You are on page 1of 5

O que coaching

A essncia do coaching ajudar a pessoa a mudar na maneira que ela quer, ajudando-a a caminhar na direo que ela quer. O coaching diz respeito a "como" se faz, mais do que "o que" se faz. O coaching sobre aprender com a experincia. sobre liberar o potencial e maximizar seu performance. sobre superar obstculos elegantemente. sobre produzir mais, trabalhando menos. sobre ajudar a pessoa a realizar mais do que ela acha que pode. Identificar e mudar pensamentos automticos que limitam a expresso do seu potencial. O coaching leva voc de onde est para onde quer estar. Para melhor ilustrar, pense em um de seus objetivos. Quando voc quer alcan-lo? Como vai saber quando chegar l? Como vai saber se est indo na direo certa? Qual a estratgia para chegar l? Realmente vale a pena chegar l? Para se alcanar um objetivo, voc precisa agir. Fazer o que deve ser feito. Mas, muitas vezes surgem dificuldades, obstculos no meio do caminho. E muitas vezes as pessoas abandonam seus objetivos em funo disso. E ficam frustradas por no terem conseguido chegar onde pretendiam. Agora, imagine que exista algum que ajude voc a estabelecer os objetivos que valem a pena. E que estar a seu lado em sua viagem em direo quilo que quer, ajudando a identificar e a superar os obstculos que surgirem no caminho. Que lembre a voc do objetivo que estabeleceu, quando necessrio. Que faa voc perceber as opes disponveis diante de uma situao e decidir a melhor maneira de resolv-la. Que ajude voc a identificar e usar os recursos que j possui --- recursos que muitas vezes ns esquecemos que temos. Que mostre a voc as perspectivas diferentes que existem, quando voc est preso numa situao, estagnado e "patinando". Que estimule voc a ir alm da sua zona de conforto. Que pode equipar voc de estrutura de suporte para experimentar o novo. Que ajude voc a enxergar os resultados que est obtendo, o quanto voc progrediu. Que pode fazer tudo isso sem julgamento, respeitando voc integralmente. Suas chances de alcanar o que quer seriam muito maiores, no mesmo?

Pois o coach esse algum.

O que EFT ?
A EFT - Emotional Freedom Techniques (Tcnicas de Liberao Emocional), foi desenvolvida por Gary Craig, um engenheiro americano estudioso de diversos sistemas de desenvolvimento pessoal, incluindo a PNL. Gary Craig desenvolveu a EFT a partir das descobertas do Dr. Roger Callaghan, um psiclogo que experimentava a medicina alternativa como cinesiologia e acupuntura. Ele descobriu e passou a ensinar um mtodo que eliminava fobias em questo de minutos. S que o mtodo era extremamente complexo. Gary simplificou o mtodo, a partir de suas experincias e descobertas e criou a EFT. to simples que uma criana pode aprender e usar, obtendo resultados incrveis. A EFT remove emoes e crenas negativas atravs da estimulao de pontos de acupuntura (meridianos), aplicando batidas leves com as pontas dos dedos (estas batidas so chamadas de "tapping"). Pode se dizer que a EFT um tipo de acupuntura, sem o uso de agulhas. Tem sido aplicado e obtido resultados eficazes em milhares de casos incluindo stress, ansiedade, medos e tambm nos casos de dores de cabea e outras dores fsicas. E como a EFT se relaciona com o coaching? A abordagem tradicional do coaching faz questo de se desviar deste assunto ("coaching no terapia"). Isto provavelmente por questes de marketing: h muito preconceito em relao a terapia nas organizaes. Uma outra razo que o coaching tradicional no possui as ferramentas eficazes para tratar deste tipo de problema.

