You are on page 1of 20

CAPITULO I INTRODUO A FERTILIDADE DO SOLO

1. Nutrientes Essenciais De maneira geral, qualquer elemento qumico que se encontre na soluo do solo pode ser absorvido1 pela planta. No entanto, a presena de um elemento qumico no tecido vegetal no implica que este seja fundamental para a nutrio da planta e, conseqente, para o seu crescimento2 e desenvolvimento3. Aqueles que so essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas so denominados de nutrientes essenciais. Para caracterizar-se como nutriente essencial o elemento deve atender critrios de essencialidade. Arnon & Stout (1939) postularam trs critrios para caracterizar o elemento qumico como nutriente essencial. So eles: a) a ausncia do elemento impede que a planta complete seu ciclo; b) a deficincia do elemento especfica, podendo ser prevenida ou corrigida somente mediante o seu fornecimento; c) O elemento deve estar diretamente envolvido diretamente na nutrio da planta, sendo que sua ao no pode decorrer de correo eventual de condies qumicas ou microbiolgicas desfavorveis do solo. Epstein (1975), de maneira simples e direta, funde os dois ltimos critrios em apenas um, afirmando que para o elemento ser essencial deve fazer parte da molcula de um componente ou metablito essencial. Mais rescentemente Epstein (1999) coloca que um dado elemento essencial quando ele tem um claro papel fisiolgico na planta. Com a evoluo das pesquisas em fisiologia e nutrio mineral de plantas, a essencialidade de outros elementos poder ser comprovada. O silcio e sdio, por exemplo, so indicado em alguns trabalhos e livros como nutriente essencial (Taiz & Zeiger, 2002). Outros elementos, quando em concentraes muito baixas, estimulam o crescimento de plantas, embora sua essencialidade ainda no tenha sido demonstrada ou, apenas demonstrada sob determinadas condies especiais. Esses tm sido denominados de elementos benficos, sendo eles: Al, Co, Se e V, embora Si, Na tambm figuram nesta categoria.
1

Abroo o processo pelo qual soluto do meio externo so transferidos atravs da membrana plasmtica para o interior celular. 2 Crescimento o aumento progressivo de biomassa dos organismos. Pode ser expresso como aumento de massa, volume, altura ou comprimento. 3 Desenvolvimento a seqncia cronolgica de eventos que compreendem o cilco de vida de um organizmos.
1

2. Macro e Micronutrientes As plantas contm, em termos gerais, de 800 a 900 g/kg de H2O e, por conseguinte de 100 a 200 g/kg de matria seca. Desta matria seca, 96 a 192 g/kg correpondem as molculas orgnicas compostas essencialmente por C, O, H. Assim, estes elementos tm, obviamente, sua essencialidade comprovada. Estes elementos so obtidos pelas plantas a partir da gua absorvida pelas razes e do CO2 absorvido via fotossntese. A massa restante, 4 a 8 g/kg, constituda pelos nutrientes minerais4. Entre eles, N, P, S, K, Ca e Mg so exigidos e absorvidos em maiores quantidades. Apresentam-se em maiores teores5 na planta, sendo, portanto, denominados de macronutrientes (Quadro 1). Alm destes, Fe, Mn, Zn, Cu, B, Mo e Cl e Ni so exigidos em menores quantidades, ocorrendo, portanto em menores teores, sendo por isto, denominados micronutrientes (Quadro 1). Em alguns casos diferenas nos teores de macro e micronutreintes no so muito grandes. Plantas como, cco (Cocus nucifera L) ou cebola (Allium cepa L) podem apresentar teores de Cl equivalentes ou superiores ao de alguns macronutrientes como fsforo e magnsio. Isto tambm ocorre entre diferentes tecidos na planta. Por exemplo, clulas do mesfilo foliar tm teores de Fe e Mn maiores do que os de S e Mg. Por ser essencialmente quantitativa, sob o aspceto ficiolgico a classificao em macro e micronutriente no teria sentido, mas ela amplamente utilizada na fertilidde do solo, nutrio de plantas e mesmo em fisiologia. Quadro1. Elemento
Carbono Oxignio Hidrognio

Faixa de teores dos nutrientes essenciais na matria seca de um vegetal Teor1


g/kg

Nutriente
Nitrognio Fsforo Potssio Clcio Magnsio Enxofre

Teor1
g/kg

Nutriente
Ferro Mangans Zinco Cobre Nquel Boro Molibdnio Cloro

Teor
mg/kg

420 440 60

10 - 50 1,2 - 2,2 15 - 30 10 - 25 2 - 4 2 - 3

50 700 15 2000 10 200 5 30 0,1 1,0 15 260 0,1 2,0 100- 2000

Frequentemente os teores so expressos em dag/kg que equivale percentagem (%), que correspondem ao teor em g/kg dividido por 10.

4 5

A denominao nutrientes minerais, deve-se ao fato da planta absorv-los do solo. Teor a proporo de um constituinte em relao ao todo. Teores de nutrientes na planta expresso, em geral, em relao a matria seca. Por exemplo: g/kg; mg/kg, dag/kg.
2

De acordo com Taiz & Zeiger (2002) o Si indicado como macronutriente com teores da ordem de 1 g/kg e o Na como micronutrientes com teores da ordem de 10 mg/kg.

