You are on page 1of 7

DISCIPLINA: Agricultura Geral Prof.

: Nadjama Prado APOSTILA I UNIDADE ALUNO:_______________________________________

1. A AGRICULTURA: Agricultura atual e as tendncias futuras A Agricultura o conjunto de tcnicas utilizadas para cultivar plantas como objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matria-prima para roupas, construes, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplao esttica. A quem trabalha na agricultura chama-se agricultor. O prefixo agro tem origem no latino agru que significa "terra cultivada ou cultivvel". A cincia que estuda as caractersticas das plantas e dos solos para melhorar as tcnicas agrcolas a agronomia. 1.1.Histria H cerca de doze mil anos, durante a Pr-histria alguns indivduos de povos caadorescoletores notaram que alguns gros que eram coletados da natureza para a sua alimentao poderiam ser enterrados, isto , semeados a fim de produzir novas plantas iguais s que os originaram. Essa prtica permitiu o aumento da oferta de alimento dessas pessoas. Com o tempo, foram selecionados entre os gros selvagens aqueles que possuam as caractersticas que mais interessavam aos primeiros agricultores, tais como tamanho, produtividade, sabor, etc. 1.2. Sistemas Agrcolas Existem dois tipos de sistema agrcola, o intensivo e o extensivo. No sistema intensivo h a utilizao de mquinas e qumicos, tem uma tecnologia de ponta, acarretando em altos ndices de produtividades. Esse sistema adotado na agricultura comercial visando a obteno de lucro financeiro atravs da produo de plantas e animais que so procurados no mercado. Em contra partida no sistema extensivo se aplica a agricultura de subsistncia na qual se produz alimento suficiente para as necessidades do proprietrio da terra, e sua famlia. Nesse sistema aplica-se a tcnica de queimada da vegetao para depois ser realizado o plantio; mo-deobra no qualificada resultando em um baixo ndice de produtividade. 1.3. Agricultura e Lucro Para aumentar significativamente o rendimento das plantaes, surgiram vrios produtos de origem qumica: Minerais adubos qumicos (os principais elementos fertilizantes so: nitrognio(N), fsforo (P) e potssio (K)). Fertilizantes : Orgnicos so resduos animais ou vegetais (ex: estercos).

Pesticidas

Acaricidas: para o controle de caros. Bactericidas: para o controle de bactrias. Fungicidas: para o controle de fungos. Herbicidas: para o controle de plantas invasoras. Inseticidas: para o controle de insetos. Nematicidas: para o controle de nematides. Rodenticidas: para o controle de ratos e outros tipos de roedores. Moluscicidas: para o controle de moluscos.

1.4. Efeitos nocivos de pesticidas O uso de agrotxicos pode causar a contaminao e desertificao do solo. O uso intenso de agrotxicos pode levar a degradao dos recursos naturais, em alguns casos de forma irreversvel, levando a desequilbrios biolgicos e ecolgicos entre eles a contaminao dos lenis freticos. O uso de pesticidas na agricultura, para o controle de pragas, tambm pode oferecer riscos para as pessoas e animais. CURIOSIDADE Na Regio Autnoma da Madeira, utiliza-se a palavras guano (ou guane) quando se fala em adubos qumicos compostos. Porque o guano era o fertilizante utilizado e produzido em pases da Amrica do Sul, e sua aparncia semelhante ao adubo qumico, no entanto de origem natural. Guano o nome dado s fezes das aves e morcegos quando estas se acumulam. Pode ser usado como um excelente fertilizante devido aos seus altos nveis de nitrognio.

