You are on page 1of 26

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E AGRRIAS DE ITAPEVA - FAIT -

METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA AO DIREITO COM NFASE NA ELABORAO DE ARTIGO CIENTFICO

Profa. MSC. Renata Domingues de Oliveira

ITAPEVA/SP
2011

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E AGRRIAS DE ITAPEVA - FAIT -

METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA AO DIREITO COM NFASE NA ELABORAO DE ARTIGO CIENTFICO

Profa. MSC. Renata Domingues de Oliveira

Apostila elaborada para auxiliar os alunos do Curso de Direito a elaborar artigos cientficos.

ITAPEVA/SP
2011

Pesquisar acordar para o mundo Marcelo Lamy

SUMRIO

INTRODUO...................................................................................................... 5

1- PRINCPIOS GERAIS DA PRODUO CIENTFICA.................................... 6

2- A ESCOLHA DO TEMA DA PESQUISA......................................................... 9

3- PROJETOS DE PESQUISA........................................................................... 11

4- TRABALHOS DE CONCLUSO DE CURSO, MONOGRAFIAS, DISSERTAES E TESES.............................................. 14

5- ARTIGOS CIENTFICOS 5.1. Conceito.................................................................................................. 16 5.2. A elaborao do artigo cientfico 5.2.1. O esqueleto provisrio......................................................... 17 5.2.2. A pesquisa bibliogrfica.......................................................... 17 5.2.3. Leitura e fichamento dos textos............................................. 18 5.2.4. A redao do artigo cientfico 5.2.4.1. Consideraes iniciais............................................... 19 5.2.4.2. Os elementos.............................................................. 20 5.2.4.3. A formatao e a estrutura........................................ 21 5.2.4.4. As citaes.................................................................. 22 5.2.4.5. As referncias Bibliogrficas.................................... 24

6- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.............................................................. 26

INTRODUO

Ao longo de nossa experincia como docente, percebemos que muitos estudantes de Direito, da graduao e da ps-graduao, e at mesmo professores, encontram ou encontraram dificuldades na elaborao de trabalhos cientficos. Os livros existentes no mercado trazem metodologias diversas, as regras da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) mudam quase que a cada ano, sem contar que, grande parte das Instituies de Ensino e Revistas Cientficas tm suas prprias normas. Essa falta de coeso dificulta, e muito, a redao dos trabalhos acadmicos. Foi pensando nisso que resolvemos desenvolver a presente Apostila. Para tanto, comeamos pelos Princpios Gerais da Produo Cientfica, onde a inteno foi a de trazer aos alunos as bases para o desenvolvimento de um trabalho cientfico. Em seguida, buscamos dar uma noo geral da elaborao de Fichamentos, Resumos, Resenhas, Revises Bibliogrficas, Projetos de Pesquisa, Trabalhos de Concluso de Curso, Monografias e Teses. E, por fim, o objeto central deste trabalho: a elaborao do artigo cientfico. Nossa preocupao foi a de apresentar as normas tcnicas exigidas pela FAIT/ACITA, de maneira didtica, com exemplos, de forma a minimizar as dvidas de como produzir um artigo cientfico na rea do Direito.

1- PRINCPIOS GERAIS DA PRODUO CIENTFICA

Qualquer trabalho cientfico, seja um artigo, um trabalho de concluso de curso (TCC), uma monografia ou uma tese, precisa apresentar algumas caractersticas para ser considerado como tal. Segundo o mestre Israel Belo de Azevedo (1999. p. 22):
(...) um estudo realmente cientfico quando: 1. discute idias e fatos relevantes relacionados a um determinado assunto (...); 2. o assunto tratado reconhecvel e claro (...); 3. tem alguma utilidade, seja para a cincia, seja para a comunidade; 4. demonstra, por parte do autor, o domnio do assunto escolhido e capacidade de sistematizao, recriao e crtica do material coletado; 5. diz algo que ainda no foi dito; 6. indica com clareza os procedimentos utilizados (...); 7. fornece elementos que permitam verificar (...) as concluses a que chegou; 8. documenta com rigor os dados fornecidos (...); 9. a comunicao de dados organizada de modo lgico (...); 10. redigido de modo gramaticalmente correto, estilisticamente agradvel, fraseologicamente claro e terminologicamente preciso.

Podemos afirmar, portanto, que um trabalho que no traga um assunto relevante e til, que seja obscuro, mal redigido, que no observe as normas de elaborao, no poder ser considerado um trabalho cientfico. Assim que, toda produo cientfica deve se pautar em princpios, que muitas vezes no so exigidos pelas Instituies explicitamente; mas, justamente, por se tratarem de trabalhos cientficos, estes devem ser elaborados com base em algumas normas basilares da comunicao, ainda que implcitas. Azevedo afirma que, na produo de um texto cientfico, devem ser seguidos aqueles princpios que lhe confiram clareza, conciso, coerncia, correo e preciso (op.cit., p. 23). Ou seja, o trabalho deve ser claro, afinal que contribuio cientfica ele trar se no permitir ao leitor a sua compreenso? Deve tambm, ser preciso, exato, contundente, o autor precisa expor suas idias em poucas palavras, ir direto ao assunto, para que no corra o risco de se perder em frases e pargrafos muito longos. Alm disso, o trabalho deve harmonioso, ter lgica, nexo entre os fatos e as idias apresentadas; os captulos ou partes devem guardar relao entre si. E, por

fim, o texto deve ser escrito corretamente, evitando-se jarges, grias, expresses chulas... deve-se respeitar as regras do nosso portugus, especialmente a

