You are on page 1of 12

FireDos - Sistemas de Proporcionamento de Aditivos/ LGE para Combate a Incndio

Sistemas de dilvio

Sistemas para gua salgada

Sistemas para Sprinkler

Sistemas para tancagem

www.firedos.com.br

Sobre ns

A FireDos GmbH
Somos uma empresa de mdio porte, atuando h mais de 25 anos no mercado de tecnologia de dosagem, com equipamentos que no necessitam de energia. Por mais de 15 anos, oferecemos diversos produtos desenvolvidos para a aplicao no combate a incndio sob a marca FireDos. Devido as suas vantagens especiais, FireDos despertou rapidamente um grande interesse, de modo que hoje milhares de sistemas de proporcionamento FireDos so usados no mundo inteiro, satisfazendo as exigncias de nossos clientes. Devido a este sucesso e aceitao dos equipamentos FireDos, foi criada a FireDos GmbH, uma empresa independente, totalmente dedicada aos sistemas de proporcionamento para combate a incndio. Atribumos este grande sucesso ao fato de termos controle de toda a cadeia produtiva de nossos equipamentos: desenvolvimento, projeto, produo e aprovao, incluindo vendas, assistncia tcnica e distribuio, assim como gesto de qualidade e meio ambiente. Desta forma, todo o ciclo de nossos produtos est em nossas mos.

Ser um prazer atend-lo!

A fora est na gua!


O sistema de proporcionamento FireDos opera sem necessidade de energia externa. Independente das variaes de presso e vazo, o sistema mantm a taxa de dosagem determinada e proporciona assim uma dosagem confivel. O sistema de proporcionamento FireDos tambm pode ser usado na dosagem de aditivos/ LGE viscosos.

Motor hidrulico (1): o motor hidrulico (1)


instalado diretamente na rede de gua para combate a incndio. A vazo da gua movimenta o motor hidrulico e este movimenta a bomba de pisto de adio de aditivo/ LGE, sem desperdiar a gua, que assim estar inteiramente disponvel para o combate.

 FD6000/3-PP-S instalado num sistema de espuma para proteo de tanques de armazenagem.

www.firedos.com.br

FireDos - Sistemas de Proporcionamento

Perda de presso em funo da vazo de gua de combate a incndio


com taxa de dosagem de 3%

Perda de presso [bar]

Presso do sistema 5 bar Presso do sistema 10 bar Presso do sistema 16 bar

Vazo de gua de combate a incndio [%]

Vazo de entrada V1 com presso de entrada p1

Vazo de saida V2 com presso de sada p2


Perda de presso [bar]

Perda de presso em funo da vazo de gua de combate a incndio


com 10 bar de presso no sistema

< V2 V1 p1 > p2 M, n > 0

Rotao / Nmero de rotao n Torque M

Faixa de dosagem 1%

Faixa de dosagem 3% Faixa de dosagem 6%

Vazo de gua de combate a incndio [%]

Bomba de adio de aditivo (2): o motor hidrulico (1) e a bomba de adio de aditivo/ LGE so conectados atravs de um acoplamento (3) trabalhando assim com a mesma rotao. Um sistema puramente mecnico que se autorregula: quanto maior a vazo de gua de combate a incndio atravs do motor, maior a dosagem de aditivo/ LGE, e vice versa. A taxa de dosagem definida sempre constante.

Vlvula de esfera de suco/ retorno (5): com auxilio da vlvula (opcional) de suco/
retorno de aditivo/ LGE, possvel realizar um teste da taxa de dosagem sem gerar pr-mistura, no inutilizando o aditivo/ LGE. O meio ambiente agradece! Os sistemas de proporcionamento FireDos retiram da gua a energia necessria para seu funcionamento, ocasionando uma perda mnima de presso, que pode ser minimizada atravs da otimizao da instalao onde o sistema de proporcionamento FireDos ser instalado. Todos os componentes, bem como cada equipamento montado dos sistemas de proporcionamento FireDos so testados exaustivamente em fbrica, para verificar seu funcionamento adequado, vedao e dosagem. O start up/ comissionamento do sistema pode ocorrer imediatamente aps a instalao no prprio local da instalao. No necessria nenhuma calibrao!
3

