You are on page 1of 42

Abril 2010

N. 25

Ficha Tcnica
Direco de Publicao: Ana Tarouca Pedro Pires Edio: Instituto de Apoio Criana Largo da Memria, 14 1349-045 Lisboa Periodicidade: Mensal ISSN: 1647-4163 Distribuio gratuita Endereo Internet: www.iacrianca.pt Blogue: Crianas a torto e a Direitos Servio de Documentao: Tel.: (00351) 213 617 884 Fax: (00351) 213 617 889 E-mail: iaccdi@netcabo.pt Atendimento ao pblico, mediante marcao: -De 2 a 5 feira, entre as 9.30h e as 16.00h -6 feira entre as 9.30h e as 12.00 horas Para subscrever este boletim digital envie-nos uma mensagem para iaccdi@netcabo.pt Ou atravs do formulrio prprio AQUI.

Crianas com Perturbaes do Espectro do Autismo definimos


Sobre
Autismo:
O Autismo inclui-se no grupo das Perturbaes Globais do Desenvolvimento. Este conjunto de perturbaes caracterizado por um dfice grave e global em diversas reas do desenvolvimento: 1)competncias sociais; 2)competncias de comunicao ou 3)pela presena de comportamentos, interesses e actividades estereotipadas. Os dfices qualitativos que definem estas perturbaes so claramente inadequados para o nvel de desenvolvimento do sujeito ou para a sua idade mental. Presentemente, o Autismo visto como a perturbao central de um conjunto de perturbaes, que partilhando numerosos aspectos facto, do sndroma a central existncia (Marques, de um 2000), espectro no de correspondem aos critrios exigidos para esse diagnstico. De considera-se perturbaes, que alguns autores chamaram de Perturbaes do Espectro do Autismo () O Autismo das mais frequentes perturbaes do grupo das Perturbaes do Espectro do Autismo, pelo que integra em si uma variedade de perturbaes, nomeadamente: Perturbao de Rett, Perturbao Desintegrativa da Segunda Infncia, Perturbao de Asperger e Perturbao Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificao.

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

Autismo uma palavra de origem grega, derivada de Autos que significa prprio/eu e Ismo que traduz uma orientao ou estado. Marques (2000) afirma que o Autismo pode ser definido como uma condio ou estado de algum que aparenta estar invulgarmente absorvido em si prprio (p.15). Geraldes (2005, 4)

CRITRIOS DE DIAGNSTICO As caractersticas do Autismo so: a presena de um desenvolvimento acentuadamente anormal ou deficitrio da interaco e comunicao social e um reportrio acentuadamente restritivo de comportamentos, actividades e interesses. As manifestaes desta perturbao variam muito em funo do nvel de desenvolvimento e da idade cronolgica do sujeito. 1. Ao nvel da interaco social os sintomas incluem: acentuado dfice no uso de mltiplos comportamentos no verbais, tais como contacto ocular, expresso facial, postura corporal e gestos reguladores da interaco social; incapacidade para desenvolver relaes com os companheiros, ausncia da tendncia espontnea para partilhar com os adequadas ao nvel do desenvolvimento; outros prazeres, interesses ou objectivos (por exemplo, no mostrar, trazer ou indicar ou objectos de interesse); falta de reciprocidade social ou emocional.

Os dfices de comunicao incluem: atraso ou ausncia total de desenvolvimento da linguagem oral (no acompanhada de tentativas para compensar atravs de modos alternativos de comunicao, tais como gestos ou mmicas); nos sujeitos com um discurso adequado, uma acentuada na competncia para iniciar ou manter uma incapacidade

conversao com os outros; uso estereotipado ou repetitivo da linguagem idiossincrtica; ausncia de jogo realista espontneo, variado, ou de jogo

social imitativo adequado ao nvel de desenvolvimento. Na rea dos comportamentos, interesses e actividades existem frequentemente interesses absorventes e invulgares:

preocupao absorvente por um ou mais padres estereotipados e repetitivos de interesses que resultam anormais, quer na

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana intensidade quer no seu objectivo; adeso, aparentemente inflexvel, a rotinas ou rituais especficos, no funcionais; Os primeiros escritos clnicos sobre o Autismo, foram publicados em 1943 por Kanner, numa obra intitulada Distrbios Autsticos do Contacto Afectivo. O Autismo pode manifestar-se por atraso ou desvio no desenvolvimento, antes dos trs anos de idade, em algumas reas, nomeadamente: na Segundo Kanner (1943) devemos pressupor que as crianas autistas vieram ao mundo com a incapacidade inata para constituir biologicamente o contacto afectivo habitual com as pessoas, assim como outras crianas vm ao mundo com deficincias fsicas ou intelectuais inatas. interaco social, na comunicao social e no jogo simblico ou imaginativo. Segundo o DSM-IV-TR (APA, 2000), no Autismo no existe nenhum perodo de desenvolvimento sem problemas. Porm, j tm sido relatados casos em que ocorreram 1 ou 2 anos de desenvolvimento aparentemente normal. Alguns pais de crianas portadoras de Autismo relatam uma regresso a nvel da linguagem, que geralmente se manifesta atravs de uma extino da linguagem, aps a criana ter adquirido 5 a 10 palavras. No entanto, o DSM-IV-TR (APA, 2000) considera que se existe um perodo de desenvolvimento tido como normal, este nunca se entende demasiado, cobrindo apenas o perodo at aos 3 anos de idade. Geraldes (2005, 4) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por exemplo, sacudir ou rodar as mos ou dedos ou movimentos complexos de todo o corpo); preocupao persistente com partes de objectos.

Perturbao de Asperger
A Perturbao de Asperger (tambm conhecida como Sndrome de Asperger) tem em comum com o Autismo as incapacidades sociais e os comportamentos restritos e repetitivos (e.g. preocupao absorvente por um tema ou interesse circunscrito, sobre o qual o indivduo pode reunir uma quantidade enorme de factos ou informaes), mas as capacidades da linguagem encontram-se bem desenvolvidas e o funcionamento cognitivo no tm dfices.

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana Lorna Wing (1981) definiu o sndroma de Asperger com seis critrios de diagnstico: Em 1944, apenas um ano aps as primeiras descries do Autismo, Hans Asperger publicou um trabalho sobre a Psicopatologia Autista. () Tal como Kanner (1943), Asperger (1944) observou a existncia de um contacto social muito pobre, estereotipias verbais e comportamentais, resistncia mudana, procura constante de isolamento e interesses especiais referentes a objectos e comportamentos bizarros. Considerou, no entanto, a existncia de trs caractersticas distintas das caractersticas definidas por Kanner (1943), nomeadamente: (Continua) PREVALNCIA A taxa de prevalncia das PEA tem vindo a aumentar, devido a uma maior sensibilidade do diagnstico desta patologia e do desenvolvimento de instrumentos de avaliao mais precisos. Segundo Marques (2000), cerca de 21 em cada 10.000 indivduos apresentam Perturbaes do Espectro do Autismo. Por sua vez o DSM-IV-TR (APA, 2000) estima que a taxa mdia da Perturbao Autstica, em estudos epidemiolgicos, de cinco casos em dez mil indivduos, tendo sido relatadas taxas que variam entre dois e vinte casos por dez mil indivduos. Relativamente Perturbao de Asperger, no so feitas quaisquer estimativas neste manual, por se considerar que no existem dados definitivos. Actualmente, alguns autores consideram que os sintomas destas patologias podem melhorar. Contudo, a grande maioria das crianas diagnosticadas com PEA vo manter este diagnstico quando crescerem. O nmero de critrios assim como a severidade dos sintomas pode variar com a maturidade, especialmente se a criana for alvo de uma interveno educacional adequada s suas limitaes, mas os dfices centrais tendem a manter-se. 1. Linguagem correcta mas pedante, estereotipada; 2. Comunicao no verbal - voz montona, pouca expresso facial, gestos inadequados; 3. Interaco social no recproca, com falta de empatia; 4. Resistncia mudana, preferncia por actividades repetitivas 5. Coordenao motora - postura incorrecta, movimentos desastrados, por vezes estereotipias; 6. Capacidades e interesses - Boa memria mecnica, interesses especiais circunscritos.

Geraldes (2005, 4)

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

CAUSAS DO AUTISMO (Continuao) Nos anos 40 e 50 acreditava-se que a causa do autismo residia nos problemas de interaco da criana com os pais. Vrias teorias sem base ...nomeadamente: os pacientes possuam uma linguagem fluente, falavam como pequenos adultos, tinham pouca aptido para actividades motoras (baixa coordenao da motricidade global e motricidade fina) e aprendiam mais facilmente atravs da produo espontnea. Geraldes (2005, pp. 4-5) cientfica e de inspirao psicanaltica culpabilizavam os pais, em especial as mes, por no saberem dar respostas afectivas aos seus filhos. Esse perodo foi dramtico e levou algumas mes a tratamento psiquitrico e em extremo, ao suicdio. A partir dos anos 60, a investigao cientfica, baseada sobretudo em estudos de casos de gmeos e nas doenas genticas associadas ao autismo (X Frgil, esclerose tuberosa, fenilcetonria, neurofibromatose, diversas anomalias cromossmicas) mostrou a existncia de um factor gentico multifactorial e de diversas causas orgnicas relacionadas com a sua origem. Estas causas so diversas e reflectem a diversidade das pessoas com autismo. Parece haver genes candidatos, ou seja uma predisposio para o autismo o que explica a incidncia de casos de autismo nos filhos de um mesmo casal. possvel existirem factores hereditrios com uma contribuio gentica complexa e multidimensional. Alguns factores pr-natais (ex. rubola materna, hipertiroidismo) e perinatais (ex. prematuridade, baixo peso ao nascer, infeces graves neonatais, traumatismo de parto) podem ter grande influncia no aparecimento das perturbaes do espectro do autismo. H uma grande incidncia de epilepsia na populao autista (26 a 47%) enquanto na populao em geral a incidncia de cerca de 0,5%. H tambm estudos post mortem em curso sobre as anomalias nas estruturas (cerebelo, hipocampus, amgdala) e funes cerebrais das pessoas com autismo. necessrio continuar a desenvolver a investigao sobre o autismo e, embora haja muitos estudos em curso, ignoramos qual o seu impacto no futuro das crianas e jovens com autismo.

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

H contudo, neste momento uma concluso importante que rene o consenso da comunidade cientfica: no h ligao causal entre atitudes Lorna Wing (1976) realizou um estudo epidemiolgico que permitiu concluir que todas as crianas diagnosticadas com Autismo apresentavam uma trade de incapacidades, nomeadamente: limitao extrema ao nvel da interaco social, comunicao e imaginao. A estes trs sintomas deu-se o nome de Trade de Lorna Wing. O autismo uma perturbao global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida e evolui com a idade. O beb com autismo apresenta determinadas caractersticas diferentes dos outros bebs da sua idade. Pode mostrar indiferena pelas pessoas e pelo ambiente, pode ter medo de objectos. Por vezes tem problemas de alimentao e de sono. Pode chorar muito sem razo aparente ou, pelo contrrio, pode nunca chorar. DESENVOLVIMENTO DAS CRIANAS COM AUTISMO e aces dos pais e o aparecimento das perturbaes do espectro autista. As pessoas com autismo podem nascer em qualquer pas ou cultura e o autismo independente da raa, da classe social ou da educao parental.

