecto de um basto reto e cnico, adornado de bzios e de contas brancas e pretas. Alm disso, no Candombl, como insgma real, utili zado um lpngo braj (baraj) de bzios que traze\Jl na pon ta uma cabaa pequena, adornada de palha da costa, bzios e contas, com a particularidade de, ao contrrio dos demais brajs e guias, ter o fecho embaixe no ponto onde se insere a cabaa. A sua vestimenta sui generis e, difere de todos os de mais orixs. constituda de uma cala branca presa nos tor nozelos com fitas, encimada por um saiote longo de palha da costa, um capuz de palha da costa que comea no alto da cabea, cobrindo o rosto e o dorso, fazendo enfim com que fiquem visveis apenas os braos, as mos e os ps do filho de f manifestado com o orix. Sua dana bastante cadenciada e tem como um ballet, passos especiais. Sua festa maior denominada Alubaj ou Batucaj, ocasio em que alm dos atabaques usuais., Run Runle e Run-Pi, costuma-se utilizar (embora muito raramen te) um atabaque especialmente construdo para o orix, que chega a medir at quatro metros de altura.

9. CARACTERSTICAS DOS FILHOS DE F DE

ABALUAI (OMULU)

Os filhos de Abluai so muito controvertidos, seu ca rter, s vezes, taciturno, calado, fechado em si prprio. s vezes, tm piques de alegria, descontrao e satisfao, indo, de um plo para outro, com facilidade e com muita freqncia. 58

Os filhos de Abaluai gostam de ocultismo, tm certa tendncia para tudo o que misterioso. Gostam e freqen temente estudam a vida dos astros. Gostam das artes e das pesquisas, dedicando-se muito para isso. Convivem melhor com pessoas idosas, do que com as mais jovens. No tm a pacincia necessria para suportar arroubos da mocidade; mesmo seus filhos (de Abaluai), de menos idade, sempre procuram pessoas de mais idade para conviver. No gostam de aglomerados, preferem o isolamento, uti lizando seu tempo em coisas que consideram de maior utilidade. Raramente se abrem a respeito de seus problemas, pre ferem "curtir " a mgoa ou a dor sem participar a ningum. Muito sentimentais, e muito freqentemente, profunda mente negativistas.

NOTA EXPLICATIVA Os filhos de f no recebem influncias de apenas um ou dois Orixs, da mesma forma que ns no ficamos pre sos educao e orientao de um pai ou me espiritual; ns no ficamos tambm sob a tutela do nosso-Orix de Frente ou Junto. Freqentemente recebemos influncias de outros Orixs (como se fossem professores, avs, tios, amigos mais chega dos na nossa vida material). O fato de recebermos estas in fluncias no quer dizer que somos filhos ou afilhados des ses Orixs, trata-se apenas de uma afinidade espiritual. Uma pessoa, s vezes, no se d melhor com uma tia do que com uma me? . Assim tambm com os Orixs, podemos ser filhos de Oxosse ou lans e receber mais influncia de Ogum ou Oxum. Posso ser filho de Abaluai e no gostar de trabalhar com entidades que mais lhe dizem respeito, preferindo tra balhar com entidades de cachoeiras, o que, de forma algu ma, me faz ser adotado por estes outros Orixs. O impoitante que nos momentos mais decisivos de nos sas vidas, suas influncias benficas se fazem presentes. Quase sempre uma soma de valores e no apenas, e individualmen te, a caracterstica de um nico Orix. 59

10. PONTOS RISCADOS DE ABALUAI

O cruzeiro das almas o smbolo universal de Abaluai. Alm do cruzeiro so utilizadas cruzes de todas as formas da mesma natureza das que so encontradas nos campos santos.

/ /

11. PONTOS CANTADOS DE ABALUAI

Apresentaremos para Abaluai , um ingorossi do Can dombl e alguns pontos cantados na Umbanda.
UI RI RMBA (Omol)
Bah;a . carital

Candombl (gege)

J!
xa

Ip p p j IJ J
mo - lu ri rm-ba lk

J! I
u.