3. Funes dos Nutrientes Minerais Essenciais

Nitrognio As palntas absorvem N na forma amoniacal (NH4+) e ntrica (NO3-), sendo esta a forma preferencialmente absorvida, exceto em solos sob condies adversas nitrificao. Uma vez absorvido, para que ocorra a asimilao6 o NO3- deve ser reduzido a NH4+. Funcionalmente o N constitunte de compostos orgnicos, tais como: aminocidos, amidas, protenas, cidos nuclicos, nucleotdeos, coenzimas, hexoaminas, alcalides, e outros. Uma das principais funes do N nas plantas sua participao na molcula de clorofila. Seu papel na constiutio das protenas torna-se evidente ao considerar que estas contm, em mdia, 180 g/kg de N. Conseqentemente, o nitrognio exigido em grandes quantidades pelos vegetais, encontrando-se em teores que variam de 10 a 50 g/kg7. O N apresenta interaes8 com P, S e K. A absoro de NO3- estimula a absoro de ctions, enquanto que a absoro de NH4+ pode restringir a absoro de ctions como o Ca2+, por exemplo.

Fsforo O fsforo absorvido pelas plantas nas formas aninicas: H2PO4- e HPO4-2 e assimilado nos compostos orgnicos com PO4-3 . De modo geral, um nutriente importante para a reserva de energia e a integridade estrutural dos tecidos. Ele constituinte de cidos nuclicos, nucelitdeos, coenzimas, fosfolipdios, fosfo-aucares, cido ftico, etc. O fsforo tem papel fundamental em todas as reaes que envolvem ATP. Apesar de suas importantes funes, os teores de P nos tecidos vegetais so

Asimilao a incorporao de nutriente mineral em compostos orgnicos, por exemplo: pigmentos, emzimas, lipdios, cidos nuclicos e aminocidos. 7 Os teores dos nutrientes so expresso com base na material vegetal seco, usulamente seco em estufa na faixa de 65 a 70 C. 8 Interao a expresso da capacidade de um determinado fator interferir, positiva ou negativamente, na eficica de um ou mais outros fatores.
3

relativamente baixos, variando de 1,0 a 10 g/kg, sendo que a faixa de suficincia9 para a maioria das culturas pode variar de 1,2 a 3,0 g/kg. P pode apresentar interaes com N, S e micronutrientes como Cu, Fe, Mn e Zn.

Enxofre (SO4-2), O enxofre tambm absorvido pelas plantas sob a forma aninica de sulfato que, posteriormente reduzido para ser assimilado. Pode ser encontrado em

teores que variam de 1,0 a 4,0 g/kg, sendo freqente apresentar-se com teores superiores ao P. Como o N, a estrutura qumica S permite a formao de ligaes covalentes estveis. Assim, a maior proporo do S na planta est ligado aos aminocidos cistena (-C-SH), metonina (-C-S-CH3) e cistina (-C-S-S-C) e protenas. Participa ainda ce coenzimas e vitaminas essenciais para o metabolismo. O S pode apresentar interaes notadamente com o N, P, B e Mo.

Potssio O potssio absorvido na forma catinica K+, que tambm a forma em que se encontra dentro das clulas. Os teores de K nas palntas podem apresentar grande variao, de acordo com a espcie e o manejo cultural utilizado. Os teores mais comumente encontrados situam-se entre 10 e 35 g/kg. Ao contrrio do N, P e do S o K no forma ligaes covalentes que confere estabilidade aos complexos, portanto no um nutriente extrutural. O K desempenha importante papel na regulao do potencial osmtico das clulas. Sob este aspecto desempnha importante papel no fechamento e abertura dos estmatos. Alm disso, atua como cofator em mais de 40 enzimas, participando do metabolismo protico e fotossnttico e, ainda, no transporte de assimilados. de grande importncia para o controle da eletroneutralidade celular.

Clcio O clcio absorvido na forma catinica Ca2+ e mantm-se na forma inica no tecido vegetal. Os teores de clcio nos tecidos vegetais em teores variam entre 5 a 30 g/kg de matria seca. A maior parte do Ca nas plantas ocorre formando ligaes intermoleculares na lamela mdia da parede celular e das membranas. Contribui, assim, para a estabilidade estrutural do tecido vegetal e o movimento inter-celular de

Faixa de suficincia corresponde aos teores limites em que o nutriente deve ocoore na planta para que esta no tenha seu crescimento comprometido pela deficincia.
4

vrios metablitos. Atua, ainda, como catalisador de enzimas envolvidas na hidrlise do ATP e fosfolipdios. Teores adequados de Ca ajudam a planta a evitar estresse decorrente da presena de metais pesados e, ou, salinidade. A substituio do clcio por metais pesados pode causar um desequilibrio estrutural e alterar a rigidez estrutural da parede celular. Apresenta interaes com Mg e K, sendo que um excesso de Ca promove deficincias destes.

Magnsio O magnsio outro nutriente absorvido na forma catinica Mg2+. O teor de Mg nos tecidos dos vegetais pode variar de 1,5 a 10 g/kg. Mais da metade do Mg contido nas folhas encontrado na clorofila, j que a molcula desta possui um tomo central de Mg. Alm disso, o Mg ativador das enzimas envolvidas com a fosfato-transferase, relacionadas, portanto, com o metabolismo energtico. Apresenta interaes com Ca e K., sendo que o excesso de Mg promove deficincias destes.

Ferro O Fe pode ser absorvido na forma catinica Fe3+, Fe2+ e Fe-quelato10. Se aceita que o Fe precisa ser reduzido para ser absorvido, assim a capacidade das razes reduzirem Fe3+ a Fe2+ parece ser fundamental para a sua absoro pela planta. O teor foliar adequado nas plantas cultivadas variar de 50 a 1000 mg/kg. O Fe constituinte de enzimas envovidas com a transferncia de eltrons (reaes de oxi-reduo), tais como citcromos. Esta funo se deve a revrsibilidade de sua oxidao de Fe2+ para Fe3+. Ele tambm essencial para a sntese do complexo protena-clorofila nos cloroplastos.