1.5. Tcnicas Preventivas Visando diminuir o impacto da agricultura, dos produtos qumicos e das mquinas agrcolas (tratores, arados, etc.) sobre o solo, foram criados mecanismos de preveno e reduo de danos, tais como: a) b) c) d) e) Anlise do solo; Rotao de culturas; Adubao verde; Plantio em nvel; Plantio direto.

a) Anlise do solo uma anlise prvia em laboratrio especializado, das caractersticas fsico-qumicas do solo em funo das culturas permite a aplicao da quantidade tima de fertilizantes, evitando o excesso. b) Rotao de culturas cada tipo de cultura agrcola tem sua necessidade, e muitas vezes o que falta para uma o que sobra da outras. Assim um manejo adequado das culturas resulta em menor necessidade de adubos e defensivos. Como regra geral, no se deve repetir o gnero da planta em safras consecutivas.

Os objetivos dessa prtica so: a) utilizar da melhor forma a capacidade de produo dos solos, mantendo e melhorando suas propriedades fsicas, qumicas e biolgicas; b) diminuir a incidncia de doenas, pragas e ervas daninhas; c) reduzir perdas de solo por eroso; e d) diversificar o rendimento. c) Adubao verde consiste basicamente em plantas uma cultura que no se aproveita economicamente, apenas para manter o solo coberto e diminuir a eroso entre os perodos de plantios comerciais, ou nas linhas de culturas permanentes. Normalmente empregam-se culturas que aumentam a fertilidade do solo, como as leguminosas, que fixam o nitrognio diretamente do ar com a ajuda de bactrias. d) Plantio em nvel consiste em preparar o solo para plantio e plantas de acordo com o nvel do terreno. A gua que escorre leva consigo o potencial produtivo do solo. Evita-se o problema reduzindo-se a velocidade de escoamento com a utilizao de barreiras, curvas de nvel, socalcos e outros artifcios adequados. e) Plantio direto entende-se por plantio direto o ato de revolver o mnimo possvel o solo durante o plantio, nele a palha e os demais restos vegetais de outras culturas so mantidos na superfcie do solo, garantindo cobertura e proteo do mesmo contra processos danosos, tais como a eroso. O solo s manipulado no momento do plantio, quando aberto um sulco onde so depositadas sementes e fertilizantes. 2. AGRICULTURA BIOLGICA Agricultura biolgica (ou orgnica) o termo frequentemente usado para a produo de alimentos e produtos animais e vegetais que no faz uso de produtos qumicos sintticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princpios de agricultura sustentvel. Os seus proponentes acreditam que num solo saudvel, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior de alimentos convencionais. 2.1. Princpios da Agricultura Biolgica O solo considerado um organismo vivo e deve ser revolvido o mnimo possvel; Uso de adubos orgnicos de baixa solubilidade; Controle com medidas preventivas e produtos naturais; O mato (plantas daninhas) faz parte do sistema. Por ser usado como cobertura de solo e abrigo de insetos; O controle de plantas daninhas preventivo: manual e mecnico (roadas); Teor de nitrato na planta baixo; Os efeitos no meio ambiente so positivos: preservao do solo e das fontes de gua. 3. HIDROPONIA A hidroponia a cincia de cultivar plantas sem solo, onde as razes recebem uma soluo nutritiva balanceada que contm gua e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. A palavra hidroponia vem do grego, dos radicais hydro = gua e ponos = trabalhos. A pesar de ser uma tcnica relativamente antiga, o termo hidroponia s foi utilizado pela primeira vez em 1935.

3.1. Princpios de funcionamento

As plantas so colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma soluo nutritiva, composta de gua pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espcie vegetal cultivada. Esses canais ou recipientes podem ou no ter algum meio de sustentao para as plantas, o substrato, como pedras ou areia. A soluo nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas caractersticas. O principal sistema de cultivo hidropnico atualmente em uso no Brasil o denominado NFT (Fluxo Laminar de Nutrientes). A produtividade o grande trunfo desse sistema, e desde que se conduza uma nutrio balanceada, pode-se contar com safras bastante estimulantes. A hidroponia permite que uma rea de produo possa ser utilizada, safra aps safra, sem necessidade de rotao de culturas. Para a implantao de uma instalao hidropnica no h receita sob medida. ela varia de acordo com a criatividade e disponibilidade de recursos do produtor. preciso apenas seguir o roteiro padro (a partir de visitas a produtores e conhecimento de outras instalaes), dedicao e criatividade para desenvolver a sua prpria instalao hidropnica.

