You are on page 1of 160

TRF 5 Regio Direito Processual Civil Questes Herval Junior

Indice Atos Processuais..................................................................................3 Capacidade Processual......................................................................24 Nulidades...........................................................................................35 Audincia...........................................................................................46 Recurso..............................................................................................57 JEF.......................................................................................................96 Juiz e Ministrio Pblico..................................................................104 Partes e Procuradores......................................................................123 Sentena e coisa Julgada.................................................................142

Atos Processuais

Questo 1 (FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Analista Judicirio - rea Judiciria) A carta precatria a) poder ser dirigida a cumprimento por juiz subordinado ao que a expediu ou a autoridade judiciria estrangeira. b) no poder ser apresentada a juzo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato, pois no tem carter itinerante. c) que tiver por objeto exame pericial sobre documento dever ser instruda com cpia deste, ficando nos autos o original. d) no poder em nenhuma situao ser recusada pelo juzo deprecado, ainda que atravs de despacho motivado. e) poder ser transmitida por telefone, havendo urgncia, entre o escrivo do juzo deprecante e o do juzo deprecado.

Questo 2 (FCC - 2009 - PGE-RJ - Tecnico Assistente de Procuradoria) No tocante comunicao dos atos processuais, INCORRETO afirmar: a) A carta precatria expedida para cumprimento de ato fora dos limites territoriais da comarca e que no enseja a expedio de carta de ordem ou rogatria. b) Por ordem judicial ou de qualquer serventurio da justia sero cumpridos os atos processuais dentro dos limites territoriais da comarca.

c) A carta precatria possui carter itinerante, podendo ser encaminhada para cumprimento do ato a juzo diverso do que dela constar. d) A carta rogatria a expedida quando o ato tiver de ser cumprido perante autoridade judiciria estrangeira. e) A carta de ordem se d quando expedida por tribunal para ser cumprida por juiz a ele subordinado.

Questo 3 (FCC - 2006 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio rea Judiciria) Considere as seguintes assertivas sobre a comunicao dos atos processuais, nos termos do Cdigo de Processo Civil: I. Em regra, a citao dever ser feita pelo correio para qualquer comarca do Pas. II. A carta de ordem ser expedida para a prtica de ato processual se o Juiz for subordinado ao Tribunal de que dela emanar. III. Citao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. IV. A citao deve obrigatoriamente ser feita por oficial de justia nas aes de estado.

Est correta a que se afirma em a) I, II e III, somente. b) I, II e IV, somente. c) I, III e IV, somente. d) II, III e IV, somente. e) I, II, III e IV.

Questo 4 (FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior de Procuradoria) No tocante aos atos processuais, INCORRETO afirmar: a) A penhora poder ser feita aos domingos, independentemente de autorizao judicial, quando o adiamento puder causar grave prejuzo parte ou prpria prestao jurisdicional. b) Sero realizados em dias teis das 6 s 20 horas, podendo ser concludos aps as 20 horas, se a interrupo prejudicar a diligncia. c) Pela intimao se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. d) A citao pelo correio no se admite na execuo civil e nas aes de estado. e) O ato ser vlido quando alcanar a finalidade, mesmo se realizado de forma diversa da prevista em lei, quando inexistir cominao de nulidade.

Questo 5 (FCC - 2009 - MPE-SE - Tcnico do Ministrio Pblico rea Administrativa) A intimao do Ministrio Pblico, em qualquer caso, somente poder ser feita a) pessoalmente. b) por carta simples. c) por carta registrada. d) pela imprensa. e) por carta registrada, com aviso de recebimento.

Questo 6 (FCC - 2010 - TRE-AM - Analista Judicirio - rea Administrativa) Considere as assertivas abaixo a respeito das cartas. I. Cumprida a carta, ser devolvida ao juzo de origem, no prazo de 30 dias, mediante traslado e pagamento das custas pela parte. II. A carta tem carter itinerante; antes ou depois de Ihe ser ordenado o cumprimento, poder ser apresentada a juzo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato. III. Quando o objeto da carta for exame pericial sobre documento, este ser remetido em cpia fotogrfica de alta resoluo, ficando nos autos o documento original. IV. A carta de ordem, carta precatria ou carta rogatria pode ser expedida por meio eletrnico, situao em que a assinatura do juiz dever ser eletrnica, na forma da lei.

De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II e IV. d) III e IV. e) II, III e IV.

Questo 7 (FCC - 2009 - TJ-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa) correto afirmar que a intimao aos advogados das partes a) no precisa ser realizada quando houver revelia. b) pode ser realizada atravs do rgo oficial, sempre. c) deve ser feita pessoalmente, em caso de antecipao da audincia. d) pode ser dispensada, a critrio do juiz. e) no se faz necessria no procedimento sumrio.

Questo 8 (FCC - 2009 - TJ-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa) Manifestao do princpio do contraditrio, a citao constitui o ato de integrao do ru na relao processual e sua validade essencial para possibilitar a regularidade da prestao jurisdicional. Por tal razo, deve ser a) realizada, ainda que o ru se encontre gravemente doente. b) dirigida pessoalmente ao ru, apenas. c) realizada, ainda que o oficial de justia constate ser o ru demente. d) dirigida pessoalmente ao ru, ao seu representante legal ou ao procurador legalmente autorizado. e) realizada, ainda que no dia do falecimento do cnjuge do ru.

Questo 9 (FCC - 2009 - TRT - 7 Regio (CE) - Analista Judicirio - rea Administrativa) O despacho que ordenar a citao se prolatado por juiz a) competente, constitui em mora o devedor e suspende a prescrio. b) competente ou incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio. c) incompetente, constitui em mora o devedor mas no interrompe a prescrio. d) competente, no constitui em mora o devedor mas suspende a prescrio. e) incompetente, constitui em mora o devedor e suspende prescrio.

Questo 10 (FCC - 2009 - TJ-SE - Analista Judicirio - rea Judiciria) Com relao citao correto afirmar: a) Ser considerada ineficaz se o ru no tiver colocado a nota de cincia no mandado. b) Poder ser feita a quem estiver assistindo a qualquer ato de culto religioso. c) Ser feita pelo correio quando for r a pessoa jurdica de direito pblico. d) A interrupo da prescrio pela citao retroagir data da propositura da ao. e) Ordenada por juiz incompetente no constituir em mora o devedor.

Questo 11 (FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio - rea Judiciria) A respeito da citao, considere:

I. Citao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. II. No se far a citao, salvo para evitar o perecimento do direito, aos noivos, nos trs primeiros dias de bodas. III. Comparecendo o ru apenas para argir a nulidade e sendo esta declarada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso.

Est correto o que consta APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III.

Questo 12 (FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados) A citao poder ser feita pelo correio a) se for r pessoa incapaz. b) se o ru residir em outra Comarca. c) se for r pessoa jurdica de direito pblico. d) no processo de execuo. e) nas aes de estado.

Questo 13 (FCC - 2007 - TRF-3R - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados) Ajuizada uma ao ordinria fundada em direito real sobre imvel no foro da situao da coisa e sendo o ru pessoa capaz domiciliado na Capital de outro Estado da Federao, a citao poder ser feita a) pelo correio ou por carta precatria. b) pelo correio ou por carta de ordem. c) somente por carta precatria. d) somente por carta de ordem. e) somente por carta rogatria.

Questo 14 (Prova: FCC - 2007 - TRF-4R - Tcnico Judicirio rea Administrativa) De acordo com o Cdigo de Processo Civil, NO constitui requisito essencial da carta precatria a) a meno do ato processual, que lhe constitui o objeto. b) a indicao dos juzes de origem e de cumprimento do ato. c) a assinatura do escrivo e a declarao de que o subscreve por ordem do juiz. d) o encerramento com a assinatura do juiz. e) o inteiro teor da petio e do despacho judicial.

Questo n. 15 (FCC - 2007 - TRF-4R - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Sobre a comunicao dos atos processuais, analise: I. Quando a citao for feita por meio de oficial de justia, o prazo comea a correr da data da juntada aos autos do mandado cumprido. II. No se far a citao, salvo para evitar o perecimento do direito, aos noivos, nos dez primeiros dias de bodas. III. Em regra, a citao ser feita pelo correio, para qualquer comarca do Pas. IV. A carta precatria tem carter itinerante e somente depois de ordenado o cumprimento poder ser apresentada a juzo diverso que dela consta, a fim de se praticar o ato.

De acordo com o Cdigo de Processo Civil, correto o que consta APENAS em a) I, II e III. b) I, III e IV. c) I e III. d) II, III e IV. e) II e III.