Vlvula de esfera de lavagem/ suco (4):


A vlvula de esfera pode ser usada para alterar da operao de suco para a operao de lavagem. Esta direciona a gua da rede de combate a incndio em alta presso atravs da bomba de adio, e desliga a suco.

www.firedos.com.br

Verstil e comprovado

Sistemas de proporcionamento sob medida para todas as situaes de combate a incndio


H muitos anos os sistemas de proporcionamento FireDos para instalaes fixas esto efetuando seus servio com sucesso em milhares de instalaes de combate a incndio em edifcios, indstrias, empresas, armazns, plataformas e instalaes comerciais no mundo todo. Os sistemas de proporcionamento FireDos possuem vrios tipos e modelos, que se adequam todos os sistemas de combate a incndio, como sprinklers, sistemas de dilvio com admisso de espuma, entre outros.

FD4000/1-PP-S numa instalao de sprinklers para proteo de um armazm de automatizado de estantes altas

Para todos os tipos de aditivos


Com os sistemas de proporcionamento FireDos voc pode dosar todos os aditivos/ LGE usados no combate a incndio. Como reservatrio de aditivo/ LGE, um tanque atmosfrico suficiente, podendo ser cheio ou esvaziado facilmente, mesmo durante o combate ao incndio. A troca de aditivos/ LGE ou a mudana para outro produto pode ser feita a qualquer momento sem problemas. Entre muitos outros os seguintes aditivos/ LGE mais usados no combate a incndio podem ser dosados com o sistema de proporcionamento FireDos:
Aditivo/ Formador de Filme Aquoso (AFFF) Aditivo/ Formador de Filme Aquoso Resistente

FD8000/3-PP-S numa instalao de dilvio para proteo de um hangar

a lcool (AFFF-AR) Espuma Sinttica de Detergente (Mdia e Alta Expanso) Aditivo Fluorprotenco com Formao de Filme (FFFP) Aditivos base de gel Retardantes Agente molhado Aditivos qumicos

F  D8000/1-PP-S seawater para gua salgada numa instalao para proteo de um terminal de carregamento de petrleo
4

www.firedos.com.br

Aprovaes

Prevenir melhor que remediar


Com o uso dos sistemas de proporcionamento FireDos, voc tem garantia que sua instalao de combate a incndio corresponde s normas internacionais exigidas pela lei e pelas seguradoras, pois os sistemas de proporcionamento FireDos so aprovados pelas principais instituies mundiais, incluindo Factory Mutual (FM), Germanischer Lloyd (GL) e VdS Schadenverhtung, entre outras.

Associados
Somos membros das seguintes associaes
bvfa (Associao Tcnica Alem de Proteo

Contra Incndios) VDMA (Associao Alem de Construtores de Mquinas e Instalaes) vfdb (Associao Alem de Combate a Incndios) NFPA (Associao Americana de Preveno de Incndios)

Os sistemas de proporcionamento FireDos tambm so compatveis com as seguintes diretrizes legais:


Directiva Mquinas UE 2006/42/CE DIN EN 13565-1 Combate a incndio em instalaes

fixas - Sistemas de espuma, Parte 1: Requisitos e mtodos de ensaio para componentes DIN EN 13565-2 Combate a incndio em instalaes fixas Sistemas de espuma, Parte 2: Concepo, Construo e Manuteno NFPA11 Standard para baixa, mdia e alta expanso de espuma Directiva CE 94/9/CE, anexo 1 Uso pretendido em reas potencialmente explosivas (aplica-se a tipos especficos de sistemas de proporcionamento FireDos)

Os sistemas de proporcionamento FireDos esto em conformidade com ATEX 95 Diretiva de Produto 94/9/EC, categoria 2 e 3: Ex - II 2G IIC c T4, II 2D IIC c T<130C

www.firedos.com.br

Opes e Configuraes

Sistema de proporcionamento que atende a todos os desejos no combate a incndio


Os sistemas de proporcionamento FireDos podem ser configurados individualmente e assim serem adaptados de forma ideal a quaisquer necessidade de combate a incndio. Abaixo segue uma seleo das opes de acessrios mais comuns. Alm destas, oferecemos muitas outras variaes.