,
60

o
i

J. J
o

I) 1

J! I Ji Jt J
xa mO - lu

J
ri

I ti

ramba

nlmba'

PONTO DE ABALUAI NA UMBANDA


SE V UM VELHO NO CAMINHO PEDE A BENO SE V UM VELHO NO CAMINHO PEDE A BENO BENO BENO BENO BENO ATOT ATOT ATOT ATOT BALUAI BAB BALUAI ORIX ATOT ATOT ATOT ATOT MEU PAI OXAL O REI VENHA ME VALER MEU PAI OXAL O REI VENHA ME VALER BALUAI BAB BALUAI ORIX DE DE DE DE DEUS DEUS DEUS BALUAI DEUS

O VELHO OMULU ATOT BALUAI O VELHO OMULU ATOT BALUAI

ABALOU O CU ABALOU O MAR ABALOU SEREIA ABALOU IEMANJ

EU VI SANTA BRBARA DIZER SALVE ABALUAI NA F DE OXAL

EU VI SANTA BRBARA DIZER SALVE ABALUAI NA F DE OXAL

61

12. COMIDA DE SANTO (ORIX) E ANIMAIS

CONSAGRADOS A ABALUAI

Abaluai come bode, porco, galo, conqum e pipocas . Um prato especial de Abaluai o doburu (pipocas) com coco que normalmente servido tambm acompanhado de comida de lans (acaraj). O doburu com coco servido em um alguidar de loua ou barro, imaculadamente limpo. O doburu constitudo de pipocas, coco fatiado, regado a mel e sem sal.
13. OBRIGAO A ABALUAI NA UMBANDA

COMPOSIO DOS BANHOS - Arruda ou tapete de Oxal (Boldo do Chile) - Guin - Alecrim do Campo - Caroba ou Carobinha - Estigma de Milho - Capim Santo - Cip Cruz ou Cip Cruzeiro - Azeite de dend (d4as colheres) Pipoca feita em azeite de dend

DEFUMAO - Incenso - Mirra - Benjoim - Alfazema - Rosa Branca - Cravo-da-ndia - Pichuri MA TERIAL NECESSRIO - 1 alguidar n'! 3 ou 4 - 1 vela de quarta branca 62

- 7 velas pretas - 7 velas brancas - 7 velas azuis - 1 vela vermelha - 1 vela preta e vermelha - 3,5 metros de fita branca cortada em pedaos de 50 centmetros - 3,5 metros de fita preta cortada em pedaos de 50 centmetros - 1 metro de pano preto (este pano deve ser maior do que a toalha) - 1 vidro de mel - 1 coit - 1 coco cortado em fatias - 1 garrafa de vinho branco doce - 1 toalha - 1 saca-rolhas - 3 caixas de fsforos - Pipocas estouradas em azeite de dend sem sal nem acar - Cravos coloridos Para esta obrigao seguem-se os mesmos preceitos, obri gaes e abstinncias que para as demais. Para a confeco do banho, coloca-se em uma vasilha, quatro a quatro e meio litros de gua para ferver, junta-se as ervas e as duas colheres de azeite de dend; parte, estoura se um punhado de pipocas, tambm no azeite de dend (sem sal ou acar) ; a quantia dever ser a de um prato de sopa cheio. Quando a pipoca estiver pronta, coloca-se a mesma para ferver no banho . Depois de frio, e um pouco antes do banho ser tomado, coa-se a infuso em um pano branco, fel pudo e virgem, que s deve ser usado para isso, nesta e em todas as obrigaes; as ervas devem ser reservadas para o des pacho em gua corrente, de preferncia em um rio. O banho deve ser preparado pouco tempo antes de ser usado, e deve ser tomado na hora de ir dormir; aps o ba nho de higiene corporal, despejado sobre o corpo, dos om bros para baixo. Na cabea s se coloca o amaci, salvo as excees; deve-se esperar uns cinco minutos antes de se en xugar, com uma toalha liippa, fazendo uma breve frico so63

bre o corpo. A esta altura, as brasas j devem estar acesas no turbu lo e, nesse momento, coloca-se uma certa quantia dos ingre dientes de defumao sobre ela. feita passando-se sobre o turbulo diversas vezes, em vrias direes, para que o corpo seja totalmente envolvido pela fumaa. Ao deitar-se para o descanso noturno, deve-se de preferncia, usar apenas um camisolo branco e nada mais. Ao deitar-se na esteira, deve-se fazer uma prece a Abaluai pedindo para que ele d a sua proteo. No dia da obrigao, deve-se tomar apenas um lan che e, antes de se dirigir ao local predeterminado, toma-se um banho de Abaluai, faz-se a defumao e veste-se a rou pa branca, que tambm dever ser dessa cor internamente. As mulheres devem abster-se de pintur no rosto, nas unhas e de ter os cabelos muito arrumados. Homens e mulheres de vem abster-se de todo e qualquer adorno, incluindo relgios, e s levar consigo a guia de Oxal, que foi recebida por oca sio da primeira obrigao. Para melhor preparar o banho, deve-se esvaziar todas as caixas de ervas, misturando-as muito bem, e em seguida, encher novamente as caixinhas, para que no haja sobras nem faltas . Deve-se proceder da mesma forma com relao de fumao, tomando o cuidado de raspar ou ralar o pichuri, que o nico ingrediente que necessita de manipulao. A caroba utilizada especialmente para os banhos de Abaluai por ser muito purificante e sensivelmente antialrgca. Se uma mdium estiver menstruada, nada a impede de realizar sua obrigao; isto um fato natural e no implica excluso das mesmas , salvo se o perodo para o cumprimento da obriga o lhe trouxer desconforto material. Se um casal estiver fa zendo suas obrigaes juntos, cada um deve preparar sua obri gao separadamente, fazendo cada um para si, assim como a confeco da toalha. O preceito s terminar ao meio-dia do dia seguinte. A obrigao de Abaluai a nica que no tem ot. As fitas brancas devero ser atadas nas velas pre tas, e as pretas nas velas brancas. A toalha dever ser bran ca com a barra preta, e no centro da mesma, dever ser bor dado um Cruzeiro das Almas em cor preta; devendo medir em torno de 70 X 70 centmetros. A toalha pode ainda ser preta com barra branca. 64