concordncia verbal e nominal, a acentuao... Uma dvida recorrente diz respeito forma de tratamento que o autor deve adotar para se referir a si enquanto pesquisador, se seu texto deve ser produzido na primeira pessoa do singular (eu entendo que...), na primeira do plural (ns entendemos que... ) ou se deve valer-se de expresses que tornem o texto impessoal (entende-se que...). Pois bem, como toda produo cientfica deve ter um carter formal e impessoal, deve-se evitar que sua construo seja feita na primeira pessoa do singular (cf. NUNES, Luiz Antonio. 1997. p. 69). E ainda, frise-se, ao eleger uma ou outra forma de tratamento, o autor deve adot-la at o fim do trabalho. Na rea jurdica, o autor deve dar especial ateno aos termos tcnicos, para que no sejam utilizados com sentidos trocados ou sem preciso adequada; por exemplo, trocar seqestro por rapto, furto por roubo, deciso judicial por parecer, etc... Em se tratando, de termos tcnicos raros e no muito conhecidos no mundo jurdico, o autor deve ter o cuidado de apresentar seu conceito. claro que, se forem termos usuais na rea forense, no haver a necessidade de tal conceituao. Assim, quando o pesquisador escrever lei federal, apelao, cnjuge, etc, no precisar definir tais termos (cf. NUNES, op. cit., p. 68). De muita utilidade so os dez conselhos prticos que Azevedo (op.cit., p. 25-26) nos d para a elaborao de um bom trabalho cientfico:
1. (...) No alongue as frases com o uso abusivo de o qual, cujo e gerndios. (...) 2. Encadeie as frases e os pargrafos logicamente (...). 3. Evite apelar para generalizaes (como a maioria acha, todos sabem). 4. Evite repetir palavras, especialmente verbos e substantivos. Use sinnimos. (...) 5. Evite modismos lingsticos (como em nvel de, colocao, Gadotti vai dizer que, etc.). (...). 6. Evite as redundncias (como os alunos so a razo de ser da Escola Prof. Pegado. (...). 7. Abstenha-se de superlativos, aumentativos, diminutivos e adjetivos em demasia. (...). 8. Faa poucas citaes diretas; opte por reescrev-las, creditando-as aos seus autores. (...). 9. Use as notas de rodap para definies e informaes que, embora sucessivas, acabam truncando por demais o texto. (...). 10. Lembre-se que voc est escrevendo para um leitor real. (...).

Seguindo tais conselhos, certamente o pesquisador lograr xito na sua produo. Porm, ressaltamos que, para elaborar um bom trabalho cientfico, antes de qualquer coisa necessrio ler, e ler muito. impossvel escrever bem sem ler bem. O bom pesquisador aquele que tem gosto pela leitura, pelos livros e autores. E a surge a questo do tempo, ou melhor, da falta de tempo. voc leitor, que lanou mo de frases do tipo No tenho tempo para leitura, deixamos uma passagem extrada da obra do francs Daniel Pennac:

O tempo para ler sempre um tempo roubado. (Tanto como o tempo para escrever, alis, ou o tempo para amar.) Roubado a qu? Digamos, obrigao de viver. sem dvida por essa razo que se encontra no metr smbolo refletido da dita obrigao a maior biblioteca do mundo. O tempo para ler, como o tempo para amar, dilata o tempo para viver. Se tivssemos que olhar o amor do ponto de vista de nosso tempo disponvel, quem se arriscaria? Quem que tem tempo para se enamorar? E, no entanto, algum j viu um enamorado que no tenha tempo para amar? Eu nunca tive tempo para ler, mas nada, jamais, pde me impedir de terminar um romance de que eu gostasse. A leitura no depende da organizao do tempo social, ela , como o amor, uma maneira de ser (1993, p. 118-119).

Fica a dica ento: que o pesquisador encare sua pesquisa como algo prazeroso e no como um fardo, que seja como um romance (Ttulo da obra de Pennac).

2- A ESCOLHA DO TEMA DA PESQUISA

A fixao do tema da pesquisa o primeiro passo a ser dado numa produo cientfica. Podemos elencar algumas regras para a escolha do tema (cf. NUNES, op. cit., p. 5-14): - Escolha um tema do seu interesse: produes cientficas desmotivadas, so, geralmente, pobres e montonas e o investigador sem inspirao assemelha-se mais a um autnomo repetidor que a um criador (e a produo cientfica criao!) - Defina claramente o tema: importante, tambm, ter uma viso geral do tema, o que se d pela leitura prvia de textos j escritos sobre o assunto tratado ou pelo menos o conhecimento antecipado propiciado por aulas, seminrios e palestras assistidas. interessante que o pesquisador, antes de tomar o tema como definitivo, procure livros que tratem do assunto a fim de ter certeza da escolha. - O tema pode ser conhecido ou no: o pesquisador tambm pode optar por um tema justamente por no o conhecer ou conhec-lo de maneira insuficiente. Mesmo assim, a leitura prvia de textos necessria. - Limite o tema: O assunto a ser tratado na pesquisa deve estar limitado, reduzido. O tema levado ao mximo de reduo permite uma concentrao da pesquisa e um aprofundamento de seu contedo. Por exemplo: o tema Atualidades no Processo Civil. O que se entende por atual? Aquilo que recente apenas? E o que significa recente? Um ms ou um ano? Seria atualidades sobre todo o processo civil ou apenas uma parte dele? Trata-se da legislao processual ou das novas posies da jurisprudncia a respeito? O tema indefinido. Ento, decide-se pelo tema A reforma do CPC brasileiro de 2005 e 20061. Contudo, ao examinar o contedo de tal reforma, verifica-se que as alteraes introduzidas pelas diversas leis que foram editadas trouxeram profundas alteraes ao sistema processual. O tema est definido, mas muito extenso. A soluo, no caso, seria escolher um dos assuntos dentro da reforma e eleg-lo como tema. Por exemplo, O Recurso do Agravo ou melhor ainda O Recurso do

Lei 11.187, de 19/10/2005, Lei 11.232, de 22/12/2005, Lei 11.382 de 6/12/2006, Lei 11.418, de 19/12/2006.

