You are on page 1of 1

DE CASAS PELA BANCA

Maio de 2013 - Uma informao da sua agente imobiliria da RE/MAX Emotion

LOREM ORCI A RETOMA

Elsa Soares
964371305
esoares@remax.pt

H vrias boas notcias quanto retoma de casas pela banca que queremos partilhar consigo. Uma dessas boas notcias que a retoma diminuiu no primeiro trimestre deste ano. No primeiro trimestre de 2013 foram retomadas pela banca 639 casas como forma de liquidar o emprstimo hipotecrio. A diminuio, face ao primeiro trimestre de 2012, foi de 72%. Vejamos o que isto signica. Quando uma famlia no consegue pagar o crdito habitao que tem junto da banca, uma das opes sair da casa e permitir que o banco que com a sua propriedade. Isto designa-se dao em pagamento. A partir desse momento o banco, proprietrio de mais um imvel, tem como seu prprio objetivo livrar-se dele vendendo-o (ou arrendando-o). Quando isto acontece pontualmente ningum nota. Mas quando isto acontece massivamente, todo o Mercado sofre, exatamente como est a acontecer neste momento. Os bancos tm na sua posse milhares de imveis, uns provenientes de dao, outros provenientes de execuo litigiosa de penhoras. A retoma de imveis pelos bancos algo que ningum deseja. Nem mesmo os bancos! Alis, nesta altura, a banca est carregada de imveis que dicilmente consegue escoar. Para melhor escoar os seus imveis, para o mesmo Mercado para o qual os proprietrios particulares tambm esto a tentar escoar individualmente os seus imveis, os banco recorrem a uma prtica de concorrncia de lealdade questionvel (mas que da legalidade ningum duvida) - spreads mais baixos, isenes de taxas, emprstimos a 100%, etc... Por que que isto pode no ser bom? Porque se voc particular e quer vender o seu imvel voc est a concorrer com mega-proprietrios (os bancos) que tm milhares de imveis mais baratos e com condies de crdito mais vantajosas. Isto, a juntar ao facto dos mesmos bancos terem compreensivelmente os critrios de atribuio de crdito mais apertado, obriga-o a si a ter que vender (mais provavelmente) a pessoas que tm o dinheiro na mo. Isso causa uma abaixamento do valor de mercado. Quem compra a pronto quer pagar menos. Ora, a banca est a tentar simplesmente resolver um problema que foi causado pela conjuntura econmica e

pelos excessos de crdito concedido no tempo das vacas gordas. No sabemos qual o impacto de criar alguma equidade na concesso de crdito para imveis da banca e imveis particulares. No sabemos se obrigar os bancos a oferecer os mesmos spreads e as mesmas condies de nanciamento para imveis de particulares poderia causar algum impacto demasiado negativo. O facto que todos reconhecem que a banca ter que retomar muitos imveis mau para todos. Humm ... sim, verdade que nem todos perdem com esta situao ... Os investidores podem ter bons negcios nesta altura. Se o seu caso, continue atento nossa oferta porque ns temos na nossa carteira milhares de imveis nestas condies por esse Portugal fora! Uma escassez de recursos, como aquela a que estamos a assistir, causa sempre alguma dor (neste caso, famlias a perder as suas casas, etc...), mas tambm causa alguma recongurao de relaes, de gastos, de hbitos de consumo e, de um modo mais genrico, causa uma mudana de estilo de vida. J so muitas as pessoas que defendem que uma mudana de estilo de vida um aspeto menos negativo de toda esta crise. Os bancos so estruturas muito inteligentes e aprendem depressa. Por esse motivo, esto agora mais sensveis e j se encontram muito mais abertos a renegociar crditos, a estender prazos, a proporcionar carncia de capital ou at mesmo carncia de capital e de juros. Outra notcia que pode ser boa tem a ver com a situao na qual voc tem uma casa para vender que vale menos do que a dvida ao banco. J h casos em que o banco aceita a reduo da dvida para possibilitar a venda do imvel. Ou seja, j h casos em que o banco perdoa parte da dvida para tornar possvel a venda do imvel e para evitar a todo o custo ter que fazer a retoma. um desfecho que no deixa de ser irnico... mas que demonstra que tambm os bancos tm a rme inteno de contribuir com solues para no deixar cair mais o Mercado. Na sociedade em que vivemos a gura dos bancos incontornvel. Mant-los saudveis algo que vital para todos. Que os bancos tambm queiram manter a populao nanceiramente saudvel no difcil de compreender. H aqui uma simbiose bastante bvia entre pblico e banca. Ainda bem que vo havendo solues!

As informaes contidas neste folheto no so vinculativas, no constituem aconselhamento jurdico e no dispensam a consulta da legislao em vigor.

Como profissional da rede imobiliria RE/MAX disponho de ferramentas muito avanadas que me permitem divulgar, de forma muito eficaz, os imveis que os proprietrios pretendem vender, o que bom para quem vende, como tambm para quem compra. Contacte-me!
RE/MAX Emotion - Momento Principal, Mediao Imobiliria, Lda. AMI 9253 - Val. 09-08-2014

Maio de 2013 - Uma informao da sua agente imobiliria da RE/MAX Emotion

You might also like