Capacidade Processual

Questo 1 (FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) - Analista Judicirio - rea Judiciria) NO tm capacidade postulatria para atuar na Justia Comum a) os membros do Ministrio Pblico no exerccio de suas funes. b) os profissionais regularmente inscritos no quadro de advogados da Ordem dos Advogados do Brasil. c) todas as pessoas maiores e capazes que se acharem no exerccio de seus direitos. d) os Juzes de Direito nas excees de suspeio ou impedimento contra eles oposta. e) os membros da Advocacia Geral da Unio no exerccio de suas atribuies.

Questo 2 (FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) A capacidade processual a) o poder atribudo ao juiz para solucionar o conflito de interesses entre o autor e o ru. b) causa de nulidade insanvel, no podendo o juiz assinar prazo para a sua regularizao. c) a aptido profissional para atuar em juzo, como representante da parte. d) no pressuposto de validade do processo. e) inerente a toda pessoa maior e capaz, com plena capacidade de exerccio dos atos da vida civil.

Questo 3 (FCC - 2010 - TRT - 12 Regio (SC) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Os menores de dezesseis anos, apesar de serem titulares do direito material violado, no podem ajuizar a ao competente sem estarem representados ou assistidos na forma da lei, por a) falta de capacidade para ser parte. b) serem entes despersonalizados. c) falta de capacidade postulatria. d) ausncia de interesse de agir. e) falta de capacidade processual.

Questo 4 (FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Em uma ao ordinria movida contra pessoa jurdica de direito privado, o Juiz verificou que a procurao outorgada ao advogado que apresentou a contestao foi assinada por pessoa alheia ao quadro social da empresa e sem poderes para represent-la. Em vista disso, suspendeu o processo e determinou a intimao da r pelo correio para sanar o defeito de representao no prazo de 30 dias. No tendo sido cumprido esse despacho dentro do prazo fixado, o juiz dever a) decretar a nulidade do processo. b) extinguir o processo sem exame do mrito. c) declarar a r revel. d) fixar novo prazo para a regularizao da representao. e) determinar o prosseguimento do processo.

Questo 5 (FCC - 2006 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Judiciria) Considere as seguintes assertivas:

I. Excepcionalmente, o juiz poder nomear curador especial ao ru incapaz que tenha representante legal. II. O juiz dever nomear curador especial ao ru citado por hora certa que no apresentar contestao no prazo legal. III. O Municpio ser representado em juzo, ativa e passivamente, por seu Procurador ou Prefeito. IV. Nas aes em que o esplio for parte, os herdeiros nunca figuraro no plo ativo ou passivo da demanda, pois sero representados em juzo pelo inventariante.

correto o que consta APENAS em a) II, III e IV. b) II e III. c) I, II e III. d) I e II. e) I, II e IV.

Questo 6 (FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Considere as seguintes assertivas a respeito da capacidade processual: I. O cnjuge somente necessitar do consentimento do outro para propor aes que versem sobre direitos reais imobilirios. II. Nas aes possessrias, a participao do cnjuge do autor ou do ru indispensvel em qualquer hipteses em razo da natureza jurdica da ao. III. A herana jacente ou vacante ser representada em juzo, ativa e passivamente, por seu inventariante. IV. As sociedades sem personalidade jurdica, quando demandadas, no podero opor a irregularidade de sua constituio.

De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que consta APENAS em a) I e III. b) III e IV. c) II, III e IV. d) I, II e IV. e) I e IV.

Questo 7 (FCC - 2006 - TRT-20R - Analista Judicirio - rea Judiciria) De acordo com o Cdigo de Processo Civil, em relao a capacidade processual correto afirmar que a) ambos os cnjuges sero necessariamente citados para as aes que versem sobre direitos reais imobilirios. b) nas aes possessrias, a participao do cnjuge do autor ou do ru indispensvel, exceto nos casos de composse ou de ato por ambos praticados. c) as sociedades sem personalidade jurdica, quando demandadas, podero opor a irregularidade de sua constituio. d) verificando a incapacidade processual ou a irregularidade da representao das partes, o juiz, de plano, extinguir o processo sem julgamento do mrito. e) a herana jacente ou vacante ser representada em juzo, ativa e passivamente, pelo inventariante.

Questo 8 (FCC - 2009 - TJ-PI - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados) O menor com dezesseis anos de idade a) tem capacidade para estar em juzo, dependendo da assistncia de seu representante legal para praticar os atos processuais. b) tem capacidade para estar em juzo, mas no para praticar atos processuais, e por isso deve ser repre- sentado. c) tem capacidade para estar em juzo e para praticar livremente os atos processuais. d) no tem capacidade para estar em juzo, por isso deve ser representado. e) tem capacidade para estar em juzo, dependendo da assistncia de seu representante legal para praticar os atos processuais, com a participao complementar de curador especial.

Nulidades

Questo 1 (FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) - Analista Judicirio - rea Judiciria) NO tm capacidade postulatria para atuar na Justia Comum a) os membros do Ministrio Pblico no exerccio de suas funes. b) os profissionais regularmente inscritos no quadro de advogados da Ordem dos Advogados do Brasil. c) todas as pessoas maiores e capazes que se acharem no exerccio de seus direitos. d) os Juzes de Direito nas excees de suspeio ou impedimento contra eles oposta. e) os membros da Advocacia Geral da Unio no exerccio de suas atribuies.

Questo 2 (FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) A capacidade processual a) o poder atribudo ao juiz para solucionar o conflito de interesses entre o autor e o ru. b) causa de nulidade insanvel, no podendo o juiz assinar prazo para a sua regularizao. c) a aptido profissional para atuar em juzo, como representante da parte. d) no pressuposto de validade do processo. e) inerente a toda pessoa maior e capaz, com plena capacidade de exerccio dos atos da vida civil.

Questo 3 (FCC - 2010 - TRT - 12 Regio (SC) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Os menores de dezesseis anos, apesar de serem titulares do direito material violado, no podem ajuizar a ao competente sem estarem representados ou assistidos na forma da lei, por a) falta de capacidade para ser parte. b) serem entes despersonalizados. c) falta de capacidade postulatria. d) ausncia de interesse de agir. e) falta de capacidade processual.

Questo 4 (FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Em uma ao ordinria movida contra pessoa jurdica de direito privado, o Juiz verificou que a procurao outorgada ao advogado que apresentou a contestao foi assinada por pessoa alheia ao quadro social da empresa e sem poderes para represent-la. Em vista disso, suspendeu o processo e determinou a intimao da r pelo correio para sanar o defeito de representao no prazo de 30 dias. No tendo sido cumprido esse despacho dentro do prazo fixado, o juiz dever a) decretar a nulidade do processo. b) extinguir o processo sem exame do mrito. c) declarar a r revel. d) fixar novo prazo para a regularizao da representao. e) determinar o prosseguimento do processo.

Questo 5 (FCC - 2006 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Judiciria) Considere as seguintes assertivas:

I. Excepcionalmente, o juiz poder nomear curador especial ao ru incapaz que tenha representante legal. II. O juiz dever nomear curador especial ao ru citado por hora certa que no apresentar contestao no prazo legal. III. O Municpio ser representado em juzo, ativa e passivamente, por seu Procurador ou Prefeito. IV. Nas aes em que o esplio for parte, os herdeiros nunca figuraro no plo ativo ou passivo da demanda, pois sero representados em juzo pelo inventariante.

correto o que consta APENAS em a) II, III e IV. b) II e III. c) I, II e III. d) I e II. e) I, II e IV.

Questo 6 (FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Considere as seguintes assertivas a respeito da capacidade processual: I. O cnjuge somente necessitar do consentimento do outro para propor aes que versem sobre direitos reais imobilirios. II. Nas aes possessrias, a participao do cnjuge do autor ou do ru indispensvel em qualquer hipteses em razo da natureza jurdica da ao. III. A herana jacente ou vacante ser representada em juzo, ativa e passivamente, por seu inventariante. IV. As sociedades sem personalidade jurdica, quando demandadas, no podero opor a irregularidade de sua constituio.

De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que consta APENAS em a) I e III. b) III e IV. c) II, III e IV. d) I, II e IV. e) I e IV.

Questo 7 (FCC - 2006 - TRT-20R - Analista Judicirio - rea Judiciria) De acordo com o Cdigo de Processo Civil, em relao a capacidade processual correto afirmar que a) ambos os cnjuges sero necessariamente citados para as aes que versem sobre direitos reais imobilirios. b) nas aes possessrias, a participao do cnjuge do autor ou do ru indispensvel, exceto nos casos de composse ou de ato por ambos praticados. c) as sociedades sem personalidade jurdica, quando demandadas, podero opor a irregularidade de sua constituio. d) verificando a incapacidade processual ou a irregularidade da representao das partes, o juiz, de plano, extinguir o processo sem julgamento do mrito. e) a herana jacente ou vacante ser representada em juzo, ativa e passivamente, pelo inventariante.