10

Agravo aps as mudanas introduzidas pela Lei 11.187/05. Agora sim, o tema est bem delimitado. - Problematize o tema: tornar um assunto problemtico coloc-lo em dvida, transformando-o num problema. Utilizando o exemplo acima: quais as mudanas trazidas ao recurso de agravo pela Lei 11.187/05? Pode-se afirmar que tais mudanas agilizaram o trmite dos processos? O nmero de agravos de instrumentos interpostos diminuiu? A restrio ao agravo de instrumento viola o princpio do Duplo Grau de Jurisdio? manifestando a respeito do tema? ... - As fontes de consulta devem estar disponveis: preciso certificar-se antes de se decidir pelo assunto, da existncia de fontes de consulta que estejam ao seu alcance. O pesquisador no precisa desistir de temas desconhecidos, tampouco precisa escolher tema batidos. Ele deve descobrir se existem livros suficientes nas bibliotecas que pretende freqentar. Se se tratar de pesquisa de campo (p. ex., entrevista com pessoas ou visitas a determinados locais como presdios, parlamentos, tribunais...) recomenda-se antes verificar a possibilidade de faz-la. - O tema, afinal, no precisa ser definitivo: pode acontecer do pesquisador iniciar seu trabalho de pesquisa, mas algum tempo depois, chegar concluso de que o tema no bem aquele. No h qualquer problema, desde que as variaes no comprometam o trabalho como um todo e desde que haja tempo para pesquisar mais. Por exemplo, o tema inicial era As promoes enganosas no comrcio varejista brasileiro, mas o pesquisador comea a encontrar dificuldade em achar exemplos de casos concretos, entretanto, durante a pesquisa, encontrou exemplos de publicidade enganosa praticada por construtoras de imveis. Ora, ele pode mudar o tema para A publicidade enganosa praticada na venda de imveis no Brasil, a base jurdico-doutrinria a mesma, o que mudaria seriam os casos reais e as decises judiciais citadas no trabalho. Como nossos tribunais vm se

11

3- PROJETOS DE PESQUISA

Antes de iniciar a pesquisa, o pesquisador deve, primeiramente, elaborar o seu projeto. Este consiste no planejamento de diversas etapas a serem seguidas e na definio da metodologia a ser empregada ao longo da pesquisa (AZEVEDO, op. cit., p. 40). Em geral, um projeto de pesquisa deve conter, entre outros, os seguintes elementos: - Delimitao do tema: deve-se definir o campo do conhecimento a que pertence o assunto, bem como o lugar que ocupa no tempo e no espao. Por exemplo: O controle concentrado de constitucionalidade luz da Constituio Federal de 1988 campo do conhecimento (Controle de Constitucionalidade Direito Constitucional), local (Brasil), tempo ( partir de 1988). J o tema O controle de constitucionalidade est mal delimitado pois s define o campo do conhecimento, e ainda de forma muito abrangente. - Justificativa do tema: deve-se destacar a importncia do assunto, sua relevncia tanto acadmica quanto social. E ainda, necessrio mostrar a viabilidade da pesquisa e as razes que levaram o pesquisador a escolher tal tema. Azevedo (op.cit., p. 43-44), ensina que a justificativa deve ser redigida a partir das seguintes perguntas:
* o que esta pesquisa pode acrescentar cincia onde se inscreve? (relevncia cientfica) * que benefcio poder trazer comunidade com a divulgao do trabalho? (relevncia social) * o que levou o pesquisador a se inclinar e, por fim, escolher, por este tema? (interesse) * em termos gerais, quais so as possibilidades concretas de esta pesquisa vir a se realizar (viabilidade)

- Metodologia da pesquisa: deve-se indicar o mtodo a ser empregado para investigar o problema, esclarecendo o tipo de pesquisa a ser adotado (de campo, bibliogrfica, etc...), os possveis (ex. muncipes de Itapeva), onde (ex. nas ruas de Itapeva) e quando (ex. durante o ano de 2011).

12

- Fontes para a pesquisa: deve-se indicar o tipo de material a ser utilizado na pesquisa, se fontes primrias ou secundrias, se bibliogrficas ou testemunhais, por exemplo. E, tambm, as razes de suas escolhas e a forma como sero utilizadas. - Problemas e hipteses da pesquisa: problemas so as perguntas que a pesquisa pretende responder. Hipteses so as respostas provisrias, ou seja, anteriores pesquisa, que o pesquisador oferece. O resultado pode confirm-las ou neg-las. - Procedimentos na coleta e anlise dos dados: deve-se informar como ser organizado, lido e interpretado o material coletado; e, ainda, como este ser utilizado no trabalho final. - Plano preliminar: nada mais do que um sumrio provisrio, com captulos e itens a serem desenvolvidos na pesquisa. - Aspectos operacionais: deve-se indicar os recursos tcnicos e materiais, a previso de custos (oramento), o cronograma (calendrio ms a ms, semana a semana, com as respectivas atividades a serem desenvolvidas)... - Referncias bibliogrficas: deve-se relacionar as fontes utilizadas na elaborao do projeto.