Geraldes (2005, 10)

Quando comea a gatinhar pode fazer movimentos repetitivos (bater palmas, rodar objectos, mover a cabea de um lado para o outro). Ao brincar, no utiliza o jogo social nem o jogo de faz de conta. Ou seja, no interage com os outros, pode no dar resposta aos desafios ou s brincadeiras que lhe fazem. No utiliza os brinquedos na sua funo prpria. Um carro pode ser um instrumento de arremesso e no um carro para rodar no caminho. Uma boneca pode servir para desmanchar e partir mas no para embalar. Dos 2 aos 5 anos de idade o comportamento autista tende a tornar-se mais bvio. A criana no fala ou ao falar, utiliza a ecollia (a criana repete (ecoa) o mesmo som, repetitivamente) ou inverte os pronomes. H crianas que falam correctamente mas no utilizam a linguagem na sua funo comunicativa, continuando a mostrar problemas na interaco social e nos interesses. Os adolescentes juntam s caractersticas do autismo os problemas da adolescncia. Podem melhorar as relaes sociais e o comportamento ou, pelo contrrio, podem voltar a fazer birras, mostrar autoagressividade ou agressividade para com as outras pessoas.

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

Fontes: Actualmente existe um consenso quanto ao facto das PEA representarem a parte visvel ou perceptvel de um defeito neurobiolgico. () o Autismo resulta de uma afectao de determinadas reas do sistema nervoso central, que lesam a linguagem, o desenvolvimento cognitivo e intelectual e a capacidade de estabelecer relaes. () pode ocorrer em associao com uma enorme variedade de distrbios biolgicos, tais como: Paralisia Cerebral, Rubola Pr-Natal, Meningite, Toxoplasmose, Hemorragia Cerebral, Epilepsia, etc. Autismo: diagnstico e orientao. Parte I - Vigilncia, rastreio e orientao nos cuidados primrios de sade (2009) - Artigo de actualizao da Sociedade Portuguesa de Pediatria: Trata-se de um artigo de reviso sobre os sinais precoces do autismo dirigido aos mdicos que vigiam a sade das crianas e a outros profissionais que lidam com elas diariamente. O autismo uma perturbao crnica do neurodesenvolvimento, habitualmente grave e muito frequente. Pretende-se neste manuscrito, luz do conhecimento actual, dar orientaes em como vigiar e rastrear esses sinais patolgicos, que na maioria dos casos so evidentes antes dos dois anos de idade. Podemos agrup-los em alteraes nas relaes sociais, na comunicao verbal e no verbal e no comportamento que rgido e repetitivo. proposta a aplicao de um teste de rastreio especfico de autismo, The Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT), aos 18 e 24 meses, seguindo as normas da Academia Americana de Pediatria. Recomenda-se que os DSM-IV-TR, Manual de Diagnstico e Estatstica das Perturbaes Mentais, 4 ed., Texto Revisto, Lisboa, Climepsi Editores, 2002 Necessidades dos pais de crianas com perturbaes do espectro do autismo: estudo desenvolvido em trs instituies especializadas da cidade do Porto (2005)

Disponvel on-line

Disponvel on-line

Site da Federao Portuguesa de Autismo

Disponvel on-line

Sobre

Crianas com Autismo aconselhamos

Geraldes (2005, 13)

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana casos suspeitos sejam prontamente em orientados Unidades ou para avaliao de

especializada

multidisciplinar

Centros

Desenvolvimento. Simultaneamente devem ser desencadeados os apoios Prevalncia do autismo educativos locais, excluir dfice auditivo e esclarecer os pais. Disponvel on-line H mais rapazes do que raparigas com autismo. A sua proporo de 4 a 5 para 1. Autismo e Sndrome de Asperger (2009) - Este trabalho tem como principal objectivo dar a conhecer as caractersticas essenciais do Autismo e Sndrome de Asperger, bem como a distino dos distrbios, Haver presentemente mais pessoas autistas do que h 20 anos? no mbito do desenvolvimento cognitivo. Atravs desta pesquisa, procuramos clarificar algumas das caractersticas e distines mais relevantes, no transtorno cognitivo/comportamental, quer no Autismo, quer no Sndrome de Asperger, de forma, a poder obter um conhecimento mais aprofundado desta patologia. Estudos recentes relatam grande aumento de incidncia. De acordo com estudos feitos por Eric Fombonne no Canad (2003): para uma populao de 10.000 pessoas h 10 pessoas com autismo e 2,5 com sndroma de Asperger. Na mesma populao h 30 pessoas com perturbaes globais do desenvolvimento no quadro do autismo. Estudos desenvolvidos em Portugal (Oliveira, G et al., 2006) apontam para nmeros semelhantes. Este aumento ser real ou devido a mudana de critrios de incluso? Estudo do perfil motor de crianas com perturbaes do espectro do autismo (2009) - Actualmente, a literatura sugere-nos que so passveis de ser detectados alguns sinais anormais no desenvolvimento sensorio-motor da criana, possveis indicadores de um diagnstico de Perturbao do Espectro do Autismo (PEA). Concomitantemente, surgem frequentemente os relatos dos pais, que referem detectar situaes anormais no desenvolvimento dos seus filhos durante os primeiros meses de vida. Com base nestes pressupostos, com a presente dissertao, Disponvel on-line

pretendemos colaborar com esta linha de investigao atravs da realizao de dois estudos um de reviso da literatura e um estudo exploratrio de modo a caracterizarmos o perfil motor de crianas com PEA durante os primeiros anos de vida. Outro motivo que nos levou a realizar esta investigao o facto do diagnstico se concretizar apenas aos 2/3 anos, o que nos leva a questionar se os critrios de diagnstico utilizados actualmente nesta perturbao sero suficientes e eficientes. Disponvel on-line

APPDA

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

A aquisio de linguagem na criana com Autismo: um estudo de caso (2009) Se eu pudesse estalar meus dedos e no ser autista, eu no o faria, porque assim, eu no seria eu. O autismo faz parte de mim. Traduo e validao da entrevista Autism diagnostic interviewrevised (ADI-R) para diagnstico de autismo no Brasil (2009) Desde a dcada de 1980, questionrios, escalas e critrios tm sido criados com o objetivo de tentar uniformizar o diagnstico e a avaliao de
Temple Grandin em Um Antroplogo em Marte de Oliver Sacks, (1995)

Disponvel on-line

crianas autistas. A entrevista Autism Diagnostic Interview-Revised (ADIR) uma das baterias mais detalhadas para o diagnstico de autismo e considerada um dos mtodos padro-ouro para diagnstico de autismo na literatura internacional. Objetivo: Traduzir e adaptar a Autism Diagnostic Interview-Revised (ADI-R) para a lngua portuguesa e validla como instrumento diagnstico de autismo no Brasil. Disponvel on-line

A interaco relacional na integrao do gmeo com autismo (2008) - No existem, ainda explicaes claras, objectivas e elucidativas que expliquem os factores etiolgicos que esto na base do Autismo. Toda esta realidade ainda se torna mais complexa quando se procura abordar a problemtica dos gmeos, sobretudo, quando um autista e o outro no . Em toda esta problemtica torna-se necessrio abordar a dimenso afectiva, uma vez que surge como um factor importante a ter em ateno para a compreenso do desenvolvimento da aprendizagem da criana. O desenvolvimento desta ocorre atravs da interaco entre as condies biolgicas que apresenta e as suas condies sociais. Em cada estdio do desenvolvimento da criana, a afectividade apresenta um tipo de manifestao diferente em funo das necessidades e possibilidades maturacionais da criana. Considermos importante proceder a um estudo de caso de um gmeo autista, de modo a percebermos a sua problemtica, a forma como se relaciona com os outros e o seu prprio desenvolvimento e essencialmente, como poderia beneficiar da interaco relacional com o irmo gmeo normal. Disponvel on-line Sono-viglia em crianas com e sem perturbaes do espectro do autismo (2008) - Este estudo tem por finalidade conhecer hbitos, comportamentos e problemas de sono em crianas de idade pr-escolar e escolar, Com e Sem Perturbaes do Espectro do Autismo (PEA - inclui, neste estudo, a forma clssica de Autismo e o Sndrome de Asperger). Disponvel on-line

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

As perturbaes do espectro do autismo na regio autnoma da Em comparao com os grupos sem PEA, nos grupos de crianas com PEA revelou ser significativamente mais comum necessitar de luz acesa (6-12 anos), de algo especial e/ou da presena dos pais no quarto (meninos 3- 5 anos) para adormecer, recusar ir para a cama hora de deitar (meninos 3-5 anos; raparigas 6-12 anos), dificuldade em retomar, autonomamente, o sono (raparigas 6-12 anos), mas iniciar o sono na cama dos pais foi significativamente menos comum (rapazes 6-12 anos). Quanto a comportamentos nocturnos associados ao sono, nos grupos com PEA encontraram-se, nos rapazes, mais sonambulismo (3-5 anos) e menos pesadelos (6-12 anos), nas raparigas, mais enurese nocturna (3-5 anos) e medo do escuro (6-12 anos). Aquisio e generalizao de comportamentos em uma criana com diagntico de autismo (2008) - "O objetivo do presente estudo foi intervir em trs classes de comportamento de uma criana diagnosticada como autista do sexo masculino e com nove anos de idade. Para a aquisio e generalizao das classes de comportamento foram utilizadas estratgias da anlise do comportamento". Disponvel on-line Aparas (2008, p. 6) Comportamentos indicativos de apego em crianas com autismo (2008) Este estudo investigou evidncias de comportamentos de apego em crianas com autismo. Participaram 10 meninos com autismo, 10 com sndrome de Down e 10 com desenvolvimento tpico, equiparados pela idade, cuja mdia foi de, aproximadamente, 4 anos. Uma sesso de observao de brincadeira livre, com cinco episdios, foi utilizada para avaliar os comportamentos interativos da criana com a me e com uma pessoa no-familiar (o estranho). No foram encontradas diferenas significativas entre os grupos, quanto maioria dos comportamentos de apego. Contudo, o grupo com autismo apresentou uma frequncia maior de comportamento de esquiva, do que os outros grupos, apenas no 1 episdio. As comparaes intragrupos mostraram que as crianas com autismo interagiram mais com a me, do que com o estranho. Esses resultados demonstram a ocorrncia de apego entre crianas com autismo e suas mes e as vantagens de se usar anlises que considerem as peculiaridades desses comportamentos. Disponvel on-line Madeira (2008) - Dissertao de mestrado. Disponvel on-line

10

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

A behavioral profile of preschool-aged children with autism spectrum disorders (2008) Disponvel on-line How to Identify Students with High-Functioning Autism (2008) - This paper reviews past and contemporary conceptualizations of High Functioning Autism (HFA) as being different from Asperger's syndrome (AS) disorder. Disponvel on-line

Las emociones en el nio autista a travs del cmic: estudio de caso (2008) - Nuestro estudio, se centra principalmente en el aspecto afectivo, en las emociones de los/as nios/as autistas y tiene la finalidad de conocer si el cmic puede llegar a ser un medio til para romper los silencios emocionales que suelen caracterizar a los/as nios/as autistas; un medio capaz de ayudar a exteriorizar a travs de las vietas, emociones y sentimientos que no son capaces de transmitir a travs del lenguaje oral. Nuestra investigacin pretende indagar por lo tanto, si se produce descarga emocional cuando el alumno autista representa a travs de vietas situaciones, acciones, acontecimientos, aventuras en definitiva, pequeas historias sociales, de su vida cotidiana. Disponvel on-line

Idiots savants: um paradoxo real ou ilusrio? (2007) - O termo idiot savant surgiu em 1985 e caracteriza certos indivduos que no obstante as suas debilidades cognitivas apresentam raras bolsas de brilho na resoluo de determinadas tarefas. Esta definio paradoxal vem inscrita num continuum de longa data tendo como base a tradio psicomtrica e a definio clssica de inteligncia tendo como ponto de partida o factor g (factor de inteligncia geral). O autismo, como problemtica neurolgica, social e comportamental parece estar bastante associada a indivduos com estas caractersticas, mas os idiots savants surgem tambm associados a debilidades mentais na ausncia de caractersticas autistas. Estes indivduos so capazes da execuo de tarefas extremamente complexas com aparente facilidade tais como clculo de datas em calendrios. Contudo permanecem ainda dvidas acerca dos mtodos utilizadas na sua resoluo. Disponvel on-line

