You are on page 1of 13

PROVA DE LITERATURA UFRGS 2010

26. Assinale com V (Verdadeiro) ou F (Falso) as seguintes afirmaes sobre o teatro do portugus Gil Vicente e do brasileiro Ariano Suassuna. ( ) Nos autos vicentinos, so comuns figuras da Igreja que no cumprem seus votos, a exemplo de padre envolvidos com amantes ou com a venda de indulgncias. ( ) No Auto da Compadecida, a santa apresentada de acordo com a perspectiva popular, j que protege os oprimidos. ( ) A postura moralista de Gil Vicente contraria a viso de mundo estratificada da Idade Mdia, pois condena os personagens a partir de seus defeitos individuais. ( ) Adriano Suassuna, inspirado nas tradies populares ibricas, criou heris que sobrevivem graas ao uso da astcia que burla a ordem social, como o caso de Joo Grilo. A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) F F V F. (B) F F F V. (C) V F V V. (D) V V F V. (E) V V V F. 27. Leia os fragmentos abaixo, de Pedro de Magalhes Gandavo e de Jean de Lry, respectivamente, escritos no sculo XVI. 1 Estes ndios so de cor baa e cabelo corredio; tem o rosto amassado e algumas feies dele maneira de chins. Pela maior parte so bem dispostos, rijos e de boa estatura; gente mui esforada e que estima muito morrer, temerria na guerra e de muito pouca considerao. So desagradecidos em grande maneira e muito desumanos e cruis, inclinados a elejar, e vingativos por extremo. [...] So muito desonestos e dados sensualidade, e assim se entregam aos vcios como se neles no houvera razo de homens. 2 De tal modo que, tendo eu vivido com eles, confiaria mais neles e de fato estava mais seguro em meio aquele povo que chamamos selvagem do que me sinto hoje em alguns lugares de nossa Frana, com franceses desleais e degenerados. Considere as seguintes afirmaes sobre esses fragmentos. I Grandavo enfatiza os aspectos fsicos agradveis dos indgenas, por ele comparado a elementos da beleza amerciana. II Tanto Gandavo quando Joo de Lry, contestam a humanidade dos indgenas, ao desatacarem sua selvageria e degenerao moral. III Ao atribuir aos indgenas brasileiros valores que no reconhecia em conterrneos seus, o francs Jean de Lry desmente a perspectiva etnocntrica que fundamentou a maior parte dos textos de viajantes. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

28. Leia o trecho abaixo, retirado do Canto III de O Uruguai, de Baslio de Gama. No perturbado interrompido sono (Talvez fosse iluso) se lhe apresenta A triste imagem de Sep despido, Pintado o rosto do temor da morte, Banhado em negro sangue, que corria De peito aberto, e nos pisados braos Inda os sinais da misria cada. Quanto diverso do Sep valente, Que no meio dos nossos espalhava, De p, de sangue e de suor coberto, O espanto, a morte! E diz-lhe em tristes vozes: Foge, foge, Cacambo! E tu descansas, Tendo to perto os inimigos? Torna, Torna aos teus bosques,e nas ptrias grutas Tua fraqueza e desventura encobre. Ou, se acaso inda vivem no teu peito Os desejos de glria, ao duro passo Resiste valeroso; ah tu, que podes! E tu, que podes, pe a mo nos peitos fortuna de Europa: agora tempo, Que, descuidados, da outra parte dormem. Envolve em fogo e fumo o campo, e paguem O teu sangue e o meu sangue. Considere as seguintes afirmaes sobre esse trecho e o conjunto do poema. I As palavras de Sep a Cacambo so ditas depois da batalha principal narrada no canto II e antecedem os episdios que envolvem os planos matrimoniais do Padre Balda e a morte de Lindia. II O apelo de Sep pretendo interromper o descanso de Cacambo e provocar sua fuga em direo s Misses, advertindo que preciso evitar o caminho destrudo pelo fogo e pela fumaa. III A imagem de Sep que aparece a Cacambo est abatida e marcada por ferimetnos, mas o esprito do ndio demonstra em seus conselhos que finalmente aprendeu a necessidade de negociar a paz com os portugueses. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 29. Considere as seguintes afirmaes sobre O Uruguai, de Baslio da Gama. I Cacambo recusa as ofertas de Gomes Freire e acusa os padre jesutas de no cumprirem seus deveres de guardies d f e de terem celebrado um acordo secreto com as autoridades lusitanas. II Gomes Freire comanda as tropas lusocastelhanas que atacam as misses defendidas pelas tropas guaranis e, antes do combate, mantm um dilogo tenso com Cacambo e Sep. III Sep acusa Gomes Freire de haver trado os acordos estabelecidos entre ndios e exrcito, embora reconhea que as autoridade portuguesas tenham procurado preservar a paz.

Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 30. Em Lucola, de Jos de Alencar, Paulo, protagonista do romance, (A) narra seu conturbado relacionamento sentimental com Lucola a uma interlocutora que tambm j exercera a prostituio. (B) recorda que fora apresentado a Lucola pelo devasso S, responsvel tambm por orientar os investimentos financeiros de Lucola. (C) conta que a jovem Lucola/Maria da Glria foi assediada e desvirginada pelo vizinho Couto, do qual recebeu algumas moedas de ouro. (D) recorda uma festa em que Lucola se despiu diante de vrias festas para conquistar o papel principal em uma pea de teatro. (E) conta que Lucola viajou para a Europa a fim de obter recursos e aliados para vingar-se de Couto, seu antigo amante. 31. Considere as seguintes afirmaes sobre obras de trs escritores do sculo XIX. I Nas comdias Martins Pena, os procedimentos tpicos do gnero, isto , intrigas amorosas, desentendimentos entre casais, revelaes surpreendentes, etc., vm acompanhados da representao de costumes e tipos humanos da sociedade brasileira da poca. II Nos poemas de Casimiro de Abreu, registra-se forte tendncia indianista, na qual os feitos hericos e guerreiros associados pujana da natureza brasileira exaltam o patriotismo e a identidade nacional. III Em Senhora, de Jos de Alencar, a herdeira de uma fortuna tenta conquistar seu noivo entre os jovens abastados da sociedade, mas acaba casando com um vivo empobrecido. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 32. Assinale a alternativa correta em relao a aspectos dos contos de Machado de Assis indicados como leitura obrigatria. (A) O narrador de Pai contra Me comea o relato adotando uma perspectiva abolicionista, ao condenar prticas comuns na poca da escravido, como a caa a escravos fugidos e o uso de mscaras de ferro e correntes para inibir vcios dos escravos. (B) Candinho entrega o filho da escrava, so e salvo, a seu proprietrio da roda dos expostos, aliviando sua conscincia com a frase Nem todas as crianas vingam. (C) Damio, ao entregar a vara a Sinh Rita, opta por viver como agregado da famlia, exemplo de um mecanismo tipicamente brasileiro, o parasitismo social. (D) Em Captulos dos Chapus, atravs da personagem Mariana, Machado analisa as personalidades medianas, sujeitas monotonia dos hbitos e das convenes sociais.

(E) Os narradores de Pai contra Me e O Caso da Vara possuem em comum a adeso ao sofrimento das protagonistas, respectivamente, a escrava fugida e a menina Lucrecia. 33. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmaes sobre o romance Memrias Pstumas de Brs Cubas. ( ) Como no tpico romance realista, os captulos so curtos e o relato fragmentrio. ( ) O protagonista manifesta desde a infncia um carter cruel e um comportamento hedonista, estimulados, respectivamente, pela concordncia do pai e pelo exemplo do picaresco tio Joo. ( ) Pode-se identificar um discreto elogio do autor ao comportamento das classes abastadas nas confisses de Brs, que se mostra, ao final do relato, arrependido de suas vilanias e satisfeito por no ter a quem legar tal herana. ( ) No captulo O Delrio , explicitada com detalhes a teoria do Humanitismo de Quinca Borba, que prope a guerra como fator de controle da populao. A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) F V V V. (B) F V F F. (C) V F F F. (D) V V V F. (E) V F F V. 34. Considere as afirmaes abaixo, sobre O Primo Baslio, de Ea de Queirs. I Quando, na primeira descrio de Juliana, o narrador a apresenta com ar doentio (as feies, midas, espremidas, tinham a amarelido de tons baos das doenas de corao), ela est como que antecipando o desfecho da trama. II Quando, no incio do romance, ao ser debatida a pea que Ernestinho escreve sobre o adultrio, Jorge reage, sustentando que o marido trado deveria vingar a honra matando a esposa infiel, ele emite uma opinio terica que contrasta com a ao efetiva que ele pratica ao final da obra. III No trecho Assim um iate que aparelhou nobremente para uma viagem romanesca vai encalhar, ao partir, nos lodaais do rio baixo; e o mestre aventureiro, que sonhava com os incensos e os almscares das florestas aromticas, imvel sobre o seu tombadilho, tapa o nariz aos cheiros dos esgotos, o narrador constri uma metfora que avalia a natureza e o futuro do relacionamento dos amantes. Quais esto corretas? (A) Apenas II. (B) Apenas I e II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 35. Considere as seguintes afirmaes sobre Os Sertes, de Euclides da Cunha. I O autor, alm de registrar a brutalidade da guerra envolvendo exrcito e sertanejos, discute, entre outros tpicos, as condies objetivas de vida na regio e a formao racial do sertanejo. II Ao revelar as dificuldades das tropas do exrcito para atacar os sertanejos, Euclides denuncia os oficiais por envolvimento em corrupo e favorecimento na compra de armas e munio. III O comandante da terceira expedio contra Canudos, coronel Moreira Csar, tomou a precauo de reforar a retaguarda de suas tropas, mas foi surpreendido pelo ataque da cavalaria dos jagunos.

Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 36. A coluna da esquerda, abaixo, nomeia quatro poemas de lvaro de Campos; a da direita apresenta, em outra ordem, comentrios referentes a esses poemas. Associe adequadamente a coluna da direita da esquerda. 1 - Tabacaria ( ) O poema tece um elogio aos que, semelhana do eu-lrico, assumem a fragilidade, a impureza e at mesmo o ridculo como parte da sua humana condio. ( ) A partir da sua janela, o sujeito do poema observa a rua e divaga sobre sua sensao de fracasso, que contrasta com a dolorosa lucidez que revela ter sobre tudo e todos. ( ) O sujeito inquieta-se com a irrealidade das coisas, chegando ao ponto de duvidar da realidade de sua prpria existncia, sem saber de onde vem ou para onde vai. ( ) um poema de inspirao futurista, em que o eulrico se mostra entusiasta da modernidade, pelo dinamismo das cidades e de suas multides e pela velocidade das mquinas.

2 Ode Triunfal

3 Poema em Linha Reta

4 Ao Volante do Chevrolet pela Estrada de Sintra

A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) 3 2 4 1. (B) 4 1 3 2; (C) 3 1 4 2. (D) 2 4 3 1. (E) 2 1 4 3. 37. Assinale a alternativa correta sobre o romance Fogo Morto, de Jos Lins do Rego. (A) O capito Vitorino enfrenta as autoridades constitudas e estabelece uma aliana com cangaceiros para resistir ao arbtrio e violncia. (B) O coronel Lula ganhou fama ao maltratar seus escravos, apesar de ter defendido ideais libertrios em seus discursos de candidato. (C) O coronel Jos Paulino tentou demover o coronel Lula de vingara morte do prprio filho, mas nada conseguiu. (D) Mestre Jos Amaro vive e trabalha nas terras do coronel Lula, mas se recusa a abandon-las depois de desentender-se com o proprietrio. (E) Marta, filha de mestre Jos Amaro, demonstra sinais de insanidade, mas no perde a esperana de casar-se com um senhor de engenho.

38. Considere as seguintes afirmaes sobre o romance Porteira Fechada, de Cyro Martins. I - Maria Jos solicita a sua prima Querubina que a auxilie de alguma forma a libertar seu marido da priso, onde este se encontra por roubo de gado. II - O coronel Ramiro ordena a Fagundes que mate Alcides Viana, um jornalista oposicionista; depois do crime, no entanto, delata o assassino. III Joo Guedes , depois de perder o stio com o qual sustentava sua famlia, torna-se dono de um bolicho, onde vem a conhecer o coronel Ramiro. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 39. Leia o seguinte fragmento, de um, poema de Augusto de Campos. ovo novelo novo no velho o filho em folhas na jaula dos joelhos infnate em fonte feto feito dentro do centro Considere as seguintes afirmaes sobre o trecho. I - Ele faz um apelo aos aspectos no-verbais da comunicao, como se percebe no uso peculiar do espao da pgina. II - Ele revela a abolio, pelos concretistas, da dimenso sonora da palavra, pois o que so os elementos visuais. III Ele evidencia uma ligao entre aspectos semnticos e aspectos estruturais, como sugerem a idia de aconchego e a forma como o poeta dispe as palavras. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas I e III.