H instituies que exigem antes do Projeto (ou em substituio a este), um Anteprojeto da Pesquisa, que um documento uma pouco mais simplificado. De acordo com as normas da FAIT/ACITA

(<http://www.fait.edu.br/principal/index.php?option=com_content&task=view&id=70&I temid=52>. Acesso em 07 mai. 2010), os anteprojetos devem seguir o seguinte roteiro:

1 CAPA Instituio: Ttulo do Anteprojeto: Autor: Local e data de apresentao: 2 FOLHA DE ROSTO Instituio: Ttulo do Anteprojeto: Autor: Orientador: Temtica de Investigao: Curso de Graduao: Local e data de apresentao:

13

3 INTRODUO Escrever as principais idias (essncia e natureza problema de pesquisa, objetivo principal, hiptese, uma sntese da metodologia), no ultrapassando 10 linhas. Acrescentar ao final trs a cinco palavras-chave. 4 APRESENTAO DO PROBLEMA DE PESQUISA Indicar o que pretende pesquisar, especificando o problema a ser investigado, formulando-o com clareza, explicitando a sua relao com a temtica de investigao. 5 JUSTIFICATIVA ASSOCIADA AOS PRESSUPOSTOS TERICOS Apresentar os motivos geradores do problema a ser investigado, mostrando o porqu da opo pelo tema e a sua relevncia. Redigir o texto com pressupostos tericos que sustentaro a Pesquisa. 6 OBJETIVOS Explicitar os objetivos a serem alcanados com a Pesquisa. 7 METODOLOGIA DE INVESTIGAO Indicar como pretende investigar o problema, esclarecendo: o tipo de pesquisa a ser adotado, os provveis sujeitos, onde (espao) e quando (cronograma). 8 REFERNCIAS Indicar as leituras realizadas que constam no referencial terico do Anteprojeto de Pesquisa.

O site da FAIT disponibiliza o modelo do anteprojeto, basta acessar: <www.fait.edu.br> e clicar no link NUPES.

14

4TRABALHOS DE CONCLUSO DISSERTAES E TESES

DE

CURSO,

MONOGRAFIAS,

No objeto do presente trabalho explicar como se elabora um TCC, uma Monografia, uma Dissertao de Mestrado ou uma Tese de Doutorado, apenas daremos algumas informaes bsicas sobre tais espcies de trabalhos cientficos.

- Trabalho de Concluso de Curso (TCC): o trabalho cientfico exigido para concluso de cursos de graduao. o mesmo que Monografia.

-Monografia: mono=nico, ou seja, o trabalho cientfico que tem por objeto um nico assunto ou tema (cf. ALVARENGA, 2001. p. 11). exigncia para concluso de cursos de graduao e ps-graduo (lato sensu). H basicamente trs tipos de Monografia (cf. NUNES, op.cit., p. 15-27): a) Monografia de compilao: consiste na exposio do pensamento dos vrios autores que escreveram sobre o tema escolhido. O pesquisador deve apresentar um panorama das vrias posies, de maneira clara e didtica e, tambm, deve dar sua opinio sobre os pontos relevantes, bem como suas concluses. Na rea jurdica, recomendvel que se inclua tambm jurisprudncia sobre o assunto pesquisado. b) Monografia de pesquisa de campo: a pesquisa se realiza pela observao dos fatos ou pela indagao das pessoas envolvidas e interessadas no tema objeto do estudo. Aps a elaborao do trabalho de campo, cabe ao investigador organizar o material colhido para, ento, desenvolver o aspecto terico da pesquisa. c) Monografia cientfica: a pesquisa que diz algo que ainda no foi dito, ou que contesta alguma posio anterior. O pesquisador formula um problema, apresenta as hipteses atravs das quais pretende solucion-lo, diz como a investigao se desenvolver (se pesquisa bibliogrfica, de campo...) e como pretender comprovar as hipteses. Ao final da investigao ir concluir pela soluo ou no do problema levantado.

- Dissertao: o trabalho cientfico exigido para concluso de cursos de mestrado (Cf. AZEVEDO, op. cit., p. 50). semelhante monografia cientfica, porm sua

15

elaborao segue parmetros mais rigorosos, e o tema mais aprofundado; inclusive, no caso da rea jurdica, exige-se a incluso do Direito comparado.

- Tese: o trabalho cientfico exigido para concluso de cursos de doutorado (Cf. AZEVEDO, op. cit., p. 50). Assemelha-se dissertao, porm exige-se originalidade.

16

5- ARTIGOS CIENTFICOS

5.1. Conceito um texto escrito para ser publicado numa revista especializada e tem o objetivo de comunicar os dados de uma pesquisa (...) (AZEVEDO, op. cit., p. 82). Em geral, o artigo pode ser : a) original, quando traz assuntos inditos; b) de reviso, quando aborda, analisa ou resume informaes j publicadas. (cf. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estrutura-de-um-trabalhoacademico/metodologia-de-artigo-cientifico-2.php. Acesso em 09 mai. 2010). Consistem em publicaes mais sintticas que os livros, com uma abordagem mais enxuta do tema em questo. Por isso, o artigo cientfico no extenso, possui entre 5 a 10 laudas. Dependendo da rea do conhecimento e da natureza do estudo, encontram-se artigos priorizando a divulgao de: a) reviso bibliogrfica de um tema A reviso bibliogrfica, tambm denominada Reviso de Literatura, uma compilao crtica e retrospectiva em torno de determinado assunto em vrias obras. Seu objetivo sintetizar o estatuto em discusso de determinado tema, como aparecem nestes livros, e tambm dialogar com seus autores. (AZEVEDO, op. cit.,p. 28). Exige anlise crtica do material coletado. Os trabalhos cientficos na rea do Direito basicamente se resumem a revises bibliogrficas, so menos freqentes os trabalhos que trazem pesquisa de campo, experimentos, etc, como ocorre na rea das cincias biolgicas, por exemplo. b) resumo crtico de uma obra: uma redao tcnica que avalia de forma sinttica uma obra cientfica ou literria. Quando publicado chamado de resenha.2