As artes visuais e o conhecimento sensvel do autista: um estudo de caso (2007) Dissertao de Mestrado que apresenta uma pesquisa desenvolvida em uma escola especial do municpio de Cricima, Santa Catarina, no perodo de 2000 a 2004. Caracterizada como estudo de caso com abordagem qualitativa, teve, como objetivo geral, analisar as relaes das atividades artsticas com o conhecimento sensvel do autista e, como

11

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana objetivos especficos, relacionar teorias acerca do desenvolvimento do autista com as atividades de produo e apreciao plstico-visuais; compreender o desenvolvimento do conhecimento sensvel de uma pessoa com autismo aps interveno em atividades de arte; avaliar em que aspectos o conhecimento sensvel colaborou para o desenvolvimento da pessoa autista. Disponvel on-line

Perturbaes do espectro do autismo (2007) - So escassos os testes especficos de avaliao das competncias bsicas, comunicativas, sociais e lingusticas que respondam aos desafios colocados pelas crianas com perturbaes do espectro do Autismo (PEA), da a necessidade de apresentar e adaptar guies para portugus. Este trabalho visa contribuir para a adaptao de instrumentos que possibilitem a definio dos objectivos do plano individual de interveno teraputica com esta populao. Disponvel on-line

Autismo infantil e vnculo teraputico (2007) Objetiva-se descrever e discutir a formao do vnculo teraputico entre uma criana com diagnstico de autismo infantil e sua psicoterapeuta. Trata-se de um estudo de caso que utiliza o mtodo clnico-qualitativo, apoiando-se em autores e textos de orientao psicodinmica. Discute-se e analisa-se o material clnico proveniente da histria de vida de uma criana de oito anos de idade, e da psicoterapia ldica realizada semanalmente, por 16 meses, em um ambulatrio pblico. So comentados alguns aspectos que foram fundamentais para a formao do vnculo, a saber: a configurao do setting teraputico, o processo de discriminao eu/no-eu, o processo de construo da identidade da criana, a funo de holding materno assumida pela psicloga. O acolhimento da terapeuta foi fundamental para a psicoterapia e para o desenvolvimento psicolgico do paciente, permitindo que a criana estabelecesse e desenvolvesse algum tipo de vnculo afetivo. Disponvel on-line

Procedimento para promover habilidades relacionadas ao brincar em crianas diagnosticadas com autismo (2007) - Dissertao de Mestrado. Disponvel on-line

A perspectiva desenvolvimentista para a interveno precoce no autismo (2007) - A interveno precoce no autismo tem-se tornado possvel graas a sua identificao cada vez mais cedo. A abordagem desenvolvimentista caracteriza-se por procurar compreender os desvios do desenvolvimento da criana autista, a partir do desenvolvimento tpico. O objetivo deste artigo analisar alguns programas de

12

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana interveno precoce que seguem a perspectiva desenvolvimentista. Em seguida, so apresentadas cinco reas consideradas fundamentais pelos diferentes programas que seguem essa orientao: comunicao no verbal, imitao, processamento sensorial, jogo com pares e famlia. Na concluso, so comentados os resultados relativos eficcia dos tratamentos. Disponvel on-line

Identificao precoce dos transtornos do espectro autista: um estudo de vdeos familiares (2007) - "Na literatura sobre identificao dos transtornos do espectro autista (TEA) no existe consenso acerca das categorias que indicam risco de TEA aos 12 meses. A metodologia utilizada nos estudos de vdeos familiares retrospectivos favorece a anlise de categorias comportamentais discretas em detrimento de uma anlise da interao social. O objetivo deste estudo testar uma metodologia que permita analisar qualitativamente as interaes sociais beb-adulto em um grupo de bebs com TEA e um grupo de bebs com desenvolvimento tpico (DT) registradas em vdeo aos 12 meses. Os resultados demonstraram que no grupo TEA os padres de interao foram distintos dos padres exibidos no grupo DT. A metodologia testada viabilizou a anlise qualitativa das interaes beb-adulto dos dois grupos de bebs e possibilitou que fosse realizada uma anlise quantitativa dos dados, cujo resultado foi comparado com os de outros estudos de vdeos familiares. As implicaes sobre o uso da interao beb-adulto como medida de identificao de TEA aos 12 meses so discutidas. Disponvel on-line

Autismo, uma abordagem da perspectiva actual (2006) - O autismo uma perturbao do desenvolvimento que tem vindo, desde Kanner, a ser alvo de inmeras investigaes, quer pela sua amplitude e complexidade, quer pelo impacto que causa, no indivduo que o possui e nas pessoas com ela relacionadas. uma perturbao que se caracteriza essencialmente por dfices na comunicao/linguagem e interaco social e comportamentos, actividades e interesses restritivos (APA, 2002). Tendo em conta os principais alvos da investigao de perturbaes, isto , a definio, diagnstico, etiologia e tratamento, os objectivos do presente trabalho pretendem alcanar, primeiro uma viso actual da perturbao, atravs de uma reviso terica exaustiva, dessas quatro temticas, segundo, o estudo de um caso nico, de uma criana com indcios da perturbao, colocando em paralelo o terico e o prtico. Este tipo de estudos singulares pertence metodologia qualitativa e requer o uso de instrumentos de recolha de informao, como a entrevista e observao. Foram igualmente utilizados como instrumentos trs escalas, tendo em conta as capacidades da criana: Escala de Comportamento Adaptativo-Escola (ECA-E:2); Childhood Autism Rating Scale; Conners Rating Scales-Revised; e o Inventrio de Controle da Ateno. Disponvel on-line

13

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana Como intervir na perturbao autista (2006) - No ltimo sculo, surgiram mtodos e filosofias de abordagem divergentes, desde que o autismo foi descrito pela primeira vez em 1943. Neste artigo, procura-se realizar uma reviso bibliogrfica sobre a Perturbao Autista, destacando as principais perspectivas sobre a etiologia do autismo, bem como os meios de diagnstico (nomeadamente no que se refere aos critrios internacionais e o seu diagnstico diferencial), avaliao e interveno, mais utilizados e proeminentes. Por ltimo, analisada a temtica da integrao, sendo referidos os principais tipos e vantagens inerentes. Disponvel on-line

A criatividade no autismo de nvel de funcionamento elevado (Sindroma de Kanner) e no Sindroma de Asperger (2006) - A criatividade tem vindo a conseguir uma interpretao nas mais tradicionais teorias do comportamento humano e pode encontrar hoje nas vertentes modernas da psicologia cientfica, formas importantes e promissoras do seu aprofundamento, que parecem ser de valor heurstico considervel. Quando se tenta compreender e avaliar a criatividade atravs da anlise de desempenhos de pessoas afectadas pelo Sndroma de Kanner (autismo) e Sndroma de Asperger, esta problemtica parece tornar-se mais evidente, permitindo constatar a maior dificuldade de estabelecimento desses actos criativos nas pessoas afectadas por estes sndromas. Apesar da elevada eficincia de algumas pessoas com autismo em certas reas de funcionamento, os conceitos de sobredotao e de genialidade encontram assim um melhor enquadramento s podendo ser considerados num relativo equilbrio com os demais eixos do desenvolvimento psicolgico. Disponvel on-line

Autismo: intervenes psicoeducacionais (2006) - Artigo da Revista Brasileira de Psiquiatria: H um crescente reconhecimento sobre a importncia do tratamento do autismo envolver tanto as necessidades da criana como as da famlia. No entanto, h controvrsias sobre qual interveno seria a mais apropriada. Neste artigo, revisaremos a literatura recente sobre as diferentes intervenes que tm sido utilizadas no tratamento do autismo, com nfase naquelas que possuem base emprica. No pretendemos discutir em detalhe nenhuma interveno em particular, mas apresentar uma viso geral sobre os aspectos positivos e as limitaes de diferentes intervenes. Conclumos que no h uma abordagem nica que seja totalmente eficaz para todas as crianas durante todo o tempo. Ao contrrio, argumentamos que as famlias modificam suas expectativas e valores com relao ao tratamento de seus filhos de acordo com a fase de desenvolvimento da criana e do contexto familiar. Em outras palavras, um tipo especfico de interveno pode funcionar bem por certo perodo (e.g., nos anos anteriores escolarizao) e no funcionar to bem nos anos subsequentes (e.g., adolescncia). Finalmente, enfatiza-se a importncia do diagnstico e tratamento precoces do autismo. Disponvel on-line

14

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana Qualidade de vida e autismo (2006) Os resultados deste estudo sugerem que, muito alm das expectativas dos outros, e/ou das dificuldades funcionais, a criana autista em sua percepo de mundo, feliz, independentemente de seus dficits funcionais. Para assisti-las melhor, basta ouvi-la um pouco mais, mais do que qualquer processo de habilitao. As informaes obtidas podero garantir-lhes um olhar pessoal, no s em termos de suas patologias. Ouvi-la, no seu universo pessoal, poder abranger uma perspectiva de atendimento integral em sade e permitir avaliar os efeitos dos procedimentos teraputicos. Deve-se transcender, portanto, as fronteiras disciplinares e conceituais sejam elas biolgicas, psicolgicas, sociais e culturais, para construir uma lgica interior s particularidades de cada sujeito. Os resultados obtidos permitiram ainda concluir que crianas autistas apresentam ndices de desenvolvimento adaptativo inferior, quando comparadas com crianas normais crianas autistas, em sua percepo pessoal, apresentam ndices de QV iguais ao de crianas normais, o que confirma nossa hiptese inicial. Disponvel on-line

Early behavioural markers in autism spectrum disorders : implications for theories of autism (2006) There are few existing screening instruments designed to identify Autism Spectrum Disorders (ASD) at an early age, such as the Checklist for Autism in Toddlers (CHAT) and the Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT). Unfortunately, many are limited in their ability to identify children at risk in the first two years of life while displaying an acceptable level of reliability. Given this limitation, the present study aimed to identify any additional early markers of ASD from either the retrospective analysis of early autistic symptomatology (parental report and video analysis of footage made before the diagnosis) or performancebased measures linked to different theoretical accounts of ASD. Disponvel on-line

Aquisio e Generalizao de Mandos em uma Criana com Autismo (2005) Dissertao de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento: Muita polmica envolve as diversas opes teraputicas para o tratamento do Autismo e natural que as famlias e os terapeutas procurem a abordagem que lhes parea mais promissora considerando suas crenas e interesses pessoais. Alguns autores () acreditam que fundamental que a abordagem escolhida no fique limitada a apenas um nico processo teraputico, mas que sejam usados diversos recursos alternativos, de forma complementar. Green (1996) alerta que as famlias geralmente tm dificuldade em escolher a melhor abordagem, uma vez que muitas opes no esto descritas ou avaliadas convenientemente na literatura disponvel. Para a autora, a famlia deve investigar cuidadosamente as diversas opes e questionar como ser o tratamento, quem ir administr-lo, quem garante sua qualidade, como seus efeitos sero avaliados, a que pblico direcionado e se o tratamento proposto j demonstrou efetividade no passado.

