You are on page 1of 4

Otite Adulto

Definies - Otite Mdia Serosa: Quando o tubo auditivo permanece obstrudo por perodo prolongado, a presso negativa resultante pode provocar a transudao de lquido. Esta condio, conhecida como Otite Mdia Serosa muito comum em crianas porque a tuba auditiva estreita e mais horizontal que nos adultos, mas tambm ocorre em adultos em conseqncia de IVAS e Barotrauma. - Otite Mdia Aguda: Infeco bacteriana das membranas mucosas que revestem as cavidades pneumticas do osso temporal. O material purulento se forma no s no ouvido mdio como nas clulas mastides e no osso petroso quando pneumatizados. precipitada por IVAS virais que provocam edema do tubo auditivo, resultando em acmulo de secrees que se contaminam por Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenza e Streptococcus Pyogenes. Principais achados semiolgicos indicativos de OMA - Membrana timpnica pode estar: abaulada, hiperemiada, opaca, com aumento da vascularizao, presena de otorria purulenta e, na pneumotoscopia, com diminuio da mobilidade. - A perfurao da membrana timpnica, quando presente pequena e de difcil visualizao devido ao edema e presena de secreo.

Figura 1. Quatro imagens do tmpano A: membrana timpnica normal B: otite mdia aguda C: otite mdia com efuso D: paciente com tubo de ventilao Fonte: Rovers, MM; Schinder, AGM; Zielhuis, GA; Rosenfeld, RM Otitis Media. The Lancet, 2004 363:465-73

Diagnstico diferencial O diagnstico de certeza de OMA estabelecido quando h presena de 3 critrios: incio abrupto, sinais de efuso na orelha mdia e sinais e sintomas de inflamao na orelha mdia. Diferena diagnstica Otite Mdia Aguda (OMA) e Otite Serosa: Tabela 1. Diagnstico Diferencial entre Otite Mdia Aguda e Otite Serosa Otite Mdia Aguda Otite Serosa Dor Diminuio da audio, Queixa Principal sensao de orelha entupida, ouvido cheio ou zumbido. Febre, irritabilidade, Indolor e afebril. Outros Sintomas cefalia, anorexia, vmitos diarria. Abaulada, hiperemiada, Membrana timpnica Membrana timpnica opaca, com aumento da retrada, protruso do cabo vascularizao, presena de do martelo de colorao otorria purulenta e, na amarelada e azulada e com pneumotoscopia, com mobilidade diminuda. No diminuio da mobilidade. h sinais de inflamao. vdeo Pequena, difcil de Ausente Perfurao de MT visualizar devido ao edema e secreo. vdeo Perfurao de timpnica contra indica lavagem otolgica.

Tcnica adequada de otoscopia O paciente deve ser examinado preferencialmente sentado ou em p para possibilitar a identificao de lquido no ouvido mdio. Para o exame otoscpico, incline a cabea do paciente para o lado oposto. Segure o pavilho auricular firme, mas delicadamente, enquanto o puxa para cima, para trs e um pouco para fora. Introduza no canal auditivo, um pouco para baixo e para diante, o maior especulo otolgico que o canal acomodar. Caso ache necessrio, voc pode apoiar a mo com a qual est segurando o otoscpio na cabea do paciente, desse modo menos provvel que movimentos inesperados lesem o canal auditivo. Antibiticos no tratamento de OMA - Diagnstico de certeza de OMA associada doena severa. Observao uma opo para casos suspeitos ou no severos de OMA. - Indivduos com Sndrome de Down, malformaes craniofaciais e Otite Mdia Recorrente devem fazer uso de antibitico.