40. Leia os seguintes fragmentos. 1 Este funesto parasitada terra o CABOCLO, espcie de homem baldio, seminmade. inadaptvel civilizao, mas que vive a beira dela na penumbra das zonas fronteirias. medida que o pregresso vem chegando com a via frrea, o italiano, o arado, a valorizao da propriedade, vai ele refugindo em silncio, com o seu cachorro, seu pilo, a pica-pau e o isqueiro, de modo a sempre conservar-se fronteirio, mudo e sorna. Encoscorado numa rotina de pedra, recua para no adaptar-se. Extrado de Monteiro Lobato, Velha Praga, do livro Urups, de 1918. 2 DESCOBRIMENTO Abancado escrivaninha em So Paulo Na minha casa da rua Lopes Chaves De sopeto senti um frime por dentro. Fiquei trmulo, muito comovido Com o livro palerma olhando pra mim. No se v quem me lembrei l no norte, meu Deus! muito longe de mim, Na escurido ativa da noite que caiu, Um homem plido, magro de cabelo escorrendo nos olhos Depois de fazer uma pele com a borracha do dia, Faz pouco se deitou, est dormindo. Esse homem brasileiro que nem eu... Extrado de Mrio de Andrade, Dois Poemas Acreanos, da obra Cl do Jabuti, de 1927. Considere as afirmaes que seguem, sobre esses fragmentos. I - Tanto Monteiro Lobato quanto Mrio de Andrade ilustram o princpio modernista de redescobrir o Brasil, elogiando os diferentes tipo regionais. II - O eu-lrico do poema de Mrio de Andrade manifesta um esprito nacionalista que, a partir de sua condio de paulista urbano e letrado, se emociona ao perceber-se to brasileiro quanto o seringueiro do Norte. III - O texto de Lobato revela uma viso de progresso identificada com a industrializao, a modernizao das lavouras e a vinda de imigrantes europeus, estigmatizando o caboclo como resistente civilizao. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas II e III.

41. Leia os seguintes fragmentos, o primeiro extrado do poema Os Doentes, de Augusto dos Anjos, e o segundo, da letra da cano O Pulso, dos Tits. 1. [...] Mas, para alm, entre oscilantes chamas, Acordavam os bairros da luxria... As prostitutas, doentes de hematria, Se extenuavam nas camas. Uma, ignbil, derreada de cansao, Quase que escangalhada pelo vcio, Cheirava com prazer no sacrifcio A lepra m que lhe roia o brao! [...] Ento, virgem fostes, e, quando reis, No tnheis, ainda essa erupo cutnea, Nem tnheis, vtima ltima da insnia, Duas mamrias glndulas estreis! [...] Talvez tivsseis fome, e as mos, embalde, Entendestes ao mundo, at que, -toa, Fostes vender a virginal coroa Ao primeiro bandido do arrabalde. 2. [...] Reumatismo raquitismo cistite disritmia Hrnia pediculose ttano hipocrisia Brucelose febre tifide arteriosclerose miopia Catapora culpa crie cimbra lepra afasia O corpo ainda pouco Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmaes, sobre esses fragmentos. ( ) Ambos aproximam doenas do corpo, como a lepra, a problemas de ordem moral e social, como a prostituio e a hipocrisia. ( ) A linguagem explosiva e expressiva dos versos de Augusto dos Anjos contrasta com a sintaxe enumerativa e fragmentria da letra da cano dos Tits. ( ) O uso de nomes de doenas e de termos cientficos mostra que, para autores, no h mais espao para a afirmao da vida nem para a poesia no mundo moderno. ( )No poema de Augusto dos Anjos, a prostituta sofre no s pelas doenas fsicas, mas tambm pela indiferena da sociedade. (A) F F - V F. (B) V V F V. (C) V V V F. (D) F F F V. (E) V F V V.