Tal texto, em linhas gerais, deve seguir o seguinte roteiro: Introduo, Desenvolvimento e Crtica (cf. AZEVEDO, op. cit., p. 34-35 e <http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/ normasorganinforesumo.htm>). A introduo deve ser breve (em torno de 10 a 20% da extenso total da resenha), o pesquisador deve contextualizar o assunto de que trata a obra e sua relevncia. No desenvolvimento, deve-se buscar resumir o contedo da obra, indicando quais as idias principais do autor, qual a posio defendida pelo autor com relao problemtica do tema e quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posio. O desenvolvimento deve ocupar entre 60 e 70% da extenso total da resenha. E, por fim, resta apresentar a sua opinio sobre o assunto. Tal anlise , em sntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idias sobre o tema em questo, contextualizando o texto que est sendo analisado. E ainda, uma avaliao da qualidade do texto, quanto sua coerncia, validade, originalidade, profundidade, alcance, etc. Em relao aos aspectos formais da resenha esta deve apresentar: a) ttulo (diferente do ttulo da obra resenhada) ao alto, no centro; b) dados da obra, ao alto, direita; c) redao direta sem entrettulos. Deve ainda, conter capa e folha-de-rosto.

17

c) relato de caso ou experincia (profissional, comunitria, educacional, etc.) pessoal e/ou de um grupo d) procedimentos e resultados de uma pesquisa cientfica (de campo) Neste caso, o artigo chamado de comunicao cientfica. e) informaes sobre determinada tecnologia Neste caso, o artigo chamado de comunicao tcnica. Ex. software

5.2. A elaborao do artigo cientfico 5.2.1. O esqueleto provisrio Aps a escolha e delimitao do tema, inicia-se a fase de pesquisa para elaborao do artigo cientfico. Recomendamos a feitura de um sumrio prvio, ou seja, antes da redao do texto, antes mesmo da pesquisa bibliogrfica, de grande utilidade a elaborao de um esqueleto, que serve como guia de orientao para o pesquisador, um roteiro do caminho a ser seguido. (cf. NUNES, op. cit., p. 28). Com base nos sumrios das obras consultadas, o investigador poder montar o seu prprio sumrio. partir da, ir desenvolver a redao do artigo na mesma ordem do esqueleto.

5.2.2. A pesquisa bibliogrfica Com o esqueleto pronto, chega-se fase da preparao da bibliografia. O pesquisador deve comear com uma bibliografia mnima, construda partir dos livros que consultou para decidir-se pelo tema e mediante a anotao da prpria bibliografia que apresentada nesses livros (NUNES, op. cit., p. 28). Com essa bibliografia mnima j possvel engrossar bastante a relao de ttulos e autores. Verificando que a bibliografia que possui ainda no suficiente para desenvolver toda o artigo, o investigador deve continuar a pesquisa bibliogrfica. Esta pode ser feita pelo nome do autor ou pelo tema. Pode-se, ainda, buscar obras a partir de certas palavras-chave escolhidas previamente, bem como de outras que surgiro dessa prpria busca. Para pesquisa de jurisprudncia, o pesquisador deve adotar o mesmo critrio, fazendo a busca nos sites dos tribunais, em revistas especializadas, em

18

livros de jurisprudncia, etc. Encontrada uma deciso que traga a palavra-chave escolhida, prudente fazer a leitura da Ementa (resumo da deciso) para verificar se o assunto tratado diz respeito realmente ao assunto que se est pesquisando, pois nem sempre isso ocorre. Pois bem, feita a pesquisa, resta ao pesquisador selecionar a bibliografia que ser de fato utilizada. Para isso, necessrio que se faa uma ligeira leitura de cada obra para decidir se aquele texto serve ou no. Feita tal seleo, est completa a fase de coleta da bibliografia; o que no impede que, no momento da redao do artigo, outros livros e textos venham a surgir e o pesquisador, sem dvida, poder inclu-los tambm no seu trabalho (cf. NUNES, op. cit., p. 39). Coletada a bibliografia, o pesquisador poder, se a biblioteca permitir, levar os livros emprestados. Poder, tambm, tirar cpias das obras; neste caso, deve-se pedir cpia, alm do captulo especfico, da folha de rosto e da folha contendo a ficha e o ndice para catlogo sistemtico, do sumrio, das referncias bibliogrficas, da introduo e da concluso (se houver). Outra opo, e que recomendada, adquirir as obras que sero mais utilizadas para a elaborao. Essa aquisio pode ser feita em livrarias e tambm em sebos, onde possvel adquirir livros a preos reduzidos. Em se tratando de pesquisa feita na internet, recomenda-se imprimir uma cpia das obras ou salv-las no computador, em CD, pendrive... para posterior consulta.

5.2.3. Leitura e fichamento dos textos Outra recomendao que fazemos que, uma vez coletada a bibliografia, o pesquisador deve ler cada obra. Primeiramente, faz-se uma leitura superficial, a fim de conhecer o contedo da obra, em seguida deve ser feita uma leitura minuciosa, grifando com caneta os pontos mais importantes. importante ter em mos um dicionrio, a fim de esclarecer o significado das palavras estranhas ao pesquisador encontradas no texto lido. Feita essa leitura minuciosa, hora de passar ao FICHAMENTO. Fichar anotar, listar as partes mais importantes do texto ou da obra e copi-las numa ficha (da o nome Fichamento) ou numa folha parte ou mesmo digit-las no computador. Diferentemente do Resumo, essa transcrio deve ser literal (ipsis