Quais antibiticos e como usar no TTO de OMA - Amoxicilina a droga de escolha para tratamento da otite mdia aguda. Deve-se administrar 1 comprimido de 500mg de 8 em 8 horas por 5 a 7 dias, porm em casos de resposta inadequada nas primeiras 48 horas deve-se prolongar o tratamento para 10 dias. - H menor incidncia de febre e dor nos primeiros dois dias, em pacientes tratados com amoxicilina. - Alternativa amoxicilina: eritromicina (50 mg/Kg/dia) + sulfonamida (150 mg/Kg/dia) por 10 dias. - Na presena de falha teraputica a amoxicilina-clavulanato ou cefaclor (20-40 mg/Kg/dia), amoxicilina 1 grama 8/8 deve ser empregada com vistas a eliminar o H. influenza e a M. Catarralis resistentes. Tratamento OMA recorrente Para avaliao de qual o medicamento o mais adequado para tratar um paciente com otite mdia aguda recorrente, deve-se analisar se o paciente tem um maior risco de recorrncia e/ou maior dificuldade de curar a infeco do ouvido mdio. Os critrios de risco para recorrncia de Otite Mdia Aguda so: primeiro episdio de otite Mdia Aguda antes dos seis meses de idade; histria familiar de Otite Mdia Aguda Recorrente; utilizao de antibitico no ltimo ms e mais do que trs episdios de Otite Mdia Aguda nos ltimos seis meses. A antibioticoterapia de curta durao no est indicada para indivduos com fatores de risco para Otite Mdia Aguda Recorrente. Na maioria dos casos de Otite Mdia Aguda de repetio basta tratar cada episdio isolado adequadamente alm de tratar qualquer condio predisponente associada. Os fatores predisponentes para otite mdia aguda de repetio incluem tabagismo passivo e obstruo nasal. A Otite Mdia recorrente pode ser manejada com profilaxia de antibiticos: dose nica diria de sulfametoxazol (500 mg) ou amoxicilina (250-500 mg) por um perodo de 1-3 meses. Falha neste regime para controlar a infeco indicao para insero de um tubo de ventilao. Tratamento da otite mdia crnica O tratamento inclui regular remoo dos debris infectados, uso de protetores de ouvido para evitar exposio gua, antibiticos tpicos para as exacerbaes. A atividade do ciprofloxacin contra pseudomonas pode ajudar a secar um ouvido com crnica descarga na dose de 500 mg bid por 1-6 semanas. O tratamento cirrgico em muitos casos: drenagem da mastide quando h infeco importante, a reconstruo do tmpano quando indicada acompanhada de sucesso em 90% dos casos. Complicaes da OMA - Mastoidite infeco purulenta de clulas da mastide, por contigidade com o ouvido mdio, geralmente causada por Streptococcus pneumoniae ou Streptococcus do grupo A. Manifestaes clnicas: dor retro auricular, calor, edema e hiperemia local, desviando o pavilho auditivo para fora. H risco de meningite e abscesso cerebral como complicaes;

- Otite Mdia Crnica est geralmente associada perfurao timpnica e otorria persistente por mais de quatro semanas. Os agentes mais freqentes so: Pseudomonas aeruginosa, S. aureus, anaerbios, gram negativos entricos e cepas resistente ao pneumococo. O aspecto clnico mais chamativo a descarga purulenta. A drenagem pode ser continua ou intermitente, com aumento de gravidade durante IVAS e aps exposio gua. A dor incomum exceto em exacerbaes agudas. A perda auditiva conseqncia da destruio da membrana timpnica e dos canais de ossculos. - Efuso persistente coleo serosa por at trs semanas. Geralmente assintomtica, a perda auditiva discreta ou moderada. Como em at 50% dos casos so encontradas bactrias tpicas da otite mdia no aspirado, o uso de um segundo ciclo de antibitico visando cepas resistentes pode ser tentado. O tratamento dos casos que persistem controverso e geralmente reservado para os casos que no regridem espontaneamente aps dois ou trs meses. O uso de descongestionantes sistmicos, antiinflamatrios, corticoterapia sistmica e tpica (nasal) ainda controverso. Colesteatoma: uma variedade especial de otite mdia crnica. A causa mais comum a obstruo crnica do canal auditivo, com descamao de clulas epiteliais e colonizao bacteriana deste saco. Os colesteatomas tipicamente erodem a o osso, penetrando precocemente na mastide e destruindo os ossculos, e em caso mais raros envolver o nervo facial. O tratamento cirrgico. Encaminhamento para especialista - Pacientes com mastoidite. - Otite mdia crnica assintomtica que no melhora com tratamento clnico e que persiste por mais de trs meses quando bilateral e por mais de seis meses quando unilateral. - Pacientes com efuso persistente nos quais esteja indicada a colocao de tubo de ventilao. - Colesteatomas. Referncias bibliogrficas 1. Bates B. Propedutica Mdica. 4a. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A.;1990. 2. Duncan BB, Schmidt M, Giugliani ER. Medicina Ambulatorial: Condutas de Ateno Primria Baseadas em Evidncias. Terceira ed. So Paulo: Artmed S.A;2004. 3. Jackler RK; Kaplan, MJ. Ear, Nose, & Throat, 182-189, in McPhee, SJ; Papadakis, MA; Tierney, LM, Current Medical Diagnosis & treatment McGrawHill 46a. ed. 2007.

You might also like