15

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

So muitos os programas de preveno e tratamento propostos: Medicao; Megavitaminas; Dietas; Educao especial; Terapia de Integrao Sensorial; Psicanlise; Terapia Humanista; Terapia do Abrao; No h palavras no dicionrio deles, mas a linguagem universal do amor tambm no-verbal. Para se expressar atravs dela, h os gestos, a expresso corporal, a vibrao subtil, invisvel da emoo, da solidariedade, da pacincia, da aceitao da pessoa como ela e no como queremos que ela seja. de se presumir que eles estejam fazendo tudo o que lhes seja possvel, dentro de suas limitaes. Com um pouco de boa vontade de nossa parte, talvez concordem em tocar a mo que estejamos oferecendo a fim de saltarem o abismo que nos separa... Schwartzman, 1995 Leite (2005, p. X) Imitation et autisme (2005) - Limitation joue un rle essentiel dans le dveloppement de tout enfant. En effet elle remplit deux fonctions essentielles pour sadapter : elle permet dapprendre faire ce que lon voit faire, et elle permet aussi de communiquer sans mots. Comment peut-on communiquer par limitation ? Tout simplement en utilisant ses deux versants : imiter et tre imit. Quand deux enfants utilisent chacun lun des versants, ils coordonnent deux rles : celui de modle et celui dimitateur. Ils aboutissent ainsi montrer sans mots quils sintressent lun lautre et quils sintressent la mme chose ensemble. Ils sont en synchronie, parce quils font la mme activit en mme temps. tant donn les troubles de la communication dont souffrent tous les enfants atteints dautisme, il est important de prendre en compte et dexploiter leur plus lmentaire capacit imiter spontanment et reconnatre quils sont imits. Nos tudes montrent quils ont tous une capacit, mme faible, dans ce domaine, et quelle peut tre exerce. Ainsi peut-on leur apprendre les deux capacits qui sont ncessaires toute communication : lusage du tour de parole ( toi dimiter, toi dtre imit) et celui de la synchronie temporelle (nous faisons en mme temps la mme chose). Lorsquil est imit en simultan, lenfant Incluso Total; Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children); e a Anlise Aplicada do Comportamento (AAC). (P. 11) Disponvel on-line

Estrategias de comunicacin interactiva en un espacio multisensorial para nios y nias con autismo profundo (2005)
Disponvel on-line

16

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana apprend que son action peut tre lorigine de laction de quelquun dautre, sa reconnaissance de soi sexerce. Lorsquil imite quelquun en simultan, lenfant apprend quil peut volont produire laction de quelquun comme lui, lide quil est une personne intentionnelle sexerce. Imiter et tre imit sont des expriences uniques pour aider sexprimer en tant que personne. Disponvel on-line

Creatividad, arte terapia y autismo: un acercamiento a la actividad plstica como proceso creativo en nios autistas (2003) - "Este artculo est estructurado en tres partes: En la primera se hace una breve introduccin a la Creatividad y al Arte terapia. La segunda comprende un estudio aproximado del sndrome, algo necesario para saber a quien nos dirigimos. La tercera analiza los diferentes recursos de la expresin plstica, materiales que se han utilizado y experiencias realizadas. Es aqu donde se centrar todo el trabajo de campo que se ha llevado a cabo como primera aproximacin a este gran mundo que es el Autismo. Disponvel on-line

Ateno Compartilhada e Identificao Precoce do Autismo (2002) - "O objetivo desse artigo discutir sobre o desenvolvimento da habilidade de ateno compartilhada e suas implicaes para a identificao precoce do autismo. Disponvel on-line

Etude des gestes conventionnels chez des enfants autistes partir d'une analyse de films familiaux (2002) - Nous avons effectu un relev de 6 mois en 6 mois des gestes conventionnels et de leurs prcurseurs dans le dveloppement chez 7 garons autistes gs de 12 36 mois partir de films familiaux. Disponvel on-line Autismo - Guia Prtico (2000) - "A ideia entregar a pais e profissionais um texto bsico e resumido que ajude a encarar a questo do autismo de forma realista e positiva". Disponvel on-line

Autismo infantil (2000) - Artigo da Revista Brasileira de Psiquiatria: O autismo infantil corresponde a um quadro de extrema complexidade que exige que abordagens multidisciplinares sejam efetivadas visando-se no somente a questo educacional e da socializao, mas principalmente a questo mdica e a tentativa de

17

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana estabelecer etiologias e quadros clnicos bem definidos, passveis de prognsticos precisos e abordagens teraputicas eficazes. Com a maior acurcia das pesquisas clnicas, grande nmero de subsndromes ligadas ao complexo "autismo"devem ser identificadas nos prximos anos, de forma que os conhecimentos sobre a rea aumentem de modo significativo em um futuro prximo. Concomitantemente, o desenvolvimento de vias de pesquisa biolgica e cognitivas deve trazer futuras implicaes no somente na questo diagnstica mas, principalmente, na questo teraputica da sndrome. A descrio de casos e o estudo das populaes afetadas contribui, de forma efetiva, para que pouco a pouco o autismo possa ser melhor compreendido e analisado. Somente a partir de uma viso mdica, embasada em modelos cientficos claros, que poderemos contribuir para o estudo da questo, ao mesmo tempo em que nos dispomos a pensar realisticamente o problema dessa populao afetada. Disponvel on-line

O incio do tratamento psicanaltico com crianas autistas: transformao da tcnica psicanaltica? (2000) - "Este artigo discute o incio da relao analtica com crianas autistas luz da anlise de Maria, uma criana autista de trs anos de idade. O caso clnico de Maria tornou-se importante como objeto de estudo, por ter suscitado um questionamento dos princpios terico-clnicos que induzem o psicanalista a encontrar significados nas aes de uma criana autista, mesmo quando ela no fala e no brinca, e a interpret-los, desde o incio de uma relao analtica, com o intuito de criar a relao transferencial. Com Maria, a analista, no incio do tratamento, deixou em suspenso os significados e as interpretaes e passou a vivenciar a natureza fenomenal dos grunhidos e maneirismos da criana. Ao proceder dessa forma, abriu-se uma outra via para se criar uma relao analtica com Maria: as vrias tonalidades e ritmos dos seus grunhidos, o zumbido de seus maneirismos, as formas dos seus movimentos corporais e o ritmo da sua respirao, passaram a ser contidos pela analista em seu prprio corpo, contudo, esse material clnico no foi interpretado no incio do tratamento de Maria". Disponvel on-line

18

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

Educao Inclusiva
As crianas com autismo manifestam dificuldades de aprendizagem muito especficas por apresentarem alteraes qualitativas das interaces sociais, da comunicao verbal e no verbal tanto receptiva como expressiva, perturbaes do comportamento e grande reduo da capacidade de imaginao e de fantasia. No entanto, estas crianas aprendem e apresentam uma melhoria significativa se forem utilizados mtodos educacionais especficos que reconheam e procurem compensar estas dificuldades e que criem ambientes estruturados e programas dirios que tm como resultados prticos o aumento das suas capacidades funcionais e a reduo das suas limitaes e comportamentos inadequados (Mota, Carvalho & Onofre, 2003) Percepes dos professores relativamente diferenciao pedaggica em alunos com PEA (2009) - A escola tem vindo a abrir as suas portas, indiscriminadamente, a todas as crianas. O direito a uma aprendizagem plena de igualdade de oportunidades exige da escola as melhores condies possveis e profissionais habilitados para o ensino de alunos que necessitam de uma educao especial. No presente estudo pretendemos analisar as percepes dos professores relativamente diferenciao pedaggica em alunos com Perturbaes do Espectro do Autismo, tentando perceber no s os nveis de formao, conhecimento e experincia relevantes para trabalhar com estes alunos como tambm compreender as suas opinies relativamente incluso de alunos com Perturbaes do Espectro do Autismo e analisar as preocupaes e dificuldades que os professores apresentam para promoverem um processo de ensino-aprendizagem que respeite a diferenciao pedaggica. Pretendemos tambm averiguar as adaptaes curriculares no que se refere a contedos, estratgias e Castro (2009, p. 34) avaliaes nesse mesmo processo. Os delineamentos metodolgicos que utilizaramos seriam de natureza qualitativa, tendo por base a nossa crena na linguagem como principal meio de exteriorizao do O espectro do autismo (2009) - O Espectro do Autismo define a temtica-alvo deste projecto de investigao no qual pretendemos clarificar a especificidade desta problemtica; reconhecer as dificuldades e as necessidades constantes desta patologia com o intuito de aprender, compreender e assimilar as tcnicas e os mtodos a utilizar na interveno deste grupo das Necessidades Educativas Especiais. Quanto interveno, necessrio que os Educadores/Professores conheam a patologia; as caractersticas de cada aluno; as suas reas fortes, fracas e emergentes para intervirem. Para tal, necessrio definir os objectivos da interveno, criar uma equipa multidisciplinar com o intuito de estabelecer um fio condutor entre as competncias a adquirir e o meio que envolve o aluno. Disponvel on-line

19

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana pensamento, prevendo a realizao de entrevistas semi-estruturadas a professores dos 2, 3 ciclos e Secundrio, de escolas pertencentes ao Centro de rea Educativa de Vila Nova de Gaia. Utilizaramos a anlise de contedo como forma de tratamento dos discursos resultantes das entrevistas realizadas. Disponvel on-line

A diferenciao pedaggica nas aulas de educao fsica em alunos com perturbaes do espectro do autismo: a perspectiva dos professores de educao fsica (2009) - No presente estudo analismos as percepes dos professores de Educao Fsica acerca do processo da Diferenciao Pedaggica nas aulas de Educao Fsica em alunos com Perturbaes do Espectro do Autismo, tentando perceber os nveis de formao, conhecimento e experincia dos professores de Educao Fsica relevantes para trabalhar com estes alunos; compreender as opinies dos professores de Educao Fsica relativamente incluso de alunos com Perturbaes do Espectro do Autismo como uma prtica que pode ter aspectos positivos e/ou negativos; analisar as preocupaes e dificuldades que os professores de Educao Fsica apresentam para promoverem um processo ensino-aprendizagem que respeite a diferenciao pedaggica e averiguar as adaptaes curriculares no que se refere a contedos, estratgias e avaliaes no processo ensino-aprendizagem. O delineamento metodolgico que utilizmos foi de natureza qualitativa, considerando a linguagem como principal meio de exteriorizar o pensamento, tendo sido realizadas nove entrevistas semi-estruturadas aos professores de Educao Fsica dos 2, 3 ciclos e Secundrio, de escolas pertencentes ao Centro de rea Educativa de Viseu. Utilizmos a anlise de contedo como forma de tratamento dos discursos resultantes das entrevistas realizadas. Os resultados do nosso estudo revelaram que para facilitar o processo da incluso essencial a importncia da escolha da turma, a competncia da escola na optimizao dos recursos humanos e materiais para melhor promover a incluso e o envolvimento e compreenso dos pais no processo de incluso dos alunos com Perturbaes do Espectro do Autismo. O papel do professor poder contribuir bastante para a efectivao da Diferenciao Pedaggica na aula de Educao Fsica, nomeadamente na criao de um ambiente positivo e confortvel, na escolha dos docentes com um perfil mais adequado e na capacitao dos professores para exercer essa Diferenciao Pedaggica. As adaptaes curriculares foram efectuadas principalmente ao nvel dos contedos, das estratgias e actividades de aprendizagem e da avaliao. Os docentes de Educao Fsica encontraram maiores dificuldades na forma de proporcionar uma participao plena e uma aprendizagem de sucesso aos alunos com Perturbaes do Espectro do Autismo, devido sobretudo s limitaes destes alunos ao nvel da comunicao e da socializao. Disponvel on-line

Natao, equitao e educao fsica: trs programas de actividade fsica em jovens adultos com perturbaes do espectro do autismo (2009) - "O autismo comeou a ser descrito por Kanner em 1943, e mais