Zinco O Zn2+ a forma predominantemente absorvida, embora haja evidncias de que quelatos de Zn possam ser absorvidos. O teor adequado nos tecidos foliares varia de 10 a 200 mg/kg. O Zn importante para a atividade de vrias enzimas. Por exemplo, constituinte de lcool desidrogenase, desidrogenase glumica e anidrase carbnica. requerido para biosntese de clorofila em algumas palntas. O Zn influencia a sntese da auxina cido indolactico.

10

Quelato o complexo resultante da ligao de um on metlico a molculas de natureza orgnica polidentadas (pontos de ligao) por meio de duas, trs, quarto ou sei coordenaes.
5

Mangans O Mn absrovido pela planta na forma Mn2+, mas outras formas solveis no solo tambm podem ser absorvidas. O teor foliar adequado varia entre 10 e 2000 mg/kg. Folha de bananeira, por exemplo, pode conter at 2000 mg/kg de Mn. O Mn atua como ativador de muitas enzimas, tais como: desidrogenase, descarboxilase, kinases, peroxidases e oxidases. Juntametne com outros ctions ativadores, atua na evoluo de O2 no processo fotossinttico. Devido sua reversibilidade entre formas reduzidas e oxidadas est envolvido em processos de oxi-reduo no sistema de transporte de eltrons.

Cobre O Cu absorvido na forma Cu2+ e Cu-quelatos. Os teores foliares adequados variam de 3 a 30 mg/kg. semelhana do Fe o Cu est associado com enzimas envolvidas em reaes de oxi-reduo, devido a sua reversibilidade entre as formas Cu+ e Cu2+. Algumas destas enzimas so: oxidase do cido ascrbico, tirozinase, monoamina oxidase, uricase, citocromo oxidase.Assim como o Zn, o cobre atua como constituinte e cofator de enzimas, participa do metabolismo de protenas e de carboidratos e na fixao simbitica de N2. O cobre pode interferir no metabolismo do Fe, resultando no desenvolvimento de deficincias de Fe.

Boro O B pode ser abosrvido como o cido brico no dissociado e como nion BO33-. Os teores foliar adequados variam de 10 a 200 mg/kg. Forma complexos com manitol, cido polimanuronico e outros constituintes da parede celular, estando envolvido no alongamento celular, no metabolismo do cido nuclico e funes da membrana. Est associado com a formao do tubo polnico e a germinao do plen.

Molibdnio O Mo absorvido como molibdato (MoO42-). o nutriente exigido em menor quantidade, sendo que os teors foliares adequados variam entre 0,1 e 2,0 mg/kg. Os ons de Mo variando de Mo4+ at Mo6+ so componentes de vrias enzimas entre elas a nitrato redutase e a nitrogenase. Assim, o Mo tem papel fundamental no metabolismo no N, por meio da reduo do nitrato, que fundamental para sua assimilao, e por meio da fixao de N2 atmosfrico, considerando que a nitrogenase a nica enzima com capacidade para romper a ligao tripla que une os tomos de N na sua forma biatmica (N2).
6

Cloro O Cl absorvido pelas razes e pelas folhas como non cloreto (Cl-). Os teores foliares variam de 1 a 100 mg/kg, mas podem chegar a 20 g/kg nas palmeiras como o cco e dend alm das liliceas, como alho e cebola. O cloro no encontrado em nenhum metablito em plantas superiores, mas requerido nas reaes de quebra da molcula de gua na fotossntes para a produo de O2. Ele tambm requertido na diviso celular, tanto em folhas como em razes. Sua atuao tambm estar relacionada a um papel de neutralizador de ctions e do equilibrio osmtico de planta.

Nquel O Ni abosrvido na forma catinica Ni2+. Os teores foliares variam entre 0,1 a 1,0 mg/kg. A urase a nica enzima nas plantas superiores que contm Ni. Assim plantas deficientes em Ni acumulam uria nas folhas o que causa necrose nas bordas das folhas. O Ni requerido por microrganismos que fixam N, por participar de enzima que atua na gerao do gs hidrognio durante a fixao do N.

4. Funes dos Elementos Benficos

Silcio O Si abundante na litosfera e, por isso, trabalhos que procuram determinar sua essencialidade, ou mesmo efeitos benficos ao crescimento, requerem precaues especiais quanto contaminao. Atualmente, na literatura j h indicao do Si como nutrientes essencial na categoria de macronutriente (Taiz & Zeiger, 2002),considerando os elevados teores no tecido vegetal. Em gramneas que crescem em ambientes alagados, como o arroz estes teores variam de 47 a 71 g/kg; em gramneas que crescem em ambientes drenados, como cana-de-aucar, arroz, outros cereais e dicotiledneas os teores variam entre 5 e 14 g/kg, enquanto que em leguminosas os teores so inferiores a 2,5 g/kg (Marschner, 1986). Os efeitos benficos do Si tm sido descritos para diferentes espcies. Em geral ele acumula-se como slica amorfa na parede celular, contribuindo para propriedades mecnicas, tais como rigidez e eleaticidade. O Si forma complexos com polifenois, funcionando como uma alternativa para a lignina, no reforo da parede celular. Plantas com maiores teores de Si tm maior resistncia ao tombamento, infeco por fungos e a ataques de insetos O Si contribui para amenizar a toxidez de alguns metais, como o Mn.