Questo 8 (FCC - 2009 - TJ-PI - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados) O menor com dezesseis anos de idade a) tem capacidade para estar em juzo, dependendo da assistncia de seu representante legal para praticar os atos processuais. b) tem capacidade para estar em juzo, mas no para praticar atos processuais, e por isso deve ser repre- sentado. c) tem capacidade para estar em juzo e para praticar livremente os atos processuais. d) no tem capacidade para estar em juzo, por isso deve ser representado. e) tem capacidade para estar em juzo, dependendo da assistncia de seu representante legal para praticar os atos processuais, com a participao complementar de curador especial.

Audincia

Questo 1 (FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas) Na audincia, de acordo com o Cdigo de Processo Civil, as provas sero produzidas na seguinte ordem: a) o perito e os assistentes tcnicos respondero aos quesitos de esclarecimentos, as testemunhas arroladas pelo autor e pelo ru sero inquiridas, o juiz tomar os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru. b) o juiz tomar os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru, o perito e os assistentes tcnicos respondero aos quesitos de esclarecimentos e sero inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo ru. c) o perito e os assistentes tcnicos respondero aos quesitos de esclarecimentos, o juiz tomar os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru e sero inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo ru.

d) o perito e os assistentes tcnicos respondero aos quesitos de esclarecimentos, o juiz tomar os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru e sero inquiridas as testemunhas arroladas pelo ru e pelo autor. e) as testemunhas arroladas pelo autor e pelo ru sero inquiridas, o juiz tomar os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do ru e o perito e os assistentes tcnicos respondero aos quesitos de esclarecimentos

Questo 2 (FCC - 2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) - Analista Judicirio - rea Judiciria) A respeito da audincia de instruo e julgamento, considere:

I. A audincia poder ser adiada, somente um vez, por conveno das partes.
II. Quem der causa ao adiamento responder pelas despesas acrescidas. III. Em virtude da amplitude do direito de defesa, o juiz no poder, ouvidas as partes, fixar os pontos controvertidos sobre os quais incidir a prova.

Est correto o que se afirma APENAS em a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III.

Questo 3 (FCC - 2006 - BACEN - Procurador - Prova 2) Na audincia observar-se- o seguinte: I. O Juiz inquirir as testemunhas separada e sucessivamente, primeiro as do ru e depois as do autor. II. O Juiz exercer o poder de polcia, ordenando que se retirem da sala os que se comportarem inconvenientemente. III. O perito e os assistentes tcnicos respondero aos quesitos de esclarecimento que os advogados formularem durante a audincia. IV. O depoimento pessoal do autor ser tomado antes do depoimento pessoal do ru.

Questo 5 (FCC - 2009 - TRT - 16 REGIO (MA) - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados) A respeito da audincia de instruo e julgamento no processo civil, INCORRETO afirmar que a) os peritos e os assistentes tcnicos sero ouvidos aps os depoimentos pessoais do autor e do ru. b) o juiz, ao iniciar a instruo, ouvidas as partes, fixar os pontos controvertidos sobre que incidir a prova. c) quem der causa ao adiamento responder pelas despesas acrescidas. d) poder ser dispensada pelo juiz a produo das provas requeridas pela parte cujo advogado no compareceu audincia. e) poder ser adiada, uma s vez, por conveno das partes.

Questo 6 (FCC - 2006 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - rea Judiciria) A respeito da audincia e em conformidade com a lei processual civil, correto afirmar que a) o autor responde pelas despesas acrescidas se ocorrer adiamento da audincia por ausncia justificada do ru. b) a audincia poder ser adiada por conveno das partes quantas vezes estas reputarem necessrio. c) a audincia una e contnua, no podendo em nenhuma hiptese ser designada outra data para o seu prosseguimento. d) os depoimentos pessoais das partes sero colhidos aps os esclarecimentos do perito e dos assistentes tcnicos. e) as testemunhas podem ser ouvidas em qualquer ordem, independentemente de terem sido arroladas pelo autor ou pelo ru.

Questo 7 (FCC - 2006 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Administrativa) Em relao audincia de instruo e julgamento, nos termos do Cdigo de Processo Civil, correto afirmar: a) A audincia una e contnua e deve obrigatoriamente ser concluda num nico dia b) A audincia pode ser adiada por conveno das partes, o que s ser admitido duas vezes. c) O Juiz dever obrigatoriamente dispensar a produo das provas requeridas pela parte cujo advogado no compareceu audincia. d) Incumbe ao advogado provar o impedimento de comparecimento at 24 horas antes da abertura da audincia. e) Os peritos e assistentes tcnicos prestaro os esclarecimentos necessrios solicitados pelas partes antes dos depoimentos pessoais e da inquirio de testemunhas

Questo 8 (FCC - 2006 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Judiciria) Considere as seguintes provas: I. Depoimento pessoal do autor. II. Inquirio de testemunhas arroladas pelo autor. III. Depoimento pessoal do ru. IV. Inquirio de testemunhas arroladas pelo ru. V. Esclarecimentos do perito e dos assistentes tcnicos.

Sero produzidas na audincia na ordem indicada em a) II, V, I, III e IV. b) V, I, III, II e IV. c) I, III, II, IV e V. d) I, II, III, IV e V. e) II, IV, I, III e V.

Recursos

Questo n.1 (FCC - 2012 - TRE-CE - Analista Judicirio - rea Judiciria) No admitido o recurso extraordinrio ou o recurso especial, caber agravo nos prprios autos, no prazo de 10 dias. Da deciso do relator que no conhecer do agravo, negar-lhe provimento ou decidir, desde logo, o recurso no admitido na origem, a) no caber recurso. b) caber agravo, no prazo de 5 dias, ao rgo competente. c) caber agravo, no prazo de dez dias, ao rgo competente. d) caber mandado de segurana, no prazo de 120 dias. e) caber mandado de segurana, no prazo de 180 dias.

Questo n.2 (FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judicirio - rea Judiciria - e Administrativa) No processo V o apelante provou justo impedimento para a falta de recolhimento das custas recursais e o M.M. juiz relevou a pena de desero, fixando prazo para efetuar o preparo. Neste caso, de acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, em regra, esta deciso a) recorrvel atravs de Recurso Extraordinrio. b) recorrvel atravs de Agravo de Instrumento. c) recorrvel atravs de Apelao. d) irrecorrvel, cabendo ao tribunal apreciar-lhe a legitimidade. e) recorrvel atravs de Agravo Retido.

Questo n.3 FCC - 2012 - TJ-PE - Tcnico Judicirio - rea Judiciria - e Administrativa) No processo I a parte vencida interps apelao; no processo II o ru interps embargos infringentes; no processo III o autor interps recurso especial; no processo IV o ru interps agravo de instrumento. Nestes casos, de acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro caber recurso adesivo APENAS nos processos a) I, II e IV. b) I e II. c) III e IV. d) I, II e III. e) I e III.

Questo n.4 (FCC - 2012 - TRT - 11 Regio (AM) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Tcio ajuizou ao de cobrana contra Igor, julgada procedente em primeira instncia. Tcio interps recurso de apelao, recebido por deciso do Magistrado apenas no efeito devolutivo. Tcio interps contra esta deciso embargos declaratrios por entender que havia contradio, os quais foram rejeitados pelo Magistrado. Contra a deciso que recebeu o recurso no efeito devolutivo caber a) agravo de instrumento, no prazo de dez dias. b) mandado de segurana. c) agravo retido, no prazo de dez dias. d) agravo de instrumento, no prazo de quinze dias. e) agravo retido, no prazo de quinze dias.

Questo n.5 ( FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador) Nos tribunais, os autos sero conclusos ao revisor e, na sesso de julgamento, ser admitida sustentao oral, quando se tratar de a) apelao, embargos infringentes ou ao rescisria. b) apelao, embargos declaratrios ou agravo de instrumento. c) embargos infringentes, embargos declaratrios ou ao rescisria. d) agravo de instrumento, apelao ou embargos infringentes. e) embargos declaratrios, embargos infringentes ou agravo de instrumento.

Questo n.6 (FCC - 2011 - PGE-MT - Procurador) Numa ao ordinria, o autor interps agravo de instrumento contra deciso interlocutria proferida pelo juiz da causa. O relator, no entanto, converteu o agravo de instrumento em agravo retido. Dessa deciso a) cabe reclamao para a turma julgadora. b) cabe recurso especial. c) no cabe recurso. d) cabe recurso extraordinrio. e) cabe agravo para a turma julgadora.