42. A coluna da esquerda, abaixo, apresenta quatro fragmentos de poemas da obra Estrela da Vida Inteira, de Manuel Bandeira; a da direita, comentrios sobre trs desses fragmentos. Associe corretamente a coluna da direita da esquerda. 1 Vi ontem um bicho / Na imundice do ptio / Catando comida entre os detritos. / [...] O bicho, meu Deus, era um homem. 2 Em ronco que aterra / berra o sapo boi: / - Meu pai foi guerra! / No foi! Foi! No foi! 3 Que importa a paisagem, a Glria, a baa, a linha do horizonte? O que eu vejo o beco. 4 Bo balalo, / Senhor Capito, / Tirai este peso / Do meu corao. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) 3 1 4 (B) 4 3 1 (C) 3 4 2 (D) 2 3 1 (E) 4 1 2 43. Associe adequadamente cada um dos episdios referidos na coluna da esquerda, abaixo, ao respectivo romance, citado na colina da direita. ( ) Luis da Silva narra sua obsesso por Marina e o conseqente assassinato de seu rival, Julio Tavares. ( ) O personagem-narrador evoca sua trajetria, que vai da infncia miservel at a condio de proprietrio de uma fazenda modernizada. ( ) O jovem e promissor herdeiro de tradicional famlia encontra-se cheio de planos ao retornar da capital do estado para sua pequena cidade natal. 1 O Resto Silncio, de Erico Verssimo ( ) A busca por uma potica da simplicidade evidenciada na presena de formas e composies populares. ( ) O poeta aproxima a subjetividade e experincia social. ( ) O eu-lrico debocha do excesso de formalismo dos poetas parnasianos.

2 Angstia, de Graciliano Ramos

3 O Retrato, de Erico Verssimo 4 So Bernardo, de Graciliano Ramos.

A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) 1 3 4 (B) 4 3 1 (C) 2 4 3 (D) 4 1 3 (E) 2 4 1

44. Leia os fragmentos abaixo, da obra de Clarice Lispector, o primeiro extrado da crnica Mineirinho, do livro Para No Esquecer, e o segundo, do conto Amor, do livro Laos de Famlia. 1 , suponho que em mim, como um dos representantes de ns, que devo procurar por que est doendo a morte de um facnora. E por que que mais me adianta contar os treze tiros que mataram Mineirinho do que os seus crimes. [...] At que viesse uma justia um pouco mais doida. Uma que levasse em conta que todos temos que falar por um homem que se desesperou porque neste a fala humana j falhou, ele j to mudo que s o bruto grito inarticulado serve de sinalizao. Uma justia prvia que se lembrasse que nossa grande luta a do medo, e que um homem que mata muito porque teve muito medo. 2 Ela apaziguara to vem a vida, cuidara tanto para que esta no explodisse. Mantinha tudo em serena compreenso, separava uma pessoa das outras, as roupas eram claramente feitas para serem usadas e podia-se escolher pelo jornal o filme da noite tudo feito de modo a que um dia se seguisse o outro. E um cego mascando goma despedaava tudo isso. E atravs da piedade aparecia a Ana uma vida cheia de nusea doce, at a boca. Sobre esses fragmentos, so feitas as seguintes afirmaes. I O primeiro fragmento mostra a preocupao da escritora com os problemas sociais, ao compartilhar com os leitores a responsabilidade por no silenciar a respeito do fuzilamento do bandido Mineirinho. II O segundo fragmento faz um elogio discreto da autora ao cotidiano da tpica dona de casa de classe mdia, que deve tambm cultivar sentimentos e aes de solidariedade para com os desvalidos. III O episdio contido no segundo fragmento manifesta a ocorrncia da epifania, fenmeno comum nos textos da autora, que consiste na revelao sbita de algo at ento desconhecido para a personagem. Quais so corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas I e III.