Sdio O Na apontado como elemento essencial na categoria de micronutriente por Taiz & Zeiger, 2002. Esta essencialidade comprovada para especies halfitas como plantas do gnero Atriplex encontrados na Austrlia e no Chile. Plantas com metabolismos de C4 e CAM (metabolismo cido de crassulceas) requerem o Na para regenerao do fosfoenolpiruvato, que o substrato da primeira carboxilao nestas rotas metablicas. O on Na+ tem-se mostrado, tambm, capaz de substituir o K+ em algumas funes relacionadas com o equilbrio inico interno das plantas.

Alumnio O Al reconhecidamente um elemento txico para inmeras espcies cultivadas. No entanto, trabalhos empregando soluo nutritiva demonstram que o Al em baixas concentraes estimula o crescimento. Para cana-de-aucar, milho, beterraba e algumas leguminosas forrageiras esta concentrao varia entre 0,2 e 5 mg/L. Tal efeito pode ser atribudo ao fato do Al prevenir a toxidez do Fe, Mn e P, quando em altas concentraes, o que pode ocorrer em solues nutritivas. Tem se atribudo ao Al efeito fungicida prevenindo a infeco do sistema radicular. No entanto, estes efeito so excees, visto que na maioria das situaes o Al tem uma ao txica sobre as plantas.

Cobalto O Co pode ser encontrado nas folhas dos vegetais em teores que variam de 0,03 a 1,0 mg/kg. Condies especiais de solos ricos em Co podem propiciar, em algumas espcies, teores de 2 a 4 g/kg. O Co importante na sntese da da vitamenina B12 (coenzima cobalamin B2), que afeta a sntese protena leghemoglobina nos ndulos de leguminosas infectadas por bactrias do gnero Rhizobium, sendo esta importante para o processo de fixao biolgica.

Selnio Os teores de Se nos tecidos vegetais em teores entre 0,01 e 1 mg/kg. Em solos com elevada disponibilidade do elemento, espcies forrageiras podem apresentar concentraes excessivamente elevadas a ponto de serem constatados casos de toxicidade em animais.
8

Vandio Os efeitos benficos do V so citados em maior intensidade apenas para vegetais inferiores. Poucas referncias citam efeitos benficos em milho quando suprido por soluo nutritiva contendo 0,25 mg/L (Singh, 1971; Tisdale & Nelson, 1975). 5. Conceito de Fertilidade do Solo Tm-se feito numerosas tentativas para conceituar a fertilidade do solo, entretanto, existe a tendncia de relacion-la com produtividade11, o que no verdadeiro. Para esclarecer a diferena entre produtividade e fertilidade, suponha-se que um solo frtil gere alta produo de algodo em um ano com boas condies de chuva e temperatura. Em um ano atpico, com menor quantidade e m distribuio de chuvas, a produo de algodo, no mesmo solo, cair substancialmente. O motivo dessa queda, no a perda de fertilidade do solo, mas a restrio climtica. Pode-se concluir que o uso de um solo frtil nem sempre implica em alta produtividade, pois esta resultante da interao de vrios fatores, inerentes planta, ao clima, ao solo e s condies de manejo. Indentificam-se 54 fatores que, em conjunto, determinam a produtividade. No mbito do solo a fertilidade um dos componentes, pois as condies fsicas e microbiolgicas, alm da mineralogia e qumica do solo so determiantes da produo. A produo poder ser limtada em solos frteis com impedimentos fsicos, que provocam restries ao transporte dos nutrientes e ao desenvolvimento do sistema radicular. No entanto, um solo produtivo deve apresentar fertilidade elevada, ou ter sido, previamente, corrigido. Deste modo a fertilidade tem sido conceituada como "a capacidade do solo de ceder nutrientes essenciais s plantas" (Raij, 1981; Braga, 1983). Alguns autores (Malavolta, 1976; Raij, 1981) acrescentam que esta capacidade deve ser mantida durante todo o ciclo de vida da planta, mesmo que esta deixe de absorver ou utilizar, numa determinada fase. A produtividade encontra, portanto, na fertilidade do solo, varivel determinante de seu dimensionamento, apenas por limitao quando ela deficiente. Este conceito, no entanto, tambm questionvel, uma vez que a relao solo planta no e uma via de mo nica, onde o solo cede e a planta recebe por meio das razes. As plantas podem alterar caractersticas do solo prximo a raiz12 de modo a

11

12

Produtividade a expresso da produo por unidade de produo. Por exemplo: kg/ha, t/ha, L/vaca, etc. O volume de solo que prximo s razes, que sofre influencia direta destas, denominas-e rizosfera.
9

favorecer a disponibilidade13 de um ou mais nutrientes. Um destes mecanismos a acidificao da rizosfera. A formao de quelatos entre cidos orgnicos excretados e metais potencialmente txicos um mecanismo que as plantas utilizam para evitar a absoro destes metais. A interao com microrganismos, como por exemplo, com micorrizas e bactrias do gnero Rhizobium, uma estratgia que favorece a aquisio de fsforo e nitrognio, respectivamente. O conceito de fertilidade do solo apresenta vrias limitaes importantes em sua interpretao. Assim, por exemplo, a resposta em produo de uma planta pode ser diferente quando se aplicam doses crescentes de um nutriente em solos diferentes, conforme se observa na Figura 1, onde o solo LE tem maior produtividade refletindo aparentemente, maior capacidade para ceder nutrientes essenciais.