Questo n.7(FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Na audincia de instruo e julgamento, o juiz indeferiu requerimento de acareao de testemunhas formulado pelo advogado do autor. Nesse caso, a) caber agravo na forma retida, no prazo de dez dias, sendo que, ouvido o agravado, o juiz poder reformar sua deciso. b) caber agravo de instrumento, dirigido diretamente ao tribunal competente, no prazo de dez dias, atravs de petio. c) no caber recurso, devendo o advogado do autor formular protesto no termo da audincia, para poder posteriormente arguir nulidade.

d) caber apelao, interposta por petio, no prazo de quinze dias, ao juiz prolator da deciso. e) caber agravo na forma retida, devendo ser interposto oral e imediatamente, bem como constar do respectivo termo, nele expostas sucintamente as razes do agravante.

Questo n.8 (FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justia) A interposio do agravo de instrumento a) no admite juzo de retratao. b) no obsta o andamento do processo, ressalva feita possibilidade de concesso de efeito suspensivo ao recurso. c) regra geral do ordenamento processual civil, com hipteses excepcionais de interposio de agravo retido. d) dirigir-se- ao juiz da causa, a quem caber o encaminhamento dos autos ao tribunal competente. e) d-se em face de atos processuais ordinatrios e de decises interlocutrias.

Questo n. 9 (FCC - 2008 - TCE-AL - Procurador) A respeito do Recurso de apelao, assinale a alternativa incorreta. a) Ser sempre recebido nos efeitos devolutivo e suspensivo. b) O seu prazo para interposio de quinze dias. c) cabvel contra deciso que indefere liminarmente a petio inicial. d) admitida sua interposio na forma adesiva. e) No cabe contra sentena em mandado de segurana.

Questo n.10 (FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Administrativa) Considere as seguintes assertivas a respeito do Recurso de Apelao: I. A apelao ser recebida s no efeito devolutivo, quando interposta de sentena que confirmar a antecipao dos efeitos da tutela. II. Recebida a apelao em ambos os efeitos, o juiz no poder inovar no processo; recebida s no efeito devolutivo, o apelado poder promover, desde logo, a execuo provisria da sentena, extraindo a respectiva carta. III. Provando o apelante justo impedimento, o juiz relevar a pena de desero, fixando-lhe prazo para efetuar o preparo. Esta deciso ser irrecorrvel, cabendo ao tribunal apreciarlhe a legitimidade. IV. Aps a apresentao da resposta, o juiz no poder reexaminar os pressupostos de admissibilidade do recurso.

De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, est correto o que se afirma SOMENTE em a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I e II. d) III e IV. e) I e III.

Questo n.11 (FCC - 2008 - TRT - 19 Regio (AL) - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados) A respeito dos recursos, correto afirmar: a) Nos embargos infringentes, quando o desacordo for parcial, o julgamento no fica restrito matria objeto da divergncia, possibilitando o reexame integral do alegado na apelao. b) A parte que, no prazo legal, apresentou recurso autnomo, pode tambm interpor recurso adesivo. c) O Ministrio Pblico tem legitimidade para recorrer no processo em que parte, no podendo faz-lo naqueles em que oficiou como fiscal da lei. d) O recorrente poder, a qualquer tempo, desistir do recurso, desde que haja anuncia dos litisconsortes. e) O juiz no receber o recurso de apelao quando a sentena estiver em conformidade com Smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal.

Questo n.12 (FCC - 2011 - TJ-AP - Titular de Servios de Notas e de Registros) Das decises interlocutrias caber agravo de instrumento a) no prazo de 15 dias, quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao, dentre outras hipteses. b) no prazo de 10 dias, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao, dentre outras hipteses. c) no prazo de 15 dias, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao, dentre outras hipteses.

d) no prazo de 10 dias, quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao, dentre outras hipteses. e) no prazo de 8 dias, quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao, dentre outras hipteses.

Questo n.13 (FCC - 2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O agravo retido a) ser conhecido mesmo se o vencido no tiver requerido a sua apreciao pelo tribunal nas razes de apelao. b) depende de preparo, que deve ser recolhido, atravs da guia prpria, no prazo de interposio. c) contra decises interlocutrias proferidas em audincia dever ser interposto oral e imediatamente. d) ser conhecido mesmo se o vencedor no tiver requerido a sua apreciao pelo tribunal na resposta da apelao. e) devolve a matria para o tribunal, impedindo o juiz que proferiu a deciso agravada de reform-la.

Questo n.14 (FCC - 2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) Analista Judicirio - Execuo de Mandados) A respeito dos recursos, considere: I. A parte que aceitar tacitamente a sentena ou a deciso no poder recorrer. II. O recurso adesivo no est sujeito a preparo. III. O recorrente poder, a qualquer tempo, sem a anuncia do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III.

Questo n.15 (FCC - 2011 - TRE-RN - Analista Judicirio rea Judiciria) Natanael advogado do processo A. Tendo em vista deciso interlocutria desfavorvel ao seu cliente e, em razo dos prejuzos iminentes relativos a esta deciso, Natanael interps agravo de instrumento, requerendo a juntada aos autos principais de cpia da petio do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposio, assim como a relao dos documentos que instruram o recurso no dcimo dia da propositura do referido recurso. Neste caso, de acordo com o Cdigo de Processo Civil, Natanael

a) extrapolou o prazo legal de quarenta e oito horas, o que acarretar a inadmissibilidade do agravo. b) atendeu o prazo legal no havendo penalidade legal. c) extrapolou o prazo legal de cinco dias, o que poder acarretar a inadmissibilidade do agravo. d) extrapolou o prazo legal de trs dias, o que poder acarretar a inadmissibilidade do agravo. e) extrapolou o prazo legal de cinco dias, porm seu recurso poder ainda ser admitido.

Questo n.16 (FCC - 2011 - TRE-RN - Analista Judicirio rea Judiciria) Em determinado processo o autor, Mauro, no ato da interposio de recurso, deixou de recolher as despesas processuais referentes ao porte de remessa e retorno de autos. Neste caso, de acordo com o Cdigo de Processo Civil, a) o recurso dever ser recebido normalmente, tendo em vista que no h obrigatoriedade de recolhimento de despesas referentes ao porte de remessa e retorno de autos. b) o recurso dever ser considerado deserto.

c) Mauro dever ser intimado para suprir a irregularidade e recolher as despesas restantes no prazo de cinco dias. d) Mauro dever ser intimado para suprir a irregularidade e recolher as despesas restantes no prazo de quarenta e oito horas. e) Mauro dever ser intimado para suprir a irregularidade e recolher as despesas restantes no prazo de trs dias.

Questo n.17 (FCC - 2011 - TJ-PE - Juiz) Em relao aos recursos no processo civil, a) a insuficincia no valor do preparo recursal implicar desero imediata. b) o recorrente pode desistir do recurso, desde que com a anuncia do recorrido ou dos litisconsortes necessrios. c) o no conhecimento do recurso principal no tem influncia em relao ao recurso adesivo, que nesse ponto torna-se autnomo. d) com exceo dos embargos de declarao, o prazo para recorrer no processo civil ser sempre de quinze dias. e) a renncia ao direito de recorrer independe da aceitao da outra parte.

Questo n. 18 (FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, o agravo de instrumento ter a sua petio instruda obrigatoriamente com cpias da a) deciso agravada e da certido da respectiva intimao, apenas. b) deciso agravada, da petio inicial, contestao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. c) deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. d) certido da respectiva intimao, da petio inicial, contestao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. e) deciso agravada, da certido da respectiva intimao, da petio inicial, contestao e da procurao outorgada ao advogado do agravante, apenas.

Questo n.19 ( FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados) O recurso a) s pode ser interposto pela parte vencida. b) extraordinrio impede a execuo da sentena. c) especial deve ser interposto no prazo de 15 dias. d) interposto pelo Municpio depende de preparo. e) adesivo independente do principal.

Questo n.20 (FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Assistente de Procuradoria) So requisitos de admissibilidade de qualquer recurso: a) o interesse e a contradio na deciso recorrida. b) a tempestividade e a interposio perante o juzo recorrido. c) o preparo e o sucumbimento. d) a tempestividade e o interesse. e) a legitimidade recursal e a procedncia das alegaes.