MODELO DA TOALHA

SEQNCIA DA OBRIGAO
A obrigao de Abaluai feita na Calunga Grande (o Mar) e despachada na Calunga Pequena (o Cemitrio). Depois de dado o Pa a Exu, o filho de f dever seguir para o local onde ser realizada a obrigao. Em primeiro lugar, o filho de f dever acender a vela vermelha, pedindo proteo a Ogum, .acendendo em seguida, as velas azuis, que sero oferecidas lemanj com os mesmos propsitos, de vendo voltar ao seu lugar. O Pai Espiritual delegar. a vrios Ogs as suas respon sabilidades , para que os mesmos possam orientar os filhos que esto preparando suas obrigaes. O filho de f dever estender na areia o pano preto e sobre o mesmo sua toalha, de modo que a base da cruz fi que voltada para sua direo. A posio correta do filho def de frente para o mar. Entre cada toalha dever haver um espao de um metro livre. No canto direito da toalha, ao lado do mdium e na areia ser firmada a vela de quarta; ao redor da toalha sero dis tribudas as velas pretas e brancas, intercaladas e distribu das uniformemente. Entre as velas sero colocados. os cra vos, que devero ter somente a flor sobre a toalha, o cabo 65

dever estar para fora; no canto esquerdo e sobre a toalha, ao lado do mdium ser colocado o coit, onde sero colo cados o vinho e o mel, cujas garrafas devero permanecer junto vela de quarta. Na areia, altura da base da cruz, coloca-se o alguidar com as mesmas, mais ou menos at a metade, e sobre .as pipocas, ao redor do alguidar (na parte interna), arruma-se o coco fatiado. Deve ser acesa em pri meiro lugar, a vela de quarta, que ser oferecida ao Anjo da Guarda e, partir dela, so acesas as demais que sero oferecidas a Abaluai. Os filhos de f devem manter-se em seus lugares a espe ra do Og que vir defum-los, um a um, enquanto cantam o ponto de defumao. Em seguida, ser passado entre os filhos de f, o alguidar com as guias, onde cada filho depo sitar primeiro o vinho e depois o mel, oferecendo e saudan do Abaluai. As guias devero estar arrumadas no alguidar em forma de cruz. Quando o Pai Espiritual traz o alguidar, coloca-o defronte a vela de quarta, ajoelha-se ao lado (o fi lho de f tambm j dever estar ajoelhado em frente a vla de quarta), para que o filho cruze o alguidar. Quando todos j tiverem depositado seu curiador no alguidar, o Pai Espi ritual voltar ao primeiro e iniciar a consagrao, enquan to todos cantam pontos de Abaluai ao som de palmas. Um Og colocar o alguidar ao lado do canto esquerdo da toalha do filho de f que ser consagrado (que j dever estar de joelhos, com a cabea sobre o alguidar e as mos em posio de pedir graas, isto , com as palmas voltadas para cima), colocando-se ao seu lado direito e tirando-lhe a toalha do pescoo, aguardando. O Pai Espiritual se ajoelha r ao lado esquerdo do filho e, tomando uma das guias do alguidar, pronuncia a frase: -"A QUEM CONSAGRO ESTE (A) FILHO (A)? '.' - o Og responde: - "A ABAL UAI, MEU PAI! , - o Pai Espiritual pergunta: -' POR QUEM EU CONSAGRO ESTE (A) FILHO (A)? " - "POR ABAL UAI, MEU PAI! , - responde o Qg. Neste momento, o Pai Espiritual coloca a guia que foi consagrada a Abaluai no pescoo do filho de f, tomando em suas mos o coit (com vinho e mel) , pedindo a Oxal permisso para a consagrao do filho, e em seguida, cruza66