16 14 12 10 8 6 4 2 0

Matria seca (g)

LE

AQ

10

20 30 S (kg/ha)

40

50

LE: AQ: Figura 1.

$ = 6,5386 + 0,4265X - 0,0053X2 Y $ = 5,4869 + 0,2341X - 0,0014X2 Y

R2 = 0,996 R2 = 0,975

Produo da matria seca de capim jaragu (Hyparrhenia rufa) em resposta aplicao de doses de enxofre em um Latossolo VermelhoEscuro (LE) e uma Areia Quartzosa (AQ). Fonte: Casagrande & Souza, 1982.

Da mesma forma, um solo com determinada fertilidade pode apresentar diferente produo com diferentes espcies de plantas (Figura 2), posto que as plantas variam em sua capacidade de absoro e de utilizao de um mesmo nutriente (Epstein, 1975; Malavolta, 1976; Sanchez, 1981; Mengel & Kirby, 1982). Nesse caso, a braquiria mostra maior capacidade de produo.
13

Nutriente disponvel aquele que se encontra em uma forma qumica potencialmente absorvvel pela planta. Este conceito fundamental para a fertilidade do solo sendo que o seu enfoque ampliar com avanar dos estudos na disciplina.
10

35 30 25 20 15 10 5 0

Matria seca (g)

Braquiria

Jaragu

10

20 30 S (kg/ha)

40

50

$ = 6,3691 + 1,0225X - 0,0104X2 Braquiria: Y $ = 3,2609 + 0,5510X - 0,0053X2 Jaragu: Y

R2 = 0,999 R2 = 0,998

Figura 2.

Produo de matria seca das gramneas forrageiras, braquiria (Brachiaria decumbens) e jaragu (Hyparrhenia rufa), em resposta aplicao de doses de enxofre em um Latossolo Vermelho-Escuro. Fonte: Casagrande & Souza, 1982.

Dessa forma, conclui-se, que considerando determinado nutriente o solo pode ser frtil, porm, em relao outro nutriente no. O mesmo se observa em relao espcie a ser cultivada, ou ainda para diferentes variedades de uma mesma espcie (Russell & Russell, 1973; Epstein, 1975; Malavolta, 1980; Magnani, 1985). Percebe-se, assim, que o conceito de fertilidade deve considerar, tambm, a espcie a ser cultivada. A fertilidade do solo pode ser vista sob os aspectos de: fertilidade natural, fertilidade potencial e fertilidade atual (Buol et al., 1974; Lepsch, 1983).

Fertilidade Natural A fertilidade natural corresponde fertilidade do solo que ainda no sofreu nenhum manejo, ou seja, no foi trabalhado e, portanto, no sofreu recente interferncia antrpica. muito usada na avaliao e classificao de solos onde no existe atividade agrria. D idia da capacidade que apresenta um solo ou unidade de classificao para ceder os nutrientes (Lepsch, 1983). Por exemplo, um solo distrfico (V < 50%) aparentemente apresentaria menor capacidade de ceder os nutrientes, do
11

que um eutrfico (V 50%). Na verdade, estes ndice pouco representam em termos da real capacidade de ceder nutrientes, j que um solo pode ser distrfico e ter uma CTC superior, com maiores teores de ctions trocveis, do que um solo eutrfico e, portanto, ter condies de fornecer maior quantidade de nutrientes para as plantas (Quadro 2). Quadro 2. Caractersticas qumicas de dois solos com diferentes graus de saturao de bases (V) Solo SB T V
%

----------- cmolc/dm3 ---------

Eutrfico Distrfico

2 7

3 15

66,7 46,7

Fertilidade Potencial Sob o enfoque da fertilidade potencial, evidencia-se a existncia de algum elemento ou caracterstica que impede o solo de mostrar sua real capacidade de ceder os nutrientes. Assim, persistindo essas condies limitantes, a capacidade de ceder nutreintes estar obstruda, ainda que a fertilidade potencial seja alta. Entre as caractersticas limitantes cita-se o caso de solos cidos, onde o teor de 3+ Al elevado e a disponibilidade de Ca, Mg e P baixa ou insuficiente, o que se poderia corrigir com adio de calcrio, gesso e fosfato. Assim, tambm, os solos salino-sdicos apresentam contedos excessivos de + Na , o que eleva o pH e ocasiona diminuio da disponibilidade de micronutrientes, principalmente Fe, Mn, Zn e Cu. Fertilidade Atual A fertilidade atual a que apresenta o solo aps receber prticas de manejo para satisfazer as necessidades das culturas. Corresponde a fertilidade de um solo j trabalhado. Deve ser interpretada considerando-se as correes realizadas, por exemplo, calagem, adubao fosfatada, etc. A fertilidade atual caracterizada pela determinao das formas disponveis dos nutrientes do solo.

12

6. Adubao Quando o solo apresenta restries de fertilidade, em um ou mais nutrientes, utilizam-se adubos ou fertilizantes14 com o propsito de colocar a disposio da planta maiores quantidades dos nutrientes. Adubos ou fertilizantes so produtos de natureza orgnica ou mineral, sendo esta de origem natural ou sinttica, que so capazes de vecular um ou mais nutrientes para as plantas. Conseqentemente, adubao ou fertilizao compreendem a prtica de aplicar adubos ou fertilizantes. A adubao pode ter como enfoque corrigir o solo em sua capacidade de ceder um ou mais nutrientes. Sob este enfoque a prtica denominada adubao de correo. Neste caso o adubo aplicado em toda superfcie do solo e s vezes incorporado em uma determinada camada de solo. A adubao pode, ainda, ter por enfoque de atender a demanda da planta em solos com deterinadas restries de ceder os nutrientes. Neste caso denominada adubao de produo. Esta pode ser feita no ato do plantio, ou posteriormente, quando a planta passou pelos estdios iniciais de desenvolvimento, e neste caso denominada adubao de cobertura.