Questo n. 21 (FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador) No julgamento da apelao a) o Tribunal no poder apreciar a ocorrncia de desero, se o apelado no a suscitar na resposta ao recurso. b) o Tribunal fica limitado apreciao da matria que tiver sido apreciada na sentena, ainda que outras questes tenham sido suscitadas e discutidas no processo. c) interposta de sentena que extinguiu o processo sem resoluo de mrito, poder o Tribunal julgar a lide se a matria for exclusivamente de direito e se estiver em condies de julgamento imediato. d) o Tribunal no poder determinar o cumprimento de qualquer diligncia, e retomar a apreciao do pedido recursal, para no haver supresso de instncia. e) nenhuma questo de fato no proposta no juzo inferior poder ser suscitada, ainda que a parte tenha deixado de faz-lo por motivo de fora maior.

Questo n. 22 (FCC - 2010 - PGE-AM - Procurador) Do ato do juiz que indeferir a petio inicial caber recurso de a) embargos de declarao somente, com efeitos modificativos, ressalvada a possibilidade de o autor ajuizar ao idntica, desde que corrigidos os vcios que deram causa ao indeferimento da petio inicial. b) apelao, podendo o magistrado reformar o ato, mas se no o reconsiderar, o recurso ser julgado no Tribunal sem reviso se o procedimento for sumrio e com reviso, se ordinrio ou especial. c) agravo de instrumento, que ser recebido nos efeitos suspensivo e devolutivo. d) apelao, podendo o magistrado reformar o ato, mas se no o reconsiderar o recurso ser julgado no Tribunal sem reviso. e) apelao, no podendo o magistrado reformar seu prprio ato, e ser julgado no Tribunal sem reviso.

Questo n. 23 (FCC - 2009 - TJ-GO - Juiz) Em relao apelao, a) recebida s no efeito devolutivo, poder o apelado promover desde logo a execuo definitiva da sentena, extraindo a respectiva carta. b) quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, devolve-se ao tribunal somente o conhecimento do fundamento acolhido. c) sero objeto de apreciao e julgamento pelo tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro. d) nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito, o tribunal, ao afastar a extino, determinar sempre o retorno dos autos para novo julgamento, em obedincia ao duplo grau de jurisdio. e) a regra seu recebimento apenas no efeito devolutivo.

Questo n. 24 (FCC - 2009 - TJ-GO - Juiz) O preparo deve ser comprovado no ato de interposio do recurso. Se este se der em momento diverso, dar-se- a) precluso consumativa. b) prescrio. c) decadncia. d) perempo. e) precluso lgica.

Questo n.25 (FCC - 2009 - TJ-GO - Juiz) O agravo retido: a) interposto mediante o pagamento do respectivo preparo, sob pena de desero. b) sua interposio exceo, pois a regra continua sendo a interposio de agravo de instrumento. c) uma vez interposto, seu conhecimento automtico por ocasio do julgamento da apelao. d) deve ser interposto oral e imediatamente das decises interlocutrias proferidas em audincia de instruo e julgamento. e) no existe juzo de retratao em relao a tal recurso, j que no h exame imediato pelo Tribunal.

Questo n. 26 (FCC - 2009 - DPE-MA - Defensor Pblico) O prazo para o Defensor Pblico interpor recurso adesivo de a) trinta dias, contados da mesma data do termo inicial para as contrarrazes do recurso principal. b) dez dias, contados da publicao do despacho que admitiu o recurso principal. c) vinte dias, contados da publicao do despacho que admitiu o recurso principal. d) dez dias, contados da mesma data do termo inicial para as contrarrazes do recurso principal. e) quinze dias, contados da mesma data do termo inicial para as contrarrazes do recurso principal.

Questo n.27 (FCC - 2010 - TJ-PI - Assessor Jurdico) Relativamente aos recursos cveis, analise as seguintes assertivas: I. O prazo para interposio do recurso conta-se da leitura da sentena quando proferida em audincia, tendo comparecido as partes ou seus procuradores. II. O recurso adesivo admissvel nos embargos infringentes e o seu conhecimento fica condicionado ao conhecimento do recurso principal. III. A desistncia do recurso por uma parte independe da aceitao da outra, mesmo se esta tiver oferecido recurso adesivo. IV. Sob pena de configurar supresso de um grau de julgamento, o Tribunal, em nenhuma hiptese, poder julgar a lide se o juiz de primeiro grau tiver extinto o processo sem apreciao do mrito. V. O interesse, o preparo e a tempestividade so considerados pressupostos objetivos de admissibilidade recursal.

Est correto APENAS o que se afirma em a) I, II e III. b) I, II e V. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) II, IV e V.

Questo n.28 (FCC - 2006 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Administrativa) No que concerne aos embargos de declarao, nos termos do Cdigo de Processo Civil, correto afirmar: a) O Juiz julgar os embargos de declarao no prazo de cinco dias. Nos Tribunais, o relator apresentar os embargos em mesa na sesso subseqente, proferindo voto. b) Se os embargos de declarao forem manifestamente protelatrios, o juiz ou Tribunal, declarando que o so, condenar o embargante a pagar ao Estado multa no excedente a 2% sobre o valor da causa. c) Os embargos de declarao sero opostos dentro do prazo de dez dias, em petio dirigida ao Juiz ou Relator, com indicao do ponto obscuro, contraditrio ou omisso. d) Os embargos de declarao esto sujeitos ao preparo e sero opostos em petio dirigida ao juiz ou relator. e) Os embargos de declarao no interrompem nem suspendem o prazo para interposio de outros recursos.

Questo n.29 (FCC - 2006 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandado) No que concerne ao recurso de apelao, nos termos do Cdigo de Processo Civil, correto afirmar: a) Constatando o Tribunal a ocorrncia de nulidade no processo, sanvel ou insanvel, poder determinar a realizao ou renovao do ato processual. b) Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelao somente devolver ao Tribunal o conhecimento deste fundamento.

c) A apelao ser recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo quando interposta de sentena que confirmar a antecipao dos efeitos da tutela. d) Sero, em regra, objeto de apreciao e julgamento pelo Tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro. e) Aps a apresentao de contra-razes de apelao pelo apelado, inexiste possibilidade de reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso.

Questo n.48 (FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico - Especialidade) Caber o recurso de agravo a) das sentena terminativas. b) dos despachos de mero expediente. c) somente quando o procedimento for ordinrio ou es pecial, mas no em procedimento sumrio. d) somente quando o juiz deixar de receber apelao, ou para agregar-lhe efeito suspensivo, quando rece bida somente no efeito devolutivo. e) das decises interlocutrias.

Questo n.30 (FCC - 2009 - MPE-SE - Tcnico do Ministrio Pblico rea Administrativa) Considera-se pressuposto recursal subjetivo a a) sucumbncia. b) previso legal. c) adequao. d) tempestividade. e) regularidade procedimental.

JEF

Questo 1(FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Tcnico Judicirio rea Administrativa)


Compete ao Juizado Especial Federal Cvel processar, conciliar e julgar causas a) que tenham como objeto a anulao de lanamento fiscal de valor inferior a sessenta salrios mnimos. b) de competncia da Justia Federal at o valor de setenta salrios mnimos, bem como executar as suas sentenas. c) sobre bens imveis das autarquias e fundaes pblicas federais. d) que tenham como objeto a impugnao da pena de demisso imposta a servidores pblicos civis. e) que versem sobre direitos ou interesses individuais homogneos quando, havendo indenizao em pecnia, o valor no ultrapasse quarenta salrios mnimos.

Questo 2 (FCC - 2006 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados)
Podem ser ajuizadas no Juizado Especial Federal as causas de competncia da Justia Federal, at o valor de sessenta salrios mnimos, que versem sobre a) diviso e demarcao. b) bens imveis das fundaes pblicas federais. c) impugnao da pena de demisso imposta a servidores pblicos civis. d) anulao ou cancelamento de ato administrativo federal de lanamento fiscal. e) litgio entre Estado Estrangeiro e pessoa domiciliada ou residente no Brasil.

Questo 3 (FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados)
Considere as seguintes assertivas a respeito dos Juizados Especiais Federais: I. Podem ser partes no Juizado Especial Federal Cvel, como autores, as pessoas fsicas e as microempresas e empresas de pequeno porte, assim definidas na legislao competente. II. Para efetuar o exame tcnico necessrio conciliao ou ao julgamento da causa, o Juiz nomear pessoa habilitada, que apresentar o laudo at cinco dias antes da audincia, independentemente de intimao das partes.

III. Tratando-se de obrigao de pagar quantia certa, aps o trnsito em julgado da deciso, em regra, o pagamento ser efetuado no prazo de noventa dias, contados da entrega da requisio, por ordem do Juiz, autoridade citada para a causa mediante precatrio previamente expedido. IV. As partes podero designar, por escrito, representantes para a causa, advogado ou no. Est correto o que consta APENAS em a) I, II e IV. b) II e IV. c) I e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.