r a cabea do mesmo com o curiador, em nome de OLU RUM - OXAL E IF , enquanto o Og responde com a saudao: - "ATOT ABALUAI " O Pai Espiritual acaba de derramar todo o curiador na cabea do filho de f e, aquele Og que ficou aguardando do lado direito do filho, cobrir sua cabea com a toalha, devendo ficar assim at o final dos trabalhos. Quando o Pai Espiritual terminar a consagrao, dar ordem para que to dos os filhos levantem e coloquem o alguidar no centro da toalha. Em seguida, pegam o saco com as pipocas que leva ram, voltam as costas para a toalha, avanam um passo frente e, quando ouvirem o Pai Espiritual fazer a saudao : - "ATOT " , todos os filhos comeam a jogar as pipo cas com a mo direita sobre os ombros para traz, alternan do os ombros- esquerdo e direito, at que termine toda a pi poca. O cho dever ficar forrado com as pipocas, para que quando a toalha for retirada, fique bem destacado o local onde estava assentada. Quando todos os filhos terminarem, voltam-se para a sua toalha e colocam o coit dentro do al guidar, cruzando-o com o mel e orando a Abaluai. Quan do terminarem, colocam o frasco dentro do coit; junto ao redor da base do alguidar os cravos, arrumando para que fiquem juntos; apagam as velas que esto acesas, reunindo aquelas que esto apagadas ou as que terminaram. Colocam tudo sobre a toalha e amarram-na em forma de cruz; depois inverte'-se a posio do alguidar para que se possa amarrar o pano preto, de forma que no haja possibilidade de cair nada de dentro. Feito isso, tampam o vinho e ficam ao lado do Pai Espiritual, para a prece de encerramento dos trabalhos. No dia seguinte, leva-se a oferenda ao cemitrio, defronte ao Cruzeiro das Almas, desata-se o n do pano e da toalha e coloca-se ambos na mesma posio que estavam na praia (a base da cruz ao p do mdium); arruma-se os cravos co mo estavam durante o trabalho e acendem-se as velas que estavam por terminar; derrama-se todo o vinho no alguidar e deixando a garrafa de lado, faz-se uma prece a Abaluai e volta-se para casa. O pano preto usado para atar o trabalho para isolar as pessoas das vibraes do material que ali est. O filho de f poder tomar banho e lavar a cabea e a guia aps passar doze horas do trmino da obrigao.
67

Filho de F diante da obrigao Abaluai.

68

Filho de F sendo consagrdo a Abaluai.

69

Procure nas melhore.s livrarias outras obras desta mesma srie

UMBANDA E OCULTISMO
ALMANAQUE UMBANDISTA 1987
Edson Orphanake

ANALOGIA DE UMBANDA - PONTO RISCADO


Jose! Ronton

LIVRO DOS SONHOS ADIVINHAO E INTERPRETAO MAGIA, MIRONGAS E MANDINGAS


Edson Orphanake

APRENDA A BENZER E DAR PASSES


Edson Orphanake

PALCO DA VIDA E DA MORTE (NO)

Edson Orphanake

COMIDA DE SANTO

PONTOS CANTADOS E RISCADOS

A'e";mdEe Kadttnc
CONHEA A UMBANDA
Edson Orphanake

Gilton S. Santos

PRECES PARA TODOS OS MOMENTOS PSICOLOGIA DO ESOTRICO QUIMBANDA

Edson Orphanake

EXPLOSO DA BESTA (A) - A REVOLUO DO HOMEM ENERGTICO


Rodolf o Lagos e Paulo San Martin

Bragwan Shree Rajnessh Jose! Ronton

EXU PODER E PERIGO


Liana Trindade

SEGREDOS DA MAGIA POPUlAR NA UMBANDA TRABALHOS DE UMBANDA CANJER UMBANDA AS SUAS ORDENS

Edson Orphanake

FAA VOCt .MESMO SUA MACUMBINHA


Edson Orphanake

Jose{ Ronton

INICIAO A UMBANDA
Diamantino F Trin'dade

Edson Orphanake

Ou utilize nosso servio de reembolso postal 01 135 -. Rua Anhanguera, 56/66 - So Paulo - SP.

Impresso GRAFJCA Fone :

as

Oficinas

da

EDITORA LTDA.
-

9185711

So

Paulo

C. G. C. 46. 295. 564 I 0001. 08

You might also like