Resposta adubao Quando se aduba visa-se, de fato, aumentar ou manter a disponibilidade de um ou mais nutriente e aumentar o teor de matria orgnica (Russell & Russell, 1973; Tisdale & Nelson, 1975; Sanchez, 1981; Thomas & Hargrove, 1984). As plantas respondem ao aumento da disponibilidade com melhor desenvolvimento, maior crescimento e produo. Em geral refere-se esta reao como resposta a adubao. No entanto, a resposta , de fato, ao aumento da disponibilidade dos nutrientes. A expresso desta reao feita por meio de funes matemticas que relacionam o efeito (cresimento, produo), denominada de varivel dependente (Y), com a causa (doses do nutriente), denomida varivel independente (X): Y=

(x).

As expresses matemticas destas funes (equaes) so denominadas curvas de respostas adubao. As Figuras 1 e 2, exemplificam na forma grfica e matemtica, curvas de resposta a adubao sulfatada.

14

Sob o aspecto lingstico adubo um substantive e fertilizante um adjetivo, no entanto so empregados como sinnimos para identifacar produtos com capacidade de fornecer um ou mais nutrientes para as plantas.
13

As curvas de respostas podem assumir diferentes formas. Uma delas a linear, quando h proporcionalidade entre o incremento da produo (Y) e o incremento das doses (X) (Figura 3 A). Outra possbilidade a forma exponencial (Figura 3 B). Esta funo compreende uma fase de crescimento proporcional da produo, seguido de uma fase com crescimento menos que proporcional e, por ltimo, uma fase de estabilizao. Isto lhe d o carter assinttico, ou seja, a tedncia da curva ser paralela ao eixo horizontal (X). Em uma terceira possibilidade (Figura 3 C) a funo mostra esta mesma tendncia at atingir um mximo a partir do qual ela decresce. Assume desta forma, o carter de uma parbola.
(B)
Produo (kg/ha)

Produo (kg/ha)

900

(A)

600 450 300 150 0

600

300

0 0 50 100 150 200 250 300

50

100

150

200

250

300

Dose do nutriente (kg/ha)

Dose do nutriente (kg/ha)

800

(C)

Produo (kg/ha)

600 400 200 0 0 50 100 150 200 250 300

Dose do nutriente (kg/ha)

Figura 3.

Formas de curvas de resposta da produo (Y) (kg/ha) de acordo com doses de um nutriente (X) kg/ha.

Leis Gerais da Adubao A anlise, interpretao e compreenso da resposta adubao, baseiam-se em princpios que tm sido denominados de leis da adubao15. H trs leis fundamentais: da restituio, do mnimo e do mximo.

15

Embora o termo seja de uso consagrado, a idia de lei, talvez no seja a mais prpria para expressar o significado dos seus enunciados. Estes so bases cientficas que possibilitam a compreeno da resposta adubao.
14

1. Lei da Restituio

O esgotamento da fertilidade dos solos, devido a cultivos sucessivos, resulta na reduo da produtividade. Segundo a lei indispensvel, para manter a fertilidade do solo, restituir aqueles nutrientes absorvidos pelas plantas e exportados com as colheitas mais aqueles perdidos do solo, ou seja, aqueles que no foram reciclados. Esta lei foi enunciada por Voisin (1973). Esta concepo seria aceita sem restrio desde que o solo tenha uma boa fertilidade. No entanto, deve-se ter em conta que, muitos solos so naturalmente pobres em um ou mais nutrientes, ou apresentam restries devido a elevada acidez ou elevada salinidade, por exemplo. Portanto, neste caso, inicialmente as deficincias ou excessos existentes teriam que ser corrigidas.

2. Lei do Mnimo Conhecida como lei de Liebig, foi enunciada em 1843 por este pesquisador alemo. Segundo a proposio de Liebig, o crescimento de uma planta limitado por aquele nutriente que se encontra em menor proporo no solo, em relao necessidade da planta (Russell & Russell, 1973; Tisdale & Nelson, 1975; Raij, 1981). Este enunciado tem um carter qualitativo. Sua aplicabilidade complexa, porque em condies normais de campo, muitas vezes so vrios os nutrientes ou fatores que limitam a produo, alm da ao de suas interaes. Segundo a lei de Liebig, sob um enfoque quantitativo o crescimento contnuamente linear at um ponto onde se alcana um "plateau" devido insuficincia de outro nutriente que, ento, se torna o limitador do crescimento. Se suprido, este novo nutriente provoca outro surto de crescimento, at que novo nutriente (ou fator) se torne limitante e, assim, sucessivamente (Figura 4). Em outras palavras, uma adubao com N e K no traria aumento na colheita se o elemento mais limitante no solo fosse o P. Somente aps a plicao do P que haveria possibilidade de resposta linear a N ou a K. A aplicabilidade desta lei ser restringiria quando a resposta a adubao se expressa proporcional s doses aplicadas (Figura 2 A). O aspecto quantitativo da lei do mnimo, tambm limietado considerando que as resposta biolgica se expressam por funes curvilineares. Assim, sua utilizao atual tem sido por meio da concepo qualitativa, assumindo-se que um nutriente em quantidade insuficiente no solo reduz a eficincia, mas no elimina por completo os efeitos de outros nutrientes. Em outras palavras a insuficincia de um nutritiente no solo reduz a eficcia dos outros nutrientes e, por conseguinte, diminui o rendimento das colheitas (Voisin, 1973).
15

Produo
Limite gentico, luz etc. P ( fatores no controlveis)

"Plateau" de produo para B (limitao por C) para A "Plateau" de produo A (limitao por B) "Plateau" de produo para A (limitao por B)

AB

ABC Nutrientes aplicados

ABC

Figura 4.