Questo 4 (FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria) Com relao ao Juizado Especial Federal, correto afirmar: a) incabvel pedido de uniformizao de interpretao de lei federal quando houver divergncia entre decises sobre questes de direito material proferidas por Turmas Recursais em razo do princpio da unicidade e da independncia. b) No se incluem na competncia do Juizado Especial Federal Cvel as causas para a anulao ou cancelamento de ato administrativo federal, salvo o de natureza previdenciria e o de lanamento fiscal. c) Compete ao Juizado Especial Federal Cvel processar, conciliar e julgar causas de competncia da Justia Federal at o valor de quarenta salrios mnimos, bem como executar as suas sentenas.

d) Quando a pretenso versar sobre obrigaes vincendas, para fins de competncia do Juizado Especial Federal Cvil, a soma de vinte e quatro parcelas no poder exceder o valor legal mximo pr-estabelecido.
e) No haver prazo diferenciado para a prtica de qualquer ato processual pelas pessoas jurdicas de direito pblico, exceto para a interposio de recursos.

Questo n.5 (FCC - 2007 - TRF-4R - Tcnico Judicirio - rea Administrativa)


O Juizado Especial Federal visa obteno do mximo rendimento da lei com o mnimo de atos processuais. Tal objetivo diz respeito ao princpio a) da legalidade. b) da oralidade. c) da economia processual. d) do contraditrio. e) da impessoalidade.

Juiz e Ministrio Pblico

Questo 1 (FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Judiciria) Fbio juiz de direito na comarca de Barra de Ouro onde tramitam os processos Prata, Bronze e Cobre. No processo Prata ele herdeiro presuntivo do autor, no processo Bronze ele amigo intimo do ru e no processo Cobre ele cunhado do advogado do autor. Nestes casos, defeso a Fbio exercer as suas funes a) nos processos Bronze e Cobre, somente. b) no processo Prata, somente. c) nos processos Prata, Bronze e Cobre. d) nos processos Prata e Bronze, somente. e) no processo Cobre, somente.

Questo 2 (FCC - 2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) Mara juza de direito. Neste ms recebeu atravs da distribuio trs processos: A, B e C. No processo A o advogado do autor o marido de Mara. No processo B uma das partes inimiga capital de Mara e no processo C a autora empregada de Mara. Nestes casos, Mara est impedida de exercer as suas funes a) no processo A. b) no processo B c) no processo C. d) nos processos A e B. e) nos processos A e C.

Questo 3 (FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Judiciria) Em uma ao de cobrana o juiz que presidiu a audincia de instruo e julgamento se aposentou. Nesse caso, a) dever julgar a lide, mesmo aposentado, em razo do princpio da identidade fsica do juiz. b) poder, julgar a lide, em razo do princpio da identidade fsica do juiz. c) a ao ser julgada pelo seu sucessor, pois, nesse caso, no prevalece o princpio da identidade fsica do juiz. d) o seu sucessor anular a ao desde a citao, devolvendo ao ru o prazo para contestao. e) dever julgar a lide, mesmo aposentado, mas a sua sentena dever ser ratificada pelo juiz que vier a suced-lo.

Questo 4 (FCC - 2009 - DPE-MT - Defensor Pblico) Quanto s funes exercidas pelo juiz: a) as decises aplicam sempre as normas legais, sendo-lhe defeso utilizar-se de outros meios para despachar ou sentenciar. b) visando justia de cada caso, deve como regra julgar por equidade. c) deve zelar pelo tratamento isonmico das partes, concili-las sempre que possvel, procurar a rpida soluo do litgio e prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da justia. d) diante do princpio da iniciativa da parte, deve aguardar que esta requeira as provas a serem produzidas, no podendo fazlo de ofcio. e) pode decidir livremente a lide, desde que fundamentadamente, podendo examinar quaisquer questes do processo, levantadas ou no pelas partes, em busca de subsdios para o julgamento.

Questo 5 (FCC - 2006 - TRT - 6 Regio (PE) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) certo que o juiz a) apreciar a prova, atendendo aos fatos e s circunstncias constantes dos autos, somente se forem alegadas pelas partes. b) pode se eximir de sentenciar ou de despachar, alegando lacuna ou obscuridade da lei. c) no precisa indicar na sentena os motivos que lhe formaram o convencimento. d) responder por perdas e danos quando, no exerccio de suas funes, proceder com dolo. e) no poder, de ofcio, determinar as provas necessrias instruo do processo.

Questo 6 (FCC - 2006 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Judiciria) certo que o juiz a) somente poder tentar conciliar as partes em audincia para esse fim especialmente designada, no podendo faz-lo em outra fase do processo. b) dever eximir-se de sentenciar ou despachar se houver lacuna ou obscuridade da lei. c) decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. d) no poder determinar a produo de provas necessrias instruo do processo se no houver requerimento das partes a respeito. e) apreciar a prova se atende apenas aos fatos e circunstncias alegados pelas partes.

Questo 7 (FCC - 2009 - TJ-SE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Deve ser argida por meio de exceo, que ser processada em apenso aos autos principais, a a) conexo. b) litispendncia. c) coisa julgada. d) perempo. e) suspeio.

Questo 8 (FCC - 2009 - TJ-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa) Em matria de valorao da prova pelo juiz, o Cdigo de Processo Civil adota o princpio da a) persuaso racional. b) prova legal. c) livre convico. d) proporcionalidade. e) oralidade.

Questo 9 (FCC - 2009 - TRT - 7 Regio (CE) - Analista Judicirio - rea Administrativa) Considere as assertivas abaixo sobre o Juiz. I. No julgamento da lide caber-lhe- aplicar as normas legais e, no as havendo, recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais de direito. II. O juiz poder indeferir diligncias requeridas pelas partes, quando inteis ou meramente protelatrias.

III. O juiz decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes, no suscitadas, a cujo respeito a lei exige a iniciativa da parte. IV. O juiz, titular ou substituto, que concluir a audincia, ainda que estiver promovido, julgar a lide. correto o que se afirma APENAS em a) II e IV. b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV.

Questo 10 (FCC - 2007 - TRE-PB - Analista Judicirio - rea Administrativa) Sobre o Juiz, considere: I. Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. II. O juiz s decidir por equidade nos casos previstos em lei. III. Responder por perdas e danos o juiz quando retardar, sem justo motivo, providncia que deva ordenar de ofcio ou a requerimento da parte.

IV. O juiz no se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei.

correto o que se afirma APENAS em a) II e IV. b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) I, II e III. e) I, III e IV.

Questo 11 ( FCC - 2012 - TRT - 11 Regio (AM) - Analista Judicirio - rea Administrativa) correto afirmar que o Ministrio Pblico a) no pode atuar num mesmo processo como parte e como fiscal da lei. b) deve estar presente como fiscal da lei em todos os processos em que o Estado estiver presente na relao processual. c) pode recorrer no processo em que oficiou como fiscal da lei, mesmo que no haja recurso da parte. d) s pode juntar documentos e certides quando estiver atuando como parte, no podendo faz-lo como fiscal da lei. e) pode, como fiscal da lei, ampliar os limites da lide, suscitando questes a respeito das quais a lei exige a iniciativa da parte.

Questo 12 (FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judicirio - rea Administrativa / Direito Processual Civil / Do Ministrio Pblico) No processo B o Ministrio Pblico est intervindo como fiscal da Lei. Neste caso, a) poder juntar documentos e certides, bem como produzir prova em audincia, mas no poder requerer outras diligncias uma vez que estas competem especificamente s partes. b) poder juntar documentos e certides, mas no poder produzir prova em audincia. c) o Ministrio Pblico ter vista dos autos antes das partes, sendo intimado apenas dos principais atos processuais previstos no Cdigo de Processo Civil. d) no poder juntar documentos e certides, mas poder produzir prova em audincia. e) o Ministrio Pblico ter vista dos autos depois das partes, sendo intimado de todos os atos do processo.

Questo 13 (FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justia) No processo civil, o Ministrio Pblico a) age sempre facultativamente, em obedincia a seu poder discricionrio. b) no exerccio de suas funes, no poder ser responsabilizado civilmente, mas somente nos mbitos administrativo e criminal. c) poder produzir prova em audincia, mas no juntar documentos e certides, o que privativo das partes. d) intervir nas causas em que haja interesses de incapazes, relativas ao estado da pessoa, declarao de ausncia e disposies de ltima vontade. e) dever manifestar-se nas aes que envolvam litgios coletivos e individuais pela posse da terra urbana e rural.