4. AGRICULTURA E PECURIA So atividades que tem a finalidade de produzir alimentos e fornecer matria-prima para transformao industrial. Agricultura: plantio Pecuria: criao de determinados rebanhos. A atividade agropecuria dependente de alguns fatores como: Solo Sua fertilidade varia bastante, podendo encontrar reas onde os solos so naturalmente frteis e outros no muito frteis. Para cultivar os menos frteis, os seres humanos procuram melhorar sua qualidade, acrescentando-lhes elementos, como os adubos. Clima A agricultura a atividade que mais depende das condies do clima. Sendo muito vulnervel s variaes de alguns fenmenos meteorolgicos, como a temperatura e a quantidade de chuvas. Relevo - Fator natural que pode facilitar ou dificultar a produo agrcola. Os terrenos pouco acidentados, o plantio, o uso da gua e o emprego de mquinas na lavoura so mais facilitados. Nos terrenos mais acidentados so necessrias tcnicas de plantio em curvas de nvel para diminuir o processo erosivo.

4.1. Tipos de Agricultura Atualmente, so cultivadas aproximadamente 300 espcies. Conforme o objetivo do cultivo dos produtos ou o destino que se d a eles, existem dois tipos de agricultura: subsistncia e comercial. A agricultura considerada de subsistncia quando uma parte do que o agricultor planta destina-se ao seu sustento e ao de sua famlia. Geralmente essas estruturas apresentam baixa modernizao e pouco tecnificada.

Na agricultura comercial so encontradas grandes reas de plantio, destinado em sua maioria a monocultura (cultivo de um nico produto em grandes extenses de terra), geralmente voltada para a exportao. Este tipo de agricultura faz uso de muita tecnologia no campo. 4.2. Sistemas Agrcolas Sistemas agrcolas so um conjunto dos conhecimentos tcnicos que foram sendo acumulados pelos agricultores e as tcnicas de cultivo usadas por eles. Dentre os sistemas agrcolas podemos citar: Sistema da roa o produtor faz a derruba e depois queima da mata existente no local, onde em seguida feito o preparo do solo e o plantio sobre as cinzas. O trabalho no tecnificado e nas operaes de preparo do solo, plantio e colheita so utilizados instrumentos simples. Sistema de plantation - esse sistema foi introduzido pelos colonizadores europeus com a finalidade de explorar a terra e o agricultor. Nesse sistema h uma grande concentrao de terra nas mos de poucos proprietrios. Sistema moderno de agricultura - bastante praticado nos pases mais ricos e desenvolvidos e menos intensamente em alguns pases em desenvolvimento, entre eles o Brasil. 4.3. Agroindstria e Agronegcio As atividades agropecurias vm se mantendo cada vez mais integradas com a indstria. A concentrao de indstrias nas proximidades das reas de produo agrcola, como as grandes usinas de cana-de-acar, so associaes que recebem o nome de agroindstria. O agronegcio tem intensificado a concentrao da propriedade rural nas mos de poucas pessoas. Essa desigualdade na distribuio de terras provoca uma srie de problemas sociais, como: Os conflitos pela posse de terra; A explorao da mo de obra, com baixssimos salrios; A sada de pessoas do campo para as cidades. 4.4. Sistemas de Criao na Pecuria Igualmente como na agricultura, a criao na pecuria pode ser desenvolvida por meio de dois sistemas: o extensivo e o intensivo. Pecuria extensiva normalmente realizada em grandes reas onde os animasi pastam livremente. O gado sobrevive custa do alimento natural. Pecuria intensiva o gado criado cercado em estbulos. Para alimentar o rebanho, o pecuarista procura usar tipos de capim mais nutritivos. Alm disso, o gado recebe constantemente raes com reforo alimentar. 4.5. Regimes de Trabalho no Meio Rural Posseiro instalam-se em terras que no lhes pertencem legalmente. Terras devolutas e de terceiros. Parceiro trabalham na terra de outra pessoa, em troca de parte da produo. Chamados meeiro. Pequeno proprietrio cultivam sua prpria terra, para abastecer sua famlia. Arrendatrio alugam a terra de algum, pagando em dinheiro.