20

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana tarde por Hans Asperger, como uma perturbao do desenvolvimento, com um dfice motor associado. Wing (1988) estabeleceu uma trade que consiste num espectro de perturbaes com um tronco comum de reas afectadas: i) relacionamento social; ii) comunicao e iii) comportamentos e actividades repetitivas e estereotipadas. Assim, o nosso estgio prende-se com a importncia da interveno na rea da actividade fsica, pela natureza que os seus efeitos podem ter no desenvolvimento global do indivduo com perturbaes do espectro do autismo. Teve como principal objectivo a interveno propriamente dita, bem como, a anlise dos efeitos de trs programas de actividade fsica: Natao, Equitao e Educao Fsica, em dois jovens/adultos com perturbaes do espectro do autismo. Como instrumento utilizamos a observao participante activa e descritiva. A avaliao dos alunos foi realizada atravs da anlise dos relatrios das sesses. As concluses do nosso estgio revelam que a actividade fsica poder ser benfica para indivduos com este tipo de perturbao, e tendo em considerao a especificidade da populao, os resultados encontrados podem considerar-se bastante satisfatrios, no s a nvel motor, uma vez que na sua maioria os objectivos motores, propostos nos trs programas de actividade fsica foram cumpridos, mas principalmente competncia social, incluso escolar e autismo porque, alcanarmos benefcios ao nvel das relaes interpessoais, da auto-confiana, da motivao, da auto-estima, do bem-estar fsico e psicolgico, proporcionando assim, uma melhoria da qualidade de vida destes alunos". Disponvel on-line

Competncia social, incluso escolar e autismo: reviso crtica da literatura (2009) Artigo da Revista Psicologia e Sociedade: O autismo se caracteriza pela presena de um desenvolvimento acentuadamente atpico na interao social e comunicao, assim como pelo repertrio marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas caractersticas podem levar a um isolamento contnuo da criana e sua famlia. Entretanto, acredita-se que a incluso escolar pode proporcionar a essas crianas oportunidades de convivncia com outras da mesma faixa etria, constituindo-se num espao de aprendizagem e de desenvolvimento da competncia social. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito do conceito de competncia social e dos estudos atualmente existentes na rea de autismo e incluso escolar. Identificaram-se poucos estudos sobre este tema, os quais apresentam limitaes metodolgicas. Este panorama aponta para a necessidade de investigaes que demonstrem as potencialidades interativas de crianas com autismo e a possibilidade de sua incluso no ensino comum, desde a educao infantil. Disponvel on-line

Interao social em diferentes contextos escolares: estudo de caso de uma criana com autismo (2009) Dissertao de Mestrado em Psicologia. Disponvel on-line

21

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

The impact of information source on middle school students' attitudes towards peers with autism (2009) Inclusion of students with autism spectrum disorders (ASD) into mainstream classrooms is occurring at an increasing rate in schools. Research encourages the use of specific interventions, such as peer-mediated techniques, to foster the successful inclusion of students with ASDs. The potential beneficial impact of typical peers warrants further understanding of the effects of peer training and education about autism. Disponvel on-line

A socializao da criana com autismo: a realidade das escolas de Vila Nova de Gaia (2008) - Nas crianas com Perturbaes do Espectro do Autismo, as capacidades para desenvolverem interaces sociais recprocas so limitadas, pela ausncia de iniciaes sociais com os seus companheiros e falta de sensibilidade s iniciaes dos outros. Evitam, frequentemente, o contacto social, isolam-se, exibem respostas negativas ou mesmo comportamentos disruptivos. Todas estas caractersticas dificultam aos seus pares o convvio e o jogo, mesmo quando estes mostram interesse em brincar com as crianas com Perturbaes do Espectro do Autismo. No admira, ento, que ao longo das leituras realizadas durante a realizao deste trabalho, vrios foram os autores que referiram a importncia da promoo das competncias sociais nestas crianas (Kampus, Barbetta, Leonard & Delquadri, 1994; Hays, 1996). Face ao exposto, com esta pesquisa procura-se aprofundar conhecimentos no que respeita socializao da criana e jovem com Perturbaes do Espectro do Autismo. Propomo-nos, ainda, investigar as escolas do concelho de Vila Nova de Gaia, aferindo, para isso, as medidas implementadas pelos agrupamentos no sentido de favorecerem a interaco social dos alunos com Autismo. Pretende-se, ainda, relembrar a todos os intervenientes no processo educativo destas crianas, o quo importante , a promoo das competncias sociais nestes alunos para a sua integrao na vida em sociedade. Ora, com a concretizao futura da parte emprica da nossa investigao, pretendemos, alcanar, assim, um maior conhecimento do mundo das crianas com Autismo e, as medidas adoptadas por estas escolas com o intuito de favorecer a socializao destas alunos, o que poder conduzir a tentativas de minimizao de eventuais problemas sentidos por estas crianas. Esperamos, ainda, ficar a conhecer a realidade efectiva destas escolas no que respeita adopo de medidas educativas que favoream a socializao dos alunos com Autismo e aferir at que ponto todos os intervenientes esto realmente disponveis para desenvolvimento deste trabalho efectivo. Disponvel on-line

Interao professor-aluno com autismo no contexto da educao inclusiva: anlise do padro de mediao do professor com base na teoria da Experincia de Aprendizagem Mediada (Mediated Learning Experience Theory) (2008) - A incluso da criana com deficincia tem sido discutida em uma diversidade de contextos e a escola o melhor local para promover a incluso social e educacional dessas crianas, onde a relao

22

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana professor-aluno muito importante. Com referncia na Teoria da Experincia de Aprendizagem Mediada, o objetivo deste estudo foi discutir sobre a prtica profissional de duas professoras e suas crianas com autismo em classes de educao infantil. Disponvel on-line

Alice na biblioteca mgica: uma leitura sobre o diagnstico e a escolarizao de crianas com autismo e psicose infantil (2008) Tese de Doutoramento: Na construo de processos inclusivos encontram-se obstculos relativos aos supostos limites e possibilidades de escolarizao de crianas e adolescentes com autismo e psicose infantil. Em conseqncia de sua estruturao psquica singular, estes sujeitos apresentam comportamentos estereotipados, falas descontextualizadas, escritas e leituras presas na literalidade ou com sentido errante. Tais diferenas so, constantemente, percebidas como impedimentos para a educao escolar, justificando-se, assim, a ausncia de escolarizao ou o encaminhamento para espaos reeducativos, com vistas adaptao comportamental. Pretende-se contribuir para a construo de um novo olhar sobre esses sujeitos e suas possibilidades subjetivas e educacionais. Para tanto, optou-se por analisar o conhecimento acadmico-cientfico, dissertaes e teses, produzido nos programas de ps- graduao brasileiros, de 1978 a 2006. Disponvel on-line

An examination of middle school students' knowledge of autism: using analysis to inform inclusive education (2008) - Middle school students differ in their knowledge and understanding of autism. Researchers have shown that knowledge of a disability contributes to peoples attitudes towards those with disabilities, which in turn relates to peoples behaviors towards others with disabilities such as autism. Within the context of public schools, one characteristic in an inclusive classroom by which to measure the effectiveness of the inclusion process are the reported behavioral intentions and attitudes of general education students towards peers with disabilities such as autism. Increased opportunity for socialization is a hypothesized byproduct of inclusive education; however, when students express negative attitudes through their actions towards peers with autism, positive social models for the students with disabilities are less likely to occur. Therefore in the current study, 1,004 middle school students were surveyed regarding their awareness and understanding of autism. Of the 1,004 students surveyed, 471 participants reported having heard of autism and then provided a response to the open-ended question: "What is autism?" Students openended responses were coded to develop themes that represented the kinds of responses provided by students. Through systematic analysis of responses, conclusions about how middle school students describe their understanding of autism are presented. In addition, recommendations for interventions to improve attitudes towards peers with autism are outlined based on the themes identified in the analysis. The goal of the current study is to provide a more thorough understanding of the ways in which students express their knowledge of

23

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana autism. By presenting an analysis of how students express their understanding of autism, I argue that findings can contribute to the development of improved intervention alternatives for general education students. Disponvel on-line

Autistic spectrum disorders: a challenge and a model for inclusion in education (2008) Artigo do British Journal of Special Education. Disponvel on-line

Uma criana autista e sua trajetria na incluso escolar por meio da psicomotricidade relacional (2007) Esta dissertao analisa a possibilidade de reconstruo de atitudes da comunidade escolar, tornando-a uma escola inclusiva, na qual cada criana atua com sua possibilidade de interao, estimulada por um grupo inclusivo, disponvel para a cooperao e a solidariedade. Neste texto analisada especificamente a forma como a Psicomotricidade Relacional cria um elo de comunicao com o aluno autista e promove a sua interao com o outro e com os objetos, facilitando sua incluso no ensino regular. Disponvel on-line

Competncia social, incluso escolar e autismo: um estudo de caso comparativo (2007) A literatura atualmente existente sobre o autismo farta de evidncias sobre os prejuzos inerentes s caractersticas da sndrome. Em decorrncia disso, surgem diversos questionamentos relativos possibilidade de incluso dessas crianas no ensino comum. Entretanto, acredita-se que proporcionar a estas crianas oportunidades de conviver com outras da mesma faixa etria, possibilita o desenvolvimento da competncia social. Diante disso, o presente trabalho apresenta dois estudos. No primeiro apresentada uma reviso crtica da literatura a respeito do conceito de competncia social e dos estudos atualmente existentes na rea de autismo e incluso escolar. Identificou-se poucos estudos sobre este tema, indicando a necessidade de novas investigaes que demonstrem as potencialidades interativas de crianas com autismo e a possibilidade de sua incluso no ensino comum, desde a educao infantil. Com este propsito, o segundo estudo trata-se de uma pesquisa exploratria que investigou o perfil de competncia social de uma criana pr-escolar com autismo comparado ao de uma criana com desenvolvimento tpico, da mesma idade e sexo. Alm disso, foi investigada a influncia do contexto escolar (ptio e sala de aula) no perfil de competncia social de ambas as crianas. Para tanto, foi realizada a observao sistemtica das crianas na escola. Disponvel on-line

24

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

Autismo na escola: ao e reflexo do professor (2007) - A pesquisa intitulada Autismo na escola: ao e reflexo do professor analisa as aes pedaggicas desenvolvidas por professores para a incluso de crianas com autismo no ensino regular. O objetivo deste estudo evidenciar como o professor constitui as estratgias que beneficiam o processo de aprendizagem do aluno includo, contribuindo, assim, para a formao de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu atravs de dois estudos de caso na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os procedimentos incluem observaes do cotidiano de sala de aula e entrevistas com as professoras. A insero no campo de estudo realizou-se durante trs meses, no segundo semestre de 2006. Disponvel on-line

Incluso de alunos autistas no ensino regular: concepes e prticas pedaggicas de professores regentes (2007) - Dissertao de Mestrado. Disponvel on-line

Fighting for the right to education of persons with autism spectrum disorders (ASD): tool-kit for parents and self-advocates / Combattre pour le droit lducation des personnes atteintes de troubles du spectre autistique (TSA) : bote--outils au service des parents et de lauto-reprsentation (2006) Publicao da responsabilidade da organizao internacional Autism Europe AISBL, com o apoio da Comisso Europeia. Disponvel on-line em ingls Disponvel on-line em francs

The profile of memory function in children with autism (2006) Artigo da American Psychological Association. Disponvel on-line

El enigma de la emocionalidad en el autismo. Una contribucion a partir de los aportes de Wilfred R. Bion y de Donald Meltzer (2006) - El trabajo se dirige a analizar los efectos que las dificultades en el procesamiento simblico de las experiencias emocionales tienen en la posibilidad de contar con un equipo mental apto para el contacto y la comprensin de la realidad interna y externa. El marco terico referencial est constituido por las conceptualizaciones psicoanalticas del eje Klein - Bion - Meltzer. El objetivo general es analizar la intolerancia a las experiencias emocionales en el nio autista, como una defensa frente al intenso dolor ante un objeto primario no continente. Se trata de identificar las manifestaciones del