19

litteris), ou seja, exatamente como o autor do texto escreveu (se for um captulo todo, ou um livro todo, devero ser transcritos os ttulos dos captulos e subcaptulos (se houver), assinalando entre parnteses a pgina. O Fichamento deve ser conciso e logicamente estruturado. Em relao aos aspectos formais do fichamento este deve apresentar: a) dados da obra, ao alto, direita; b) transcrio. Se necessrio, deve ainda, conter capa e folha-de-rosto. Uma outra opo que o pesquisador tem parafrasear a obra, ou seja, em vez da copiar o trecho ao p da letra, ele mesmo elabora uma redao com suas prprias palavras. Nada mais do que um RESUMO. Resumir apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo contedo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema Segundo orientaes da Universidade Catlica de Braslia

(<http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normasorganinforesumo.htm. Acesso em: 23 mar. 2010), em geral um bom resumo deve ser:
- Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundrios; - Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas prprias palavras. Ele o resultado da sua leitura de um texto; 3 - Logicamente estruturado: um resumo no apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idias centrais (o argumento) daquilo que se est resumindo. Assim, as idias devem ser apresentadas em ordem lgica, ou seja, como tendo uma relao entre elas. O texto do resumo deve ser compreensvel.

5.2.4. A redao do artigo cientfico

5.2.4.1. Consideraes iniciais Tendo sido cumpridas as etapas anteriores, hora de redigir o artigo. Mas, nada impede que durante a redao faa-se nova pesquisa, atualize-se dados... o importante comear a escrever o quanto antes. No existe uma frmula de como escrever um trabalho cientfico, mas pode-se apontar algumas qualidades que uma investigao cientfica deve ter
3

Neste caso recomenda-se ter em mos um dicionrio de sinnimos e antnimos, que ajudar na construo das frases, do conjunto das palavras, de maneira diferente da escrita pelo autor.

20

(AZEVEDO, op. cit., p. 106-109): - Delimitao precisa - Relevncia Temtica Fundamentao terica - Clareza dos procedimentos - Rigor documental Organizao lgica - Estilo apurado. Cada artigo, cada trabalho, traz a marca de seu escritor. Mas, em relao aos trabalhos cientficos existem normas que devem ser seguidas. So as normas gerais da ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (ABNT) e ainda, as normas especficas de cada Instituio ou Revista Especializada. A FAIT possui um documento intitulado Normas da Faculdade / ACITA para elaborao de projetos de pesquisa, monografias e trabalhos acadmicos dos cursos de graduao da FAIT que fica disponvel aos interessados na Biblioteca e no site da FAIT link NUPES. No mesmo link tambm encontramos o documento Normas para Apresentao de Trabalhos Cientficos, que traz os elementos que deve conter um artigo cientfico e a forma como este deve ser estruturado.

5.2.4.2. Os elementos De acordo com as Normas de Apresentao de Trabalhos Cientficos da FAIT/ACITA, no caso de revises de literatura (mais comuns na rea do Direito), relatos de caso, comunicaes cientficas e comunicaes tcnicas, os textos podero ser divididos nas sees: TTULO, AUTOR, PROCEDNCIA DO AUTOR, RESUMO, ABSTRACT, INTRODUO, CONTEDO, CONCLUSES E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. 4 5 Independentemente da natureza do artigo, o conceito de tais elementos o mesmo, vejamos: - RESUMO: um Resumo indicativo (ou descritivo), apenas indica os pontos principais de um texto, sem detalhar aspectos como exemplos, dados qualitativos ou quantitativos, etc. Deve ser elaborado aps o artigo estar totalmente pronto.
4

Ainda, segundo as normas da FAIT/ACITA, quando a pesquisa trouxer experimentos (pouco comum na rea do Direito), o artigo cientfico dever ser divido nas sees principais: TTULO, AUTOR, PROCEDNCIA DO AUTOR, RESUMO, ABSTRACT, INTRODUO, MATERIAL E MTODOS, RESULTADOS E DISCUSSO, CONCLUSES E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. 5 Quando o artigo traz a seo MATERIAL E MTODOS, o pesquisador deve indicar como a pesquisa foi realizada, ou seja, se foi estudado um determinado grupo/sujeito/amostra, que tipos de dados foram buscados, onde e como tais dados foram coletados, por quem foram coletados, o procedimento utilizado para anlise dos dados, etc. (cf. Normas da Faculdade / ACITA... p. 10/11). Quando o artigo traz a seo RESULTADOS E DISCUSSO, o pesquisador deve apresentar os resultados da pesquisa de forma clara, podendo, inclusive, utilizar grficos, tabelas ... com os dados estatsticos e resultados das anlises feitas. na discusso que tais dados so analisados, interpretados, criticados e comparados com os j existentes sobre o assunto na literatura citada; so discutidas suas possveis implicaes, significados e razes para concordncia ou discordncia com outros autores. (Normas da Faculdade / ACITA... p. 11).

21

- ABSTRACT: o Resumo em ingls.6 H ferramentas na internet que auxiliam na traduo, por exemplo: www.google.com.br/language_tools. - INTRODUO: Embora seja o incio do artigo, deve ser escrita ao final, aps a redao das concluses. Deve ser feita com as prprias palavras do pesquisador, dispensando-se citaes diretas ou indiretas. - CONTEDO: o assunto da pesquisa, pode apresentar Captulos, subcaptulos, itens, subitens... - CONCLUSES: Tambm devem ser escritas com as prprias palavras do pesquisador, dispensando-se citaes diretas ou indiretas. - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: So as obras utilizadas para a elaborao do artigo. A FAIT/]ACITA recomenda que sejam apresentadas em espao simples, em ordem crescente de aparecimento ou em ordem alfabtica, que o mais recomendvel. ATENO: Todos os autores das referncias devero ser citados no texto e todos os autores citados no texto devero constar nas referncias.