Questo 14 (FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico - Especialidade Direito) Quando o Ministrio Pblico for parte, computar-se- o prazo a) em dobro para contestar, recorrer e apresentar contrarazes de recursos. b) em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer. c) singelamente, salvo se, tambm, em razo de litisconsrcio, com advogados distintos, a outra parte tiver prazos em dobro. d) em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer e apresentar contra-razes de recurso. e) em qudruplo para contestar e para recorrer.

Questo 15 (FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministrio Pblico - Especialidade Direito) Em ao de anulao de casamento, a interveno do Ministrio Pblico a) em nenhuma hiptese obrigatria, porque no h interesse pblico. b) s ocorrer se o juiz entender presente algum interesse pblico. c) s ser obrigatria se houver filhos incapazes. d) obrigatria, porque se trata de ao concernente ao estado da pessoa. e) no ser obrigatria, se as partes estiverem representadas por advogados constitudos, mas ser obrigatria se pelo menos uma delas for representada pela Defensoria Pblica.

Questo 16 (FCC - 2009 - MPE-SE - Tcnico do Ministrio Pblico rea Administrativa) A intimao do Ministrio Pblico, em qualquer caso, somente poder ser feita a) pessoalmente. b) por carta simples. c) por carta registrada. d) pela imprensa. e) por carta registrada, com aviso de recebimento.

Partes e Procuradores

Questo 1 (FCC - 2012 - TJ-PE - Oficial de Justia - Judiciria e Administrativa) A respeito das Partes e dos Procuradores, considere:

I. O juiz dar curador especial ao ru preso, bem como ao revel citado por edital ou com hora certa. II. O cnjuge somente necessitar do consentimento do outro para propor aes que versem sobre direitos reais imobilirios. III. O valor da indenizao arbitrada parte que litigou de mf ser desde logo fixado pelo juiz, em quantia no superior a 10% sobre o valor da causa. IV. O juiz ou tribunal, de ofcio ou a requerimento, condenar o litigante de m-f a pagar multa no excedente a um por cento sobre o valor da causa.

De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro, est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I, II e III. c) I, II e IV. d) II, III e IV. e) III e IV.

Questo 2 (FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador / Direito Processual Civil ) A alienao da coisa ou do direito litigioso, a ttulo particular, por ato entre vivos, a) no altera a legitimidade das partes e a sentena proferida entre as partes originrias no estende seus efeitos ao adquirente ou ao cessionrio. b) altera a legitimidade das partes, permitindo o ingresso imediato em juzo do adquirente ou cessionrio, substituindo o alienante ou o cedente, independentemente de consentimento da parte contrria. c) altera a legitimidade das partes, mas o ingresso em juzo do adquirente ou cessionrio est condicionado ao consentimento da parte contrria, ensejando a extino do feito sem resoluo de mrito se no houver o consentimento.

d) no altera a legitimidade das partes, sendo vedado ao adquirente ou ao cessionrio, o seu ingresso em juzo, substituindo o alienante ou o cedente, sem que haja o consentimento da parte contrria, mas poder intervir no processo, assistindo o alienante ou o cedente. e) no altera a legitimidade das partes, sendo vedado ao adquirente ou cessionrio ingressar em juzo, substituindo o alienante ou cedente, ou intervir no processo assistindo o alienante ou cedente.

Questo 3 (FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Tcio pretende ajuizar ao de cobrana por dvida contrada por Augustus, j falecido, de cujo esplio so herdeiros cinco filhos, sendo que o inventariante dativo. Nessa ao, a) o esplio ser representado pelo herdeiro mais novo. b) o esplio ser representado pelo inventariante dativo c) o esplio ser representado pelo herdeiro mais velho. d) sero rus todos os herdeiros. e) ser nomeado curador para representar o esplio.

Questo 4 (FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Judiciria) Considere as seguintes assertivas a respeito dos deveres das partes e dos procuradores: I. O ru que, por no arguir na sua resposta fato impeditivo do direito do autor, dilatar o julgamento da lide, ser condenado nas custas a partir do saneamento do processo e perder, exceto se vencedor na causa, o direito a haver do vencido honorrios advocatcios. II. Quando forem dois ou mais os litigantes de m-f, o juiz condenar todos, de forma solidria, ao pagamento de multa de 10 a 20% do valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu. III. Se cada litigante for em parte vencedor e vencido, sero recproca e proporcionalmente distribudos e compensados entre eles os honorrios e as despesas. Se um litigante decair de parte mnima do pedido, o outro responder, por inteiro, pelas despesas e honorrios.

De acordo com o Cdigo de Processo Civil brasileiro est correto o que se afirma SOMENTE em a) II. b) III. c) I e II. d) II e III. e) I e III.

Questo 5 (FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Judiciria) Vera, advogada do Condomnio Edifcio SOL, ajuizou ao de cobrana a fim de evitar a prescrio, sem instrumento de mandato, tendo em vista que a sndica do referido Condomnio est ausente do Brasil em razo de viagem. Neste caso, a) Vera se obrigar, mediante cauo, a exibir o instrumento de mandato no prazo de 10 dias, prorrogvel at outros 10, por despacho do juiz. b) o processo ser extinto sem resoluo do mrito, tendo em vista a inexistncia da procurao, com o consequente reconhecimento da prescrio.

c) a inicial ser indeferida por estar desacompanhada de documento essencial. d) Vera se obrigar, independentemente de cauo, a exibir o instrumento de mandato no prazo de 15 dias, prorrogvel at outros 15, por despacho do juiz. e) Vera se obrigar, independentemente de cauo, a exibir o instrumento de mandato no prazo improrrogvel de 60 dias.

Questo 6 (FCC - 2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) A condenao por litigncia de m-f a) implicar no pagamento de multa no excedente a 1% do valor da causa, devidamente atualizado. b) depende de requerimento da parte contrria, no podendo o juiz decidir de ofcio. c) no implicar em indenizao parte contrria, estando os prejuzos que sofreu includos na multa fixada pelo juiz ou tribunal. d) no inclui pagamento de honorrios advocatcios. e) depende de requerimento da parte contrria, no podendo o tribunal decidir de ofcio.

Questo 7 (FCC - 2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) No que concerne s despesas e honorrios, a) se um litigante decair de parte mnima do pedido, os honorrios e as despesas sero recproca e proporcionalmente distribudos e compensados entre eles. b) nos juzos divisrios, no havendo litgio, os interessados dividiro as despesas igualmente entre si e no na proporo dos respectivos quinhes. c) havendo transao e nada tendo as partes disposto quanto as despesas, estas sero pagas pelo ru. d) se o processo terminar por desistncia, as despesas e os honorrios sero rateados entre as partes. e) nos processos de jurisdio voluntria, as despesas sero adiantadas pelo requerente, mas rateadas entre os interessados.

Questo 8 (FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) NO se reputa litigante de m-f a parte que a) interpuser recurso com intuito manifestamente protelatrio. b) alterar a verdade dos fatos. c) s se manifestar nos autos no ltimo dia dos prazos processuais. d) proceder de modo temerrio em qualquer incidente ou ato do processo. e) deduzir pretenso ou defesa contra texto expresso de lei.

Questo 9 (FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados) A herana vacante ser representada em juzo a) pelo sndico. b) por seu curador. c) pelo inventariante. d) pelo gerente. e) pelos herdeiros.

Questo 10 (FCC - 2009 - PGE-RJ - Tecnico Assistente de Procuradoria) A procurao geral para o foro NO habilita o advogado para a) participar de audincia de instruo. b) acompanhar inspeo judicial. c) recorrer. d) formular quesitos e indicar assistente tcnico. e) transigir e dar quitao.

Questo 11 (FCC - 2006 - BACEN - Procurador - Prova 2) H substituio processual quando a) o advogado representa a parte no processo. b) autorizado por lei, terceiro pleitear em nome prprio direito alheio. c) terceiro pleitear em nome prprio e em nome alheio direitos que so comuns, independentemente de autorizao legal. d) a parte no necessitar de advogado para postular em Juzo. e) autorizado por lei, terceiro pleitear em nome alheio os direitos que este no postular, prejudicando seus credores.

Questo 12 (FCC - 2010 - TJ-PI - Assessor Jurdico / Direito Processual) A procurao geral para o foro no habilita o advogado para a) receber citao inicial e transigir. b) assinar a petio inicial ou a contestao. c) interpor os recursos especial e extraordinrio. d) ajuizar reconveno e propor a ao declaratria incidental. e) receber intimao da data designada para a audincia e da sentena.