Resposta linear adio de nutrientes baseada na Lei do Mnimo.

Diante as restries da Lei do Mnimo para explicar as respostas adubao, quer sob o aspecto quantitativo ou qualitativo, duas outras leis foram enunciadas, como derivadas dela. 2.1. Lei de Mitscherlich ou dos Incrementos Decrescentes Em 1909, o alemo E. A. Mitscherlich, tomando como base dados de uma srie de ensaios, desenvolveu uma equao relacionando o crescimento de plantas ao suprimento de nutrientes (Tisdale & Nelson, 1975). Mitscherlich, observou que o aumento linear da produo aplicao de um nutriente, em quantidade insuficiente no solo, proposta por Liebig, ra complementado por uma resposta curvilinear em reao doses adicionais daquele nutriente, at atingir uma produo mxima (Malavolta, 1976; Braga, 1983; Pimentel Gomes, 1985). Tal concepo ajusta-se s curvas de respostas de natureza exponencial (Figura 2 B). Esta lei pode ser expressa como: a adio de doses crescentes de um nutriente ao solo, promove incrementos de produo so cada vez menores. Assim, sua expresso matemtica na forma derivada seria:

dY = c(A Y) . dX
dy o incremento da produo em relao ao incremento dx; A a produo mxima atingvel; C uma constante de proporcionalidade, ou coeficiente de eficcia do fator x. Em sua forma integrada (Figura 5) esta funo pode ser escrita como: cX

Y = A(1 10

16

Dose de X

Figura 5.

Representao grfica da equao de Mitscherlich, ou dos incrementos decrescentes.

2.2. Lei da Interao

A lei da interao uma conepo mais moderna para a lei do mnimo sob o seu aspecto qualitativo (Voisin, 1973) e tem o seguinte enunciado: cada nutriente mais eficaz quando os outros esto mais perto dos seus timos. Muitos experimentos tm mostrado que existem interaes entre os nutrietnes e entre os nutrientes e outros fatores de produo, isto , um ou mais nutrientes exercem influncia mtua ou recproca. Essa influncia pode ser positiva, sinrgica, como h que h entre N e P; N e K; P e Ca; P e S; P e H2O do solo; N e Irrigao; N e Controle de ms ervas. No entanto ela tambm pode ser negativa, antagnica, onde um fator ou elemento limita a ao de outro elemento, como ocorre entre Al e P; Al e Ca; P e Zn; P e Fe; P e Cu; Ca e Zn; S e Mo; Ca e B; Zn e Fe. A Figura 6 exemplifica graficamente a interao positiva entre N e P, mostrando maiores ganhos de produo devido s doses de N na presena de 100 kg/ha de P. Essas interaes ocorrem no somente na planta, mas, tambm no solo. A presena de enxofre em quantidades adequadas na planta, por exemplo, favorece o metabolismo do nitrato (NO3-), e sua reduo para constituir aminocidos. Se ocorrer elevao na concentrao de S diminui a de NO3- e, ao contrrio, ocorrer acmulo de NO3- na planta.

17

1000 Produo (kg/ha) 800 600 400

100 kg/ha de P

Efeito interao NxP Efeito do P Efeito do N

200

Sem P
0 Dose N (kg/ha)

Figura 6.

Representao grfica a relao entre doses de N e P e a produo, evidenciando os efeitos de cada um dos nutrientes e a inerao entre eles.

3. Lei do Mximo

De acordo com esta lei o excesso de um nutriente no solo reduz a eficcia de outros e, por conseguinte, pode diminuir a produo, o que condiz com as curvas de respostas que assumem forma parablica (Figura 2 C) (Voisin, 1973). Este fato no previsto pela lei de Mitscherlich, na sua primeira aproximao. A produo cersce com as doses de um nutriente at atingir um mximo e depois comea a diminuir. Nesse caso o excesso do nutriente limita ou prejudica a produo, devido a desequilbrios nutricionais ou a efeito de txicos. Matematicamente, a resposta da planta representada pela equao de segundo grau:
$ = b + b X b X 2 , onde: Y 0 1 2

Y a produo obtida em resposta quantidade do nutriente X aplicado ao solo. A partir desta equao pode-se estimar a dose em que a produo mxima. Considerando os efeitos negativos na alimentao animal pela produo de pastagem com teores de nutrientes desequilibrados, pela adio exagerada de certos corretivos ou adubos, Voisin (1973) props a "lei da qualidade biolgica", que seria uma derivao da lei do mximo. De acordo com este enfoque a aplicao de adubos deve ter como primeiro objetivo a melhoria da qualidade do produto, a qual tem prioridade sobre a produtividade.