25

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana desmantelamiento del aparato sensorial y el desarrollo de una obsesionalidad primitiva. Se estudia el mundo de la bidimensionalidad, del tiempo oscilante y el mecanismo de la identificacin adhesiva. Se seleccion para la investigacin el Mtodo de Observacin de Bebs de Esther Bick, por considerarlo pertinente, dadas las caractersticas tan primitivas de la patologa autista. En el mbito de un hospital pblico infantil, que asiste a pacientes con patologas mentales severas, se observ a una nia de siete aos, durante un perodo de cinco meses, a razn de dos horas semanales y a una beba, en sus dos primeros aos de vida en su ambiente familiar. A travs del anlisis de ambas experiencias de observacin, se da cuenta del abismo existente entre un aparato mental en constante desarrollo y la detencin del mismo, que caracteriza al estado mental autista. Disponvel on-line

Incluso de crianas em educao pr-escolar regular utilizando comunicao suplementar e alternativa (2005) - Muitas crianas usurias de meios alternativos de comunicao se encontram educacionalmente segregadas, mesmo no havendo evidncias de que tais ambientes pudessem ser mais benficos na promoo de sua comunicao e do desenvolvimento da linguagem do que ambientes no segregados. Os efeitos potencialmente positivos do ambiente escolar inclusivo ainda no foram plenamente descritos. No entanto, explicaes tericas recentes sobre o desenvolvimento lingstico sugerem que a comunicao e o desenvolvimento de linguagem de crianas usurias de sistemas de comunicao manual e grficas possam estar melhor amparados em ambientes de pr-escola inclusiva do que em espaos segregados, desde que as prticas comunicativas dos adultos e dos pares sejam suficientemente adaptadas s habilidades e limitaes das crianas. Neste contexto possvel o desenvolvimento e a facilitao das interaes criana-criana e constituio cultural do sujeito. Os exemplos apresentados ilustram como as prticas inclusivas podem ser utilizadas para promover o desenvolvimento de linguagem alternativa em crianas com diversas habilidades e limitaes, sugerindo vrias formas de interao entre as crianas que desenvolvem diferentes modos de comunicao e seus pares, incluindo situaes envolvendo disputas infantis do quotidiano escolar. Alm disso, so indicadas razes que justificam os benefcios dos ambientes inclusivos para muitas crianas que esto desenvolvendo comunicao alternativa. Disponvel on-line

26

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

Educao Especial

A educao especial no desenvolvimento psico-social de crianas autistas (2009) - O artigo aborda uma anlise das questes envoltas da educao especial, desde a sua origem no Brasil, destacando o desenvolvimento psico-social de crianas autistas. A abordagem promete a reunio de tericos e seus fundamentos na psicanlise, na amostra de crticas e parmetros explicativos da evoluo dos estudos sobre o assunto. Disponvel on-line

Contributos de um programa baseado na danoterapia - movimento expressivo no desenvolvimento da comunicao no verbal em crianas e jovens com perturbao do espectro do autismo (2009) Dissertao de Mestrado: As Perturbaes do Espectro do Autismo (PEA) so Perturbaes Globais do Desenvolvimento que afectam trs grandes reas: a Comunicao, a Interaco Social e o Jogo Simblico e Repertrio de Interesses. Dadas as particularidades desta patologia muitas vezes torna-se extremamente difcil o trabalho de interveno a realizar. Neste sentido, cada vez se torna mais pertinente apostar em novas estratgias que se possam utilizar para que estas crianas e jovens possam evoluir no sentido do seu pleno desenvolvimento e da sua incluso nas escolas e na sociedade de forma a aumentar a sua qualidade de vida e das suas famlias. Estas devero de ser cada vez mais ldicas e criativas e tendo sempre como objectivo principal a interveno sobre as grandes limitaes provocadas pela patologia. A grande maioria das crianas com Autismo no consegue atingir nunca a linguagem verbal. Assim, este trabalho baseia-se na realizao de um programa de interveno que tem como principal objectivo o aumento de algumas dimenses da Comunicao No-Verbal (Expresso Corporal, Expresso Facial, Cinsia e Proxmia) num grupo de 11 crianas/jovens com PEA atravs da Dana e do Movimento Expressivo. A Comunicao sem dvida uma das maiores conquistas do ser humano e esta segue um padro de desenvolvimento hierrquico que se inicia na Comunicao NoVerbal e culmina na Comunicao Verbal. atravs destes dois meios que interagimos com o outro e com o meio que nos rodeia. Quando se comunica usa-se muito mais do que as palavras. O nosso corpo, as nossas expresses faciais, os gestos que utilizamos e a distncia que mantemos do outro influencia todo o processo comunicativo. Os resultados do nosso trabalho demonstraram que se verificaram alteraes positivas, estatisticamente pertinentes, na generalidade dos itens avaliados. Neste sentido as hipteses propostas foram na sua generalidade confirmadas e o programa permitiu aumentar os nveis de Comunicao NoVerbal no grupo de crianas/jovens com PEA do nosso estudo. Disponvel on-line

27

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana Perturbao do espectro de autismo: a comunicao (2009) - O presente trabalho situa-se na rea do ensino especial e visa averiguar de que forma os professores/ educadores podem trabalhar a comunicao numa criana com espectro de autismo e qual o contributo da famlia, da escola e dos terapeutas para desenvolver a linguagem destas crianas. Neste trabalho considera-se que o trabalho de equipa e a interveno o mais precocemente possvel contribui para o rpido desenvolvimento destas crianas. No entanto muitas escolas e profissionais anda no esto preparados para trabalhar com crianas especiais". Disponvel on-line

O papel do relatrio psicopedaggico na educao de alunos com autismo (2009) - O propsito deste estudo foi avaliar, na perspectiva do professor, qual o papel do relatrio psicopedaggico e se h necessidade de este ser aprimorado para ajudar na estruturao das aes pedaggicas direcionadas ao aluno autista". Disponvel on-line

O desenvolvimento da interaco social das crianas com alterao do espectro do autismo : estudo exploratrio da influncia da educao fsica na promoo do relacionamento interpessoal (2009) Dissertao de Mestrado em Cincia do Desporto: "O propsito deste estudo a procura de indicadores de promoo de competncias de relacionamento interpessoal em crianas com alterao do espectro do autismo, atravs de um programa especfico de educao fsica com incidncia preferencial na rea da interaco social. Colocamos como hipteses que as crianas autistas, quando submetidas a um programa de treino especfico nas aulas de educao fsica, manifestam no final da interveno um melhor nvel de interaco social em relao ao incio da actuao, melhorando assim, o seu relacionamento interpessoal com os seus pares e educadores. A outra hiptese que as crianas autistas colaboram e interagem melhor nas actividades fsicas com objectos estticos do que com objectos portteis. A amostra constituda por 7 crianas do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, diagnosticadas como autistas severos e que estudam no Externato Ana Sullivan, na cidade do Porto. Os dados foram obtidos em ambiente real de ensino e com recurso a equipamento de vdeo. Os sistemas de anlise utilizados foram: observao contnua dos comportamentos das crianas autistas nas sesses prticas, perfil psicoeducacional revisto e a tabela de categorias de interaces sociais de Carney. Os principais resultados e concluses encontradas so as seguintes: pela apreciao dos valores comportamentais das crianas autistas, nas sesses prticas, constatamos um desenvolvimento progressivo da interaco social ao longo da interveno. Esta anlise demonstra, tambm, a preferncia das crianas autistas pelos objectos estticos. No perfil psicoeducacional revisto, pela observao dos resultados do pr-teste com os do ps-teste, verificamos um progresso de 22% no nvel de relacionamento afectivo. Por fim, na tabela de categorias de interaces sociais, comparando os valores iniciais com os finais, constatamos tambm um progresso de 9% no nvel de interaco social da populao estudada". Disponvel on-line

28

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana Pais de alunos autistas: relatos de expectativas, experincias e concepes em incluso escolar (2009) Dissertao de Mestrado. Disponvel on-line O autismo tanto pode manifestar-se em indivduos que apresentam dificuldades muito severas na aprendizagem como em outros com um nvel intelectual elevado. Algumas pessoas com PEA podero ter sucesso acadmico, serem bons alunos, terem xito nas suas opes profissionais e ao mesmo tempo experimentar algumas dificuldades sociais e de comunicao, necessitando de ajudas para se adaptarem. Outras apresentaro dificuldades na aprendizagem exigindo suporte para realizar as tarefas mais simples do dia a dia. Pp. 11-12 Reconhece-se, actualmente, que as dificuldades de desenvolvimento manifestadas por alunos com PEA no so apenas decorrentes da sua problemtica central, mas tambm da forma como estas so aceites e compensadas pelo meio ambiente. Atendendo a esta circunstncia, a incluso de crianas e jovens com Perturbaes do Espectro do Autismo em meio escolar requer, por vezes, a prestao de apoios diferenciados e adequados a essa forma especfica de pensar e de aprender. DGIDC (2008, pp. 11-12) As Unidades de Ensino Estruturado podem constituir um valioso recurso pedaggico das escolas, ou agrupamento de escolas. Com base no ensino estruturado procuram tornar o ambiente em que o aluno se insere mais previsvel e acessvel, ajudando-o a encontrar maior disponibilidade para a comunicao, interaco e aprendizagens. Esta resposta educativa especfica visa melhorar a qualidade de vida das crianas/jovens com PEA, aumentando o seu nvel de autonomia e de participao na escola, junto dos seus pares, fomentando a sua incluso Unidades de ensino estruturado para alunos com perturbaes do espectro do autismo. Normas orientadoras (2008) Publicao editada pela Direco-Geral de Inovao e de Desenvolvimento Curricular e pela Direco de Servios da Educao Especial e do Apoio Scio-Educativo do Ministrio da Educao. As Perturbaes do Espectro do Autismo (PEA) consistem num distrbio severo do neuro-desenvolvimento e manifestam-se atravs de dificuldades muito especficas da comunicao e da interaco associadas a dificuldades em utilizar a imaginao, em aceitar alteraes de rotinas e exibio de comportamentos estereotipados e restritos. Estas perturbaes implicam um dfice na flexibilidade de pensamento e uma especificidade no modo de aprender que comprometem, em particular, o contacto e a comunicao do indivduo com o meio.

29

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana na sociedade. As presentes normas orientadoras para as Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbaes do Espectro do Autismo (UEEA) constituem-se como um conjunto de princpios orientadores e de estratgias pedaggicas a implementar e pretendem ser um instrumento de apoio na organizao e na gesto das referidas unidades. O Modelo TEACCH O ensino estruturado consiste num dos aspectos pedaggicos mais importantes do modelo TEACCH (TEACCH Treatment and Education of Autistic and related Communication handicapped Children). O modelo TEACCH surgiu na sequncia de um projecto de investigao que se destinava a ensinar aos pais tcnicas comportamentais e mtodos de educao especial que respondessem s necessidades dos seus filhos com autismo. Foi desenvolvido por Eric Schopler e seus colaboradores na dcada de 70, na Carolina do Norte (Estados Unidos da Amrica). A filosofia deste modelo tem como objectivo principal ajudar a criana com PEA a crescer e a melhorar os seus desempenhos e capacidades adaptativas de modo a atingir o mximo de autonomia ao longo da vida. O ensino estruturado que aplicado pelo modelo TEACCH, tem vindo a ser utilizado em Portugal, desde 1996, como resposta educativa aos alunos com PEA em escolas do ensino regular. Numa perspectiva educacional o foco do modelo TEACCH est no ensino de capacidades de comunicao, organizao e prazer na partilha social. Centra-se nas reas fortes frequentemente encontradas nas pessoas com PEA processamento visual, memorizao de rotinas funcionais e interesses especiais e pode ser adaptado a necessidades individuais e a diferentes nveis de funcionamento. um modelo suficientemente flexvel que se adequa maneira de pensar e de aprender destas crianas/jovens e permite ao docente encontrar as estratgias mais adequadas para responder s necessidades de cada um. O ensino estruturado traduz-se num conjunto de princpios e estratgias que, com base na estruturao externa do espao, tempo, materiais e actividades, promovem uma organizao interna que permite facilitar os processos de aprendizagem e de autonomia das pessoas com PEA, diminuindo a ocorrncia de problemas de comportamento. Atravs do ensino estruturado possvel:

Fornecer uma informao clara e objectiva das rotinas; Manter um ambiente calmo e previsvel;

30

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana


Atender sensibilidade do aluno aos estmulos sensoriais; Propor tarefas dirias que o aluno capaz de realizar; Promover a autonomia.