5.2.4.3. A formatao e a estrutura Segundo as Normas de Apresentao de Trabalhos Cientficos da FAIT/ACITA, os artigos devem ser formatados e estruturados da seguinte forma: - Devem conter no mnimo 5 e no mximo 10 laudas, incluindo anexos, tabelas e as referncias bibliogrficas, sem numerao de pginas. - Devero ser apresentados em papel padro A4 (21 x 29,7cm) e editados em Word for Windows, fonte Arial, tamanho 12, entrelinhas 1,5 e as seguintes margens: superior e esquerda 3,0cm: inferior e direita 2,0cm. - O trabalho obedecer seguinte estrutura: ttulo centralizado com letra tamanho 15, maiscula e em negrito, na primeira linha. Duas linhas abaixo, a indicao do primeiro autor (fonte 10, centralizada), com entrada pelo sobrenome, em letra maiscula, seguido do nome (Ex: AMADO, Jorge). Uma linha abaixo, o nome da
Algumas instituies podem pedir um SUMMARY ao invs do Abstract. O Summary, tambm chamado de Resumo informativo (ou analtico), mais completo que o Abstract, pois informa o leitor sobre outras caractersticas do texto. Se o texto o relatrio de uma pesquisa, por exemplo, um resumo informativo no diz apenas do que trata a pesquisa (como seria o Abstract), mas informa as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos.
6

22

Instituio de origem (fonte 8, minscula e centralizada). Repetir a mesma disposio para os demais autores. Duas linhas abaixo ser inserido o resumo (letra tamanho 10, maiscula e centralizada). O texto do resumo ser justificado, digitado com fonte 10 contendo, no mximo, 200 palavras. Uma linha abaixo, as palavraschaves (mximo 4). Uma linha abaixo ser inserido o abstract que a verso do resumo para o idioma ingls, com as mesmas caractersticas de apresentao do resumo. Duas linhas abaixo inicia-se o texto propriamente dito, que compe o corpo do trabalho, em fonte 12, justificado. - Todos os ttulos e subttulos (sees) devero ser numerados e aplicados em negrito e tamanho 12, centralizados. - A numerao sequencial das ilustraes (grficos, desenhos, figuras, tabelas e fotos), obedecer as normas tcnicas vigentes. Para facilitar a montagem tcnica dos Anais, as ilustraes devem ser inclusas no texto, no formato JPG, com pelo menos 150dpi de resoluo. Com esse cuidado, ser possvel a obteno de facilidade operacional para a necessria incluso das imagens. Quadros e tabelas sero chamados de tabelas e grficos, figuras e fotos sero chamados de figuras.

5.2.4.4. As citaes Uma das maiores dificuldades na redao de um trabalho cientfico a citao. H trs tipos de citao (cf. AZEVEDO, op. cit., p. 125-127): - direta (ou literal): o contedo do original utilizado transcrito fielmente e entre aspas. EXEMPLO: Atravs da funo legislativa, o Estado formula a norma de direito que se aplica a todos, governantes e governados, cabendo-lhe, assim, definir os lindes delimitadores da ao destes. (GARCIA, 2004. p. 139)

- indireta (ou de parfrases): o contedo do original utilizado reescrito. Neste caso, se ao redigir o artigo o pesquisador citar parfrases, no deve coloc-las entre aspas, entretanto, ao final, deve colocar entre parnteses os dados bibliogrficos da obra, sob pena de incorrer em plgio. EXEMPLO: Ao Poder Legislativo incumbe a funo de elaborar as Leis, cabendo-

23

lhe estabelecer limitaes aos atos de nossos administradores, bem como a ns cidados (cf. GARCIA, 2004. p. 139).

- citao da citao: o autor citado no foi lido diretamente, mas tomado por emprstimo de outro autor. No se deve abusar deste recurso. Se a obra citada merece mesmo ser citada, deve-se ir a ela diretamente, sem intermediao. Ainda mais porque o autor e a obra citados indiretamente no entram nas Referncias Bibliogrficas. EXEMPLO: servio pblico todo aquele prestado Administrao ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundrias da coletividade, ou simples convenincias do Estado. (MEIRELLES, 2003. p. 319, apud DI PIETRO, 2006. p. 111).

Segundo AZEVEDO (op.cit., p. 122), os problemas mais comuns quanto citao so:
- Excesso de citaes, o que faz do trabalho uma enorme colcha de retalhos. - Escassez de citaes, atribuindo-se ao autor pensamentos que so de outrem. - Documentao inadequada (por inexistncia, insuficincia ou incorreo) das fontes empregadas. - Presena no texto de informaes que poderiam ir para as notas, o que permitiria deixar a redao mais limpa. - Falta de dilogo com as fontes, usadas, s vezes, apenas abonar o pensamento do autor, sem discusso. - Inadequada transio entre o texto do autor e o texto citado, o que, s vezes dificulta a identificao de quem est falando.

Ainda, em relao citao, a FAIT/ACITA recomenda que, para referenci-las, deve-se utilizar o mtodo AUTOR, ANO DA OBRA E PGINA, deixando para as Referncias Bibliogrficas os dados completos da obra: EXEMPLOS: Segundo Bloom, .................................. (ano, p.). ou ainda: Pode-se perceber que ............................................. (BLOOM, ano, p. ...). Obs.1: Na primeira hiptese o nome do autor deve vir em minsculo, j na segunda hiptese em maisculo. Obs.2: O ponto final aparece apenas depois da referncia da citao, no quando a citao acaba. Obs.3: Em caso de obra em formato eletrnico a regra a mesma.