Mas, se voc for capaz de observar com devido cuidado e honestidade, ir perceber que em muitos casos de desempenho insatisfatrio est presente alguma emoo negativa: raiva, ansiedade, medo, ressentimento, etc. As emoes negativas impedem voc de dar o melhor de si. Impedem voc de fazer at mesmo aquelas coisas que capaz de fazer normalmente muito bem. Elas surgem independente de, e contra nossa vontade. E se voc pudesse livrar-se rapidamente dessas emoes? Voc teria seu caminho mais livre para suas realizaes. Podendo agir e pensar com mais clareza, obtendo o que voc deseja da maneira que quer. A EFT uma ferramenta muito prtica e til para cuidar das emoes que ficam entre voc e seu objetivo.

O que PNL?
A PNL - Programao Neurolingstica - foi definida como "estrutura da experincia subjetiva". Comeou estudando as pessoas que apresentavam resultados excepcionais. O que elas faziam e como faziam, para que conseguissem aqueles resultados? Se pudermos decodificar o que e como fazem, os mtodos podem ser ensinados a outras pessoas para que elas tambm possam obter a mesma classe de resultados. Esse processo foi denominado de "modelagem". Para modelar, a PNL estuda como estruturamos nossa experincia subjetiva como pensamos sobre nossos valores e crenas e como criamos nossos estados emocionais - e como construmos nosso mundo interno a partir do que vemos, ouvimos e sentimos . E o significado que damos a tudo isso. Nenhum evento em si tem significado por si s. Somos ns que damos significados e pessoas diferentes podero dar significados diferentes, ou iguais. A PNL estuda as experincias pelo lado de dentro. E como essas experincias influenciam nosso comportamento. considerada "epistemologia" (conhecimento a respeito do conhecimento) da experincia. A PNL comeou modelando os melhores comunicadores e evoluiu para o estudo sistmico da comunicao humana. Cresceu com a adio de ferramentas e mtodos prticos gerados de diversas reas, atravs da modelagem de pessoas

que obtinham resultados brilhantes. Hoje, essas ferramentas so utilizadas em reas to diversas como educao, negociao, terapia, treinamento, esportes, sade, vendas, direito, administrao em geral. No entanto, a PNL mais do que uma coletnea de tcnicas. tambm uma forma de pensar, uma mentalidade, uma atitude baseada em curiosidade, explorao e pragmatismo. Como a PNL se relaciona com coaching? A PNL e coaching tem muito em comum. Seguem na mesma direo. A PNL com suas tcnicas poderosas e seus pressupostos, tornam o coaching muito mais rpido e eficaz. Possui meios precisos de obter resultados. A PNL pode "turbinar" o coaching.

Pressupostos da PNL
Os pressupostos bsicos da PNL so os princpios centrais da PNL, sua filosofia orientadora, suas "crenas". Esses pressupostos no so com certeza verdadeiros ou universais. No necessrio acreditar que sejam verdadeiros. A PNL trabalha como se eles fossem verdadeiros. O mapa no territrio: h uma diferena incontestvel entre a realidade e a experincia de realidade. Toda pessoa tem seu prprio mapa do mundo. Nenhum mapa de algum mais real ou verdadeiro que o mapa dos outros No o "territrio" ou a "realidade" que limitam as pessoas, mas sim as escolhas disponveis percebidas atravs de seus mapas. Mente e corpo formam um sistema. So expresses diferentes da mesma pessoa. Processamos todas as informaes atravs de nossos sentidos. Nenhuma resposta, experincia ou comportamento significativa fora do contexto no qual acontece Qualquer comportamento, experincia ou resposta pode servir como recurso ou limitao, dependendo de como est seqenciado ou contextualizado. As pessoas fazem a melhor escolha que podem no momento.

Todo comportamento tem inteno positiva. No existe fracasso, somente feedback. J temos todos os recursos de que necessitamos ou ento podemos cri-los. Ter uma escolha ou opo melhor que no ter escolha ou opo. Se possvel para o algum, possvel modelar e ensinar aos outros. A energia vai para onde est a ateno.

You might also like