A criao de situaes de ensino/aprendizagem estruturadas minimiza as dificuldades de organizao e sequencializao, proporcionando segurana,confiana e ajuda a criana/jovem com PEA a capitalizar as suas foras. (pp. 17-18) Disponvel on-line

Aprender a olhar para o outro: Incluso da Criana com Perturbao do Espectro Autista na Escola do 1 Ciclo do Ensino Bsico (2007) O que so Unidades de Ensino Estruturado? "Ao longo dos ltimos anos, no mbito da filosofia da Escola Inclusiva Uma escola para todos (UNESCO,1994), vem sendo praticada, pelo Ministrio da Educao, em Portugal, a incluso de crianas com Perturbao do Espectro Autista (P .E.A.1) em algumas escolas do 1 ciclo do ensino regular e, mais recentemente, tem vindo a ser realizada, tambm, no 2 ciclo de escolaridade. Em Algs, na Escola Bsica do 1 ciclo Sofia de Carvalho, pertencente ao agrupamento de Escolas de Miraflores situado no concelho de Oeiras, encontra-se a funcionar desde Setembro de 2001, uma estrutura de apoio criada, semelhana de outras, com o objectivo de fomentar a incluso de 6 crianas com P.E.A., cujas idades podem variar desde os 6 at aos 16 anos. Todas as crianas seleccionadas para este grupo tm de apresentar uma Perturbao do Espectro Autista independentemente do grau de severidade que pode variar desde o mais ligeiro at a um mais moderado ou mesmo profundo e/ou ainda outras coomorbilidades associadas. Cada aluno pertence a uma turma na qual realiza todas as actividades consideradas essenciais sua incluso, independentemente das suas competncias. Este recurso de apoio possui a denominao de Sala de Recursos TEACCH por fundamentar a sua interveno pedaggica nos princpios do Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistc and Related Communication Handicapped Children) criado para o Autismo, em 1971,

As UEEA no so, em situao alguma, mais uma turma da escola. Todos os alunos tm uma turma de referncia que frequentam, usufruindo das Unidades de Ensino Estruturado enquanto recurso pedaggico especializado das escolas ou agrupamentos de escolas. Estas constituem uma resposta educativa especfica para alunos com perturbaes do espectro do autismo e podem ser criadas em qualquer nvel de ensino.

DGIDC (2008, p. 31)

31

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana por Eric Schopler e seus colaboradores na Carolina do Norte (EUA) e que vem sendo utilizado, nas ltimas dcadas em muitos pases, na educao de crianas com Autismo". Disponvel on-line

Relaes teraputicas: Um estudo exploratrio sobre Equitao Psico-Educacional (EPE) e autismo (2004) Este estudo exploratrio, ao considerar a Equitao Teraputica como uma rea de interveno tridimensional, pretendeu enfatizar alguns dos aspectos relacionais implcitos e averiguar se, aps a aplicao da Equitao Psico-Educacional - EPE (uma sesso semanal durante dezasseis semanas), em cinco crianas (entre os cinco e os dez anos) diagnosticadas com autismo, se registariam: melhorias ao nvel do desenvolvimento e do comportamento; dados que pudessem confirmar a eficcia do tratamento; progressos na adequao de cada participante s diferentes tarefas propostas no decurso das sesses. A metodologia utilizada centrou-se na redaco integral de todas as sesses; na utilizao da Grelha de Observao (individual/sesso) para Equitao Psico-Educacional (EPE), com crianas autistas; na aplicao, aos participantes, do Psychoeducational Profile Revised (Schopler et al., 1994) antes (teste) e depois (reteste) da aplicao do tratamento; na aplicao quinzenal, aos pais, do Autism Treatment of Evaluation Checklist (Rimland & Edelson, 2000); e, por ltimo, na utilizao de tcnicas de audiovisual, com uma periodicidade mensal. Os resultados mostraram-se concordantes com a totalidade das hipteses colocadas. Estas evidncias convidam a uma reflexo sobre a importncia do papel catalizador do cavalo, no seio de uma "nova relao" tcnico-criana, que deve ser investida como central e transformadora. Disponvel on-line

A balneoterapia como processo teraputico facilitador da relao me-filho no caso de crianas com alteraes do espectro do autismo (2002) - Esta investigao pretende ser um contributo para a interveno junto de crianas com Alteraes do Espectro do Autismo, principalmente no domnio da comunicao e das relaes interpessoais. De facto, e aps uma avaliao pormenorizada de diversos modelos de interveno psicoeducacional, constatamos que mesmo aquelas que foram especificamente elaboradas para apoiar crianas com autismo no respondiam s necessidades, que estas ultimas apresentam, no domnio das intervenes. A Balneoterapia surge assim como estratgia da interveno que, incidindo justamente ao nvel das relaes intra e interpessoais, procura ser um modelo de interveno psicoeducacional na rea do autismo. Pretende-se essencialmente avaliar a eficcia da Balneoterapia na promoo de competncias como o contacto ocular, contacto corporal, percepo, coordenao motora, socializao, regras e estabilidade plvica. A anlise dos resultados parece confirmar que esta modalidade teraputica constitui de facto uma estratgia privilegiada para intervir nos domnio a da relao intra e interpessoais, constituindo-se assim como um contributo vlido aos programas de interveno psicoeducacionais existentes. Disponvel on-line

32

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana Education of Children and Young People with Autism (1997) Guia de Educao Especial publicado pela UNESCO: The first eight chapters of the guide provide information of direct relevance to parents and practitioners working directly with children with autism, the detailed table of contents points out to the different issues covered. The guide is rich with concrete advice on way of responding to the wide range of needs and challenges which educators have to address in their work. Chapter nine, however, deals with organisational aspects, providing some insight into the development of educational services for children with autism based on examples from four countries - France, Hungary, Spain and South Africa. Disponvel on-line

Necessidades das Famlias com Crianas com Perturbaes do Espectro do Autismo

Coparentalidade em famlias de adolescentes com autismo e comportamento agressivo (2008) Tese de Doutoramento: O presente trabalho composto por dois estudos com o objetivo de investigar o impacto de adolescentes com autismo e comportamento agressivo. Buscou-se examinar as caractersticas de coparentalidade, as influncias na adaptao familiar e o impacto do autismo e ocorrncia de comportamento agressivo nas relaes fraternas com base nos fatores propostos pelo modelo biopicossocial de Bradford. Foram entrevistadas quatro famlias compostas pelo casal, um filho com autismo com idade entre 18 e 23 anos, e seus irmos. Disponvel on-line

Factores asociados al estrs del cuidador primario de nios con autismo: sobrecarga, psicopatologa y estado de salud (2008) - El objetivo de este estudio es evaluar los niveles de sobrecarga, as como el estado de salud mental y fsica en los cuidadores de nios diagnosticados de autismo. () Se apoya la idea de la necesidad de programas de atencin y apoyo para los cuidado-res de nios con enfermedades crnicas. Disponvel on-line

Necessidades das famlias de crianas com deficincia (2006) - As consequncias emocionais, funcionais e materiais do Autismo na famlia so devastadoras. Este estudo emprico analisa estas consequncias na perspectiva das necessidades reportadas por 40 famlias de crianas autistas atravs do Questionrio de Necessidades da Famlia (Family Needs Survey) de Bailey e Simeonsson (1988). Analisamos as principais fontes

33

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana de stress e satisfao parental atravs de duas perguntas abertas. Os resultados revelam que as mes, os progenitores mais jovens e com baixas habilitaes, e as famlias com rapazes autistas, apresentam necessidades estatisticamente mais elevadas. Disponvel on-line

Grupos de psicoeducacin destinado a padres de nios de espectro autista (2006) Disponvel on-line

Necessidades dos pais de crianas com perturbaes do espectro do autismo: estudo desenvolvido em trs instituies especializadas da cidade do Porto (2005) - As famlias de crianas portadoras de Perturbaes do Espectro do Autismo enfrentam inmeros desafios. A criana com deficincia (particularmente se esta severa) pode ter um impacto profundo na famlia e as interaces que nela se estabelecem podem produzir intensa ansiedade e frustrao. Na maior parte das vezes, o impacto na famlia no tido em conta pelas instituies que apoiam estas crianas. Surgiu assim o interesse pela realizao de um estudo que avalie as necessidades dos pais de crianas com Perturbaes do Espectro do Autismo. O objectivo deste estudo monogrfico analisar as necessidades de 40 pais de crianas com Perturbaes do Espectro do Autismo que frequentam trs instituies especializadas do concelho do Porto: a Associao Portuguesa para as Perturbaes do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), a Unidade de Avaliao, Desenvolvimento e Interveno Precoce (UADIP) e o CRIAR (Crescer; Realizar; Imaginar; Aprender; Recuperar). As crianas com Perturbaes do Espectro do Autismo que fazem parte das famlias estudadas tm idades compreendidas entre os 2 e os 12 anos, sendo 34 do sexo masculino e 6 do sexo feminino; 35 possuem um diagnstico de Autismo e 5 um diagnstico de Perturbao de Asperger. So consideradas vrias variveis independentes: grau de parentesco; idade dos pais; nvel scio-econmico; nmero de filhos; sexo da criana; idade da criana; e instituio frequentada pela criana. Os dados foram recolhidos atravs do Questionrio Necessidades da Famlia (QNF), traduo e adaptao populao portuguesa por Pereira (1996) do Family Needs Survey (Bailey & Simeonsson, 1988). Os resultados referem diferenas estatisticamente significativas entre alguns grupos de pais em algumas sub-escalas do QNF, designadamente: Explicar a Outros (diferenas entre os pais em funo da idade, nvel scio-econmico, habilitaes literrias e grau de parentesco); Funcionamento da Vida Familiar (diferenas entre os pais em funo da idade e grau de parentesco); Servios da Comunidade (diferenas entre os pais em funo do nvel scio-econmico) e Necessidades Financeiras (diferenas entre os pais em funo do sexo da criana e instituio que a criana frequenta). Os resultados obtidos nas questes abertas, introduzidas no QNF por esta investigadora, revelam que os pais consideram as dificuldades comportamentais como os aspectos que, na relao diria com a criana, lhes causam maior sofrimento. Por sua vez, mencionam o progresso ou evoluo da criana como o aspecto que, na relao diria com a criana, lhes causa maior satisfao ou prazer. Disponvel on-line

34

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

Qualidade de vida em irmos autistas (2004) - frequente encontrar, na prtica clnica, pais de crianas autistas preocupados com a A famlia de uma criana deficiente enfrenta inmeros desafios, circunstncias com que os outros pais nunca se depararo. Uma criana que apresenta uma deficincia de carcter mental (particularmente se esta severa) tem um impacto profundo na famlia. As interaces que se estabelecem na famlia podem, com frequncia, produzir intensa ansiedade e frustrao. Devido ao considervel esforo a que a condio da criana obriga, as relaes familiares tanto se podem fortalecer como se podem desintegrar. Enquanto algumas famlias so capazes de ser bem sucedidas e proceder necessria adaptao, outras encontramse menos preparadas para aceitar o desafio que uma criana deficiente lhes apresenta (Nielsen, 1999). Autismo: orientao para os pais (2000) - Publicao da Casa do Autista, editada pelo Ministrio da Sade do Brasil: Esta cartilha foi Abordagens familiares face ao autismo (2003) - Este trabalho resulta de uma perspectiva psicodinmica na abordagem das atitudes maternas face criana com perturbao do spectrum autista. No caso clnico apresentado, uma me recebeu suporte psico-social e integrao num grupo teraputico na Unidade da Primeira Infncia. A abordagem familiar foi complementada com um trabalho social em rede, atravs do qual os pais participaram como parceiros no processo teraputico. Disponvel on-line possibilidade de seus outros filhos estarem em risco de desenvolver problemas devido aos dficits sociais e de comunicao da criana autista ou aos seus problemas de comportamento. Os pais ainda tm a dvida de que seu lar possa ser pior para seus outros filhos, visto que tm que dedicar mais tempo e energia criana com transtorno mental. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a Qualidade de Vida (QV) em irmos de autistas verificando se os 3 aspectos mais comprometidos no autismo (a comunicao, a socializao e o comportamento) tambm estariam comprometidos, em algum grau, nesses irmos e se influenciariam em sua QV. Disponvel on-line

elaborada

para

pais, com o

objetivo

de

oferecer

algumas

informaes bsicas a respeito do autismo. Muitas vezes, passamos anos indo para l e para c, numa maratona de terapias e nem ao menos nos sobra tempo, coragem e disposio para entendermos o que , de fato, o autismo e para que servem as terapias que nossos filhos realizam.