24

E, por fim, a FAIT/ACITA exige que as Citaes diretas com menos de 3 linhas fiquem no mesmo pargrafo. J as citaes diretas com mais de 3 linhas devem aparecer no pargrafo de baixo, com recuo de 4 cm, espaamento simples, entre aspas, diminuir a fonte para 11 ou 10 , e com dois espaos 1,5 antes e dois espaos 1,5 depois. EXEMPLOS: Segundo Hely Lopes Meirelles, o Direito, objetivamente considerado, o conjunto de regras de conduta coativamente impostas pelo Estado. (Direito administrativo brasileiro. 29. ed. atual. So Paulo: Malheiros, 2004. p. 37). A Revoluo de 1930 marcou a queda da primeira Constituio republicana e com ela o fim do liberalismo:
O Estado Liberal da verso clssica durante mais de um sculo a idia-fora das nossas instituies chegava ao fim, depois de haver atravessado dois regimes: um Imprio e uma Repblica. O Pas acordava ento para as mudanas do sculo. (...) Era a aurora do Estado social. (BONAVIDES, 1991. p. 259).

5.2.4.5. As referncias bibliogrficas A FAIT/ACITA, seguindo as diretrizes da ABNT, estabeleceu uma srie de normas quanto forma que deve ser feita a referncia da bibliografia utilizada no trabalho. Tais normas encontram-se no documento Normas ACITA para elaborao de Projetos, Monografias... disponvel no site da FAIT, link NUPES. A seguir, citaremos apenas as regras mais utilizadas na rea do Direito: Um autor: SOBRENOME, Nome. Ttulo do livro em negrito: subttulo se houver. Numero de edio. Local da publicao: Editora, ano de publicao. EXEMPLO: VASCONCELLOS, Celso dos Santos . Construo do conhecimento em sala de aula. So Paulo : Libertad, 2000. At trs autores: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Ttulo do livro em negrito: subttulo se houver. Numero de edio. Local da publicao: Editora, ano de publicao. EXEMPLO: BONAVIDES, Paulo; ANDRADE, Paes de. Histria constitucional do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. p. 259. Captulo de Livro quando o autor do capitulo no o mesmo do livro: SOBRENOME, Nome do autor do captulo. Titulo do capitulo. In: SOBRENOME, Nome do autor do livro. Titulo do livro em negrito: subttulo se houver. Numero da

25

edio. Local da publicao: Editora, ano de publicao, cap. Nmero, pagina inicial pgina final. Revistas, peridicos, boletins Se for a revista como um todo: Nome da revista. Local da publicao: Editora, volume ou nmero do fascculo, data da publicao. EXEMPLO: Revista Dialtica de Direito Tributrio, So Paulo, n. 85, out. 2002. Se for um artigo publicado na revista: SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo do artigo: subttulo se houver. Nome da revista. Local da publicao: Editora, volume ou nmero do fascculo, data da publicao. EXEMPLO: CHIESA, Cllio. Medidas provisrias em matria tributria: apontamentos sobre as inovaes introduzidas pela EC n. 32/01. Revista Dialtica de Direito Tributrio, So Paulo, n. 85, p. 32-42, out. 2002. Internet: SOBRENOME, Nome. Ttulo do livro ou artigo em negrito: subttulo se houver. Data se houver. Numero da pgina se houver. <Site>. Data de acesso. EXEMPLO: NBREGA, Airton Rocha. Repetio do convite. p. 1. Disponvel em: <http://www.neofito.com.br/artigos>. Acesso em: 14 jun. 2005 Leis: JURISDIO (pas, estado ou municpio). Titulo (especificao da legislao, nmero e data). Ementa (se houver). Local da publicao: Editora, ano de publicao. EXEMPLO: BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 32. ed. atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2003. Ou, no caso de ter sido extrada da internet: BRASIL. Decreto-lei n. 2.335, de 16 de junho de 1987. Dispe sobre o congelamento de preos e aluguis, reajustes mensais de salrios e vencimentos, institui a Unidade de Referncia de Preos (URP), e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei>. Acesso em: 20 fev. 2004.

Decises judiciais (smulas, jurisprudncias, acrdos, sentenas...): JURISDIO. rgo judicirio competente. Ttulo (natureza da deciso ou ementa) Tipo e nmero do recurso. Partes litigantes (recorrente e recorrido, se houver), Nome do relator precedido da palavra Relator. Local. Data. Indicao da publicao que divulgou a deciso judicial. EXEMPLO: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Decreto-lei na Constituio de 1967. Recurso Extraordinrio n. 62.731. Jos do Couto Moreira e Manoel Gonalves de Carvalho. Relator: Ministro Aliomar Baleeiro. 19 de junho de 1968. Disponvel em: <http://www.stf.gov.br>. Acesso em: 07 nov. 2003.

26

6- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALVARENGA, Maria Amlia de Figueiredo Pereira; ROSA, Maria Virgnia de Figueiredo Pereira Couto. Apontamentos de metodologia para a cincia e tcnicas de redao cientfica. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2001. AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produo cientfica; diretrizes para elaborao de trabalhos acadmicos. 7. ed. Prefcio de Hugo Assmann. Piracicaba: UNIMEP, 1999. BONAVIDES, Paulo; ANDRADE, Paes de. Histria constitucional do Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade administrativa. 2.ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004. ITAPEVA. Normas da Faculdade / ACITA para elaborao de projetos de pesquisa, monografias e trabalhos acadmicos dos cursos de graduao da FAIT. Disponvel em: <http://www.fait.edu.br/principal/NUPES/Norma2011.pdf>. Acesso em 04 mai. 2011. NUNES, Luiz Antonio Rizzatto. Manual da monografia jurdica. So Paulo: Saraiva, 1997. PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

You might also like