You are on page 1of 3

INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAO PBLICA

Curso Superior Profissional de Administrao Pblica

Tema: Resumo sobre Finanas Piblicas e Direito Financeiro

Docente: Dr. Renito Chilaule Dr. Gabriel Chongo

Discente: Edson Macucua Macucua

Maputo, Junho de 2011

Resumo Autor: A. L. Sousa Franco Ttulo da Obra: Finanas Pblicas e Direito Financeiro Contendo: Finanas Pblicas 1. Conceito de Finanas Pblicas As finanas plicas referem-se aquisio e utilizao de meios financeiros pelas entidades pblicas. Por outras palavras, dizem respeito s receitas e despesas do Estado, dos municpios e das entidades paraestaduais. O seu estudo abarca aspectos como o oramento, as despesas e receitas pblicas e a sua uitlizao como instrumento de poltica econmica e social. 2. O fundamento das Finanas Pblicas As finanas pblicas existem porque existe a necessidade do Estado realizar despesas e, consequentemente, cobrar receitas: O Estado tem como finalidade a satisfao de necessidades colectivas, tais como a segurana e ordem pblicas, a defesa nacional, a administrao da justia, o acesso educao e sade, a existncia de infraestruturas econmicas e sociais e a estabilidade macroeconmmica. Tem tambm como objectivo atingir certos objectivos de poltica econmica e social, como a reduo da pobreza, a redistribuio do rendimento e o desenvolvimento econmico. A fim de alcanar tais objectivos, O Estado v-se obrigado a dispender recursos, a efectuar despesas. Para financiar as suas despesas, o Estado necessita de arrecadar receitas. Temos , pois, os impostos, as taxas, as receitas patrimoniais, os donativos e os emprstimos pblicos.

3. Diferena entre Finanas Pblicas e Finanas Privadas. As Finanas Pblicas diferem radicalmente das finanas privadas ou dos particulares: Em primeiro lugar, os impostos constituem um meio de financiamento especfico do Estado, que no se encontra ao dispr de nenhuma empresa privada. Estas obtm as sua receitas atravs dos preos que cobram pela venda de bens ou pela prestao de servios; Em segundo lugar, a possibilidade do Estado recorrer aos impostos implica que nas finanas pblicas, ao contrrio do que sucede nas finanas privadas, no so as receitas que determinam as despesas;

Por ltimo, o Estado procura satisfazer necessidades colectivas e atingir outros fins com a realizao de despesas e a cobrana de receitas. As empresas privadas, por seu turno, tm como objectivo a maximizao do seu lucro, atravs da minimizao das despesas e maximizao das receitas.

Conclundo os impostos constituem um meio de financiamento especfico do Estado; as despesas pblicas ao contrrio das privadas, no so determinadas pelas receitas e enquanto o Estado visa satisfazer necessidades colectivas e alcanar objectivos econmicos e sociais, as empresas privadas procuram a maximizao dos seus lucros. 4. Pressupostos da actividade financeira do Estado Na base da actvidade financeira do Estado encontram-se dois pressupostos: Existncia de necessidades sociais, ou seja necessidades que resultam da prpria vida em sociedade e so, segundo alguns, sentidas pelos individuos enquanto elementos integrantes da sociedade e, segundo outros, sentidas pela prpria sociedade em si; Existcia de um processo pelo qual so definidas as necessidades que iro ser satisfeitas, estabelecida uma hierarquia entre elas, afectados os recursos sua satisfao e impostas as opes aos membros da sociedade (individuos e grupos).

You might also like