Questo 13 (FCC - 2010 - MPE-RN - Agente Administrativo) No processo civil, as despesas dos atos processuais efetuados a requerimento do Ministrio Pblico interveniente sero a) pagas a final pelas partes, proporcionalmente. b) pagas pelo Ministrio Pblico antes da realizao do ato. c) suportadas pela Fazenda Pblica. d) pagas a final pelo vencido. e) dispensadas de pagamento porque o Ministrio Pblico rgo do Estado.

Questo 14 (FCC - 2009 - TJ-SE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Sero representados em juzo, ativa e passivamente, a) os Estados, por seus procuradores. b) a herana jacente ou vacante, pelo Ministrio Pblico. c) o esplio, por seu sndico. d) a massa falida, pelo inventariante. e) o condomnio, por seu curador.

Sentena e Coisa Julgada

1-FCC - 2012 - TJ-PE - Tcnico Judicirio - rea Judiciria - e Administrativa Com relao aos requisitos essenciais da sentena INCORRETO afirmar: a) Condenado o devedor a emitir declarao de vontade, a sentena, uma vez transitada em julgado, produzir todos os efeitos da declarao no emitida. b) defeso ao juiz proferir sentena, a favor do autor, de natureza diversa da pedida.

d) A sentena deve ser certa, exceto quando decida relao jurdica condicional. e) Publicada a sentena, o juiz poder alter-la de oficio para Ihe retificar erros de clculo. c) A sentena que condenar o ru no pagamento de uma prestao, consistente em dinheiro ou coisa, valer como ttulo constitutivo de hipoteca judiciria.

2-FCC - 2012 - TRT - 11 Regio (AM) - Analista Judicirio Execuo de Mandados A respeito da sentena e da coisa julgada, considere: I. As relaes jurdicas continuativas j decididas por sentena transitada em julgado podem ser modificadas em seu estado de fato e de direito e ensejar nova deciso jurisdicional. II. Os motivos fazem coisa julgada, quando importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena. III. A sentena faz coisa julgada apenas s partes entre as quais dada, mas os terceiros podem ser atingidos pelos efeitos da sentena.

Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III.

3-FCC - 2011 - TCE-SP - Procurador Sobre a sentena e a coisa julgada correto afirmar: a) A verdade dos fatos estabelecida como fundamento da sentena faz coisa julgada. b) A coisa julgada formal enseja a impossibilidade de modificao da sentena naquele mesmo processo ou em qualquer outro. c) A sentena, que julgar total ou parcialmente a lide, tem fora de lei nos limites da lide e das questes decididas.

d) Se a questo prejudicial for decidida como questo principal em outro processo, civil ou penal, a sentena que sobre ela versar no faz coisa julgada formal ou material. e) Os motivos faro coisa julgada se forem importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena.

4-(FCC - 2011 - TJ-AP - Titular de Servios de Notas e de Registros / Direito Processual Civil) So requisitos essenciais da sentena, dentre outros, a) os fundamentos em que o juiz analisar apenas as questes de fato. b) os fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito. c) os fundamentos em que contero os nomes da partes, a suma do pedido e da resposta do ru, bem como o registro das principais ocorrncias havidas no andamento do processo. d) o relatrio, em que o juiz analisar e resolver as questes de fato e de direito. e) o dispositivo em que o juiz analisar as questes de fato e de direito.

5-(FCC - 2010 - PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal Prova tipo 3) Assinale a alternativa INCORRETA. a) A hipoteca judiciria produzida pela sentena condenatria somente ser inscrita aps o seu trnsito em julgado. b) A sentena pode produzir os efeitos de uma vontade no exteriorizada, substituindo-a. c) O juiz pode agir de ofcio na imposio de multa diria ao ru, para compeli-lo ao cumprimento de ordem judicial. d) Como regra, possvel executar provisoriamente a sentena, se recebido o recurso de apelao somente no efeito devolutivo. e) Mesmo de ofcio o juiz pode alterar a sentena, em certas circunstncias legalmente previstas.

6-(FCC - 2010 - PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal Prova tipo 3) A coisa julgada a) s se forma quando o juiz julgar o mrito da causa. b) formada pela fundamentao e pela parte dispositiva, em conjunto. c) uma vez formada, impede a reviso de questes que se protraiam no tempo, haja vista sua imutabilidade. d) formal ou material; o princpio constitucional de sua proteo refere-se segunda espcie. e) pode ser relativizada sempre que houver interesse da Unio ou do Estado membro da federao.

7-(FCC - 2010 - PGM-TERESINA-PI - Procurador Municipal Prova tipo 3) A sentena a) quando resolver o processo sem julgamento do mrito no necessita de fundamentao. b) o momento processual em que o juiz age por sua livre convico, mas adstrito a oferecer as razes de sua persuaso. c) dever conter sempre relatrio, fundamentao e parte dispositiva, nunca podendo o juiz decidir de forma concisa. d) nula quando proferida ultra petita, isto , alm do pedido inicial. e) no pode condenar o vencido em juros moratrios se no forem pedidos pela parte vencedora.

8-(FCC - 2010 - TCE-RO - Procurador) Se, na deciso, o magistrado, sem analisar o pedido deduzido, delibera sobre pedido no formulado, a deciso ser a) vlida. b) ultra petita. c) extra petita. d) citra petita. e) condicional.

9-(FCC - 2009 - DPE-MT - Defensor Pblico) Quanto sentena: a) uma vez publicada, exaure-se a jurisdio, no podendo o juiz alter-la, salvo por meio de embargos declaratrios, exclusivamente. b) em que pesem seus requisitos essenciais, o relatrio poder ser dispensado nos Juizados Especiais Cveis. c) no necessria a fundamentao nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito. d) defensvel possa o juiz proferi-la, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, se no houver prejuzo ao ru. e) a imposio de multa pelo juiz, na sentena, depender sempre de provocao da parte interessada.

10-(FCC - 2009 - DPE-MT - Defensor Pblico) A parte, que aceitar expressa ou tacitamente a sentena ou a deciso, no poder recorrer". Esse enunciado, de texto legal, implica a ocorrncia de a) contumcia. b) coisa julgada. c) precluso consumativa. d) perempo. e) precluso lgica.

11-(FCC - 2009 - TRT - 7 Regio (CE) - Analista Judicirio rea Judiciria) Considere as assertivas abaixo sobre os requisitos e efeitos da sentena. I. A sentena que condenar o ru no pagamento de uma prestao, consistente em dinheiro ou em coisa, valer como ttulo constitutivo de hipoteca judiciria, cuja inscrio ser ordenada pelo juiz na forma prescrita na Lei de Registros Pblicos, ainda se estiver pendente arresto de bens do devedor. II. Se aquele que se comprometeu a concluir um contrato no cumprir a obrigao, a outra parte, sendo isso possvel e no excludo pelo ttulo, poder obter uma sentena que produza o mesmo efeito do contrato a ser firmado.

III. Tratando-se de contrato que tenha por objeto a transferncia da propriedade de coisa determinada, ou de outro direito, a ao no ser acolhida se a parte que a intentou no cumprir a sua prestao, nem a oferecer, nos casos e formas legais, salvo se ainda no exigvel.

IV. Na ao que tenha por objeto a entrega de coisa, o juiz, ao conceder a tutela especfica, fixar o prazo para o cumprimento da obrigao e, tratando-se de entrega de coisa determinada pelo gnero e quantidade caber sempre ao credor individualiz-la na petio inicial.

De acordo com o Cdigo de Processo Civil, correto o que se afirma APENAS em: a) I, II e IV. b) I, III e IV. c) I, II e III. d) II e III. e) I e IV.

12-(FCC - 2009 - TJ-AP - Tcnico Judicirio - rea Judiciria) A respeito da sentena, correto afirmar que o juiz poder a) condenar o ru em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado. b) proferir sentena, a favor do autor, de natureza diversa da pedida. c) alter-la de ofcio, aps a publicao, para corrigir inexatides materiais, bem como para retificar erros de clculo. d) proferir sentena ilquida quando o autor tiver formulado pedido certo. e) deixar de analisar, na sentena, as questes de fato e de direito, desde que na parte dispositiva, resolva a lide proposta.

13-(FCC - 2007 - TRE-MS - Analista Judicirio - rea Judiciria) No que concerne aos requisitos e efeitos da sentena, e de conformidade com o Cdigo de Processo Civil, correto afirmar que a) publicada a sentena o juiz s poder alter-la por meios de embargos de declarao. b) o juiz poder proferir sentena ilquida, ainda que o autor tiver formulado pedido certo. c) a sentena condenatria genrica no viabiliza a produo de hipoteca judiciria. d) a sentena transitada em julgado que condena o devedor a emitir declarao de vontade produzir todos os efeitos da declarao no emitida. e) a sentena que decidir relao jurdica condicional pode ser incerta.

You might also like