Geraldes (2005, p. 17)

35

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

Fizemos uma descrio simples das terapias mais frequentemente realizadas com autistas. Cada caso, no entanto, uma particularidade e cada proposta de tratamento deve ser analisada
Vrias investigaes concluram que, em comparao com outras perturbaes do desenvolvimento ou dificuldades de aprendizagem, o Autismo das perturbaes que mais dificuldades coloca aos pais (Donavan, 1988, citado por Marques, 2000). Isto porque estes pais tm de enfrentar problemas de comportamento particulares da criana, tais como: problemas de sono e alimentares, exigncias em termos de rotinas e rituais e crises de mau gnio particularmente intensas e duradouras. Para alm disso, o comportamento intrigante, incompreensvel e, por vezes, at imprevisvel (p. 80) e a aparente indiferena em relao ao contacto afectivo e comunicao, provocam sentimentos de frustrao e angstia nos pais. No sentido de conhecer um pouco melhor os conceitos relacionados com a rea do autismo, foi necessrio recorrer a pesquisas na Internet, leitura de livros e a reunies com pessoas ligadas a essa rea, tornando possvel uma aquisio de saberes e uma nova viso sobre a temtica. Explorados os conceitos iniciais do autismo tornou-se imprescindvel a procura dos recursos educativos utilizados nesta rea, no s recursos empregados no mtodo tradicional de ensino, como tambm, os Aguiar (1997, p. 19) modelos que procuram usar as novas tecnologias. Anlise do recurso a novas tecnologias no ensino de autistas (2009) Dissertao de Mestrado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto: O autismo comea a ser encarado como um campo a desenvolver estudos e a explorar os conceitos tecnolgicos. O estudo aqui apresentado, no pretende ser apenas mais um, mas antes mostrar o trabalho efectuado at data e o que pode ser realizado, expondo propostas.

com bom senso. Pouco ou nada adianta se todos os esforos da famlia forem concentrados s no autista e os demais membros forem esquecidos. Em algum momento da vida, o restante da famlia vai, de alguma forma, expressar seu ressentimento. A famlia tem o papel fundamental de poder escolher os caminhos dos quais necessita, pois convive com essas dificuldades todo o tempo.
Disponvel on-line

Recurso Educacional s Novas Tecnologias

36

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana A anlise dos recursos existentes permitiu conhecer o panorama actual dos mtodos e modelos em uso que conjugado com o levantamento de necessidades efectuado no decorrer deste trabalho, contriburam para compreender as carncias existentes e assim com base nesse conhecimento adquirido efectuar uma proposta de modelo educativo baseado em tecnologias para apoio educativo de autistas. Disponvel on-line

Interao Social no Autismo em Ambientes Digitais de Aprendizagem (2007) - O objetivo deste artigo discutir sobre o desenvolvimento da interao social em ambientes digitais de aprendizagem, com sujeitos com Autismo. Disponvel on-line

Pessoas com autismo em ambientes digitais de aprendizagem: estudo dos processos de interao social e mediao (2005) Dissertao de Doutoramento: o presente estudo trouxe contribuies importantes para a rea de Autismo, e da Educao ao estender e integrar os estudos sobre interao social e aes mediadoras no contexto do autismo. Este trabalho, tambm ofereceu contribuies diretas para a Cincia da Computao na construo de um ambiente digital de aprendizagem, EDUKITO, projetado para levar em conta os resultados obtidos na anlise da interao social e da mediao de pessoas com autismo. Disponvel on-line

Ilustrao 1: Edukito
Ainda sobre este projecto pode ler EDUKITO: propiciando a incluso digital de pessoas com necessidades educacionais especiais (2004) Disponvel on-line

37

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana So vrios os programas digitais disponveis, dirigidos a crianas com necessidades educativas especiais, nomeadamente com Perturbaes do Espectro do Autismo. Enumeramos em seguida mais alguns. Gaining Face: Our software helps people with Asperger's syndrome, high-functioning autism, and similar issues learn to recognize facial expressions. Saiba mais AQUI.

Ilustrao 2: Gaining Face: reconhecimento de expresses faciais

Emotion Trainer: The Emotion Trainer is an interactive multimedia computer program designed to teach a person how to recognise and predict emotions in other people. The Emotion Trainer uses real photographs and examples relevant to daily life, to gradually teach some of the skills underlying emotional understanding in an entertaining way. The Emotion Trainer is designed to teach anyone who struggles to recognise and understand emotions, whatever their age or diagnosis. There is some reading required, so the current version is only suitable for people with fairly good reading and verbal understanding skills (we think that it is suitable for people who read at levels typical of a 7-year old or greater). However the new version does contain greater amounts of speech samples to minimise this. Due to the computer-based format it is also necessary to have sufficient

38

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana vision, motor skills and familiarity with computers to see the screen and operate the mouse, although it would be possible for another person to assist. The Emotion Trainer has been shown to have significant benefits when used by able children with autism or Asperger's syndrome. Saiba mais AQUI.

Ilustrao 3: Emotion Trainer: reconhecimento e compreenso de emoes.

Ilustrao 4: Emotion Trainer: reconhecimento e compreenso de emoes.

Center for Spoken Language Understanding (CSLU) Toolkit: The CSLU Toolkit was created to provide the basic framework and tools for people to build, investigate and use interactive language systems. These systems incorporate leading-edge speech recognition, natural language understanding, speech synthesis and facial animation technologies. The toolkit provides a comprehensive, powerful and flexible environment for building interactive language systems that use these technologies, and for conducting research to improve them. Because of the Toolkit's easy to use graphical authoring tools, it has spread from the halls of higher education into homes, primary and secondary schools. People who are currently using the Toolkit range from fifth-graders who create school projects to university professors who are experimenting with core language technologies and spoken dialogue systems.

39

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana Uma das valncias deste centro onde convergem vrios programas que esto a ser utilizados em diversos estudos sobre a linguagem relacionada com indivduos com problemas lingusticos e auditivos. Alguns destes estudos esto vocacionados para os autistas. O software BALDI Animated Faces, desenvolvido pela Universidade da Califrnia, auxilia as crianas na pronncia de palavras realizando uma simulao e uma correco da pronncia a partir da expresso facial em 3D.

Kid Talk

Ilustrao 5: BALDI Animated Faces

Kid Talk is a pediatric therapy center that is focused on developing, improving and enhancing the skills children need to lead quality lives. Kid Talk accomplishes this by creating a functional treatment plan that will generalize to the child's everyday life. Treatment is child-centered, functional and fun! Kid Talk offers quality therapy services to children with a variety of disorders. Some of them include cerebral palsy, Fragile-X Syndrome , traumatic brain injury, autism, developmental delay, Down's Syndrome and ADHD/ADD. Sobre este programa pode ler KidTalk: Online Therapy for Aspergers Syndrome (2002). Disponvel on-line

Relao entre Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade e Autismo


Frequency of symptoms of attention deficit and hyperactivity disorder in autistic children / Frequncia de sintomas de transtorno de dficit de ateno e hiperatividade em crianas autistas (2010) Both DSM-IV and the ICD-10 exclude diagnosis of attention deficit/hyperactivity disorder (ADHD) when autism diagnostic is present. Some authors suggest, however, that autism can be associated to other comorbidity amongst which the ADHD. Objective: To estimate prevalence of ADHD in children with autism. Tanto o DSM-IV quanto a CID-10 excluem o diagnstico de transtorno de dficit de ateno e hiperatividade (TDAH) em pacientes autistas. A literatura, no entanto, sugere que o autismo pode estar associado a outras doenas, dentre elas o TDAH. Objetivo: Estimar a frequncia de sintomas de TDAH em autistas. Disponvel on-line em ingls

40

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

Enquadramento legal (Portugal)


Decreto-Lei n. 20/2006, de 31 de Janeiro O presente decreto-lei regula o concurso para seleco e recrutamento do pessoal docente da educao prescolar e dos ensinos bsico e secundrio. O artigo 6 refere-se Educao Especial. Disponvel on-line

Decreto-lei 3/2008, de 7 de Janeiro (Educao Especial) Este Decreto-lei define os apoios especializados a prestar na educao pr-escolar e nos ensinos bsico e secundrio dos sectores pblico, particular, cooperativo ou solidrio: Visa a criao de condies para a adequao do processo educativo s necessidades educativas especiais dos alunos com deficincias ou incapacidades; Define como objectivos da educao especial a incluso educativa e social, o acesso e o sucesso educativos, a autonomia, a estabilidade emocional, bem como a promoo da igualdade de oportunidades, a preparao para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparao para a vida profissional. Aplica-se aos ensinos pblico, particular, cooperativo e solidrio. Circunscreve a populao-alvo da educao especial aos alunos com limitaes significativas ao nvel da actividade e da participao num ou vrios domnios de vida, decorrentes de alteraes funcionais e estruturais, de carcter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nvel da comunicao, aprendizagem, mobilidade, autonomia, relacionamento interpessoal e participao social.

Define os direitos e deveres dos pais/encarregados de educao no exerccio do poder paternal e


introduz os procedimentos a ter no caso em que estes no exeram o seu direito de participao. Disponvel on-line

41

InfoCEDI n. 25 Instituto de Apoio Criana

Websites sobre o tema

Federao Portuguesa de Autismo

APPDA-Lisboa (Associao Portuguesa para as Perturbaes do Desenvolvimento e Autismo) AMA - Associao de Amigos do Autismo

APPDA-Algarve

Assoc. Portuguesa da Sindrome de Confederacin AUTISMO ESPAA Asperger Autism-Europe Scottish Society of Autism Autisme France National Autistic Society (Reino Unido) Autism NI (Irlanda do Norte) Asociacin de padres de personas con autismo (Espanha) TEACCH - Treatment and Education of Unapei (Frana) Autism Society of America Autistic and related Communication handicapped Children Autism Society of Minnesota Projeto Autistas.Org (Brasil)

Para informaes sobre seminrios, conferncias, congressos, cursos e aces de formao acompanhe o nosso blogue Crianas a torto e a Direitos.

42

You might also like