Retorno de aditivo com vlvula de presso


Ao mover a vlvula de esfera Injetar/ Retorno o aditivo/ LGE no ser injetado na rede de gua de combate a incndio, mas retornado para o reservatrio de aditivo/ LGE. No momento que a vlvula de esfera na linha do retorno fechada, a bomba de adio de aditivo/ LGE dosa atravs de uma vlvula de presso, a qual se abre automaticamente. Com a ajuda de uma vlvula de presso com manmetro ajustado pode se simular uma contrapresso equivalente a presso da rede de gua de combate a incndio. Assim as condies ao determinar a taxa de dosagem para testes podem ser ajustadas para corresponder exatamente s condies na prtica/ realidade.

Sentido de vazo alternativa


Os sistemas de proporcionamento FireDos podem ser fornecidos nos seguintes sentidos de vazo, para poder atender qualquer condio de instalao:
A Sentido de vazo no motor hidrulico na posio

horizontal, da esquerda para direita (padro). (Visto de um ngulo na qual a bomba de adio de aditivo fica em frente, apontando para o espectador)
B Sentido de vazo no motor hidrulico na posio

horizontal, da direita para esquerda ;


C Sentido de vazo no motor hidrulico na posio

vertical, de baixo para cima


D Sentido de vazo no motor hidrulico na posio

vertical, de cima para baixo.

Legenda pgina 10

Sistema de proporcionamento FireDos com o retorno de aditivo/ LGE e vlvula de presso A B

www.firedos.com.br

Opes e configuraes

A vlvula de reteno na linha de suco


Uma vlvula de reteno opcional instalada na linha de suco previne que a gua possa entrar no reservatrio de aditivo/ LGE (refluxo). Junto com a vlvula de reteno fornecido um nipple duplo para conectar a vlvula de reteno com a vlvula de esfera Lavagem/ Suco da bomba de adio de aditivo. Alternativamente a vlvula de reteno pode ser montada num outro ponto da linha de suco.

A vlvula de reteno com presso de abertura elevado na linha de injeo.


A vlvula de reteno com presso de abertura elevada impede a drenagem da bomba de adio de aditivo/ LGE e de um reservatrio de aditivo/ LGE colocado mais alto do que os sistemas de proporcionamento FireDos no caso de uma rede de gua de combate a incndio seja despressurizada. Esta vlvula de reteno com presso de abertura elevada pode ser fornecida opcionalmente montado no lugar da vlvula de reteno padro.

Manivela de manuteno
O sistema de proporcionamento FireDos vem com uma manivela fixada com um cabo de ao para movimentar o motor hidrulico manualmente para fins de manuteno. A manivela usada no eixo do motor hidrulico, que fica atrs de uma tampa na lateral. Assim, uma manuteno peridica pode ser efetuada, sem ligar a rede de gua.

Vlvula de reteno na linha de lavagem como suplemento


Se a tubulao de gua de incndio estiver despressurizada e se o tanque de aditivo/ LGE estiver instalado mais alto do que o sistema de proporcionamento FireDos, no caso de haver uma operao inadequada ou falha da vlvula de esfera, pode ocorrer um esvaziamento ou drenagem do tanque de aditivo/ LGE. A instalao de uma vlvula de reteno na linha de lavagem impede isso.

Flanges/ Flanges ANSI


At srie modelo FD2500 as conexes dos motores hidrulicos tm rosca macho, para os quais podem ser fornecidos opcionalmente flanges. A partir da srie de modelo FD4000 os flanges so integrados na carcaa do motor hidrulico. Todos os flanges podem ser fornecidos em conformidade com a norma DIN ou ANSI.

Vlvula de esfera na linha de lavagem


Para desligar rapidamente a linha de lavagem do sistema de proporcionamento FireDos instalado numa linha de gua pressurizada, pode-se instalar uma vlvula de esfera na linha de lavagem. Assim a manuteno/ lim peza do filtro pode ser efetuada facilmente, sem despressurizar a rede de combate a incndio.

www.firedos.com.br

Opes e configuraes

Monitoramento eltrico das vlvulas de esfera


Monitoramento eltrico da posio das vlvulas de esfera manuais para alternar entre a lavagem/ suco e injeo/ retornar (1 abertura e 1 fechamento). A tenso mxima de 24V DC, e a corrente mxima de 3A. A monitorizao eltrica est integrada na vlvula de esfera, mas pode ser adaptada facilmente.

