You are on page 1of 5

RESUMO PARA PROVA CRIMINOLOGIA

ATAVISMOS (herana biolgica, ancestral) E VIRTUDES HUMANAS: Objeto da disciplina: homem delinquente procura a gnese do crime Psicologia: *ID: inconscincia paixes cuidado com o violento. *EGO: conscincia a ideia do equilbrio *SUPER EGO: inconscincia sensor Mascaras sociais so tantas da a verdade de feio por dentro

*120.000 anos: 100% INSTINTO homo sapiens = pouco ou nulo sentimento *60.000 anos: 50% INSTINTO/ 50% SIMPATIA = 1s cls se unem nas cavernas SOCIALIZAO *20.000 anos: 40% INSTINTO/ 35%SIMPATIA/ ? AMOR 15% = o amor o novo homem Transmisso dos genes: mulheres- me/ homem provedor. Atavismo = termo usado recorrentemente para referir-se a semelhanas fsicas e/ou psicolgicas entre seres e seus ancestrais mais distantes. Culturalmente, usa-se o termo para fazer referncia recuperao de atitudes ou tradies ancestrais que teriam permanecido latentes durante longo perodo. O atavismo explica a preferencia do homem pela mulher (me), e a escolha da mulher por um homem bom provedor.

ESCOLAS CRIMINOLGICAS: ESCOLA CLASSICA (foi totalmente abandonada): dto penal no se preocupava com os fatores exgenos e endgenos. Se preocupava com o FATO. Representantes: Immanuel Kant (1724/1804) e Francisco Carrara (1805/1888) Etiologia: causas do crime viso criminalista: *KANT : Finalidade da pena: restabelecer a ordem social. (Dto penal) - Castigo como compensao: no sentido de se vingar da pessoa que fez o delito *CARRARA: Pena como retribuio: acredita que o individuo pode se ressocializar. Ressocializao do individuo. Caractersticas da escola clssica: *fundamento do crime livre arbtrio *delinquente: deciso livre e consciente (do individuo) *preocupao com o fato delito. No se preocupava com as causas do crime *menosprezo aos fatores endgenos e exgenos (internos e externos) *carncia de etiologia *concepo reativa (vingana, retribuio) mata=morre *ausncia de programa politico-criminal para ressocializar indivduo. Apenas punia pelo delito. *contribuio ao dto penal *castigo como controle do crime (pq? O castigo cria receio do direito. Poder coercitivo) ESCOLA POSITIVA se preocupava com o determinismo. Segundo representantes desta ideia, o individuo j nascia propenso a cometer crimes. Representantes: Cesare Lombroso (1835/1909)

Enrico Ferri (1856/1929) Rafael Garfalo (1851/1934) *CESARE LOMBROSO: Delinquente uma variao do homo sapiens. uma variedade especial de homo sapiens (regresso atvico resqucios dos tempos das cavernas). Fez mais de 400 autpsias e 6 mil entrevistas em seus estudos. -stigmatas: os indivduos tm caractersticas comuns. -reincidncia: volta reincidir/ uma vez que nasceu com tais caractersticas delinquentes ele sempre vai ser, vai sempre reincidir. *ENRICO FERRI (discpulo de Lombroso): Delinquente= sem livre arbtrio. -Fatores exgenos impelem ao crime (o meio interfere). -Fatores antropolgicos (Lombroso) -Fatores sociais: densidade populacional/ famlia no estruturada( problemas)/ educao Reicidencia: tambm acreditava que o delinquente volta a reincidir. *RAFEL GARFALO: Delinquente= anomalia psquica Transmisso hereditria- pai criminoso, filho tambm. Passa de pai para filho. Atavismos Stigmatas Pena de morte (estupro, homicdio)- acreditava serem seres de outra espcie. Por no ser da espcie humana no mereciam viver. Caractersticas da escola positiva: *critica a criminologia clssica *determinismo: j nasce propenso ao delito *inutilidade de castigo (determinismo) castigo no vai adiantar de nada. no castiga *comportamento delinquente = herana *fatores endgenos exgenos influenciam cometimento do delito. *preocupao com o agente e no com o delito.

ESCOLAS SOCIOLGICAS: Escola de Chicago (1930-1940):

Teoria ecolgica ou da desorganizao social: influencia do meio Quanto menor a sociedade, maior o sentimento de coeso maior a proximidade. Quanto maior a sociedade menor o sentimento de solidariedade. *organizao e controle social vigilncia interna - comunidades pequenas *desordem e m integrao quanto maior a sociedade maior o crime a delinquncia *ausncia de coeso ausncia de empatia aumento do crime *ausncia de sentimento de solidariedade quanto maior o maior o meio social *invisibilidade do prximo coisificao do individuo. O outro no tem significado ou importncia na sua vida. Ex: mendigos. Teoria da anomia: ausncia da coercibilidade (fora psquica) da norma. *ausncia de reconhecimento da norma: no se reconhece a legitimidade da norma. Ela no forte o suficiente para que o indivduo respeite a norma (Estado no provoca coercitividade) *perca da coercibilidade

*agente no reconhece legitimidade na norma *crime fato comum: para os defensores desta teoria o crime fato comum. SEMPRE EXISTIU E SEMPRE EXISTIR conflito entre os indivduos. *dvida: ausncia de conflitos traz falta de movimentao a vida (tdio, solido) leva os indivduos a cometer suicdio. Ex: Sucia, Noruega, Canad, Nova Zelndia = pases melhores organizados (1 mundo) tem criminalidade baixa, mas alta taxa de suicdios. *desmistificao do crime: nunca ser extinto enquanto houver conflito fato normal, sempre existiu. *incentivo ao consumismo busca do sucesso tudo valido. Sociedades menos organizadas.