18

7. Bibliografia

ALVAREZ V., V. H. Avaliao da fertilidade do solo (Superfcies de resposta Modelos aproximativos para expressar a relao fator-resposta). Viosa, Impr. Univ., UFV, 1985. 75 p. ALVAREZ, V., V. H. Leis gerais da adubao. In: V. H. ALVAREZ V. (coord.) Qumica e fertilidade do solo. Teoria. Viosa, Impr. Equipe, 1987. p. 60-72. ARNON, D. I. & STOUT, P. R. The essentiality of certain elements in minute quantity for plants with special reference to copper. Plant physiol, Washington, 14 : 371-375, 1939. ASHER, C. J. Beneficial Elements, Functional Nutrients, and Possible New Essential Elements. IN: J. J. MORTIEDT, P. M. GIORDANO &W. L. LINDSAY (eds.) Micronutrientsin Agriculture, 2nd ed. Soil Science Society of America, Madison, 1991. p. 703-723. BRAGA, J. M. Avaliao da fertilidade do solo (ensaios de campo). Viosa, Impr. Univ., UFV, 1983. 101 p. BUOL, S. W. SANCHEZ, PA; CATE JR, R. B. & GRANGER, M. A. Classificacin de suelos en base a su fertilidad, In: E, BORNEMISZA & A. ALVARADO (eds). Seminrio sobre manejo de suelos en la Amrica Tropical. Cali, Colmbia, Febrero 10-14, 1974. Raleigh, North Carolina State Univessity, 1974. p. 129-144. CASAGRANDE, J. C. & SOUZA, O. C. Efeitos de nveis de enxofre sobre quatro gramneas forrageiras tropicais em solos sob vegetao de cerrado do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Pesq. agropec. bras. , Braslia, 17 : 21-25. 1982. DIBB, D. W. & THOMPSON JR., W. R. Interaction of potassium with other nutrients. In: R. D. MUNSON (ed). Potassium in agriculture. ASA, CSSA, SSSA. Madison, 1985. p. 515-33. EPSTEIN, E. Nutrio mineral das plantas - Principios e perspectivas. Traduo e notas de E. Malavolta. So Paulo, Livros Tcnicos e Cientficos. Ed. S.A. , 1975. 341 p. EPSTEIN, E. Silicon. Ann. Rev. Plant Physiol. Plant Mol. Biol. 1999. 50:641-664. FASSBENDER, H. W. Qumica de suelos. San Jos, IICA, 1978. 398 p. FDRATION NATIONALE DE L'INDUSTRIE DES ENGRAIS. La fertilization. Paris, FNIE, 1974. 72 p. FONSECA, D. M. Nveis crticos de fsforo em amostras de solos para o estabelecimento de Brachiaria decumbens, Andropogon gayanus e Hyparrhenia rufa. Viosa, UFV , 1986. 148 p. (Tese de Mestrado) LEPSCH, I. F. Manual para levantamento utilitrio do meio fsico e classificao de terras no sistema de capacidade de uso, 4a aproximao. Campinas, SBCS, 1983. 175 p. MAGNANI, R. Alguns aspectos da aplicao da segunda lei de Mitscherlich e da equao de regresso quadrtica maturao da cana-de-aucar. Piracicaba, ESALQ/USP, 1985. 73 p. MALAVOLTA, E. Manual de qumica agrcola: Nutrio de plantas e fertilizantes do solo. So Paulo, Editora Agronmica Ceres, 1976. 528 p. MALAVOLTA, E. Elementos de nutrio mineral de plantas. So Paulo, Editora Agronmica Ceres, 1980. 254 p.

19

MENGEL, K. & KIRBY, E. A. Principles of plant nutrition. 3a ed., Bern, International Potash Institute, 1982. 655 p. MARSCHENER, H. Mineral nutrition of higher plants. Academic Press Inc. 1986. 674p. PIMENTEL GOMES, F. Curso de estatstica experimental. 11a ed. Piracicaba, Livraria Nobel, S.A. , 1985. 466 p. RAIJ, B. VAN. Avaliao da fertilidade do solo. Piracicaba, Instituto de Potassa & Fosfato, Instituto Internacional da Potassa, 1981. 142 p. RIBEIRO, A. C. ; NOVAIS, R. F. de & ALVAREZ V., V. H. Propriedades fsico-qumicas do solo. In: V. H. ALVAREZ V. (coord.). Qumica e fertilidade do solo. Teoria. Viosa, Impr. Equipe, 1987. p. 15-50. RUSSELL, E. W. & RUSSELL, E. J. Soil conditions and plant growth. 10th ed. London, Longmans Green, 1973. 849 p. SANCHEZ, P. A. Suelos del trpico: caractersticas y manejo. Traduccin E. Camacho. San Jos, IICA, 1981. p. 301-353. SINGH, B.B. Effect of Vanadium on the growth, yield and chemical composition of maize (Zea mays L.). Plant and Soil. 34:209-213, 1971. TAIZ, L. & ZEIGER, E. Plant Phisiology. 3 ed. Sinauer Associates Inc. Sunderland, MA, USA. 2002. 690p. THOMAS, G. W. & HARGROVE, W. L. The chemistry of soil acidity. In: F. ADAMS (ed). Soil acidity and liming. 2a ed. Madison. ASA, CSSA, SSSA , 1984. p. 3-56. TISDALE, S. L. & NELSON, W. L. Soil fertility and fertilizer. 3a ed. New York, Collier Mc Millan International editions, 1975. 694 p. VITTI, G. C. & MALAVOLTA E. Fosfogesso - Uso agrcola. In: E. MALAVOLTA (coord.). Seminrio sobre corretivos agrcolas. Campinas, Fundao Cargill, 1985. p. 159201. VOISIN, A. Adubos - Novas leis cientficas de sua aplicao. So Paulo, Mestre Jou, 1973. 130 p.

20

You might also like