Injeo de aditivo/ LGE distancia


No modelo padro a linha de injeo est integrada no sistema. Como alternativa, pode ser feito uma injeo de aditivo/ LGE a distncia. Isso possibilita atender reas de combate a incndio distintas e individuais , independentemente das outras reas que sero atendidas com o Premix, sem precisar instalar um sistema de proporcionamento FireDos em cada rea. Na hora do combate a incndio numa determinada rea, abre-se uma vlvula de controle do aditivo/ LGE permitindo a conexo entre a linha de adidtivo e o ponto de injeo. A linha de injeo pode ser feita com uma simples conexo de tubo com vlvula de reteno.

Verso Offshore (resistente gua salgada)


Se o sistema de proporcionamento FireDos for movido com gua do mar (salgada) cada modelo do sistema de proporcionamento FireDos pode ser fornecido na verso Offshore (resistente gua salgada). Materiais e revestimento de superfcie especiais protegem de forma eficiente contra a corroso.
4

P2

P1

V
klein P2 P1

V
gro

52 6 51 42 20 3
M FireDos

2 22

32 43 40 44 41

50

50

24 21
T

27
P

23

26

45

48 47

29 46 33 30 28 49

31

Legenda pgina 10

Sistema de proporcionamento FireDos para injeo a distncia

Desativao de cilindros
Para o ajuste gradual da dosagem possvel o fechamento individual de cilindros da bomba de adio de aditivo/ LGE. Assim, por exemplo, a produo de espuma para combate a incndio ou seletivamente agente molhado numa dosagem diferente ser possvel com um nico sistema de proporcionamento FireDos.

Vlvula reguladora proporcional de presso diferencial para acionamentos paralelo ou como abertura de by-pass
Com a ajuda de uma vlvula reguladora proporcional de presso, a qual acionada atravs de presso diferencial, acontece o acionamento de um segundo sistema de proporcionamento FireDos instalado paralelamente a medida que que a vazo de gua de combate a incndio aumenta.

www.firedos.com.br

Opes e configuraes

A presso diferencial entre a entrada e a sada do motor hidrulico de um sistema de proporcionamento FireDos aumenta a medida que a vazo de gua de combate a incndio aumenta. Quando a presso diferencial para a vazo mxima do sistema de proporcionamento FireDos que trabalha sozinho for atingida, a vlvula reguladora de presso proporcional abre, acionando o segundo sistema de proporcionamento FireDos instalado em paralelo. Do mesmo modo, a vlvula reguladora proporcional pode ser usada para abrir o bypass na instalao do sistema de proporcionamento FireDos para evitar que a vazo mxima seja excedida. Este mecanismo de proteo aconselhado para a operao em instalaes de tubulao seca, do tipo dilvio.
A
10 20 22 6 1 2 3
M

Medidor de vazo para a gua de combate a incndio


Com a ajuda da montagem de um sensor no acoplamento entre o motor hidrulico e a bomba de adio de aditivo/ LGE pode ser captado o nmero de rotaes por minuto do sistema de proporcionamento FireDos. A vazo de gua ser calculada atravs do nmero de rotaes e aparece num display de LED em litros por minuto. O medidor de vazo pode ser fornecido opcionalmente numa caixa acrlica ou num armrio disponvel no local.

8 P2 4 5 9 23 21
T

P1 7

FireDos

24

25
P

27 33

29 32 30 V FireDos

31

28

Legenda pgina 10

Medidor de vazo com induo magntica para a tubulao de retorno no local


Para poder saber a vazo do aditivo/ LGE retornado para o reservatrio de aditivo/ LGE, oferecemos medidores de vazo com induo magntica. Estes medidores de vazo tm os trechos de descanso necessrios e conexes com flanges para a integrao na tubulao de retorno no local. Vedaes bem como parafusos com porcas e arruelas esto includos no escopo de fornecimento do medidor.