45. Leia o seguinte poema de Joo Cabral de Melo Neto. O QUE SE DIZ AO EDITOR A PROPSITO DE POEMAS Eis mais um livro (fio que o ltimo) de um incurvel pernambucano; se programam ainda public-lo, digam-me, que com pouco o embalsamo. E preciso logo embalsama-lo: enquanto ele me conviva, vivo, est sujeito a cortes, enxertos: terminar amputado do fgado, terminar ganhando outro pncreas; e se o pulmo no pode outro estilo (esta dico de tosse e gagueira), me esgota, vivo em mim, livro-umbigo. Poema nenhum se autonomiza no primeiro ditar-se, esboado, nem no constru-lo, nem no passar-se a limpo do datilograf-lo. Um poema o que h de mais instvel: ele se multiplica e divide, se pratica as quatro operaes enquanto em ns e de ns existe. Um poema sempre, como um cncer: que qumica, cobalto, indivduo parou os ps desse potro solto? S o mumifica-lo, p-lo em livro. Considere as afirmaes que seguem sobre o poema. I O poeta solicita ao editor que o poema venha a ser publicado para que seja interrompida a convivncia entre autor e obra, ao que o editor se recusa por considerar que o poema deve ser mais bem trabalhado. II O poema no encontra sua forma nem no processo de construo nem na reproduo datilogrfica; na sua instabilidade, o poema multiplica-se ou divide-se enquanto estiver ligado a quem produz poesia. III O poema sofre os efeitos da qumica e do cobalto, que aumentam a instabilidade da obra, enquanto a mumificao do livro dispersa os versos entre os leitores. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

46. Considere as seguintes afirmaes sobre autores gachos. I Caio Fernando Abreu, em seus contos, enuncia a experincia da juventude urbana, com largo uso de referncias contraculturais e de citaes de msica popular brasileira e estrangeira, sendo a narrao em vrios momentos fragmentada e experimental. II Lya Luft, em seus romances, constri personagens femininas muitas vezes s voltas com um evento crtico que revela o desarranjo entre a conscincia e a prtica; da a prosa explorar a intimidade feminina e revelar a represso e os limites familiares e sociais. III Sergio Faraco, em seus contos de temtica rural, expe os dilemas de homens da regio de colonizao italiana, s voltas com as rduas lides da pequena propriedade e as dificuldades de endividamento, muitas vezes em um contexto familiar conflagrado por adultrio e disputa entre irmos. Quais so corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III. 47. Em Concerto Campestre, de Luiz Antonio de Assis Brasil, o major Antnio Eleutrio (A) prepara o casamento de sua filha com o filho do Baro de Trs Arroios, plano fracassado devido os protestos do apaixonado Maestro. (B) prepara uma expedio para matar Silvestre Pimentel, noivo de Clara Vitria, que a engravidou depois de longo assdio. (C) ordena que os msicos sob a batuta do Maestro toquem peas musicais fnebres em honra da morte de sua filha. (D) ordena que sua filha seja levada grvida para a tapera do boqueiro, onde Clara Vitria d luz uma menina. (E) ordena que sua esposa investigue a natureza da relao entre Clara Vitria e Rossini. 48. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. Nos contos Antes do Baile Verde, de Lgia Fagundes Teles, predomina o tratamento ........ dos fatos, pois as personagens, normalmente moradores de ........, tm seu cotidiano muitas vezes modificado por eventos ........ . (A) trgico subrbios misteriosos (B) intimista cidades misteriosos (C) naturalista cidades fantsticos (D) intimista subrbios misteriosos (E) trgico fazendas fantsticos

49. Assinale a alternativa correta, em relao s peas lbum de Famlia e Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues. (A) Examinam as condies sociais e econmicas em que famlias rurais so condenadas a abandonar suas terras para migrar rumo s periferias das grandes cidades. (B) Examinam os dilemas de conscincia de intelectuais catlicos diante do avano da modernizao laica dos anos 40 e 50 no Rio de Janeiro e em So Paulo. (C) Exploram os temas da disputa econmica e do conflito poltico no Brasil urbano contemporneo, marcado pelo consumismo e pela industrializao. (D) Exploram temas tais como assassinato, desejos incestuosos e perverso sexual no interior de ncleos familiares dominados por patriarcas possessivos. (E) Exploram a temtica do conflito geracional nos anos 60, provocado pela juventude contestadora dos padres sexuais e comportamentais de pais e professores. 50. Considere as seguintes afirmaes sobre Dois Irmos, de Milton Hatoum. I Domingas, agregada da famlia, mora em uma pequena casa nos fundos da residncia dos patres e revela ao filho ter sido agredida sexualmente por Omar, o gmeo turbulento e bomio. II Yaqub foi enviado ao Lbano, de onde manda copiosas cartas lamentando o exlio; de volta ao Brasil, parte para So Paulo a fim de expandir os negcios da famlia. III Omar, depois da partida do irmo para So Paulo, permanece em Manaus, de onde no sai, ao longo da narrativa, a no ser para percorrer os rios amaznicos em pescarias e festas. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

You might also like