Escola da Sociologia Criminal: Teoria da subcultura delinquente: indivduos aprendem a subcultura devido aos fatores da sociedade em que vivem, porm j tem a delinquncia em si. A sociedade influencia, o meio em que se vive tambm vai influenciar, mas h as excees, aqueles que no so influenciados pelo meio. A regra que dentro de um ambiente propcio os fatores influenciam o indivduo a delinquir. Porm existem aqueles que no tm a tendncia (no so predispostos). Subcultura: indivduos abaixo da cultura dominante identificar aquela sociedade - cultura aceita.

*crime: comportamento aprendido (fatores exgenos) nem sempre o indivduo vai delinquir *semelhante atrai semelhante: as pessoas se aproximam daqueles que se identificam processo de identificao *interao normal entre partes antissociais *teoria do reforamento absorve a pratica desta comunidade de tanta convivencia *indivduos aprendem a delinquir *aceitao da violncia como algo normal: delinquir normal. Banalizao da cultura *violncia o meio de resolver conflitos sem dilogo *sociedade pune com penas, subcultura com desprezo *crtica: reducionismo (dizer que todos os indivduos vo delinquir). Nem todos aprendem violncia- mesmo vivendo em meio e junto a indivduos que efetuam delito, no necessariamente o individuo ir delinquir tambm. *subcultura X contracultura no concordo mais respeito a ideia do outro. -Subcultura (guerra, violncia) = agredir a cultura dominante com violncia destruio, etnocdio. Ex: skinheads, neonazistas. -Contracultura (paz, rebeldia) = vem rebater a cultura dominante atravs da rebeldia ou ideias diversas, porm com paz! Quer viver em paz com a cultura. Ex: punks (do bem), LGBT. Teoria do processo social: ROTULAO Teoria do Etiquetamento (labelling approach) - rotulos *indivduos etiquetados marcados como delinquentes - indivduos + predispostos ao crime *cifra negra *individuo visto como delinquente na pirmide social - pela forma como se veste, como fala, pelos locais que frequenta - influi para a viso que a sociedade tem dele - etiqueta. *sistema penal seletivo

Escola da Criminologia Crtica: escola da anarquia criminal (no tem fora no Brasil. Tem origem na Itlia). *Reao criminologia tradicional *Criminologia abolicionista, dto penal mnimo *Critica: defendem a autotutela. o retorno a vingana privada. *Conselhos de comunidade: reunio de juzes escolhidos pela prpria comunidade para julgar os crimes penais ocorridos nela mesma. Escola da criminologia abolicionista (propriamente dita) CARACTERISTICAS: *abolio das prises/ presdios *abolio do dto penal *intervenes comunitrias alternativas conselho de comunidade (cada conselhos cria suas proprias regra e o delito julgado no local do prprio delito- naquele mesmo contexto) *critica do sistema penal seletivo rotulo nas pessoas e somente alguns grupos vao presos (normalmente negros e pobres) *cifra negra casos que no chegam nem as delegacias, aos rgos competentes para ser resolvido. (no entra no rol das investigaes, nem chega ao conhecimento das autoridades)

Escola da criminologia minimalista (dto penal existe mais deve se limitar as leis que protejam os dtos fundamentais uma reviso do dto penal) CARACTERISTICAS: *dto penal dto fundamentais *sistema penal fragmentado e seletivo *limitar a violncia institucional o estado ao invs de ressocializar acabam criando mais problemas Sistema penal = mais problemas que solues *ressocializao

VITIMOLOGIA: (vtima aquela que deu motivo, deu ensejo, deu causa para ser vitima). BENSAMIM MENDELSOHN: criou esta teoria nos anos 50. CONCEITO: estudo dos fatores e circunstancias que levam um individuo a se tornar vitima de um determinado delito, bem como sua contribuio para ser vitima.

Classificao:

Vitima completamente inocente ou vitima ideal: (pessoa errada, no lugar errado, na hora errada) *vitima estranha ao criminosa *sem participao, sem colaborao *circunstancias alheias a vontade dela, acaso. EX: fruto de bolsa, bala perdida, racha (aquele que atropelado) Vitima de culpabilidade menor ou por ignorncia: (assume o risco por ignorncia) *vitima no voluntaria (involuntria)

*incapacidade de previso da consequncia do seu ato *no deseja ser vitima de nada, mas s vezes ela pratica ato que contribui para ser vitima EX: aborto, ato sexual em publico.

Vitima voluntaria ou to culpada quando o infrator: *assume o risco de ser vitima. *ela sabe que o ato dela pode trazer consequncias serias. EX: racha (aquele que est participando, que dirige), roleta russa.

Vitima mais culpada que o infrator: (aquela que incita o autor do crime) *vitima provocadora *incita o autor do crime a cometer o ato EX: briga de transito (provocao), discusso injuriosa, mulher que passa de roupa curta trocando olhares na frente da obra (incitando, provocando os homens) Vitima unicamente culpada: *vitima simuladora: aquela que inventa uma historia para culpar um terceiro. -age de m f -acusao de 3 por delito -provoca um erro judicirio *vitima imaginaria: possui transtorno esquizofrnico. -tem transtorno mental -delito que nunca existiu (acha que foi estuprada, espancada, assaltada...) -imaginao da vitima

You might also like