Sistema de proporcionamento FireDos em paralelo


8 10

FireDos

9 2 1 3 22
M

20 33 27 24 23 31
T

21

28

Legenda pgina 10

Sistema de proporcionamento FireDos com by-pass

www.firedos.com.br

Opes e configuraes

Vlvula de reduo de vazo inicial


A vlvula de reduo de vazo inicial reduz a vazo do sistema de proporcionamento FireDos para que o mesmo comece a trabalhar com apenas 1/3 da vazo mnima nominal de trabalho. Para garantir o funcionamento do motor hidrulico, ele recebe um volume de gua maior do que o necessrio e uma quantidade constante ser retornada para o reservatrio de gua. A vlvula de reduo de vazo inicial acionada automaticamente assim que o combate a incndio comea. Assim que a vazo mnima de gua for atingida garantida uma dosagem constante mesmo sem a vlvula de reduo, a vlvula de vazo inicial se desliga hidraulicamente. Esta opo de vlvula de reduo de vazo inicial s possvel havendo uma conexo de retorno com vlvula reguladora de presso.

52

13 P 15 9 12 1 2 3
M

8 10

FireDos

50

11

14 22 20 33 27 24 23 31
V

21 29 30

28

Sistema de proporcionamento FireDos com vlvula de reduo de vazo inicial

Reservatrio de gua para combate a incndio 2 Bomba de gua de combate a incndio 3 Coletor de pedras/ Filtro 4 Linha de teste 5 Oficio de medio na linha de teste 6 Vlvula bloqueio para operao de teste da bomba de gua incndio de combate 7 Fornecimento externo de gua de combate a incndio 8 Vlvula reguladora proporcional de presso diferencial 9 Linha de controle presso alta 10 Linha de controle presso baixa 11 Desligamento da vlvula de reduo de vazo inicial 12 Vlvula redutora de presso 13 Manmetro para ajuste da vlvula redutora de presso 14 Vlvula hidrulica (como abertura) 15 Orifcio 20 Motor hidrulico 21 Bomba de adio de aditivo/ LGE 22 Filtro na linha de lavagem 23 Vlvula de esfera 3 vias Suco/ Lavagem 24 Alvio 25 Manmetro para ajuste da vlvula reguladora de presso 26 Vlvula de esfera 3 vias Injetar/ Retornar 27 Vlvula de reteno na linha de injeo 28 Reservatrio de aditivo/ LGE 29 Vlvula reguladora de presso 30 Medidor de vazo na linha de retorno 31 Linha de suco 32 Vlvula de bloqueio para modo de teste 33 Rede de gua de combate incndio 40 Vlvula controladora de aditivo/ LGE 41 Linha da Injeo a distncia 42 Sada da linha de teste 43 Vlvula de bloqueio da linha de injeo a distncia 44 Liberao manual da vlvula de controladora de aditivo 45 Vlvula de membrana pressurizada 46 Vlvula de reteno 47 Sada de linha teste 48 Linha de controle para liberao automtica da injeo distncia 49 Recipiente graduado para medio do aditivo/ LGE 50 Vlvulas de alarme 51 Alarme sonoro 52 Linha de sinal para o central de combate a incndio
(fornecimento opcional pela FireDos GmbH)

10

www.firedos.com.br

Servios e Tecnologia

Consultoria competente e servio completo


Ser um prazer orient-lo para identificar a melhor configurao e sistema de proporcionamento FireDos para seu combate a incndio. Tambm oferecemos nossos servios, desde o planejamento at o acompanhamento do sistema de proporcionamento FireDos em instalaes de combate a incndio existentes. Nossa oferta de servios independe da idade do sistema de proporcionamento FireDos. Incluindo:

Modelos e dados tcnicos


Motor Di- Vazo* hidrulico metro FD130 DN32 aprox. 10130 l/min FD200 DN40 aprox. 15200 l/min FD500 DN50 aprox. 60500 l/min FD1000 DN65 aprox. 1501.000 l/min FD1600 DN100 aprox. 1501.600 l/min FD2500 DN100 aprox. 2502.500 l/min FD4000 DN150 aprox. 4004.000 l/min FD6000 DN200 aprox. 5006.000 l/min FD8000 DN250 aprox. 5008.000 l/min FD10000 DN300 aprox. 50010.000 l/min FD15000 DN350 aprox. 65015.000 l/min FD20000 DN400 aprox. 1.00020.000 l/min * sem opcionais (vlvula de reduo inicial de vazo) Taxa de dosagem fixa: 3% 1%

Consultoria tcnica de acordo com a nossa proposta Treinamentos nos diversos pontos chave Start up/ Comissionamento no local Manuteno Fornecimento de pecas sobressalentes

Cada sistema de proporcionamento FireDos fornecido pode ser identificado atravs do nmero de srie e o histrico documentado. Por favor entre em contato conosco, para solucionarmos suas necessidades.

6%

Taxa de dosagem opcional/especial: 0,5%; 2%; 0,3%; Taxa de dosagem ajustvel: p. ex., de 3% para 1%, consulte-nos. Presso: PN16, outras presses, consulte-nos.

5%

 D10000/3-PP-S e FD8000/3-PP-S numa instalao de F sprinklers com espuma para proteo de uma cabine de pintura num fabricante de automveis.

www.firedos.com.br

11

Benefcios para sua instalao de combate a incndio:


O sistema de proporcionamento FireDos movi O sistema de proporcionamento FireDos fcil

do somente com a gua do combate a incndio. O sistema de proporcionamento FireDos funciona proporcionalmente ao volume de gua, e assim configura um sistema que se autorregula automaticamente. No so necessrios outros componentes, para atingir a proporcionalidade entre gua e aditivo/ LGE. O sistema de proporcionamento FireDos oferece uma maneira muito fcil e rpida de testar a taxa de dosagem sem desperdcio de aditivo/ LGE. O sistema de proporcionamento FireDos tem muitas aprovaes, entre outros por Factory Mutual (FM) Germanischer Lloyd (GL), bem como o VdS Schadenverhtung. O sistema de proporcionamento FireDos requer apenas um reservatrio/ tanque atmos frico de aditivo/ LGE. No h necessidade de tanque pressurizado! O sistema de proporcionamento FireDos funciona sem desperdcio de gua. O sistema de proporcionamento FireDos trabalha por tempo ilimitado porque o reservatrio de aditivio pode ser recarregado mesmo durante o combate ao incndio. O sistema de proporcionamento FireDos mantm a taxa de dosagem independentemente das condies e variaes de presso. O sistema de proporcionamento FireDos um sistema de proporcionamento modular com taxas de dosagens que podem ser fixas ou regulveis a pedido (passo a passo ou continuamente).

de instalar e operar. Calibrao ou ajuste no so necessrios e a operao inicial (Start up) muito simples. O sistema de proporcionamento FireDos adequado para dosagem de todos os tipos de aditivos/ LGE lquidos. O sistema de proporcionamento FireDos com uma grande variao de modelos cobre uma ampla faixa de vazes e taxas de dosagens. Oferecemos sistemas de proporcionamento para vazes entre 10 l/min at 20000 l/min e taxas de dosagens entre 0,1 - 6%. O sistema de proporcionamento FireDos permi te a injeo de aditivos/ LGE em locais distan tes doequipamento. Os sistemas de proporcionamento FireDos com materiais especiais so usados tambm no mercado Offshore (resistente a gua salgada) O sistema de proporcionamento FireDos ofere ce alta confiabilidade e segurana atravs da ampla oferta de servios e suporte que ofere cemos aos clientes e usurios do sistema. O sistema de proporcionamento FireDos usado mundialmente em milhares de sistemas de combate a incndio com grande sucesso. H muitos anos os usurios confiam na quali dade e na durabilidade dos nossos produtos.

MSR do Brasil Ltda., Rua Baro de Teffe 1277, 2. andar, CEP 13.208.761 Jundiai - SP, Brasil tel.: +55(0)11 2449 4337, cel.: +55(0)11 97206 0195, e-mail: info@firedos.com.br, internet: www.firedos.com.br

www.firedos.com.br

PRPE-035-1

You might also like