Assalariado permanente moram nas propriedades em que trabalham, com registro profissional. Assalariado temporrio so contratados por dia, para realizar tarefa ou empreitada. No remunerado so membros de grupos familiar do trabalhador, que ajudam sem receber salrio. 5. A AGROPECURIA BRASILEIRA 5.1. A Estrutura Fundiria Brasileira A estrutura fundiria brasileira, ou seja, a forma como se distribuem as propriedades rurais, extremamente concentradora. Isso significa que pouca gente possui muita terra, muita gente possui pouqussima terra e muito mais gente no possui terra nenhuma. A Reforma Agrria no mera redistribuio de terras. Trata-se de um processo amplo de mudanas que passa pelo campo poltico, social, tcnico e econmico. Essencialmente visa transferir a propriedade da terra de minorias latifundirias, ou seja, transferir uma propriedade agrcola de grande extenso pertencente a uma nica pessoa, uma famlia ou empresa e que se caracteriza pela explorao insuficiente de seus recursos, para pequenos agricultores e trabalhadores agrcolas, objetivando o alcance de uma igualdade social maior, de melhor distribuio do poder poltico e de melhorias de ordem econmica. A Reforma Agrria traria benefcios no s para os habitantes do meio rural, com a gerao de empregos e o acesso propriedade, mas para a populao brasileira como um todo, pois diminuiria a migrao para os grandes centros urbanos. 5.1.1. Critrios da Reforma Agrria O valor de uma propriedade rural no depende necessariamente do seu tamanho. Deve se levar em considerao alguns fatores: Localizao numa regio mais favorvel comercializao; Qualidade natural dos elementos da paisagem; Infraestrutura de energia. Na viso dos grandes proprietrios de terra, o governo poderia resolver logo o problema dos sem-terra, distribuindo terra vazias da Amaznia e no semirido nordestino. O aproveitamento do espao agrcola avaliado com base nos custos, pois plantar custa caro e envolve riscos de toda ordem; se no houver uma rentabilidade comprovada, que compense o trabalho e os investimentos, os grandes proprietrios preferem deixar a terra ociosa valorizando com o tempo. Usando a terra como fontes de especulao financeira, enquanto grande parte da populao passa fome e frequentemente, alimentos tm de ser importados. 5.1.2. Etapas da produo de alimentos e seus custos A produo de alimentos envolve vrias etapas: plantar, colher, estocar e transportar. Qualquer deficincia numa delas capaz de comprometer seriamente o abastecimento da populao. No Brasil, parece ter-se instaurado quase uma cadeia de comprometimento. Baixa produtividade pela pouca modernizao; Insumos caros, ocasionando baixa lucratividade; Falha no setor de estocagem, estimulando o aparecimento dos atravessadores; Desaparecimento dos hortifrutigranjeiros, ocupados cada vez mais com culturas voltadas para exportao. Aumentando o preo final dos produtos.

A questo do transporte de alimentos vem se agravando nos ltimos anos. A falta de sistemas adequados, em alguns casos, chega a inviabilizar o escoamento das produes para o mercado, em razo dos altos custos. Hoje existe uma preocupao mundial no que diz respeito ao avano da fronteira agrcola brasileira sobre o bioma amaznico. Essa preocupao reside no fato de que o modelo de produo brasileiro atual prioriza e explorao de commodities, grandes latifndios e a mecanizao intensiva. O agronegcio brasileiro Embora o agronegcio gere grande produo e rentabilidade, caracterizado pelo latifndio e pela mecanizao da agricultura, o que resulta em desemprego no campo e xodo rural.

You might also like